You are on page 1of 9

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seco de So Paulo 133 EXAME DE ORDEM PROVA PRTICO PROFISSIONAL GABARITOS CIVIL PONTO

O 01 Recurso de apelao. Petio de interposio do recurso dirigida ao Juiz de Direito da 46 Vara Cvel, requerendo o seu recebimento, processamento e encaminhamento ao Tribunal de Justia de So Paulo. Nas razes recursais pleitear a anulao da sentena por cerceamento de defesa, caracterizado pela negativa ao autor do direito produo da prova pericial, que fora tempestivamente requerida com o objetivo de comprovar a veracidade da assinatura tida como falsa. Somente a prova grafotcnica poderia, com certeza, concluir pela falsidade ou no da assinatura. O pedido de provimento do recurso para o fim de anular a deciso e determinar a produo da prova grafotcnica deve ser expresso. Como a questo pede que o recurso seja interposto no ltimo dia do prazo, dever ser datado de 19 de abril. PONTO 02 Recurso de agravo de instrumento a ser interposto pelo Esplio de Joo da Silva, representado por seu inventariante, diretamente presidncia do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo. Na petio de interposio requerer o recebimento e o processamento do recurso, nos termos do artigo 527 do Cdigo de Processo Civil. Sustentar que caso de agravo de instrumento em razo da determinao para o pagamento imediato dos honorrios periciais. Atender ao requisito do artigo 524, inciso III, do Cdigo de Processo Civil, indicando os nomes e endereos dos advogados que atuam no processo. Indicar as peas obrigatrias do artigo 525, inciso I e, pelo menos, a petio inicial, os contratos de locao e a contestao como peas no obrigatrias, mas essenciais exata compreenso da matria pelo tribunal. Nas razes recursais o examinando deve abordar pelo menos dois temas: 1) a impossibilidade de se somar prazos contratuais separados por interregnos verbais (art. 51, II, da Lei n 8.245/91), mormente quando superam aquilo que a jurisprudncia mais liberal considera como o perodo estritamente necessrio s tratativas para a celebrao do novo contrato, em cujo conceito, com certeza, no se enquadra o perodo de seis meses de interregno verbal; e 2) a diviso dos honorrios periciais, pois o custo da prova deve ser inicialmente suportado pelo autor da ao renovatria. Deve formular pedido expresso de provimento do recurso e de reforma da deciso recorrida, para o fim de acolher a preliminar a julgar extinto o processo sem resoluo do mrito; ou, em sendo mantida a rejeio da preliminar, o provimento deve ater-se ao recolhimento integral do custo da percia pelo autor da ao.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seco de So Paulo 133 EXAME DE ORDEM PROVA PRTICO PROFISSIONAL GABARITOS PONTO 03 Muito embora a regra do artigo 920 do Cdigo de Processo Civil consagre a fungibilidade entre as medidas possessrias, a questo proposta pede a interposio da mais adequada situao relatada. E a mais adequada a manuteno de posse, diante da ocorrncia da primeira turbao e da promessa de nova invaso. Dever ser proposta por Antonio, representado por sua curadora, conforme termo de curatela, perante o foro da situao do imvel Ilhabela (art. 95 do Cdigo de Processo Civil). No plo passivo deve figurar apenas Pedro. O fundamento legal est no artigo 1.210 do Cdigo Civil e a forma procedimental est nos artigos 926 e seguintes do Cdigo de Processo Civil. Dever haver pedido de liminar de manuteno da posse, com fundamento nos artigos 924 e 928 do Cdigo de Processo Civil, para o fim de determinar desde logo ao ru que se abstenha de invadir o imvel do autor, sob pena de multa pecuniria a ser fixada pelo juiz. Caso o juiz opte por determinar a justificao da posse em audincia (art. 928, parte final), devero ser indicadas as duas testemunhas presenciais, para serem ouvidas nessa audincia. Requerer a citao do ru por Carta Precatria a ser expedida para a Comarca de Campinas. Formular pedido de procedncia da ao, com a manuteno definitiva do autor na posse do imvel e a condenao do ru no pagamento de indenizao pelos danos causados na primeira invaso, danos esses que devem ser quantificados, ou ao menos discriminados qualitativamente, para dar certeza ao pedido. Requerer a condenao no pagamento das verbas sucumbenciais. Requerer provas, inclusive a testemunhal, com a meno s duas testemunhas presenciais. O valor da causa o do contrato de cesso de posse: R$ 500.000,00.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seco de So Paulo 133 EXAME DE ORDEM PROVA PRTICO PROFISSIONAL GABARITOS

CIVIL QUESTES PRTICAS QUESTO 1. Cabe ao de despejo por denncia motivada, nos termos do artigo 47, incisos I a IV, da Lei n 8.245/91, se o cliente realmente necessitar do imvel para alguma das situaes l previstas. Caso no necessite do imvel e no tenha nenhum dos motivos elencados no citado artigo 47, a denncia vazia somente poder ser exercida depois de 60 meses, contados do incio da locao. QUESTO 2. Com o surgimento de um herdeiro necessrio, o testamento se rompe (art. 1.973 do Cdigo Civil) e todos os bens sero herdados por Francisco. Rompido o testamento, Antonio nada receber e tambm no testamenteiro nem inventariante. QUESTO 3. No h como anular o contrato (porque no h nenhum vcio de consentimento e porque o procurador tinha poderes para contratar a locao e fixar o valor do aluguel) ou despejar o inquilino (que contratou com quem tinha poderes para faz-lo e no h notcia de descumprimento do contrato). As instrues escritas no constaram da procurao, razo pela qual a nica medida a ser tomada de natureza indenizatria contra a Administradora, desde que o mandante demonstre ter sofrido prejuzo em razo do no cumprimento das suas determinaes. QUESTO 4. Nos termos do artigo 1.228, 4, do Cdigo Civil, a ao de usucapio pode ser imediatamente proposta por todos os ocupantes (cada um dos dez ncleos familiares). No se trata da usucapio especial do artigo 183 da Constituio Federal, porque as reas ocupadas individualmente pelos ncleos familiares superam os 250,00 m l previstos. A indenizao ser devida se o juiz a arbitrar na prpria sentena que julgar a ao de usucapio, nos termos do 5, do citado art. 1.228. QUESTO 5. Cabe ao indenizatria contra o dono do animal (se vier a ser identificado) por culpa in vigilando e tambm, imediatamente e independentemente da identificao do proprietrio do animal, contra a concessionria que explora a rodovia privatizada, que tambm tem o dever de vigilncia e de garantir ao usurio uma viagem segura, at porque cobra por isso (pedgio). O dano deve ser integralmente reparado, ou seja, alm do conserto do veculo, da sua desvalorizao, ou at da sua substituio por outro carro (dependendo da extenso do dano a ele causado), tambm o dano moral deve ser indenizado, desde que demonstrada a sua existncia pela vtima.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seco de So Paulo 133 EXAME DE ORDEM PROVA PRTICO PROFISSIONAL GABARITOS

TRABALHO PONTO 1 A medida processual ser a petio inicial, pleiteando a soma do tempo de servio com os conseqentes legais da derivados, pois no h que se falar em suspenso do contrato de trabalho na hiptese em discusso, tendo em vista o disposto no art. 499 caput, da CLT, bem como a Smula 269 do TST. A petio inicial dever observar os requisitos legais. PONTO 2 A medida processual ser o Recurso Ordinrio em que o reclamante postular a reforma do julgado com pedido de procedncia da ao, para tanto argindo o texto expresso do art. 7, VI, da Constituio Federal que assegura a irredutibilidade salarial, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo, situao tambm regrada pela Lei 4.923/65, sendo pois, abusiva e ilegal a reduo unilateral dos salrios, conforme sugerido na questo. PONTO 3 A medida processual ser o Recurso Ordinrio, em que o Recorrente pleitear a reforma da sentena de primeiro grau, pleiteando a anulao do julgado, baixando os autos para fim de que o Juzo a quo, promova regular instruo quanto s matrias suscitadas, a saber: horas extras e adicional de periculosidade, quanto a este, inclusive a percia tcnica. O fundamento para a postulao a de que a quitao, in casu restrita s verbas descriminadas no Termo de Resciso (Art. 477, pargrafo 2 da CLT), bem como Smula 330 do TST.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seco de So Paulo 133 EXAME DE ORDEM PROVA PRTICO PROFISSIONAL GABARITOS

TRABALHO - QUESTES PRTICAS QUESTO 1. No. Referido Enunciado foi, de h muito, revisto e cancelado, prevalecendo hoje pacfica jurisprudncia que entende compatvel o Recurso Adesivo em matria trabalhista, em especial a Smula 283, do TST. QUESTO 2. Sim. Tendo em vista que o artigo 821 da CLT autoriza a oitiva de at 6 testemunhas para cada parte. QUESTO 3. A posio da empresa incorreta. A jurisprudncia pacfica ao condenar a chamada terceirizao na atividade-fim da empresa, admitindo-a sob condies na atividade-meio, tudo consoante Smula 331, do TST. QUESTO 4. Sim. O pedido da trabalhadora encontra amparo legal. Ocorre que o art. 7, caput, da Constituio Federal, assegura direitos mnimos aos trabalhadores, nada impedindo que outros eventuais direitos sejam assegurados por lei. Na espcie, o art. 392-A, pargrafo 2, da CLT expresso no sentido de que a me adotante, tendo em vista a idade da criana, ter direito de licena-maternidade de 60 dias, conforme pretendido. QUESTO 5. No. A pretenso improcedente, tendo em vista que o art. 439 da CLT dispe expressamente que lcito ao menor firmar recibo de pagamento do prprio salrio.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seco de So Paulo 133 EXAME DE ORDEM PROVA PRTICO PROFISSIONAL GABARITOS

PENAL PONTO 1 Pea: alegaes finais (art. 500, CPP). Dirigida ao juiz do processo. Alegaes possveis: a) nulidade do interrogatrio em virtude da ausncia do defensor; b) requerimento para instaurao de exame de dependncia toxicolgica; c) absolvio no basta a confisso, no foi reconhecido pela vtima, testemunhas no imputam a ele o fato.

PONTO 2 Habeas corpus. Tribunal de Justia. Pedidos possveis: a) trancamento da ao penal por falta de justa causa e por ilegitimidade ativa do Ministrio Pblico; b) relaxamento da priso em flagrante porque no havia situao de flagrncia; c) liberdade provisria porque no esto presentes os requisitos da priso preventiva. PONTO 3

Recurso em sentido estrito contra a deciso de pronncia. Dirigido ao juiz e ao tribunal. Pedidos: absolvio sumria porque agiu em legtima defesa de sua propriedade, com remessa dos autos ao juiz competente para o exame do crime conexo; afastamento das qualificadoras: no agiu por motivo torpe, pois no sabia quem eram as pessoas que invadiram a sua casa; no houve surpresa, pois possvel que o dono de uma residncia reaja ao ingresso de

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seco de So Paulo 133 EXAME DE ORDEM PROVA PRTICO PROFISSIONAL GABARITOS pessoa estranha em sua casa. No se pode invocar mais, segundo doutrina atual, o princpio do in dubio pro societate na pronncia. PENAL - QUESTES PRTICAS

QUESTO 1. o princpio da proporcionalidade. Admite-se, amplamente, a sua aplicao em favor do acusado, discutindo-se sobre a sua utilizao para admitir prova em favor da acusao. Apontam-se, ainda, alguns requisitos para sua aplicao: necessidade, adequao e proporcionalidade em sentido estrito. QUESTO 2. A matria no pacfica, mas a posio predominante de que no possvel, restringindo-se a continuidade aos crimes do mesmo tipo. Recentemente, porm, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal entendeu ser cabvel a hiptese de crime continuado: Entendeu-se que a circunstncia de esses delitos no possurem tipificao idntica no seria suficiente a afastar a continuidade delitiva, uma vez que ambos so crimes contra a liberdade sexual e, no caso, foram praticados no mesmo contexto ftico e contra a mesma vtima (HC n 89827/SP, 27.02.2007). QUESTO 3. Tipo misto alternativo o composto por vrias aes, sendo que, configurada qualquer uma delas, o crime se realiza. Exemplos desse tipo so o do crime de trfico de drogas e o de instigao ao suicdio (art. 122, CP). QUESTO 4. O caso de uso de ofendculo. A doutrina entende que a pessoa age em exerccio regular de direito ou em legtima defesa predisposta ou preordenada. Normalmente, entende-se que no h excesso na colocao de pontas de lana. QUESTO 5. O recurso interposto o adequado, conforme artigo 197, da Lei das Execues Penais. Deve ele, segundo orientao do Supremo Tribunal Federal, seguir o rito do recurso em sentido estrito. Assim, o prazo de cinco dias. Portanto, foi intempestivo. 7

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seco de So Paulo 133 EXAME DE ORDEM PROVA PRTICO PROFISSIONAL GABARITOS

TRIBUTRIO PONTO 1 Mandado de segurana preventivo com pedido de liminar ou ao declaratria (ordinria) com pedido de tutela antecipada. Mrito: as taxas de servio, no sistema tributrio nacional, somente podem ser institudas por servios pblicos, especficos e divisveis. No caso, o servio de segurana pblica considerado servio universal e indivisvel, portanto, inconstitucional a mencionada taxa (art. 145, da CF e 77 e seguintes do CTN). PONTO 2 Mandado de segurana preventivo com pedido de liminar. Mrito: nas transferncias de mercadorias entre estabelecimentos da mesma empresa dentro do mesmo Estado no h que se falar em incidncia do ICMS, tendo em vista que no ocorre o fato gerador do tributo. Em outras palavras, tais operaes no revelam uma circulao de mercadoria, com mudana de titularidade, para fins de incidncia do ICMS. PONTO 3 Mandado de segurana preventivo com pedido de liminar ou ao declaratria (ordinria) com pedido de tutela antecipada. Mrito: os valores recebidos a ttulo de juros sobre o capital prprio (JCP) devem ser equiparados aos dividendos, para fins de tributao pelo PIS e COFINS, pois no h diferenas conceituais entre eles. Tanto os dividendos quanto os JCP so remuneraes do capital aplicado (aes ou participaes societrias), e, portanto, devem apresentar a mesma carga tributria.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seco de So Paulo 133 EXAME DE ORDEM PROVA PRTICO PROFISSIONAL GABARITOS

TRIBUTRIO QUESTES PRTICAS QUESTO 1 Para o donatrio incide ITCMD, sobre o valor da doao, alquota de 4%. O IR isento. QUESTO 2 Tais valores devem compor o clculo do recolhimento mensal obrigatrio (RMO), ou, tambm, vulgarmente denominado carn-leo, e tributados na Tabela Progressiva Mensal (de isento at 27,5%) sobre o valor da renda lquida, permitidas as dedues mensais (dependentes, penso alimentcia, previdncia oficial, livro-caixa). Como o cliente no pagou o referido IR no ms do recebimento, deve ele calcular os encargos incidentes, quais sejam, multa moratria (20%) e juros SELIC e recolher o IR at o ltimo dia do ms em curso. Ademais, tais valores devero compor o clculo da Complementao Anual Obrigatria (CAO) a ser apurada no ms de abril do ano subseqente. QUESTO 3 A exigncia de depsito prvio, como medida de conhecimento de recurso na esfera administrativa, inconstitucional por desrespeito ao artigo 5 da Constituio Federal. O processo administrativo deve ser equiparado ao processo judicial, com direito ao segundo grau de jurisdio e a reviso dos atos praticados por tribunal administrativo superior. Qualquer prtica tendente a eliminar tais direitos acarreta a ilegalidade/inconstitucionalidade da medida. QUESTO 4 Uma das caractersticas da competncia tributria a incaducabilidade, ou seja, o no exerccio da competncia por parte da Unio, no caso do IGF, no retira o direito de esta institu-lo a qualquer momento. No h decadncia do referido direito. Portanto, o argumento pretendido pelo cliente no adequado. QUESTO 5 A cobrana do IPTU no caso inconstitucional, pois os referidos imveis esto no patrimnio da entidade religiosa, portanto aplicvel a imunidade prevista no artigo 150 da Constituio Federal. Ademais disso, ainda que utilizados para locao de terceiros, o produto financeiro do referido contrato, ser utilizado nos fins constantes do objeto social da referida entidade religiosa. O STF acolhe a tese da imunidade do IPTU nesses casos.

You might also like