You are on page 1of 69

Convergncia de mdias e jornalismo

Lorena Trcia Centro Universitrio de Belo Horizonte (UniBH)

ndice
1 Convergncia de mdias . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 As conseqncias do processo de convergncia de mdias 2.1 A estrutura das empresas de comunicao . . . . . . . 2.2 Relao entre as empresas de mdia e seus pblicos . . 2.3 Como os prossionais de comunicao trabalham . . . 2.4 O contedo da comunicao . . . . . . . . . . . . . . 3 Web 2.0 e os fenmenos da nova mdia . . . . . . . . . . 3.1 Blogs, blogosfera e jornalismo . . . . . . . . . . . . . 3.2 Jornalismo Open Source . . . . . . . . . . . . . . . . 3.3 Wiki . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.4 Podcasting e vdeo streaming . . . . . . . . . . . . . . 4 A Cauda Longa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 Cross e transmdia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Bibliograa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 10 10 17 21 26 30 33 38 41 44 53 55 59

Cap. 3 da dissertao de mestrado Ao, Pesquisa e Reexo sobre a docncia na formao do jornalista em tempos de convergncia das mdias digitais, 2007. Jornalista, Mestre em Educao e Tecnologias Digitais pela PUC Minas, professora de Jornalismo Online e coordenadora do laboratrio de Convergncia de Mdias do UniBH.

Lorena Trcia

Jornalismo no ser mais um sermo, ser uma conversa. (Sabeer Bhatia, The Economist, 2006, traduo nossa)1

CHEVERRA (1999) chama de terceiro entorno social (E3) o cenrio

em que as aes so mediadas pelas tecnologias digitais, formatando uma cidade global, planetria e sem fronteiras (Telpolis). Numa realidade como essa, o jornalismo denitivamente passaria por transformaes em suas prticas prossionais e em relao s funes e convenes estabelecidas historicamente. No primeiro entorno (E1), as atividades desempenhadas pelo homem estavam ligadas natureza. O segundo entorno (E2) caracteriza-se por uma sociedade industrial, com atividades relacionadas principalmente ao ambiente urbano. O terceiro entorno (E3) teria sido viabilizado por sete tecnologias: o telefone, o rdio, a televiso, o dinheiro eletrnico, as redes telemticas, as multimdias e o hipertexto. Para o autor, os trs entornos no se colocam como excludentes: E1, E2 e E3 seriam instncias que constituem a sociedade contempornea em toda a sua complexidade. O processo de convergncia longe est de se restringir as mdias. O Instituto Brasil para Convergncia Digital (IBDC) ao avaliar o grau de desenvolvimento no pas lanou a segunda edio do ndice Brasil de Convergncia Digital. Este ndice baseado na anlise de dados que apresentam sries histricas de evoluo e tendncias, abordando as vrias dimenses da Cadeia Produtiva da Convergncia Digital. A segunda edio do ndice contemplou 67 critrios, 29 indicadores e 10 dimenses e demonstrou a complexidade do processo de convergncia. Ao explicar os critrios de anlise, o IBDC reconhece uma das maiores contradies no processo brasileiro. Por ser uma tendncia recente no Brasil, indicadores publicados sobre Convergncia Digital tratam de dimenses especcas de sua cadeia produtiva, contemplando as partes, mas no a totalidade. Assim, o ndice foi idealizado para avaliar o estgio de evoluo dessa cadeia produtiva com uma abordagem mais ampla e indicadores consistentes. (IB DC, 2006).
1

Journalism wont be a sermon any more, it will be a conversation.

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

Isso signica que os prprios indicadores da convergncia so ainda fragmentados e exigem considervel esforo para serem unicados e mensurados de alguma forma. Os ndices classicam o Brasil com uma pontuao de 5,13. Conectividade, telecomunicaes, mdia, hardware, comrcio eletrnico e software foram as dimenses que tiveram informaes de maior relevncia, publicadas entre dezembro de 2005 a maro de 2006, conforme mostra o quadro abaixo:

Quadro 1: ndice Brasil de Convergncia Digital. Fonte: www.ibdc.com.br. O ndice, segundo o IBDC (2006), apresenta tendncia de evoluo na maioria dos indicadores, mas com visvel desequilbrio entre as dimenses. A situao aponta um cenrio que demandar grandes esforos, em mdio prazo, para a expanso da Convergncia Digital no Brasil. Entre as razes apontadas pelo estudo para o mau resultado, esto a baixa penetrao dos servios de banda larga no pas e as altas tarifas dos servios de telefonia. Outra causa a defasagem anual de 20 mil prossionais formados em Tecnologia da Informao (TI). Esse desfalque de prossionais em TI interfere diretamente na produo de software e servios para o mercado externo, reas onde o Brasil apresenta pouca competitividade. (IBDC, 2006)
www.bocc.ubi.pt

Lorena Trcia

Porm, pontos positivos so destacados no relatorio. O ndice Brasil, quando comparado com outros estudos internacionais de convergncia digital, tecnologia da informao e economia do conhecimento, mostra que o Brasil encontra-se em uma posio intermediria (classicado com notas mdias em torno de 5 pontos em ndices com nota mxima de 10 pontos). Na Amrica Latina, o Brasil encontra-se classicado em um patamar de similaridade com o Chile e o Mxico, quanto ao desenvolvimento da Convergncia Digital. H aspectos em que o pas est se desenvolvendo na perspectiva da Convergncia Digital, tais como: Boa estrutura de telecomunicaes: 70% da populao com acesso telefonia, 91% TV; e, 88% a rdio; Crescimento da banda larga nas residncias e empresas, e elevao do nmero de horas de Internet; O faturamento com o comrcio eletrnico cresce na proporo de 40% ao ano; O Brasil tem o maior volume nanceiro de comercializao de software e servios da Amrica Latina (41% do total); Computador o bem durvel mais adquirido pela populao; Grau elevado de prossionais qualicados em TI (principalmente nas grandes empresas). Apesar dos ndices positivos, o grco aponta os elos mais frgeis do processo brasileiro. Entre eles est a convergncia das mdias e a educao (Grf. 1).

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

Grco 1. Representao grca do ndice Brasil de Convergncia Digital. Fonte: http://www.ibcd.com.br/edicoes/n_08/materia01.htm.

Convergncia de mdias

Fidler (1997) considera o momento atual como o terceiro estgio da grande midiamorfose, termo que utiliza para explicar as transformaes dos meios de comunicao. Essas transformaes geralmente ocorrem pela complexa integrao de necessidades e presses competitivas e polticas, bem como pelas inovaes sociais e tecnolgicas. Para o autor, o surgimento de uma nova mdia raramente provoca a morte de outra. Ao contrrio, um novo meio surge da evoluo e da adaptao de um ambiente comunicacional, em um processo gradual que pode ser comparado evoluo das espcies. A midiamorfose acontece, em grande parte, pela convergncia das mdias, um fenmeno amplo e multifacetado, cuja denio, ainda inconsistente, precisa ser esclarecida e entendida. Segundo Fidler (1997), foi Nicholas Negroponte quem primeiro chamou a ateno para o fenmeno da convergncia, nas palestras que fazia pelos Estados Unidos, em 1979, levantando fundos para a construo de uma sede para o Media Labs, no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Fidler (1997) conta que as pessoas geralmente cavam espantadas diante da revelao de Negroponte de que todas as
www.bocc.ubi.pt

Lorena Trcia

tecnologias de comunicao estavam passando por uma metamorfose, que s poderia ser entendida adequadamente quando tratada como um nico tpico. Desde que Negroponte construiu sua teoria sobre a convergncia, o termo tem sido utilizado em diversas circunstncias, gerando confuso. Quinn (2005, p.3) diz que assim como a beleza est nos olhos de quem v, tambm a denio de convergncia depende da perspectiva de cada indivduo. O autor chama a ateno para uma caracterstica importante da convergncia: o fato de variar de pas para pas, de cultura para cultura e de empresa para empresa. O tipo de convergncia que se desenvolve em qualquer empresa ser um produto da cultura desta empresa. Figura 4: Dick Tracy Na tentativa de renar o conceito, JenFonte: http: kins (2001) categrico ao armar que //www. internationalhero. nunca haver o que a indstria propaga como um nico aparelho transmitindo todo o conco.uk/d/ tedo de notcias e entretenimento, ao estilo diktracy.htm. Dick Tracy (Fig 4) A convergncia dos meios um processo em andamento, ocorrendo em vrias intersees de tecnologias de mdia, indstrias, contedo e audincias; no um estado nal. Nunca haver uma caixa preta para controlar todos os meios. Ao invs disso, graas proliferao dos canais e natureza cada vez mais ubqua da computao e das comunicaes, ns estamos entrando numa era onde a mdia estar em toda parte, e ns usaremos todos os tipos dos meios de comunicao relacionando-os uns aos outros. Ns desenvolveremos novas habilidades para controlar a informao, novas estruturas para a transmisso atravs [sic] desses canais, e novos gneros creativos para explorar os

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

potenciais dessas estruturas emergentes. (JENKINS, 2001, p.93, destaque do autor, traduo nossa)2 A histria dos meios de comunicao de massa nos ensina que uma mdia3 nunca morre. E antes que se fale na morte do LP, Jenkins (2001) sugere fazer a distino entre mdia, gneros e tecnologias de distribuio. Rdio, televiso, jornais, Internet so mdias. Novela de rdio um gnero. CDs, MP3, LP4 e tas cassete so tecnologias de distribuio. Gneros e tecnologias de distribuio vm e vo, mas as mdias permanecem como canais em meio a um sistema de informao e entretenimento cada vez mais intrincado. O contedo de uma mdia pode ser alterado, suas audincias podem mudar e seu status social pode elevar-se ou cair, mas, uma vez estabelecida, uma mdia continua a ser parte do ecossistema dos meios de comunicao. Nenhuma mdia vencer a batalha por nossos ouvidos e olhos. (JENKINS, 2001, p.94).5 Para esse autor, parte da confuso na utilizao do termo convergncia acontece, porque, quando se fala dela, as pessoas referem-se a,
Media convergence is an ongoing process, occurring at various intersections of media technologies, industries, content and audiences; its not an end state. There will never be one black box controlling all media. Rather, thanks to the proliferation of channels and the increasingly ubiquitous nature of computing and communications, we are entering an era where media will be everywhere, and we will use all kinds of media in relation to one another. We will develop new skills for managing information, new structures for transmitting information across channels, and new creative genres that exploit the potentials of those emerging information structures. 3 A palavra provem do latim "media", plural de "medium", e que signica "aquele que est a meio". No Brasil, usa-se mais comumente a palavra "mdia", derivando da pronncia inglesa ainda que alguns gramticos brasileiros preram a forma portuguesa, por ter mais correlao com a origem latina da palavra, idioma do qual provm o portugus. Denio disponvel em http://pt.wikipedia.org/ wiki/Meios_de_comunica%C3%A7%C3%A3o, acesso em 7/09/2006. 4 O Long Play (LP, disco de vinil, ou simplesmente vinil, ou coloquialmente bolacho uma tecnologia desenvolvida em novembro de 1948 para a reproduo musical, que usava um material plstico chamado vinil. 5 A mediums content may shift, its audience may change and its social status may rise or fall, but once a medium establishes itself it continues to be part of the media ecosystem. No one medium is going to win the battle for our ears and eyeballs.
2

www.bocc.ubi.pt

Lorena Trcia

pelo menos, cinco processos em andamento: Convergncia tecnolgica, Convergncia econmica, Convergncia social ou orgnica, Convergncia cultural e Convergncia global. Para Nicholas Negroponte (1995) a convergncia tecnolgica a transformao de tomos em bits, a digitalizao do contedo de todas as mdias. Ocorre quando palavras, imagens e sons so transformados em informao digital, expandindo o potencial de integrao entre eles e possibilitando o seu uxo entre plataformas. A convergncia econmica a integrao horizontal na indstria do entretenimento. Uma empresa, como a Amrica Online, agora controla interesses em lmes, televiso, livros, jogos, web, mercado imobilirio e vrios outros setores da economia. O resultado tem sido a reestruturao da produo cultural ao redor de sinergias e a explorao de marcas em processo de trans ou cross-media, como Superman, Harry Potter, Tomb Raider ou Star Wars. A convergncia social ou orgnica est na estratgia multitarefa dos consumidores para navegar o ambiente da nova era informacional. Convergncia orgnica, segundo Jenkins (2001), o que acontece quando um estudante universitrio assiste futebol numa televiso de altaresoluo, ouve msica no iPod, digita um texto ou escreve um e-mail. Pode ocorrer dentro ou fora da caixa, mas ultimamente, ocorre dentro do crnio do usurio. (JENKINS, 2001, p.93, traduo nossa)6 A exploso de novas formas de criatividade e de intersees das vrias tecnologias de mdia, indstrias e consumidores caracteriza a convergncia cultural. A convergncia de mdias fomenta uma nova cultura de participao popular ao permitir que pessoas acessem s ferramentas de produo, arquivamento, apropriao e circulao de contedo. um processo que leva as empresas a buscarem lealdade do consumidor e gerao de contedo de baixo custo. Convergncia de mdias tambm incentiva notcias em formato cross-media, ou seja, o desenvolvimento de contedos por meio de mltiplas plataformas e canais. Quanto mais integralmente os consumidores explorarem as possibilidades da convergncia orgnica, mais os produtores de contedo usaro de diferentes meios para comunicar diferentes tipos e nveis de inforIt may occur inside or outside the box, but ultimately, it occurs within the users cranium.
6

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

mao, utilizando cada mdia para gerar o melhor formato naquilo que melhor atenda ao contedo e s necessidades do seu pblico. J a convergncia global denida por Jenkins (2001) como o hibridismo cultural que resulta da circulao mundial de contedo nas mdias. No caso das agncias de noticias, da msica e do cinema por exemplo. "[...] a circulao global do cinema popular asitico tem moldado profundamente a indstria do entretenimento de Hollywood. Essas novas formas reetem a experincia de ser um cidado da vila global. (JENKINS, 2001, p.93, traduo nossa)7 Jenkins (2001) lembra que boa parte da Renascena europia emergiu em resposta inveno e expanso do uso da prensa de Gutenberg. Para ele, essas mltiplas formas de convergncia de mdia esto nos levando a uma Renascena Digital um perodo de transio e transformao que afetar todos os aspectos de nossas vidas. O primeiro renascimento era um perodo da instabilidade poltica e social, e a velha ordem monstica desintegrouse. Hoje, a convergncia de mdias est acendendo numa srie de disputas sociais, polticas, econmicas e legais por causa dos objetivos conitantes de consumidores, produtores e gatekeepers. Estas foras contraditrias esto empurrando em duas direes: para a diversidade cultural e para o homogeinizao; para o comercializao e para as razes da produo cultural. O renascimento digital ser a melhor e a pior das pocas, mas uma nova ordem cultural emergir dela. Fique ligado. (JENKINS, 2001, p.93, traduo nossa).8
[. . . ]the global circulation of Asian popular cinema profoundly shapes Hollywood entertainment. These new forms reect the experience of being a citizen of the global village. 8 The rst Renaissance was a period of political and social instability, and the old monastic order crumbled. Today, media convergence is sparking a range of social, political, economic and legal disputes because of the conicting goals of consumers, producers and gatekeepers. These contradictory forces are pushing both toward cultural diversity and toward homogenization, toward commercialization and toward grassroots cultural production. The digital renaissance will be the best of times and the worst of times, but a new cultural order will emerge from it. Stay tuned.
7

www.bocc.ubi.pt

10

Lorena Trcia

As conseqncias do processo de convergncia de mdias

Palcios (2003) sinaliza sobre a necessidade de, antes de se falar em mudanas nos meios de comunicao, estabelecerem-se algumas premissas que evitem a tentao de se considerar a Internet e outros suportes digitais como opositores ou de se acreditar na existncia de um movimento de superao dos formatos miditicos anteriores. Perceber as especicidades dos vrios suportes miditicos no implica coloc-los em contraposio. (PALCIOS, 2003, pp.20, 21). Para Ramonet (2005), at alguns anos atrs era possvel distinguir trs esferas autnomas e praticamente independentes no mundo das comunicaes: a da informao (imprensa, informao radiofnica, agncias de notcias, noticirios de TV, cadeias de informao contnua, o universo dos jornalistas), a da publicidade e a da cultura de massa (telenovela, quadrinhos, edio literria de massa, cinema de massa, esporte etc). Uma das conseqncias da revoluo digital, segundo o autor, a diculdade de estabelecermos distines ntidas entre esses mundos. Pavlik e McIntosh (2005) consideram que, mesmo sem consenso em relao ao uso do termo, a convergncia tem transformado a natureza dos meios de comunicao como um todo, com implicaes dramticas em quatro reas: a estrutura das empresas de comunicao; a relao entre as empresas de mdia e seus pblicos; o contedo da comunicao e as formas de trabalho dos prossionais de comunicao.

2.1

A estrutura das empresas de comunicao

O advento das novas tecnologias no campo do jornalismo muda no apenas o contedo, mas tambm a estrutura dentro das empresas de mdia. No dia 11 de julho de 2006, a publicao Business Line9 trazia em destaque a manchete: Its all converging. A matria expressava o fato de que empresas do mundo inteiro esto em busca de formas lucrativas de explorar a convergncia de TV, Internet e telefonia celular,
9 SHASHIDAR, Ajita. Its all converging. Business Line, disponvel em http://www.thehindubusinessline.com/catalyst/2006/07/06/ stories/2006070600040100.htm, acessado em 10 de julho de 2006.

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

11

para conrmar o acesso do pblico a todas as mdias e criar contedo a m de atender s necessidades individuais da audincia. O relatrio Innovations in Newspapers, realizado anualmente pela Associao Mundial dos Jornais (World Association of Newspapers WAN), em sua edio de 2001, avaliava o fenmeno dos newsrooms multimdia, considerados como uma tentativa das empresas de comunicao de se transformarem em Information Engines. Jornais em todo o mundo que investiram em outras mdias esto comeando a experimentar as vantagens e diculdades de uma convergncia cujo catalisador seja a Internet e cujo o futuro imediato seja a integrao total de suas notcias e operaes comerciais multimdia. (GINER, 2001, p.28, traduo nossa)10 O fenmeno da convergncia passou a ser objeto da pesquisa Innovations in Newspapers, em 1999 e conrmaram as previses de Negroponte, feitas vinte anos antes. Dois anos depois da primeira pesquisa, em 2001, ao responderem pergunta sobre o estgio em que se encontravam os 200 jornais associados, em termos de convergncia multimdia, 73% responderam que estava comeando a acontecer. Em 19% das redaes, a convergncia no existia e apenas 5% dos jornais consideravam-se um modelo neste quesito. A pesquisa observou tambm que, curiosamente, ao contrrio de outros fenmenos na indstria da comunicao, a convergncia no estava restrita ao mercado norte-americano. Pelo contrrio, por causa da legislao que regulava e limitava a existncia de conglomerados de mdia nos Estados Unidos, a maioria das experincias estava acontecendo na sia, Europa, Austrlia, frica e Amrica Latina. Na lgica dos empresrios de mdia representados na WAN, convergncia tem signicado claro: economia, produtividade e expanso de mercados. Nas palavras do diretor-executivo da Associao Internacional de Marketing de Jornais, Earl Wilkinson:
Newspapers throughout the world that have invested in other media are beginning to experience both the advantages and difculties of a convergence whose catalyst is the Internet and whose immediate future will be the total integration of their news and commercial multimedia operations.
10

www.bocc.ubi.pt

12

Lorena Trcia

Publique uma vez, distribua de muitas maneiras atravs [sic] dos jornais, dos guias da cidade, dos portais da web, do telefone, do rdio, e da televiso. Broadband o futuro, e os jornais devem ser uma parte dela. A redao multimdia no notcia, mas um objetivo comum. (WILKINSON em entrevista a GINER, 2001, p.28, traduo nossa).11 Esta agressiva estratgia de negcios vista de forma crtica por autores que acreditam em uma comunicao cidad, socialmente responsvel e dedicada tambm preservao de culturas locais. Moraes (1998) considera que, a relao ntima que se esboa entre telefonia, TV, Internet e tecnologias multimdias perturba a lgica clssica da compartimentao. (MORAES, 1998, p.38). Hoje, as empresas tradicionais de comunicao integram consrcios que administram companhias telefnicas privatizadas ou operadoras de telefonia celular; empresas de telecomunicaes se associam a operadoras de televiso por cabo e satlite e fabricantes de software se coligam a agncias eletrnicas de notcias, numa conjuno de interesses e poderes estratgicos das chamadas infotelecomunicaes. A mdia atua tanto por adeso globalizao capitalista quanto por deter a capacidade de interconectar o planeta, atravs [sic] de satlites, cabos de bra ptica e redes infoeletrnicas. A caracterstica integradora algo intrnseco aos aparatos de veiculao. No creio existir outra esfera da vida cotidiana habilitada a interligar povos, pases, sociedades, culturas e economias. (MORAES, 2005, p.189) A mdia global est hoje nas mos de duas dezenas de conglomerados, os chamados Senhores do Ar (ECHEVARRIA, 1999) ou Bares da Mdia (FERRARI, 2004) com receitas mdias de US$ 20 milhes de dlares. Veiculam dois teros das informaes e dos contedos culturais disponveis no mundo. AOL-Time Warner, Vivendi Universal, Disney, News, Bertelsmann e Viacom so as seis primeiras do ranking. A competio restringe-se a um nmero mnimo de empresas. Esse grau de
Publish once, distribute many ways via print newspapers, city guides, web portals, the telephone, radio, and television. Broadband is the future, and newspapers must be a part of it. The multimedia newsroom is not news but a common goal.
11

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

13

hiperconcentrao, segundo Moraes (2005), reproduz o que ocorre no comrcio internacional, no qual as corporaes globais movimentam dois teros das transaes. [...] a convergncia infotelecomunicacional instaura-se sombra da oligopolizao de suportes e servios, ainda que a retrica neoliberal insista na suposio dos benefcios tecnolgicos. medida que essa congurao se cristaliza, reduz-se o campo de manobra para um desenvolvimento equilibrado e estvel das redes de informao e acentuamse descompassos estruturais, no contexto da desnacionalizao das reas estratgicas da comunicao. (MORAES, 2005, p.204). At chegar a este ponto, as empresas de comunicao atravessaram trs estgios (GINER, 2001). O primeiro, da diversicao, que durou at os anos 80, em que a proposta de integrao multimdia foi um asco. Naquele perodo, organizaes de mdia investiram na compra de outras empresas, principalmente para se defenderem da competio e garantirem liderana no mercado publicitrio. A chamada sinergia entre essas empresas nunca aconteceu na prtica. Pelo contrrio, essas holdings de empresas de comunicao mal conseguiram melhorar a performance nanceira dos grupos e os centros corporativos eram invariavelmente vistos como superestruturas onerosas, burocratizadas e inecientes. (GINER, 2001, p.29, traduo nossa)12 Nas redaes jornalsticas, editores recusavam-se a aceitar qualquer interferncia externa, mesmo sabendo que as empresas tinham um mesmo dono. Ao nal desta etapa, prevaleceram as culturas dominantes e independentes de cada veculo sobre a concentrao de mdias. Para Moraes (2005), tratava-se de uma articulao entre o modo de produo capitalista e as TIC, uma sinergia que alimenta a acumulao de capital nanceiro numa economia de interconexes eletrnicas (MORAES, 2005, p.189). Foi um momento em que, segundo
On the contrary, these media holdings barely managed to improve the group nancial performance and the corporate centers were invariably seen as costly, bureaucratized and inefcient superstructures.
12

www.bocc.ubi.pt

14

Lorena Trcia

Dantas (2002), as grandes corporaes, por meio de agentes nanceiros privados ou pelo Estado, investiram na busca de solues tcnicas que tornassem o transporte da informao cada vez mais rpido, eciente e barato. O progresso da microeletrnica, a evoluo dos computadores, os satlites articiais, transmisso por microondas e bras ticas eram as bases desta lgica empresarial. O segundo estgio, da convergncia13 , no incio dos anos 90, marcado pela emergncia das tecnologias digitais, o processo de unicao tecnolgica das mdias via eletrnica. Da coexistncia, as empresas passam cooperao. Embora a transio de um mundo analgico para um digital clamasse por as estratgias que ainda eram passivas, estas novas companhias tais como o grupo Nikkei do Japo e o Agncia Estado do Brasil, que foram pioneiros desta convergncia transformaram-se em post-newspaper organizaes. (GINER, 2001, p.30, traduo nossa).14 Foi uma fase de investimento e expanso para as empresas brasileiras. No Brasil, o grupo Estado, por exemplo, que j controlava os jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde, a Agncia Estado, a grca OESP, a OESP Listas Telefnicas, as Rdios Eldorado AM e FM e a gravadora Eldorado, ingressou na telefonia celular, na Banca B, em So Paulo e parte do Nordeste. Seus scios eram a norte-americana Bell South, o Banco Safra e a RBS.15 Foi tambm o perodo em que emergiu a Bloomberg, uma desconhecida, mas visionria agncia de notcias, que despontou no universo das empresas de mdia, ao lado da tradicional Reuters, cuja ampla reestruturao tecnolgica a possibilitou, em curto espao de tempo, prover
Apesar do relatrio da WAN, redigido por Giner (2001) considerar a convergncia como um estgio ultrapassado, tomaremos como referncia as denies de Jenkins (2001), que a considera como um processo em andamento. 14 Although the transition from the analog world to a digital one called for strategies that were still passive, these new companies such as Japans Nikkei Group and Brazils Agncia Estado, wich were pioneers of this convergence became postnewspaper organizations. 15 A RBS uma empresa de comunicao multimdia que opera no Sul do Brasil, retransmite a programao da TV Globo.
13

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

15

contedo jornalstico em mbito mundial, por intermdio de multicanais digitais. De acordo como banco de investimentos Veronis Suhler, os setores de informao e diverso foram os de crescimento mais rpido da economia norte-americana entre 1994 e 2000, frente dos mercados nanceiros e de servios. Durante a dcada de 1990, a indstria de comunicao adequou-se s linhas mestras da corporao-rede, seguindo o padro multissetorial de investimento, explorando ramos conexos e sinergias com o objetivo de racionar custos, abater dvidas, conjugar know-how e economizar na escala. (MORAES, 2005) Pavlik e McIntosh (2005) ressaltam que, embora haja muitas empresas de mdia pblicas, a maior parte delas busca o lucro. A concentrao das mdias, processo que j acontecia no mundo analgico, ampliou-se no mundo digital. As mdias analgicas e digitais esto se consolidando rapidamente em mos de alguns poucos grandes, poderosos e ricos proprietrios [...]. Estas empresas de mdia tendem a fazer parte cada vez mais das grandes organizaes globais. (PAVLIK ; MCINTOSH, 2005, p.72, traduo nossa).16 No terceiro estgio, denominado por Giner (2001) como da integrao, a Internet aparece como catalisadora de uma revoluo nas empresas de mdia e, por sua vez, exige estratgias mercadolgicas e editoriais ainda mais agressivas. Organizaes at ento estruturadas como armazns isolados de informao (GINER, 2001) passaram a acreditar que o jornalismo on-line era um fenmeno parte. Muitos empresrios, principalmente nos Estados Unidos cometeram, naquele momento, o erro de criar companhias dedicadas exclusivamente a suprir este novo mercado, construram sedes gigantescas, em edifcios futuristas, na esperana de lanar aes em Bolsa e tirar vantagem da bolha especulativa que fez inchar a Nasdaq17 e os negcios virtuais.
Analog and digital media are rapidly being consolidated into the hands or a few, very large, very powerful, and very rich owners [. . . ]. These global media enterprises today are increasingly likely to be part of large, global media organizations publicly owned and accountable to shareholders whose main interest is the nancial bottom line. 17 Prego Automtico da Associao Nacional dos Corretores (National Asso16

www.bocc.ubi.pt

16

Lorena Trcia

Ao contrrio do fenmeno estadunidense, em outros pases as empresas estavam menos obcecadas pelo new pipe dream of digital gold (GINER, 2001, p.31). No Brasil, O Globo, o Estado de So Paulo e o Grupo RBS estavam entre as empresas que tentavam se transformar em Information Engines, e buscavam a completa integrao multimiditica. Segundo Moraes (1998), os investimentos em telecomunicaes alcanaram US$ 10 bilhes em 1997. O consrcio GloboVicunha-Bradesco cou com as concesses da Banca B em Minas Gerais, Bahia e Sergipe. Alm das alianas em telecomunicaes, as Organizaes Globo passaram a utilizar os 32 mil quilmetros de redes construdas pela Globocabo para a explorao de acesso Internet e de servios interativos via banda larga. O grupo Folha, que edita a Folha de S.Paulo, a Folha da Tarde e as Notcias Populares, tambm investiu em multimdia. A tradicional empresa jornalstica da famlia Frias opera o Universo Online, maior provedor de acesso pago Internet do pas. A Publifolha, especializada em CD-ROM, vdeos, livros, fascculos, enciclopdias e guias, adota uma estratgia de crescente parceria com empresas internacionais. O grupo Folha que no tem emissoras de rdio e TV edita ainda dois jornais dirios de anncios (Al Negcios, com circulao em Curitiba e Braslia), a Revista da Folha, mantm a Agncia Folha, a Transfolha (empresa de transporte e distribuio de publicaes), o Banco de Dados e o Instituto de Pesquisa Datafolha. A Plural Editora e Grca administra a mais avanada grca de rotativas off-set da Amrica Latina. A Folha associou-se Odebrecht, ao Unibanco e Air Touch Communications para explorar telefonia celular no Brasil. A internacionalizao da mdia latino-americana vem se aprofundando desde a dcada de 90. No Brasil, o quadro poder se agravar ainda mais com a legislao aprovada pelo Congresso Nacional, em 2002, que permite as empresas estrangeiras sediadas no Brasil a prerrogativa de deter at 30% do capital de empresas jornalsticas e emissoras de rdio e TV. H o justicado temor de que a crise nanceira do setor, o endividamento externo e a falta de mecanismos de scalizao facilitem o domnio das empresas pelos scios internacionais. (MORAES, 2005, p.204). Para o autor, ainda cedo para avaliar se o
ciation Securities Dealers Automated Quotation), o primeiro mercado acionrio eletrnico do mundo.

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

17

Conselho Nacional de Comunicao Social ser um instrumento ecaz de discusso e formulao de diretrizes.

2.2

Relao entre as empresas de mdia e seus pblicos

As concepes a respeito das audincias esto mudando, segundo Severin e Tankard Jr. (2001). Os consumidores de mdia so agora vistos como usurios ativos, ao invs de passivos receptores. Antigas teorias da comunicao, como a teoria hipodrmica, consideravam os usurios como seres passivos, sujeitos s imposies da mdia. Um estudo clssico, chamado A audincia obstinada, do psiclogo social Raymond Bauer (1964), mostrou que o pblico pode ser bastante ativo diante das mdias de massa. Outros estudos se seguiram (Byrant; Street, 1988; Rubin, 1994) e conrmaram as opes de escolha das audincias, ao satisfazerem suas prprias necessidades diante de programas de rdio e TV ou notcias de revistas e jornais. Mesmo que a audincia nunca tenha sido to passiva quanto se chegou a acreditar, presenciamos agora um novo fenmeno: a interatividade e o acesso do pblico aos meios de comunicao de amplo alcance, na perspectiva de produtor de contedo. Mais do que ativa, esta nova audincia pode ser considerada como participativa. Echevarra (2000) destaca a transferncia da esfera pblica para o mbito domstico. En denitiva, la vida pblica adquiere un formato domstico: ya no hace falta salir a la calle para informarse de qu sucede (ECHEVARRIA, 2000), e nem para participar do mundo da informao. Em abril de 2006, esta mudana foi retratada por uma das mais respeitadas revistas da atualidade, a The Economist. Com o ttulo Among the Audience, a pesquisa-reportagem armava: A era das mdias de massa est cedendo espao para uma mdia pessoal e participatria. Isso ir mudar profundamente a indstria de mdia e a sociedade como um todo. (THE ECONOMIST, 2006, p.3, traduo nossa)18 A Era da Participao est alm da chamada Era da Internet e exige, inclusive, uma
The era of mass media is giving way to one of personal and participatory media. That will profoundly change both the media industry and society as a whole.
18

www.bocc.ubi.pt

18

Lorena Trcia

nova forma de pensar a rede mundial de computadores, cuja estrutura inicial no previa e no prev a participao do usurio em larga escala. [...] mesmo a atual infra-estrutura de barda larga foi constituda para a era anterior, no para a que est por vir. Em quase todo lugar, as velocidades de download (da Internet para o usurio) so muito mais rpidas do que as de upload (do usurio para a rede). Isso se deve ao fato das corporaes gigantes que construram essas tubulaes terem pressuposto que a Internet seria apenas mais um canal para elas e seus parceiros da indstria de mdia. Mesmo hoje, eles mal podem conceber um cenrio no qual os usurios possam publicar na rede tanto quanto retiram. (THE ECONOMIST, 2006, p.4, traduo nossa).19 exatamente isso que comea a acontecer. Em novembro de 2005, o Pew Internet & American Life Project revelou que 57% dos adolescentes norte-americanos estavam criando contedo para a Internet, de texto a fotos, udios e vdeos. Isso no signica que as pessoas esto escrevendo seus prprios jornais, disse o engenheiro do Yahoo, Jeremy Zawodny, The Economist (2006). Pode ser que estejam apenas votando na qualidade de um restaurante ou de um lme a que assistiram no cinema. Mas tambm pode signicar produes de vdeo caseiro de excelente qualidade. Isso tem implicaes profundas para os modelos tradicionais de negcio das indstrias de mdia, que so baseados em agregar grandes audincias passivas e em mant-las cativas durante os intervalos comerciais. Na era da nova midia, as audincias sero ocasionalmente grandes, mas freqentemente pequenas, e geralmente minsculas. Em
[. . . ] even todays broadband infrastructure was built for the previous era, not the coming one. Almost everywhere, download speeds (from the Internet to the user) are many times faster than upload speeds (from user to network). This is because the corporate giants that built these pipes assumed that the Internet would simply be another distribution pipe for themselves or their partners in the media industry. Even today, they can barely conceive of a scenario in which users might put as much into the network as they take out.
19

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

19

vez de alguns poucos gigantes com grandes capitais competindo entre si por essas audincias, sero pequenas rmas competindo ou, mais freqentemente, colaborando. (THE ECONOMIST, 2006, p.4, traduo nossa).20 Para o fundador da Technorati , David Sifry, as palestras de um para muitos esto se transformando em conversas entre pessoas antes conhecidas como audincia. (THE ECONOMIST, 2006, p.4) Essa nova revoluo est marcada por neologismos. blog passou a fazer parte do dicionrio Webster em 2004, o New Oxford American Dictionary adotou podcast em 2005. Wikis, vlogs, metaverse21 e folksonomies22 podem ser as prximas. Todas elas dizem respeito a fenmenos que ocorrem no ciberespao e tm o usurio como ator principal. No h dvidas de que as mudanas esto acontecendo e so visveis e mensurveis. Porm, o signicado e suas conseqncias ainda esto longe de serem consenso e so motivo de debates e especulaes, tanto por parte dos que defendem uma ruptura com o antigo paradigma, quanto na viso mais conservadora daqueles que acreditam numa continuidade e no predomnio da mdia de massa sobre a participao. Enquanto, na viso de empresrios da mdia, como Stephen Case (2002), principal executivo da gigante AOL-Time Warner, a convergncia digital signica maior poder de escolha aos usurios, seja em frente televiso, computador ou celular, para Moraes (2005), a variedade da oferta aos consumidores continuar sendo denida pelas empresas que comandam a mdia mundial.
This has profound implications for traditional business models in the media industry, which are based on aggregating large passive audiences and holding them captive during advertising interruptions. In the new-media era, audiences will occasionally be large, but often small, and usually tiny. Instead of a few large capital-rich media giants competing with one another for these audiences, it will be small rms and individuals competing or, more often, collaborating. 21 Os metaversos, termo cunhado pelo autor de co cientca Neal Stephenson (1992), constituem-se, na viso de seu autor, de como uma Internet baseada em realidade virtual poderia evoluir no futuro prximo. 22 Termo utilizando por Thomas Vander Wal para denir os servios coletivos de partilha de favoritos como dos sites de-li.cious e ickr.com. O uso on-line de tagging classicado tambm como "folksonomy", j que cria uma distribuio classicada, ou taxonomia, de contedo na web, reforando sua utilidade.
20

www.bocc.ubi.pt

20

Lorena Trcia

Outro que se mostra pessimista em relao a qualquer comunicao alternativa dominante Ramonet (2005). Segundo ele, para comunicar bem, faz falta uma srie de tcnicas. Possuir a verdade no suciente. Algum pode ter a verdade e denitivamente no encontrar eco porque no sabe comunicar esta verdade. (RAMONET, 2005, p.251) Moraes (2005), tambm ctico em relao a qualquer perspectiva de democratizao dos meios de distribuio da notcia. Onde quer que se pretenda atuar em mdia, l estar desfraldada a bandeira de um player global.(MORAES, 2005, p.207). O guru da mdia norteamericana Barry Diller, ainda mais radical ao falar The Economist: Auto-Publicao por algum com talento mediano no muito interessante. Talento o novo recurso limitado. (THE ECONOMIST, 2005, p.4, traduo nossa)23 Jerry Michalski, consultor de grandes empresas de comunicao nos Estados Unidos reagiu com indignao colocao de Diller. Para ele, Diller erra ao considerar que existe no mundo uma quantidade limitada de pessoas talentosas. Olhe ao redor e h toneladas de timas publicaes de amadores. [... ] Nem tudo na blog osfera poesia, nem todo udio de podcast uma sinfonia, nem todo vdeo em vlogs digno de festivais, e nem troda entrada na Wikipedia [...] 100% correta. Mas exatamente o mesmo poderia ser dito sobre jornais, rdio, televiso e a Enciclopdia Britnica (MICHALSKI, em entrevista ao THE ECONOMIST, 2006, p.4).24 A novidade que os jovens e a audincia parecem estar aprendendo a identicar por si prprios o que tem credibilidade e o que no tem; o que vale a pena e o que no merece ateno. Algumas vezes o fazem
Self-publishing by someone of average talent is not very interesting,. Talent is the new limited resource. 24 Look around and theres tons of great stuff from rank amateurs. [. . . ]Not everything in the blogosphere is poetry, not every audio podcast is a symphony, not every video vlog would do well at Sundance, and not every entry on Wikipedia, the free and collaborative online encyclopedia, is 100% correct. But exactly the same could be said about newspapers, radio, television and the Encyclopaedia Britannica.
23

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

21

com a ajuda de um editor ou reprter de sua conana, outra, baseiamse no ltro da inteligncia coletiva (LVY, 1995) e dos seus cibercontatos. No modelo das mdias de massa pr-Internet, acreditava-se em uma fonte da verdade, que estaria representada pela empresa de comunicao que tinha a conana do leitor/espectador. O modelo atual apresenta diversas fontes e deixa para a audincia a responsabilidade de tirar suas prprias concluses a partir das mltiplas verdades disponveis. Anderson (2006) acredita que estamos entrando em uma era de riqueza cultural e de escolhas abundantes nunca antes vista na histria. Para ele, a chamada peer production uma das foras industriais mais fortes da atualidade. J Weinberger avisa: a era da mdia participatria deve ser entendida no como um fenmeno editorial, mas um fenmeno social. (THE ECONOMIST, 2006, p.5, traduo nossa)25

2.3

Como os prossionais de comunicao trabalham

Wolton (1999) v as modalidades miditicas no como pontos ascendentes numa escala progressiva e evolucionria, mas como complementares, chamando a ateno para a grande capacidade das TIC no que se refere oferta de informao, de disponibilizao de bancos de dados. Porm, deixa claro que o crescimento da massa de informaes no nos leva a prescindir de mediadores. Comunicao direta, sem mediaes, como uma mera performance tcnica. Isso apela para sonhos de liberdade individual, mas ilusrio. A Rede pode dar acesso a uma massa de informaes, mas ningum um cidado do mundo, querendo saber tudo, sobre tudo, no mundo inteiro. Quanto mais informaes h, maior a necessidade de intermedirios jornalistas, arquivistas, editores etc. que ltrem, organizem, priorizem. Ningum quer assumir o papel de editor chefe a cada manh. A igualdade de acesso informao no cria igualdade de uso da informao. Confundir uma coisa com a outra tecnoideologia. (WOLTON, 1999).
the era of participatory media must be understood not as a publishing phenomenon but a social phenomenon.
25

www.bocc.ubi.pt

22

Lorena Trcia

Palcios (2003) considera uma simplicao descabida a previso de Lvy (1999) sobre um possvel desaparecimento do jornalismo, ou do jornalista como intermedirio, em funo do desenvolvimento da web. Para Palcios (2003), com o crescimento da massa de informaes disponvel aos cidados, torna-se ainda mais crucial o papel que desempenhado pelos prossionais que exercem funes de ltragem e ordenamento delas. Neste trabalho, partimos do princpio de que o jornalista no uma espcie em extino, mas cujas funes e rotinas esto sendo modicadas drasticamente. Ao ser incorporada aos veculos de comunicao, a tecnologia digital passou a exigir mais do reprter, que, muitas vezes, foi obrigado a saber operar vrias funes. Ao mesmo tempo, diagramador, produtor, executor de pauta e redator. So funes que antes haviam sido setorizadas com a armao dos veculos como grandes empresas capitalistas. Lage (2001) argumenta que [...] a tcnica moderna de redao jornalstica sobreviveu mesmo a mudanas nos processos de trabalho implantados, com ela, no incio do sculo XX. Imaginava-se, ento, uma segmentao de funes, como numa linha de montagem a transferncia para redao do modelo produtivo do taylorismo, baseado no princpio de que quem cumpre s uma pequena tarefa capaz de cumpri-la com a mxima ecincia. Imaginou-se, por algum tempo, que os reprteres deveriam apurar, os redatores redigir, os redatores do copy-desk confrontar e corrigir, os diagramadores montar as pginas e os editores comandar isso tudo. (LAGE, 2001, p.20). Este modelo no permaneceu por muito tempo, j que na dcada de 80, as empresas mudaram de ttica. As tecnologias tornaram muito mais complexa a tarefa de apurar, produzir e disseminar notcias, ampliou no apenas as competncias exigidas ao reprter, mas tambm a velocidade de publicao no ritmo frentico da instantaneidade e da redao 24/7. Pode-se dizer que, com a digitalizao, o jornalista acabou por se tornar um especialista, no em algum assunto em particular, mas em formas ecazes de fazer jornalismo e tornar o jornal disponvel rpida e amplamente.
www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

23

A polivalncia miditica (KLINENBERG, 1999) permite um modo de produo em que cada uma das mdias que compem um conglomerado utilize produtos de outras, assim como equipamentos. cada vez mais comum encontrarmos dentro das redaes da mdia impressa, estdios de rdio e televiso que permitem a produo de material em linguagens diversas. O resultado que os jornalistas dispem de menos tempo para apurar e redigir, produzindo notcias mais superciais Assim, um reprter pode doravante escrever um artigo para a edio da noite, aparecer na tela para tratar do mesmo acontecimento na televiso e ampliar a informao com os especialistas de Internet sugerindo-lhes relaes com outros sites ou acontecimentos. Estas prticas mantm os custos a um baixo nvel. Mas absorvem uma parte de tempo que os jornalistas consagravam s suas investigaes, reclamando deles ao mesmo tempo novas aptides prossionais (por exemplo, ser telegnico) e uma escrita meditica adaptvel a todos os tipos de suporte. (KLINENBERG, 1999, p.7, traduo nossa).26 A presso existe no apenas em relao ao tempo necessrio para a produo de informao para todas as mdias, mas tambm em relao adaptao de linguagem necessria ao preenchimento das caractersticas de cada canal. Com tantas mudanas e exigncias, Marcondes Filho (2000) tambm teme que o jornalista gaste boa parte do seu tempo em atividades voltadas para a forma, esquecidas do contedo, e atue como um especialista em grcas, cones e tratamento de dados. O autor lembra ainda que a elaborao de cada texto jornalstico permanea como uma tarefa essencialmente individual, o processo de
Ainsi, un reporter peut dsormais crire un article pour ldition du soir, paratre lcran pour traiter le mme vnement la tlvision et toffer linformation avec les spcialistes dInternet en leur suggrant des liens avec dautres sites ou vnements. Ces pratiques maintiennent les cots un bas niveau. Mais elles absorbent une partie du temps que les journalistes consacraient leurs recherches, en rclamant deux la fois de nouvelles aptitudes professionnelles (par exemple, tre tlgnique) et une criture mdiatique adaptable toutes sortes de supports.
26

www.bocc.ubi.pt

24

Lorena Trcia

apurao, montagem e publicao de uma pgina, ou de um jornal, realmente se alterou. Hoje, os jornalistas consultam e conversam menos com seus colegas e a redao cou menos barulhenta. Diante da tela, jornalistas esto hoje mais entregues a si mesmos. Atuam como superpatres, que lhe exaurem muito mais, pois os tm inteiramente. Neste sentido, o trabalho informatizado e isolado eleva sobremaneira a chamada explorao da mais-valia: os jornalistas trabalham mais pelo mesmo dinheiro, esgotam-se mais e esto mais sujeitos ao estresse, estafa. (MARCONDES FILHO, 2000, p.51). A preocupao procede. A pesquisa Innovations in Newspapers (Giner, 2001), feita pela Associao Mundial de Jornais, mostrou o que os lderes do setor consideravam como os maiores obstculos convergncia de mdias naquela poca. Trs, em cada dez dos entrevistados, listaram como srios obstculos a falta de recursos nanceiros (31%), a natureza individualista dos jornalistas (31%) e a falta de modernos sistemas de edio multimdia (30%). Para os empresrios da mdia, o problema est nas complexas relaes culturais que regem a convivncia entre jornalistas e administradores, editores e reprteres, redatores e diagramadores, sem falar na diculdade de entendimento entre os diversos departamentos tcnicos, comerciais e editoriais. Reinam ainda nas redaes, segundo donos de jornais, preconceitos entre usurios de PC e Mac, entre editorias das chamadas hard news and soft news27 , informao e entretenimento, objetividade e anlise. Outra diculdade est na convivncia entre jornalistas de veculos distintos, sendo antiga a animosidade existente entre prossionais de rdio, televiso, jornais, revistas e agncias de notcias. (GINER, 2001) H que se concordar que os problemas de convivncia e relacionamento sempre existiram e algumas dessas questes precisam ser trabalhadas junto aos futuros jornalistas, ainda na escola. Entretanto, no se deve buscar um enquadramento do jornalista em um modelo voltado exclusivamente para a produtividade e a competncia tcnica. A nosso
No meio jornalstico, hard news so os fatos, soft news so as interpretaes e light news as fofocas e escndalos.
27

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

25

ver, necessrio expor, sem preconceitos, aos futuros jornalistas a lgica de mercado da indstria da informao, ressaltando a responsabilidade prossional que tambm tero na manuteno da sade nanceira da empresa para a qual iro trabalhar, por meio de um trabalho competente e socialmente responsvel. E mais, na convergncia, o jornalista precisa estar na linha de frente da batalha pela conquista e manuteno do leitor. No jornalismo online, por exemplo, a lgica comercial se inverte em relao aos produtos analgicos da comunicao. No caso da revista ou do jornal impresso, o leitor paga antes de ter acesso ao contedo, colocando-o em segundo plano e retirando do jornalista a responsabilidade de conquistar o leitor a cada pgina. Ao contrrio, o usurio on-line s trar retorno nanceiro ao emissor se permanecer no site e circular pelas notcias sem ceder tentao de saltar para o concorrente, que est a um clique do mouse. As pesquisas mostram que, no universo digital, o leitor no tem a mesma delidade para com o seu jornal ou a sua revista. Cresce, portanto, a responsabilidade do jornalista autor, na conquista e permanncia do usurio nas pginas da publicao em que trabalha. A integrao multimditica pode ser uma estratgia para a eliminao de tantos conitos, contudo, as tecnologias nunca resolvero todos os problemas. (Giner, 2001) Muito do cime que a convergncia dos meios despertou nas redaes foi provocado por aqueles que apresentam uma imagem cmica e infantil dos journalistas supostos jornalistas multimdia, armados com os dispositivos eletrnicos que requerem ter diversos braos, como deuses e deusas orientais antigos, para poder escrever com uma mo, gravar o udio com outra, lmar o vdeo com uma terceira e as fotos com uma quarta tudo seria transmitido instantaneamente, sem o, por meio das antenas em suas cabeas ou de pastas que fariam 007 parecer antiquado. (GINER, 2001, p.33, traduo nossa).28
Much of the jealousy that media convergence has aroused in newsrooms is brought about precisely by those who present a comic and childish image of supposed multimedia journalists armed with eletronic gadgets that require them to have several arms, like ancient Oriental gods and goddesses, to be able to write words with
28

www.bocc.ubi.pt

26

Lorena Trcia

Saffo (1992), no entanto, alerta para o risco da tecnomiopia, um fenmeno que leva a subestimar o potencial de impacto de curto prazo de novas tecnologias e superestimar suas implicaes de longo prazo. First, we over-shoot and then under-shoot. (SAFFO, 1997, p.1) No podemos ser nem tecnomopes nem tecnomanacos29 . A sada est no equilbrio. Tyner, ex-editor do Chicago Tribune e atual vice-presidente da diviso de impressos da Tribune Company, um dos pioneiros no trabalho de integrao editorial. Para ele, o principal, neste processo, manter a alma jornalstica, ao invs de car obcecado com a nova galxia de utenslios tecnolgicos (GINER, 2001, p.33). A redao tem de continuar sendo o pilar principal de qualquer mudana, defende o jornalista.

2.4

O contedo da comunicao

Thompson (1988), Wolton (1999), Pavlik e McIntosh (2005), Saffo (2005) e Santaella (2005) estabelecem distino entre uma lgica da oferta, caracterstica das mdias tradicionais (rdio, TV, jornais e revistas impressos), que funcionam por emisso de mensagens (o chamado modelo Um Todos), e uma lgica de demanda, caracterstica das TIC, que funcionam por disponibilizao de acesso (o chamado modelo Todos Todos). A digitalizao transforma como e o quando as empresas de comunicao disponibilizam seu contedo. A atualizao das notcias acontece 24 horas por dia, para uma audincia mundial, alterando a lgica de relacionamento produtor/receptor. O processo de convergncia est levando a um completo reexame
one hand, tape audio with another, lm vdeo with a third and take photos with a fourth all of those would be sent by wireless transmission instantaneously through antennas attached to their heads of from briefcases that would make Agent 007 look old-fashioned. 29 Ascher (2004) utiliza os termos tecnfobo e tecnlo para denir usurios que, respectivamente, tm averso s tecnologias e aqueles que so fanticos usurios dos mais modernos recursos tecnolgicos.

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

27

do termo comunicao de massa. Embora as empresas de comunicao continuem a produzir contedo para largas audincias, muitas vezes os membros dessas audincias recebero mensagens sob medida e os usurios tornar-se-o muito mais ativos em seu envolvimento com a comunicao mediada do que tm sido at agora. Associada interatividade e utilizao da linguagem multimdia, a velocidade de circulao inaugura a era [...] designada por turbonotcias. O Webjornalismo oferece contedo que pode ser atualizado constantemente. Nesse sentido, a primeira vez na histria da comunicao que o texto impresso informativo alcana uma velocidade para o relato de informaes e de fatos s antes possvel via TV ou rdio. (CORREIA, 2005). Fundamentalmente, a convergncia est transformando os tipos de mdia com os quais o pblico cresceu e, sem dvida, representa uma mudana ainda maior do que a provocada pela televiso no sculo passado (SAFFO, 1992). No mundo pr-convergncia, o processo de comunicao consistia de um sistema de mensagens transmitidas pelas palavras, imagens e sons. O mundo da convergncia de mdias ainda tem traos desses elementos. Porm, traz junto com eles, novos paradigmas que s so possveis com a mdia digital em rede. Histrias contadas em uma mdia digital on-line podem ser conectadas com outros contedos muito mais facilmente do que em qualquer outra mdia. (PAVLIK; McINTOSH, 2005, p.68, traduo nossa)30 Miyagawa (2001) denomina estas novas possibilidades de Mdia Pessoal, destaca a possibilidade de interveno do espectador no contedo, em contraposio s imposies das mdias de massa. Na comunicao de massa, o contedo sacrossanto e legalmente protegido da apropriao de outros. (MIYAGAWA, 2001, traduo nossa)31 Em entrevista The Economist, em 2006, Semel, diretor do portal Yahoo!, lembra que, no passado, algum decidia que o jornal iria ao ar em determinado horrio e no havia muito o que fazer, a no ser
Stories told in a digital, online medium can make connections with other types of content much more easily than in any other medium. 31 In mass media, the content is sacrosanct and legally protected from appropriation from the others.
30

www.bocc.ubi.pt

28

Lorena Trcia

adequar-se deciso dos programadores. Agora o usurio o programador. (SEMEL, 2006, p.13) A lgica na programao de um portal como o Yahoo! baseia-se na liberdade de escolha do usurio, que tanto pode permanecer no contedo do portal, quanto escapulir para o site concorrente. Essa relao de conana acredita Semel, far com que o usurio retorne, construindo uma relao mais profunda (deeper engagement). Quanto mais tempo as pessoas gastarem nas pginas do Yahoo!, notcias, blogs, e-mails, grupos de discusso, fotos, msica e da por diante sejam estes seus destinos nais ou apenas paradas durante a jornada, Yahoo! Pode colocar mais e melhores publicidade na frente delas. (SEMEL, em entrevista THE ECONOMIST, 2006, p.13, traduo nossa).32 Para Pavlik e McIntosh (2005), o contedo na mdia digital mais uido, dinmico, rpido e global, o que permite melhores representaes de eventos e processos na vida real (PAVLIK; McINTOSH, 2005, p.68, traduo nossa)33 . Alm disso, cada vez mais o usurio recebe informao on demand. A tecnologia permite inclusive escolher, no caso da TV digital, por meio de qual cmera o espectador quer assistir ao jogo de futebol ou voltar a transmisso, construindo seu prprio replay. Isso no signica que todos iro querer ou deveriam ser diretores de televiso sempre que a estivessem assistindo. s vezes, tudo o que algum quer consumir passivamente. Mas isso tambm no quer dizer que o simples fato de poder ser um participante mais ativo no tipo de contedo que est assistindo, no ir alterar o modo como o contedo da comunicao de massa e da mdia no geral percebido. (PAVLIK; McINTOSH, 2005, p.68, traduo nossa).34
As people spend more time on Yahoos pages, news, blogs, e-mail, chat groups, photo and music sites and so on whether as their nal destination or as stops on a journey, Yahoo! can put more and better advertising in front ot theme. 33 wich enables better representations of events and processes in real lif. 34 This is not to say that everyone will want to or should be a television director
32

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

29

Outra diferena marcante entre o contedo das mdias de massa e o disponibilizado on-line o fato da Internet no depender dos grandes hits e de sucessos instantneos para garantir audincia, arma Semen The Economist (2006): Muitas audincias pequenas so to boas para publicitrios quanto poucas audincias grandes e, certamente, podem ser melhores. Isto tem enormes implicaes para o contedo, transformando-o em um longo continuum do prossional para o amador, do campeo de audincia para o nichos subculturais. (THE ECONOMIST, 2006, p.8, traduo nossa).35 Esses nichos formam a cauda longa de Anderson (2006), para quem a lgica econmica da antiga mdia, que girava torno dos grandes sucessos, agora est distribuda e inclui pequenos grupos com interesses prprios. Alm da mudana na lgica da produo, distribuio e recepo de contedos existe o aspecto do tempo e da velocidade, a possibilidade da informao em tempo real, como chegaram a ser chamadas as notcias postadas instantaneamente na rede. Vivemos num tempo maluco em que a informao to rpida que exige explicao instantnea e to supercial que qualquer explicao serve. (VERSSIMO, 1999) As palavras e Verssimo retratam uma realidade no jornalismo da era da convergncia, em que a velocidade muitas vezes atropela o trabalho cuidadoso de apurao de uma notcia.
whenever they watch television. Sometimes passively consuming media is all a person wants. But that is not to say that simply being able to be a more active participant in the kind of content one is watching wont alter how mass communication content and media in general are perceived. 35 Many small audiences are as good for advertisers as few large audiences, and indeed may be better. This has huge implications for content, turning it into one long continuum from professional to amateur, from blockbuster to subculture niche.

www.bocc.ubi.pt

30

Lorena Trcia

A lgica do tempo real afeta a prtica do jornalismo como um todo, radicalizando a corrida contra o tempo que sempre marcou a prosso. Mais ainda: as exigncias do mercado nanceiro, e de quem nele atua, passam a ser o relgio do noticirio em geral. (MORETZSOHN, 2002, p.130). Velocidade e pasteurizao, naquilo que a ombudsman do jornal Folha de S.Paulo, Renata lo Prete (2000), deniu como tudo igual ponto com ao relatar a busca por informaes sobre um evento esportivo. Na pressa em publicar notcias do mundo inteiro, da forma mais barata e rpida, os sites jornalsticos apelam para dois recursos as agncias internacionais de notcias [...] e a rapinagem pura e simples entre sites e das reportagens de rdio e TV. (LO PRETE, 2000). Este fenmeno deve ser observado e trabalhado com cuidado nas escolas de jornalismo, onde j se percebe o reexo da pasteurizao, por meio da resistncia de muitos alunos s disciplinas tericas e supervalorizao das prticas. Na nsia por se sentirem prontos o mais rapidamente possvel para enfrentar o dia-a-dia da prosso, as leituras e reexes so descartadas e acabem por comprometer o processo de aprendizagem em seu sentido mais amplo.

Web 2.0 e os fenmenos da nova mdia

Em 2003, perto do m da depresso dot.com, Dale Dougherty e Tim O Reilly, fundadores da OReilly Media, editora e produtora de eventos, estavam em um processo de brainstorming36 quando Dougherty cunhou o termo Web 2.0. Ele se referia nomenclatura utilizada pelas empresas de software quando lanam uma verso de upgrade, aplicando-a ao que esperava ser a segunda gerao da Internet. We think of ourselves as an enzyme, disse OReilly revista The Economist (2006). When we see something coalescing, we give it a name. Enquanto marketing, o termo um grande sucesso. Em 2004, O Reilly e seu scio John Battelle iniciaram um novo ciclo de conferncias anuais, chamado web 2.0, que se tornou um dos maiores eventos do Vale do Silcio. Seus autores, entretanto, preocupam-se com um uso
A "tempestade de idias" uma tcnica de dinmica de grupo desenvolvida para explorar a potencialidade criativa do indivduo.
36

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

31

inadequado da expresso. Na tentativa de evitar equvocos, o prprio OReilly, no site da sua empresa, esclarece o que ele e o scio pensaram ao cunhar o termo, por isso, compararam as duas geraes da Internet e seus diversos servios (Quad. 3).

Quadro 3 Comparao entre web 1.0 e web 2.0.


Fonte: http://www.oreillynet.com/

A web 1.0 seria aquela em que as pginas estticas no permitem manipulao ou alterao do contedo pelo usurio; trata-se de uma relao homem-mquina, baseada principalmente no cdigo HTML. web 2.0, por outro lado, diz respeito a uma nova gerao de servios e aplicativos responsveis por grandes mudanas na forma como as pessoas se relacionam com a Net. A base da web 2.0 est no contedo produzido pelos prprios usurios e na integrao cada vez mais forte de diferentes sites e servios (mquina mquina), que se mesclam como se fossem um s, os Mashups. O cdigo principal desta mudana seria o Ajax. (FORTES, 2006) Google e Yahoo!37 so hoje os grandes motores da web 2.0. Segundo a comScore World Metrix (Tab. 1), que mapeia a audincia da Internet em todo o mundo, o conjunto de sites que leva a marca Google recebia, em junho de 2006, a visita de 499,5 milhes de usurios/nicos por ms. O do Yahoo! tem 480,9 milhes de usurios nicos/ms.

A Microsoft, primeira empresa do ranking, comea a se inserir da lgica da Web 2.0, via Windows Live.

37

www.bocc.ubi.pt

32

Lorena Trcia Top 15 Online Properties Worldwide, Among Visitors Age 15+* June 2006 Total Worldwide All Locations Source: comScore World Metrix
Unique Visitors (000) 712,976 499,540 480,933 453,963 256,653 219,868 129,320 127,982 111,864 95,831 92,211 87,434 84,651 72,828 67,391 66,401

Worldwide Total (Age 15+) Microsoft sites Yahoo! sites Google sites eBay Time Warner Network Amazon sites Wikipedia sites Ask Network Adobe sites Apple Computer, Inc. Lycos, Inc. CNET Networks Monster Worldwide Real.com Network MYSPACE.COM

Tabela 1: maiores empresas da Internet, em nmero de acessos.


Fonte: ComScore * Excludes trafc from public computers such as Internet cafes and access from mobile phones or PDAs.

Embora, a nosso ver, mudanas estejam ocorrendo principalmente na disponibilizao de servios gratuitos para hospedagem e manipulao de dados, ainda cedo para dizer se este modelo de uso da Internet permanecer gratuito, uma vez que comeam a haver sinalizaes com relao aos seus custos, sem o respectivo retorno nanceiro. Consideramos importante registrar o advento e as discusses em torno da web 2.0, porque dentro deste modelo encontram-se ferramentas de fundamental importncia para o universo das comunicaes, da educao

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

33

e do jornalismo, resultado de uma ampliao dos usos que os usurios tm feito dessas tecnologias e servios. Em determinado momento, a "web 2.0"tomou vida prpria, sendo aplicada s redes sociais on-line, inteligncia coletiva, blogging, podcasting e "participao"no general. Comeou a ser usada em sentenas que contm outras palavras da moda, tais como "cauda longa", "folksonomies", ou web semntica". (THE ECONOMIST, 2006, traduo nossa)38 Entre os fenmenos interativos da web, enquandrados nos princpios da web 2.0, consideramos importante destacar: blogosfera (blogs, fotologs, audiologs e blogs), ferramentas open source (slashdot), Wikis, Podcasting, os Metaverses e o YouTube.

3.1

Blogs, blogosfera e jornalismo

A palavra blog foi utilizada pela primeira vez em 1997, quando um dos poucos usurios existentes quela poca, Jorn Barger, chamou seu site de weblog. Em 1999, outro internauta, Peter Merholz, numa brincadeira, partiu a palavra em we blog. E o termo blog acabou pegando, tanto como verbo quanto como substantivo. Tecnicamente, signica um dirio na web alimentado regularmente por seu dono com novos contedos, chamados posts, que normalmente, mas nem sempre, so pequenos e devem conter hiperlinks para outros blogs ou sites. Alm de texto e hipertexto, os posts podem conter fotograas (fotoblogs), udio (audioblog) e vdeo (vlogs). Cada post arquivado em um espao distinto, chamado permalink. Em mdia, a Technorati39 registra 50 mil novos posts por hora. As principais caractersticas dos blogs esto relacionadas facilidade do manuseio, interatividade e a ligao de outros internautas, deram origem a uma grande comunidade, chamada de blogosfera. Nela,
38 At some point Web 2.0 took on a life of its own, being applied to online social networks, collective intelligence, blogging and podcasting and participation in general. It started being used in sentences that also contained other buzzwords, such as the long tail , folksonomies, or the semantic web. 39 O site Technorati monitora a criao de blogs no mundo.

www.bocc.ubi.pt

34

Lorena Trcia

os blogs estabelecem relaes privilegiadas com outros que abordam temticas semelhantes, criando pequenas redes de interesses. (CANAVILHAS, 2004, p.1). Os blogs surgiram em 1999, por meio do Blogger, primeiro servio a permitir a criao de blogs de uma forma fcil e intuitiva. Para alojar os dirios, a empresa dos Estados Unidos, Pyra, lanou um servidor gratuito, o Blogspot. A proliferao foi imediata. Em novembro de 1999, j existiam 10 mil blogs alojados nessa plataforma. O Technorati registrava, em setembro de 2006, 39,1 milhes de blogs pelo mundo. Hoje, um blog criado a cada segundo, todos os dias, e a blogosfera dobra de tamanho a cada cinco meses (Grf. 2).

Grco 2 Crescimento dos blogs.


Fonte: Technorati

Os blogs se transformaram numa ferramenta de expresso no s de contedo pessoal, em que as pessoas contam histrias do cotidiano, publicam fotos ou lembranas de vida, mas tambm numa plataforma da prtica jornalstica (blogjornalismo). Essa nova dimenso da forma de divulgao de informaes tem gerado discusses sobre a credibilidade da notcia e o fazer jornalstico enquanto ao exclusiva de jornalistas prossionais. O usurio de um blog pode descrever um fato presenciado e relat-lo em seu blog, ainda que no tenha o formato padro utilizado pela grande imprensa, e as informaes podem ter repercusso dentro da blogosfera e percorrer toda a rede. Os comentrios deixados por
www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

35

visitantes so outra fonte de debates, que ampliam a representatividade dos dirios como espao de comunicao. Na blogosfera, o participante pode estar em qualquer local do mundo, tendo como nica regra de participao, compartilhar um idioma com os seus interlocutores. Na blogosfera, o blogger no precisa de revelar a sua verdadeira identidade, o que permite uma participao mais descomprometida. Na blogosfera, o acesso ao espao meditico no depende de qualquer tipo de organizao. por tudo isto que a blogosfera entendida como um verdadeiro espao de liberdade de opinio. (CANAVILHAS, 2004) Mas no qualquer opinio. H quem considere blogging como uma questo de estilo. O engenheiro de software Dave Winer, um dos blogueiros mais antigos da web, em entrevista The Economist (2006) deniu a essncia dos blogs como a voz no editada de uma nica pessoa40 , preferencialmente um amador, descartando vrias publicaes que se autodenominam blogs apenas por utilizarem uma ferramenta de publicao com as mesmas caractersticas. Blogs, em outras palavras, usualmente tm uma autenticidade crua, sem acabamento, reetindo a individualidade. Esta denio excluiria alguns dos blogs que rmas, prossionais de relaes pblicas ou jornais publicam atualmente. Se um editor examina, suaviza ou edita de uma forma ou de outra aquilo que foi escrito, Sr. Winer argumentaria que aquilo no seria mais um blog. (THE ECONOMIST, 2006, p.14, traduo nossa).41 Trata-se de uma posio radical, uma vez que h blogs de qualidade escritos por grupos de pessoas, em estilo jornalstico. Porm, devemos estar atentos ao uso propagandstico que empresas tm feito da
The unedited voice of a single person. Blogs, in other words, usually have a raw, unpolished authenticity and individuality. This denition would exclude quite a few of the blogs that rms, public-relations people or newspapers set up nowadays. If an editor vets, softens or otherwise messes about with the writing, Mr. Winer would argue, it is no longer a blog.
41 40

www.bocc.ubi.pt

36

Lorena Trcia

ferramenta. Blogs, no nosso entender, so espaos de livre expresso e perdem seu sentido alternativo, quando esto vinculados a empresas jornalsticas com propostas editoriais, interesses polticos e comerciais caractersticos da mdia tradicional. Nesse caso, passam a ser apenas um gerenciador de contedo, geralmente opinativo, de uso simplicado, apesar de serem denominados blogs. Os blogs patrocinados por empresas jornalsticas no se diferem das colunas assinadas dos jornais, a no ser pela possibilidade de links e comentrios, ainda assim, usualmente selecionados para exibio, como a seo de cartas dos jornais. Para Canavilhas (2004), a maior repercusso do movimento blogueiro no Brasil, bem como em outras partes do mundo, ocorre no campo da poltica. A facilidade de postagem de mensagens e a instantaneidade da Internet, junto ao grande nmero de internautas interligados pelos blogs, foram motivos para que partidos polticos, simpatizantes e lobistas se apropriassem desse recurso. A blogosfera entrou numa fase mais politizada, com o aparecimento de pessoas que no encontravam nos jornais um verdadeiro espao de debate. A estes juntaram-se outros sem liao partidria, mas com fortes convices polticas, pelo que rapidamente se geraram intensos debates. [...] Atualmente, a blogosfera funciona como um espelho da sociedade. Qualquer convulso social ou acontecimento poltico tem efeito imediato na blogosfera, com o aumento do nmero de visitas e de posts editados. (CANAVILHAS, 2004). O poder de um desses blogs polticos chegou perto de derrubar um presidente dos Estados Unidos. Em janeiro de 1998, o Drudge Report, blog de um norte-americano que acabara de concluir o ensino mdio, publicou a informao de que a revista Newsweek havia omitido uma reportagem acerca do envolvimento sexual de Bill Clinton com uma estagiria da Casa Branca. Descobrira o caso Mnica Lewinsky por meio de uma dica passada por um de seus leitores. O resto da histria conhecido. Clinton escapou por pouco de um processo de impeachment, depois de confessar ter mentido nao. No Brasil, em junho de 2001, o blogueiro Srio Faria causou grande constrangimento ao senador da Repblica Antnio Carlos Magalhes
www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

37

(PFL-BA). Em seu blog Catarro Verde, Faria mostrou que, no discurso de renncia ao mandato, Magalhes havia plagiado outro discurso, proferido pelo ento deputado federal Afonso Arinos em 1954. A descoberta virou notcia de televiso. Na blogosfera, a delizao entre os blogueiros acontece na medida em que se cria a idia de pertencimento. Para Recuero (2001), o blogueiro, por ser dono de um blog, ao navegar em outros blogs, receber comentrios e deixar os seus, considerado como parte de um grupo ou tribo numa adeso tpica do universo ciberntico. A mdia de leitores da maioria dos blogs baixa e gira em torno de sete. Pode parecer pouco, mas as baixas audincias so uma das marcas das mdias participatrias, como explica a Teoria da Cauda Longa de Anderson (2006). Existem as excees como o blog do brasileiro Edney Souza, o Interney.net, que j esteve entre os 20 mais visitados do mundo em uma lista elaborada pela respeitada revista Wired. O Interney.net traz comentrios do autor sobre assuntos variados, principalmente sobre a vida no mundo digital. O sucesso com posts sobre o mundo dos blogs e questionrios eletrnicos transformou Edney no nico brasileiro a viver unicamente da prosso de blogueiro. As visitas ao seu blog chegam a 100 mil por dia. (REVISTA POCA, 2006) Em entrevista revista poca (2006, p.103), o jornalista e professor norte-americano John Batelle disse que os blogs so o primeiro passo para que todas as pessoas alfabetizadas tenham sua prpria plataforma no mundo. Um espao onde elas possam declarar quem so, o que querem e o que pensam . Para Batelle, os blogs so como conversas. So um tipo de mdia, e a mdia tradicional to ameaada quanto fascinada pelos blogs. E, claro, a mdia adora falar sobre sim mesma. Mas uma das denies mais curiosas sobre o fenmeno dos blogs veio da Alemanha e causou indignao no ciberespao. Numa troca de e-mails, um publicitrio reagiu s crticas feitas a uma de suas campanhas, chamou os blogs de paredes de banheiro da Internet (the toilet walls of the Internet) e perguntou: O que, na face da Terra, d o direito a cada dono de computador de expressar suas opinies sem que seja solicitado?42 . As respostas foram tantas e to incisivas, que levaram o autor da pergunta a se retratar publicamente.
What on earth gives every computer-owner the right to express his opinion, unasked for?
42

www.bocc.ubi.pt

38

Lorena Trcia

3.2

Jornalismo Open Source

O termo Jornalismo Open Source foi cunhado por Andrew Leonard, do site Salon.com, em artigo de 1999. O signicado modicou-se e ampliou-se desde ento, sendo hoje utilizado para descrever as formas de publicao on-line alternativas mdia tradicional e ao jornalismo prossional. O termo jornalismo open source frenquentemente usado para descrever uma gama de publicaes on-line: de variadas formas de jornalismo comunitrio semiparticipatrio (como o jornal NorthWest Voice), at o legtimo jornalismo open source (como o Spanish 20 Minutes e o WikiNews). (WIKIPDIA, traduo nossa)43 primeira vista, poder-se-ia dizer que os blogs se encaixam nesta categoria, porm existem diferenas. Weblogs no pertencem, ocialmente, ao movimento Open Source em que o cdigo-fonte de um programa publicado de forma a permitir a qualquer pessoa localizar e corrigir erros, alm de adicionar novas funes. Neste sentido, no seria permitido a qualquer um alterar os cdigos de um blog ou apropriarse do seu contedo para reescrev-lo livremente, por causa dos direitos autorais. Ohmy News, baseado na Coria do Sul, hoje o mais bem-sucedido exemplo de jornalismo cidado na ativa, no estilo Open Source, com mdia de 700 mil visitantes e 2 milhes de page views44 por dia. Apesar do nmero de acessos prximo ao dos grandes jornais impressos, a publicao no tem qualquer reprter em sua lista de funcionrios. O site baseia-se na colaborao de amadores, ou cidados, como prefere cham-los seu criador, o jornalista Oh Yeon Ho. A edio feita por ele e por alguns amigos. Um sistema de feedback e classicao coloca os artigos mais acessados em destaque. A iniciativa surgiu do desejo
The term open source journalism is often used to describe a spectrum on online publications: from various forms of semi-participatory online community journalism (as exemplied by projects such as the copyright newspaper NorthWest Voice), through to genuine open source news publications (such as the Spanish 20 Minutes, and WikiNews). 44 O nmero de page views de um site o nmero de vezes que as pginas foram visitadas.
43

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

39

de Yeon Ho de criar um novo tipo de jornalismo e sem ns lucrativos. Porm, graas a um sistema de remunerao por mrito, uma notcia publicada no site pode render ao seu autor a extraordinria quantia de 30 mil dlares em apenas cinco dias. A qualidade das notcias, segundo Yeon Ho, est baseada na boa formao educacional da populao sulcoreana e na nsia de mudar o pas por parte daqueles que escrevem. (THE ECONOMIST, 2006) O sucesso de Ohmy j tem amplas ramicaes na indstria dos meios comunicao da Coria do Sul. Embora no tenha matado nenhum jornal ou meio de comunicao de massa no pas, forou todos eles a se ajustarem para um formato mais prximo ao do Ohmy. Diversos jornais locais, por exemplo, agora tm ferramentas de comentrio e feedback no nal dos artigos on-line e esto tentando interagir mais com os leitores. (THE ECONOMIST, 2006, p.7, traduo nossa).45 Nem todas as iniciativas de jornalismo-cidado foram to bem-sucedidas. Gilmor, ex-jornalista do San Jose Mercury, uma publicao de sucesso no Vale do Silcio, largou o emprego para investir num projeto chamado Grassroots Media. Depois de alguns anos buscando um modelo lucrativo de negcios, acabou por desistir da proposta. Um outro exemplo que tem dado certo vem da televiso. Em 2005, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore e seu scio, Joel Hyatt, fundaram a Current TV, um canal a cabo que encoraja os telespectadores a contriburem com suas prprias notcias em vdeo. Os viewer-created content ou vc2 respondem agora por 30% do tempo de programao exibido no canal e essa taxa tende a aumentar. No site da emissora, a poltica de publicao clara: Qualquer um que queira contribuir pode postar um vdeo. Os usurios da comunidade Current votaro naqueles que
Ohmys success has already had wide ramications in South Koreas media industry. Although it has not killed off any South Korean newspapers or broadcasters, it has forced all of them to adjust by becoming more like Ohmy. Several newspaper sites, for instance, now have feedback and conversation panes at the bottom of online articles and are trying to interact more with readers.
45

www.bocc.ubi.pt

40

Lorena Trcia

devero ser exibidos na TV. Voc pode participar em qualquer etapa: assistir e votar ou fazer um vdeo. (Temos tambm um treinamento on-line para ajud-lo nas habilidades necessrias para fazer TV!) Esta no denitivamente uma rede de TV tradicional. Assistindo Current, voc ver mais, em mais tpicos, com mais pontos de vista. Mas para ter xito, precisamos que voc faa mais do que assistir; precisamos que voc se junte a ns e participe. (CURRENT TV, 2005, traduo nossa).46 Yahoo! tambm tem utilizado, no Yahoo News, material enviado por usurios. No portal, o cidado comum incentivado, no apenas a enviar notcias, mas tambm a ltr-las e classic-las. Este processo de colaborao j tem at nome: folksonomy, para diferenci-lo da editorao tradicional, no modelo de cima para baixo, chamado de taxonomia. Por exemplo, durante os ataques terroristas ao metr de Londres ano passado, muitas pessoas nos vages acidentados tiraram fotograas com seus telefones celulares. Eles, de forma inteligente, publicaram essas fotos no Flickr, um site de compartilhamento de imagens de propriedade do Yahoo!. Outros usurios catalogaram e divulgaram as fotos on-line atravs [sic] de palavras-chave como London Underground e bombings, para que fossem encontradas facilmente. Os usurios espontaneamente votaram nas imagens, o que chamou a ateno do editor do Yahoo!, que as publicou com destaque junto s notcias prossionais disponveis nos sites de notcia do Yahoo!. Tudo isso aconteceu em questo de minutos. (THE ECONOMIST, 2006, traduo nossa).47
Anyone who wants to contribute can upload a video. Then, everyone in the Current online community votes for what should be on TV. You can join in at either stage watch & vote or make video. (Weve also got online training to help you get the skills you need to make TV!) This is denitely not a traditional TV network. Watching Current, youll see more, on more topics, from more points of view. But if were going to succeed, we need you to do more than watch; we need you to jump in and participate 47 For example, during the terrorist attacks on Londons Underground last year,
46

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

41

No artigo Imprensa perde espao para o jornalista-cidado, Gallas (2006) cita outros exemplos de mdia participativa (como Chicagocrime.org e o tradicional jornal francs Le Monde) e anuncia a novidade nas pginas de um dos maiores portais de lngua latina, o Terra, que desde o ano passado publica fotos e notcias enviadas por seus leitores. O reprter entrevistou, em So Paulo, o norte-americano Dan Gillmor, autor do livro We, The Media (Ns, A Mdia). Segundo Gilmor, os sites montados por cidados no formados em jornalismo tm conseguido oferecer servios ao pblico com ecincia, muitas vezes ultrapassando o jornalismo tradicional. Com as novas tecnologias, como a Internet e o celular, a mdia se democratizou. No no sentido de maiores direitos das pessoas, mas de maior participao de todos na comunicao. (GILMOR, em entrevista a GALLAS, 2006) O jornalismo-cidado trouxe novas formas de exposio para outros eventos como o Furaco Katrina , o Tsunami na sia, o enforcamento de Saddam Hussein e outros acontecimentos recentes, levando internautas a parodiarem o provrbio 15 minutos de fama, cunhado pelo artista e cineasta norte-americano Andy Warhol. Trata-se agora dos 15 megas (megabytes) de fama a que todo ser humano teria direito na vida.

3.3

Wiki

Wikiquote (Coletnea de citaes), Wikcionrio (Dicionrio em vrias lnguas), Wikispecies (Diretrio de espcies), Wikinotcias (Fonte de notcias livre), Wikisource (Documentos originais livres), Wikimedia Commons (Imagens, sons e vdeos), Wikiversidade (Centro ilimitado do aprender), Wikilivros (Livros e manuais livres) e Meta-Wiki (Coordenao dos projetos). Embora a Wikipedia seja a vertente mais conhecida do fenmeno Wiki, todos os servios fazem parte da Wikimedia
quite a few people in the wrecked trains took haunting photos with their mobile phones. They then wirelessly uploaded these to Flickr, a photo-sharing site owned by Yahoo! Other users then tagged these photos by attaching labels such as London Underground or bombings to them so that they could be easily found. The same or other users then spontaneously rated the pictures. This in turn brought the best pictures to the attention of Yahoo!s human editors, who displayed them prominently alongside professional content across Yahoo!s news sites. All of this happened within minutes.

www.bocc.ubi.pt

42

Lorena Trcia

Foundation, uma organizao sem ns lucrativos fundada por Jimmy Wales, em 2001. O nome da Wikimedia a mistura de wiki e multimdia, embora todo o projeto seja dominado pelo texto e hipertexto. Os termos wiki e WikiWiki so utilizados para identicar um tipo especco de coleo de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para cri-lo. O termo "Wiki wiki"signica "superrpido"no idioma havaiano. J em maori Wiki signica "m-de-semana". tambm a forma diminutiva de Wikitoria, verso Maori do popular nome cristo Victoria. (WIKIPDIA) O que caracteriza o wiki a facilidade de edio pelos usurios. Assim, possvel corrigir erros, complementar idias e inserir novas informaes coletivamente. A idia por trs de controlar usurios diretamente relacionada ao tamanho do universo gerado pelo wiki. Quanto mais pessoas estiverem usando o wiki, menor deveria ser a necessidade de nveis de controle, pois o controle fornecido pela prpria sociedade. Mas o controle sempre se faz necessrio, em pelo menos dois nveis: gerenciamento e utilizao. (WIKIPEDIA) Apesar da idia de ampla participao coletiva embutida no conceito wiki, o prprio Jimmy Wales, reconhece, em entrevista revista The Economist (2006, p.11) que o processo muito mais tradicional do que as pessoas imaginam. Menos de 1% de todos os usurios so responsveis por metade do total das edies. O trabalho nal acaba nas mos de algumas centenas de voluntrios, que se conhecem e, segundo Wales, zelam pela prpria reputao. Alm da democracia no site, ele diz, h uma aristocracia ocasional (quando editores com reputao superior tm mais a dizer do que outros) e at momentos de monarquia (este o meu papel) nos casos como a biograa de Seigenthaler, quando uma interveno rpida foi necessria. (THE ECONOMIST, 2006, traduo nossa)48
Besides democracy on the site, he says, there is occasional aristocracy (when editors with superior reputations get more say than others) and even occasional monarchy (thats my role) in cases such as the Seigenthaler biography, when quick intervention is needed.
48

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

43

A interveno qual se referiu Wales diz respeito falsa biograa de Steigenthaler, ex-assistente de Robert Kennedy, inserida na Wikipedia pelo desconhecido Brian Chase, um administrador de empresas, natural de Nashville, Tennessee. Por 132 dias, a informao, incorreta, na qual o ex-assistente apontado como suspeito do assassinato dos irmos Kennedy permaneceu no site sem ser corrigida. O fato gerou amplos debates sobre liberdade, censura, vandalismo e inteligncia coletiva. Ao se pronunciar sobre o assunto em entrevista ao jornal USA Today, o prprio Steigenthaler colocou o dedo na ferida: E ento vivemos em um universo de novas mdias com fenomenais oportunidades para uma comunicao e pesquisa em nvel mundial porm, populada por vndalos voluntrios com intelecto e canetas envenenados. (USA TODAY, 2005)49 Nos debates ocorridos na Internet desde ento, o caso tomou propores mais amplas, concentrando-se na liberdade de criao e compartilhamento do conhecimento humano, gratuita e coletivamente, via rede mundial de computadores, num processo de socializao do saber. Para o editor da Enciclopdia Britnica, Robert McHenry, a Wikipedia uma enciclopdia baseada na f, sustentada no modismo de comunidade e em algumas vagas noes sobre informao que se quer livre (THE ECONOMIST, 2006)50 . Porm a incisiva colocao de McHenry foi posta em xeque por um estudo encomendado pela revista Nature. Os especialistas contratados encontraram 162 erros na Wikipdia, contra 123 na Enciclopdia Britnica. A Nature estampou a manchete: Enciclopdia da Internet est cabea-a-cabea: investigao da Nature descobre que a Wikipedia de Jimmy Wales chega perto da Britnica em termos de preciso de suas entradas cientcas (GILES, 2005, traduo nossa)51 . Embora a afamada equipe da enciclopdia inglesa tenha denunciado erros na avaliao da revista, a questo mais profunda e remete ao fato de um dos mais representativos exemplares
And so we live in a universe of new media with phenomenal opportunities for worldwide communications and research but populated by volunteer vandals with poison-pen intellects. 50 faith-based encyclopedia, based on the moist and modish notion of community and some vague notions about information wanting to be free. 51 Internet encyclopaedias go head to head: Jimmy Wales Wikipedia comes close to Britannica in terms of the accuracy of its science entries, a Nature investigation nds.
49

www.bocc.ubi.pt

44

Lorena Trcia

da antiga mdia impressa enxergar na enciclopdia digital uma ameaa, a ponto de tentar defender sua reputao. Polmicas parte, o fato que o fenmeno wiki tem se multiplicado. A Wikipedia em ingls dobrou de tamanho no ano passado e j tem mais de um milho de artigos, sendo 12 vezes maior do que a verso impressa da Enciclopdia Britnica. publicada tambm em 200 outros idiomas e j recebeu a contribuio de mais de cem mil pessoas (Grf. 3). Alm disso, os princpios do wiki tm sido utilizados em diversos outros experimentos, que vo da educao ao jornalismo, expandindo os princpios da escrita colaborativa na web.

Grco 3 O crescimento do volume de informaes na Wikipdia

3.4

Podcasting e vdeo streaming

Blog e wiki j tinham se tornado verbetes de dicionrio na lngua inglesa, em 2004, quando o ex-apresentador da MTV, Adam Curry utilizou as tecnologias disponveis para criar outro grande fenmeno digital: o Podcasting. Curry agora conhecido como podfather. Pod vem do tocador de MP3 da Apple, o iPod. Casting signica, em ingls, enviar um sinal de rdio para uma populao em determinada rea geogrca em um determinado horrio. Pode parecer confuso, mas exatamente o contrrio do que signica Podcasting. Porm, o paradoxo parece no importar para as milhares de pessoas que, mundo afora, tm aderido ao novo modelo de expresso.
www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

45

Esse modelo funciona da seguinte forma: um podcaster grava alguma coisa, desde msica a trechos loscos, passando por notcias, com a ajuda de um microfone conectado ao computador. O arquivo de udio publicado na Internet, de onde as pessoas podem baix-lo, seja para ouvir no prprio computador ou em um aparelho que reproduz udio em formato MP3. Com a ajuda de um software alimentador de RSS52 , possvel fazer uma espcie de assinatura da publicao de formas a receber, no computador, todas as novas edies de udio do autor escolhido. A diferena entre Podcasting e blogs e wikis que o primeiro no permite links entre arquivos. Em compensao, a portabilidade do Podcasting supera a necessidade de estar conectado e on-line como exigem a leitura de blogs e wikis. Essas diferenas podem no fazer do Podcasting algo to revolucionrio em termos de mdia. Porm, trata-se de mais um fenmeno da web, com milhares de autores e ouvintes espalhados pelo mundo. O iTunes, aplicativo e loja de msicas on-line da Apple, que alimenta os iPods, lista atualmente 20 mil podcasts gratuitos, variando de publicaes prossionais como os ttulos da National Geographic, a gravaes feitas pelos prprios usurios. No Brasil, os principais portais tambm j aderiram novidade e disponibilizam gratuitamente os arquivos de udio no Terra Podcast e UOL Podcast. Podcasting tem tambm expandido seu formato de udio para vdeo para acompanhar o surgimento dos aparelhos que tocam arquivos em formato MP4. Neste caso, porm, existe uma batalha pelo termo que melhor denir este tipo de publicao: vodcasting, vidcasting e vlogging disputam o ttulo. Para os usurios, a novidade sedutora em vrios aspectos. Primeiro, porque eles podem muito facilmente tornarem-se editores, gravando e mixando conforme suas preferncias, utilizando softwares gratuitos disponveis na Internet. Essa liberdade de editar e escolher aquilo que querem ouvir representa um avano em relao s rdios comerciais sujeitas inuncia econmica das grandes gravadoras e aos intervalos comerciais. Alm disso, libera os ouvintes das restries de horrio,
RSS um subconjunto de "dialetos"XML que servem para agregar contedo ou "Web syndication" podendo ser acessado por programas/sites agregadores. usado principalmente em sites de notcias e blogs (Wikipedia).
52

www.bocc.ubi.pt

46

Lorena Trcia

levando-os a ouvir o mesmo programa ou entrevista quantas vezes e quando quiserem. Para muitos, entretanto, os apelos do podcasting coincidem com aquele proporcionado por todos os exemplos de mdia participativa vistos at agora: o baixo custo de produo e distribuio de contedo. Em comparao com as emissoras de rdio on-line ou webrdios, a grande desvantagem do podcasting que no se trata se uma transmisso ao vivo. Entretanto, muitas rdios tradicionais, como a brasileira CBN, j disponibilizam seus arquivos de udio para serem acessados via Internet, embora ainda no seja possvel baix-los para ouvir em um aparelho de MP3. Os efeitos [do podcasting] sobre o radio, embora no letais, sero grandes. Emissoras de rdio percebem que eles precisam tornar as rdios comerciais menos desagradveis de serem ouvidas, o que, acima de tudo, signica diminuir a quantidade de intervalos comercias [...] Historicamente, o rdio tem se adaptado bem s mudanas. No princpio, estava nas salas de estar, com as famlias em sua volta. Com a chegada da televiso, os rdios migraram para os carros. Podcasting poder signicar uma nova migrao, para lugar e contexto ainda indeterminados. (THE ECONOMIST, 2006, traduo nossa).53 Mas no s a distribuio de udio por intermdio da rede tem tornado possvel inovaes na comunicao em formatos diversos. Em 2002, comeou a circular na Internet um vdeo engraadssimo em que a apresentadora Llian Witte Fibe (Fig. 3) tem um acesso de riso ao ler a notcia de uma senhora de 81 anos, numa cadeira de rodas, presa no aeroporto de Miami ao tentar contrabandear 10 mil tabletes da droga ecstasy. O companheiro dela, de 56 anos, disse no ter estranhado, pois
The effects on radio, while not lethal, will therefore be large. Radio broadcasters understand that they need to make commercial radio less disagreeable to listen to, which above all means shorter advertising interruptions. [. . . ]Historically, radio has been good at adapting. When Franklin Roosevelt gave his reside chats, radios were in the living room and families gathered round them during prime time. Then television came along, and radios migrated to the car for use during rush hours. Podcasting may herald yet another migration, to a place and context yet to be determined.
53

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

47

achara que os comprimidos eram Viagra. A cena hilria e foi ao ar, ao vivo, no extinto Jornal da Llian, um programa do Portal Terra, dirigido pela jornalista entre 2000 e 2002. Logo depois, virou piada na web, por meio de uma corrente de e-mails.

Figura 5 Apresentadora Lilian Witte Fibe teve crise de riso em seu programa na Web. O vdeo foi rapidamente difundido pela Internet

Outros vdeos polmicos circularam pela rede e provocaram amplos debates como o do norte-americano Nicholas Berg que teria sido degolado em frente s cmeras por iraquianos, em 2004. As imagens chegaram a ser analisadas quadro-a-quadro (Fig. 4) por especialistas civis de diversas reas do conhecimento e geraram reaes inamadas em fruns e grupos de discusso. Dizia-se que o vdeo teria sido forjado pelos prprios norte-americanos para amenizar denncias de tortura de presos iraquianos por soldados norte-americanos na priso de Abu Ghraib. Porra, cad o sangue? E o cara, sentiu uma faca cortando a nuca e no berrou feito um cabrito? E os olhos que deviam estar arregalados de susto? Se ainda fosse com uma espada, tipo japons... Sei l, acho que esse vdeo montagem: mataram o cara, sangraram e depois cortaram a cabea. E os "guerrilheiros iraquianos", segurando o cara (quando era mais fcil desacordar com uma coronhada ou tiro) e recitando "Deus grande"em rbae (sic) ao fundo... Humm! E bem na hora que saem as denncias sobre a priso de Abu Grhaib? Hummm... Sei no, pra mim esse gringo foi morto pelo seu prprio povo. (Mensagem postada por Slvio no site Centro de Mdia Independente, em 18/05/2004).

www.bocc.ubi.pt

48

Lorena Trcia

Figura 6: O site australiano Nick Possums analisou o vdeo quadro-a-quadro, encontrando o que considera provas de que o lme sobre a execuo de Berg, divulgado na Internet, teria sido feito por norte-americanos.
Fonte: http: //www.brushtail.com.au/nick_berg_hypothesis.html

At ento os vdeos eram enviados por e-mail e o acesso no era fcil, como mostra o desabafo de outro usurio do site Mdia Independente: eh foda...eu to loco pra ver esse video e nao consigo...vai pra puta que te pariu ou me passa um site que apareca o video sem dar erro!!! (Leandro, site MDIA INDEPENDENTE, 24/5/04). A infra-estrutura da rede dicultava a publicao e o acesso a vdeos por parte do usurio comum, que no tinha um servidor pago. Serviwww.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

49

dores gratuitos proibiam a publicao desses arquivos, devido ao tamanho, necessidade de download e aos riscos de vrus. Esta realidade comeou a mudar em 2005, quando foi criado o You Tube um site que permite carregar, assistir e compartilhar vdeos gratuitamente e sem censura prvia, desde que sejam aceitos os seus termos de compromisso. Ainda assim, milhares de peas de vdeo com copyright so publicadas e l permanecem. O servio alcanou propores to amplas no Brasil que virou capa de Veja (Fig. 5), a revista semanal de informao de maior tiragem no pas. Com o ttulo A Nova era da Televiso, a reportagem diz que o You Tube, o site de vdeos mais popular da Internet, est transformando a relao do espectador com o mundo da imagem. uma revoluo que marca o m da TV como se conhecia at hoje. (MARTHE, 2006, p.89)

Figura 7: Revista Veja, Edio 1973, ano 39, no 36

De 2,5 milhes de visitantes mensais h cerca de um ano, a audincia do You Tube pulou para quase 50 milhes em julho de 2006 (Fig. 6). O Brasil um dos maiores usurios do You Tube, com 2,6 milhes de visitantes/ms; so 34 milhes nos Estados Unidos. So milhares de vdeos com os temas mais diversos: lmagens histricas, trechos de seriados, novelas, cenas caseiras, vdeos independentes, videoclipes raros. Nenhuma rede de televiso pode concorrer com o ineditismo e variedade do YouTube, conclui o reprter de Veja.
www.bocc.ubi.pt

50

Lorena Trcia

Figura 8: A equao do You Tube. Fonte: Revista Veja

O fenmeno tem boas razes para continuar em crescimento. Pesquisa realizada pela Accenture, empresa de consultoria e pesquisa, com dez mil pessoas, em setembro de 2006, em nove pases, mostrou que quase 40% dos usurios de Internet fazem download ou assistem a vdeos on-line. O estudo diz que 54% dos jovens querem criar e compartilhar seu prprio contedo. Os usurios querem mais controle sobre onde e quando assistem aos vdeos. A maior parte, 54%, respondeu que prefere baixar o contedo e assistir no televisor, contra 30% que gostam de ver os vdeos na prpria web. O scio da Accenture, Dave Brown, em entrevista do jornal ingls The Guardian analisou a pesquisa. Para ele, os resultados destacam a importncia de permitir novas formas de acesso para o consumidor de contedo multimdia. As implicaes para as empresas so de que os contedos atrativos so necessrios, mas no sucientes. Elas devem experimentar novos canais de distribuio de contedo e novos modelos de negcio. (BROWN, 2006, traduo nosso)54 Para o colunista do jornal norte-americano USA Today, Kevin Maney: So tempos confusos para a mdia, e o You Tube est complicando ainda mais. De uma forma charmosa, mas frustrante, a empresa nem ao menos pretende saber como mudar o conceito de mdia nos prximos anos. H o sentimento de que o You Tube acidentalmente construiu um
[. . . ] ndings highlight the importance of enabling new ways for consumers to consume multimedia content. The implications for industry players are that compelling content is necessary, but not sufcient. They must experiment with new channels of content distribution and new business models.
54

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

51

foguete e agora est querendo ver onde ele vai. (MANEY, 2006, traduo nossa).55 Alves Jr. (2006) denomina marketing de comunidade alguns fenmenos como as publicaes do You Tube propagadas rapidamente na rede e acessadas por milhares de pessoas. Ele considera interessante o fato de existir na Internet brasileira uma comunidade unida por cordes umbilicais que so os blogs, as comunidades no Orkut, os e-mails, os messengers, os chats e que um contedo muito interessante ser visto por toda essa gente ou, pelo menos, boa parte delas. Um fenmeno ocorrido em outubro de 2006 mostrou o poder desta rede comunitria. Um cinegrasta espanhol lmou a modelo brasileira Daniela Cicarelli na praia com o namorado. As cenas com teor ertico foram postadas no You Tube e logo se tornaram campes de audincia. Apesar dos esforos do site de vdeos para retirar a lmagem do ar, por considerar o contedo inadequado, dezenas de outras cpias foram postadas e vistas centenas (se no milhares) de vezes antes que fossem barradas, na Justia, o que tambm provocou reaes inamadas na rede. O que chama a ateno no caso de Cicarelli a rapidez com que a notcia circula pelos bastidores da net, antes mesmo de alcanar a mdia ocial. Pessoas com pouca ou nenhuma intimidade com a rede so capazes de, em questo de segundos, encontrar uma fonte onde a informao esteja disponvel. Uma espcie de frenesi coletivo molda um batalho de espectadores ansiosos e extremamente motivados, sonho de qualquer jornalista, editor ou proprietrio de uma empresa de comunicao (e por que no dizer, professores!), que raramente alcanam tais ndices de audincia e receptividade de forma to espontnea. mdia tradicional cabe repercutir os acontecimentos que se avolumam na rede, com um agravante: estes vidos espectadores no esto dispostos a despender um centavo sequer por estes fenmenos de audincia. Teria razo o colunista da revista Info Exame, John C. Dvorak (2006) ao apontar o surgimento da Bolha 2.0, uma aluso bolha especulativa responsvel pela supervalorizao das empresas ponto.com
These are confusing times in the media, and YouTube is making it more so. In a charming but frustrating way, the company doesnt even pretend to know how its going to change the concept of media in coming years. There is a sense that YouTube accidentally built a rocket and is willing to hang on to see where it goes.
55

www.bocc.ubi.pt

52

Lorena Trcia

e que explodiu em 1999, deixando milhares de rfos falidos da noite para o dia? O You Tube perde cerca de 1,5 milho de dlares mensais e tem receita baixssima, segundo Dvorak. Por outro lado, o Wall Street Journal especulava, em sua edio de 6 de outubro de 2006 sobre o interesse da Google em comprar o You Tube por nada menos que 1,6 bilhes de dlares. O negcio, concretizado trs dias depois, revela a batalha no mercado de vdeos on-line. Em setembro, o You Tube recebeu quase 46% das visitas a sites de vdeo na web. A seo de vdeos da rede social MySpace.com cou em segundo lugar, com 21,2% do segmento, segundo a empresa de pesquisas Hitwise. O Google Vdeo cou apenas em terceiro, com 11%, seguido pelo MSN Video (6,8%) e pelo Yahoo Vdeo (5,6%). Em agosto, o AOL Vdeo Search, ferramenta de busca de clipes de vdeo na web, aparecia como o site que mais crescia em visitao na Internet (Grf. 4).

Grco 4: Os sites com maior crescimento em nmero de acessos, em agosto de 2006, nos Estados Unidos.
Fonte: http://www.hitwise.com/datacenter/fastmovers-us.php

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

53

A Cauda Longa

Anderson (2006) cunhou o termo Cauda Longa (Long Tail) em resposta ao artigo de Shirky (2003), Power Laws, Weblogs, and Inequality, no qual o autor observa a existncia de uma lista seleta de blogs, responsveis por contabilizar a maior parte dos acessos na blogosfera. Um novo sistema social comea e parece deliciosamente livre do estilismo e faccionismo do sistema existente. Enquanto o novo sistema cresce, aparecem os problemas de escala. Nem todos podem participar em todas as conversaes. Nem todos conseguem ser ouvidos. Alguns grupos centrais parecem mais conectados do que o resto de ns [. . . ] O que importa : diversidade mais liberdade de escolha cria desigualdade, quanto mais extrema, maior a disparidade. (SHIRKY, 2003, p.1, traduo nossa)56 Em sistemas onde muitas pessoas so livres para escolher entre muitas opes, um pequeno extrato do todo obter um trfego desproporcional, mesmo que nenhum sujeito do sistema atue ativamente em torno deste objetivo. Isso no tem nada a ver com fraqueza moral, vender tudo, ou qualquer outra explicao psicolgica. O simples ato de escolher, ao espalhar-se amplamente e livremente o bastante, cria uma poderosa lei de distribuio. (SHIRKY, 2003)57 . O fato que, segundo o autor, as escolhas de uma pessoa afetam as de outras. Alm disso, quando usurios novatos entram em um sistema, este j est forjado por usurios anteriores, intensicando a tendncia de concentrao. As leis de distribuio de poder atuariam tambm em websites, grupos de discusso e at em outros aspectos da vida, em que 20% da populao detm 80% da riqueza mundial e alguns campees de audincia da mdia tradicional monopolizam a maior parte do pblico.
A new social system starts, and seems delightfully free of the elitism and cliquishness of the existing systems. Then, as the new system grows, problems of scale set in. Not everyone can participate in every conversation. Not everyone gets to be heard. Some core group seems more connected than the rest of us, and so on.[. . . ] What matters is this: Diversity plus freedom of choice creates inequality, and the greater the diversity, the more extreme the inequality. 57 This has nothing to do with moral weakness, selling out, or any other psychological explanation. The very act of choosing, spread widely enough and freely enough, creates a power law distribution.
56

www.bocc.ubi.pt

54

Lorena Trcia

A resposta de Anderson a essa teoria veio por meio de discursos em seminrios no comeo de 2004, culminou com um artigo na edio de Outubro daquele ano na revista Wired, no qual o autor descreve os efeitos da Cauda Longa nos atuais modelos de negcio. O artigo foi transformado em livro, publicado no Brasil pela Editora Campus, em 2006, com o ttulo A Cauda Longa: do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho. Anderson (2006) argumenta que, ao contrrio do que acontece na economia tradicional, o custo de manuteno de um produto muito procurado, principalmente produtos digitais, igual ao custo de manuteno de um produto procurado apenas por um nmero mnimo de consumidores. Apostar na Cauda Longa (Grf. 5), torna-se, portanto economicamente interessante, ao contrrio do que acontecia antes. No limite, o conjunto dos produtos que existem na zona da Cauda Longa tem um valor comercial equivalente aos dos produtos populares. Por exemplo, na livraria virtual Amazon.com possvel encontrar livros que so procurados por milhares de consumidores, mas tambm livros que so procurados apenas pontualmente por nichos pequenos de consumidores. Ao contrrio do que acontece numa livraria real, os custos associados manuteno em exposio de produtos so iguais, para os best-sellers e para os muito pouco procurados.

Grco 5: A teoria de Anderson representada gracamente. A rea vermelha representa os 80% monopolizados pela mdia tradicional. A rea amarela representa a Cauda Longa, ou seja, os 20% distribudos por vrios nichos de pblico.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Image: Long_tail.PNG#filehistory

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

55

Mas no todo negcio virtual que se encaixa na lgica da Cauda Longa. Dois fatores-chave determinam a vantagem de se comercializar produtos pouco populares: o custo de armazenagem e o custo de distribuio. Se esses custos so irrisrios, torna-se economicamente vivel comercializar produtos relativamente impopulares e voltados a pequenos nichos de mercado. Porm, se a armazenagem e a distribuio so caras, apenas os produtos mais populares tero espao. (ANDERSON, 2006) A Cauda Longa tem implicaes polticas e sociais, segundo Anderson (2006). Onde a lgica passvel de aplicao, ampliam-se as oportunidades de atendimento a minorias, as escolhas pessoais e at s possibilidades de elevao do nvel cultural de uma sociedade. A televiso um exemplo disso. O custo da banda de distribuio de canais convencionais muito alto, levam as emissoras a optarem por programas campees de audincia, nem sempre com contedo apropriado. A digitalizao e conseqente compresso de dados permite uma ampliao do nmero de emissoras e tambm do nmero de programas transmitidos em um mesmo canal. Teoricamente, um maior nmero de canais e custos mais baixos de distribuio abririam a oportunidade de programas voltados a pblicos restritos, de contedo cultural mais rico. Alguns dos fenmenos da Web 2.0, entretanto, podem ser questionados dentro da lgica desta teoria. Como o caso do You Tube cujos custos de armazenagem so muito altos e cujos usurios se mostram resistentes a qualquer tipo de publicidade inserida nos vdeos.

Cross e transmdia

Em setembro de 2006, a agncia de notcias Reuters noticiava que a CBS, rede de TV dos Estados Unidos, estava planejando um show em formato cross-media, chamado Jericho, escrito para ser exibido, simultaneamente, na TV, Internet e telefones celulares. De acordo com o artigo, o vice-presidente para mdias digitais da CBS, Cyriac Roeding, chamou seu projeto multimdia de Holy Grail e implorou Hollywood para ampliar as possibilidades de interatividade do espectador. A estratgia requer a criao de plataformas cross-media, integrando contedos de telefones celulares, Internet, telewww.bocc.ubi.pt

56

Lorena Trcia

viso e cinema, com os quais os espectadores possam interagir. Interlinks entre o telefones celular e a Internet criam um novo ecossistema, diz Roeding. O resultado, se voc faz isso direito, e por isso que eu o chamo de Santo Graal, ser uma audincia maior, mais leal e conectada aos programas". (KING, 2006, traduo nossa).58 A proposta de cross-media no nova, porm vinha sendo utilizada principalmente no mundo da publicidade. Em 2005, o presidente da Rede Minas de televiso, Antnio Achilis, sinalizou a preocupao das emissoras em todo o mundo em criar programas utilizando a integrao de diversas mdias, com o objetivo na maior participao do pblico. Na poca, encomendaram-nos um projeto de programa de TV neste formato, voltado para o pequeno empresrio e patrocinado pelo Servio de Apoio Micro e Pequena Empresa (Sebrae). A proposta, encaminhada a Braslia, tinha como mdia principal a televiso, porm estendia-se em formatos diferentes a Internet, rdio, revista e telefonia celular. At fevereiro de 2006, quando conclumos este texto, o projeto ainda estava sendo analisado pelo Sebrae Nacional. Num interessante debate pelos seus blogs, os pesquisadores Sam Ford (2006) e Aayush Iyer (2006) falam no conceito de transmdia. Iyer aborda o assunto sob o ponto de vista da publicidade, enquanto Ford encaminha a discusso para o futuro da mdia impressa, sua rea de interesse. Em um post de maio de 2006, intitulado What I mean, when I say Transmedia, Iyer reete sobre as diferenas entre o contedo da web, das mdias impressas e eletrnicas. Destaca a necessidade de melhor entendimento entre os diferentes tipos de publicao, considerando o que cada um tem de caracterstico e tirando vantagem das diferenas e singularidades. O que vemos at agora, uma clara diviso no pensamento relativo s trs formas de mdia. E, embora haja algumas operaes de mesclagem fazendo um trabalho razovel de
The strategy entails creating cross-media platforms, tying together content on cellular phones, the Internet, television and movies, where viewers can interact. "Interlinks between the cell phone and the Internet create a new ecosystem,"Roeding said. "The result, if you do it right, and this is why I call it the Holy Grail, will be a larger and more loyal audience connected to the show.
58

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

57

integrao das partes, raramente presenciamos uma verdadeira harmonia de mdias. O que aconteceria se uma implementao bem-sucedida de transmdia nalmente acontecesse? O m da diviso; estabelecimento das singularidades de cada mdia verdadeira agregao de recursos; harmonia das facetas criando uma viso universal levando lealdade do usurio. (IYER, 2006, traduo nossa).59 Ford (2006) dialoga com Iyer (2006) sobre o papel do jornalismo impresso no processo de transmdia. Como venho de uma formao jornalstica, especicamente a mdia impressa, estou intrigado com suas colocaes relacionadas aos jornais. claro que os jornalistas dos jornais impressos comearam a perceber o quanto seu papel est crescendo na sociedade, mas essa viso est apenas comeando a afetar o tipo de jornalismo que produzem. Uma discusso que tivemos no MIT foi com relao ao papel do jornalismo investigativo no ambiente de transmdia como o que estamos entrando... seriam as mdias impressas e suas formas de distribuio as mais beneciadas pelos investimentos neste processo? Mas qual seria o mercado para toda essa miscelnea atualmente? (FORD in IYER, 2006, traduo nossa).60
What we see so far, is a clear rift in thinking between the three forms of media. And though there are certain mash-up operations that do a fair job of intergrating parts of these, we rarely see a true harmony of media. What would happen if a succesful implementation of transmedia nally happens? The removal of a media rift; establishment of media singularities True aggregation of source to end; harmony of facets creates a universal view - leading to user loyalty. 60 Coming from a journalism background myself, and a print media background in particular, I am most intrigued about your points about the role of print media. Of course, newspaper journalists have started to realize how much their role is shifting in society, but this is only starting to have an effect on the type of journalism they produce. One discussion we had recently at MIT was on the role of investigative journalism in a transmedia environment like the one we have entered into...is it print media and the resources of traditional print media outlets who would benet most from putting resources into in-depth, deep research projects and exposes that they would have the room and the time to invest in? But what is the market for such muckraking these days?
59

www.bocc.ubi.pt

58

Lorena Trcia

A discusso entre os pesquisadores prossegue inconclusa sobre o papel de cada uma das mdias. Entretanto, esclarece o conceito de transmdia dentro da convergncia. Para Ford, convergncia ultrapassa esse conceito. Eu tenho que discordar da viso de que a idia de transmdia um truque publicitrio ou pobre em contedo. E eu nunca armaria que convergncia um termo que est perdendo sua utilidade, especialmente porque nossa pesquisa no C361 est totalmente baseada neste conceito. Mas a convergncia de mdias implica uma viso muito mais ampla do que o processo de transmdia, que signica apenas contar uma histria por meio de mltiplas plataformas de mdia. (FORD in IYER, 2006, traduo nossa).62 Ao pensar nos processos de convergncia e cross-media, Ifra63 uma associao que rene mais de trs mil empresas de comunicao e investe na pesquisa sobre o desenvolvimento tecnolgico na indstria de mdia, criou o projeto Newsplex, uma experincia de treinamento de prossionais e professores para experimentos em formato multimdia e de cross-media. Antes de falarmos sobre este e outros projetos de estudos em convergncia, ser necessrio entendermos as particularidades e os debates desenvolvidos em torno do ensino de jornalismo na atualidade.
Refere-se ao Convergence Culture Consortium, grupo de pesquisadores liados ao programa Estudo Comparado das Mdias, do MIT, e empresas envolvidas no processo de convergncia. Para saber mais, acesse: http://www. convergenceculture.org/aboutc3/. 62 I have to disagree with the thought that the idea of transmedia is gimmicky or low on content. And I also would never make the claim that convergence is a term that is losing its usefulness, especially since our research at C3 is entirely dedicated to the concept. But media convergence details a much wider process than transmedia, which simply means the telling of a story through multiple media forms. 63 O nome IFRA vem de INCA-FIEJ Research Association, no qual INCA signica Associao Internacional dos Jornais em Cores (Internacional Newspaper Colour Association) e FIEJ signica Federao Internacional dos Editores de Jornais (Fdration Internationale des Editeurs de Journaux). Hoje o nome Ifra tem signicado prprio.
61

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

59

Bibliograa
ABREU, Alzira Alves. A modernizao da Imprensa (1970-2000). Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2002 (col. Descobrindo o Brasil). ACHILIS, Antnio. Cross-media e jornalismo. [Informao verbal] a Lorena Trcia. Belo Horizonte, 13 out. 2005. ALARCO, Isabel. Reetir na prtica. Entrevista concedida a Denise Pellegrini. Revista Nova Escola, So Paulo: Ed. 154, ago. 2002. AMARAL, Csar Augusto. Informaes sobre Institute for Knowledge Innovation and Technology. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por ltarcia@terra.com.br em 18 dez. 2006. ALVES JR, Gilberto. O que o vdeo com a Cicarelli tem a nos dizer. Webinsider, 21 de set. de 2006. Disponvel em:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/09/21/ o-que-o-video-de-cicarelli-tem-a-nos-dizer/ Acesso

em 2 out. 2006. ANDERSON, Cris. The long Tail: Why the Future of Business Is Selling Less of More. New York, Hyperion, 2006. ASCHER, Nelson. Tecnlos e tecnfobos. Folha de S.Paulo, 19 abr. 2004. AZEVEDO, Moreira de. Origem e desenvolvimento da Imprensa no Rio de Janeiro, Rio, 1865. Apud SODR, Nelson Werneck. Histria da imprensa no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. BARBOSA FILHO; Andr, CASTRO; Cosette; TOME, Takashi (Orgs). Mdias digitais: convergncia tecnolgica e incluso social. So Paulo: Paulinas, 2005 (Coleo comunicao estudos). BARDOEL, Jo; DEUZE, Mark. Network Journalism. In: BASTOS, Helder Jornalismo electrnico - Internet e recongurao de prticas nas redaces. Portugal, Coimbra: Minerva Editora, 2000. BROWN, Dave. Video downloads on the rise. Entrevista ao Media Guardian, 15 set. 2006, disponvel em:
www.bocc.ubi.pt

60

Lorena Trcia

http://media.guardian.co.uk/newmedia/story/0,,1873610, 00.html Acesso em 15 set. 2006.

BUCY, Erik p.Living in the Information Age: a new media reader. 2o ed. USA, Thomson Learning, 2005. CAIRNCROSS, Frances. O m das distncias: como a revoluo das comunicaes transformar nossas vidas. So Paulo: Ed. Nobel, 1999. CAMPUS COMPUTING REPORT. Br. Resultados do CCR BR2004. Universidade de So Paulo, 2004. Disponvel em http://www.
campuscomputing.futuro.usp.br/instresultados.html.

Acesso em 7 ago. 2006. CANAVILHAS, Joo. Blogues polticos em Portugal: o dispositivo criou novos actores? Portugal, Universidade da Beira Interior, 2004. Disponvel em http://www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.
php3?html2=canavilhas-joao-politica-e-weblogs.html.

Acesso em 13 mai 2006. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra, 1999. 617 p.(A era da informao. Economia, sociedade e cultura 1). CASTILHO, Carlos. Webjornalismo: o que notcia no mundo online. In: RODRIGUES, Ernesto (org.). No prximo bloco... O jornalismo na TV e na Internet. Rio de Janeiro, PUC-Rio: So Paulo: Loyola, 2005. CENTRO DE MDIA INDEPENDENTE. Disponvel em http:// www.midiaindependente.org/. Acesso em 3 abr. 2006. COMSCORE Networks. 694 million people currently use the Internet worldwide according to comScore Networks. Reston, USA: 2006. Disponvel em http://www.comscore.com/press/ release.asp?press=849 Acesso em 8 set. 2006. CORREIA, Joo Carlos. O jornalismo e o sistema poltico: audincias e manipulao. Portugal: Labcom, 2005. Disponvel em http:
www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

61

//www.labcom.ubi.pt/agoranet/06/correia_jornalismosistemapolitico. pdf. Acesso em 5 mar. 2006.

COUTO, Eldo Pena. Uso tico da Internet. Estado de Minas, Belo Horizonte, 12 de dez. 2006. Caderno D+, p.3. CRUZ, Renato. Mais leitores de jornais na Internet. blog Renato Cruz. In: O Estado de So Paulo, Seo: Internet, Jornalismo, 27 out. 2006. Disponvel em http://blog.estadao.com.br/
blog/cruz/?title=mais_leitores_de_jornais_na_Internet&more= 1&c=1&tb=1&pb=1. Acesso em 10 jan. 2006.

CURRENT TV. About Current TV. Disponvel em http://www.current. TV/about. Acesso em 8 set. 2006. DEL BIANCO, Nlia; MOREIRA, Snia Virgnia. Rdio no Brasil; tendncias e perspectivas. Rio de Janeiro/Braslia: Editora UnB/ Editora UERJ, 1998. DIAS, Carlos Eduardo de Moraes. A Rdio que Toca Notcia In: DEL BIANCO, Nlia e MOREIRA, Snia Virgnia. Rdio no Brasil; tendncias e perspectivas. Rio de Janeiro/Braslia: Editora UERJ/Editora UnB, 1999. DIMENSTEIN, Gilberto. A revoluo das pequenas coisas. Folha de S.Paulo, So Paulo, 24 dez. 2006. Caderno Cotidiano, p.6 DIZARD Jr, Wilson. A nova mdia: a comunicao de massa na Era da Informao. Ed. Rev., Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000, DVORAK, John C. Vem a a Bolha 2.0. Revista Info, So Paulo, Ano 21, no 247, p.36. Outubro de 2006. ECHEVERRA, Javier. La revolucin domstica mete el mundo en casa a travs de las nuevas tecnologias. Revista Consumer.es, no 29, Janeiro de 2000. Disponvel em http://revista.consumer. es/web/es/20000101/entrevista/ Acesso em 1o set. 2006. ECHEVERRA, Javier. Los seores del aire: Telpolis y el tercer entorno. Barcelona: Destino, 1999.
www.bocc.ubi.pt

62

Lorena Trcia

EXPLORAAO. A histria da comunicao humana: dos anos 1000 aos anos 3000. Duracell, 2004, vdeo 32 min. FARO, J.S. Trs Movimentos. In: Observatrio da Imprensa, 20 fev. 2002. Disponvel em http://observatorio.ultimosegundo. ig.com.br/artigos/da201020002.htm. Acesso em 14 jul. 2005. FEDERAO NACIONAL DE JORNALISTAS (Fenaj). bases de um programa nacional de estmulo qualidade da formao em jornalismo, FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. So Paulo: Contexto, 2004. FIDLER, Roger. Mediamorphosis: understanding new media. London: Pine Forge Press, 1997. FOLHA DE S.PAULO. Canos Furados. Opinio. So Paulo, segundafeira, 8 de janeiro de 2007, p.3. FORD, Sam. The Emergence of Citizens Media. In: Blog Convergence Culture Consortium, out. 2006. Disponvel em http: //www.convergenceculture.org/weblog/transmedia/. Acesso em 4 out. 2006 GALLAS, Daniel. Imprensa perde espao para o jornalista-cidado, In: site Terra, 13 set. 2006. Disponvel em http://tecnologia.
terra.com.br/interna/0,,OI1137633-EI4802,00.html

Acesso em 13 set. 2006. GILES, Jim. Internet encyclopaedias go head to head. In: Revista Nature, 14 dez 2005. Disponvel em http://www.nature. com/news/2005/051212/full/438900a.html. Acesso em 10 set. 2006. GINER, Juan Antonio. Innovations in Newspapers 2001. Frana: World Association of Newspapers, 2001. HALL, Jim. Online Journalism: a critical primer. Londres: Pluto Press, 2001.
www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

63

HERBERT, John. Journalism in the digital age. Theory and practice for broadcast, print and online media. Oxford: Focal Press, 2004. HIME, Gisely Valentim Vaz Coelho. O Jornalista do Progresso: Csper Lbero e a Modernizao da Prtica Jornalstica Brasileira. In: 1o ENCONTRO NACIONAL DA REDE ALFREDO DE CARVALHO, (Mdia Brasileira: 2 sculos de histria), 2003,. Disponvel em http://www.jornalismo.ufsc.br/redealcar/anais. htm. Acesso 14 jul. 2005. HITWISE US Top 4 Fast Moving Websites August, 2006. Disponvel em http://www.hitwise.com/datacenter/fastmovers-us. php Acesso em 8 out. 2006. IFRANEWSPLEX. Newsplex Training. EUA, 2004, 1 vdeo formato AVI, 21 min. INSTITUTO BRASIL PARA CONVERGNCIA DIGITAL, IBDC. ndice Brasil de Convergncia Digital. ndice aponta aspectos de desenvolvimento e retrao do Brasil na rea de convergncia digitals , 2006. Disponvel em http://www.ibcd.com.br/ edicoes/n_08/materia01.htm Acesso em 17 dez. 2006. INDIANA UNIVERSITY. School of Journalismo Convergence Frum. About us. 2005. Disponvel em http://convergence.journalism. indiana.edu/about.php Acesso em 10 fev. 2006. IYER, Aayush. What I mean, when I say Transmedia. Publicado em 8 mai. 2005. Disponvel em http://commposite.uqam.ca/ 2003.1/articles/khardo.html. Acesso em 4 out. 2006. JENKINS, Henry. Convergence? I diverge. In:Technology Review, Massachussets: jun. de 2001, p.93. KHARDOUCHE, Ali. La convergence entre les tlcommunications mobiles et lInternet : vers une logique de club? In: CommPosite, Paris: Universit Paris XIII 2001, Disponvel em http://72.
14.209.104/search?q=cache:VgfpdtNiTxQJ:commposite. org/2003.1/articles/khardo.html+convergence+de+les+

www.bocc.ubi.pt

64

Lorena Trcia

mieux&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=3. Acesso em 3 jul.

2006. KING, Brad. CBS Builds New Show for TV and PC. In: Technology Review, USA: Massachussets Institut of Technology, 15 set. 2006. Disponvel em http://www.technologyreview.com/ blog/posts.aspx?id=17405&author=king. Acesso em 18 set. 2006. KLINEMBERG, Eric. Journalistes tout faire de la presse amricaine. In: Le Monde Diplomatique, ago. 1999, p.7-9. KLINENBERG, Eric. Convergence: News Production in a Digital Age. The ANNALS of the American Academy of Political and Social Science, Jan 2005; 597: 48 - 64. Disponvel em http: //ann.sagepub.com/cgi/reprint/597/1/48. Acesso em 12 jul. 2005. (necessria subscrio) LACERDA, Gilberto. Quem so os alunos que j sabem tudo. Entrevista concedida a Renata Aquino. Universia, nov 2004. Disponvel em http://www.universia.com.br/html/materia/materia_ faca.html. Acesso em 3 ago. 2006. LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e tcnica de entrevistas e pesquisa jornalstica. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001. LVY, Pierre. A inteligencia coletiva: por uma antropologia do ciberespao. 2.ed. So Paulo: Loyola 1999. LVY, Pierre. As inteligncias coletivas. In: Conferncia Internet e Desenvolvimento Humano, 29 ag 2002, SESC Vila Mariana, So Paulo. SESC, So Paulo. Disponvel em http://www.sescsp. com.br/sesc/hotsites/pierre%5FLvy/. Acesso em 2 jan. 2005. LVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo: Editora 34, 1999. LVY, Pierre. O que o virtual? So Paulo: Editora 34, 2001. LO PRETE, Renata. Tudo igual ponto com. In: Folha de S.Paulo, 16 de abril de 2000.
www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

65

MANEY, Kevin. Evolution of YouTube could mark beginning of age of personal media. In: USA Today, 13 jun. 2006. Disponvel em
http://www.usatoday.com/tech/columnist/kevinmaney/ 2006-06-13-youtube_x.htm. Acesso em 2 out. 2006.

MARCONDES FILHO, C. Comunicao e jornalismo: a saga dos ces perdidos. So Paulo: Hacker Editores, 2000. MARTHE, Marcelo. A nova era da televiso. In: Revista Veja, Edio 1973, ano 39, no 36, 13 de set. de 2006, pp.89 -97. MATTELARD, Armand. Une autre socit de linformation est possible. In:Fragments du Monde Conference, 27 ago. 2001. Disponvel em http://www.fragmentsdumonde.org/2001/couverture/
seminaire/conference_1/Resume_mattlard/mattelart/ mattelart.html. Acesso em 7 jul. 2006.

MENDES, Ricardo Fontes. A prossionalizao do Jornalismo no Brasil. In: revista virtual Sala de Prensa, n. 6, ano II, vol. 2, Abril de 1999. Disponvel em http://www.saladeprensa. org/art40.htm. Acesso em 15 jul. 2005. MIYAGAWA, Shigeru. Mdia pessoal. Massachussets Institut of Technology, 2001. Aula em vdeo disponvel em http://www.universia. com.br/mit/curso.jsp?menucurso=60&codcurso=25. Acesso em 28 set. 2006. MORAES, Denis de. Planeta Mdia: tendncias da comunicao na era global. Campo Grande: Letra Livre, 1998. MORAES, Denis de. O capital da mdia na lgica da globalizao. In: MORAES, Denis (Org). Por uma outra comunicao: mdia, mundializao cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2005. MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo em tempo real: o fetiche da velocidade. Rio de Janeiro: Revan, 2002. MIYAGAWA, Shigeru. Personal Media and the Human Community . In: TECHNOS QUARTERLY Summer 2002 Vol. 11 No. 2. Disponvel em http://www.ait.net/technos/tq_11/2miyagawa. php. Acesso em 13 nov. 2006.
www.bocc.ubi.pt

66

Lorena Trcia

NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. NICK POSSUM website. The Nicholas Berg execution. A working hypothesis and a resolution for the orange jumpsuit mystery. Disponvel em http://www.brushtail.com.au/nick_berg_hypothesis. html. Acesso em 13 out. 2006. ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informao no rdio: os grupos de poder e a determinao dos contedos. 4a ed. So Paulo: Summus Editorial, 1985. PALCIOS, Marcos. Ruptura, continuidade e potencializao nojornalismo on-line: o lugar da memria. In: Digital. MACHADO, Elias e PALCIOS, Marcos. Modelos de Jornalismo. Salvador: Edies GJOL e Ed. Calandra, 2003. PAVLIK, John V. Journalism and new media. New York: Columbia University Press, 2001. PAVLIK, John; McINTOSH, Shawn. Convergence and its consequences. In: BUCY, Erik p.Bucy. Living in the Information Age: a new media reader. 2o ed. USA, Thomson Learning, 2005, pp.6773. PEREZ, Arturo Merayo. Periodistas para el siglo de la informacion: claves para formar a los nuevos comunicadores. Espanha, Salamandra, 2000. Disponvel em http://www.bocc.ubi.pt/pag/
merayo-arturo-formacion-periodistas-XXI.pdf#search= %22arturo%20perez%20site%3Awww.bocc.ubi.pt%22.

Acesso em 9 fev. 2006. PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicaes. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e MORAN, Jos Manuel (Orgs.) Tecnologia, currculo e projetos. Braslia: Ministrio da Educao, 2005. Quinn, S. (2005) Convergent Journalism: The Fundamentals of Multimedia Reporting. United States: Peter Lang Publishing, 2005.

www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

67

RAMAL, Andra Ceclia. Pelo acesso tecnologia... ainda que tardio.Entrevista concedida ao Jornal O Globo. Caderno de Informtica de 4 jul. 2005. Disponvel em
https://www.idprojetoseducacionais.com.br/materias/ a_pelo_acesso_tecnologia_ainda_tardio__o_globo.pdf.

Acesso em 2 ago. 2006. RECUERO, Raquel. Comunidades Virtuais: uma abordagem terica. In: V Seminrio Internacional de Comunicao, GT de Comunicao e Tecnologia das Mdias, PUC/RS, 2001. Disponvel em
http://www.bocc.ubi.pt/pag/recuero-raquel-comunidades-virtuais. pdf. Acesso em 11 abr. 2005.

RED ICOD. Competencias: documento sntese. Beira Interior, Jueves, 7 julio 2005. Disponvel em http://www.icod.ubi.pt/competencias/ resultados/competencias_definitivo.pdf. Acesso 14 jul. 2006. REVISTA EXAME. Gerao Digital. So Paulo: Editora Abril, 24 de Outubro de 2006. REVISTA POCA. Blogs: como eles esto mudando a vida de todos ns. Edio no 428, 31 de julho de 2006. REVISTA NATURE. Internet encyclopaedias go head to head. Published online: 14 December 2005; Updated online: 28 March 2006. Acesso em 10 set. 2006. REVISTA VEJA. A revoluo da TV pelo computador. Edio 1973, ano 39, no 36. SAFFO, Paul. The 30-year rule. Design World, 24 (1992). Disponvel em http://www.uiowa.edu/~c019166/166s5online2/saffo1. html. Acesso em 27 ago. 2006. SALOMO, Mozahir. Jornalismo radiofnico e vinculao social. So Paulo: Annablume, 2003. SEVERIN, Werner J.; Tankard Jr., James W. Uses of Mass Media. In: BUCY, Erik p.Bucy. Living in the Information Age: a new media reader. 2o ed. USA, Thomson Learning, 2005, pp.59-63.
www.bocc.ubi.pt

68

Lorena Trcia

SHIRKY, Clay. Power Laws, Weblogs, and Inequality, fev. de 2003. Disponvel em http://www.shirky.com/writings/powerlaw_ weblog.html. Acesso em 13 set. 2006. SODR, Nelson Werneck. Histria da imprensa no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. TRCIA, Lorena. O pecado do Plgio. In: Observatrio da Imprensa 2 nov.2004. http://observatorio.ultimosegundo.ig.com. br/artigos.asp?cod=301DAC001. Acesso em 16 dez. 2006. TAPSCOTT, Don. Gerao Digital. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 1999. TECHNORATI. Who is saying what, right now. Disponvel em http: //www.technorati.com/. Acesso em 8 set. 2006. THE ECONOMIST. Web 2.0: The enzyme that won. May 11th 2006. Disponvel em
http://www.economist.com/science/displayStory.cfm? story_id=6911109. Acesso em 7 set. 2006.

USA TODAY. A false Wikipedia biography. USA: 30 nov. 2005. VERSSIMO, Lus Fernando. Rio de Janeiro: O Globo,1 abr. 1999, p.7. VIRILIO, Paul. A Bomba Informtica. So Paulo; Estao Liberdade, 1999. WALL STREET JOURNAL, The. Google Is in Talks to Buy YouTube. 6 out. 2006. Disponvel em http://online.wsj.com/article/ SB116014813857884917.html?mod=home_whats_news_us. Acesso em 8 out. 2006. WIKIPEDIA. Wikipedia:About. Disponvel em http://en.wikipedia. org/wiki/Wikipedia:About#Wikipedia_statistics. Acesso em 10 set. 2006. WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Porto Alegre, RS: Ed. Sulinas, 2003.
www.bocc.ubi.pt

Convergncia de mdias e jornalismo

69

YALOM, Irvin D. In: ROGERS, Carl R. A Way of Being. Boston, USA, Mariner Books, 1980. Disponvel em http://www.google.
com.br/books?vid=ISBN0395755301&id=ymS0e1jZmtMC&vq= education&dq=carl+rogers. Acesso em 28 dez. 2006.

www.bocc.ubi.pt

You might also like