You are on page 1of 64

ndice

C-digo

Canal rgo Canal Chins

Localizao

Indicaes

Metdo

Nota

1 P0

Fei

Shou Tai Yin

Origina-se em Zhongjiao (Aquecedor Mdio), corre para baixo para unir-se com o Intestino Grosso, retorna passando pela crdia (orifcio superior do estmago), atravessa o diafragma, entra no Pulmo, rgo a qual pertence. Do Pulmo sobe para a parte spero-externa do trax (ponto Zhongfu), sai, desce pela face interna do brao, cotovelo e vai at o punho, onde o Canal entra em cunkou, passando o ponto Yuji alcana o ngulo ungueal do polegar (ponto Shaoshang) .

Distenso torcica, dor na fossa supraclavicular, tosse e asma, eructao, angstia, calor na palma da mo, poliria, oligria, dor na face radial do brao, dor de garganta e dorsalgia. Inserir a agulha de 0,5 a 0,8 tsun para fora ou horizontalmente. Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun obliquamente para fora ou horizontalmente. Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun perpendicularmente.

Ramo: Sai do ponto Lieque (P.7) e segue ao longo da parte lateral da mo pela borda radial do dedo indicador at Shangyang (IG.l), onde se comunica com o Canal do Intestino Grosso Yangming da mo. Zhongfu ponto Mo do Pulmo. 2. No se deve inserir profundamente para evitar leso ao pulmo. No se deve inserir profundamente para evitar leso ao pulmo.

2 P1

Fei

Zhongfu

A 6 tsun lateralmente linha mdia, ao nvel do primeiro espao intercostal A 6 tsun lateralmente linha mdia, na borda inferior da clavcula . A 3 tsun abaixo da extremidade da prega axilar, sobre a face mediai do brao. A l tsun abaixo do ponto Tianfu (P.3) e a 5 tsun acima da prega do cotovelo.

Tosse, asma, dispnia, dor e opresso torcica, dor no ombro. Tosse, asma, dor e opresso torcica, dor no ombro e brao. Dispnia, epistaxe,bcio, dor na face interna do brao.

3 P2 4 P3

Fei Fei

Yunmen Tianfu

5 P4

Fei

Xiabai

Tosse, respirao curta, vmito sem ingesto de comida, angstia, dor na face Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun interna do brao. perpendicularmente.

6 P5

Fei

Chize

Tosse, hemoptise, febre vespertina, dispnia, dor e edema de garganta, Na prega do cotovelo, lateralmente ao tendo do opresso torcica, convulso infantil, dor msculo bceps braquial . 110 cotovelo e brao, mastite aguda. A 7 tsun acima da prega do punho, na linha que une o ponto Chize (P.5) e o Taiyuan (P.9) . Situa-se acima da apfise estilide do rdio e a 1,5 tsun acima da primeira prega do punho ou ao cruzar os dedos indicador e polegar das mos e colocar o indicador de uma mo na apfise estilide do rdio da outra mo, o ponto Lieque est na depresso que se situa abaixo da ponta do dedo indicador.

Inserir a agulha 0,8 a 1,2 tsun perpendicularmente.

Chize ponto Ho (mar) do Canal Taiyin da mo. Kongzui ponto Xi (abertura) do Canal Taiyin da mo.

7 P6

Fei

Kongzui

Tosse, dispnia, hemoptise, dor e inflamao de garganta, dor no cotovelo e Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun no brao, hemorridas. perpendicularmente.

8 P7

Fei

Lieque

Dor de cabea, rigidez de nuca, tosse, dispnia, dor e inflamao de garganta, desvio das comissuras da boca e dos olhos, dor de dente, fraqueza do punho.

Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun obliquamente para cima.

1. Lieque ponto Luo (unio) do Canal Taiyin da mo. 2. Um dos oito pontos de confluncia. 3. Ponto de abertura do Canal Ren Mai.

9 P8

Fei

Jingqu

A 1 tsun acima da prega transversal do punho, numa depresso que se situa no lado radial da artria radial .

Tosse, asma, dores no trax, garganta e punho.

Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun perpendicularmente, deve-se evitar a artria radial.

1. Jingqu o ponto King (rio) do Canal Taiyin da mo. 2. Segundo Zhenjiu Jiayijing (obra clssica sobre Acupuntura e Moxa), no se pode aplicar a moxa neste ponto. l. Taiyuan ponto Shu (arroio) do Canal Taiyin da mo. 2. ponto fonte do Canal do Pulmo. 3. Um dos oito pontos de confluncia que comunica com os vasos (ponto mestre dos vasos). Yuji o ponto long (manancial) do Canal de Taiyin da mo.

Est na extremidade radial da prega transversal do punho, numa depresso que se situa externamente artria radial . Tosse, dispnia, hemoptise, dor e inflamao de garganta, dores no trax, brao e punho. Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun perpendicularmente e deve-se evitar a artria radial. Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun perpendicularmente. Inserir a agulha 0,1 tsun obliquamente ou fazer sangria com a agulha de trs faces.

10 P9

Fei

Taiyuan

11 P10

Fei

Yuji

Na regio tenar, a meia distncia do primeiro metacarpo, onde a pele vermelha da palma une- Tosse, hemoptise, dor e inflamao de se com a pele branca do dorso da mo . garganta, febre, afonia. Dor e inflamao de garganta, tosse, epistaxe, febre, perda de conscincia, transtornos mentais.

12 P11

Fei

Shaoshang

Sobre a borda ungueal radial do polegar, a 0,1 tsun para fora .

Shaoshang ponto Ting (poo) do Canal Taiyin da mo.

13 IG0

Da Chang

Ramo - Da fossa supraclavicular sobe pela regio ntero-lateral Inicia-se no ngulo ungueal radial do dedo do pescoo at a regio malar indicador (ponto Shangyang, IG.l), passando pelo do rosto e penetra a gengiva dorso da mo, sobe pela face ntero-lateral do inferior, contorna o lbio brao e chega ao ombro, segue at processo superior e cruza-se com seu espinhoso da stima vrtebra cervical onde situa Canal simtrico no ponto o ponto Dazhui, (VG. 14) e depois segue at a Renzhong (VG.26). Deste ponto, fossa supraclavicular (Quepen, E. 12) onde Dor nos dentes inferiores, dor de vai cada um para o lado oposto penetra o trax para comunicar-se com o garganta, epistaxe, muco aquoso, olhos do nariz, onde situa o Yingxiang Pulmo. A seguir, atravessa o diafragma, segue amarelos, edema no pescoo, dor e (IG. 20) e se comunica com o para cavidade abdominal para conectar-se com o dificuldade de movimento do lado externo Canal do Estmago Yangming do membro superior e do ombro. do p. Shou Yang MingIntestino Grosso, que a sua vscera. Surdez, dor de dente, dor e inflamao de garganta, edema da regio submaxilar, glaucoma, intumescimento dos dedos, Inserir a agulha 0,1 tsun enfermidades febris sem transpirar, perda obliquamente, faz-se sangria da conscincia. com a agulha de trs faces. Viso turva, epistaxe, dor de dente, desvio de comissura labial, dor e edema de Inserir a agulha 0,2 a 0,3 tsun garganta, doenas febris. perpendicularmente.

14 IG1

Da Chang

Shangyang

Situa-se no lado radial do dedo indicador, 0,1 tsun posteriormente ao ngulo ungueal Com a mo fechada, situa-se numa depresso anterior do lado radial da articulao metacarpofalngica de segundo dedo

Shangyang ponto Ting (poo) do Canal Yangming da mo.

15 IG2

Da Chang

Erjian

Erjian o ponto long (manancial do Canal Yangming da mo.

16 IG3

Da Chang

Sanjian

Quando se fecha a mo, o ponto encontra-se no lado radial do dedo indicador, em uma depresso prxima cabea do segundo osso metacarpiano Situa-se no dorso da mo, entre o primeiro e o segundo metacarpo, em nvel da metade do segundo osso metacarpiano ou colocar, em posio coincidente, a prega transversal da primeira articulao do polegar de uma mo na borda da membrana entre o polegar e o indicador da outra mo, desta forma o ponto localiza-se na ponta do polegar Situa-se na extremidade radial da prega transversal do punho, numa depresso situada entre os tendes do msculo extensor curto do polegar e do msculo extensor longo do polegar

Dor de dente, neuralgia ocular, dor e edema de garganta, calor no corpo, sensao de opresso torcica, borborigmos

Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun perpendicularmente

ponto Shu (arroio) deste Canal

17 IG4

Da Chang

Hegu

Dor de cabea, dor e inflamao dos olhos, epistaxe, dor de dente, surdez, edema facial, dor e edema de garganta, trismo, desvio da comissura labial e dos olhos, doenas febris sem transpirao, sudorese excessiva, dor abdominal, constipao, amenorria, parto retardado, Inserir-se a agulha 0,5 a 1,0 parotidite. tsun perpendicularmente.

1. Hegu o ponto fonte deste Canal. 2. Nas mulheres grvidas no pode estimular este ponto.

18 IG5

Da Chang

Yangxi A3 tsun acima do ponto Yangxi (IG. 5), na linha que une os pontos Yangxi e Quchi (IG.11).

Dor de cabea, dor e inflamao dos olhos, surdez, tinido, dor de dente, dor e edema de garganta, dor no punho

Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun perpendicularmente.

Yangxi o ponto King (rio) deste Canal.

19 IG6

Da Chang

Pianli

Olhos vermelhos, tinido, epistaxe, dor na Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun Pianli o ponto unio do Canal do mo e no brao, dor de garganta, edema. perpendicular ou obliquamente. Yangming da mo Cefalia, edema facial, dor e edema na boca, lngua e garganta, dor no ombro e escapula, borborigmos, dor abdominal, acne.

20 IG7

Da Chang

Wenliu

A 5 tsun acima do ponto Yangxi (IG.6), na linha que une os pontos Yangxi e Quchi(IG.ll).

Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun perpendicularmente

Wenliu o ponto abertura do Canal Yangming da mo

21 IG8

Da Chang

Xialian

Cefalia, tontura e vertigem, dor nos A 4 tsun abaixo do ponto Quchi (IG.ll), na linha olhos, dor no cotovelo e brao, indigesto, Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun que une os pontos Yangxi (IG.5) e Quchi (IG. 11). dor abdominal. perpendicularmente Dor de cabea e de escpula, hemiplegia, intumescimento das mos e do brao, Inserir a agulha, 0,5 a 1,0 tsun borborigmos, dor abdominal perpendicularmente Dor de dente e edema da regio malar do rosto, transtornos motores das extremidades superiores, dor nas costas e Inserir a agulha 0,8 a 1,2 tsun na regio lombar, dor abdominal, diarria. perpendicularmente. Dor e edema de garganta, dor de dente, olhos vermelhos e doloridos, escrfula, urticria, transtornos motores dos membros superiores, dor abdominal, Inserir a agulha 1,0 a 1,5 tsun vmito e diarria, doenas febris, psicose. perpendicularmente Quchi o ponto Ho (mar) deste Canal. 2. Shangjuxu (E.37) ponto unio inferior do Intestino Grosso que serve para tratar as alteraes desta vscera.

22 IG9

Da Chang

Shanglian

A 3 tsun abaixo do ponto Quchi (IG.ll), na linha que une os pontos Yangxi (IG.5) e Quchi (IG.ll).

23 IG10

Da Chang

Shousanli

A 2 tsun abaixo do ponto Quchi (IG.ll), na linha que une os pontos Yangxi (IG.5) e Quchi (IG.ll).

24 IG11

Da Chang

Quchi

Acha-se na depresso externa da prega do cotovelo quando est fletido.

25 IG12

Da Chang

Zhouliao

Com o cotovelo fletido, situa-se na borda interna do brao a l tsun supero lateralmente ao ponto Quchi (IG.ll) A 3 tsun acima do ponto Quchi (IG.ll), na linha que une os pontos Quchi (IG.11) e Jianyu (IG. 15). A 7 tsun acima do ponto Quchi (IG.ll), na parte inferior do msculo deltide, na linha que une os pontos Quchi (IG.ll) e Jianyu (IG.15).

Dor, intumescimento e espasmo do ombro, do brao e do cotovelo

Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun perpendicularmente, deve-se evitar a artria umeral. Inserir a agulha 0,8 a 1,5 tsun perpendicular ou obliquamente para cima.

26 IG13

Da Chang

Shouwuli

Dor e espasmo do ombro e brao, escrfula

27 IG14

Da Chang

Binao

Dor no brao e costas, rigidez da nuca, escrfula, doenas do olhos.

28 IG15

Da Chang

Jianyu

Na parte superior do ombro, na depresso situada entre o acrmio e a tuberosidade maior do osso mero, ou quando o brao est abduzido horizontalmente, o ponto situa-se na depresso Dor e transtornos motores do ombro e abaixo do acrmio brao, dor de dente, rubola e escrfula. Est situado na depresso entre a extremidade acromial da clavcula e a espinha escapular A um tsun do ponto Futu do pescoo (IG.18) na borda posterior do msculo esternocleidomastideo. A 3 tsun lateralmente ao pomo de Ado. A 0,5 tsun lateralmente ao ponto Renzhong (VG.26). No sulco nasolabial 0,5 tsun da borda externa das asas do nariz (Prancha 2). Transtornos motores dos membros superiores, escrfula, bcio Afonia aguda, dor e edema de garganta, escrfula e bcio. Tosse, asma, dor e inflamao da garganta, roncos, escrfula e bcio Obstruo nasal, epistaxe, desvio da comissura dos lbios e trismo Obstruo nasal, epistaxe, desvio da comissura dos lbios e prurido no rosto.

Inserir a agulha 0,8 a 1,5 tsun perpendicular ou obliquamente Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun perpendicularmente. Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun perpendicular ou obliquamente Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun oblqua ou horizontalmente. A moxa contra-indicada neste ponto.

29 IG16

Da Chang

Jugu

30 IG17 31 IG18

Da Chang Da Chang

Tianding Futu

32 IG19

Da Chang

Heliao

33 IG20

Da Chang

Yingxiang

Origina-se no ponto Yingxiang (IG. 20) ao lado das asas do nariz, sobe para o dorso do nariz at o ngulo interno do olho, onde se rene com o Canal da Bexiga Taiyang do p e desce para entrar na gengiva superior. Depois sai e circula ao redor dos lbios e se encontra com o Canal homlogo do mesmo no sulco mentoniano no ponto Chengjiang, VC.24. Segue ao longo da borda pstero-inferior do ngulo da mandbula inferior, passando pelo ponto Daying (E.5) e Jiache (E. 6) e sobe at a regio anterior do ouvido e circula ao longo da linha de insero dos cabelos at a regio frontal. O ramo facial do Canal comea no ponto mdio da borda inferior da mandbula (Daying,E. 5) segue para baixo em direo ao pescoo (Renying, E.9), at o ponto Dazhui (VG.14). Retorna para a fossa supraclavicular e desce atravessando o diafragma, conecta-se com o estmago, vscera a que pertence e se comunica com o Bao.

34 E0

Wei

Zu Yang Ming

Febre alta com transpirao, erupo nos lbios, desvio da comissura labial, dor de cabea, dor e inflamao da garganta, edema do pescoo, espasmo, loucura, distenso epigstrica, borborigmos, ascite, dor na prega inginal, dor da regio ntero-externa dos membros inferiores, dor no dorso do p e no terceiro pododctilo e dificuldade de movimentar essas partes. Com o polegar da mo esquerda deve-se empurrar Olhos vermelhos, dores e inflamaes ligeiramente o globo ocular para oculares, lacrimejamento com a exposio cima e inserir lentamente a ao vento frio, cegueira noturna, tiques agulha de 0,5 a 1,5 tsun palpebrais, desvio das comissuras labiais perpendicularmente pela borda e dos olhos inferior da cavidade orbicular Olhos avermelhados, dor e prurido oculares, viso turva, desvio das comissuras da boca e dos olhos, tiques palpebrais, dor de cabea, tontura e vertigem Inserir agulha 0,3 a 0,5 tsun perpendicular ou obliquamente para cima. No se pode inserir profundamente a fim de evitar lesar o globo ocular

O ramo da fossa supraclavicular superficializa-se, circula para baixo ao longo da linha mamaria, depois, lateralmente a linha mdia do abdmen e entra no ponto Qichong (E.30) que se situa lateralmente ao ventre. O ramo do Canal profundo que se separa da regio pilrica desce profundamente pelo abdmen at o ponto Qichong (E.30), onde se rene com o ramo anterior superficial, depois segue para baixo pelo lado anterior da coxa at o joelho, segue ao longo da borda ntero-lateral da tbia, passando pelo dorso do p at chegar na extremidade lateral do segundo dedo do p (Lidui, E.45). O ramo tibial do Canal comea do Zusanli (E.36), circula para baixo at chegar na borda lateral do terceiro pododctilo. O ramo dorsal do p sai do ponto Chongyang (E.42) e vai at o ponto Yinbai (BP.l) que se situa no ngulo interno do hlux onde se comunica com o Canal do Bao/Pncreas.

35 E1

Wei

Cheng Qi

Situa-se no ponto mdio entre a borda infraorbitria e o globo ocular

36 E2

Wei

Sibai

Situa-se abaixo do ponto Cheng Qi (E.l), na depresso onde situa o forame infra-orbitrio

37 E3

Wei

Juliao

Situa abaixo do ponto Sibai (E.2), em nvel da borda inferior das asas do nariz

Desvios das comissuras da boca e dos olhos, tiques palpebrais, epistaxe, dor de dente, edema nos lbios e nas bochechas Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun do rosto oblqua ou horizontalmente Desvio da comissura labial, salivao e tiques das plpebras Desvio das comissuras da boca e dos olhos, inflamao na regio das bochechas e dor de dente. Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun oblqua ou horizontalmente Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun oblqua ou horizontalmente, evitando a artria mentoneira.

38 E4

Wei

Dicang

A 0,4 tsun lateralmente ao ngulo da boca.

39 E5

Wei

Daying

Numa depresso situada a 1,3 tsun do ngulo anterior da mandbula Situa-se acima e a frente do ngulo inferior da mandbula na distncia da largura de um dedo, onde se forma a proeminncia do msculo masseter quando se cerram os dentes Na depresso situada inferiormente borda do arco zigomtico e anteriormente ao cndilo mandibular. Deve-se localizar o ponto quando o paciente estiver com a boca fechada A 0,5 tsun acima do ngulo frontal em nvel da insero dos cabelos

40 E6

Wei

Jiache

Desvio da comissura da boca, dor de dente, edema das bochechas trismo

Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun perpendicularmente ou a 0,5 a 1,0 tsun obliquamente.

41 E7

Wei

Xiaguan

Surdez, zumbido no ouvido, otite, dor de dentes, desvio das comissuras da boca e dos olhos, transtornos motores da Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun mandbula. perpendicularmente Dor de cabea, vertigem, dor oftlmica, lacrimejamento com o vento frio e tiques das plpebras Dor e edema na garganta, asma, bcio, escrfula Dor e edema de garganta, tosse e asma. Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun horizontalmente.

42 E8

Wei

Touwei

No se deve aplicar a Moxa

43 E9 44 E10

Wei Wei

Renying Shuitu

A 1,5 tsun lateralmente ao pomo de Ado. Est no centro da linha que une os pontos Renying (E.9) e Qishe (E.11).

Inserir a agulha 0,3 a 0,8 tsun perpendicularmente, evitando a artria cartida. proibida moxa neste ponto Inserir a agulha 0,3 a 0,8 tsun perpendicularmente No se deve inserir profundamente neste ponto para no prejudicar os rgos internos proibido inserir a agulha nas mulheres grvidas

45 E11

Wei

Qishe

Abaixo do ponto Renying (E.9), na borda superior Dor e inflamao de garganta, rigidez de da clavcula nuca, asma, escrfula A 4 tsun lateralmente linha mdia, no centro da Tosse, asma, dor e edema de garganta, fossa supraclavicular dor na fossa supraclavicular, escrfula. A4 tsun lateralmente linha mdia e na borda inferior da clavcula A 4 tsun lateralmente linha mdia, no primeiro espao intercostal. A 4 tsun lateralmente linha mdia, no segundo espao intercostal.

Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun perpendicular ou obliquamente

46 E12

Wei

Quepen

47 E13

Wei

Qihu

Sensao de opresso torcica, opresso Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun no hipocndrio, eructao, tosse, asma oblqua ou horizontalmente Dor e distenso torcica e no hipocndrio, Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun tosse e eructao oblqua ou horizontalmente. Dor e distenso torcica e no hipocndrio, Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun tosse, asma, mastite oblqua ou horizontalmente

48 E14

Wei

Kufang

49 E15

Wei

Wuyi

50 E16

Wei

Yingchuang

A 4 tsun lateralmente linha mdia frontal, no terceiro espao intercostal.

Tosse, asma, dor e distenso torcica e no hipocndrio, mastite.

Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun oblqua ou horizontalmente So contra-indicadas tanto a Acupuntura quanto a moxa neste ponto; ele serve somente de referncia para a localizao dos pontos que se encontram no trax e no abdmen

51 E17

Wei

Ruzhong

Est no centro do mamilo No quinto espao intercostal, abaixo da linha vertical que passa pelo mamilo. A 6 tsun acima do umbigo e 2 tsun lateralmente linha mdia A 5 tsun acima do umbigo e a 2 tsun lateralmente linha mdia A 4 tsun acima do umbigo e a 2 tsun para fora da linha mdia A 3 tsun do umbigo e a 2 tsun lateral linha mdia A 2 tsun acima do umbigo e a 2 tsun lateralmente linha mdia A um tsun acima do umbigo e a 2 tsun lateralmente linha mdia Dor torcica, tosse, dispnia, mastite, insuficincia lctea Distenso abdominal, vmito, gastralgia, anorexia Gastralgia, hematmese, dor no hipocndrio, anorexia, borborigmos, distenso abdominal. Dor no estmago, vmito, anorexia, distenso abdominal, diarria Dor ou distenso abdominal, borborigmos, diarria Gastralgia, angstia, epilepsia. Gastralgia, vmito, epilepsia Distenso abdominal, borborigmos, constipao, diarria, disenteria, menstruao irregular, ascite Dor abdominal, hrnia, dismenorria. Distenso e plenitude abdominal, disria, hrnia, ejaculao precoce, epermatorria. Distenso e plenitude abdominal, anria, dismenorria, infertilidade Dor abdominal, hrnia, menstruao irregular, leucorria e prolapso do tero. Dor abdominal, borborigmos, hrnia, edema dos genitais externos, menstruao irregular, infertilidade Lombalgia, sensao de frio nos joelhos, transtornos motores, intumes-cimento e dor nos membros inferiores dor abdominal. Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun oblqua ou horizontalmente Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun perpendicularmente. Inserir a agulha 0,8 a 1,0 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 0,8 a 1,2 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 0,8 a 1,2 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 0,8 a 1,2 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 0,8 a 1,2 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 1,0 a 1,5 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 1,0 a 1,5 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 1,0 a 1,5 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 1,0 a 1,5 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 1,0 a 1,5 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun perpendicularmente

52 E18 53 E19

Wei Wei

Rugen Burong

54 E20 55 E21 56 E22 57 E23 58 E24

Wei Wei Wei Wei Wei

Chengman Liangmen Guanmen Taiyi Huaroumen

59 E25 60 E26

Wei Wei

Tianshu Wailing

A 2 tsun lateralmente ao umbigo A um tsun do umbigo e a 2 tsun lateralmente linha mdia A 2 tsun abaixo do umbigo e a 2 tsun lateralmente linha mdia A 3 tsun abaixo do umbigo e a 2 tsun lateralmente linha mdia A 4 tsun abaixo do umbigo e a 2 tsun lateralmente linha mdia A 5 tsun abaixo do umbigo e a 2 tsun lateralmente linha mdia Abaixo da espinha ilaca ntero-superior, na depresso lateral ao msculo sartrio quando a coxa est fletida.

1. Tianshu o ponto Mo (alarme) do Intestino Grosso. 2. proibida a moxa nas mulheres grvidas

61 E27 62 E28

Wei Wei

Daju Shuidao

63 E29

Wei

Guilai

64 E30

Wei

Qichong

65 E31

Wei

Biguan

Inserir a agulha 1,0 a 2,0 tsun perpendicularmente

66 E32 67 E33

Wei Wei

Futu do fmur Yinshi

A 6 tsun acima da borda spero-externa da patela, na linha que une a espinha ilaca nterosuperior borda externa da patela. A 3 tsun acima da borda spero-externa da patela A 2 tsun acima da borda spero-externa da patela

Lombalgia, sensao de frio nos joelhos, hrnia, beribri Sensao de frio nos joelhos, distenso abdominal, hrnia, ascite Dor e inflamao do joelho, gastralgia, mastite.

Inserir a agulha 1,0 a 2,0 tsun perpendicularmente. Inserir a agulha 1,0 a 1,5 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 1,0 a 1,2 tsun perpendicularmente. Inserir a agulha obliquamente at o interior do joelho ou se insere at o ponto Xiyan interno (Extra) Liangqiu um ponto Xi (abertura) do Canal do Estmago Yangming do p

68 E34

Wei

Liangqiu

69 E35

Wei

Na face ntero-externa do joelho, na depresso externa Dubi (ou Xiyan externo) do ligamento patelar

Dor nos joelhos, hrnia

70 E36

Wei

Zusanli

A 3 tsun abaixo do ponto Dubi (E.35) e a um dedo transverso para fora da crista da tbia

Dor no estmago, distenso abdominal, vmito, indigesto, diarria, disenteria, constipao, mastite, apendicite, lombalgia, e dor nas pernas, transtornos mentais, fadiga causada por debilidade ou Inserir a agulha 1,0 a 2,0 tsun trabalhos excessivos perpendicularmente. Borborigmos, dor abdominal, diarria, constipao, apendicite, apoplexia, beribri Transtornos motores das pernas, dor e paralisia das pernas Dor no abdmen inferior, diarria com sangue, dor na regio lombar e nas escapulas, dor nos testculos, mastite, atrofia muscular, transtornos musculares, dor e paralisia dos membros inferiores. Inserir a agulha 1,0 a 2,0 tsun perpendicularmente. Inserir a agulha 1,0 a 1,5 tsun perpendicularmente

1. Zusanli ponto Ho (mar) do Canal do Estmago Yangming do p. 2. Zusanli um ponto importante para manter a sade, fortalecendo- Shangjuxu o ponto unio inferior (Ho) do Intestino Grosso

71 E37 72 E38

Wei Wei

Shangjuxu Tiaokou

A 3 tsun abaixo do ponto Zusanli (E.36) A 2 tsun abaixo do ponto Shangjuxu (E.37)

73 E39

Wei

Xiajuxu

A 3 tsun abaixo do ponto Shangjuxu (E.37)

Inserir a agulha 1,0 a 1,5 tsun perpendicularmente

Xiajuxu ponto Ho, unio inferior do Intestino Delgado

74 E40

Wei

Fenglong

A 8 tsun acima do malolo externo e um tsun para fora do ponto Tiaokou (E.38)

Cefalia, tosse com catarro, edema dos membros, constipao, transtornos mentais, atrofia muscular, transtornos motores, dor e paralisia dos membros inferiores.

Inserir a agulha 1,0 a 1,5 tsun perpendicularmente

Fenglong o ponto Luo (unio) do Canal do Estmago Yangming do p. Ponto importante para o tratamento de asma brnquica com a plenitude no trax por invaso da mucosidade. A insero profunda de Fenglong, associada tcnica de disperso drena a Umidade excessiva do Pulmo.

75 E41

Wei

Jiexi

No centro da prega transversal dorsal do tornozelo, entre os tendes do msculo extensor longo do hlux e do msculo extensor longo dos dedos

Cefalia, enjo, vertigem, distenso abdominal, constipao, dor nas articulaes do p, atrofia muscular, transtornos motores, dor e paralisia dos membros inferiores, alteraes mentais Desvio das comissuras da boca e dos olhos, edema facial, dor de dente da arcada superior, gastralgia, epilepsia.

Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun perpendicularmente evitando a artria pedrosa.

Jiexi o ponto King (rio) do Canal do Estmago Yangming do p Chongyang o ponto fonte do Canal Yangming do p. Xiangu o ponto Shu (arroio) do Canal do Estmago Yangming do p

76 E42

Wei

Chongyang

A 5 tsun acima do ponto Neiting (E.44)

77 E43

Wei

Xiangu

A 2 tsun acima do ponto Neiting (E.44)

Edema facial e sistmico, plenitude no hipocndrio, dor abdominal, borborigmos, Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun doenas febris, dor nas pernas. perpendicular ou obliquamente

78 E44

Wei

Neiting

Situa-se no sulco interdigital dorsal entre o segundo e o terceiro pododctilos

Dor de dentes, dor na garganta, desvio da comissura da boca, epistaxe, dor de estmago e regurgitao cida, distenso abdominal, diarria, disenteria, dor e Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun edema no dorso do p, doenas febris perpendicular ou obliquamente

Neiting ponto Iong (manancial) do Canal do Estmago Yangming do p

79 E45

Wei

Lidui

Epistaxe, dor de dentes, dor de garganta, distenso abdominal, sensao de frio No lado externo do segundo pododctilo, 0,1 tsun nos ps, doenas febris, transtornos posteriormente ao ngulo ungueal mentais.

Inserir a agulha 0,1 tsun superficialmente.

Lidui o ponto Ting (poo) deste Canal.

80 BP0

Pi

Zu Tai Yin

Origina-se no ngulo ungueal interno do hlux (Yinbai, BP.l), circula passando ao longo da face mediai do p, na unio da pele branca e vermelha, sobe pela borda anterior do malolo interno, segue pela linha mdia da face interna da perna, at chegar a 8 tsun acima do malolo interno, onde cruza com o Canal do Fgado Jueyin do p, segue pela parte anterior da perna, sobe ao longo da borda interna da coxa, entra no abdome pelo ponto Fuai (BP.16), penetra em seu rgo, o Bao/ Pncreas, e comunica-se com o Estmago.

Rigidez da lngua, vmito com ingesto de comida, suspiros, lassido, sensao de peso no corpo, indigesto, distenso epigstrica, diarria, edema, dor e frio no lado interno dos membros inferiores, dificuldade de movimentar o hlux, ictercia. Distenso abdominal, hemorragia uterina, polimenorria, urina e fezes com sangue, transtornos mentais, pesadelos, convulso Faz-se 0,1 tsun de insero

O ramo que sai do pontoFtuzz (BP.16) sobe at a axila, dobrando at a parte nfero-posterior, chega ao ponto Dabao (BP.21), depois at a parte spero-anterior, passando o ponto Zhongfu (P.l) circula ao longo do esfago e chega, finalmente, at a raiz da lngua, onde se distribui na superfcie inferior desta. O ramo que vai ao Estmago, atravessa o diafragma e chega ao Corao comunicando-se, assim, com o Canal do Corao Shaoyin da mo.

81 BP1

Pi

Yinbai

Situa-se no lado interno do hlux a 0,1 tsun posteriormente ao ngulo da unha

Yinbai ponto Ting (poo) do Canal do Bao/Pncreas Taiyin do p

82 BP2

Pi

Ddu

Situa-se no lado interno do hlux, na parte nteroinferior da articulao metatarsofalngica do Distenso abdominal, gastral-gia, hlux e na unio da pele branca e com a indigesto, vmito, diarria, constipao, vermelha doenas febris sem transpirao. Situa-se na parte pstero-inferior do primeiro metatarsiano, na unio da pele branca com a vermelha Dor de estmago, distenso abdominal, sensao de peso no corpo, borborigmos, diarria, constipao, disenteria, beribri.

Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun perpendicularmente

1. Dadu o ponto long (manancial) do Canal no Taiyin do p. 2. Dadu (BP.2) ponto de utilidade em prdiabetes e diabetes no insulinodependentes. Taibai ponto Shu (arroio) do Canal do Bao/Pncreas Taiying do p. 2. tambm o ponto fonte deste rgo 1. Gongsun ponto Luo (unio) deste Canal. 2. Um dos oito pontos de confluncia. 3. Ponto de abertura do Canal Oiong Mai. Shangqiu ponto King (rio) do Canal Taiyin do p

83 BP3

Pi

Taibai

Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun perpendicularmente

84 BP4

Pi

Gongsun

Situa-se na depresso encontrada na borda ntero-inferior do primeiro metatarsiano, na unio Dor de estmago, vmito, indigesto, dor da pele branca e a vermelha abdominal, diarria, disenteria. Distenso abdominal, consti-pao, Situa-se na depresso ntero-inferior do malolo diarria, ictercia, indigesto, dor na interno articulao do p e do tornozelo

Inserir a agulha 0,6 a 1,2 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun perpendicularmente

85 BP5

Pi

Shangqiu

86 BP6

Pi

Sanyinjiao

A 3 tsun acima do malolo interno, na face mediai e posterior da tbia

Borborigmos, distenso abdominal, diarria, menstruao, leucor-ria, prolapso uterino, infertilidade, parto trabalhoso, prostatorria, impotncia sexual, enurese noturna, hrnia, atrofia muscular, transtornos motores, paralisia e Inserir a agulha 1,0 a 1,5 tsun dor no p, beribri, insnia perpendicularmente Distenso abdominal, borbo-rigmos, reteno de urina, espermatorria, sensao de frio nos joelhos e pernas, dor Inserir a agulha 1,0 a 1,5 tsun e inflamao dos malolos perpendicularmente Dor abdominal, diarria, edema, dificuldade em urinar, emisso seminal involuntria, irregularidade na menstruao. Distenso abdominal, edema, ictercia, disria, incontinncia urinaria, dor nos joelhos

Segundo registros das obras clssicas da Medicina Tradicional Chinesa, neste ponto no se pode fazer a Acupuntura nas mulheres grvidas

87 BP7

Pi

Lougu

A 3 tsun acima do ponto Sanyinjiao (BP. 6)

88 BP8

Pi

Diji

A 3 tsun abaixo do ponto Yinlingquan (BP.9) Na borda inferior do cndilo mediai da tbia, na depresso entre a borda posterior da tbia e os msculos gastrocn-micos A 2 tsun acima da borda spero-interna da patela. Com o joelho fletido, este ponto localizase na face mediai do msculo quadrceps. Ou coloca-se a palma da mo direita na patela esquerda do paciente, com o polegar no lado interno e os outros dedos para cima; o ponto est na ponta do polegar

Inserir a agulha 1,0 a 1,5 tsun perpendicularmente

Diji ponto Xi (abertura) do Canal Taiyin do p 1. Yinlingquan ponto Ho (mar) Canal Taiyin do p. 2. Yinlingquan (BP.9) ponto mestre da circulao venosa.

89 BP9

Pi

Yinlingquan

Inserir a agulha 1,0 a 2,0 tsun perpendicularmente

90 BP10

Pi

Xuehai

Anemia, irregularidade na menstruao, dismenorria, amenorria, hemorragia uterina, dor na parte interna da coxa, eczema, urticria

Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun perpendicularmente

91 BP11

Pi

Jimen

A 6 tsun acima do ponto Xuehai (BP.10)

Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun Reteno de urina, enurese, dor e edema perpendicularmente evitando a da prega inguinal artria femural Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun Dor abdominal, diarria, hrnia, leucorria, perpendicularmente evitando a metrorragia artria Inserir a agulha 1,0 a 1,5 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 1,0 a 2,0 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 1,0 a 2,0 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 1,0 a 1,5 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun No pode inserir profundamente oblqua ou horizontalmente para neste ponto, para no lesar o fora pulmo Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun oblqua ou horizontalmente para fora Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun oblqua ou horizontalmente para fora Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun oblqua ou horizontalmente para fora Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun oblqua ou horizontalmente para Ponto influncia dos canais trs Secundrios (colaterais).

92 BP12

Pi

Chongmen

A 3,5 tsun lateralmente ao ponto Qugu (VC.2) A 0,7 tsun anterior e superiormente ao ponto Chongmen (BP.12) e a 4 tsun lateralmente linha mdia A 1,3 tsun abaixo do ponto Daheng (BP.15). A 4 tsun lateralmente ao umbigo. A 3 tsun acima do ponto Daheng (BP.15). Situa-se no quinto espao in-tercostal, a 6 tsun lateralmente linha mdia anterior. Situa-se no quarto espao intercostal, a 6 tsun lateralmente linha mdia anterior. Situa-se no terceiro espao intercostal, a 6 tsun lateralmente linha mdia anterior.

93 BP13 94 BP14 95 BP15 96 BP16

Pi Pi Pi Pi

Fushe Fujie Daheng Fuai

Dor abdominal, hrnia Dor periumbilical, diarria, dor da hrnia Diarria, constipao, dor abdominal Indigesto, dor abdominal e no umbigo, constipao, hematmese Plenitude no trax e hipocn-drio, distenso abdominal, edema, regurgitao.

97 BP17

Pi

Shidou

98 BP18

Pi

Tianxi

Plenitude e dor no trax, tosse, mastite. Dor e plenitude no trax, hi-pocndrio, costas, dificuldade de encostar-se e mover-se.

99 BP19

Pi

Xiongxiang

100 BP20

Pi

Zhourong

Situa-se no segundo espao intercostal, a 6 tsun Plenitude no trax e hipocn-drio, lateralmente linha mdia anterior. dificuldade em deglutir, tosse Situa-se na linha mdia da axila, no sexto espao Dor no trax e hipocndrio, dispnia, dor intercostal em todo o corpo, lassitude

101 BP21

Pi

Dabao

102 C0

Shen

O Canal inicia-se no Corao, atravessa o diafragma e comunica-se com o Intestino Shou Shao Yin Delgado.

Dor no corao, secura, dor torcica, dor e frio no lado interno do brao, calor na palma da mo e olhos amarelos Dor precordial, secura na garganta, dor e plenitude no hipocndrio, escrfula, dor no cotovelo e brao Cefalia, esclertica amarela, dor no hipocndrio, ombro e brao. Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun perpendicular ou obliquamente para cima evitando a artria axilar Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun

O ramo que sai do Corao sobe lateralmente ao esfago at chegar ao olho (aqui refere-se aos tecidos que se unem com o globo ocular). O ramo direto que sai do Corao chega ao Pulmo e circula at a axila (ponto Jiquan, C.l), segue pela borda posterior da face interna do brao, passando pelo cotovelo e o osso pisiforme, chega ao ngulo ungueal interno do dedo mnimo (Shaochong, C.9), onde se cruza com o Canal do Intestino Delgado Taiyang da mo.

103 C1 104 C2

Shen Shen

Jiquan Qingling

Situa-se no centro da regio axilar. A 3 tsun acima do ponto Shaohai (C.3) Fletindo-se o cotovelo, o ponto localiza-se na depresso situada na extremidade da prega transversal da face mediai do cotovelo A 1,5 tsun acima do ponto Shenmen (C.7)

105 C3 106 C4

Shen Shen

Shaohai Lingdao

Dor cardaca, dor no brao, dor na nuca, escrfula, dor nas costas, depresso. Dor precordial, rouquido sbita, dor e espasmo no cotovelo e brao

Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun perpendicularmente

Shaohai ponto Ho (mar) do Canal do Corao Shaoyin da mo Lingdao ponto King (rio) do Canal Shaoyin da mo

107 C5

Shen

Tongli

Palpitaes, tontura e vertigem, dor e inflamao da garganta, viso turva, A um tsun acima do ponto Shenmen (C.7), ou um rouquido sbita, afasia com rigidez da tsun acima da prega transversal do punho lngua, dor no punho e no brao Dor cardaca, palpitao, su-dorese noturna, hematmese, epistaxe, rouquido sbita

Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun perpendicularmente Inserir 0,5 a 0,8 tsun perpendicularmente

Tongli ponto Luo (unio) do Canal do Corao shaoyin da mo Yinxi ponto Xi (abertura) deste Canal.

108 C6

Shen

Yinxi

A 0,5 tsun acima do ponto Shenmen (C.7)

109 C7

Shen

Shenmen

Est na borda posterior do osso pisiforme, no lado externo do tendo do msculo flexor ulnar do carpo

Dor cardaca, irritabilidade, palpitaes, histeria, m memria, insnia, transtornos mentais, epilepsia, dorna regio do hipocndrio, sensao de calor nas Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun palmas da mo. perpendicularmente

Shenmen ponto Shu (arroio) deste Canal. 2. ponto fonte do Corao

110 C8

Shen

Shaofu

Situa-se na palma da mo entre o quarto e o quinto osso metacarpianos, na altura do ponto Laogong (CS.8) Localizao simples: Com a mo fechada, o ponto situa-se na ponta do quinto Palpitaes, dor no trax, dor e contratura dedo, entre o quarto e o quinto ossos do quinto dedo, calor na palma da mo, Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun metacarpianos. enurese, disria, dor na regio pubiana. perpendicularmente Palpitaes, dor cardaca, dor no trax e hipocndrio, transtornos mentais, doena febris, perda da conscincia Inserir a agulha 0,1 tsun obliquamente ou fazer a sangria com uma agulha de trs faces

Shaofu o ponto long (manancial) do Canal Shaoyin da mo

111 C9

Shen

Shaochong

Situa-se na borda radial do dedo mnimo, 0,1 tsun posteriormente ao ngulo ungueal

Shaochong ponto Ting (poo) do Canal do Corao Shaoyin da mo

112 ID0

Origina-se no ngulo ungueal externo do dedo mnimo (Shaoze, ID.l), segue pelo dorso da mo, pelo lado externo e posterior do antebrao, passando pelo olcrano, sobe para a escapula e se rene com o Canal Du Mai no ponto Dazhui (VG.14). Deste ponto dirige-se para a fossa supraclavicular e se comunica com o Corao. Desce ao longo do esfago e atravessa o diafragma, passando pelo estmago para finalmente chegar ao Intestino Delgado, vscera a Shao Chang Shou Tai Yang que pertence.

Surdez, olhos amarelos, dor de garganta, edema e dor na mandbula e no pescoo que dificulta o movimento do pescoo, dor no ombro, no brao, na borda psteroexterno do membro superior

O ramo que se inicia na fossa supraclavicular sobe pelo pescoo e pula a regio malar at o ngulo externo do olho, e depois dirige-se para trs e penetra o ouvido (Tinggong, ID.19). Outro ramo que circula pela regio malar vai at a regio infra-orbital e chega ao ngulo interno do olho (Jingming, B.l), onde se cruza com o Canal da Bexiga.

113 ID1

Shao Chang Shaoze

Na borda ulnar do dedo mnimo, a l tsun posteriormente ao ngulo ungueal

Dor de cabea, febre, opacificao da crnea, edema e dor de garganta, Inserir a agulha 0,1 tsun Shaoze ponto Ting (poo) do inflamao das mamas, escassez de leite, obliquamente ou fazer a sangria Canal do Intestino Delgado Taiyang perda da conscincia. com uma agulha de trs faces da mo Cefalia, dor nos olhos, tinido, edema de garganta, tosse, plenitude no trax, doenas febris sem transpirao, falta de leite depois do parto, intumescimento dos Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun dedos da mo perpendicularmente Dor de cabea e rigidez na nuca, congesto dos olhos, surdez, epistaxe, dor e edema de garganta, dor de dente, transtornos mentais, malria, dor e contratura do cotovelo e ombro

114 ID2

Shao Chang Qiangu

Com a mo fechada, o ponto situa-se na prega transversal no lado ulnar da parte anterior da articulao metacarpofalngica do quinto dedo, na unio da pele branca e vermelha

Qiangu o ponto Iong(manancial)do Canal do Intestino Delgado Taiyang da mo

115 ID3

Shao Chang Houxi

Com a mo fechada, o ponto localiza-se na proximidade da cabea do quinto osso metacarpiano, na depresso onde se une a pele branca e vermelha

Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun perpendicularmente.

Houxi ponto Iu (arroio) deste Canal. 2. Um dos oito pontos de confluncia. 3. Ponto abertura do Canal Du Mai

116 ID4

Shao Chang Wangu

Situa-se no lado ulnar da mo, na depresso frente do osso pisiforme

Doenas febris sem transpirao, dor de cabea, dor nas costas, brao e pescoo, contratura e tremores dos dedos da mo, Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun dor no punho, ictercia perpendicularmente.

Wangu ponto fonte do Canal Taiyang da mo.

117 ID5

Shao Chang Yanggu

Edema na regio do pescoo e submandibular, tinido e surdez, enjo, dor Na extremidade ulnar da prega transversal dorsal de cabea, dor no ombro, brao e punho, Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun do punho, na depresso anterior ulna transtornos mentais, rigidez da lngua perpendicularmente Com a palma oposta ao trax localiza-se este ponto na depresso entre a borda externa da ulna e do tendo extensor ulnar do carpo

118 ID6

Shao Chang YangLao

Viso turva, dor no ombro, lombalgia

Inserir 0,5 a 0,8 tsun perpendicular ou obliquamente

YangLao ponto abertura deste Canal.

119 ID7

Shao Chang Zhizheng

Sensao de frio e febre, dor de cabea, A 5 tsun acima do ponto Yanggu (ID.5), na linha tontura, dor e espasmo do cotovelo, brao Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun que une os pontos Yanggu (ID.5) e Xiaohai (ID.8) e dedos da mo, transtornos mentais. perpendicular ou obliquamente

Zhizheng o ponto unio do Canal no Taiyang da mo 1. Xiaohai ponto Ho (mar) do Canal no Taiyang da mo. 2. Xiajuxu (E.39) ponto unio inferior do Intestino Delgado e pertence ao Canal do Estmago Yangming do p. Constitui o ponto principal para tratar os transtornos do Intestino Delgado

120 ID8

Shao Chang Xiaohai

Dor de cabea, edema da bochecha, dor Est entre o olcrano e o epicndilo medial do na nuca, ombro e brao, transtornos mero. Localiza-se o ponto com o cotovelo fletido mentais Com o brao em aduo, o ponto localiza-se um tsun acima de extremidade da prega axilar posterior Com o brao em aduo, o ponto est diretamente acima do ponto Jianzhen (ID.9), na depresso nfero-externa da espinha escapular Dor no ombro, dor e transtornos motores da mo e brao, tinido, dor de dente, tuberculose ganglionar cervical, febre Edema do ombro, dor e intumescimento do cotovelo e do brao, tuberculose ganglionar cervical. Sensao de peso no ombro, dor no cotovelo, no brao, dor na escapula, edema e dor na bochecha Dor na regio escapular, dor e intumescimento do ombro e brao Dor no ombro, dor e rigidez do ombro e brao Dor, intumescimento do ombro e da escapula, rigidez da nuca, sensao de dor, de frio no cotovelo e no brao.

Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun perpendicularmente

121 ID9

Shao Chang Jianzhen

Inserir 1,0 a 1,5 tsun perpendicularmente.

122 ID10

Shao Chang Naoshu

Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun perpendicular ou obliquamente Inserir 0,5 a 1,0 tsun perpendicular ou obliquamente Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun perpendicular ou obliquamente Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun perpendicular ou obliquamente Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun obliquamente

123 ID11

Shao Chang Tianzong

No centro da depresso infra-escapular Situa-se no centro da fossa supra-escapular, diretamente acima do ponto tianzong (ID.11) Na depresso situada na extremidade medial da fossa supra-escapular A 3 tsun lateralmente borda inferior da apfise espinhosa da primeira vrtebra torcica

124 ID12

Shao Chang Bingfeng

125 ID13

Shao Chang Quyuan

126 ID14

Shao Chang Jianwaishu

127 ID15

Shao Chang Jianzhongshu

A 2 tsun lateralmente ao ponto Dazhui (VG.14)

Tosse, asma, hematmese, sensao de frio e de febre, viso turva, dor no ombro Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun costas. obliquamente.

128 ID16

Shao Chang Tianchuang

A 3,5 tsun lateralmente ao pomo de Ado, ou a 0,5 tsun posteriormente ao ponto Futu do pescoo (IG.18).

Dor de garganta, inflamao da bochecha, Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun surdez, tinido perpendicularmente Inserir 0,5 a 1,0 tsun perpendicularmente. Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun, oblqua ou horizontalmente a 0,5 a 1,0 tsun Com a boca aberta inserir a agulha 1,0 a 1,5 tsun perpendicularmente

129 ID17

Shao Chang Tianrong

Situa-se posteriormente ao ngulo da mandbula, Surdez, tinido, dor e inflamao da na borda anterior do msculo garganta, edema do pescoo e dor na esternocleidomastideo nuca. Situa-se abaixo do ngulo externo do olho, na depresso localizada na borda inferior do arco zigomtico Situa-se na depresso entre o trago e a articulao da mandbula, quando a boca est ligeiramente aberta Desvio das comissuras da boca e dos olhos, tiques palpebrais, dor de dente, edema da bochecha, olhos amarelos Surdez, tinido, otorria, dor de dente, transtornos mentais

130 ID18

Shao Chang Quanliao

131 ID19

Shao Chang Tinggong

132 B0

Pang Guang Zu Tai Yang

Inicia-se no ngulo interno do olho, no ponto Jingming (B.l), segue pela frente, onde se rene com o Canal Du Mai no ponto Baihui (VG.20).

Rigidez de nuca, hemorridas, malria, loucura, epilepsia, olhos amarelos, lacrimejamento, lombalgia, dorsalgia, dificuldade de movimentao, dor no globo ocular, epistaxe, hemiplegia, dor e transtornos motores do cavo poplteo, do msculo gastrocnmico e do quinto dedo do p

Ramo - Do ponto Baihui (VG.20) sai um ramo que circula pela regio temporal at a parte superior da orelha. O ramo que se separa do ponto Baihui (VG.20) circula at os osso occipital, entra no vrtice, onde se comunica com o crebro, sai de novo e desce at o pescoo (ponto Tianzhu) (B.10) e, a seguir at Dazhui (VG.14), onde se bifurca e segue ao longo da coluna vertebral (a 1,5 tsun da coluna), at a cintura, no ponto Shenshu (B.23), onde se comunica com os Rins e finalmente entra na Bexiga, vscera a que pertence. O ramo da regio lombar desce ao longo da coluna, atravessando o quadril, segue pela face posterior da coxa at chegar ao cavo poplteo (Weizhong, B.40). O ramo que comea na nuca desce pela borda interna da escapula e do ponto Fufen (B.41), desce ao longo da coluna vertebral (a 3 tsun de distncia da coluna), chega ao ponto Pishu (B.20), segue pela face posterior da coxa onde o cavo poplteo rene-se com o ramo anterior. A partir da, segue pelo msculo gastrocnmico (Chengslum, B.57), dirige-se para fora e chega na parte posterior do malolo externo; depois circula pelo lado externo do dorso do p e segue at o ngulo ungueal externo do quinto dedo do p (Zhiyin, B. 67), onde se une com o canal dos Rins Shaoyin do p

133 B1

Pang Guang Jingming

Com plpebras fechadas, o mdico empurra para fora levemente o globo ocular com a mo esquerda para fix-lo; em seguida com a mo direita insere-se a agulha 0,5 a 1,0 tsun lenta e perpendicularmente pegando a borda interna da rbita. No se de v rodar, retirar ou penetrar a agulha, uma vez ela esteja inserida. Conjuntivite e dor nos olhos, prurido no Depois de retirar a agulha, o ngulo interno do olho, lacrimejamento ao mdico deve massagear o ponto receber Vento-Frio, vertigem e para evitar a hemorragia. Neste A 0,1 tsun lateralmente ao ngulo interno do olho hemianopsia. ponto proibida a Moxa. Dor de cabea, vertigem, dor na regio supra-orbitria, viso turva, Situa-se na raiz das sobrancelhas ou na lacrimejamento ao receber Vento-Frio, chanfradura supra-orbitria conjuntivite, tiques palpebrais. Situa-se acima da sobrancelha, ao lado do ponto Cefalia, tontura, vertigem, obstruo Shenting (VG.24) nasal e epilepsia A 1,5 tsun lateralmente ao ponto Shenting Cefalia, obstruo nasal, epistaxe e (VG.24) viso turva A 1,5 tsun lateralmente ao ponto Shangxing (VG.23). Cefalia, viso turva e epilepsia. Cefalia, viso turva, obstruo nasal, desvio da comissura da boca, doenas A 1,5 tsun posteriormente ao ponto Wuchu (B.5). febris sem transpirao A 1,5 tsun posteriormente ao ponto Chengguang (B.6), a 1,5 tsun para fora do Canal Du Mai A 1,5 tsun posteriormente ao ponto Tongtian (B.7). Dor de cabea, tontura e vertigem, obstruo nasal, epistaxe e rinorria Tontura e vertigem, zumbido, inflamao da nuca Dor de cabea e na nuca, conjuntivite, A 1,3 tsun lateralmente ao ponto Naohu(VG. 17). obstruo nasal Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun horizontalmente. A moxa proibida Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun horizontalmente Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun horizontalmente Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun horizontalmente Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun horizontalmente Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun horizontalmente Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun horizontalmente Inserir a agulha 0,3 a 0,5 tsun horizontalmente. No se pode inserir profundamente para evitar a leso na medula oblonga

134 B2 135 B3 136 B4 137 B5

Pang Guang Zanzhu Pang Guang Meichong Pang Guang Quchai Pang Guang Wuchu

138 B6

Pang Guang Chengguang

139 B7 140 B8 141 B9

Pang Guang Tongtian Pang Guang Luoque Pang Guang Yuzhen

142 B10

Pang Guang Tianzhu

Dor de cabea, rigidez na nuca, obstruo A 1,3 tsun para fora do ponto Yamen (VG.15), na nasal, edema de garganta, doenas febris, linha de insero dos cabelos, no lado externo do transtornos mentais, dor no ombro e na Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun msculo trapzio regio dorsal perpendicular ou obliquamente

143 B11

Pang Guang Dashu

A 1,5 tsun lateralmente borda da apfise espinhosa da primeira vr-tebra torcica A 1,5 tsun lateralmente borda inferior da apfise espinhosa da segunda vrtebra torcica A 1,5 tsun lateralmente borda inferior da apfise espinhosa da terceira vrtebra torcica A 1,5 tsun lateralmente borda inferior da apfise espinhosa da quarta vrtebra torcica

Dor de cabea, dorsalgia, tosse, febre, rigidez da nuca Resfriado, tosse, febre, dor de cabea, rigidez da nuca, lombalgia e dorsalgia.

Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun obliquamente. Inserir 0,5 a 0,8 tsun obliquamente.

1. Um dos oito pontos de influncia dos ossos. 2. No se deve inserir profundamente nos pontos do dorso deste Canal para evitar lesar rgos internos

144 B12

Pang Guang Fengmen

145 B13

Pang Guang Feishu

Tosse, asma, hemoptise, febre vespertina, Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun sudorese noturna obliquamente. Tosse, dor cardaca, sensao de sufoco no trax e vmito Dor cardaca, palpitaes, amnsia, irritabilidade, tosse, hemoptise, emisso seminal, sudorese noturna, epilepsia. Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun obliquamente.

146 B14

Pang Guang Jueyinshu

147 B15

Pang Guang Xinshu

A 1,5 tsun lateralmente borda da apfise espinhosa da quinta vrtebra torcica A 1,5 tsun lateralmente borda inferior da apfise espinhosa da sexta vrtebra torcica.

Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun obliquamente.

148 B16

Pang Guang Dushu

Dor precordial e abdominal, borborigmos e Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun eructaes obliquamente. Geshu um dos oito pontos de influncia do Sangue.

149 B17

Pang Guang Geshu

A 1,5 tsun lateralmente borda inferior da apfise espinhosa da stima vrtebra torcica

Vmito, asma, tosse, hemoptise, febre vespertina, sudorese noturna Ictercia, dor no hipocndrio, hemoptise, epistaxe, olhos avermelhados, vertigem, hemeralopia, epilepsia, transtornos mentais, dor na regio dorsal Ictercia, sabor amargo na boca, dor no trax e no hipocndrio, tuberculose pulmonar e febre vespertina

Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun obliquamente.

Ponto de assentamento do diafragma (pequeno Corao

150 B18

Pang Guang Ganshu

A 1,5 tsun lateralmente borda inferior da apfise espinhosa da nona vrtebra torcica

Inserir 0,5 a 0,8 tsun obliquamente.

151 B19

Pang Guang Danshu

A 1,5 tsun lateralmente borda inferior da apfise espinhosa da dcima vrtebra torcica

Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun obliquamente.

152 B20

Pang Guang Pishu

A 1,5 tsun lateralmente borda inferior da apfise espinhosa da dcima primeira vrtebra torcica

Distenso abdominal, ictercia, vmito, diarria, disenteria, fezes com sangue, edema, deficincia e debilidade do Inserir 0,5 a 0,8 tsun Bao/Pncreas e do Estmago, dorsalgia obliquamente.

153 B21

Pang Guang Weishu

Dor precordial, dor epigstrica, distenso abdominal, borborigmos, nuseas, vmito, A 1,5 tsun lateralmente aborda inferior da apfise deficincia e debilidade do Bao/Pncreas Inserir a agulha 0,5 a 0,8 tsun espinhosa da dcima segunda vrtebra torcica e do Estmago. obliquamente.

154 B22

Pang Guang Sanjiaoshu

A 1,5 tsun lateralmente borda inferior da apfise espinhosa da primeira vrtebra lombar

Borborigmos, distenso abdominal, indigesto, vmito, diarria, edema, dor e Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun rigidez da regio dorsal e lombar. perpendicularmente Emisso seminal, impotncia sexual, enurese, irregularidade na menstruao, leucorria, lombalgia causada pela deficincia dos Rins, viso turva, zumbido Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun no ouvido, surdez e edema perpendicularmente Inserir a agulha 0,5 a 1,0 tsun perpendicularmente Inserir a agulha 0,8 a 1,2 tsun perpendicularmente

155 B23

Pang Guang Shenshu

A 1,5 tsun lateralmente borda inferior da apfise espinhosa da segunda vrtebra lombar A 1,5 tsun lateralmente borda inferior da apfise espinhosa da terceira vrtebra lombar A 1,5 tsun lateralmente borda inferior da apfise espinhosa da quarta vrtebra lombar A 1,5 tsun lateralmente borda inferior da apfise espinhosa da quinta vrtebra lombar.

156 B24

Pang Guang Qihaishu

Lombalgia, dismenorria, hemorridas. Lombalgia, borborigmos, distenso abdominal, diarria, constipao

157 B25

Pang Guang Dachangshu

158 B26

Pang Guang Guanyuanshu

Lombalgia, distenso abdominal, diarria, Inserir a agulha 0,8 a 1,2 tsun dificuldade em urinar, enurese e diabetes. perpendicularmente Dor e distenso abdominal inferior, disenteria, emisso seminal, hematria, enurese e leucorria Inserir a agulha 0,8 a 1,2 tsun perpendicular ou obliquamente

159 B27

A 1,5 tsun lateralmente borda inferior da Pang Guang Xiaochangshu apfise espinhosa da primeira vrtebra sacral

465

185

196

77

61

64

95

69 77

59 55

74 51

62 0

76

95

51

73

150

51

46

90

98

51

53

299

154

55

130

108

46

84

164

121

88

85

181

129

62

51

58

63

96

83

53

492

178

360

85

173

82

55

116

105

51

58

139

115

50

32

333

283

54

92

179

110

51

40

89

81

62

50

88

122

50

50

98

96

50

97

103

51

97

155

51

70

192

50

151

110

62

50

98

41

84

136

68

72

199

78

61

89

60

50

96 38

57 68

51 50

0 0

50

66

61

76

77

59

37

904

364

879

71

171

193

90

152

141

80

128

58

42

60

58

66

93

90

170

69

84

172

125

50

68

94

48

26

40 71

47 38

80 50

27 0

61

62

50

84

71

78

61

49

67

78

58

68

60

59

67

63

58

76

64

58

24

167

77 60

60 49

58 51

0 0

62 60 51 62 63

87 64 49 32 29

50 50 50 50 50

0 0 0 0 0

31 57

98 36

50 50

96 0

63 63

84 68

50 50

0 0

63

77

50

63

101

50

110

121

50

126 48

57 65

51 50

0 0

48

48

51

69

76

23

101

89

217

51

133

40 42

82 58

51 50

59 0

41

194

50

55

77

160

50

275

141

186

50

62

39

112

78

50

38

111

61

65

80

194

61

68

82

125

43

40

519

246

441

77

123

27

65

146

109

50

149

100

123

50

106

121

73

50

122

56

107

50

49

71

259

50

135

43

138

50

44

115

50

48

122

87

50

110

292

132

50

38

57

77

44

56

69

99 42 32 39

21 42 36 62

50 50 50 50

0 0 0 0

85

77

68

67

84

41

68

86

86

68

85

65

68

61

68

68

53

91

113

451

36 37

102 65

97 32

0 0

128 40

78 67

50 50

59 50

87

147

50

61

40

83

41

40

102

171

50

69

234

123

50

57

83

111

87

64

459

184

342

72

133

71

173

175

76

143

177

110

71

144

44

88

150

130

36

97

119

97

81

97

116

129

93

39

94

89

62

68

44

90

109

46

89

103

55

99

77

104

109

105

59

138

276

50

126

139 56 49 34

100

72 47 54

136

55

79

58

57

115

52

66

147

103

153

140

111

179

37

66

84

96

You might also like