You are on page 1of 5

2 Congresso Brasileiro em Gesto de Ciclo de Vida em Produtos e Servios

ANLISE COMPARATIVA DE INVENTRIOS DE NANOCRISTAIS DE CELULOSE OBTIDOS A PARTIR DE FIBRAS VEGETAIS


Ana Claudia Carneiro da Silva Braid*; Aline Cavalcanti e Cavalcante; Morsyleide de Freitas Rosa; Eliangela de Morais Teixeira; Cssia Maria Lie Ugaya; Maria Cla Brito de Figueirdo

RESUMO
Nanocristais de celulose podem ser extrados a partir de qualquer material lignocelulsico, com variaes de processo de acordo com o material empregado. As crescentes pesquisas desenvolvidas no uso das diferentes fontes de celulose leva a refletir na sustentabilidade ambiental destes produtos. Neste trabalho, analisa-se o inventrio de ciclo de vida dos processos de extrao de nanocristais de celulose obtidos da fibra do coco verde e da pluma de algodo, com escopo do bero produo. Os parmetros inventariados foram: consumo de gua, reagentes qumicos, energia e emisses de nutrientes para gua. Para levantamento desses dados, foram realizados cinco balanos de massa dos processos de extrao. Esses dados do processo de extrao de nanocristais foram agregados aos dos processos de produo dos insumos necessrio extrao, com o uso das bases de dados do Ecoinvent e do software Simapro. Observou-se que a extrao de nanocristais de celulose obtidos da fibra de coco verde apresenta significativo maior consumo de energia e maior carga poluente referente demanda bioqumica de oxignio, demanda qumica de oxignio, nitrognio total Kjeldahl e nitrito, quando comparado ao processo de extrao a partir da fibra de algodo. PALAVRAS-CHAVE: Coco verde; Algodo; Nanoestruturas; Avaliao de Ciclo de Vida.

INTRODUO
Muitas inovaes tecnolgicas tm surgido na rea da nanotecnologia, sendo uma delas os nanocristais de celulose. Esses cristais so extrados a partir de fibras vegetais lignocelulsicas, que so consideradas compsitos de fibrilas de celulose, agregadas pela lignina e hemicelulose. O processo de extrao de nanocristais consiste no isolamento dessas fibrilas de celulose, ou seja, na remoo dos compostos agregadores (SILVA et al., 2009). Os nanocristais de celulose podem ser obtidos a partir de fibras lignocelulsicas, como a proveniente do bagao da cana-de-acar, da casca do arroz, da pluma do algodo e da casca do coco verde (TEIXEIRA et al., 2010; ROSA et al., 2010). Nanocristais de celulose tm como grande vantagem a matria-prima, que proveniente de fontes renovveis, biodegradveis e abundantes em pases em desenvolvimento, como o Brasil. Nanocristais de celulose podem ser aplicados em reas como indstrias automobilsticas e na qumica de polmeros e compsitos. Estes nanocristais tm um grande potencial como agente de reforo em compsitos, podendo ser usados em plsticos sintticos e em biopolmeros, melhorando a biodegradabilidade de plsticos, assim como melhorando as propriedades mecnicas dos novos materiais (SILVA et al., 2009).
* Embrapa Agroindstria Tropical. Rua Dra Sara Mesquita, 2270, Planalto Pici, Fortaleza, CEP: 60511-110, Cear, Brasil. +55(85) 33917217 / anaclaudiabraid@gmail.com.

Florianpolis, SC, 24 a 26, Novembro, 2010

313

2 Congresso Brasileiro em Gesto de Ciclo de Vida em Produtos e Servios

A crescente conscincia ambiental e o interesse no desenvolvimento de tecnologias verdes tm exigido estudos ambientais fundamentados sobre estes novos produtos, como a avaliao de ciclo de vida de um produto, que analisa aspectos ambientais relevantes em seu processo produtivo, uso e em sua disposio final. Este trabalho analisa o inventrio de ciclo de vida de dois processos de extrao de nanocristais de celulose obtidos a partir de duas fontes de fibras vegetais: pluma de algodo e casca do coco verde, considerando a produo de 1g de nanocristais. Avalia-se qual processo de extrao de nanocristais leva ao maior consumo de gua, energia e a maior emisso de nutrientes em meio lquido.

METODOLOGIA Processos de obteno de nanocristais de celulose


A obteno de nanocristais de celulose ocorre com a realizao das seguintes etapas: moagem, lavagem, clareamento, hidrlise cida e dilise. Dependendo do tipo de fibra, algumas dessas etapas no so necessrias e diferentes quantidades de insumos so utilizadas. Ambas as fibras requerem a moagem, hidrlise cida e dilise, mas as etapas de lavagem e clareamento so necessrias apenas fibra de coco verde. Esses processos foram definidos por Rosa et al. (2010) para a extrao a partir da fibra de coco verde e por Teixeira et al. (2010) para a extrao a partir da fibra de algodo.

Inventrio do ciclo de vida


Este trabalho tem como foco o inventrio de ciclo de vida da extrao de nanocristais de celulose, realizado conforme a ISO 14040 (2006). O inventrio contempla os seguintes aspectos ambientais: consumos de gua, reagentes qumicos e energia, assim como emisses de poluentes em efluentes lquidos. A funo do processo em estudo a obteno de nanocristais de celulose. A unidade funcional adotada foi a produo de 1g de nanocristais de celulose em soluo. A fronteira do sistema foi estabelecida contemplando as cadeias de produo dos insumos necessrios aos processos de extrao at a obteno dos nanocristais (bero produo). As Figuras 1 e 2 mostram os sistemas de produto analisados quando so utilizadas a fibra da casca de coco verde e a fibra de algodo, respectivamente. Na construo do inventrio, foram realizados cinco balanos de massa de todo o processo de extrao de nanocristais de celulose em laboratrios da Embrapa Agroindstria Tropical, quando foi utilizada a fibra de coco verde, e da Embrapa Instrumentao Agropecuria, quando foi utilizada a fibra de algodo. As emisses foram avaliadas considerando os seguintes parmetros: DQO (demanda qumica de oxignio), DBO (demanda bioqumica de oxignio), nitrito, nitrato, nitrognio total Kjeldahl (NTK) e fsforo total. As anlises fsico-qumicas dos efluentes foram feitas de acordo com APHA (2005) e Silva e Oliveira (2001). Os dados inventariados foram inseridos no software Simapro 7.2, que facilita a

Florianpolis, SC, 24 a 26, Novembro, 2010

314

2 Congresso Brasileiro em Gesto de Ciclo de Vida em Produtos e Servios

integrao de inventrios em estudos de ciclo de vida de produtos. A anlise de erro foi realizada utilizando o mtodo Monte Carlo, com 100 ciclos e intervalo de confiana de 95%.

Figura 1. Sistema de produto P1 (extrao dos nanocristais a partir da fibra de coco verde).

Figura 2. Sistema de produto P2 (extrao dos nanocristais a partir da fibra de algodo).

RESULTADOS
A Tabela 1 apresenta os valores de inventrio para extrao de 1g de nanocristais pelos sistemas de produto P1 (relacionados extrao de nanocristais a partir da fibra de coco verde) e P2 (relacionados extrao a partir da pluma de algodo). Observa-se que o sistema de produto P1, em relao ao P2, consome de forma significativa uma maior quantidade de energia. O sistema de produto P1 tambm

Florianpolis, SC, 24 a 26, Novembro, 2010

315

2 Congresso Brasileiro em Gesto de Ciclo de Vida em Produtos e Servios

acarreta o lanamento de uma carga maior de nutrientes na gua, com nvel aceitvel de significncia, para os parmetros DBO, DQO, NTK e Nitrito. O consumo de gua no sistema de produto P1 menor que o consumo de gua no sistema de produto P2, mas essa diferena no significante para o intervalo de confiana adotado (95%).

Aspectos ambientais Consumos gua Energia Emisses DBO DQO Nitrato Nitrito NTK

Tabela 1. Inventrio do ciclo de vidas dos processos de extrao de nanocristais de celulose. Compartimento Unidade de Sistema de produto P1 Sistema de produto P2 (nanocristais da fibra de coco (nanocristais da medida verde) fibra de algodo) Matria-prima Matria-prima gua gua gua gua gua gua l kJ g g g g g g 135,55 15.936,02 3,11 6,33 0,05 0,0001 0,01 0,005 142,96 1.800,23 0,11 0,37 0,07 0,000003 0,001 0,004

Fsforo total

A Figura 3 mostra a contribuio de cada processo relacionado ao sistema de produto P1 nos consumos de gua e energia e emisses para gua. Observa-se, que dentre todos os processos considerados em P1, a extrao de nanocristais o principal processo responsvel pelos consumos e emisses nesse estudo. Dessa forma, para que os nanocristais de celulose obtidos a partir da fibra de coco verde possam obter um melhor desempenho ambiental, deve-se investigar possibilidades de reduo no consumo de energia nos equipamentos utilizados, seja com reduo no tempo de utilizao dos mesmos, seja pela sua substituio por outros mais eficientes. Quanto s emisses de nutrientes, deve-se avaliar possibilidades de reso desse efluente na irrigao de culturas, aps correes de pH.

100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% gua Energia DBO* DQO* Nitrato Nitrito NTK Fsforo total Produo de Clorito de Sdio Produo de cido Actico Produo de cido Ntrico Produo de cido Sulfrico Extrao de nanocristais de Figura 3. Contribuio percentual de cada processo nos consumos e emisses. celulose Produo de Hidrxido de Sdio Extrao de Fibra de Coco Verde

Florianpolis, SC, 24 a 26, Novembro, 2010

316

2 Congresso Brasileiro em Gesto de Ciclo de Vida em Produtos e Servios

CONCLUSO
Levando em considerao as anlises realizadas, chegamos concluso que o sistema de produto P1 (utiliza a fibra de coco verde) contribui significativamente mais que o sistema de produto P2 (utiliza a fibra de algodo) no consumo de energia e nas emisses em meio lquido de DBO, DQO, NTK e Nitrito. Considerando todos os processos relacionados ao sistema de produto P1, conclui-se que o processo de extrao de nanocristais o maior consumidor de gua, energia e gerador de cargas poluentes.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
APHA; AWWA; WEF. Standard methods for the examination of water and wastewater. 21th edition. Washington, 2005. 1600p.

INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION. ISO 14040: Environmental management: Life cycle assessment: Principles and framework. Genebra: ISO, 2006.

ROSA, M. F.; MEDEIROS, E. S.; MALMONGE, J. A.; GREGORSKI, K. S.; WOOD, D. F.; MATTOSO, L. H. C.; GLENN, G.; ORTS, W. J.; IMAM, S. H. Cellulose nanowhiskers from coconut husk fibers: Effect of preparation conditions on their thermal and morphological behavior. Carbohydrate Polymers, 2010, doi: 10.1016/j.carbpol.2010.01.059.

SILVA, R.; HARAGUCHI, S. K.; MUNIZ, E. C.; RUBIRA, A. F. Aplicaes de fibras lignocelulsicas na qumica de polmeros e em compsitos. Qumica Nova, v. 32, n. 3, 2009, pg. 661-671.

SILVA, S. A.; OLIVEIRA, R. Manual de anlises fsico-qumicas de guas de abastecimento e residurias. Campina Grande: O Autor, 2001. 226p.

TEIXEIRA, E.M.; CORRA, A.C.C.; MANZOLI,A.; LEITE, F.L.; OLIVEIRA,C.R.; MATTOSO, L.H.C. Cellulose nanofibers from white and naturally colored cotton fibers. Cellulose, 2010, doi: 10.1007/s10570-0109403-0.

Florianpolis, SC, 24 a 26, Novembro, 2010

317

You might also like