You are on page 1of 24

LG-A230 Manual do Usurio

Este manual ir ajud-lo a conhecer o seu novo telefone. Ele lhe fornecer explicaes teis sobre os recursos do telefone. Alguns contedos deste manual podem diferir do seu telefone dependendo da verso do software utilizado ou do provedor de servios. Como dispensar seu aparelho antigo 1. Quando o smbolo de reciclagem estiver impresso em um produto ou em sua embalagem, significa que o produto deve ser descartado de forma adequada. 2. Todos os aparelhos eletroeletrnicos devem ser dispensados separadamente do lixo comum em locais destinados e designados pelo governo e/ou autoridades locais. 3. A maneira correta para dispensar seu aparelho antigo ir evitar graves consequncias ao meio ambiente e para a sade humana. 4. Para maiores detalhes, por favor entre em contato com as autoridades locais ou a loja onde voc adquiriu o produto. P/N: MFL67213405

PARTES DO APARELHO
Alto-falante

Tela principal
Tecla SEND/Enviar - Disca um nmero de telefone e atende as chamadas recebidas. - Em modo de espera: Exibe o Registro de chamadas. Teclado alfanumrico Pressione e segure as teclas de funo especial para ativar uma caracterstica nica, enquanto estiver em modo de espera. - Insira o smbolo + para realizar uma chamada internacional.

Tecla de funo direita/ Tecla de funo esquerda As teclas de funo permitem acesso a menus e opes de acordo com as indicaes acima da tecla. Tecla Menu/OK Seleciona opes do menu e confirma aes. Teclas de navegao Em modo de espera, acessa menus pr-definidos. Em modo menu, navega entre as opes do menu.
Tecla END/Finalizar - Pressione e segure para ligar/desligar o telefone. - Pressione para finalizar ou rejeitar uma chamada.

- Conecte o centro de correio de voz. - Discagem rpida. - Modo SOS. - Pressione e segure para bloquear o telefone. - Pressione e segure para ativar modo Silencioso.

NOTA: Dependendo da sua operadora de servios, os menus pr-definidos podem ser diferentes. DICA! Aplicativos Widget: A partir da tela em modo de espera, pressione a tecla de navegao para cima, para acessar aplicativos widget como Clima, Facebook, Twitter, Buscas Google, etc.. Para percorrer os diferentes aplicativos widget, pressione as teclas de navegao direita e esquerda. 2

Conector para fone de ouvido Entrada para Carregador/Cabo USB

Entrada do carto microSD

INSTALANDO O CARTO SIM E CARREGANDO A BATERIA


Ao se inscrever a uma rede de telefonia celular, voc recebe um carto SIM de sua operadora carregado com os detalhes da sua assinatura, tais como: o seu PIN, quaisquer servios opcionais disponveis e muitos outros. Importante! O carto SIM pode ser facilmente danificado por riscos. Voc deve ter cuidado ao manusear, instalar ou remover o carto SIM. Mantenha todos os cartes SIM fora do alcance das crianas.

Instrues 1 Abra a tampa traseira. 2 Remova a bateria. 3 Insira o carto SIM. 4 Insira a bateria. 5 Feche a tampa traseira. 6 Carregue a bateria. > Se o telefone no ligar, ou se a tela congelar ou no responder, siga as instrues para instalar a bateria novamente.

ATENO: No remova a bateria quando o telefone estiver ligado, pois isso poder danificar o telefone.

Realizar uma chamada 1 Insira o nmero de telefone utilizando o teclado. Para apagar um dgito, pressione Apagar. 2 Pressione para iniciar a chamada. 3 Para finalizar a chamada, pressione . DICA! Para inserir o caractere + para realizar chamadas internacionais, pressione e segure 0. 4

CHAMADAS

Realizar uma chamada a partir de Contatos 1 Pressione Menu e, em seguida, selecione Contatos > Nomes. 2 Utilizando o teclado, insira a primeira letra do nome do contato que voc deseja chamar. 3 Selecione Op. e escolha Chamar via (SIM1/SIM2) ou pressione para iniciar a chamada. Atender e rejeitar uma chamada Quando seu telefone tocar, pressione para atender a chamada. Voc pode controlar o volume pressionando as teclas de navegao para cima e para baixo. Pressione , para rejeitar uma chamada recebida. DICA! Voc pode alterar as configuraes do telefone para atender as suas chamadas utilizando o Modo de resposta a partir de Configuraes comuns. Para acesssar esta opo, pressione Menu > Configuraes > Chamar > Configuraes comuns. Discagem rpida Voc pode atribuir um nmero de discagem rpida a um contato que voc faz ligaes frequentemente. Visualizando seu histrico de chamadas Voc s poder verificar o registro de chamadas perdidas, recebidas e realizadas se a rede suportar identificao de chamadas, dentro da rea de servio. Alterando as configuraes de chamada Voc pode definir funes especficas para uma chamada. Pressione Menu, selecione Configuraes e escolha Chamar. 4 SIM1 / SIM2 Desvio de chamadas - Escolha se deseja desviar as chamadas. Restrio de chamada - Selecione as chamadas que deseja restringir. Nmeros de discagem fixa - Escolha uma lista de nmeros que podem ser chamados a partir do telefone. Voc vai precisar do cdigo PIN2 da sua operadora. Gravar antes - Voc pode gravar a voz durante uma chamada. Escolha entre 5

Desligado, 3 seg., 10 seg. ou 60 seg.. Chamada em espera - Quando ativado, a rede ir notific-lo de uma nova chamada recebida quando houver uma chamada em andamento. Esta funo depende da sua operadora de rede. Enviar meu nmero - Permite escolher se o seu nmero ser exibido quando voc ligar para algum. Est funo depende da sua operadora de rede. Rediscagem automtica - Escolha Ligado ou Desligado. Contador de ligao livre - Escolha se deseja ou no mostrar o contador de ligao livre. Alerta de minuto - Selecione uma das opes para que o aparelho emita um bip durante a chamada. Salvar novo nmero - Selecione Sim ou No. Durao de chamada - Possibilita verificar a durao de suas chamadas Custo de chamadas - Permite que seja calculado o custo estimado de suas chamadas. NOTA: Os valores calculados no devem ser usados como referncia para controle de gastos, para maiores informaes sobre tarifas consulte sua operadora. 4 Configuraes comuns Modo de resposta - Permite escolher o modo de atendimento entre Pressione tecla Enviar ou Pressione qualquer tecla. Modo de resposta Bluetooth - Selecione Viva-voz ou Telefone. Lista de rejeio - Defina a lista de chamadas rejeitadas. Autochamada - Voc pode definir uma chamada falsa, que vir aps um tempo especfico, com o nome e o nmero definido. NOTA: Chamada falsa pode ser ativada ou desativada, a partir da tela em modo de espera, utilizando o cdigo # * #.

MENSAGENS

Seu LG-A230 inclui funes de Mensagem de texto e Mensagem Multimdia, e pode tambm receber mensagens do servio de rede. Enviar mensagem 1 Pressione Menu e selecione Mensagens > Criar mensagem. 6

2 Insira um nmero de destinatrio. 3 Digite sua mensagem. Para enviar uma mensagem de texto, pule para o passo 5. Para anexar arquivos multimdia, continue com a etapa 4. 4 Adicione o item multimdia (como Imagens, Vdeos e assim por diante), com as teclas de navegao (se necessrio). 5 Pressione a tecla OK para enviar a mensagem. NOTA: Para selecionar o SIM, pressione Opes > Enviar via > SIM1 ou SIM2. Inserindo texto Voc pode inserir caracteres alfanumricos utilizando o teclado do telefone. Os seguintes modos de entrada de texto esto disponveis no telefone: Modo ABC e Modo 123. NOTA: Alguns campos podem permitir apenas um modo de texto (por exemplo, campo nmero do telefone ao salvar um contato). Modo ABC O modo ABC permite inserir letras pressionando a tecla marcada no teclado. Modo 123 Digite os nmeros utilizando uma tecla por nmero. Voc tambm pode adicionar nmeros enquanto est no modo de texto, pressionando e segurando a tecla desejada. Para alterar o modo de texto quando estiver digitando uma mensagem, pressione #. Pastas Mensagens Pressione Menu e selecione Mensagens. A estrutura da pasta utilizada no seu LG-A230 bastante auto-explicativa. Caixa de entrada - Todas as mensagens recebidas so armazenadas na Caixa de entrada. Rascunhos - Se voc no terminar de escrever uma mensagem, possvel salvar o que voc escreveu at o momento nesta pasta. 7

Caixa de sada - Esta uma pasta de armazenamento temporrio usada enquanto as mensagens esto sendo enviadas. Ela tambm armazena quaisquer mensagens que no conseguiu enviar. Enviadas - Exibe todas as mensagens enviadas do seu telefone. DICA! Voc pode enviar SMS para vrios contatos ao mesmo tempo. O usurio pode marcar/desmarcar todos os contatos para o envio da mensagem. Apenas 20 contatos podem ser marcados e se o usurio selecionar Marcar tudo, apenas os 20 primeiros contatos sero marcados. Mensagem instantnea Esta funo fornece o aplicativo de chat MSN. Voc pode conectar com a sua conta do MSN.

CONTATOS

Pesquisar um contato 1 Selecione Nomes a partir da tela em modo de espera. 2 Utilizando o teclado, insira a primeira letra do nome do contato que voc deseja chamar. 3 Para percorrer os contatos, utilize as teclas de navegao. Adicionando um novo contato 1 Pressione Menu, selecione Contatos e escolha Nomes. Em seguida, pressione Op. > Novo contato. 2 Insira as informaes desejadas nos campos fornecidos e selecione Op. > Conc.. Adicionando um contato a um Grupo Voc pode salvar seus contatos em grupos, por exemplo, para manter seus colegas de trabalho e famlia separados.

E-MAIL

Configurando seu e-mail Voc pode ficar em contato mesmo em movimento usando o e-mail do seu LGA230. rpido e simples de configurar uma conta de e-mail POP3 ou IMAP4.

1 Pressione Menu, selecione E-mail. 2 Defina a conta de e-mail. Enviar e-mail utilizando sua nova conta Para enviar/receber um e-mail, voc deve configurar uma conta de e-mail. 1 Pressione Menu e selecione E-mail > Caixa de e-mail. 2 Presssione Op. > Escrever e-mail e um novo e-mail ser aberto. 3 Insira um endereo de e-mail. 4 Insira um assunto. 5 Digite sua mensagem. > Voc pode anexar uma imagem, vdeo, etc se voc desejar na mensagem. 6 Pressione a tecla OK para enviar seu e-mail.

MULTIMDIA

Msica O LG-A230 tem um reprodutor de msica integrado para que voc possa ouvir suas msicas favoritas. Reproduzindo uma msica 1 Pressione Menu, selecione Multimdia e escolha Msica. 2 Escolha Todas as msicas e, em seguida, selecione a msica que voc deseja reproduzir. 3 Selecione para pausar a msica. 4 Selecione para avanar para a prxima msica. 5 Selecione para voltar ao incio da msica, ou pressione duas vezes, para voltar a msica anterior. Criando uma lista de reproduo Voc pode criar suas prprias listas de reproduo selecionando algumas msicas a partir da pasta Todas as msicas. 1 Pressione Menu e selecione Multimdia. 2 Escolha Msica e selecione Listas de reproduo. 9

3 Pressione Adicionar para adicionar lista de reproduo e, ento, insira um nome para a lista e pressione OK . 4 A pasta Todas as msicas ser exibida. Selecione todas as msicas que deseja incluir na sua lista, selecionando e marcando usando a tecla OK . 5 Selecione Conc. para armazenar a lista de reproduo. Cmera Tirando uma foto rpida 1 Pressione Menu e selecione Multimdia > Cmera, para ligar a cmera. 2 Segure o telefone, com a cmera direcionada para o local ou objeto que deseja fotografar. 3 Uma imagem aparecer no visor do telefone. 4 Pressione a tecla OK para tirar a foto. Cmera de vdeo Gravando um vdeo rpido 1 Pressione Menu e selecione Multimdia > Vdeo, para ligar a cmera de vdeo. 2 Segure o telefone com a cmera direcionada para onde deseja gravar o vdeo. 3 Pressione para iniciar a gravao. 4 REC piscar em vermelho no visor e um temporizador mostrar a durao do seu vdeo. 5 Pressione para parar a gravao. Rdio FM Seu LG-A230 possui um Rdio FM interno e voc poder sintonizar e ouvir suas estaes de rdio favoritas. 1 Pressione Menu, selecione Multimdia e escolha Rdio FM. 2 Selecione Op. e escolha Busca automtica, em seguida, selecione Sim. 3 Voc pode gravar o som de uma Rdio que estiver ouvindo utilizando as seguintes teclas: 4 Tecla OK: Ligue o rdio FM e na tela, pressione a tecla OK para gravar o som.

10

4 Navegao: Esquerda/Direita: Selecione uma estao de rdio. Para cima/ Para baixo: Ajuste o volume. NOTA: - Ouvir o Rdio FM sem um fone de ouvido, poder reduzir a carga da bateria mais rapidamente. - Quando o sinal da rdio atual estiver fraco, conecte o fone de ouvido. Ele funcionar como uma antena e assim a qualidade do sinal ir melhorar. - Durante a gravao, apenas a msica ser salva automaticamente, sem as especificaes da rdio. Gravador de voz Utilize seu Gravador de voz para gravar notas de voz ou outros sons. Gravando uma nota de voz 1 Pressione Menu e selecione Multimdia > Gravador de voz. 2 Pressione a tecla OK para iniciar a gravao. 3 Fale sua nota no microfone localizado na parte inferior do telefone. 4 Quando terminar de falar, pressione Parar. Reproduzindo uma gravao de voz 1 Na tela do gravador de voz, pressione Op. > Ir para Gravaes de voz. 2 Selecione um arquivo.

GALERIA

Voc pode armazenar arquivos multimdia na memria do seu telefone para que voc tenha acesso fcil a Imagens, Sons, Vdeos e Outros. Voc tambm pode salvar seus arquivos em um carto de memria. A vantagem de utilizar um carto de memria que voc pode liberar espao na memria do seu telefone. Todos os seus arquivos multimdia sero salvos no menu Galeria. Pressione Menu e selecione Galeria para abrir uma lista de pastas. Memria externa Se voc inserir um carto de memria, este menu ser exibido como uma pasta em Galeria.

11

Imagens Contm as imagens armazenadas no aparelho, incluindo imagens pr-definidas, imagens baixadas e imagens capturadas pela cmera do seu telefone. Sons A pasta Sons contm os sons pr-definidos, gravaes de voz, gravaes do rdio e sons baixados por voc. A partir daqui, possvel gerenciar, enviar ou definir sons como toques. Vdeos A pasta Meus Vdeos exibe a lista de vdeos baixados e vdeos gravados no telefone. Outros Esta pasta usada para armazenar arquivos que no so imagens, sons, ou vdeos.

ORGANIZADOR

Alarme Voc pode configurar at 5 alarmes para tocar em horrios especficos. Calendrio Ao entrar neste menu, um calendrio aparecer. Um cursor quadrado estar localizado sobre a data atual. Voc pode mover o cursor para outra data utilizando as teclas de navegao. Tambm possvel definir uma programao para a data e hora desejada. DICA! O usurio pode programar um SMS, para ser enviado para o nmero pr-definido/contato na data e hora definida a partir da tecla de funo esquerda Op. > Novo SMS programado. Lista de tarefas Voc pode visualizar, editar e adicionar novas tarefas. 12

Notas Permite salvar anotaes para serem consultadas quando necessrio. NOTA: Para visualizar uma nota secreta, o cdigo de segurana precisar ser digitado. possvel mover as notas para notas secretas e vice-versa. O cdigo padro 0000. Calculadora A calculadora fornece as funes aritmticas bsicas (adio, subtrao, multiplicao e diviso), bem como as funes cientficas. Cronmetro Esta opo permite que voc utilize as funes de cronmetro. Localizador de data uma ferramenta til para ajud-lo a calcular qual ser a data depois de uma certa quantidade de dias. Conversor de unidades Permite converter diferentes medidas para a unidade desejada. As opes de unidades so Moeda, rea, Comprimento, etc. Horrio Mundial Voc pode adicionar a cidade desejada na lista de Horrio mundial. Voc tambm pode verificar o horrio nas principais cidades do mundo.

APLICATIVOS

Jogos e aplicativos Seu LG-A230 vem com jogos pr-instalados para mant-lo entretido em suas horas vagas. Se voc baixar novos jogos ou aplicativos, estes sero salvos nesta pasta.

INTERNET

Acessando a internet Voc pode iniciar o navegador WAP e acessar a pgina inicial do perfil ativado 13

em Perfis de internet. Voc tambm pode inserir manualmente um endereo URL e acessar pgina WAP associada. 1 Pressione Menu e selecione Internet > Sim para abrir a pgina inicial da sua operadora de servios. 2 Navegue nas pginas web utilizando as seguintes teclas: 4 Navegao: V para cima ou para baixo em uma pgina web. 4 OK: Selecione um item. 4 Voltar: Volte pgina anterior. 4 Op.: Acessa uma lista de opes do navegador. NOTA: Como padro, a internet abre com o compartimento de SIM1. Caso queira abrir a internet com o compartimento de SIM2, siga os seguintes passos, antes de abrir o menu internet. Menu > Configuraes > Conectividade > Rede de dados SIM > Selecionar SIM2. Alterando configuraes de conectividade Modo de conexo USB 1 Pressione Menu e selecione Configuraes > Conectividade > Modo de conexo USB. 4 Armazenamento massivo: Selecione Armazenamento massivo e conecte o aparelho ao computador. Voc pode, ento, copiar arquivos para a pasta de dispositivo removvel do LG-A230. 4 Perguntar sempre: Selecione esta opo para permitir que voc escolha o modo a ser utilizado cada vez que conectar o aparelho ao computador. NOTA: Para utilizar a funo de armazenamento massivo, voc precisar inserir um carto de memria externa no telefone. Alterando configuraes Bluetooth 1 Pressione Menu e selecione Configuraes > Conectividade > Bluetooth. 2 Escolha Configuraes para as seguintes opes: Visibilidade - Escolha se deseja exibir ou ocultar o seu dispositivo para outros. 14

CONECTIVIDADE

Nome - Insira um nome para o seu LG-A230. Servios suportados - Exibe os servios que so suportados. Meu endereo - Exibe seu endereo Bluetooth. Conectando-se a outro dispositivo Bluetooth Ao conectar seu LG-A230 com outro dispositivo, voc poder criar uma senha de proteo padro, para cada vez que conectar com outro aparelho via Bluetooth. 1 Verifique se seu Bluetooth est ativo e visvel. Voc pode alterar sua visibilidade no menu Configuraes, selecionando Visibilidade e, ento, Visvel. 2 Selecione Procurar novo dispositivo no menu Bluetooth. 3 Seu aparelho ir procurar por dispositivos. 4 Escolha o dispositivo que voc deseja se conectar, selecione OK, insira a senha e pressione a tecla OK . 5 Seu aparelho ir se conectar ao outro dispositivo, no qual ser necessrio digitar a mesma senha. 6 Sua conexo Bluetooth protegida por senha est pronta.

CONFIGURAES

Dual SIM Seu telefone suporta o modo de carto Dual SIM, o que permite utilizar dois cartes SIM ao mesmo tempo, sem alter-los. Quando houver dois cartes SIM instalados, voc poder ativar um dos dois ou os dois cartes SIM. Perfis Voc pode personalizar cada configurao de perfil. 1 Escolha o perfil desejado e selecione Op. > Editar. 2 Se voc ativar o modo Silencioso, o telefone ir vibrar. Modo avio Quando Modo avio est ativado, no permitido realizar chamadas, conectarse internet ou enviar mensagens. 15

Alterando configuraes de segurana Altere as configuraes de segurana para manter seu LG-A230 e suas informaes importantes protegidas. Solicitao de cdigo PIN: Escolha um cdigo PIN para ser solicitado quando voc ligar o telefone. Telefone bloqueado: Escolha Ligado ou Desligado para bloquear ou no o telefone, respectivamente. Bloqueio do aplicativo: Para prevenir o uso indevido de aplicativos no telefone, voc pode habilitar esta opo, que requer que uma senha seja inserida ao acessar aplicativos. A senha a mesma do cdigo de segurana (Senha padro 0000). Bloquear se o SIM for alterado: Se ativado, bloqueia o aparelho quando o SIM card for trocado. Rastreador anti-roubo do telefone: Quando o aparelho roubado, ele envia um SMS para os nmeros configurados pelo verdadeiro proprietrio. Para ativar este recurso, voc precisar inserir o cdigo de segurana e configurar suas definies como nome, nmero primrio e nmero secundrio. O cdigo de segurana padro 0000. Alterar cdigos - Altere seu Cdigo PIN, Cdigo PIN2 ou Cdigo de segurana. Modo SOS A partir daqui, possvel ativar o Modo SOS. Aps ativado, pressione e segure a tecla 9, na tela em modo de espera, para a mensagem SOS ser enviada e o telefone permanecer no modo SOS. Info. de memria Voc pode utilizar a info. de memria para determinar como cada memria ser usada e para verificar a quantidade de espao disponvel na Memria comum interna, Memria interna reservada, Memria do SIM 1 e Memria do SIM 2 ou Configurao de armazenamento principal. Voc tambm pode verificar a Memria externa quando um carto estiver inserido. 16

EXPOSIO ENERGIA DE RADIOFREQUNCIA Este dispositivo cumpre as normas de exposio de RF, quando utilizado na posio normal junto ao ouvido ou quando posicionado a pelo menos 2,5 cm de distncia do corpo. Quando uma bolsa para transporte, um clipe de cinto ou um suporte forem utilizados junto ao corpo, no devero conter metal e o dispositivo dever ser colocado a pelo menos 2,5 cm de distncia do seu corpo. Para a transmisso de arquivos ou mensagens, este dispositivo requer uma conexo de qualidade rede. Em alguns casos, a transmisso do arquivo de dados ou mensagens podem sofrer atraso at que uma conexo esteja disponvel. Assegure-se de que as instrues de distncia acima especificadas sero seguida at a concluso da transmisso. * O limite de SAR para dispositivos mveis utilizados pelos usurios de 2,0 watts/quilograma (W/kg), calculados sobre dez gramas de tecido corporal. As normas incluem uma margem substancial de segurana para dar proteo adicional aos usurios e levar em conta quaisquer variaes nas medies. Os valores de SAR podem variar dependendo dos requisitos nacionais e de acordo com a banda da rede. INDICAO DE DECIBIS Evite o uso prolongado do aparelho com intensidade sonora superior a 85 decibis, pois isto poder prejudicar a sua audio. Um caminho por exemplo emite em mdia 90 decibis e um aspirador de p grande emite cerca de 80 decibis. Para estabelecer um nvel de udio seguro, recomendamos ajustar o volume a um nvel baixo e em seguida aumentar lentamente o som at poder ouvi-lo confortavelmente e sem distores. Tambm recomendamos evitar a exposio prolongada a rudos muito altos. 17

BATERIA Antes de utilizar o telefone, carregue a bateria por 3 horas at que ela atinja a carga total. Mantenha-a carregada enquanto no estiver usando o telefone. Deste modo o aproveitamento dos tempos de conversao e espera sero maiores. CUIDADOS COM A BATERIA > Nunca utilize outra bateria que no a especificada pela LG para este produto, pois o uso de uma bateria no especificada poder causar danos mesma, ao telefone ou at mesmo ocasionar exploso. > No necessrio descarregar completamente a bateria antes de recarreg-la. Esta bateria composta por ons de Ltio e ao contrrio de outros tipos de baterias, no h o efeito memria, o que poderia prejudicar seu desempenho. > Recarregue a bateria se ela no foi usada por um longo perodo de tempo, para assegurar um bom desempenho e mximo uso. > No exponha a bateria em locais de grande umidade como: banheiro ou sauna, em locais com altas temperaturas (mais de 60C) ou diretamente luz solar. > No desmonte, incinere, provoque curto-circuito ou coloque uma bateria na boca. > Mantenha os contatos metlicos da bateria limpos (utilize um pano seco). > Substitua a bateria quando ela no apresentar um desempenho satisfatrio. A bateria pode ser carregada centenas de vezes at que precise ser substituda. Sua vida til ir variar conforme as condies de utilizao e ambiente. > Iluminao sempre ligada, procura por servio, WAP, transmisso de dados e sincronizao afetam os tempos de espera e conversao da bateria. > Evite que os contatos metlicos da bateria encostem em objetos de metal.

18

PRECAUES COM O CARREGADOR (ADAPTADOR) > Carregue o telefone com o adaptador AC inserido em tomadas com tenso de 110 V ou 220 V. > Carregue apenas baterias recarregveis de ons de Ltio. Outros tipos de baterias podem queimar, causando ferimentos e danos. > Carregue a bateria com o carregador (adaptador) em condies normais de temperatura ambiente. O carregador (adaptador) destina-se somente utilizao em ambiente fechado. > No exponha o carregador (adaptador) diretamente luz solar, nem o use em um local com alto nvel de umidade, como o banheiro. > Desconecte o carregador (adaptador) durante uma tempestade para evitar choques eltricos ou fogo. > No utilize o telefone celular em reas potencialmente explosivas, pois o telefone poder gerar fascas. > No deixe seu telefone em locais sujeitos poeira excessiva e mantenha o fio do carregador (adaptador) o mais longe possvel de fontes de calor. > Desconecte o carregador (adaptador) para a limpeza do telefone e do fio. A limpeza deve ser feita com uma flanela limpa e seca, sem qualquer tipo ou resduo de produtos de limpeza. > Sempre que for utilizar o carregador (adaptador), conecte firmemente o plug. Um plug mal conectado pode acarretar aquecimento excessivo ou fogo. > Para evitar choque eltrico ou fogo, no coloque sobre o fio do carregador (adaptador) objetos pesados, no faa cortes, emendas, dobras, no tora, puxe ou estique. > No faa ou receba chamadas enquanto o telefone estiver carregando, pois poder ocorrer choque eltrico. > No exponha o telefone vibrao forte, solavancos, choques ou impactos.

19

TERMO DE GARANTIA LIMITADA


A LG fornece garantia limitada para o produto adquirido, juntamente com seus acessrios. A garantia ora fornecida aplica-se somente aos produtos adquiridos no Brasil, dentro dos seguintes prazos, contados a partir da aquisio do produto: 1) 90 (noventa) dias, conforme a legislao brasileira voltada ao consumidor. 2) Adicionalmente garantia legal, a LG concede mais: a. 270 (duzentos e setenta) dias para o aparelho celular; b. 270 (duzentos e setenta) dias para carregadores de bateria; c. 90 (noventa) dias para baterias. Caso o Produto ou seus acessrios apresentem problemas, voc pode entrar em contato com o SAC Servio de Atendimento ao Consumidor atravs dos telefones 4004-5400 (Capitais e Regies Metropolitanas) e *0800 707 5454 para as demais localidades (*Somente chamadas origi20 nadas de telefone fixo), ou consultar o website da LG (www.lge.com.br) para obter informaes sobre as Assistncias Tcnicas Autorizadas LG e o servio LG Collect. Mantenha sempre a Nota Fiscal original contendo todos os dados, pois ela a comprovao da origem do aparelho e ser solicitada para a realizao dos servios necessrios. A Garantia limitada fornecida pela LG no cobre: 1) Danos decorrentes do desgaste natural do produto, incluindo carcaa, teclado, lentes, displays e demais componentes; 2) Danos decorrentes do uso indevido e/ou imprprio, em desacordo com o Manual de Instrues ou que no tenham sido originados ou causados por ao ou omisso pela LG; 3) Danos causados por mau uso entendido como, mas no se limitando a, manipulao equivocada, riscos, quedas, acidentes, derramamento de lquidos e/ou alimentos, expo-

TERMO DE GARANTIA LIMITADA


sio umidade ou a condies climticas extremas, corroso e oxidao no produto ou seus componentes; 4) Produtos que apresentem o nmero de srie ilegvel, raspado, danificado, apagado, alterado e/ou retirado; 5) Alteraes, modificaes e/ou reparos realizados por terceiros que no so oficialmente credenciados pela LG como Assistncia Tcnica Autorizada; 6) Produtos que no apresentem peas e/ou componentes originais da LG; 7) Produtos e componentes que tenham sido danificados por violao ou rompimento de lacres e peas, ou que tenham sido danificados pela utilizao de peas e componentes no originais LG; 8) Desconfigurao ou danos do produto pelo embarque de contedo no autorizado, configuraes no autorizadas, vrus ocasiona21 dos pelo acesso a sites da internet, entre outros.

Ateno: A LG recomenda que, antes da realizao de atualizao do software ou da manuteno do produto, seja feito uma cpia de segurana dos dados, links e demais contedos que tenham sido embarcados atravs de download e que estejam gravados na memria, pois os mesmos podero ser perdidos durante o procedimento de atualizao ou reparo. Em caso de substituio do produto recomendamos o mesmo procedimento. A LG no poder ser responsabilizada em qualquer hiptese pela perda, dano e/ou corrupo dos dados existentes no produto entregue para reparo, atualizao de software ou substituio.

ATENO: Caso seja necessrio fazer a manuteno ou reparo de seu celular, alertamos que h risco de perder os dados gravados na memria de seu aparelho (Agenda, Contatos, Memria, Mensagens, Imagens e Sons de Download) e a LG Electronics no se responsabiliza pela perda destas informaes. ESPECIFICAES TCNICAS Nome Tcnico: LG-A230 Terminal GSM/EDGE quad-band: 850/900/1800/1900 MHZ Dimenses: 108,3 x 46,4 x 14,5 mm Peso: 81,7 g ACESSRIOS Carregadores compatveis: STA-U35BR, STA-U35BD, STA-U35BS

Baterias compatveis: LGIP-530A, LGIP-530A/A

Fone de ouvido compatvel: SGEY0003219

22

HOMOLOGAO ANATEL Este produto est homologado pela Anatel, de acordo com os procedimentos regulamentados pela Resoluo n 242/2000 e atende aos requisitos tcnicos aplicados, incluindo os limites de exposio da Taxa de Absoro Especfica referente a campos eltricos, magnticos e eletromagnticos de radiofreqncia, de acordo com as Resolues n 303/2002 e 533/2009. Resoluo 506 ANATEL Este equipamento opera em carter secundrio, isto , no tem direito a proteo contra interferncias prejudiciais provenientes de qualquer outra estao de radiocomunicao, e no pode causar interferncia a sistemas operando em carter primrio.

1135-11-1003

(01) 07893299740633

Para saber o endereo e o telefone da assistncia tcnica autorizada mais prxima, entre em contato com nossa central de atendimento.

4004 5400 Capitais e Regies Metropolitanas 0800 707 5454 Demais Localidades *
EM CASO DE DVIDA, CONSULTE NOSSO SAC

SAC servio de atendimento ao consumidor

* Somente chamadas originadas de telefone xo

W W W. LG E . C O M . B R

23

LG Collect: Sistema de Coleta de Aparelhos Para Reparo na Rede de Assistncia Tcnica da LG


O Sistema LG Collect, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos, atende as cidades nas quais a LG no possui Rede Autorizada de Assistncia Tcnica.

Como usar o LG Collect?

1. Para obter informaes e fazer solicitaes do servio LG Collect, entre em contato com o nosso SAC: reas metropolitanas: 4004-5400 Demais localidades: *0800 707 5454 *Somente chamadas originadas de telefone fixo. 2. Ao atender a ligao, nosso atendente solicitar os dados do usurio, do respectivo aparelho e do defeito apresentado. 3. De posse das informaes acima, nosso atendente fornecer o nmero da autorizao de
postagem (e-ticket) e o prazo para a postagem do produto em uma agncia dos Correios. 4. Aps a coleta ser efetuada, o aparelho ser encaminhado para a Assistncia Tcnica LG mais prxima, para realizar o devido reparo.

5. Assim que o servio for concludo, o aparelho ser enviado residncia do


usurio por meio de Sedex, da ECT.

Documentos necessrios para a postagem:


Cpia da Nota Fiscal de compra Nmero da coleta fornecido pelo SAC CPF do usurio Comprovante de endereo

You might also like