You are on page 1of 2

Instituto A Vez do Mestre MBA Executivo em Gesto de Pessoas Disciplina: Gesto de Pessoas por Competncias Tutora: Arquilia Itair

Peixoto Gonalves Aluna: Anglica Lorrane Gomes Cornelio Braslia, 17 de maro de 2011

POR QUE IMPLANTAR GESTO POR COMPETNCIAS? O desafio de qualquer empresa manter-se competitiva no mercado e obter bons resultados mesmo com as grandes mudanas da sociedade em todos os sentidos, sejam estes econmicos, polticos ou comportamentais. Com as inovaes tecnolgicas, a padronizao dos servios e ampla oferta no mercado, para alcanar os objetivos traados, as organizaes devem se diferenciar umas das outras nos detalhes e, sobretudo, na satisfao do cliente: cada vez mais conhecedor e exigente. H trinta ou quarenta anos atrs, ter formao em nvel superior era algo inestimvel. Hoje, ser graduado comum e aparecem, cada vez mais, novos critrios para se distinguir bons profissionais. Assim, h tempos, o estudo era visto como uma ponte atravs da qual se chegava ao bom emprego. Tendo atravessado a ponte e alcanado o objetivo, no era exigido dos empregados uma constante atualizao e busca por conhecimento. Essa realidade transformou-se, vivemos a Era da Informao, de modo que as empresas tambm devem se adequar a esta nova realidade para sobreviverem aos novos mercados. Neste contexto, surge a Gesto por Competncias que tem por objetivo recompensar o colaborador por sua efetiva participao nos resultados da empresa atravs de seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Esse tipo de gesto coloca o funcionrio como foco e no o cargo. E, ainda, faz com que a remunerao possa variar entre os empregados em funo das competncias que estes apresentaram no desenvolvimento de suas atividades. H vrias definies para competncia. De um modo geral, a competncia est ligada a mobilizao para agir, a qualidade dos processos sobre a responsabilidade do funcionrio, ao valor econmico que a habilidade do colaborador agregou a empresa e, por consequncia, ao desempenho verificado na apurao dos resultados. Uma gesto apoiada nas competncias impele o colaborador a se qualificar, a se diferenciar dos demais por meio da obteno de novos conhecimentos percebidos pela empresa como necessrios para manter-se produtiva e participativa no mercado.

Este modelo vantajoso para a organizao: funciona como fator motivador e estimula o envolvimento dos funcionrios com as metas da empresa. vantajoso para os funcionrios: a ascenso profissional passa a ter maior dependncia do prprio empenho do colaborador, alm da remunerao diferenciada por desempenho. Para a implantao da Gesto por Competncias, necessrio ressaltar que existem competncias essenciais da organizao, ou core competences. Estas ajudam a empresa a se manter competitiva e diferenciada. Neste sentido, surge o conceito de gaps que so as lacunas entre as competncias necessrias para o progresso da empresa e as j existentes na organizao. A fim de que a implantao do modelo de Gesto por Competncias seja satisfatria e promova resultados necessrio seguir as seguintes etapas: 1) 2) 3) Formular a estratgia organizacional que envolve definir a misso, a prospeco para o futuro e as metas a serem atingidas pela empresa; Estabelecer os indicadores de desempenho organizacional e identificar as core competences; Mapear as competncias a fim de identificar os gaps e criar estratgias a fim de minimiz-los. Para o mapeamento, podem ser usados diversos recursos: pesquisa documental, observao participante, observao no participante, entrevistas, questionrios e grupos focais; 4) 5) 6) Promover aes de desenvolvimento de competncias no mbito interno; Promover aes de captao e seleo no mbito externo; Formular planos operacionais e de gesto e monitor-los. Alm de definir como sero os indicadores de desempenho de equipes e indivduos; 7) Acompanhar e avaliar resultados, comparando-os com os esperados, buscando melhorias e adequaes necessrias. Se a empresa conseguir minimizar as lacunas identificadas entre as competncias, poder-se- concluir que a Gesto de Pessoas estar cumprindo seu papel, j que a capacidade de ao do funcionrio estar prxima da esperada pela organizao.

You might also like