You are on page 1of 25

Material Complementar

Elaborao da pergunta norteadora de pesquisa


Maria Elisabete Salvador Grazios Richard Eloin Liebano Fabio Xerfan Nahas

Mdulo CientfiCo

ELABORAO DA PERGUNTA NORTEADORA DE PESQUISA

SAUDE
E S P E C I A L I Z A O

da F A M I L I A

E M

Sumrio

Material Complementar Elaborao da pergunta norteadora de pesquisa ............................. 1


Mtodos Cientficos ............................................................................ 5 Referncias ........................................................................................ 25

Especializao em Sade da Famlia

ELABORAO DA PERGUNTA NORTEADORA DE PESQUISA

Mtodos Cientficos
Para Oliveira (1997), Cincia : [...] um estudo, com critrios metodolgicos, das relaes existentes entre causa e efeitos de um fenmeno qualquer, no qual o estudioso se prope a demonstrar a verdade dos fatos e suas aplicaes prticas. Compreende-se que no h Cincia sem que haja o emprego sistemtico de mtodos cientficos. Isto , a Cincia somente aceita como verdadeiro o que , de fato, confirmado mediante comprovao compatvel com um mtodo cientfico. Considerando-se a Metodologia de Pesquisa, as Cincias podem ser classificadas como formais, naturais e sociais. Veja:

METODOLOGIA DE PESQUISA
CINCIAS

FORMAIS

NATURAIS

SOCIAIS

Estudam as relaes abstratas e simblicas Ex.: Lgica Matemtica

Estudam os fenmenos naturais Ex.: Fsica, Qumica, Biologia etc.


Figura 1 - Classificao das Cincias

Estudam os fenmenos humanos e sociais Ex.: Psicologia, Socialogia, Economia etc.

Pesquisa cientfica
A pesquisa cientfica definida como um processo pelo qual a Cincia busca fornecer respostas aos problemas que se apresentam ou uma investigao sistemtica de determinado assunto. Visa obter novas informaes e/ou reorganizar as informaes j existentes sobre um problema especfico e bem definido.
Especializao em Sade da Famlia 5

MDULO CIENTFICO

Pesquisa cientfica: este termo derivado do latim scientia, originado do termo scire, que significa conhecer, aprender. A pesquisa pode ser classificada de acordo com determinados critrios, como finalidade, tipo, origem dos dados, temporalidade, local da realizao e natureza. Observe o quadro:

QUADRO 1
Classificao da pesquisa FINALIDADE Bsica/Fundamental/Pura Tem como objetivo o avano do conhecimento terico em determinada rea; no visa aplicabilidade imediata. TIPO Descritiva Descreve e interpreta a realidade sem nela interferir; no estabelece relaes de causalidade. ORIGEM DOS DADOS Campo Dados provenientes de sujeitos humanos e no humanos. Longitudinal Avalia a mesma varivel, num mesmo grupo de sujeitos, com duas ou mais mensuraes dessas variveis ao longo de um perodo de tempo. LOCAL DE REALIZAO Campo A coleta de dados realizada em situao natural, sem controle do pesquisador. Qualitativa Lida com fenmenos: prev a anlise hermenutica dos dados coletados. Aplicada Tem como objetivo resolver um problema concreto e imediato da humanidade. Experimental Busca explicar por que ocorre determinado fenmeno, manipulando deliberadamente algum aspecto da realidade. Documental/Bibliogrfica Dados provenientes de fontes documentais: livros, revistas, filmes, gravaes de udio etc. Transversal Avalia a mesma varivel, numa nica mensurao, em grupos diferentes de sujeitos.

TEMPORALIDADE

Laboratrio A coleta de dados realizada em situao controlada pelo pesquisador. Quantitativa Lida com fatos: prev a mensurao de variveis predeterminadas e a anlise matemtica desses dados.

NATUREZA

UNA-SUS | UNIFESP

ELABORAO DA PERGUNTA NORTEADORA DE PESQUISA

Cabe destacar que a pesquisa cientfica contempla um conjunto de procedimentos para o estudo da realidade, conduzido segundo um mtodo prprio, o mtodo cientfico pelo qual possvel reunir as regras de pesquisa que abordaremos a seguir.

Etapas da pesquisa
O desenvolvimento da pesquisa envolve trs etapas: 1. Planejamento: o pesquisador deve escolher um tema, definir o objeto ou problema de estudo, realizar reviso bibliogrfica, elaborar hipteses, formular os objetivos e escrever o projeto de pesquisa. 2. Execuo: etapa em que deve iniciar a coleta de dados, tabular e analisar os dados, interpretar os resultados da pesquisa e escrever o relatrio final. 3. Divulgao: o pesquisador deve apresentar a pesquisa em eventos cientficos na forma de pster ou oral, com publicao em anais ou encaminhar o artigo para publicao em peridico cientfico.

Tema da pesquisa
O tema deve ser amplo, genrico. Por exemplo: lcera por presso, hipertenso arterial, curativos, custo, satisfao, visita, gesto etc, e partir de observaes ou experincias profissionais do pesquisador. O tema deve ser vivel em relao ao tempo de concluso e recursos financeiros necessrios para o seu desenvolvimento.

Pergunta de pesquisa
Nesta etapa, o pesquisador consulta fontes de informao, como reviso da literatura, entrevistas ou consultas com especialistas sobre o tema selecionado. H estreita relao com o tema e as hipteses de pesquisa. Exemplo 1: 1. Tema: Estresse da equipe de agentes comunitrios. 2. Problema: A equipe de agentes comunitrios que trabalha em regies urbanas possui maior nvel de estresse que a equipe de agentes comunitrios responsveis por regies na periferia?

Especializao em Sade da Famlia

MDULO CIENTFICO

Exemplo 2: 1. Tema: Vrus da Imunodeficincia Humana (HIV). 2. Problema: Existem associaes entre fatores epidemiolgicos e a infeco pelo vrus HIV?

Levantamento bibliogrfico
Nesta etapa, o pesquisador entra em contato com as referncias bibliogrficas j disponveis a respeito do tema ou do problema de estudo. Permite verificar a existncia ou no de trabalhos cientficos com a mesma abordagem, bem como selecionar as referncias de interesse para o desenvolvimento da pesquisa. Durante o levantamento bibliogrfico, comece com as referncias mais recentes e volte, no mnimo 5 anos e no mximo 10 anos (no caso de pesquisas do tipo reviso bibliogrfica), valorizando artigos publicados em peridicos (revistas) cientficos, indexados em Bases de Dados relevantes. Procure publicaes em portugus, ingls e espanhol.

Saiba MaiS... Evite procurar em Bases de Dados especficas ou somente em portugus! Existem muitas revistas internacionais generalizadas que publicam artigos de diversos temas, como: New England Journal of Medicine (www.nejm.org/), Nature (www.nature.com/), Science (www.sciencemag.org/), entre outras.

Hipteses de pesquisa
Hiptese a suposio que ser (ou no) confirmada pela pesquisa. Trata-se de uma proposio provisria de um fenmeno, fato ou relao entre variveis, com intuito de explicar algo que se desconhece. Nem todas as pesquisas tero hipteses, por exemplo, as pesquisas descritivas ou a reviso da literatura. Toda hiptese deve indicar uma situao possvel de ser admitida cientificamente, deve ser clara e simples, deve restringir-se a variveis do problema de pesquisa e dever ser passvel de verificao. Seu enunciado no deve entrar em contradio com o conhecimento cientfico mais amplo e deve ser explicativa, isto , deve estar articulada com o problema de pesquisa, servindo como explicao deste.

UNA-SUS | UNIFESP

ELABORAO DA PERGUNTA NORTEADORA DE PESQUISA

Exemplo 1: 1. Tema: Estresse da equipe de agentes comunitrios. 2. Problema: A equipe de agentes comunitrios que trabalha em regies urbanas possui maior nvel de estresse que a equipe de agentes comunitrios responsveis por regies na periferia? 3. Hiptese: A equipe de agentes comunitrios que trabalha em regies urbanas, por estar geralmente submetida a maior carga de atividades, tem maior incidncia de estresse do que a equipe de agentes comunitrios responsveis por regies na periferia. Exemplo 2: 1. Tema: Idoso e infeco pelo vrus HIV. 2. Problema: Existem associaes entre fatores educacionais e a infeco pelo vrus HIV em idosos? 3. Hiptese: Variveis ligadas ao comportamento sexual e educao sexual devem estar associadas incidncia de infeco pelo vrus HIV em idosos. Toda hiptese rejeitada ou confirmada tendo por base determinado nvel de significncia (p<0,05 ou p<0,01). Exemplo: Enunciado de relao esperada entre variveis Recm-nascidos (RN) de mes que fumam apresentam menor peso ao nascer que RN de mes que no fumam. Hiptese nula: RN de mes que fumam tm peso ao nascer igual aos RN de mes que no fumam. Hiptese alternativa: RN de mes que fumam tm peso ao nascer diferente dos RN de mes que no fumam. Aps a realizao de pesquisa cientfica, foi verificado que a hiptese verdadeira : RN de mes que fumam tm peso ao nascer menor dos RN de mes que no fumam.

Objetivos de pesquisa
Os objetivos de pesquisa determinam o que exatamente pretendemos fazer para obter a resposta ou o conhecimento desejado. a seo ou captulo de um projeto de pesquisa cientfica em que esto especificadas as finalidades principais e secundrias. O objetivo geral determina a finalidade principal do estudo, e os objetivos especficos, as finalidades secundrias do estudo. O objetivo geral responde s perguntas: Para que a pesquisa serve? Qual a sua finalidade principal?

Especializao em Sade da Famlia

MDULO CIENTFICO

J os objetivos especficos respondem pergunta: Que outros aspectos secundrios sero tambm endereados pela pesquisa? Os objetivos devem ser apresentados numa sequncia lgica, em ordem de importncia ou em ordem cronolgica. Primeiro os objetivos associados linha de base e, a seguir, aqueles relacionados ao acompanhamento. Em alguns casos, a abordagem mais lgica pode ser: primeiro os objetivos descritivos e depois os analticos. Cada objetivo deve ser descrito em uma ou duas frases e formulado com o verbo no infinitivo. O verbo utilizado estar predeterminando as possveis respostas. Os verbos mais utilizados para iniciar os objetivos so: DETERMINAR, ANALISAR, IDENTIFICAR, DESCREVER, EXPLORAR, PROGNOSTICAR, MODELAR, DESENVOLVER, AVALIAR E MEDIR. Os objetivos podem ser apresentados de trs formas: 1. O objetivo como declarao. Resulta em uma descrio, sendo a forma mais frequente encontrada nas pesquisas. O foco a busca de informaes. Exemplo: O objetivo deste estudo descrever o comportamento demonstrado pelos alunos do 1 ano de graduao em Odontologia durante a primeira semana de aula. 2. O objetivo como pergunta. Quando o pesquisador no pode predizer os resultados, pois estes incluem a relao entre conceitos e ideias que sero discutidos durante a pesquisa. Geralmente exige anlise estatstica para determinar a significncia dos resultados. Exemplo: O objetivo deste estudo responder seguinte pergunta: H uma relao significante entre a idade dos enfermeiros do Hospital Universitrio no aprendizado de pronturio eletrnico?. 3. O objetivo como hiptese. Quando o pesquisador tem informao para predizer os resultados ou quando pretende testar a significncia dos resultados esperados. A hiptese deve estabelecer a varivel independente (causa) e a dependente (efeito). A formulao da hiptese deve ser realizada pelo pesquisador aps reviso da literatura, de modo a sustent-la e com a finalidade de predizer a relao causa e efeito. Exemplo: Pacientes colostomizados que receberam orientao durante a internao tm significantemente menor taxa de reinternao hospitalar do que pacientes colostomizados que no receberam orientao.

Variveis de estudo
Durante a elaborao do instrumento de coleta de dados da pesquisa, necessrio que sejam determinadas as variveis de estudo. Essas variveis esto diretamente relacionadas aos objetivos de estudo e, aps serem tabuladas e analisadas, determinam os resultados da pesquisa.

10

UNA-SUS | UNIFESP

ELABORAO DA PERGUNTA NORTEADORA DE PESQUISA

Variveis so as caractersticas das pessoas (peso, idade, sexo etc) ou as qualidades, propriedades ou situaes que mudam ou variam. So caractersticas que, na pesquisa, podem estar ausentes ou presentes em diferentes qualidades ou quantidades. Na estatstica, uma varivel o conjunto de todos os resultados possveis de um fenmeno aleatrio. Algumas variveis so manipulveis, outras so controladas; algumas so identificadas, mas no mensuradas, e outras so mensuradas com grande preciso. As variveis podem ser classificadas para fins estatsticos ou em funo da pesquisa. Para fins estatsticos, as variveis podem ser qualitativas ou quantitativas. Na pesquisa, as variveis podem ser preditoras ou independentes, de desfecho ou dependentes, intervenientes ou de confounding. Veja a Figura 2:
VARIVEIS

ESTATSTICA

PESQUISA

Qualitativa

Quantitativa

Independente ou Preditora
Figura 2 - Variveis de estudo

Dependente ou Desfecho

Interveniente ou Confounding

A varivel qualitativa aquela em que a caracterstica uma qualidade, sendo expressa por meio de uma palavra. Pode ser nominal ou ordinal. Varivel qualitativa nominal: So todos os dados distribudos em categorias nominais, sem qualquer ordem. Podem ser codificados por meio de nmeros: feminino = 1 masculino = 2

No so permitidos clculos como mdia, desvio padro etc.

Exemplos: sexo, raa, evoluo (morte ou sobrevivncia), via de parto, cor dos olhos etc. Varivel qualitativa ordinal: So todos os dados distribudos por categorias que tm uma ordem; No so permitidos clculos como mdia, desvio padro etc.

Exemplos: Escala de Glasgow, de Apgar, graus de retinopatia, Papa Nicolau, queimaduras de 1 grau, 2 grau, 3 grau etc.

Especializao em Sade da Famlia

11

MDULO CIENTFICO

A varivel quantitativa aquela em que a caracterstica uma quantidade, sendo expressa por meio de valor numrico. Pode ser discreta ou contnua. Varivel quantitativa discreta: So aquelas em que os dados somente podem apresentar determinados valores, em geral, nmeros inteiros.

Exemplos: nmero de filhos, nmero de mortes na UTI, nmero de obras catalogadas, nmero de abortos etc. Varivel quantitativa contnua: So aquelas cujos dados podem apresentar qualquer valor dentro de um intervalo de variao possvel.

Exemplos: peso, permetro ceflico, estatura etc. De acordo com a funo que a varivel desempenha na pesquisa, ela pode ser preditora ou independente, de desfecho ou dependente, interveniente ou confounding. A realizao de estudos de associaes entre variveis tem como finalidade predizer desfechos e fazer inferncias sobre causa e efeito. Varivel de desfecho ou dependente: a caracterstica que vai ser pesquisada. a varivel com efeito presumido. observada e medida pelo pesquisador.

Exemplo: cncer de pulmo, infarto agudo do miocrdio, lcera por presso. Varivel preditora ou independente: Caracterstica para verificar o presumvel relacionamento com a varivel dependente. Pode ser manipulada pelo pesquisador, com o objetivo de avaliar os efeitos causados sobre outra varivel (dependente).

Exemplo: fumante/no fumante, colesterol, incontinncia urinria. Vamos a mais uma situao: uma pesquisa pretende avaliar o efeito do planto noturno sobre o desempenho da equipe de enfermagem. A varivel desempenho da equipe de enfermagem a varivel dependente (efeito), e a varivel planto noturno a varivel independente. Varivel interveniente ou Confounding: a varivel hipottica, que no conhecida pelo pesquisador e no observada diretamente numa pesquisa, porm pode afetar a mensurao do relacionamento entre as variveis dependente e independente.

Exemplo: existe uma relao entre causa e efeito entre as variveis nvel socioeconmico do pas e mortalidade infantil. Quanto maiores os valores da primeira varivel, menores os valores da segunda varivel. Mas pode haver variveis intervenientes entre elas, como o nvel de acesso informao, isto , pessoas com maior nvel socioeconmico tendem a ter maior acesso a informaes de sade e higiene, o que acarreta um menor ndice de mortalidade infantil.

12

UNA-SUS | UNIFESP

ELABORAO DA PERGUNTA NORTEADORA DE PESQUISA

Populao e amostra
A populao (ou universo) definida como o conjunto de seres animados ou inanimados que apresentam pelo menos uma caracterstica em comum, ou como a totalidade dos indivduos que possuem as mesmas caractersticas definidas para um determinado estudo. O tamanho de uma populao habitualmente expresso pela letra N (maiscula). O tamanho de uma amostra geralmente expresso pela letra n (minscula). Na maioria dos estudos, no podemos investigar todo o universo de sujeitos, ento comum o pesquisador utilizar uma amostra. A amostra parte da populao selecionada e deve ser representativa da populao que se quer estudar. Amostragem o ato ou processo de seleo dos elementos de uma populao para constituir uma amostra. O mtodo de amostragem determina se a amostra representa ou no a populao da qual foi retirada. Quando a amostra representa a populao, possvel generalizar os dados. Quando a amostra no representa a populao, os resultados do estudo aplicam-se somente amostra estudada.

Mtodos de seleo da amostra


As amostras podem ser probabilsticas ou no probabilsticas. 1. Amostra probabilstica: aquela em que todos os elementos tm a mesma probabilidade ou chance de serem escolhidos para constituir a amostra (equiprobabilidade). Dividese em: Amostra aleatria ou casual: Sorteada pelo processo aleatrio. Cada unidade populacional tem a mesma probabilidade de ser includa na amostra. Sorteada ao acaso, mas selecionada pela diviso de uma populao em estratos, assegurando que cada estrato seja representado na amostra. Exemplo 1: Grupo I = homens com idade de 15 a 30 anos; Grupo II = homens com idade de 31 a 45 anos. Grupo I = 100 pacientes asmticos; retiramos 30%, obtendo uma amostra de 30 pacientes; Grupo II = 120 pacientes asmticos; retiramos 30%, obtendo uma amostra de 36 pacientes.

Amostra estratificada:

Exemplo 2:

Especializao em Sade da Famlia

13

MDULO CIENTFICO

Amostra sistemtica: Obtida pela seleo de cada ensimo caso de uma lista arbitrria de todos os casos da populao.

2. Amostra no probabilstica: a seleo dos elementos ocorre segundo a preferncia pessoal, a comodidade de obteno da amostra ou outros fatores que impeam a probabilidade. No h certeza da sua representatividade. Divide-se em: Amostra acidental ou de convenincia: Selecionada na base da convenincia ou da acessibilidade. Exemplo: os 10 primeiros pacientes que chegarem ao centro cirrgico.

Tamanho da amostra
O tamanho da amostra depende do tamanho e da natureza da populao e do tipo de pesquisa. Quanto maior o nmero de caractersticas a ser medido, maior o nmero da amostra. A determinao do tamanho da amostra depende de um teste estatstico, que verifica a representatividade da amostra em relao populao. Quanto maior o tamanho da amostra, maior a aproximao com a populao. Amostras grandes, resultados mais confiveis; amostras pequenas, estimativas menos precisas.

Instrumento de medida
O instrumento de medida qualquer recurso ou meio utilizado, padronizado para a obteno dos dados sobre a realidade. O pesquisador seleciona o instrumento de pesquisa, isto , o meio a partir do qual os dados sero coletados. J a tcnica o modo padronizado de utilizar o instrumento de medida. Os tipos de instrumentos de pesquisa so: Aparelhos: balana, microscpio, rgua, fita mtrica, gravador, termmetro; Observao: Direta: participante e no participante; Indireta: por meio de aparelhos.

Formulrio ou entrevista; Questionrio. Para diminuir possveis interferncias que podem alterar os resultados, necessrio que os instrumentos de medida tenham os seguintes requisitos:

14

UNA-SUS | UNIFESP

ELABORAO DA PERGUNTA NORTEADORA DE PESQUISA

1. Preciso: a capacidade de o instrumento de pesquisa distinguir claramente e com exatido as diferenas; 2. Confiana: a qualidade de o instrumento apresentar os mesmos resultados, aps aplicao de vrias vezes sob as mesmas condies; 3. Validade: a qualidade de o instrumento medir o que realmente quer medir. Instrumento de pesquisa: Observao A observao o mtodo de coleta de dados descritivos, geralmente comportamentais. Exemplo: comportamento infantil, pacientes terminais, pacientes psiquitricos etc. Em relao ao uso de recursos auxiliares, a observao pode ser indireta (uso de aparelhos) ou direta (utilizao dos rgos dos sentidos). A observao pode ser participante (o pesquisador faz parte do grupo) ou no participante (o pesquisador no faz parte do grupo). Nesse tipo de instrumento, o pesquisador no pode influenciar na obteno das respostas. Instrumento de pesquisa: Formulrio ou entrevista O formulrio um instrumento constitudo por um conjunto de questes, cujas respostas devem ser preenchidas pessoalmente pelo entrevistador. Vantagens do formulrio: No h contaminao das respostas: veracidade das respostas; No h possibilidade de consultas; Todas as questes so respondidas; Pode ser aplicado em analfabetos. Presena do entrevistador pode induzir as respostas; A pessoa no tem tempo para pensar na resposta; No h anonimato completo.

Desvantagens do formulrio:

Instrumento de pesquisa: Questionrio Questionrio um instrumento constitudo de um conjunto de questes, cujas respostas devem ser preenchidas pessoalmente pelo respondente. Vantagens do questionrio: Relativamente barato; Alcana maior nmero de pessoas; Aplicvel simultaneamente a um grande nmero de pessoas; Garantia de anonimato (respostas mais verdadeiras); Respondente tem mais tempo para responder.

Especializao em Sade da Famlia

15

MDULO CIENTFICO

Desvantagens do questionrio: Uso limitado de pessoas (no se aplica aos analfabetos); Contaminao de respostas (podem vir de outra pessoa); No h controle da veracidade da informao (pode haver consulta); No h retorno em tempo hbil; Informao no vlida (outra pessoa pode responder).

Tanto no questionrio como no formulrio, o pesquisador pode utilizar questes no estruturadas e questes estruturadas. Nas questes no estruturadas, h liberdade total de expresso com ampla flexibilidade. Vantagem: Faz investigao profunda do assunto. Dificuldade de registro, tabulao, tratamento estatstico; Pergunta-se uma coisa, responde-se outra; Esquecimento do informante. Desvantagens:

Nas questes estruturadas, h alternativas fixas de respostas, do tipo testes de mltipla escolha. Vantagens: Fcil de responder; Leva menos tempo. Exige conhecimento de todas as alternativas (pesquisa exploratria);

Desvantagens: Se o autor no fizer bem a explorao do repertrio, poder haver resultados no verdadeiros.

Vcio, vis, tendenciosidade, erro sistemtico ou erro diferencial


Vcio um processo, em qualquer estgio de inferncia, que tende a produzir resultados que se desviam, sistematicamente, dos valores verdadeiros. Podem ocorrer vcio de seleo, vcio de aferio e vcio de confuso. Vcio de seleo: ocorre quando os grupos em comparao no so semelhantes em relao a todas as variveis que determinam o resultado da associao, exceto aquela em estudo. Vcio de aferio: ocorre quando as variveis clnicas so medidas de um modo sistematicamente diferente entre os grupos de pacientes.

16

UNA-SUS | UNIFESP

ELABORAO DA PERGUNTA NORTEADORA DE PESQUISA

Vcio de confuso: ocorre quando dois fatores ou processos esto associados e o efeito de um confundido ou distorcido pelo efeito do outro. Aproveite o contedo apresentado para refletir sobre uma pesquisa que poder realizar em seu trabalho. Determine qual ser sua populao (ou amostra) e que instrumento de pesquisa poder aplicar para conseguir os resultados.

Desenhos de pesquisa
Destacam-se os delineamentos, os quais determinam um importante papel nas pesquisas cientficas. Podem articular planos e estruturas, com a finalidade de obter respostas para os problemas de estudo. necessrio, portanto, adequar os tipos de pesquisa que mais se ajustam investigao em determinada rea do conhecimento.

PROBLEMA

DELINEAMENTO DE PESQUISA

RESPOSTAS

Figura 3 - Processo de obteno de resposta para um problema de pesquisa, por meio do delineamento de estudo.

A palavra delineamento representa a maneira pela qual um problema de pesquisa concebido e inserido em uma estrutura, tornando-se um guia para o experimento, para coleta de dados e a anlise, norteando o pesquisador. Cabe lembrar que a busca de respostas para um problema de pesquisa, por meio do delineamento, um processo cclico, uma vez que no termina com a resposta obtida. O desenho ou delineamento da pesquisa o resultado final de uma srie de decises tomadas pelo pesquisador, a respeito de como o estudo ser desenvolvido. O mtodo da pesquisa pode ser quantitativo ou qualitativo, ou a associao de ambos. A pesquisa quantitativa definida como mtodo de pesquisa nas quais as variveis predeterminadas so mensuradas e expressas numericamente. Investiga fatos, isto , tudo o que pode ser objetivamente observado. Mtodo que se apropria da anlise estatstica para o tratamento dos dados. Na pesquisa quantitativa, o delineamento pode ser observacional (descritivo) ou experimental. A pesquisa qualitativa definida como mtodo de pesquisa na qual os dados so coletados a partir de interaes sociais e analisados de modo subjetivo pelo pesquisador. Investiga fenmenos, isto , a interpretao de um fato realizada por um observador.

Especializao em Sade da Famlia

17

MDULO CIENTFICO

Na pesquisa qualitativa, as linhas mais utilizadas so: fenomenolgica, interacionismo simblico, representao social, etnogrfica e materialismo histrico e dialtico. A pesquisa quanti-qualitativa um mtodo que associa anlise estatstica investigao dos significados das relaes humanas, privilegiando a melhor compreenso do tema estudado, facilitando a interpretao dos dados obtidos.

Desenhos de pesquisa quantitativa


Estudos observacionais ou descritivos O pesquisador coleciona dados, simplesmente observando e descrevendo os eventos conforme eles acontecem, sem tomar parte ativa no que ocorre. Survey ou levantamento: este tipo de estudo limita-se a descrever a ocorrncia de uma doena ou a caracterstica de um grupo de pessoas. Trata-se de uma pesquisa descritiva cujo objetivo verificar o estado atual de um fenmeno. Pode ser o 1o passo de uma investigao. o tipo mais simples de pesquisa e basicamente consiste na coleta de dados, seguida pela descrio destes. No h comparao com uma populao de referncia. Tem como desvantagem no ter um grupo de comparao e no testar hipteses. Estudo de prevalncia ou transversal: neste estudo, os dados so coletados apenas numa ocasio, num ponto do tempo ou em um corte transversal do tempo. A prevalncia a frao (proporo ou percentual) de um grupo de pessoas que possui uma condio ou desfecho clnico em um dado ponto no tempo. Para o clculo da prevalncia deste estudo, o numerador corresponde ao nmero de pessoas que possuem a condio ou sofrem o desfecho (casos), enquanto o denominador o nmero de pessoas em quem a condio ou o desfecho poderia ter ocorrido (populao ou amostra), num momento do tempo. no de casos existentes PREVALNCIA = o x 100% n de pessoas estudadas da amostra Exemplo: Qual a prevalncia de lceras por presso (UP) no Hospital X nos dias de hoje? Entre 600 pacientes internados, foram avaliados 60 pacientes com UP. Portanto, a prevalncia por UP no hospital foi de 10%. Estudo de coorte ou longitudinal: uma populao ou amostra de pessoas livres do desfecho de interesse identificada e observada por um perodo de tempo para verificar a ocorrncia do desfecho. O estudo de coorte mede a incidncia. Os estudos de coorte podem ser conduzidos de duas formas: prospectiva ou retrospectiva. No estudo de coorte prospectivo, a amostra reunida no presente e acompanhada em direo ao futuro.

18

UNA-SUS | UNIFESP

ELABORAO DA PERGUNTA NORTEADORA DE PESQUISA

No estudo de coorte retrospectivo, a amostra identificada a partir de registros passados e acompanhada daquele momento at o presente. Este estudo pode ser realizado utilizando grandes Bancos de Dados ou, por exemplo, pronturios de pacientes. Para o clculo da incidncia deste estudo, o numerador corresponde ao nmero de pessoas que possuem a condio ou sofrem o desfecho (casos), enquanto o denominador o nmero de pessoas nas quais a condio ou o desfecho poderia ter ocorrido (populao ou amostra), num determinado perodo do tempo. INCIDNCIA = no de casos existentes x 100% no de pessoas estudadas da amostra

Exemplo: Qual a incidncia de UP no Hospital X durante os meses de janeiro de 2007 a janeiro de 2008? Entre os 6.000 pacientes internados, foram avaliados 600 pacientes com UP. Portanto, a incidncia de UP no Hospital X foi de 10%. Estudo de caso-controle: inicia-se este estudo com a seleo de um grupo de pessoas portadoras de uma doena ou condio especfica (casos), e outro grupo de pessoas que no sofrem dessa doena ou condio (controle). Os pesquisadores olham para o passado com o objetivo de identificar as caractersticas (exposies ou fatores de risco) que ocorreram com maior ou menor frequncia entre os casos do que entre os controles. A proporo de expostos a um fator de risco medida nos dois grupos e comparada. Assim, para cada 1 caso so escolhidos 1 a 2 controles. A grande dificuldade metodolgica saber escolher os controles adequadamente. Os casos e os controles devem ser semelhantes em tudo, com exceo no desfecho. Exemplo: A vasectomia fator de risco para cncer de prstata? Os casos foram de 3.186 homens que desenvolveram cncer de prstata num determinado pas, durante um perodo de 34 meses, e identificados por um registro nacional de cncer. Os controles foram alocados a partir de um registro de eleitores e pareados aos casos pela idade. Os casos e os controles foram entrevistados por telefone para determinar se eles haviam sofrido uma vasectomia. O estudo concluiu que no houve associao entre o procedimento e o cncer de prstata. Estudo ecolgico: conhecido tambm como estudo de correlao. A unidade de anlise uma populao ou um grupo de pessoas que geralmente pertence a uma rea geogrfica definida, por exemplo, um pas, um estado, uma cidade, um municpio. realizado combinando-se Bases de Dados referentes a grandes populaes. Procura avaliar como os contextos sociais e ambientais podem afetar a sade da populao. Exemplo: estudos sobre poluio e doena respiratria.

Especializao em Sade da Famlia

19

MDULO CIENTFICO

Estudos experimentais Pesquisa em que uma ou mais variveis independentes ou preditoras so sistematicamente manipuladas, segundo um plano preconcebido, a fim de determinar os efeitos da manipulao, isto , observando o comportamento das variveis dependentes ou de desfecho. Ensaio clnico: no estudo experimental, o pesquisador determina a seleo dos grupos de tratamento, a natureza das intervenes, o manejo durante o seguimento e a aferio dos desfechos. o estudo de melhor delineamento para investigar interveno. considerado o delineamento padro-ouro (gold standard). o que menos sofre a influncia de fatores de confuso e vieses. o tipo de estudo de interveno, em que se parte do tratamento (exposio) em direo ao efeito (desfecho). Os sujeitos da pesquisa so distribudos em dois grupos (na verdade, podem ser mais do que dois grupos): grupo experimental ou tratamento e grupo controle ou de comparao. O grupo experimental receber a interveno que est sendo avaliada, enquanto o grupo controle receber a interveno convencional ou placebo. A interveno pode ser aplicada em qualquer ponto da histria natural da doena: da preveno ao cuidado paliativo no final da vida. As intervenes podem assumir qualquer forma: terapia de relaxamento, cirurgia a laser, tratamento cirrgico, tratamento com drogas, cuidados de enfermagem, mudanas na organizao, gastos com cuidados de sade etc. O Ensaio clnico deve ser: controlado, randomizado e cego: Controlado: significa que um grupo receber a interveno que se quer testar (grupo experimento ou tratamento) e o outro grupo receber a interveno at ento consagrada ou placebo (grupo controle ou de comparao); Randomizado: significa que os sujeitos dos grupos so alocados para um dos dois grupos de forma aleatria, escolhido ao acaso. A alocao aleatria torna os dois grupos semelhantes entre si, diferindo apenas na interveno que est sendo estudada. Existem vrias tcnicas de randomizao, sendo a do sorteio a mais utilizada. Cego: significa que nem o paciente nem o profissional que ir avaliar o desfecho devero ter conhecimento do grupo ao qual o paciente pertence, grupo tratamento ou grupo controle. Geralmente o estudo do tipo duplo cego.

Exemplo: Estudo sobre a eficcia da vacina anti-influenza em idosos. O grupo experimento recebeu a vacina e o grupo controle recebeu placebo. O estudo foi controlado, randomizado e duplo-cego. Os resultados mostraram que 53% dos que receberam a vacina apresentaram menos infeces respiratrias e 50% se hospitalizaram menos do que aqueles que no receberam a vacina.

20

UNA-SUS | UNIFESP

ELABORAO DA PERGUNTA NORTEADORA DE PESQUISA

Estudos de interveno comunitria: so estudos que utilizam a interveno preventiva. Selecionam-se indivduos sadios, expondo a metade interveno preventiva e, depois de um perodo de tempo, mede-se a incidncia nos dois grupos da doena ou problema que se quer prevenir. Destacam-se os estudos sobre eficcia de vacinas, sobre fluoretao da gua e preveno de crie, sobre o acrscimo de iodo no sal e a preveno de bcio etc. As decises em relao s intervenes so baseadas em evidncias cientficas existentes sobre um problema de pesquisa. Com maior frequncia, para se tomar uma deciso sobre uma interveno, necessrio que haja um acmulo de evidncias de muitos estudos. A principal forma de resumir as evidncias cientficas como um todo por meio de artigos de reviso. Existem desde os artigos de reviso com formas mais tradicionais e com uma abordagem mais ampla, at a reviso sistemtica, hoje considerada uma abordagem mais relevante de reviso.

Reviso sistemtica A reviso sistemtica uma reviso rigorosa de uma questo especfica de interveno. A reviso de estudos faz uso de uma abordagem sistemtica, com metodologia definida, visando minimizar os erros nas concluses. Adota uma estratgia para identificao dos estudos, com critrios para incluso e excluso e variveis a serem consideradas durante a incluso. Seguindo a estratgia metodolgica, qualquer investigador deve chegar s mesmas concluses. Metanlise o processo de unir (combinar) resultados de outros estudos semelhantes, que podem ser usados para obter concluses a respeito da efetividade de intervenes ou para planejar novos estudos. A metanlise faz uma nova anlise estatstica diante da estatstica j realizada em outros estudos. Fornece estimativas mais precisas das intervenes do que as disponveis em qualquer um dos estudos isolados. Exemplo: Foi feita uma metanlise de 21 ensaios clnicos randomizados sobre a profilaxia com antibiticos na cirurgia colorretal publicados entre 1969 e 1987. A maior parte dos estudos tinha um tamanho de amostra pequeno e nenhum deles era estatisticamente significativo. Porm, na metanlise, por volta de 1975, aps 603 pacientes terem sido randomizados, a profilaxia com antibiticos j era protetora. Os estudos posteriores s estreitaram o intervalo de confiana da magnitude do efeito estimado.

Especializao em Sade da Famlia

21

MDULO CIENTFICO

Desenhos de pesquisa qualitativa


Abordagem fenomenolgica O objetivo obter as experincias vividas pelos sujeitos de pesquisa por meio do desvelamento, ou seja, do sentido que do aos acontecimentos da sua existncia. Os principais passos para a conduo deste estudo so a identificao do fenmeno a ser explorado, a localizao dos sujeitos, as fontes do fenmeno a ser estudado e a busca por indivduos que desejem expressar seus sentimentos e descrever sua experincia. A coleta de dados realizada por observao, entrevistas interativas, gravaes e descries escritas. A anlise comea quando o primeiro dado coletado, norteando as decises relacionadas coleta. Os resultados permitem o estabelecimento de declaraes em resposta ao questionamento da pesquisa, validadas por exemplos dos dados coletados. Interacionismo simblico Teoria desenvolvida que explora como as pessoas definem a realidade e como suas crenas esto relacionadas com suas aes. A realidade criada pelas pessoas, por meio dos significados interligados s situaes. Os significados podem ser expressos por palavras, objetos religiosos ou roupas. O significado varia de pessoa para pessoa, mas na vida social os significados so compartilhados pelos grupos e comunicados aos novos membros por meio do processo de socializao. A interao pode levar redefinio e a novos significados, resultando em uma nova definio da prpria interao, igual ao foco da observao. O pesquisador observa, coleta, organiza e analisa os dados ao mesmo tempo, comparando constantemente cada dado com todos os outros. A coleta de dados pode ser por entrevista, observao, gravao ou combinao desses mtodos. Os dados devem ser codificados e categorizados para ser analisados. Abordagem etnogrfica Esta abordagem foi desenvolvida pela Antropologia como um mecanismo para o estudo das culturas. A etnografia significa retrato do povo. Tem sido dividida em uma srie de subestratgias de pesquisa chamadas etnometodologia. similar fenomenologia e envolve a descrio compreensiva de como as pessoas veem, descrevem e explicam o mundo no qual vivem a partir da anlise de discurso e de atividades de grupo em estudo. Como exemplo, Madeleine Leininger desenvolveu uma estratgia para a pesquisa em enfermagem: a etnoenfermagem, com foco principal na observao e na interao documentada sobre como os padres e as condies de vida influenciam o cuidado, a sade e a assistncia de enfermagem. Abordagem da representao social uma forma de saber prtico que liga um sujeito a um objeto, podendo ser de natureza social, material ou ideal, pois a representao se encontra em uma relao de simbolizao e de interpretao dos resultados.
22 UNA-SUS | UNIFESP

ELABORAO DA PERGUNTA NORTEADORA DE PESQUISA

Deve ser entendida como um contedo mental estruturado, cognitivo, avaliativo, afetivo e simblico sobre um fenmeno social relevante. O fenmeno assume a forma de imagens ou metforas, sendo conscientemente compartilhado com o coletivo. uma forma de interpretar e de pensar a realidade cotidiana como conhecimento social, em que uma atividade mental desenvolvida pelos indivduos e grupos pode fixar sua posio em relao a situaes, acontecimentos, objetivos e comunicaes que lhe dizem respeito. Os instrumentos utilizados nesta abordagem so: entrevista estruturada e no estruturada, procedimentos projetivos (desenho-histria livre e com tema dirigido), observao participante e no participante, oficina ldica temtica, grupo focal, formulrio e questionrio. A anlise insere-se na tradio hermenutica da pesquisa e desenvolve-se em ntima associao com os objetivos tericos dos estudos, norteada por pressupostos epistemolgicos construtivistas, em que a epistemologia e a metodologia formam um crculo contnuo e influenciam-se mutuamente, gerando um processo contnuo de reflexo. Abordagem do materialismo histrico e dialtico Busca explicaes coerentes, lgicas e racionais para os fenmenos da natureza, da sociedade e do pensamento. uma concepo cientfica da realidade, enriquecida com a prtica social da humanidade. Esfora-se para entender o processo histrico em seu dinamismo, provisoriedade e transformao. Os principais passos para a conduo do estudo so a formulao de uma ideia, o desenvolvimento do questionamento, o inventrio de fontes (se existem e esto disponveis), os critrios de validade e confiana dos dados, o planejamento da pesquisa, a coleta de dados e a anlise dos resultados. A anlise temtica, de contedo e de discurso. Para tanto, uma questo norteadora realizada e o indivduo fala livremente sobre a sua experincia.

Considerando-se a importncia da Metodologia de Pesquisa, saiba um pouco mais!


O mtodo cientfico um conjunto de atividades sistemticas e racionais que, com maior segurana e economia, permite alcanar o objetivo conhecimentos vlidos e verdadeiros , traando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decises dos investigadores. Tambm pode ser entendido como um conjunto de processos ordenadamente dispostos a ser executados na investigao de um fenmeno. Depende do objeto da pesquisa, partindo do pressuposto de que toda investigao nasce de um problema observado ou sentido. Assim, fica evidente o uso do conjunto de etapas, a fim de subsidiar a busca de um resultado para a hiptese pesquisada. Segundo Oliveira (2002, p. 57), mtodo uma forma de pensar para se chegar natureza de um determinado problema, quer seja para estud-lo, quer seja para explic-lo.

Especializao em Sade da Famlia

23

MDULO CIENTFICO

Por que utilizar? Os objetivos fundamentais para o uso do mtodo cientfico so: Produzir conhecimento prtico e aplicvel, que pode ser utilizado diretamente para a previso e/ou controle de fenmenos e ocorrncias; Utilizar uma expresso objetiva e detalhada no apenas do saber produzido, como tambm a forma como se chegou at ele, permitindo um conhecimento amplamente compartilhado e transmissvel independente do contedo, e verificvel e passvel de quantificao do grau de confiana que se pode ter. Cabe ressaltar ainda que o uso de mtodo cientfico fornece suporte metodolgico e representacional ao pensamento, permitindo o uso de ferramentas objetivas que permitam a superao das limitaes individuais do pesquisador em suas anlises e snteses. Ademais, reduz interferncias pessoais, emocionais e/ou culturais que podem surgir na observao e na experimentao dos diversos fenmenos em estudo. Classificao dos mtodos cientficos: Existem muitos tipos de mtodos cientficos, porm destacam-se os seguintes: Mtodo dedutivo: aplicao de princpios gerais a casos particulares. Isto , descobre uma verdade a partir de outras verdades que j conhecemos (macro para o micro). Mtodo indutivo: descoberta de princpios gerais a partir de conhecimentos particulares. Constatao de que a hiptese levantada, para explicar o fato observado, confirmada pela experimentao e transformada em teoria ou lei. (micro para o macro). Isto , parte de experincias ou casos particulares para chegar a concluses de ordem universal. Inclui as seguintes etapas: Observao/Experimentao (coleta de dados sobre o fenmeno); Anlise (relao quantitativa/qualitativa existente entre os elementos do fenmeno); Hiptese (pressuposio do conhecimento sobre o fenmeno); Teste experimental (comprovao do conhecimento); Modelo (representao do conhecimento); Generalizao (generalizao dos resultados em forma de lei cientfica).

Mtodo hipottico-dedutivo: a partir das hipteses formuladas, deduz-se a soluo do problema. Segundo especialistas, o mtodo cientfico no um s. Existem diferentes formas para obter resultados cientficos: mtodos analtico e sinttico e indutivo e dedutivo so de importncia fundamental para a construo da base terica de todas as Cincias, porm cabe ao pesquisador decidir qual o mtodo mais adequado.

24

UNA-SUS | UNIFESP

ELABORAO DA PERGUNTA NORTEADORA DE PESQUISA

Referncias
ANDER-EGG, E. Introduccin a las tcnicas de investigacin social para trabajadores sociales. 7. ed. Buenos Aires: Humanitas, 1978. APPOLINRIO, F. Dicionrio de metodologia cientfica: um guia para a produo do conhecimento cientfico. 1. ed. So Paulo: Editora Atlas, 2004. FIGUEIREDO, N. M. A. Mtodo e metodologia na pesquisa cientfica. So Caetano do Sul, SP: Difuso Editora, 2004. FLETCHER, R. H.; FLETCHER, S. W. Epidemiologia clnica elementos essenciais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2006. HULLEY, S. B.; CUMMINGS, S. R., BROWNE, W. S. Delineando a pesquisa clnica. 2. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2003. LOBIONDO-WOOD, G.; HABER, J. Pesquisa em enfermagem: mtodos, avaliao crtica e utilizao. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2004. MARX, M. H.; HILLIX, W. A. Sistemas e teorias em psicologia. 3. ed. So Paulo: Cultrix, 1978. NAHAS, F. X.; HOCHMAN, B.; FERREIRA, L. M. Developing a study: initial strategy. Acta Cir Bras, v. 20, Suppl 2, p. 10-12, 2005. OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologa cientfica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertaes e teses. So Paulo: Pioneira, 1997. POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: mtodos, avaliao e utilizao. 5. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004. SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 3. ed. So Paulo: McGraw-Hill Interamericana do Brasil Ltda., 2006. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientfico. 22. ed. So Paulo: Editora Cortez, 2004. VIEIRA, S.; HOSSNE, W. S. Metodologia cientfica para a rea de sade. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003.

Especializao em Sade da Famlia

25

You might also like