You are on page 1of 9

1

Processos de eletrizao. Ligao Terra


3.1. I. II. III. IV. Para carregar negativamente um corpo, inicialmente neutro, podemos: Coloc-lo em contato com outro corpo carregado negativamente. Coloc-lo em contato com outro corpo carregado positivamente. Atrit-lo com um corpo que, pelo atrito, retire eltrons dele. Atrit-lo com um corpo que, pelo atrito, ceda-lhe eltrons.

3.2. Um condutor metlico A, carregado positivamente, colocado em contato com um outro, B, neutro. Verifica-se que aps o contato ambos esto carregados positivamente. a) Voc explicaria o fato dizendo que cargas positivas de A passaram para B? b) Qual a relao entre a carga inicial de A e a carga final de A e B?

Fig. 3.3 3.3. Dispomos de dois condutores, apoiados em suportes isolantes, A carregado negativamente e B eletricamente neutro (Fig. 3.3). Colocando-os em contato, observamos que: A) Todos os eltrons em excesso de A passaro para B, ficando B carregado negativamente e A neutro. B) No haver passagem de eltrons de A para B, continuando A carregado negativamente e B neutro. C) Algumas cargas positivas de B passaro para A, ficando A e B carregados negativamente. D) Alguns dos eltrons em excesso de A passaro para B, ficando ambos carregados negativamente. 3.4. Retome o enunciado anterior, e diga qual das afirmativas abaixo, FALSA: A) A sorna das cargas existentes em A e B aps o contato igual carga inicial de A. B) Se os dois condutores A e B forem idnticos, ambos ficaro com a mesma quantidade de carga. C) Quando maior o tamanho de B em relao a A, maior ser a quantidade de carga que passa de A para B. D) Ambos os condutores ficaro com a mesma quantidade de carga, independente do tamanho de um em relao ao outro. 3.5. Colocamos um condutor carregado negativamente em contato eltrico com a Terra. Qual das afirmativas abaixo explica corretamente o que ocorre? A) O condutor continua com a mesma carga. B) Alguns eltrons do condutor "escoam' para a Terra, e ele fica com uma carga negativa que aproximadamente a metade de sua carga inicial. C) Praticamente todo o excesso de eltrons do condutor "escoa" para a Terra, devido ao seu grande tamanho, e ele se descarrega.
Problemas e Exerccios Propostos Dalton Gonalves

D) Eltrons escoam do condutor para a Terra e o condutor fica carregado positivamente.

Fig. 3.6 3.6. A Fig. 3.6 mostra o condutor ligado Terra. Qual das afirmativas abaixo explica corretamente o que acontece com o condutor, inicialmente carregado positivamente? A) Continua carregado positivamente. B) Descarrega-se, urna vez que suas cargas positivas escoam para a Terra. C) Eltrons da Terra vo para o condutor, neutralizando-o. D) Carrega-se negativamente. 3.7. Uma criana em p sobre uma mesa toca um condutor carregado tambm isolado. Haver descarga completa do condutor? 3.8. E se a pessoa estiver diretamente em contato com a Terra? 3.9. Por que no conseguimos eletrizar, por atrito, um condutor metlico, segurando-o diretamente com a mo? 3.10. Que acontecer a um condutor carregado se voc o tocar com o dedo? 3.11. Voc j reparou que os carros-pipas que conduzem combustvel possuem uma corrente que vai arrastando pelo cho? Explique a utilidade da mesma.

Fig. 3.12 3.12. Um basto de vidro carregado aproximado de uma das extremidades de uma barra metlica isolada e descarregada. I. A separao das cargas do condutor, indicada na Fig. 3.12, provocada pelo movimento das cargas positivas, que so repelidas pelo basto de vidro. II. A separao das cargas provocada pelo movimento de eltrons, que so atrados pelo basto. III. O condutor, apesar de ter suas cargas separadas, contnua neutro. IV. Este processo de "separao" de cargas, chamado induo eltrica, s possvel em corpos condutores, uma vez que envolve movimentao de cargas de um ponto a outro do corpo. 3.13. Retome o enunciado anterior e imagine que ligamos a extremidade positiva do condutor Terra, mantendo em sua posio o basto de vidro. Nessas condies:
Problemas e Exerccios Propostos Dalton Gonalves

A) O condutor receber alguns eltrons da Terra, ficando com excesso de cargas negativas. B) O condutor ficar descarregado. C) As cargas positivas da extremidade do condutor escoaro para a Terra. 3.14. Ainda sobre a questo 3.12. Desfazendo a ligao Terra e afastando o basto de vidro, o condutor: A) Ficar carregando positivamente. B) Ficar carregado negativamente. C) Permanecer neutro. 3.15. Na eletrizao de um condutor neutro por induo (tambm chamada por influncia) ele sempre adquire carga eltrica de sinal contrrio ao do indutor. (F-V)

fig. 3.16 3.16. Uma esfera metlica neutra encontra-se sobre um suporte isolante e dela se aproxima um basto eletrizado negativamente. Mantendo-se o basto prximo da esfera, que ento ligada pelo ponto A Terra por um fio metlico no representado na Fig. 3.16. Em seguida, retira-se o fio e depois o basto. Logo podemos afirmar que: A) A esfera continua neutra. B) A esfera fica carregada negativamente. C) A esfera fica carregada positivamente. 3.17. Retome o enunciado anterior. Se retirarmos o basto primeiro e depois o fio, o que podemos afirmar? A) A esfera continua neutra. B) A esfera fica carregada negativamente. C) A esfera fica carregada positivamente.

Fig. 3.18 3.18. Duas pequenas esferas metlicas neutras A e B, em contato, so aproximadas de outra esfera, C, carregada positivamente, sendo todas elas suportadas por hastes isolantes (Fig. 3.18). Separando-se ligeiramente a esfera A e B, e afastando a seguir a esfera C: A) A e B se repelem.
Problemas e Exerccios Propostos Dalton Gonalves

B) C) D) E)

A ficou com carga negativa e B com carga positiva. A ficou com carga positiva e B com carga negativa. A e B continuam neutras. A continua neutra e B ficou com carga negativa. (CICE - 67)

+ + ++ + +
Fig. 3.19

3.19. Este enunciado vale para os testes 3.19 a 3.22. Na Fig. 3.19 esto representados dois condutores metlicos A e B em contato e prximo a eles um condutor C carregado positivamente. Na situao da figura podemos afirmar que as cargas residuais nos condutores A e B so, respectivamente: A) Positiva e positiva. B) Positiva e negativa. C) Negativa e positiva. D) Negativa e negativa. E) Nula e nula. 3.20. Afastando C depois de ter sido desfeita a ligao entre A e B as cargas residuais nos condutores A e B so respectivamente: A) Positiva e positiva. B) Positiva e negativa. C) Negativa e positiva. D) Negativa e negativa. E) Nula e nula. 3.21. Desfazendo a ligao entre A e B, depois de ter sido afastado o condutor C, as cargas residuais em A e B so, respectivamente: A) Positiva e positiva. B) Positiva e negativa. C) Negativa e positiva. D) Negativa e negativa. E) Nula e nula. 3.22. Ligando o condutor B Terra e desfazendo a ligao antes de afastar o corpo C, as cargas residuais em A e B so, respectivamente: A) Positiva e positiva. B) Positiva e negativa. C) Negativa e positiva. D) Negativa e negativa. E) Nula e nula.

Problemas e Exerccios Propostos Dalton Gonalves

Fig. 3.23 3.23. Um basto condutor suporta, atravs de fios de seda, pequenas esferas aluminizadas 4e se tocam duas a duas, conforme mostra a Fig. 3.23. Aproximando um corpo X carregado positivamente, observamos que: A) As esferas se afastam. B) Somente A e B se afastam. C) Somente C e D se afastam. D) As esferas no se afastam. 3.24. Retome o enunciado da questo anterior. Substituindo os fios de seda por fios de cobre: A) As esferas se afastam. B) Somente A e B se afastam. C) Somente C e D se afastam. D) As esferas no se afastam. 3.25. Retome o enunciado da questo 3.23. Mantendo os fios de cobre e substituindo o suporte isolante por um condutor: A) As esferas se afastam. B) Somente A e B se afastam. C) Somente C e D se afastam. D) As esferas no se afastam.

Fig. 3.26 3.26. Um pndulo eltrico, como o mostrado na Fig. 3.26, constitudo de uma pequena esfera metlica, neutra, suspensa por um fio isolante. Aproximando da esfera, sem toc-la, um basto de vidro carregado positivamente, vemos que ela atrada por ele. Qual das afirmativas abaixo correta? A) Passam cargas do basto para a esfera.
Problemas e Exerccios Propostos Dalton Gonalves

B) Cargas negativas, provenientes da Terra, se movimentam pelo fio fazendo com que a esfera fique carregada negativamente. C) O basto induz cargas negativas na parte mais prxima da esfera, e cargas positivas na mais distante. Corno a carga negativa est mais prxima, observa-se uma fora resultante de atrao. 3.27. Retome o enunciado anterior. Substitumos a esfera metlica por uma esfera de material isolante, tambm neutra. Qual a afirmativa correta? A) A esfera no atrada nem repelida pelo basto. B) A esfera repelida pelo basto. C) Ocorre, na esfera isolante, o mesmo fenmeno de induo que ocorre na esfera metlica, e ela atrada pelo basto. D) Ocorre um pequeno deslocamento dos eltrons, dentro de cada molcula da esfera, em direo ao basto. Como as partculas negativas, em cada molcula, esto mais prximas do basto, a esfera atrada. 3.28. Aproximando-se um pndulo eltrico A de outro B eles se repelem. Neste caso podemos afirmar: A) Os pndulos tm cargas da mesma espcie. B) Os pndulos tm cargas de sinais contrrios. C) Os pndulos esto neutros. D) O pndulo A tem carga positiva e B est neutro. E) O pndulo B tem carga negativa e A est neutro. 3.29. Uma bola de pingue-pongue aluminizada e suspensa por um fio no condutor atrada por um basto de plstico carregado negativamente. Voc pode concluir com certeza que a bola de pingue-pongue: A) Tem carga positiva. B) No est carregada. C) Tem carga negativa. D) Tem carga negativa ou no est carregada. E) Tem carga positiva ou no est carregada. (CICE - 68)

Fig. 3.30 3.30. Quando aproximamos o condutor A do condutor B, ambos isolados, eles assumem as posies indicadas na Fig, 3.30. D todas as hipteses possveis a respeito da carga eltrica de A e da carga eltrica de B. 3.31. Dadas as afirmativas:

Problemas e Exerccios Propostos Dalton Gonalves

1) Como pela lei de Du Fay somente corpos eletri7ados exercem entre si fora de atrao ou repulso de natureza eltrica, um basto de ebonite eletrizado por atrito no poder atrair fragmentos de papel, se estes no tiverem sido previamente eletrizados como o basto o foi. 2) Se um mesmo corpo eletrizado, A, exerce fora de repulso, em separado, sobre cada um de dois outros diferentes B e C, sem toc-los, forosamente B e C se repeliro, quando postos em presena um do outro. 3) Se um mesmo corpo A, eletrizado, exerce fora de atrao, em separado, sobre cada um dos dois outros B e C (sem toc-lo), evidente que B e C se repeliro, quando postos em presena um do outro. A) B) C) D) E) As trs so corretas. S a 1 e a 2 so corretas. S a 2 e a 3 so corretas. S a 2 correta. S a 3 correta. (UFF - 70) 3.32. Observando-se trs bolas metlicas verificamos que cada uma das bolas atrai as outras duas. Trs hipteses so apresentadas: I. Apenas uma das bolas est carregada. Il. Duas das bolas esto carregadas. III. As trs bolas esto carregadas. O fenmeno pode ser explicado: A) B) C) D) E) Somente pela hiptese I. Somente pela hiptese Il. Somente pela hiptese III. Somente pelas hipteses II ou III. Somente pelas hipteses I ou II. (Eng. - 66) 3.33. Um basto carregado atrai pedaos de cortia. Muitos deles, assim que o tocam, so subitamente repelidos. Explique.

Problemas e Exerccios Propostos Dalton Gonalves

Eletroscpio

Fig. 4.1 4.1. A Fig. 4.1 representa um eletroscpio de folhas, que consiste essencialmente de duas folhas metlicas, uma haste e uma esfera, todas condutoras. As folhas so leves o suficiente para se afastarem uma da outra quando adquirem carga eltrica. A haste separada da carcaa por uma rolha isolante. Aproximamos do eletroscpio, inicialmente neutro, um basto de vidro carregado positivamente, e as folhas se abrem. Qual dos esquemas a seguir representa a distribuio de carga no eletroscpio?

4.2. Retome o enunciado anterior. Se o basto estivesse carregado negativamente, a distribuio de carga no eletroscpio seria dada por:

4.3. Retome a questo 4.1. Quando o basto carregado afastado do eletroscpio, as folhas: A) Permanecem abertas. B) Abrem um pouco mais. C) Fecham novamente. 4.4. O eletroscpio um dispositivo destinado a revelar cargas eltricas, quer sejam positivas ou negativas. (F-V)
Problemas e Exerccios Propostos Dalton Gonalves

4.5.

Um eletroscpio menos sofisticado que o usado nas questes anteriores o pndulo eltrico. (F V)

4.6. Suponha que tocamos a esfera do eletroscpio com um corpo carregado negativamente: a) As folhas do eletroscpio abriro? b) Faa um esquema da distribuio de cargas no eletroscpio. c) Afastando o corpo carregado, o que acontece com as folhas?

Fig. 4.7 4.7. Aproximamos uma carga eltrica Q negativa da haste de um eletroscpio de folhas metlicas que, em conseqncia, se afastam. Tocamos a haste do eletroscpio com o dedo. Qual dos esquemas a seguir representa corretamente a situao, depois que o tocamos com o dedo e mantemos o contato? 4.8. Retome o enunciado anterior. Se retirarmos o dedo e afastarmos a carga Q, vlida a afirmativa: A) As folhas continuam aproximadas. B) O eletroscpio est descarregado. C) As folhas se afastam, estando o eletroscpio carregado positivamente. D) As folhas se afastam, estando o eletroscpio carregado negativamente. 4.9. Um eletroscpio de folhas metlicas est carregado. A fim de reconhecer o sinal da sua carga, aproxima-se do instrumento um corpo eletrizado cuja carga negativa. Dizer e explicar o que se deve observar no eletroscpio. (F. Arq. Urb. USP - 62) 4.10. Um eletroscpio carregado negativamente apresenta suas folhas afastadas. Aproximando um corpo, lentamente, do eletroscpio, verificamos que suas folhas se fecham inicialmente at o mximo, para em seguida abrir novamente, enquanto o corpo continua se aproximando. Pede-se: a) Qual o sinal da carga do corpo usado na experincia? b) Explique o fenmeno.

Problemas e Exerccios Propostos Dalton Gonalves

You might also like