You are on page 1of 2

DISCIPLINAS: COMUNICAO EMPRESARIAL REDAO E LINGUAGEM JURDICA

TCNICAS DE RESUMO O resumo um instrumento adequado tanto para a aprendizagem redacional, quanto para a aprendizagem da leitura. Um leitor que capaz de resumir um texto com suas prprias palavras demonstra ter compreendido as idias nele expostas. As regras mais comumente aplicadas para fazer um resumo so: Apagamento de elementos redundantes e suprfluos ou no relevantes: adjetivos e advrbios. Generalizao de idias do texto. O leitor deve ser capaz de, desprezando idias particulares, registrar informaes de ordem geral. Este conceito aproxima-se do de tematizao. Inveno ou construo. Deve o leitor construir frases que incluam vrias idias expostas no texto, e faz-lo de forma sinttica. Seleo de tpicos frasais quando claros e completos. Combinao de dois ou trs tpicos frasais de diferentes pargrafos quando repetem a mesma idia.

EXEMPLO: Entre as novas estruturas fsicas e organizacionais que esto sendo introduzidas nos ambientes de trabalho em todo o mundo, destaca-se o caso da sede da IBM na Inglaterra. Para cada 100 funcionrios foram instalados apenas 75 pontos de trabalho. Desaparece a mesa personalizada e individual, e essa estao de trabalho passa a ser usada com a mesma transitoriedade que caracteriza o uso de uma biblioteca. Essa tendncia introduz no mundo do trabalho a cultura do tempo livre ou do cio aparente, onde uma hora de distrao durante a jornada de trabalho pode tornar mais produtivas as outras sete horas regulamentares. O escritrio passa a ser um local onde praticamente qualquer atividade pode ser desenvolvida, segundo um estrito cdigo de conduta. O desaparecimento ou transformao do escritrio tradicional no corresponde, no entanto, liberao do trabalho. Corresponde, sim, ao seu oposto: o desaparecimento da distino entre vida particular e trabalho. A um tempo de concentrao segue-se o tempo de evaso, num fluir constante. O trabalho deixa de ser uma tarefa aborrecida que se deve suportar cotidianamente e se transforma em parte integrante da vida. Tempo de trabalho e tempo de prazer se tornam mais prximos e interagem. (MHE) Folha de So Paulo, 7 de nov. 1993) 1. QUANTO AO APAGAMENTO: No primeiro pargrafo, podem-se apagar as seguintes idias: a preposio entre; a expresso ambientes de trabalho em todo o mundo. Toda a

expresso desaparece a mesa personalizada e individual, porque redundante. Eliminao de essa tendncia do segundo pargrafo. Desconsidera-se toda a expresso onde uma hora de distrao durante a jornada de trabalho pode tornar produtivas as outras horas regulamentares. No terceiro pargrafo, podem ser eliminadas tambm expresses redundantes como: desaparecimento, no corresponde, no entanto, liberao do trabalho, sim, ao seu oposto, cotidianamente. 2. QUANTO GENERALIZAO: O texto particulariza a idia de introduo de novidades no escritrio da sede inglesa da IBM. Generalizando, o leitor pode dizer que no sculo XXI o trabalho se tornar uma atividade prazerosa, porque ser parte integrante da vida. As pessoas estaro trabalhando como se estivessem conversando em casa. Podese dizer que o novo tempo contemplar o cio aparente. 3. QUANTO INVENO OU CONSTRUO: 1 pargrafo: introduo de novidades organizacionais na sede inglesa da IBM: desaparecimento da mesa individual. 2 pargrafo: a cultura do tempo livre traz benefcios ao mundo do trabalho, quer aumentando a produtividade, quer motivando o trabalhador para o aproveitamento do ambiente de trabalho como extenso de sua casa. 3 pargrafo: as inovaes introduzidas visam ao desaparecimento da distino entre vida particular e mundo do trabalho. 4. QUANTO SELEO DE TPICOS FRASAIS E COMBINAES DELES: Novas tecnologias organizacionais so introduzidas na sede inglesa da IBM. Elas inserem no mundo do trabalho a cultura do tempo livre ou do cio aparente. A transformao do escritrio tradicional corresponde ao desaparecimento da distino entre vida particular e trabalho. Resumindo-se, tem-se: Na Inglaterra, a IBM est implantando novidade na organizao do trabalho. Em seus escritrios, o trabalhador j no conta com mesas individuais, mas revezam-se em sua utilizao como usurio de uma biblioteca. Essa novidade introduz no mundo do trabalho a cultura do cio aparente e permite ao trabalhador eliminar a distino entre vida particular e trabalho. Dessa forma, as horas de trabalho tornam-se mais produtivas.

LEITURA DO TEXTO COMPLETO: MEDEIROS, Joo Bosco. Portugus instrumental: para cursos de contabilidade, economia e administrao. 3 ed. So Paulo: Atlas, 1998. p. 33-36.

You might also like