You are on page 1of 7

Ronaldo e Rossana Lidrio

A Natureza da Igreja
Repensando nossa funcionalidade eclesistica Ronaldo Lidrio

Ao refletir sobre a natureza da Igreja nos confrontamos imediatamente com algumas claras limitaes. A primeira seria uma limitao sociolgica, na medida de que todos ns, de alguma forma, temos sido influenciados por 2 fatores construtores da presente sociedade, o hedonismo e o narcisismo. Junto a alguns outros, os tenho chamado de elementos da anti-misso. Isto devido a capacidade que eles tem de postar o homem, e consequentemente a Igreja, no centro do universo, em nosso imaginrio. Nos tornarmos, aos nossos prprios olhos, os atores principais do evento histrico.

natural entender, portanto, que enquanto influenciados por esta limitao sociolgica, teremos bastante dificuldade de conceber uma Igreja que seja chamada para servir a Deus com toda a sua alma, suas energias, seu dinheiro e seu tempo. Ao contrrio, tal limitao lana-nos a consequncias puramente humanistas, como o triunfalismo e ufanismo, e desemboca no orgulho, raiz de grandes males.

O hedonismo esta tendncia humana sociocultural, e teologicamente carnal, que nos leva a crer que existimos para nossa prpria realizao. Que nossa alegria e felicidade pessoal so os bens mais preciosos, pelo qual vale a pena tudo. Que para nos realizarmos podemos, e devemos, romper com quaisquer valores, religiosos ou sociais, passando por cima da Palavra, da famlia, do ministrio e do relacionamento com o Pai.

A sociedade e seus meios de comunicao, as escolas e os plpitos de muitas de nossas igrejas se tornaram hednicos. Vivemos para ns mesmos, pensamos em ns mesmos, investimos em ns mesmos, teologizamos para ns mesmos e, consequentemente, no servimos ao Cordeiro Jesus, mas sim a ns mesmos.

Ainda parte desta limitao sociolgica, h outro fenmeno que aqui podemos chamar de narcisismo. o desejo - e desenfreada busca pela beleza pessoal e pblico reconhecimento da mesma. No basta estar no centro das atenes, necessrio que todos saibam disto. O narcisismo este elemento da anti-misso que faz com que ns trabalhemos e nos esforcemos para o Senhor e Sua obra, desde que sejamos reconhecidos pelos nossos pares, aplaudidos, elevados em pedestais.

Tanto o hedonismo quanto o narcisismo corrompem no apenas a alma humana, sua integridade e santidade, mas tambm sua motivao. H, portanto, muitas igrejas, pastores, lderes e missionrios fazendo a coisa certa pela motivao errada.

necessrio neste momento, percebermos, que o desejo do Senhor revelado em toda a Sua Escritura no formar um povo-escravo para o servio, nem mesmo um centro qualificado de produo, mas discpulos que o amam, que sejam apaixonados por Seus projetos, e que o sigam. O desejo de Deus no to somente nos tornar funcionais, mas santos; no apenas nos tornar produtivos, mas ntegros; no apenas nos tornar servos, mas filhos. A segunda limitao que temos ao refletir sobre a Igreja e sua natureza uma limitao teolgica, e me refiro aqui teologia do servio, ou teologia da misso. A maneira como ns compreendemos o nosso papel no Reino, e nos posicionamos em relao a ele. Para conversarmos sobre esta limitao leiamos o texto que se encontra em Atos 2: 37 a 47
http://www.ronaldo.lidorio.com.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 19 June, 2010, 21:21

Ronaldo e Rossana Lidrio

37

Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o corao e perguntaram a Pedro e aos demais apstolos: Que faremos, irmos?

38

Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo para remisso dos vossos pecados, e recebereis o dom do Esprito Santo.

39

Pois para vs outros a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda esto longe, isto , para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.

40

Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta gerao perversa.

41

Ento, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acrscimo naquele dia de quase trs mil pessoas.

42

E perseveravam na doutrina dos apstolos e na comunho, no partir do po e nas oraes.

43

Em cada alma havia temor; e muitos prodgios e sinais eram feitos por intermdio dos apstolos.

http://www.ronaldo.lidorio.com.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 19 June, 2010, 21:21

Ronaldo e Rossana Lidrio

44

Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.

45

Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, medida que algum tinha necessidade.

46

Diariamente perseveravam unnimes no templo, partiam po de casa em casa e tomavam as suas refeies com alegria e singeleza de corao,

47

Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

Atos um livro teocrtico, uma vez que foi escrito para evidenciar que Deus est no controle de todas as coisas. Ele apresentado aqui neste livro como o Senhor absoluto da histria, de nossas vidas e da Sua Igreja. Jamais se surpreende, jamais se corrompe. Esta imutabilidade do carter de Deus a certeza de que somos salvos.

Atos tambm um livro fidedigno por ter sido escrito de forma a nos mostrar que Deus cumpre todas as suas promessas. Inicia j no captulo 2 com o cumprimento da promessa do Senhor Jesus de que enviaria o consolador, o parakletos que estaria com a Igreja para conduzi-la a Cristo. O Esprito Santo se manifesta, portanto, para a Igreja e a reveste de autoridade e poder para servir.

Atos 2 pinta o quadro desta Igreja chamada segundo o corao de Deus.

Perceberemos que ela uma Igreja Koinnica (orientada pela comunho dos santos); uma igreja Kerygmtica (proclamadora do Nome acima de todo Nome); Martrica (que vive segundo aquilo que cr); Prositica (que tem vida de orao); Escriturstica (que ama e segue a Palavra); Dikona (com paixo pelo servio); Poimnica (que pastoreia o seu povo); e por fim Litrgica (cuja vida a adorao do Pai).

http://www.ronaldo.lidorio.com.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 19 June, 2010, 21:21

Ronaldo e Rossana Lidrio

Antes de adentrarmos estes desafios bblicos para nossos coraes, podemos nos lembrar da teologia de John Knox quando ele defende que a ponte entre o conhecimento e a transformao o quebrantamento. Ou seja, muito pode entrar em nossa mente, convencer-nos de verdades bblicas profundas, mas este conhecimento gerar vidas transformadas somente se houver verdadeiro quebrantamento em nossos coraes. E nem quebrantar a ns mesmos ns podemos. Por isto dependemos de Deus. Podemos orar pedindo ao Senhor: quebranta o meu corao para que as verdades da Sua Palavra sejam fogo transformador em nossa alma.

KOINNICA A IGREJA NASCIDA PARA AMAR E CONVIVER COM O DIFERENTE

O verso 44 nos diz que todos os que creram estavam juntos, e tinham tudo em comum. A expresso comum aqui koinos de onde temos koinonia, ou comunho. Manifesta que a Igreja neste perodo histrico ps pentecostes era uma Igreja Koinnica.

No significa que a Igreja do primeiro sculo era homognea. Ao contrrio, eram extremamente distintos. Havia intelectuais e gente simples; judeus e gentios; jovens e velhos.

Koinos significa que eles se amavam na diversidade. Que estavam to deslumbrados com o Senhor Jesus que eram capazes de conviver com o irmo mais diferente, e com ele ter comunho, porque havia Um que os unia.

Indica que a razo maior da nossa desunio no sociolgica a percepo do diferente e a intolerncia com o mesmo mas sim teolgica, nossa prpria carnalidade, desejo de sobressairmos, sobressair nosso pensamento, sobressair nossa denominao, sobressair nosso smbolo. Ao fim, o motivo maior da nossa desunio espiritual, carncia profunda de conhecermos mais a Cristo e sermos como Ele.

O texto diz que esta Igreja louvava de casa em casa e no templo. O templo era o centro do culto formal (aqueles que gostam dos hinos sacros tocados ao piano de caldas) e as casas representavam os ajuntamentos informais (a turma do violo e dos cnticos contemporneos, digamos assim).

O verso 32 nos diz que era um s corao (kardia, sentimentos) e uma s alma (psiche, pensamentos).

Durante o encontro do CONPLEI (Conselho Nacional de Pastores e Lderes Evanglicos Indgenas) em 2008, houve uma cena cativante no ltimo dia. Era a ceia do Senhor. Irmos de 47 etnias distintas, alm dos no indgenas de vrias nacionalidades, como uma pequena multido de 1.200 pessoas ao redor da mesa de Cristo. Alguns cantavam, outros oravam, alguns traduziam o que estava acontecendo para a lngua da sua etnia, e a mensagem era clarssima. Era como se todos declarassem: somos diferentes, mas amamos a Jesus.

Divises, partidarismo, esquemas de superioridade teolgica ou prtica no Corpo de Cristo sempre ser um problema de ordem espiritual. um reflexo, um triste sinal, de que no estamos deslumbrados com o Jesus ao ponto de sua simples
http://www.ronaldo.lidorio.com.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 19 June, 2010, 21:21

Ronaldo e Rossana Lidrio

presena ser o suficiente para encher nossos coraes e amar profundamente os deslumbrados como ns.

KERYGMTICA E MARTRICA A IGREJA NASCIDA PARA AMAR E PROCLAMAR JESUS

Nos versos 40 e 41, lemos que com muitas palavras deu testemunho e exortava-os dizendo: salvai-vos desta gerao perversa. Ento, os que aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acrscimo naquele dia de quase trs mil pessoas.

H duas palavras que andam de mos dadas no Novo Testamento. Observei este importante detalhe durante o perodo de trabalho na traduo do Novo Testamento para a lngua Limonkpeln de Gana. So elas Kerygma, normalmente traduzida por pregao ou proclamao (aponta para a proclamao audvel e inteligvel da mensagem), e martyria, traduzida por testemunho (modo de vida).

Curiosamente sempre que uma delas aparece, a outra a acompanha, e isto em todo o Novo Testamento. D-nos, assim, a clara impresso de que na mente de Cristo Ele construa uma Igreja que pudesse proclam-lo de forma audvel e inteligvel em todo o mundo, mas que ao mesmo tempo pudesse viv-Lo.

O Apstolo Paulo parece ter compreendido bem esta parte da natureza da Igreja. Ele tanto ensina o povo de Deus que deve falar de Cristo a tempo e fora de tempo como grita a plenos pulmes: j no sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.

O desejo de Cristo, portanto, sermos uma Igreja que tenha fiel teologia e tambm vida devocional. Uma Igreja habilidosa mas tambm piedosa. Uma Igreja que prega a Palavra, mas que vive a Palavra que prega. Enfim, uma Igreja kerygmtica e martrica.

Um dos perigos imediato, e corruptor da natureza da Igreja termos o melhor contedo, o melhor ministrio, a mais expressiva Igreja, o mais relevante ensino, mas no termos vida com Deus. Isto nos leva soberba, orgulho e arrogncia. Mata o esprito, mata a f, destri a piedade e nos achamos em um vale seco onde nada se move; com estruturas lindas, mas sem vida com Deus; com colunas de mrmore mas sem o Esprito Santo.

Paradoxalmente, vida piedosa e esprito quebrantado, com sinceridade e devoo, sem um slido ensino da Palavra, sem zelo pelas Escrituras, provocar uma enxurrada de aes, em nome de Deus, que no so de Deus. Este outro perigo imediato, e igualmente corruptor da Igreja: buscarmos a piedade e vida com Deus, sem o temor e ensino da Palavra, produzindo, assim, uma Igreja dinmica e crescente, mas antropocntrica e hertica. Uma das igrejas que mais cresce em Gana chamada Igreja do Esprito Santo. a Igreja mais missionria, evangelizadora e que se envolve com aes sociais. Mas esta Igreja cr que seu fundador a encarnao do Esprito Santo na terra. Quando ele fala o Esprito Santo quem fala.

http://www.ronaldo.lidorio.com.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 19 June, 2010, 21:21

Ronaldo e Rossana Lidrio

Portanto o desafio que temos de no partirmos ao meio a nossa eclesiologia. de termos uma boa doutrina, mas tambm uma vida piedosa; conhecermos teologia, mas tambm praticarmos a f crist; sermos kerygmticos que pregam em alto e bom som; mas tambm martricos que adoram o Nome acima de todo nome no secreto da sua casa; sermos zelosos pelo culto e pelo texto bblico, mas tambm colocarmos a mo no arado para o servio e a misso.

Um dos relatos que mais me desafiou nos ltimos tempos foi o testemunho de um juiz federal por assim dizer no interior da China. Ele foi preso, acusado de ser um cristo que praticava a evangelizao em sua pequena cidade. Para que fosse humilhado publicamente foi levado a p e algemado por alguns policiais, de sua casa at a central de polcia. Quem observou aquela caminhada testemunhou que todos estavam cabisbaixos, envergonhados e constrangidos pela priso de um homem de tamanha importncia, e muito querido na sua cidade. A multido por onde ele passava, os soldados que o conduziam, todos cabisbaixos. O nico com a cabea erguida era o juiz cristo, que a medida que caminhava levantava tambm suas mos gritando: Eu amo o Senhor Jesus!

DIKONA E POIMNICA A IGREJA NASCIDA PARA SERVIR

O verso 45 nos diz que vendiam suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, medida que algum tinha necessidade. A expresso original para medida que significa que os irmos tinham olhos abertos para discernir onde e como poderiam servir.

O conhecimento das Escrituras e verdadeira espiritualidade desembocam no servio, na misso.

As vezes compreendemos mal o conceito de misso e servio. Servir a Cristo no uma questo de desejo, oportunidade ou deciso pessoal. Servir a Cristo uma questo de obedincia. Se voc estiver contente em servir ao Mestre, faa isto pela alegria que sente. Mas no dia em que faltarem alegria e prazer, sirva-o pela obedincia. Isto porqu servir a Cristo no um passeio no parque. Demanda, no raramente, morrermos mais e mais para ns mesmos.

Ao nosso redor observamos em um relance ambientes de injustia, situaes de profunda carncia humana e desconhecimento do Senhor Jesus. neste plano que a Igreja chamada para servir. Para denunciar a injustia, para saciar a fome daquele que nada tem e para anunciar o precioso Nome de Jesus.

CONCLUSO

Voltamos s primeiras palavras. Os elementos da anti-misso hedonismo e narcisismo que so expresses da obra da carne,e que nos preterem de sermos a Igreja segundo o corao de Deus.

A inrcia que experimentamos no provm do nosso desconhecimento da necessidade humana ou do mandato de Deus, mas sim da nossa falta de paixo deslumbrante pelo Senhor Jesus.

http://www.ronaldo.lidorio.com.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 19 June, 2010, 21:21

Ronaldo e Rossana Lidrio

H no mundo hoje mais de 2.000 povos que no conhecem sobre Jesus. Falam mais de 3.000 lnguas e dialetos sem nada da Palavra em seus idiomas. No Brasil temos 121 etnias indgenas ainda pouco ou no evangelizadas, e 95 sem presena missionria. H mais de meio milho de ciganos em nossa ptria que no conhecem a Palavra. As tribos urbanas nas grandes cidades relativizam a vida e, ao contrrio de se tornarem ateus, passam a crer em tudo. Vivem a procura de um deus utilitrio para saciar uma sociedade humanista.

Jim Eliott, mrtir entre os Auca no Equador, em uma carta que escrevera sua igreja na Amrica do Norte, concluiu dizendo: viva de tal forma, que ao chegar o dia da sua morte, nada mais tenha a fazer para Deus, a no ser morrer.

http://www.ronaldo.lidorio.com.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 19 June, 2010, 21:21

You might also like