You are on page 1of 61

ESTADO da BAHIA

Atlas do Potencial Elico

ESTADO da BAHIA
Atlas do Potencial Elico

Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento COELBA-ANEEL

Odilon A. Camargo do Amarante Fabiano de Jesus Lima da Silva

Vanessa da Cunha Melo Ribeiro Manuel Jlio Bautista Vidal Ricardo Souza Martin

Agradecimentos

Este Atlas do Potencial Elico do Estado da Bahia s se tornou possvel pelo trabalho em equipe e gesto estratgica da COELBA - Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, ao prospectar, medir e disponibilizar comunidade o conhecimento detalhado deste potencial energtico natural e renovvel, associado aos regimes de vento no territrio baiano. Especiais agradecimentos a Laura Cristina da Fonseca Porto pela proposio do projeto e participao efetiva em sua primeira fase, a Edmilson Cardoso Santana pelo apoio e incentivo constantes e, tambm, s diversas equipes que realizaram a montagem/desmontagem das torres e s equipes da COELBA que, com seu suporte na leitura de dados das torres anemomtricas, construram ao longo de meses e anos a base fundamental para o presente mapeamento.

ndice

1.

INTRODUO
1.1 1.2 1.3 1.4 O Estado da Bahia Geografia Demografia e Infra-Estrutura Climatologia 01 02 02 03

2.

FUNDAMENTOS
2.1 2.2 2.3 A Energia do Vento Tecnologia Potenciais Elicos 05 05 06

3.

METODOLOGIA
3.1 3.2 3.3 3.4 Medies Anemomtricas Modelos de Relevo e Rugosidade Metodologia de Clculo Validao e Anlise 07 08 08 08

4.

O POTENCIAL ELICO DA BAHIA


4.1 4.2 4.3 4.4 Regimes de Vento sobre a Bahia Mapas do Potencial Elico Potencial Elico Estimado Anlise 15 21 33 33

5.

REFERNCIAS APNDICES: I. II. III. Sumrios Anemomtricos COELBA Frmulas teis Aspectos Econmicos

35

1.

Introduo

Este Atlas fruto da iniciativa da COELBA - Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, que conduziu desde 1994 um programa de medies anemomtricas visando avaliar o potencial elico estadual. No ano 2000, este projeto teve um incentivo adicional ao ser includo no programa de Pesquisa e Desenvolvimento da COELBA, atravs de sua aprovao pela ANEEL Agncia Nacional de Energia Eltrica. Este Atlas contm as informaes fundamentais acerca dos recursos elicos do Estado da Bahia, estabelecendo a referncia mais atual para estudos, planejamento e projetos a partir desta fonte energtica; adicionalmente, espera-se que as informaes aqui contidas possam subsidiar estudos de outras reas, tais como arquitetura, agronomia, biologia e ciencias ambientais .

Fig.1 distncias de 1013 km no sentido Leste-Oeste, e 1088 km no sentido Norte-Sul. O litoral, com extenso da ordem de 1000km, abriga praias de notvel beleza. A Bahia se encontra na regio de transio entre distintos regimes de ventos: mais ao norte atuam os ventos alsios - que convergem para a depresso baromtrica equatorial, e mais ao sul predomina a dinmica da interao entre o centro de altas presses Anticiclone Subtropical do Atlntico Sul e as incurses de massas polares.

1.1

O Estado da Bahia

A Bahia ocupa a poro mais meridional da regio Nordeste do Brasil (Fig.1). o quinto estado brasileiro em rea territorial, com 567.295,03 km2, onde vive uma populao de 13 milhes de pessoas. O territrio baiano se situa entre as latitudes 1820'07"S e 83200S, e entre as longitudes 463659W e 372037W. Seus pontos extremos abrangem

Fig.2

1.2

Geografia

Partindo-se do leste, a faixa atlntica da Bahia possui uma rea extensa, sem grandes elevaes e aerodinamicamente rugosa pela densa cobertura vegetal; na parte central do Estado, surgem chapades de orientao norte-sul, bastante elevados e onde ocorrem algumas importantes reas de baixa rugosidade; das chapadas, o relevo desce at o vale do Rio So Francisco, para em seguida subir suavemente para o extremo oeste, onde se encontra uma extensa rea plana com altitudes prximas a 1000m, recoberta por agricultura intensiva e pouco rugosa. Ao longo da extenso litornea da Bahia, o relevo no constitui obstculo progresso dos ventos e brisas marinhas, pois predominam altitudes inferiores centena de metros e em raros locais a altitude ultrapassa 300m. Entretanto, ao longo de uma ampla faixa junto costa, predomina uma vegetao adensada e relativamente alta - floresta tropical pluvial e vegetao secundria - cuja rugosidade reduz a intensidade dos ventos mdios de superfcie. Na extensa rea dos chapades centrais, especialmente da Chapada Diamantina, as altitudes so superiores a 1000m e chegam a superar os 1500m em algumas regies, capazes de acelerar os escoamentos atmosfricos. Nesta regio, ocorrem diversas manchas localizadas de savanas, com vegetao rarefeita, campos e arbustos baixos, que combinam pouca rugosidade com grandes elevaes. O vale do Rio So Francisco, abrigado pelas chapadas ao longo de grande extenso, torna-se aberto e mais plano na regio da represa de Sobradinho, onde a vegetao de savana e caatinga tambm apresenta menor rugosidade. Na extremidade oeste da Bahia, amplas reas agrcolas conjugam baixas rugosidades a terrenos bastante planos, com elevaes entre 800 e 1000 metros.

Salvador

Fig.3

Fig.4

1.3

Demografia e Infra-Estrutura

Aproximadamente 20% da populao do Estado da Bahia se concentra na capital, Salvador, e sua regio metropolitana. Cerca de 30% da populao estadual reside em centros urbanos com mais de 100 mil habitantes [Ref.1]. A Figura 3 apresenta os centros urbanos no Estado, onde o tamanho dos smbolos est proporcional raiz quadrada do respectivo nmero de habitantes. (Em uma escala linear, grande parte das pequenas cidades no seria visvel, dada a desproporo entre a populao de Salvador (>2,4 milhes) e as cidades com menos de 10.000 habitantes. Existem ainda vazios demogrficos importantes, especialmente ao longo das regies Norte e Oeste do estado. Em anos recentes, a fronteira Oeste vem sendo ocupada por atividade agrcola moderna e de larga escala, criando, de forma acelerada, novos plos de desenvolvimento no Estado da Bahia.

Fig.5

Fonte: Ref.2 - LEGATES, D and WILLMOTT, C.J. 1992. .R.

Fonte: Ref.6 - KINEMAN and HASTINGS

VERO

OUTONO

INVERNO

PRIMAVERA

Fig.6
PRECIPITAO [mm] TEMPERATURA [C] NDICE DE VEGETAO

A Figura 4 apresenta uma sntese da infra-estrutura rodoviria no Estado da Bahia. Por sua notvel dimenso territorial, a Bahia se caracteriza por distncias da ordem de 1000km entre suas distintas regies. O sistema eltrico de transmisso existente no Estado da Bahia apresentado na Figura 5. A oferta predominante de energia eltrica no Estado oriunda do complexo de usinas hidrelticas no Rio So Francisco, concentradas na regio prxima a seu extremo Nordeste.

especialmente sua metade sul - o que resulta tambm em ndices de vegetao mais estveis nesta regio. Esta a regio com os maiores ndices pluviomtricos do Estado, superiores a 1.200 mm anuais [Ref.3]. Nas chapadas do extremo oeste existe uma sazonalidade bem definida, com chuvas de primavera e vero e secas no restante do ano. Esta regio do Estado apresenta ndice pluviomtrico anual acima de 1.000 mm. Naturalmente, a distribuio das temperaturas mdias anuais apresenta correlao com o relevo, porm so dominadas por outros fatores regionais. As temperaturas mais elevadas da Bahia se encontram no vale do Rio So Francisco, regio de menor altitude e ao abrigo dos chapades centrais. As reas ao longo da faixa atlntica, nos chapades de oeste e na vertente sul da Chapada Diamantina, apresentam caractersticas dos climas mido e mido a Submido [3]. O clima Semi-rido encontrvel nas depresses do vale do Rio So Francisco. Nos extremos norte e nordeste do Estado, o clima tem caractersticas de rido.

1.4 Climatologia
A Figura 6 apresenta a sazonalidade dos ndices de precipitao, temperatura mdia e ndice de vegetao por diferenas normalizadas (IVND). Os dados de precipitao e temperaturas mdias so oriundos de sries climatolgicas de longo prazo (60 anos, Ref.2], enquanto os ndices de vegetao se referem ao perodo 1985-1988 [Ref.4]. Sobressai a distribuio pluviomtrica homognea ao longo do ano, para a faixa atlntica da Bahia -

2.
2.1 A Energia do Vento

Fundamentos

Uma turbina elica capta uma parte da energia cintica do vento, que passa atravs da rea varrida pelo rotor, e a transforma em energia eltrica. A potncia eltrica funo do cubo da velocidade de vento v:

P (em Watts) = .r.Ar.v .Cp.h r - densidade do ar em [kg/m3]


Ar = p.D2/4, onde D o dimetro do rotor Cp - coeficiente aerodinmico de Fig.7 potncia do rotor (valor mximo terico = 0,593, na prtica atinge 0,45 e varivel com vento, rotao, e parmetros de controle da turbina) h - eficincia do conjunto gerador/transmisses mecnicas e eltricas ( ~0,93-0,98). A absoro de energia cintica reduz a velocidade do vento imediatamente a jusante do disco do rotor; gradualmente essa velocidade se recupera, ao se misturar com as massas de ar predominantes do escoamento livre. Das foras de sustentao aerodinmica nas ps do rotor resulta uma esteira helicoidal de vrtices, a qual tambm gradualmente se dissipa. Aps alguma distncia a jusante da turbina, o escoamento praticamente recupera as condies de velocidade originais; e turbinas adicionais podem ser instaladas, minimizando as perdas de desempenho causadas pela interferncia da turbina anterior. Na prtica, essa distncia varia com a velocidade do vento, condio de operao da turbina, rugosidade de terreno e condio de estabilidade trmica vertical da atmosfera. De modo geral, uma distncia considerada segura para a instalao de novas turbinas da ordem de 10 vezes o dimetro D quando instalada a jusante, e 5 x D quando instalada ao lado, em relao ao vento predominante, conforme pode ser visto na Figura 7.

dimetros de rotores no mercado atual variam entre 40m e 80m, resultando em rotaes da ordem de 30rpm a 15rpm, respectivamente. As baixas rotaes atuais tornam as ps visveis e evitveis por pssaros em vo. Quanto aos nveis de rudo, turbinas elicas satisfazem os requisitos ambientais, mesmo quando instaladas a distncias da ordem de 300m de reas residenciais. Estes aspectos contribuem para que a tecnologia elio-eltrica apresente o mnimo impacto ambiental, entre as fontes de gerao aptas escala de GigaWatts. Um bom exemplo disso a densamente povoada e ambientalmente rigorosa Alemanha, onde j esto instaladas mais de 8.500 turbinas elicas, com taxas de expanso estveis na ordem de 1 GW/ano.
Potncia eltrica gerada [kW]
0

r = 1.225 kg/m3

10

15

20

25

30

Fig.8

Velocidade do vento na altura do rotor, m/s

2.2

Tecnologia

A velocidade angular do rotor inversamente proporcional ao dimetro D. Usualmente, a rotao otimizada no projeto, para minimizar a emisso de rudo aerodinmico pelas ps. Uma frmula prtica para avaliao da rotao nominal de operao de uma turbina elica : rpm = 1150/D medida em que a tecnologia propicia dimenses maiores para as turbinas, a rotao se reduz: os

Uma usina elio-eltrica (UEE) um conjunto de turbinas elicas dispostas adequadamente em uma mesma rea (Fig.7). Essa proximidade geogrfica tem a vantagem econmica da diluio de custos: arrendamento de rea, fundaes, aluguel de guindastes e custos de montagem, equipes de operao e manuteno, e estoques de reposio. Usinas elicas com turbinas de projeto consolidado e equipes de manuteno adequadamente capacitadas apresentam fatores de disponibilidade tpicos da ordem de 0.98. A Fig.8 mostra a forma tpica de curva de potncia de turbinas elicas. Usualmente, a gerao eltrica se

inicia com velocidades de vento da ordem de 2.5 - 3.0 m/s; abaixo desses valores o contedo energtico do vento no justifica aproveitamento. Velocidades superiores a aproximadamente 12.0m/s - 15.0 m/s ativam o sistema automtico de limitao de potncia da mquina, que pode ser por controle de ngulo de passo das ps ou por estol aerodinmico, dependendo do modelo de turbina. Em ventos muito fortes (v > 25 m/s, no exemplo) atua o sistema automtico de proteo. Ventos muito fortes tm ocorrncia rara e negligencivel em termos de aproveitamento, e a turbulncia associada indesejvel para a estrutura da mquina; neste caso a rotao das ps reduzida (passo ou estol) e o sistema eltrico desconectado da rede eltrica. Turbinas elicas de grande porte tem controle inteiramente automtico, atravs de atuadores rpidos, software e microprocessadores alimentados por sensores duplos em todos os parmetros relevantes. Usualmente se usa telemetria de dados para monitoramento de operao e auxlio a diagnsticos/manuteno (Sistema SCADA). A Figura 9 mostra aspectos de fabricao de ps de rotores de turbinas elicas (Wobben Windpower e, Tecsis, Sorocaba SP) - componente que apresenta requisitos tcnicos similares ao de indstria aeronutica: rigidez/peso, acabamento aerodinmico, qualidade e rastreabilidade. A Figura 10 ilustra pequenas centrais elicas em reas de chapadas com campos (UEE Palmas 2,5 MW, Wobben-COPEL).

anual do vento, calculados pela distribuio de Rayleigh. Porm, como o parmetro k pode assumir valores muito superiores a 2 no Estado da Bahia, o clculo utilizando a equao de Weibull acima ser mais representativo. Usinas elio-eltricas requerem reas com regimes adequados de vento: freqncia e intensidade. E os regimes de vento so bastante especficos de microregio, sensveis principalmente a parmetros meteorolgicos e a condies locais de relevo e rugosidade. Este Atlas apresenta os regimes de vento medidos/calculados com detalhamento da ordem de 1km x 1km, para todo o territrio da Bahia.

2.3 Potenciais Elicos


As curvas de potncia fornecidas por fabricantes de turbinas, medidas por rgos independentes de homologao, se referem a velocidades de vento quase instantneas (mdias de 10minutos) e densidade r = 1.225 kg/m3 (ISA, nvel do mar). Correes para a densidade do ar de cada local, com base em altitude e temperatura, so recomendveis. A energia gerada - anual ou mensal - calculada por multiplicao da potncia pelo tempo de durao de ocorrncia associado a intervalos de velocidades de vento. A durao de ocorrncia de uma velocidade v geralmente aproximada pela distribuio estatstica de Weibull: Fig. 9: Fabricao de ps de rotores elicos

kv p (v ) = C C

k -1

v k - C

p(v) - probabilidade - ou durao - de ocorrncia da velocidade v, dada por valor entre 0 e 1; C - parmetro de escala, em m/s k - parmetro de forma, adimensional. Uma distribuio estatstica alternativa a de Rayleigh, que equivale de Weibull quando k = 2. Catlogos de turbinas elicas usualmente apresentam curvas de produo de energia em funo da velocidade mdia Fig. 10: Usinas elio-eltricas

3.

Metodologia

Este Atlas apresenta os regimes de vento de interesse para a gerao eltrica, calculados para toda a extenso do territrio da Bahia a partir de medies realizadas pela COELBA e outras existentes, considerando os parmetros fundamentais de influncia: relevo, rugosidade, altura de camada-limite e estabilidade trmica da atmosfera. O resultado apresentado em mapas temticos, com as variveis apresentadas em 255 nveis de cor, na resoluo 1km x 1km.

Uma sntese da metodologia utilizada ilustrada na Figura 11. Uma descrio geral das etapas apresentada a seguir, incluindo a apresentao dos modelos utilizados.

Fig. 12: Torre anemomtrica COELBA

3.1 Medies Anemomtricas


MAPA DE POTENCIAL ELICO

Clculo WindMap Metodologia Camargo Schubert

Entre 1994 e 2001, a COELBA realizou medies anemomtricas especficas em 26 locais no Estado, utilizando torres de 20 e 30 metros de altura (Fig.12); apenas em casos especiais foram aproveitadas torres de telecomunicaes existentes. Equipadas com sistemas anemomtricos da marca NRG (EUA), a torre tpica tem anemmetros em dois nveis de altura, um sensor de direo do vento, e registrador digital modelo NRG9100 ou NRG-9200. Foram acumulados os registros das mdias em intervalos de 10 minutos dos seguintes parmetros: velocidade de vento, direo predominante; intensidade de turbulncia e gradiente de camada-limite.
MODELO DE

MODELO DE

RELEVO
0

315

270

0
225

10000 8000 6000 4000 2000 0

180

0 2 4 6 8 10 12 14

MEDIES

PROCESSAMENTO E ANLISE

Fig. 11. Sntese da metodologia

L
RUGOSIDADE
45 90

Os dados foram compilados e validados, por anlises de correlao e filtragem. A taxa de recuperao de dados foi especialmente baixa no caso das direes de vento, ocorrendo uma taxa atpica de falhas nos wind vanes. Um esforo foi realizado no sentido de obter-se representatividade climatolgica, atravs de estudos de correlao com outras medies de longo prazo realizadas na Bahia por outras instituies (SUDENE, INMET, SRH-BA, MAER-DPV). Em cada estao anemomtrica, os dados medidos so influenciados pelas condies locais de relevo e

2000 4000 FREQ, 30m


135

6.18 m/s @ 20m

30m

FILTRAGEM EFEITOS LOCAIS

rugosidade. Na composio do modelo atmosfrico referncia para o clculo de mapeamento - estas influncias foram analisadas e filtradas atravs de metodologia desenvolvida pela CAMARGO SCHUBERT, a partir do software WindMapt da Brower & Company. Este processo foi realizado em modelos com raio de 5km no entorno de cada estao, em modelos de relevo e rugosidade na resoluo de 100m. Destes modelamentos resultaram os sumrios (estatsticas de vento para cada direo), que compuseram o modelo atmosfrico. A diferenciao dos regimes distintos de vento ao longo da faixa litornea, sujeita a brisas marinhas e terrestres, foi considerada atravs do desenvolvimento de um Mapa de Correlao, tambm com resoluo de 1km x 1km, abrangendo uma faixa litornea que adentra at 14 km no continente.
O Modelo Atmosfrico foi elaborado com base nas medies anemomtricas COELBA, e composto de: (a) Mapa de Correlao; (b) posio geo-referenciada e sumrios estatsticos dos dados anemomtricos; (c) altura de camada limite e parmetro de estabilidade trmica vertical, obtidos no processo de validao e filtragem de influncias locais. A Figura 13 mostra a localizao de todas as estaes anemomtricas consideradas neste Atlas.

influncias locais de relevo e rugosidade em cada torre anemomtrica, para subsidiar a montagem do modelo atmosfrico do Estado. Tais modelos se encontram ilustrados nas pginas de sumrio de dados das respectivas estaes e foram desenvolvidos a partir das cartas IBGE/SUDENE, escala 1:100.000 e interpretao de imagens Landsat 5. Para efeito de visualizao e sntese, aos modelos representados nas Figuras 14 a 16 est superposto o relevo sombreado com iluminao a partir da direo Leste, predominante dos ventos no Estado da Bahia.

3.3 Metodologia de Clculo


A partir dos modelos digitais acima, os mapas de potencial elico do Estado da Bahia foram calculados TM pelo software WindMAP , (Brower & Co, USA). Desenvolvimento mais recente dos mtodos baseados em equaes da continuidade (tambm conhecidas como conservao de massa ou escoamento nodivergente), como o NOABL, o WindMAP calcula os campos de escoamento sobre o terreno, atravs de uma malha tridimensional de elementos finitos, com os valores das variveis associados aos centros das faces de cada clula. Os modelos em formato compatvel com Sistemas de Informao Geogrfica (SIG) e sumrios estatsticos das estaes de referncia compem as condies de contorno e dados de inicializao. A condio de continuidade obtida, de forma iterativa, pela soluo de sistema de equaes diferenciais parciais, at que o valor de divergncia esteja suficientemente prximo de zero (usualmente 10-5). No modo de otimizao, um algoritmo iterativo converge o valor de estabilidade trmica vertical de atmosfera, correspondente ao mnimo erro mdio quadrtico, para os valores das estaes anemomtricas de referncia. Alm da interface para SIG, o WindMAP permite o uso do Modelo de Correlao para separar reas com regimes distintos de vento; as equaes de camada-limite consideram influncias trmicas, e podem ser associados pesos relativos para as margens de erro de cada estao de referncia. Para os clculos relativos ao Estado da Bahia, foi utilizada a verso WindMAP verso 3 BigMemory, que permite malhas com maior nmero de elementos, clculo em batch e mais intensiva na demanda de recursos computacionais.

3.2 Modelos de Relevo e Rugosidade


O Modelo de Relevo do Estado da Bahia - Fig.14 - na resoluo de 1km x 1km, foi retirado da base desenvolvida pela US Geological Survey (USGS), na forma de malha digital de cotas, conhecida como Gtopo30; este modelo foi aferido e validado dentro de um raio de 5 km no entorno das estaes de medio COELBA, onde modelos digitais foram desenvolvidos na resoluo de 100m x 100m, a partir das curvas de nvel de cartas IBGE/SUDENE na escala 1:100.000.
O Modelo de Rugosidade do Estado da Bahia - Fig.16 foi elaborado na resoluo de 1km x 1km, a partir de interpretao do mosaico Landsat 5 na resoluo de 60m x 60m, para todo o Estado da Bahia (Fig.15). Este modelo foi aferido por comparaes com o Mapa de Vegetao do Brasil (IBGE/USGS), e com o modelo de Uso do Solo desenvolvido pela USGS, Universidade de Nebraska e o Joint Research Centre da Comisso Europia. Tambm foi validado atravs de amostragens em campo nas reas de instalao das torres anemomtricas da COELBA. Modelos de relevo e rugosidade tambm foram elaborados com a resoluo de 100m x 100m, abrangendo 5km em torno de cada estao anemomtrica COELBA. Alm de servirem para os estudos de validao por amostragem, dos modelos gerais de 1km de resoluo, estes modelos foram desenvolvidos com o objetivo principal de filtrar as

3.4 Validao e Anlise


Comparaes efetuadas [13, 14] entre resultados de mtodos de continuidade (e.g. WindMAP NOABL) com , modelos tradicionalmente utilizados em mapeamento de potencial elico, baseados nas equaes de Jackson-Hunt (e.g. WAsP), indicam que ambos os modelos apresentam resultados similares para relevo suave, e margens de erro maiores em terrenos complexos (montanhosos, usualmente com

Velocidade Mdia Anual a 50m

Tab. 1
Camamu Capo Redondo Conde Costa Dourada Ftima Monte Alto Morro do Chapu Placas II Rio de Contas Saupe Sobradinho Teofilndia Vitria da Conquista Cascavel Correntina

Medido (m/s) 5.47 6.57 6.86 6.83 5.69 6.06 6.02 5.74 * 6.71 6.54 6.35 5.79 6.51 5.18 * 5.79 * 5.70 * 6.44 * 5.02 5.18 5.39 6.18 6.22 7.21 * 8.49 *

Calculado (m/s) 6.14 6.01 6.59 6.80 5.80 6.33 6.23 6.10 6.50 6.53 6.04 5.71 6.35 5.65 5.88 6.02 6.54 5.48 5.34 5.74 6.11 6.40 7.57 8.42

Erro (%) 12.2 -8.5 -3.9 -0.4 1.9 4.5 3.5 6.3 -3.1 -0.2 -4.9 -1.4 -2.5 9.1 1.6 5.6 1.6 9.2 3.1 6.5 -1.1 2.9 5.0 -0.8

Fig. 17 declividade bastante superior a 1:3). Sendo um modelo que utiliza tcnicas de elementos finitos, o clculo pelo WindMap influenciado pela resoluo da malha utilizada. Este fato exemplificado pelos modelos em distintas resolues (1km e 100m) para a estao anemomtrica COELBA de Rio de Contas, Fig. 17. Note-se que a forma detalhada da montanha no aparece no modelo em resoluo de 1km x 1km. De forma similar, podem existir variaes significativas na rugosidade, ou mesmo a presena de obstculos, dentro de uma clula da malha do modelo, causando discrepncias nos resultados. Este problema de sub-escala foi contornado, no clculo do presente Atlas, com a disponibilidade dos modelos detalhados na resoluo 100m x 100m no entorno das estaes. Uma comparao entre a velocidade mdia anual medida (extrapolada para 50m a partir de medies em duas alturas e considerando o perfil logartmico de camada-limite atmosfrica) e aquela calculada pelo WindMap, apresentada para todas as estaes COELBA, na Tabela 1. O desvio padro das diferenas clculo-medio foi de 4.9%. Levando-se em conta as margens de incerteza nos anemmetros NRG no aferidos, e principalmente, as margens de incerteza introduzidas na extrapolao das velocidades a 20 ou 30m para a altura de 50m, pode-se atribuir ao clculo uma exatido dentro da margem de incerteza nas medies existentes. A apresentao dos sumrios de dados das estaes, insumo para anlises mais detalhadas, apresentado posteriormente neste Atlas.

Nova Itarana Irec Porto Seguro Placas I Ourolndia Una Serra Grande Curundundum Belmonte Rio de Contas II Caetit

*Mdia anual estimada por estudos de correlao. - Placas I e Ourolndia: insuficincia de dados medidos

COELBA Ativas COELBA Desativadas SUDENE (CHESF 1987) SRH - BA DPV - Aeroportos

Fig. 13: Estaes anemomtricas no Estado da Bahia

10

Fig. 14: Modelo de Relevo do Estado da Bahia

11

Fig. 15: Mosaico de imagens Landsat 5, Estado da Bahia

12

Fig. 16: Modelo de Rugosidade do Estado da Bahia

13

4.
4.1 Regimes de Vento na Bahia
Pode-se considerar que os regimes de vento resultam da sobreposio de mecanismos atmosfricos sinticos (globais) e de mesoescala (regionais). Quanto aos regimes sinticos, a Bahia se encontra na latitude de transio entre dois mecanismos importantes: (a) ao sul predomina a influncia do Anticiclone Subtropical do Atlntico, perturbado pela dinmica intermitente das ondas de massas polares; (b) ao norte, se intensifica a influncia dos alsios, mais constantes. Estes mecanismos convergem quanto direo, predominante entre Nordeste e Sudeste, conforme Figuras 18 e 20. Por ter grande extenso, o territrio da Bahia alterna diferentes mecanismos de mesoescala, especialmente brisas marinhas/terrestres e brisas montanha/vale. Estas brisas, com ciclos tipicamente diurnos, so perceptveis nas velocidades e direes de vento, cujos regimes diurnos e mensais so apresentados nas Figuras 19 e 20. A Figura 19 mostra que nos litorais norte (Conde) e sul (Costa Dourada), bem como nas reas de montanhas (Serra do Monte Alto), os ventos mximos ocorrem no perodo noturno. Essa tendncia se reverte nas reas planas do interior do Estado (Sobradinho e Placas).

O Potencial Elico da Bahia


Quanto sazonalidade, todo o Estado apresenta ventos mximos no segundo semestre (inverno e primavera). A Figura 20 mostra o predomnio de ventos de quadrante Leste (entre Sudeste e Nordeste), com variaes diurnas ocasionadas pelos fenmenos de mesoescala, no caso do litoral (Conde) e montanha (Rio de Contas). A Figura 21 mostra a variao diurna e mensal do expoente de camada-limite, o qual apresenta pronunciadas variaes diurnas, resultantes da influncia da estabilidade trmica da atmosfera,. Um aspecto curioso a predominncia de valores negativos de expoente de camada limite em Serra do Monte Alto, causada pelo relevo acentuado de pico montanhoso. As caractersticas de relevo e rugosidade no entorno da estao de Serra do Monte Alto, bem como os sumrios estatsticos, podem ser melhor analisados no Apndice. A Figura 22 ilustra as velocidades mdias mensais, e respectivos perodos de dados disponveis, para todas as estaes cujos dados anemomtricos foram considerados na realizao do presente Atlas. A localizao destas estaes apresentada na Fig.13.

Alsios

Anticiclone Subtropical Massas Polares

Fig. 18: Principais mecanismos sinticos de influncia nos regimes de vento na Bahia.

15

Fig. 19: Regimes diurnos e mensais de velocidade de vento

Entre os dados anemomtricos disponveis, as sries mais longas e completas abrangeram 7-9 anos de registros. Destas sries, oriundas das estaes SUDENE (refs. 4 e 7), foram realizados estudos e estimativas das variaes interanuais das velocidades mdias de vento na Bahia, tendo-se verificado variaes mximas da ordem de 12% em torno da mdia de longo prazo (7-9 anos).

No tem 4.2 so apresentados os Mapas do Potencial Elico da Bahia, md ias anuais e sazonai s, e influncias da altura em relao ao nvel do solo.

16

Fig. 20: Regimes diurnos e mensais de direo predominante de vento

Fig. 21: Regimes diurnos e mensais de expoente de camada-limite

17

Fig. 22: Velocidades mdias mensais e perodos de disponibilidade de dados em todas as estaes consideradas no Atlas

19

4.2 Mapas do Potencial Elico

21

Potencial Elico a 50m de Altura

23

Potencial Elico a 70m de Altura

25

Potencial Elico Sazonal

26

Potencial Elico x Altura

<

27

Direes Predominantes Rosa-dos-Ventos

29

Fator de Forma Weibull k


kv p (v ) = C C
k -1

v k - C

31

4.3

Potencial Elico Estimado

Uma estimativa do potencial de gerao elio-eltrica no territrio da Bahia possvel a partir da integrao dos mapas de velocidade mdia anual, calculados na resoluo de 1km x 1km. Este clculo leva em considerao as reas disponveis por faixas de velocidades de vento, taxas de ocupao de terreno por usinas elicas, e desempenho de usinas elicas tpicas. Foram adotadas premissas conservativas dentro das margens de incerteza, conforme especificadas abaixo: a) Em terreno plano e sem obstculos, pode-se instalar adequadamente pelo menos 10 MW/km2. Na prtica podem existir restries tcnicas que reduzam, na mdia, essa taxa de ocupao de terreno: topografia desfavorvel, reas habitadas, difcil acesso, reas alagveis ou outras restries de uso do solo. Assim, considerou-se como suficientemente conservativa a premissa de ocupao mdia de 2 MW/km2;

b) Apesar de j existir a tecnologia de usinas elicas offshore, foram descartadas reas cobertas por gua: lagos e represas, audes, rios e mar; c) Para faixas de velocidades mdias anuais tpicas de aproveitamento, superiores a 6 m/s, foram integradas as reas correspondentes nos respectivos mapas, com resoluo de 1km x 1km; d) Foram adotadas faixas de 0,5 m/s para as velocidades mdias anuais de vento, e o desempenho de turbinas elicas no estado da arte (600kW para 50m de altura, e 1800kW para 70m de altura) foi calculado para os limites inferiores de cada faixa; e) Como significativa parte do potencial elico se encontra nas reas elevadas das Chapadas, foi considerada uma densidade de ar correspondente a 1200m de altitude, 20C de temperatura anual; um fator de disponibilidade de 95% tambm foi considerado; Os resultados so apresentados na tabela 2:

ALTURA

VENTO [m/s] 6 - 6.5 6.5 - 7 7 - 7.5 7.5 - 8 8 - 8.5 >8.5 6 - 6.5 6.5 - 7 7 - 7.5 7.5 - 8 8 - 8.5 >8.5

INTEGRAO POR FAIXAS DE VELOCIDADES POTNCIA ENERGIA REA FATOR DE INSTALVEL ANUAL CAPACIDADE [km2] [GW] [TWH/ano]
77184 12893 2373 391 32 2 156481 27483 6067 1062 84 18

VENTO [m/s] >6 >6.5 > 7 m/s >7.5 >8 >8.5 >6 >6.5 > 7 m/s >7.5 >8 >8.5

INTEGRAO CUMULATIVA REA POTNCIA (CUMULATIVA) INSTALVEL [GW] [km2] 92875 15691 2798 425 34 2 191195 34714 7231 1164 102 18 185.75 31.38 5.60 0.85 0.07 0.00 382.39 69.43 14.46 2.33 0.20 0.04

ENERGIA ANUAL [TWH/ano]

50m

154.37 25.79 4.75 0.78 0.06 0.00 312.96 54.97 12.13 2.12 0.17 0.04

0.18 0.21 0.25 0.29 0.32 0.36 0.18 0.21 0.25 0.29 0.32 0.36

238.54 46.49 10.19 1.95 0.18 0.01 483.61 99.09 26.04 5.29 0.46 0.11

297.35 58.81 12.32 2.14 0.19 0.01 614.60 131.00 31.90 5.86 0.57 0.11

70m

Tabela 2: Estimativa do potencial de gerao elio-eltrica na Bahia.

4.4

Anlise

Tomando-se a velocidade mdia anual de 7 m/s como limiar tpico de atratividade para a gerao elioeltrica, nota-se na Tabela 2 que o potencial elico estimado para a Bahia apresenta significativa expanso (da ordem de 2,5 vezes) quando se considera alturas de 70m ao invs de 50m. Essa expanso se d principalmente pelo interior do Estado, e pode ser visualizada nos respectivos mapas temticos. Considerando-se que a tendncia da tecnologia aponta para turbinas com capacidade superior a 1 MW e alturas de torre iguais ou superiores a 70m, pode-se estimar o potencial elico da Bahia como sendo da

ordem de 14.5 GW e 31.9 TWh/ano. Como comparao, a capacidade hidreltrica instalada na Regio Nordeste hoje da ordem de 10 GW, com produo anual da ordem de 53 TWh/ano. A magnitude do potencial elio-eltrico estimado se deve grande rea territorial aproveitvel: 7.231 km2, com ocupao assumida de 2 MW/km2. Como comparao, a capacidade hidreltrica instalada na Regio Nordeste, hoje da ordem de 10 GW tem cerca , de 5.800 km2 de rea alagvel mxima, o que representa aproximadamente 1,75 MW/km2. No caso elico, a rea utilizada pode permanecer disponvel atividade agropecuria original. Em termos de energia gerada, usinas hidreltricas tm aproximadamente o

33

Fig. 23: Amostragens de caractersticas de relevo e rugosidade nas reas elevadas centrais do Estado da Bahia.

dobro do fator de capacidade de usinas elio-eltricas. Como visto nos mapas de potenc ial, parcel a significativa do melhor potencial elico da Bahia se encontra nas elevaes da rea central, formadas por serr as e chap adas . Uma amos trag em das caractersticas de relevo e rugosidade desta regio apresentada na Figura 23. Apesar de existirem muitas reas com relevo extremamente complexo (Fig. 23B), foram constatadas ocorrncias de extensas reas de

grande altitude com relevo e rugosidade bastante favorveis (Fig. 23A e 23C), com indicadores biolgicos de ativid ade elica consta nte: vegeta o com crescimento inclinado, pela ao contnua dos ventos ao longo dos anos. A foto 23C mostra a rea da estao anemomtrica COELBA em Caetit, na ocasio da instalao da torre.

34

5.
1 BASE DE INFORMAES MUNICIPAIS - BIM. IBGE, 2000.

Referncias

2 LEGATES, D.R. and WILLMOTT, C.J. 1992. Monthly Average Surface Air Temperature and Precipitation. Digital Raster Data on a 30 minute Cartesian Orthonormal Geodetic (lat/long) 360x720grid. In: Global Ecosystems Database Version 2.0. Boulder, CO: NOAA National Geophysical Data Center. Forty-eight independent and four derived singleattribute spatial layers. 47,846,439 bytes in 194 files. [first published in 1989] 3 ANLISE DOS TRIBUTOS CLIMTICOS DO ESTADO DA BAHIA. Salvador, SEI, 1998. ISBN 85-85976-16-0. 4. POTENCIAL ELICO DA BAHIA. SEPLANTEC/INMET, 1979. 5 da LUZ, A.D. e PORTO, L.C.F. - O Programa de Energia Elica da COELBA. Relatrio 01/DPSGER/97. 6 KINEMAN and HASTINGS - Monthly Generalized Global Vegetation Index from NESDIS NOAA-9 Weekly GVI Data (APR 1985 - DEC 1988) 7 ENERGIA ELICA: INVENTRIO / TECNOLOGIA. Vol. II e V. Fontes Energticas Brasileiras, CHESF, 1987. 8 FRANCHITO, S.H. e KOUSKY, V.E. - Um Modelo Numrico para Simulao das Circulaes Locais, Aplicado Regio Costeira do Nordeste do Brasil. INPE-2270-PRE/051. 9 ROCHA, N.A., SCHULTZ, D., BITTENCOURT, R., do AMARANTE, O.A.C. e SUGAI, M. - Estabilizao Sazonal da Oferta de Energia Atravs da Complementaridade Entre os Regimes Hidrolgico e Elico. XV SNPTEE - Seminrio Nacional de Produo e Transmisso de Energia Eltrica. Grupo de Planejamento de Sistemas Eltricos. Foz do Iguau, PR - 17-22 Out.1999.

10 PETERSEN, N., MORTENSEN, N.G., LANDBERG, L, HOEJSTRUP J. and FRANK, H.P - Wind Power Meteorology. Part I: , . Climate and Turbulence. Wind Energy, vol. 1. nr.1, pgs.2-22. Wiley InterScience, 1998. 11 PETERSEN, N., MORTENSEN, N.G., LANDBERG, L, HOEJSTRUP J. and FRANK, H.P - Wind Power Meteorology. Part II: , . Siting and Models. Wind Energy, vol. 1. nr.2, pgs.55-72, Wiley InterScience, 1998. 12 WEGLEY, H.L., et al - Improving the Performance of Mass-Consistent Numerical Models Using Optimization Techniques. Journal of Climate and Applied Meteorology, Vol.26, No.6, June 1987. 13 MARKUS, M., BAILEY, B. - Survey of Wind Flow Models. National Renewable Energy Laboratory, TAT -5-15208-01, October 1996. 14 BARNARD, J.C. - An Evaluation of Three Models Designed for Siting Wind Turbines in Areas of Complex Terrain. Solar Energy, Vol. 46. No.5 pp 283-294, 1991. 15 Atlas do Potencial Elico Brasileiro. DEWI Magazin, nr.19, August 2001. 16 BITTENCOURT, R., ALMEIDA G. e CARPENTIERI, E. - Potencial Elico no Litoral do Cear e Rio Grande do Norte para Gerao de Energia Eltrica. DEFA-EO-RT-002/96 rev.1, CHESF, Out. 1996. 17 BALANO ENERGTICO NACIONAL 2000 - Ano Base 1999. DNDE Secretaria de Energia, Ministrio de Minas e Energia. Braslia, 2000. 18 SIPOT2000 - Banco de dados hidrolgicos - ELETROBRAS, 2000. 19 Relatrio CHESF-SCEL-GTAS 02/99 de Maro/Abril de 1999. 20 Estudos Energticos para a Usina Elica de Palmas. COPEL - Relatrio CNPG 22/97. 21 do AMARANTE, O.A.C., SCHULTZ, D., BITTENCOURT, R. e ROCHA, N. - Wind/Hydro Complementary Seasonal Regimes in Brazil. DEWEK2000, Wilhelmshaven,2 000.

35

APNDICE I SUMRIOS ANEMOMTRICOS COELBA

37

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

Falha do sensor

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

APNDICE II FRMULAS TEIS

65

DENSIDADE DO AR
353,4 Altitude r@ 1 (273,15 + T ) 45271
5, 2624

r densidade do ar, em [kg/m3] T temperatura mdia do ar, em [C] Altitude altitude em relao ao nvel do mar, [metros]

CAMADA-LIMITE EXPONENCIAL
V2 Z 2 = V1 Z 1
a

V2 V1
a

Velocidades nas alturas Z 2 e Z 1 , respectivamente expoente de camada-limite

V ln 2 V a= 1 Z ln 2 Z 1

CAMADA-LIMITE LOGARTMICA
Z ln 2 z V2 = 0 V1 Z ln 1 z 0
V2 ln( Z1 ) -V1 ln( Z 2 ) V2 -V1

V2 V1

Velocidades nas alturas Z 2 e Z 1 , respectivamente rugosidade do terreno, em [metros]

z0

z0 = e

DISTRIBUIO ESTATSTICA DE WEIBULL


p (v ) kv p (v ) = C C
k -1

probabilidade de ocorrncia da velocidade v fator de forma fator de escala

k v - C

k C

DISTRIBUIO ESTATSTICA DE RAYLEIGH


probabilidade de ocorrncia da velocidade v velocidade mdia do vento, [m/s]

p v p (v ) = 2 2 Vm

k -1

p v - 4 Vm

p (v )

Vm

66

APNDICE III ASPECTOS ECONMICOS

67

Um clculo do custo de gerao CG (em US$/MWh) em usinas elio-eltricas considera a amortizao do investimento inicial, os custos de operao e manuteno, custos financeiros, e a produo de energia:

em cenrios propcios a investimentos, TI pode variar entre 7 - 12%/ano.

N - Nmero de anos para o retorno dos investimentos;


no caso limite coincide com a vida til das mquinas, geralmente considerada como 20 anos.

C ( PF + POM 100) CG = I 8,76 FC


onde:

CI [US$/kW] - custo total do investimento, at o


comissionamento da usina elica, abrangendo: infraestrutura (obras civis, rede eltrica interna, interligao ao sistema eltrico), preo das turbinas, transporte, montagem, comissionamento e engenharia de projeto. Atualmente, tal valor pode ser considerado da ordem de 700-1200 US$/kW, dependendo da escala de implantao e dos custos especficos de infraestrutura (tipo de terreno, distncia ao sistema eltrico).

POM [(% do investimento)/ano] - parcela de custo de operao e manuteno durante a vida til das turbinas; na prtica pode ser considerado um valor entre 0,8 e 2,0 % do investimento inicial gastos anualmente com operao e manuteno. FC - fator de capacidade total, incluindo o fator de
capacidade das mquinas devido performance e ao vento local, o fator de disponibilidade (0,95-0,98) e outros fatores de perdas; FC da ordem de 15 a 50%, dependendo principalmente das condies de vento locais. Os grficos abaixo apresentam a dependncia do custo de gerao em relao velocidade do vento (na altura do rotor), ao custo do investimento, perodo de amortizao e taxa de desconto requerida. Sobressai a importncia da identificao das reas com melhor potencial elico, para maximizao do aproveitamento econmico do empreendimento.

PF [%/ano] - parcela de custo financeiro, dada por

PF =

onde TI - taxa de desconto requerida, a qual pode ser considerada como igual taxa de juros do mercado;

TI 100 [1 - (1 + TI 100) - N ]

68

You might also like