You are on page 1of 11

ENSINO SUPERIOR: DIFICULDADE DE ACESSO E PERMANENCIA DE ALUNOS ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES E SUA MOTIVAO PARA A APRENDIZAGEM1 Aline Nascimento2

Elza Ferreira da Silva Lenzi3 Gislene Arajo4 Patrcia Vieira Leite5 RESUMO
A problemtica das desigualdades educacionais ainda muito presente em nossa sociedade, exclui muitos alunos oriundos de escolas pblicas e com baixa renda, isso porque as redes de ensino deixam muitas lacunas, principalmente no requisito leitura que primordial nas universidades, sendo que muitos desses estudantes dependem exclusivamente do ensino pblico brasileiro, para enfrentar o temido vestibular. Neste trabalho trataremos das desigualdades relacionadas ao acesso e as dificuldades de permanncia de alunos oriundos das classes populares e as variveis que influenciam a motivao de estudantes universitrios em sua aprendizagem. A mostra deste estudo foi composta por 11 acadmicos do curso de Pedagogia do perodo noturno da Universidade Federal do Estado de Rondnia, campus de Rolim de Moura. Os resultados apresentados esto apoiados em uma pesquisa quantiqualitativa, onde foram utilizados dois instrumentos de coleta, a saber, questionrio e entrevista.

. Palavras-Chaves: Ensino Superior; Dificuldade de acesso; Equidade; Motivao

O ensino mdio pblico tido por muitos estudantes como a nica preparao para o vestibular, sendo a ponte entre ensino o bsico e o ensino superior. Entretanto, alunos provenientes das classes populares, encontram serias dificuldades no ingresso nas universidades, devido deficincia da formao nas redes pblicas de ensino, insuficientes para garantir igualdade de disputa por vagas em curso de prestigio social. Uma das lacunas deixadas pelo ensino fundamental e mdio a falta de leitura pelos estudantes, o que diminui sua capacidade de interpretao. A leitura o

Trabalho apresentado como requisito avaliativo do IV perodo na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educao ministrada pelo Prof. Dr. Orestes Zivieri Neto. 2 Acadmica do IV perodo do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Estado de Rondnia UNIR, campus de Rolim de Moura, email: k.aline.23@hotmail.com 3 Acadmica do IV perodo do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Estado de Rondnia UNIR, campus de Rolim de Moura, email: elzafsl@hotmaiil.com 4 Acadmica do IV perodo do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Estado de Rondnia UNIR, campus de Rolim de Moura, email: gi_17rm@hotmail.com 5 Acadmica do IV perodo do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Estado de Rondnia UNIR, campus de Rolim de Moura, email: pa.ty.uni@hotmail.com

primeiro passo para uma educao de qualidade, mas as evidencias apontam que diversos alunos saem do ensino fundamental e mdio sem essa habilidade (Garrido, 1998). Fato lamentvel, pois no ensino superior a leitura primordial, pois dar ao estudante subsdios para o desenvolvimento crtico, cultural e tcnico indispensvel a sua formao.
sabido que a leitura representa um grande passo para aquisio do conhecimento, pois por meio dela que se adquire uma percepo singular do mundo. Alm disso, oferece tambm uma contribuio no funcionamento e desenvolvimento do pensamento crtico, levando o leitor a questionar e avaliar o texto lido, dentro de um referencial prprio de seus conhecimentos, conceitos e valores. (OLIVEIRA; SANTOS, 2005).

Em funo da frgil educao adquirida e por terem que trabalhar durante o dia, alunos oriundos de classes populares optam por cursos noturnos de menor prestigio social, evitando assim muita concorrncia, a fim de obterem maior sucesso entre as vagas. Nas ltimas dcadas o Brasil tem apresentado um significativo aumento quantitativo de instituio de ensino superior, mas sua polarizao no ensino pago no tem favorecido as classes de baixa renda. De acordo com o INEP (2004), o ensino superior privado detm aproximadamente 90% das instituies de ensino superior e 70% do total de matrculas. Estudos recente do Observatrio Universitrio da Universidade Cndido Mendes revela que 25% dos potenciais alunos universitrios so to carentes que no tm condies de entrar no ensino superior, mesmo se ele for gratuito. (PACHECO; RISTOFF, 2004, p.9). As necessidades dos estudantes vo muito alm das mensalidades, pois estes alunos precisam de verba para transporte, material de estudos, alimentao entre outras necessidades. Sem mencionar o conhecimento cultural que envolve freqentar teatros, cinemas. E quando conseguem ingressar na universidade este jovem se depara com outro obstculo, o de trabalhar durante o dia para custear suas despesas e, algumas vezes, de sua famlia. Como bem observam Grignon e Gruel (1999, p.2) A vida dita material no impe somente limites prticos atividade estudantil; ela intervem moralmente no conjunto da vida intelectual [...]. Estudos produzidos por Laurens (1992), Zroulou (1988), Terrail (1990), Viana (1998), Portes (1993), Silva (2003) e Mariz, Fernandes e Batista (1999) tm tratado a problemtica das desigualdades educacionais e os fenmenos relacionados a esta transformao no contexto social, poltico e educacional. Estas pesquisas tm direcionado questionamentos quanto ao ingresso de estudantes oriundos de classe

populares ao nvel superior, tendo como ponto de partida a investigao, buscando retratar a relao famlia-escola, que a principal causa que levam jovens a interromper sua formao, em troca de uma escolaridade de curta durao ingressando assim em cursos tcnicos. O acesso ao ensino superior bastante reduzido as classes menos favorecidas, sendo uma maioria excluda de instituies de nvel superior, devido m formao no ensino pblico e a falta de recursos financeiros que so fundamentais para o ingresso e a permanncia ao nvel superior. Se considerarmos a faixa etria de 18 a 24 anos apenas 9% freqenta esse nvel de ensino, um dos percentuais mais baixos do mundo, mesmo entre os pases de Amrica Latina. (INEP, 2004, p. 8-19). Dessa maneira, as aes afirmativas vieram como uma forma de assegurar que a situao pessoal e social como raa, sexo, etnia, condies socioeconmicas, idade ou deficincias no venham a ser obstculos ao seu desenvolvimento educativo. As aes afirmativas so entendidas, segundo Cashmore (2000, p.13), como uma poltica voltada para reverter s tendncias histricas que conferiram s minorias e s mulheres uma posio de desvantagem, principalmente nas reas de educao e emprego. importante ressaltar que as aes afirmativas vm colaborando para que uma maior diversidade de alunos possa ter acesso ao Ensino Superior, embora suas aes estratgicas no resolvam de todos os problemas da iniqidade nesse nvel de ensino. A desigualdade de oportunidades de acesso ao ensino superior construda de forma contnua e durante toda a vida escolar dos candidatos. Ingressar em uma instituio com forte concorrncia no vestibular pressupe, sem dvida, uma formao anterior favorvel. Para tornarem-se mais competitivos, os jovens dispostos a investir em sua formao fazem esforos considerveis para pagar as mensalidades de cursinhos pr-vestibulares, geralmente freqentado em perodo noturno e em instituies com taxas condizentes s suas possibilidades financeiras, ou em cursos pr-vestibulares gratuitos. Essa formao suplementar , portanto, bastante desigual entre os candidatos ao vestibular.
Equidade de acesso o fator inicial de discusso quando se fala em Educao Superior, no entanto ela s ocorre a partir do momento que todos tm as mesmas condies de competir, isto , quando o ensino anterior ao Ensino Superior oferecido em qualidades iguais a todos, proporcionando ento, uma competio justa. (FELICETTI; MOROSINI, 2009)

Desse modo, no se deve remeter s universidades a responsabilidade total pela falta de equidade, sem deixar de lado os ensinos anteriores existente, nos quais, a iniqidade presente. A responsabilidade maior envolve questes polticas, uma vez que as escolas pblicas dependem significativamente de decises e ou investimento pblico na Educao. A lei n. 10.172 de 09 de janeiro de 2001 (BRASIL, 2001, p. 35) menciona o seguinte objetivo do Ensino Superior: Criar polticas que facilite s minorias, vtimas de discriminao, o acesso educao superior, atravs de programas de compensao de deficincia de sua formao escolar anterior, permitindo-lhes, desta forma, competir em igualdade de condies nos processos de seleo e admisso a esse nvel de ensino. No Brasil so adotadas aes afirmativas como o sistema de cotas, institudo nas universidades pblicas para pessoas egressas do ensino pblico e para as egressas do ensino pblico autodeclaradas negras, e o acesso ao ensino superior privado atravs do Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Na era do conhecimento e dos avanos tecnolgicos em que nos encontramos, exigem-se cada vez mais indivduos capazes de refletir, tomar decises e aprender. notvel que a aprendizagem acontea atravs de uma interao entre sujeito e objeto e que neste complexo processo, muitos fatores esto envolvidos. Dentre estes fatores, a motivao constitui-se como ativadora.
A motivao tem a ver com o motivo pelo qual alguma coisa me leva a agir em direo dele com o fim de obter alguma satisfao. Essa satisfao pode ser de ordem pessoal, social, cognitiva, afetiva e de muitas outras formas, que s vezes no conseguimos identificar. (PEDROZA, 2005, p.58).

Estudos recentes realizados nos Estados Unidos por Jacobs e Newtead (2000) a motivao se divide em trs orientaes: superficial, profunda e para realizao.
Os estudantes motivados superficialmente fazem o mnimo necessrio para passar nos testes ou exames. Alunos com motivao profunda tm um interesse intrnseco no contedo ds estudo e querem desenvolver sua competncia no assunto, enquanto aqueles com motivao para a realizao visam aumentar seu ego e obter a maior nota possvel independente de a informao ser de seu interesse. (RUIZ, 2003,)

Vrios so os aspectos que influenciam a motivao dos estudantes universitrios. O modelo de Pintrich (1994) destaca quatro componentes essenciais: o contexto sociocultural, os fatores relacionados com o ambiente em sala de aula, os fatores internos ao aluno e o comportamento motivado em si.

A famlia exerce grande influncia na motivao dos estudantes, estudos revelaram que estudantes cujos pais no freqentaram a universidade possuem maiores dificuldades de adaptar-se ao curso superior. A motivao do aluno sempre se esbarra na motivao do professor. Todo aluno motivado pelo xito em uma atividade e por sua vez, inibido pelo fracasso diante dela. A motivao completa-se quando o aprendiz encontra razo, valor ou satisfao na realizao de uma atividade. Analisando-se os mtodos de ensino utilizados particularmente no Brasil, Maseto (1998) esclarece que a nfase sempre foi e continua sendo dada no processo de ensino centrado no professor, mais que no processo de aprendizagem centrado no aluno. A velha prtica com aulas montonas e atividades repetitivas, que se mantm resistentes em muitas escolas, acabam desmotivando os alunos e interferindo em sua aprendizagem. Novos mtodos de ensino vm sendo proposto para favorecer a aprendizagem dos estudantes universitrios, Travis (1996) cita alguns deles: aprendizagem cooperativa, mtodo de caso, teste de feedback e videotape. Mas vale ressaltar a criatividade do professor em utilizar esses mtodos. A motivao de acordo com o modelo de Pintrich ressalta que os sentimentos, percepes, necessidades e metas so de suma importncia tanto para o comportamento motivado, quanto para o desenvolvimento acadmico. Com relao s metas individuais de universitrio, Dembo (2000) afirma que muitos ainda no as tm definidas e no sabem nem mesmo porque esto na faculdade, enquanto os que trabalham e sustentam famlias ou voltam a estudar depois de algum tempo parecem t-las melhor definidas. Pintrich (1995) ressalta que quando estudantes chegam ao ensino superior, eles devem ter maior conscincia de seu prprio comportamento, motivao e cognio, bem como crenas motivacionais positivas e praticar estratgias auto-reguladas de aprendizagem.

METODOLOGIA Participantes

O trabalho foi desenvolvido com 11 acadmicos da Universidade Federal do Estado de Rondnia, campus de Rolim de Moura, distribudos por trs perodos, sendo 03 acadmicos do II perodo, 04 acadmicos do IV perodo e 02 acadmicos do VI perodo. Para melhores resultados foram realizadas entrevista 03 acadmicos, sendo 01 de cada perodo. A idade mdia dos universitrios varia de 19 a 42 anos todos oriundos de escolas pblicas desde o ensino fundamental at o mdio. Dos 09 que responderam o questionrio, 06 so do sexo feminino e 03 do sexo masculino. Quando questionados sobre filhos, estado civil e trabalho obtiveram as seguintes respostas: um tem 01 filho, 01 tem 02 filhos e 01 tem a 03 filhos os demais no tem filhos, 05 se declaram casados e 04 solteiros, todos trabalham 08 horas em media por dia para ajudar no oramento familiar que varia de 01 a 04 salrios mnimos.

Instrumentos Os resultados apresentados esto apoiados em uma anlise quantiqualitativa, onde foram utilizados dois instrumentos de coleta, a saber, questionrio e entrevista. Para Faria (1984), a principal vantagem do uso do questionrio poder atingir um universo muito maior que a entrevista, alm da possibilidade de submeter todos os pesquisados aos mesmos estmulos. Entretanto, para Marconi e Lakatos (1990), o questionrio apresenta algumas desvantagens, pois somente uma pequena porcentagem dos questionrios devolvida ao pesquisador e um nmero grande de perguntas apresenta-se sem resposta. A dificuldade de compreenso das questes por parte dos informantes e a impossibilidade de ajud-los, assim como a devoluo tardia do mesmo, tambm so algumas limitaes do questionrio. A pesquisa qualitativa tem carter exploratrio, que se baseia em pequenas amostras e permite melhor compreenso do contexto do problema, expondo a perspectiva das pessoas estudadas envolvendo uma descrio acurada do fenmeno e do cenrio social pesquisado, no somente a partir do ponto de vista das pessoas envolvidas, mas tambm dos pesquisadores (OLIVEIRA, 1997). Quanto anlise quantitativa tratamse, segundo Lima (2003), de uma metodologia que apresenta objetividade, rigor, regras de procedimentos e representatividade estatstica, levando-os a suportar formulao de leis e explicaes gerais, em funo da regularidade com que empregada a metodologia quantitativa.

Procedimento Os questionrios aplicados foram pensados e desenvolvidos por acadmicos do IV perodo da Universidade Federal do Estado de Rondnia, campus de Rolim de Moura, sob orientao do professor Orestes Zivieri Neto. Para a realizao do estudo obtivemos autorizao dos professores que estavam em sala de aula no momento da entrega dos questionrios, assim como autorizao dos acadmicos para que fosse realizada a pesquisa. Deste modo, foram entregues no dia 26 de maio de 2010, 10 questionrios, sendo 03 questionrios para acadmicos do II perodo, 04 questionrios para acadmicos do IV perodo e 03 questionrios para acadmicos do VI perodo. Todos os questionrios foram devolvidos devidamente respondidos, exceto 01 questionrio do VI perodo, onde no obtivemos devolutiva, totalizando-se assim, 09 questionrios respondidos. Em seguida para fundamentar a pesquisa foram realizadas pequenas entrevistas com 03 acadmicos, sendo 01 de cada perodo.

Resultados

O tempo investido no trabalho como forma de sobrevivncia impe, em vrios casos, limites acadmicos, como na participao em encontros organizados no interior ou fora da universidade, nos trabalhos coletivos com os colegas entre outras atividades proposta pela universidade. importante ressaltar o tempo que os acadmicos demoraram para ingressar na universidade que variaram de 06 a 08 anos, dos 09 questionados apenas 01 conseguiu ingressar um ano depois. Isto evidencia as dificuldades encontradas pelos mesmos nos exames pr-vestibulares deixados pelas lacunas do ensino mdio, pois em sua maioria muitos haviam tentado o vestibular mais de duas vezes. Na entrevista realizada com os acadmicos, em consenso geral, todos afirmaram terem dificuldades de relacionarem trabalho, estudo, justamente pelo motivo de no poderem dedicar tempo para o estudo devido o trabalho. Todos os entrevistados vem o curso de Pedagogia como uma forma de transformar a sociedade e suas motivaes para a permanncia esta no fato de poder contribuir para uma educao que faa com que o aluno tenha vontade e entusiasmo de voltar para a sala de aula.

DISCUSSO E CONSIDERAES FINAIS

Dados revelam que o ensino superior brasileiro expandiu-se nos ltimos anos, mas sua polarizao no ensino privado no beneficiou as classes populares, que dependem exclusivamente do ensino pblico. As dificuldades comeam com o ensino bsico, onde apresenta deficincias em sua formao, sobretudo na leitura, primordial no ensino superior. Esses alunos, em sua maioria no possuem condies financeiras para custear cursinhos pr-vestibulares. Uma das solues encontradas por esses alunos a escolha por cursos geralmente menos concorridos que proporcionam maiores chances de aprovao. Para garantir sua permanncia, estudantes de baixa renda precisam conciliar trabalho com os estudos, diminuindo seu desempenho acadmico, pois o mesmo no pode participar de atividades extra sala, como seminrio palestras entre outras atividades proposta pela universidade. importante ressaltar que a falta de equidade no est presente apenas no ensino superior, mas em todos os anos da vida escolar dos estudantes. A motivao

constitui-se como fator essencial para sua aprendizagem e permanncia na universidade, assim, como sua ascenso ao mercado de trabalho.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

CASHMORE, E. et al. Dicionrio das relaes tnicas e raciais. So Paulo: Sammus, 2000.

DEMBO, M. H. Motivation and learning strategies for college success. A selfmanagement approach. New Jersey: Lawrence Erlbaum. 2000.

FARIA, A. N. Organizao e mtodos. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1984.

FELICETTI; MOROSINI. Equidade e iniqidade no ensino superior: uma reflexo. Disponvel em <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v17n62/a02v1762.pdf>. Acesso em 09 de abr. de 2010.

GRIGNON, C.; GRUEL, L. La vie tudiante. Paris: Presses Universitaires de France, 1999.

INEP. Censo de Educao Superior 2003. Braslia: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira, 2004.

INEP. Equidade e heterogeneidade no ensino superior brasileiro/Superviso geral: Carolina M. Bori e Eunice R. Durham. Braslia: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.

JACOBS, P. A.; Newstead, S. E. The nature and development of student motivation. British Journal of Educational Psychology. 2000.

LAURENS, Jean-Paul. 1 sur 500: la russite scolaire en milieu populaire. Toulouse: Presses Universitaires du Mirail, 1992. Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o plano nacional e da outas providencias. Dirio Oficial da [Repblica Federativa do Brasil], Braslia, DF, 10 de jan. 2001. Seo 1. Disponvel em:

<http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=231634>. Acesso em 15 de maio de 2010.

LIMA, M. C. Monografia: a engenharia da produo acadmica. So Paulo: Saraiva, 2003.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Tcnicas de pesquisa. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1990.

MARIZ, C. L.; FERNANDES, S. R. A.; BATISTA, R. Os universitrios da favela. In: ZALUAR, Alba; ALVITO, Marcos (Orgs.). Um sculo de favela. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Fundao Getlio Vargas, 1999. p. 323-337.

MASETTO, M. T. Reconceptualizando o processo ensino-aprendizagem no ensino superior e suas conseqncias para o ambiente de aula. Anais do IX

Encontro Nacional de Didtica e Prtica de Ensino. guas de Lindia, FEUSP, 316330. 1998.

OLIVEIRA, K. L.; SANTOS A. A. A. Compreenso em leitura e avaliao da aprendizagem de universitrios. In: Psicol. Reflex. Crit. V.18 n.1 Porto Alegre. Jan./Abr. 2005. Disponvel em <http://www.scielo.br/pdf/prc/v18n1/24825.pdf>. Acesso em 09 de abr. de 2010.

OLIVEIRA, S. Metodologia cientfica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaes e teses. So Paulo: Pioneira, 1997.

PACHECO; RISTOFF. Educao superior: democratizando o acesso. Braslia: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira, 2004. Srie documental. Texto para discusso.

PEDROZA, R. Relaes Interpessoais: abordagem psicolgica. Braslia: Vozes, 2005.

PINTRICH, P. R. et al. A manual for the use of Motivated Strategies for Learning Questionnaire. Eric Detabase : ED338122, 1991.

PORTES, . A. Estratgias escolares do universitrio das camadas populares: a insubordinao aos determinantes. Dissertao (Mestrado em Educao) Faculdade de Educao, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1993.

RUIZ, M. V. Motivao na Universidade: uma reviso da leitura. Disponvel <http;//www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103...script...>. Acesso em 09 de abr. de 2010.

SILVA, J. S. Por que uns e no outros? Caminhada de jovens pobres para a universidade. Rio de Janeiro: Sete Lettras, 2003.

SILVA, M.; PADOIN, M. J. Relao entre o desempenho no vestibular e o desempenho durante o curso de graduao. In: Ensaio: aval.pol.pbl.Educ. v.16 n.58 Janeiro. Jan/mar 2008. Disponvel Rio de em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010440362008000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 09 de abr. de 2010.

TERRAIL, Jean-Pierre. L'issue scolaire: de quelques histoires de transfuges. In: ________. Destins ouvriers; la fin d'une classe? Paris: Presses Universitaires de France, 1990.

TRAVIS, J. E. Models for improving college teaching : a faculty resource. Eric Digest: 403810. 1996.

VIANA, Maria Jos Braga. Longevidade escolar em famlias de camadas populares: algumas condies de possibilidade. 1998. Tese (Doutorado em Educao) - Faculdade de Educao, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1998

ZAGO, N. Do acesso a permanncia no ensino superior: percursos de estudantes universitrios de camadas populares. : Ver. Bras. Educ. v.11 n.32 Rio de Janeiro. Mai./Ago. 2006. Disponvel em

<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a03v11n32.pdf>. Acesso em 09 de abr. de 2010. ZROULOU, Zaihia (1988). La russite scolaire des enfants d'immigrs. L'apport d'une approche em termes des mobilisation. Revue Franaise de Sociologie, n. 29, p. 447-470, 1988.

You might also like