You are on page 1of 4

Poltica Nacional de Resduos Slidos - PNRS Lei Federal n 12305, de 02.08.2010 Decreto Federal n 7404, de 23.12.

2010 Esta Lei institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos, dispondo sobre seus princpios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas gesto integrada e ao gerenciamento de resduos slidos, includos os perigosos, s responsabilidades dos geradores e do poder pblico e aos instrumentos econmicos aplicveis. Esto sujeitas observncia desta Lei as pessoas fsicas ou jurdicas, de direito pblico ou privado, responsveis, direta ou indiretamente, pela gerao de resduos slidos e as que desenvolvam aes relacionadas gesto integrada ou ao gerenciamento de resduos slidos. Esta Lei no se aplica aos rejeitos radioativos, que so regulados por legislao especfica. A Poltica Nacional de Resduos Slidos rene o conjunto de princpios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e aes adotados pelo Governo Federal, isoladamente ou em regime de cooperao com Estados, Distrito Federal, Municpios ou particulares, com vistas gesto integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resduos slidos. A lei traz importantes definies, incluindo a de resduos slidos, entendidos como "material, substncia, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinao final se procede, se prope proceder ou se est obrigado a proceder, nos estados slido ou semisslido, bem como gases contidos em recipientes e lquidos cujas particularidades tornem invivel o seu lanamento na rede pblica de esgotos ou em corpos d'gua, ou exijam para isso solues tcnica ou economicamente inviveis em face da melhor tecnologia disponvel". O Art. 1o Institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos, dispondo:
Princpios, objetivos e instrumentos Diretrizes relativas gesto integrada Gerenciamento de resduos slidos Responsabilidades dos geradores e do poder pblico Instrumentos econmicos aplicveis.

Esto sujeitas observncia desta Lei as pessoas fsicas ou jurdicas Alguns objetivos da PNRS so: proteo da sade pblica e da qualidade ambiental; no gerao, reduo, reutilizao, reciclagem e tratamento dos resduos slidos, bem como disposio final ambientalmente adequada dos rejeitos, reduo do volume e da periculosidade dos resduos perigosos, reduo do uso dos recursos naturais (gua e energia, por exemplo) no processo de produo de novos produtos, intensificar aes de educao ambiental, aumentar a reciclagem no pas, promover a incluso social, a gerao de emprego e renda de catadores de materiais reciclveis.

Alguns princpios da PNRS so: a preveno e a precauo, o poluidor-pagador e o protetorrecebedor, o desenvolvimento sustentvel; a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, o reconhecimento do resduo slido reutilizvel e reciclvel como um bem econmico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania. Quanto s disposies preliminares: Na gesto e gerenciamento de resduos slidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: no gerao, reduo, reutilizao, reciclagem, tratamento dos resduos slidos e disposio final ambientalmente adequada dos rejeitos. Podero ser utilizadas tecnologias visando recuperao energtica dos resduos slidos urbanos, desde que tenha sido comprovada sua viabilidade tcnica e ambiental e com a implantao de programa de monitoramento de emisso de gases txicos aprovado pelo rgo ambiental. Observadas as diretrizes e demais determinaes estabelecidas nesta Lei e em seu regulamento, incumbe aos Estados: promover a integrao da organizao, do planejamento e da execuo das funes pblicas de interesse comum relacionadas gesto dos resduos slidos nas regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies; controlar e fiscalizar as atividades dos geradores; Incumbe aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios fornecer ao rgo federal responsvel pela coordenao do Sistema Nacional de Informaes sobre a Gesto dos Resduos Slidos (Sinir) todas as informaes necessrias sobre os resduos sob sua esfera de competncia, na forma e na periodicidade estabelecidas em regulamento. A PNRS classifica os resduos slidos na seguinte forma: Quanto origem: domiciliares, de limpeza urbana, urbanos, de estabelecimentos comerciais e prestadores de servios, dos servios pblicos de saneamento bsico, industriais, de servios de sade, da construo civil, agrossilvopastoris, de servios de transportes, e de minerao. Quanto periculosidade: perigosos e no perigosos. So planos de resduos slidos: O Plano Nacional de Resduos Slidos, os planos estaduais de resduos slidos, os planos microrregionais de resduos slidos e os planos de resduos slidos de regies metropolitanas ou aglomeraes urbanas, os planos intermunicipais de resduos slidos, os planos municipais de gesto integrada de resduos slidos, os planos de gerenciamento de resduos slidos. Segundo a norma, que fixa o contedo mnimo para o PGRS, o Plano obrigatrio para: - Geradores de resduos industriais, resduos de servios de sade, resduos de minerao e resduos dos servios pblicos de saneamento bsico, - Estabelecimentos comerciais e de prestao de servios que gerem resduos perigosos; gerem resduos que, mesmo caracterizados como no perigosos, por sua natureza, composio ou volume, no sejam equiparados aos resduos domiciliares pelo poder pblico municipal; empresas de construo civil.

- Responsveis por portos, aeroportos, terminais alfandegrios, rodovirios e ferrovirios e passagens de fronteira e as empresas de transporte. - Responsveis por atividades agrossilvopastoris, se exigido pelo rgo competente do SISNAMA, do SNVS ou do SUASA. Os planos tm como contedo mnimo: diagnstico, includa a identificao dos principais fluxos de resduos e seus impactos socioeconmicos e ambientais; proposio de cenrios; metas de reduo, reutilizao, reciclagem, entre outras, com vistas a reduzir a quantidade de resduos e rejeitos encaminhados para disposio final ambientalmente adequada; metas para o aproveitamento energtico dos gases gerados nas unidades de disposio final de resduos slidos; metas para a eliminao e recuperao de lixes, associadas incluso social e emancipao econmica de catadores de materiais reutilizveis e reciclveis; programas, projetos e aes para o atendimento das metas previstas; medidas para incentivar e viabilizar a gesto consorciada ou compartilhada dos resduos slidos; diretrizes para o planejamento, entre outras. Segundo a lei quem disponibiliza o produto responsvel pelo seu recolhimento aps seu uso. Assim, so obrigados a estruturar e implementar sistemas de logstica reversa, mediante retorno dos produtos aps o uso pelo consumidor, de forma independente do servio pblico de limpeza urbana e de manejo dos resduos slidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de: - agrotxicos, seus resduos, embalagens e outros produtos cuja embalagem, aps o uso, constitua resduo perigoso; - pilhas e baterias; - pneus; - leos lubrificantes, seus resduos e embalagens; - lmpadas fluorescentes, de vapor de sdio e mercrio e de luz mista; - produtos eletroeletrnicos e seus componentes. Para aqueles que operam com resduos perigosos, em qualquer fase do seu gerenciamento, deve-se proceder ao Cadastro Nacional de Operadores de Resduos Perigosos, que parte integrante do Cadastro Tcnico Federal. Alm disso, o plano de gerenciamento de resduos perigosos - que pode estar inserido no PGRS - deve ser submetido ao rgo competente do Sisnama e, se couber, da vigilncia sanitria.Entre as obrigaes exigveis de quem opera com resduos perigosos, vale destacar que deve ser informada imediatamente aos rgos competentes a ocorrncia de acidentes ou outros sinistros relacionados aos resduos perigosos. So proibidas as seguintes formas de destinao ou disposio final de resduos slidos ou rejeitos: - lanamento em praias, no mar ou em quaisquer corpos hdricos; - lanamento in natura a cu aberto, excetuados os resduos de minerao; - queima a cu aberto ou em recipientes, instalaes e equipamentos no licenciados para essa finalidade; - outras formas vedadas pelo poder pblico.

Igualmente torna-se proibida a importao de resduos slidos perigosos e rejeitos, alm de resduos slidos cujas caractersticas causem dano ao meio ambiente, sade pblica e animal e sanidade vegetal, ainda que para tratamento, reforma, reso, reutilizao ou recuperao

You might also like