You are on page 1of 10

Universidade do Estado do Par Centro de Cincias Sociais e Educao Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia

Thanissy Renata Valles de Barros

As Dificuldades dos professores em realizar a Orientao Sexual na escola


Prtica em escolas pblicas de Belm Par

Belm 2011

Thanissy Renata Valles de Barros

As dificuldades dos professores em realizar a Orientao Sexual na escola


Prtica em escolas pblicas de Belm Par

Pr-projeto de Pesquisa apresentado para obteno de nota parcial da disciplina Metodologia Cientfica, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade do Estado do Par. Orientador: Prof. MS. Jane Glaiby

SUMRIO

1. Introduo ---------------------------------------------------- 3

2. Justificativa -------------------------------------------------- 4

3. Objetivos: Geral e especfico ------------------------------ 5

4. Metodologia ------------------------------------------------- 6

5. Cronograma ------------------------------------------------- 7

6. Referncias -------------------------------------------------- 8

Introduo A sexualidade infantil ganha cada vez mais espao as discusses e estudos cientficos. Ela fundamental na formao da personalidade, pois uma necessidade bsica do ser humano, e relaciona-se aos pensamentos e aes. Preocupada com a forma de como a sexualidade vem sendo trabalhada nas sries iniciais do Ensino Fundamental, at mesmo no abordada pelos educadores que cultivam artefatos e escusas para no realiz-la, a partir deste pressuposto surgiu o interesse em saber a concepo dos professores respeito da sexualidade infantil, bem como a prtica pedaggica destes quanto s manifestaes e implicaes desse tema. Nesse sentido, este estudo pretende investigar a Escola Estadual de Ensino Fundamental Vera Simplcio, esta desenvolvendo a Orientao Sexual, concedendo aos alunos a conscientizao crtica e a tomada de decises responsveis a respeito de sua sexualidade. Segundo Julio Aquino 1997, a escola tem sido cada vez mais convocada a participar da orientao sexual, principalmente na adolescncia. Esta pesquisa de carter qualitativo, ser realizada uma pesquisa bibliogrfica sobre o tema da abordado, tambm ser realizada pesquisa de campo, levantamento de dados atravs de questionrios feitos para docentes e perguntas livres depositadas em uma caixa advinda dos alunos que no se identificaro.

Problemtica Ao dizer que o sujeito constitui suas formas de ao em atividades e sua conscincias nas relaes sociais, aponta caminhos para a superao da dicotomia social e individual, pois a ao do sujeito considerada a partir da ao entre sujeitos, e o sujeito, s sujeito no contexto social. Assim, o desenvolvimento humano s pode ser compreendido nas suas dimenses social, cultural, alm do individual. Este trabalho tem como proposta pesquisar se os educadores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vera Simplcio, como estes percebem a importncia da aquisio do conhecimento do conhecimento no que se refere orientao sexual no desenvolvimento das crianas. Assim, pretendo saber as prticas de como se trabalha a sexualidade na orientao sexual? Partindo do pressuposto que a escola inclui as discusses da sexualidade no seu projeto poltico pedaggico, se est habilitada a interagir comas crianas a partir da linguagem e foco de interesse que demarca essa etapa da vida que to importante para a construo de sua identidade e desenvolvimento?

Justificativa Apesar de vrias discusses sobre a incluso da temtica da sexualidade no currculo escolar nas sries elementares, conforme foi exposto nos PCNs 1997, este um discurso contemporneo, pois a incidncia nos casos de gravidez precoce e de infeces pelas DSTs, no diminuram, sendo assim a escola deveria participar da orientao sexual dos adolescentes por no haver uma prtica comum nos lares, e tambm pela no mobilizao nas instituies de educao pblicas e privadas. Um dos motivos que me levaram a abordar esta temtica foi defender o direito da criana em conhecer a verdade.

Objetivo geral Analisar as dificuldades de professores em tratar a Educao Sexual com adolescentes em sala de aula. Objetivos especficos Avaliar os mtodos utilizados por professores, na abordagem da sexualidade dentro de sala de aula. Verificar os conhecimentos que os alunos possuem, sobre a sexualidade humana. Explicar como acontece a relao de ensino e aprendizagem em Educao Sexual. Identificar quais os meios eficazes para abordagem de temas que integram a educao sexual, no ambiente escolar.

Metodologia Nesta pesquisa usarei a abordagem qualitativa para aplicar e analisar os dados corresponde aquelas que so capazes de incorporar a questo do significado e da intencionalidade coerentes aos atos, as relaes e as estruturas sociais. Ser focada uma turma do 8 ano do Ensino Fundamental, pois neste perodo a escola trabalha contedos de cincias, envolvendo assuntos relacionados ao tema Orientao Sexual. Quando aos instrumentos de coleta de dados utilizaremos: a observao livre do contexto escolar, da sala de aula, entrevista com a coordenadora, supervisora e professores do 7 ano. As entrevistas sero semi-estruturadas. O desenvolvimento do trabalho leva em conta todo o contexto histrico-social da vida do aluno o qual devero permitir uma visualizao do espao escolar e as estruturas educacionais existentes; buscando assim, a concepo de projeto, sua importncia para o processo de ensino-aprendizagem e a viso educacional desenvolvida apreendendo todos os componentes presentes na prtica pedaggica, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vera Simplcio sobre a sua forma de abordar a orientao sexual.

Cronograma Atividades Mar Abr X Mai X Jun X 2011 X 2011 X 2011 X X X 2012 X 2012 X 2012 X 2011 X 2011 Jul Ago Set Out Nov

Elaborao do X projeto Entrega projeto Pesquisa bibliogrfica Coleta Dados Apresentao e discusso de X 2012 do 2011

2011 2011

2012 2012

dos dados Concluso X 2012 Entrega TCC Defesa banca da do X 2012 X 2012

Referncias AQUINO, J. G. Sexualidade na escola: alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 1997. Parmetros Curriculares Nacionais: Orientao Sexual Ensino Fundamental (1 a 4 sries) Secretaria de Educao Fundamental Braslia: MEC / SEF, 1996.

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infncia. Graphia. Nova York, 1994.

SILVA, Kelly Cristina. As implicaes da sexualidade infantil e a orientao sexual nas instituies escolares. Webartigos.com, 2009.

You might also like