You are on page 1of 17

06/03/2012

UFJF FACC - DCF CONTABILIDADE DE CUSTOS

AULA 1: INTRODUO CONTABILIDADE DE CUSTOS


Prof Msc Janayna Freire janayna.freire@ufjf.edu.br

BILIOGRAFIA RECOMENDADA
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. Ed. Atlas. 10. Ed. 2010. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos: Livro de Exerccios. Ed. Atlas. 9. Ed. 2009. RIBEIRO. Osni M. Contabilidade de Custos. Saraiva. 2009. MAHER, Michael. Contabilidade de Custos. Ed. Atlas. 2001. GARRISON, Ray; NOREEN, Eric e BREWER, Peter. Contabilidade Gerencial. 11 edio. Rio de Janeiro: LTC Editora. 2007. BRUNI, Adriano L; FAM, Rubens. Gesto de Custos e Formao de Preos. Ed. Atlas, 5 Ed, 2010.

06/03/2012

ASPECTOS HISTRICOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS


Contabilidade Financeira

Contabilidade de Custos

- Levantamento dos Estoques (Fsicos)

- Bens Produzidos por Pessoa e Comercializados por Empresas

- Revoluo Industrial - Fatores de produo Utilizados - Necessidade de controlar os custos da produo - Padronizao
Comparabilidade de Informao (Avaliao de Estoques) Medida do Lucro Tributvel

Contabilidade Gerencial

- Era Mercantilista

- Auxlio na Misso Gerencial - No obrigatria (Adaptaes) - Auxlio ao Controle


Padres, Oramentos, Acompanhamento Real x Orado

- Tomada de Decises
Introduo ou Corte de Produtos, Adm. de Preos de Venda, Opo de Compra ou Produo

ASPECTOS CONCEITUAIS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

06/03/2012

A DEPENDER DO TIPO DE INFORMAO DESEJADA, TEMOS:


CONTABILIDADE FINANCEIRA: condicionada FINANCEIRA: imposies legais e requisitos fiscais; CONTABILIDADE GERENCIAL: objetiva gerar informaes teis para tomada de deciso; CONTABILIDADE DE CUSTOS: voltada anlise dos gastos realizados pela entidade no decorrer de suas operaes.

O QUE CONTABILIDADE DE CUSTOS?


[...] processo ordenado de usar os princpios da contabilidade geral para registrar os custos de operao de um negcio. Dessa forma, com informaes coletadas das operaes e das vendas, a administrao pode empregar dados contbeis e financeiros para estabelecer os custos de produo e distribuio, unitrios ou totais, para um ou para todos os produtos fabricados ou servios prestados [...] (Lawrence, 1977, apud Bruni e Fam, 2010)

06/03/2012

QUAIS OS SEUS CAMPOS DE APLICAO?


Indstria
Custo dos Produtos Vendidos Estoque de Produtos em Elaborao (Produtos em Fabricao) Estoque de Produtos Acabados (ou prontos) Estoque de Insumos (mat.-prima, embalagem, almoxarifado, etc) Custo das mercadorias vendidas Estoque de mercadorias Estoque de bens no destinados revenda (materiais de consumo, etc.) Custo dos servios vendidos Estoque de servios em andamento Custo de materiais adquiridos e no incorporados a servios em andamento
Produo primria (minerais, florestais, pesqueiras, agro-pastoris) Custo dos produtos extrados/explorados Estoque dos produtos extrados ou de produo primria Estoque de mat. ainda no utilizados na extrao ou prod. primria

Comrcio

Servios

Extrativismo

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS


Permitir a avaliao dos estoques (atendimento das legislaes comercial e fiscal); Apurar o custo dos produtos/ mercadorias/ servios vendidos Dar suporte tomada de decises gerenciais no tocante a fixao do preo de venda; Atender necessidade de controles e informaes especficas (como para o atendimento legislao fiscal). Embasar oramentos e projees financeiras.

06/03/2012

PRINCPIOS CONTBEIS APLICADOS CUSTOS

PRINCPIOS CONTBEIS APLICADOS CUSTOS


Princpio da Realizao da Receita: a receita reconhecida apenas quando realizada. Logo, o lucro ou prejuzo (resultado) somente se realiza no ato da venda. Princpio da Competncia: as despesas so reconhecidas ao perodo que competem independente do seu pagamento. Princpio da Consistncia ou da Uniformidade: O processo de registro contbil no deve ser mudado com freqncia, para que os resultados no fiquem prejudicados.

06/03/2012

PRINCPIOS CONTBEIS APLICADOS CUSTOS


Princpio do Conservadorismo ou Prudncia: Quando o registro dos gastos provocam dvida quanto classificao entre custo de produo e despesa do perodo, deve-se escolher o que provoque reduo imediata do resultado (Despesa do perodo) Princpio da Materialidade ou Relevncia: Essa regra desobriga de um tratamento mais rigoroso aqueles itens cujo valor pequeno dentro dos gastos totais

PRINCPIOS CONTBEIS APLICADOS CUSTOS - EXEMPLOS


Princpio da Realizao da Receita e da Competncia 1 Reconhecimento da Receita (Realizao) 2 Apropriao dos Gastos relativos diretamente ao processo de obteno da Receita (Ex: Custo, Despesa Comisso de Venda) 3 Apropriao dos Gastos relativos a esforos de gerao de Receitas (EX: Despesas de Administrao, Propaganda)

06/03/2012

LUCRO CONTBIL X LUCRO ECONMICO


Na Cincia Econmica o lucro surge na elaborao do produto, pois h gerao de valor nessa fase; Na Cincia Contbil o lucro sugerido em funo das vendas, o que leva a no considerar na riqueza gerada em determinado perodo o que foi produzido, mas no foi vendido, ou seja,

desconsidera o produto ou mercadoria em estoque.

TERMINOLOGIA BSICA DE CUSTOS

06/03/2012

Despesas com Matria-Prima ou Custos com Matria-Prima? Gastos ou Despesas de Fabricao? Gastos ou Custos de Materiais Diretos? Despesas ou Gastos com Imobilizao? Custos ou Despesas de Depreciao?

GASTOS CUSTOS DESPESAS


DESEMBOLSO, INVESTIMENTO, PERDA

06/03/2012

TERMINOLOGIA BSICA DE CUSTOS


GASTO
Custo Despesa

Investimento

Perda

GASTO
Sacrifcio financeiro para obteno de um produto ou servio, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos. Desembolso pagamento do bem ou servio, independentemente de quando o produto ou servio foi ou ser consumido.

06/03/2012

INVESTIMENTO
Gastos ativados em funo de sua vida til ou de benefcios atribuveis a futuros perodos. Ficam temporariamente congelados no ativo da entidade e, posteriormente e de forma gradual, so descongelados e incorporados aos custos e despesas.

CUSTO
Gastos relativos a bens ou servios utilizados na produo de outros bens e servios. Esto associados aos produtos ou servios produzidos pela entidade. Em outras palavras, a utilizao dos fatores de produo (bens e servios) para fabricao de um produto ou execuo de um servio

10

06/03/2012

EXEMPLO:
A aquisio de matria-prima (Estocada) um Investimento Utilizao da matria-prima na fbrica um custo Produto Acabado (Estocado) um investimento Produto Vendido reconhecido o Custo OUTROS: Energia, Depreciao

TANTOS ADJETIVOS

CUSTO Uma s palavra muitos significados

11

06/03/2012

O QUE SO CUSTOS

Para quem compra, conceito claro ... Custo igual a preo! E para quem produz?

ALGUNS ADJETIVOS
Custos Contbeis Custos Fabris Custos Plenos Custos Afundados Custos de Oportunidade Custos Relevantes Custos Fixos Custos de Propriedade E tantos outros

12

06/03/2012

DESPESA
Bem ou servio consumido direta ou indiretamente para obteno de receitas. No esto associadas produo de um produto ou servio. Exemplo: Comisso de Vendedor, Depreciao do PC da secretria do Presidente da Empresa.

PERDA
Bem ou Servio consumido de forma anormal e involuntria. Consiste em: (I) um gasto no intencional decorrente de fatores externos extraordinrios. Ex. Perda por incndio, Obsoletismo de estoque, Gasto com mo-de-obra em uma greve (DESPESA). (II) atividade produtiva normal da empresa. Ex. Perda natural do ouro pelo ourives (CUSTO).

13

06/03/2012

SEPARANDO OS GASTOS
BALANO PATRIMONIAL
Consumo para estoque

DEM. RESULTADO
Consumo no tempo

CUSTO

Produtos ou Servios Elaborados

DESPESA
Consumo associado ao perodo

Consumo associado elaborao do produto ou servio

INVESTIMENTOS

GASTOS

EFEITOS DE CUSTOS E DESPESAS NO RESULTADO


Balano Patrimonial
CUSTOS Diretos Indiretos
Demonstrao do Resultado do Exerccio

(+) Receitas
ESTOQUES Materiais Diretos Produtos em Elaborao Produtos Acabados

(-) Custos CMV CPV CSP (-) Despesas (=) Resultado

14

06/03/2012

CLASSIFICAES DOS CUSTOS

QUANTO VARIABILIDADE: FIXOS X VARIVEIS


CUSTOS VARIVEIS: mantm relao direta com o volume de produo numa unidade de tempo.
Exemplo: Quanto maior a quantidade fabricada, maior seu consumo (Matria-Prima, Embalagem)

CUSTOS FIXOS: independem do volume de produo.


Exemplo: Aluguel da fbrica, Salrio da Superviso da Fbrica, Salrios da produo

15

06/03/2012

QUANTO ALOCAO: DIRETOS X INDIRETOS


CUSTOS DIRETOS: podem ser diretamente apropriados aos produtos, bastando haver uma medida de consumo.
Exemplo: Matria-Prima, Mo-de-Obra

CUSTOS INDIRETOS: no oferecem condio de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocao tem de ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrria
Exemplo: Aluguel, Superviso, Chefia

IMPORTANTE
A Classificao em Fixos e Variveis tem outra distino com relao classificao em Diretos e Indiretos. Esta ltima s se aplica a Custos propriamente ditos. Mas aquela tambm se aplica s Despesas. Assim, podemos ter Despesas de Vendas Fixas (propaganda, salrios da administrao das vendas, parte fixa da remunerao dos vendedores etc.) e Variveis (comisso de vendedores, despesas de entrega etc.).

16

06/03/2012

OUTRAS NOMENCLATURAS DE CUSTOS


Custos Primrios: Soma de matria-prima com mode-obra direta (Custo Direto Custo Primrio - A embalagem um Custo Direto, mas no Primrio). Custos de Transformao: Soma de todos os Custos de Produo, exceto os relativos a matrias-primas e outros eventuais adquiridos e empregados sem nenhuma modificao pela empresa (componentes adquiridos prontos, embalagens compradas etc.). o valor do esforo da prpria empresa no processo de elaborao de um determinado item (mo-deobra direta e indireta, energia, materiais de consumo industrial etc.).

17

You might also like