You are on page 1of 2

VISO GERAL DOS IMPOSTOS IMPOSTO SOBRE IMPORTAO Funo Predominan te Princpio da legalidade Princpio da anteriorida de Princpio da noventena

Fato gerador Extrafiscal. (instrumento regulador do comrcio exterior). Admite exceo: alterao de alquota pelo Executivo (Decreto ou Portaria do Ministro da Fazenda) No se sujeita. No se sujeita. A entrada de produtos estrangeiros no territrio nacional (ou a data do registro da declarao de importao de mercadoria submetida a despacho para consumo) IMPOSTO SOBRE EXPORTAO Extrafiscal. (instrumento regulador do comrcio exterior). Admite exceo: alterao de alquota pelo Executivo (Decreto ou Portaria do Ministro da Fazenda) No se sujeita. No se sujeita. A sada de produtos nacionais ou nacionalizados do territrio nacional (ou a data do registro da exportao no Sistema Integrado de Comrcio Exterior SISCOMEX) Fiscal. Est sujeito. Est sujeito. No se sujeita. A aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica: I- de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinao de ambos; II- de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acrscimos patrimoniais no compreendidos no inciso anterior. o montante, real, arbitrado ou presumido, da renda ou dos proventos tributveis. IMPOSTO SOBRE RENDA

Base de clculo

Contribuint es

Lanament o Cumulao de impostos

I- quando a alquota seja especfica, a unidade de medida adotada pela lei tributria; II quando a alquota seja ad valorem, o preo normal que o produto, ou seu similar, alcanaria, ao tempo da importao, em uma venda em condies de livre concorrncia, para entrega no porto ou lugar de entrada do produto no Pas; III- quando se trate de produto apreendido ou abandonado, levado a leilo, o preo da arrematao. I- o importador, assim considerada qualquer pessoa que promova a entrada de mercadoria estrangeira no territrio aduaneiro; IIo destinatrio de remessa postal internacional indicado pelo respectivo remetente; e III- o adquirente de mercadoria entrepostada. Por homologao, salvo o incidente sobre bagagem, lanado por declarao. Na importao podem incidir trs impostos: II, IPI e ICMS.

I- quando a alquota seja especfica, a unidade de medida adotada pela lei tributria; II quando a alquota seja ad valorem, o preo normal que o produto, ou seu similar, alcanaria, ao tempo da exportao, em uma venda em condies de livre concorrncia.

Qualquer pessoa que promova a sada de mercadoria do territrio aduaneiro.

o titular da disponibilidade a que ser refere o art. 43, sem prejuzo de atribuir a lei essa condio ao possuidor, a qualquer ttulo, dos bens produtores de renda ou dos proventos tributveis. Por homologao.

Por homologao. No incide IPI sobre os produtos industrializados destinados ao exterior nem ICMS sobre as mercadorias com o mesmo

destino. Caractersti cas

VISO GERAL DOS IMPOSTOS IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS Funo Predominan te Princpio da legalidade Princpio da anteriorida de Princpio da noventena Fato gerador Base de clculo Contribuint es Extrafiscal. (divergncia). Admite exceo: alterao de alquota pelo Executivo (Decreto) No se sujeita. Est sujeito. IMPOSTO SOBRE OPERAES FINACEIRAS Extrafiscal. (funcionamento do mercado financeiro). Admite exceo: alterao de alquota pelo Executivo (Decreto) No se sujeita. No se sujeita. IMPOSTO SOBRE PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL (ITR) Extrafiscal. Est sujeito. Est sujeito. Est sujeito. A propriedade, o domnio til ou a posse de imvel por natureza, como definido na lei civil, localizada fora da zona urbana do Municpio. . o proprietrio do imvel, o titular de seu domnio til, ou o seu possuidor a qualquer ttulo.

II- o importador ou quem a lei a ele equiparar; II- o industrial ou quem a lei a ele equiparar; III- o comerciante de produtos sujeitos ao imposto, que os fornea aos contribuintes definidos no inciso anterior; e IV- o arrematante de produtos apreendidos ou abandonados, levados a leilo. Por homologao. No incide nos produtos destinados ao exterior, mas pode ser cobrado em conjunto com ICMS e com o II. Seletividade, no cumulatividade (ambas de observncia obrigatria).

IQualquer das partes na operao tributada.

Lanament o Cumulao de impostos Caractersti cas

Por homologao. Ouro utilizado como mercadoria: incidem ICMS, IPI, II, IE. Ouro como meio de pagamento: somente IOF.

Por homologao.

Progressividade.

You might also like