You are on page 1of 1

Em Ex_Final pag146:Em Ex_contagem.

qxd 29/04/2011 14:42 Page 146

EM
FALSIFICAES E IMPLICAES
vai possibilitar que os ambos os pases cooperem e trabalhem em conjunto em questes de direitos autorais, visando promover um comrcio forte, com maior acesso do produto ingls ao mercado chins, e proteger as empresas dos dois pases contra as perdas advindas de pirataria e falsificao.

sculo 21 era ansiosamente aguardado como futuro e anunciador de grandes progressos. Porm, lamentavelmente ainda convivemos com velhas prticas desleais no comrcio. Uma delas a falsificao de produtos e documentos, que continua presente e exige ateno por parte das empresas prestadoras de servios em reas classificadas, pois a instalao de produtos falsificados traz consigo o risco de exploses na unidade industrial. Nos EUA, o organismo certificador de sistemas de automao e segurana Exidia anunciou ter descoberto no mercado falsificaes de seus certificados referentes a instrumentos concebidos para SIL 3, segundo a IEC 61511. No Brasil, por sua vez, o fabricante Alpha detectou a falsificao de unidades seladoras Ex-d, que seriam instaladas em uma indstria petroqumica. A falsificao foi considerada grosseira, uma vez que as caractersticas construtivas da unidade seladora original da Alpha no foram respeitadas. Entretanto, as peas j haviam sido aceitas pelo departamento de compras da prestadora de servios que executava a instalao.

Acordos internacionais Para tentar frear as cpias ilegais de produtos industriais originrias de pases asiticos, a Inglaterra assinou em 14 de setembro de 2010, atravs da Baronesa Wilcox, ministra de Propriedade Intelectual, um memorando de entendimento sobre direitos autorais da propriedade intelectual com Liu Binjie, ministro da administrao nacional de direitos autorais da Repblica Popular da China. Mas esse acordo, anunciado pelo Department of Business, Innovation and Skills (BIS) da Inglaterra, ainda no tranquilizou os representantes dos fabricantes de material eltrico, que o vem como um contrato mais voltado para impulsionar o comrcio entre os dois pases. Segundo a Baronesa Wilcox, o acordo
146 EM ABRIL, 201 1

Pirataria Os produtos falsificados provenientes do Extremo Oriente, incluindo a China, tm sido apontados como causas de falhas nos equipamentos de processo e, em certos casos, podem tambm causar acidentes e at falhas catastrficas. Uma grande diferena de preo um fator extremanente tentador para diminuir custos de reposio, especialmente se a nova pea possuir um carimbo de certificao e um formato exatamente igual ao componente substitudo. Porm, as empresas que prezam sua reputao no podem se iludir com as aparncias e acreditar que os semelhantes possuem o mesmo desempenho que os originais mais caros. No se pode delegar a aquisio de equipamentos que podem afetar a segurana das instalaes a compradores despreparados, que nem sabem conferir a validade da documentao recebida. O acordo Inglaterra/China parece ser um passo frente no longo caminho para reduzir as mercadorias falsificadas. Um acordo similar seria benfico para proteger o mercado brasileiro ou outras medidas internas poderiam trazer melhores e mais rpidos resultados? Envie sua opinio para o e-mail desta seo: em@arandanet.com.br.

Estellito Rangel Jnior Engenheiro eletricista e primeiro representante brasileiro no Technical Committee 31 da IEC
Esta seo prope-se a informar e analisar temas relativos a instalaes eltricas em atmosferas potencialmente explosivas, incluindo normas brasileiras e internacionais, cer tificao de conformidade, novos produtos em anlises de casos. Cor respondncia para Redao de EM , seo EM Ex ; Alameda Olga 315; 01155-900 So Paulo, SP; fax: (11) 3666-9585; e-mail: em@arandanet.com.br

You might also like