You are on page 1of 6

Leia o artigo: Arcadismo

Questes:

01. Assinale o que no se refere ao Arcadismo:

a) poca do Iluminismo (sculo XVIII) Racionalismo, clareza, simplicidade. b) Volta aos princpios clssicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeio, a imitao da natureza). c) Ornamentao estilstica, predomnio da ordem inversa, excesso de figuras. d) Pastoralismo, bucolismo suaves idlios campestres. e) Apia-se em temas clssicos e tem como lema: inutilia truncat (corta o que intil).

02. Indique a alternativa errada:

a) Cultismo e conceptismo so as duas vertentes literrias do estilo barroco.

b) O arcadismo afirmou-se em oposio ao estilo barroco.

c) O conceptismo correspondeu a um estilo fundado em agudezasou sutilezasde pensamento, com transies bruscas e associaes inesperadas entre conceitos.

d) O cultismo correspondeu sobretudo a um jogo formal refinado, com uso abundante de figuras de linguagem e verdadeiras exaltao sensorial na composio das imagens e na elaborao sonora.

e) O Arcadismo tendeu obscuridade, complicao lingstica e ao ilogismo.

Nos exerccios 3 e 4, assinale, em cada um, a(s) afirmao(es) improcedente(s) sobre o Arcadismo.

(Podem ocorrer vrias em cada exerccio).

03. A respeito da poca em que surgiu o Arcadismo:

a) o sculo XVIII ficou conhecido como sculo das luzes; b) os enciclopedistasconstruram os alicerces filosficos da Revoluo Francesa; c) o adiantamento cientifico uma das marcas desta poca histrica; d) a burguesia conhece, ento, acentuado declnio em seu prestgio; e) em O Contrato Social, Rousseau aborda a origem da Autoridade.

04. Quanto linguagem rcade:

a) prefere a ordem indireta, tal como no latim literrio; b) tornou-se artificial, pedante, inatural; c) procura o comedimento, a impessoalidade, a objetividade; d) manteve as ousadias expressionais do Barroco; e) promove um retorno s virtudes clssicasda clareza, da simplicidade e da harmonia.

05. Entre os escritores mais conhecidos do Grupo Mineiro, esto:

a) Silva Alvarenga, Mrio de Andrade, Menotti del Picchia. b) Santa Rida Duro, Ceclia Meireles, Toms Antnio Gonzaga. c) Baslio da Gama, Paulo Mendes Campos, Alvarenga Peixoto. d) Cludio Manuel da Costa, Toms Antnio Gonzaga, Alvarenga Peixoto. e) Alvarenga Peixoto, Fernando Sabino, Cludio Manuel da Costa.

06. Qual a alternativa que apresenta uma associao errada?

a) Barroco / Contra-Reforma. b) Arcadismo / Iluminismo c) Romantismo / Revoluo Industrial. d) Arcadismo / Anti-Classicismo e) Arcadismo / Racionalismo

07. Poema satrico sobre os desmando administrativos e morais imputados a Lus da Cunha Menezes, que governou a Capitania das Minas de 1783 e 1788:

a) Marlia de Dirceu b) Vila Rica c) Fbula do Ribeiro do Carmo d) Caras Chilenas

e) O Uruguai

08. Em seu poema pico, tenta conciliar a louvao do Marqus de Pombal e o herosmo do ndio. Afasta-se do modelo de Os Lusadas e emprega como maravilhoso o fetichismo indgena.

So heris desse poema:

a) Cacambo, Lindia, Moema b) Diogo lvares Correia, Paraguau, Moema c) Diogo lvares Correia, Paraguau, Tanajura d) Cacambo, Lindia, Gomes Freira de Andrade e) n.d.a.

09. (ITA) Uma das afirmaes abaixo incorreta. Assinale-a:

a) O escritor rcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pags. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristo.

b) A produo literria do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lrico-amorosa, pica e satrica.

c) O rcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construes da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lgica na escrita.

d) O poema pico Caramuru, de Santa Rita Duro, tem como assunto o

descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo lvares Correia, misto de missionrios e colonos portugus.

e) A morte de Moema,ndia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao ndio Cacambo, trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Baslio da Gama.

10. (ITA) Dadas as afirmaes:

I) O Uruguai, poema pico que antecipa em vrias direes o Romantismo, motivado por dois propsitos indisfarveis: exaltao da poltica pombalina e antijesuitismo radical.

II) O (A) autor(a) do poema pico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a histria da atual Ouro Preto, desde a sua fundao, cultivou a poesia buclica, pastoril, na qual menciona a natureza como refgio.

III) Em Marlia de Dirceu, Marlia quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um dilogo, a obra um monlogo s Gonzaga fala, raciocina; constantemente cai em contradio quanto sua postura de Spastor e sua realidade de burgus.

Est(o) Correta(s):

a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas I e II d) Apenas I e III e) Todas

Resoluo:

01. C 02. E 03. D 04. A, B, D 05. D 06. D 07. D 08. D 09. E 10. D

You might also like