You are on page 1of 8

UAB UFSM CEAD

UNIDADE 2. Fundamentos bsicos da estrutura da matria O modelo atmico atual, como foi dito anteriormente, est baseado nas idias de Rutherford. A partir da, os cientistas preocuparam-se em estudar como os eltrons se distribuem na eletrosfera. Em 1913, Niels Bohr props um novo modelo o qual relaciona a distribuio de eltrons na eletrosfera com a energia destes eltrons. O modelo de Bohr est baseado nas seguintes leis: 1) Os eltrons descrevem rbitas circulares ao redor do ncleo. Cada rbita tem energia constante (rbita estacionria).

2) Quando um eltron absorve energia, salta para uma rbita mais energtica. Quando retorna a orbita original, libera a mesma quantidade de energia, na forma de onda eletromagntica (luz)

Contribuies a evoluo do modelo atmico:

1/8

UAB UFSM CEAD

- Sommerfeld postulou a existncia de rbitas no s circulares mas elpticas. - Louis de Broglie demonstrou o comportamento dualstico do eltron ou seja, o eltron apresenta, simultaneamente, caractersticas de partcula e de onda. - Werner K. Heisenberg, por sua vez, mostrou que impossvel determinar ao mesmo tempo a posio e a velocidade de um eltron (Principo da Incerteza). - Erwin Shrdinger props classificar os eltrons por ordem crescente de energia e esta ordem indicada por um com junto de nmeros denominados nmeros qunticos. 2.1 Nmeros qunticos Os nmeros qunticos descrevem as energias dos eltrons nos tomos e so de grande importncia quando se deseja descrever a posio dos eltrons nos tomos. Os eltrons situados em rbitas mais afastadas do ncleo tem maior energia.

2.1.1 Nmero quntico principal (n) As rbitas percorridas pelos eltrons so chamadas nveis de energia ou camadas e so designadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q. A cada camada atribu-se um nmero (n) que vai de 1 at 7. (K=1, L=2, M=3 e assim sucessivamente at Q que corresponde a ltima camada = 7). 2.1.2 Nmero quntico secundrio (l)

Sommerfeld postulou que as rbitas eram na verdade formadas por um conjunto de raias mais finas. A este conjunto ele atribui o nome de subnveis de energia. O nmero quntico associado aos subnveis se denomina numero quntico secundrio . O nmero do nvel indica o nmero de subnveis existentes. Assim no nvel 1 temos apenas um subnvel denominado s. No nvel 2 tem-se dois subnveis chamados de s e p e assim por diante ...d, f, g, h, ... . A ordem de energia dos subnveis cresce no sentido:

Os eltrons que pertencem ao mesmo subnvel tem a mesma energia e se distribuem pela eletrosfera ocupando o subnivel de menor energia que estiver disponvel. Ou seja, existe uma ordem de preenchimento da eletrosfera. Esta ordem definida pelo diagrama de energia de Linus Pauling, mostrado a seguir.

2/8

UAB UFSM CEAD

Assista aos vdeos para ver exemplos:

http://www.youtube.com/watch?v=qzeuFhSWThY, Acesso em 22/08/2010.

http://www.youtube.com/watch?v=5axSDn7dhYk&feature=related, Acesso em 22/08/2010. Cada subnvel comporta um nmero mximo de eltrons, conforme mostrado na Tabela 1.

Comentrio: Os subnves g e h so tericos, pois no so conhecidos tomos com nmero de


3/8

UAB UFSM CEAD

eltrons suficientes para preencher estes orbitais. Distribuio eletrnica dentro do subnvel

Considerando que o nmero de eltrons, num tomo neutro, igual ao nmero de prtons, que por sua vez igual ao nmero atmico (Z), a distribuio dos eltrons dentro do subnvel feita tomando-se o nmero atmico do elemento e preenchendo-se cada subnvel com o nmero mximo de eltrons (indicados na tabela anterior) at que se chegue ao nmero atmico, seguindose a ordem indicada no diagrama de Linus Pauling. A distribuio eletrnica de Linus Pauling est de acordo com a ordem crescente de energia porm, pode-se fazer a distribuio ordenando os subnveis pelo nmero do nvel e a distribuio passa a ser chamada de ordem geomtrica ou ordem de distncia. Exemplo 1)

Exemplo 2) Para o elemento ferro a distribuio eletrnica em ordem crescente de energia : Fe: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6 A distribuio eletrnica em ordem geomtrica :
26

Observando este exemplo conclui-se que o subnvel mais afastado nem sempre o mais energtico. O nvel mais afastado do ncleo chamado de nvel ou camada de valncia e o nmero de eltrons nesta camada de grande importncia para o entendimento da tabela peridica e das ligaes qumicas que o elemento pode fazer. 2.1.3 Nmero quntico magntico (m) Este nmero est associado a regio de maior probabilidade de se encontrar o eltron e se chama orbital. Em cada orbital pode haver no mximo 2 eltrons e representado pelo smbolo . Os orbitais se relacionam com os nmeros qunticos secundrios, por isso seus valores variam de l a + l
4/8

UAB UFSM CEAD

Os orbitais no representam a posio exata do eltron no espao, que no pode ser determinada devido a sua natureza ondulatria; apenas delimitam uma regio do espao na qual a probabilidade de encontrar o eltron elevada.*
*

Daintith, J.. Oxford Dictionary of Chemistry. New York: Oxford University Press, 2004.

Para ver a forma dos orbitais acesse o site: Estrutura eletrnica Assista os videos abaixo: Exemplo 1

http://www.youtube.com/watch?v=6lkiG_iQvL8&feature=related, Acesso em 22/08/2010. Exemplo 2

http://www.youtube.com/watch?v=nDHkkA6kMeY&feature=related, Acesso em 22/08/2010. 2.1.4 Nmero quntico de spin (ms) Este nmero quntico est associado ao movimento de rotao do eltron dentro do orbital. Como podem haver dois eltron dentro de um mesmo orbital necessrio distingui-los e isso se faz associando aos dois eltrons movimento opostos de rotao, um gira no sentido horrio e o outro no sentido anti-horrio.

5/8

UAB UFSM CEAD

Distribuio eletrnica dentro do orbital Como dito anteriormente, em cada orbital pode haver no mximo 2 eltrons e um orbital representado pelo smbolo . Os eltrons so representados por flechas colocados dentro destes quadrados, que apontam para cima ou para baixo indicando o sentido do movimento de rotao do eltron. Assim, para um orbital que contenha 1 ou 2 eltrons a representao , respectivamente:

A distribuio dos eltrons em orbitais segue duas regras bsicas: 1) Princpio da excluso de Pauli: Em cada orbital existem no mximo dois eltrons com spins opostos. 2) Regra de Hund: Os orbitais de um mesmo subnvel so preenchidos de modo a se obter o maior nmero possvel de eltrons desemparelhados. Ou seja,durante o preenchimento dos orbitais de um mesmo nvel energtico, deve-se colocar em primeiro lugar um s eltron em cada orbital, todos com o mesmo spin, antes de se proceder lotao completa dos orbitais. Os prximos eltrons a serem colocados devero apresentar spins antiparalelos em relao aos j presentes. Em nosso estudo, adotaremos a conveno que o primeiro eltron colocado em um orbital ser representado por uma flecha apontando para cima e este valor ser de -1/2. Exemplos:
6/8

UAB UFSM CEAD

Assista os vdeos:

Nmeros Qunticos

http://www.youtube.com/watch?v=vpVUHb-kF6A, Acesso em 22/08/2010. Nmero Quntico Principal

http://www.youtube.com/watch?v=cxHLHbWeVas, Acesso em 22/08/2010.

7/8

UAB UFSM CEAD

Orbitais e subnveis

http://www.youtube.com/watch?v=kAByWzlVB3I, Acesso em 22/08/2010.

Elementos nos subnveis

http://www.youtube.com/watch?v=4Lqf8xyReyM, Acesso em 22/08/2010.

8/8

You might also like