You are on page 1of 7

Histria do Boxe e seus respectivos

Fernando Hilrio
Terceiro Ano B Nmero 10

O boxe ou pugilismo um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do ingls to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expresso utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850

.
Afresco da civilizao minica, em Acrotiri, Santorini, cerca de 1500 a.C. Remontando aos sculos XVIII e XIX, quando de seu nascimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mos nuas. Essas lutas com as mos descobertas eram frequentemente brutais, de modo que o boxe acabou sofrendo intensas mudanas em 1867, com a formulao das Regras de Queensberry, que previam rounds de trs minutos, separados por um intervalo de um minuto, alm do uso obrigatrio das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872. O boxe foi primeiramente considerado um desporto olmpico em 688 a.C., na 23 olimpada da antiguidade; seu vencedor foi Onomastus de Esmirna, que foi quem definiu as regras do esporte.[1] Posteriormente, quando houve o ressurgimento dos Jogos Olmpicos da Era Moderna, nas Olimpadas de 1896, em Atenas, o boxe no foi includo como uma das modalidades da competio.[2] O boxe ento somente retornou nas Olimpadas de 1904, a terceira da Era Moderna, em St. Louis, e desde ento foi praticado em todas suas edies posteriores, com exceo s Olimpadas de 1912, em Estocolmo. O muay thai (lit. boxe tailands) descende de uma arte marcial tailandesa chamada muay boran (lit. boxe antigo), que incorporou regras e movimentos do boxe ingls. Os golpes dados com os punhos so praticamente os mesmos, porm em uma luta de muay thai permitido usar oscotovelos, os joelhos e as canelas para golpear os adversrios.

Jab ou jabe: golpe frontal com o punho que est a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear; Direto: golpe frontal com o punho que est atrs na guarda. um golpe muito rpido e forte;

Cruzado (cross): to potente quanto o direto, porm o alvo a lateral da cabea do adversrio. O cruzado termina seu movimento com o brao flexionado, diferentemente do direto; Hook ou gancho ou "O golpe usado por piratas" ou "Combo do pirata": desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabea ou abdome, dificultando a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distncia que aplicado, prximo e contornando a guarda adversria; Uppercut: golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente. Jab-direto: desfere-se socos com ambas as mos ao mesmo tempo.

O nocaute, ou knockout (KO) na lngua inglesa, ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba seu adversrio no cho, incapacitando-o de terminar o combate. Caso o lutador esteja visivelmente atordoado pelos golpes do adversrio, mas ainda permanea de p, o juiz pode interromper a luta, o que configura um nocaute tcnico, no ingls technical knockout (TKO nocaute na lngua estrangeira deveria ser escrito locaute!)

Os golpes baixos so os aplicados abaixo da cintura e no so permitidos no boxe. Se o outro adversrio bater em uma dessas partes, o mesmo ser advertido e, na reincidncia, poder ser eliminado, a critrio do rbitro. Os golpes permitidos so os aplicados nas partes acima do quadril do oponente.

Os golpes baixos so os aplicados abaixo da cintura e no so permitidos no boxe. Se o outro adversrio bater em uma dessas partes, o mesmo ser advertido e, na reincidncia, poder ser eliminado, a critrio do rbitro. Os golpes permitidos so os aplicados nas partes acima do quadril do oponente.

Luvas: as pequenas so mais leves, portanto tm o objetivo de dar velocidade ao movimento e refinar a tcnica do lutador. As luvas maiores so mais pesadas, porm com bastante enchimento para amortecer o impacto do soco no seu oponente e causar menos estragos. Ataduras: so essenciais para envolver as mos e proteg-las. As ataduras seguram os ossos das mos enquanto ocorrem os impactos dos socos. Protetor bucal: essencial para evitar estragos nos dentes, cortes na boca e para proteger a mandbula. Luvas de foco aparador: so ideais para o treino de socos e aperfeioar golpes. O treinador quem d o comando para os socos. Essa luva serve para absorver o impacto dos socos na mo do treinador. Corda de pular: serve para aperfeioar os trabalhos de p e fortalecer os ombros. Saco de pancadas: permite treinar a fora dos socos, assim como melhorar a tcnica. bom para treinar combinaes de socos.

Como decorrncia da colonizao portuguesa, at o incio do sec. XX, a prtica desportiva era quase totalmente desconhecida no Brasil. Os raros esportistas limitavam-se a membros das comunidades de emigrantes alemes e italianos, no Rio Grande do Sul e em So Paulo. Foi s com eles que foi introduzida, entre ns, a idia de competio esportiva entre dois homens ou entre equipes, principalmente em modalidades como canoagem e natao. Alm dessa falta de tradio esportiva, outra caracterstica desfavorecia a introduo do boxe no Brasil: at o incio do sculo XX, o nico tipo de luta que se conhecia aqui era a capoeira e, na poca, capoeira era considerada coisa de marginal, de gente que brigava com a polcia. Esse preconceito era especialmente forte entre os membros da elite dirigente do pas. No menos importante o fato de que, desde a metade do sculo XIX, o centro das atividades pugilsticas saira da Inglaterra e fora para os USA. Ora, at boa parte do sculo XX, o grosso das informaes internacionais que

chegavam ao Brasil vinham da Europa, principalmente da Frana. No tinhamos interesses por acontecimentos ocorridos nos USA. Mesmo com a popularizao de meios de comunicao mais modernos, no incio do sculo XX, como o caso do cinema, a penetrao do boxe no Brasil continuou difcil. Nisso teve importante papel o fato de que, em 1908, o boxeador negro Jack Johnson conquistou o cinturo de campeo mundial dos pesados e muito humilhou os brancos que passaram a desafi-lo. Como o racismo era muito forte nos USA, os brancos conseguiram a proibio de se passar fitas ou noticirios com lutas de boxe nos cinemas americanos. Essa situao durou at 1915, quando o gigante branco Jess Wilard conseguiu afinal derrotar Johnson. A partir da, gradativamente, os filmes de boxe comearam a passar nos cinemas americanos. Contudo, esses filmes ainda levaram alguns anos at chegarem ao Brasil.

As primeiras exibies de boxe em solo brasileiro ocorreram ainda no "reinado" do grande Jack Johnson, mais precisamente, l por cerca de 1910. Consistiram de exibies feitas por marinheiros europeus, que tinham aportado em Santos e no Rio de Janeiro, e s reforaram o preconceito que apontamos acima, uma vez que naquela poca os marinheiros eram recrutados das classes mais humildes.

Em 1913, travou-se a mais antiga luta de boxe em territrio brasileiro que ficou documentada. Tratava-se apenas de uma luta de exibio - ou de desafio, no se tem certeza pois os testemunhos da poca divergem nesse detalhe em So Paulo, entre um pequeno ex-boxeador profissional que fazia parte de uma companhia de pera francesa e o atleta Luis Sucupira, conhecido como o Apolo Brasileiro em razo de seu fsico avantajado. Embora surrado, o nosso Apolo reconheceu que a tcnica pode superar a fora e tornou-se um grande entusiasta do boxe e seu primeiro grande divulgador. Dado seu prestgio - era mdico e filho de conceituada famlia seu apoio em muito contribuiu para atenuar o preconceito que j mencionamos.

A propaganda de Sucupira entusiasmou alguns jovens que eram membros do tradicional Club Canottiere Esperia ( o mais antigo clube de canoagem de So Paulo, fundado em 1899 e ainda hoje existente, sob a denominao Clube Esperia ). Esses jovens no tiveram grande dificuldade em incluir o boxe entre as atividades dessa associao, pois que a mesma j havia aceito vrios outros esportes alm da canoagem. Contudo, as atividades "boxsticas" no Esperia limitaram-se aos anos de 1914 e 1915, e no frutificaram. A real divulgao iniciou apenas em 1919, com Goes Neto, um marinheiro carioca que havia feito vrias viagens Europa, onde havia aprendido a boxear. Naquele ano de 1919, Goes Neto retornara ao Brasil e resolveu fazer vrias exibies no Rio de Janeiro. Com as mesmas, um sobrinho do Presidente da Repblica, Rodrigues Alves, se apaixonou pela nobre arte. O apoio de Rodrigues Alves facilitou a difuso do boxe: comearam a surgir academias e logo esse esporte ganhou a urea da "legalidade", de esporte regulamentado, com a criao de "comisses municipais de boxe" em So Paulo, Santos e Rio de Janeiro. Isso tudo, entre 1920 e 1921.

You might also like