You are on page 1of 3

Sigmund Freud

LUIS

1- Quando e onde nasceu Sigmund Freud?

Nascido em 1856 na regio da Morvia que hoje faz parte da Repblica Tcheca. Aos quatro anos de idade sua famlia transferiu-se para Viena por problemas financeiros e problemas de sade.

GLAUCIA

2- Qual foi o principal fator que influenciou em sua primeira ida Frana?

No hospital, depois de algumas desiluses com o estudo dos efeitos teraputicos da cocana, Freud recebe uma licena e viaja para a Frana, onde trabalha com Charcot, um respeitvel psiquiatra do hospital psiquitrico Saltptrire que estudava a histeria.

DENISE

3- Como primeiro caso clinico Freud tratou de Anna O, e acabou por descobrir uma tcnica, qual foi ela?

Esta tcnica foi chamada de a cura pela fala (livre associao) e tornou-se o centro das tcnicas de Freud, que tambm acreditava que as memrias ocultas ou "reprimidas" nas quais baseavam-se os sintomas de histeria eram sempre de natureza sexual.

DENISE

4- Devido s anotaes e anlises de seus sonhos de infncia, Freud cria uma obra. Qual foi ela, e qual teoria ele acabou desenvolvendo?

Aps a morte de seu pai, em 1896, Freud comea a anotar e analisar seus prprios sonhos, remetendo-os sua prpria infncia e nesse processo, determina as razes de suas prprias neuroses. Freud chega concluso de que seus prprios problemas eram devidos a uma atrao por sua me e uma hostilidade ao seu pai. o famoso complexo de dipo, que se torna o corao da teoria de Freud sobre a origem da neurose em todos os seus pacientes.

INAI

5- Na teoria da interpretao dos sonhos, em que existe a manisfestao do inconciente, Freud defende que enquanto acordados essas manfestaes tambm vm tona, de que forma?

Atravs dos lapsos, em que as trocas de palavras por acidente nem sempre so por acaso. na palavra e pela palavra que o inconciente encontra sua articulao essencial.

INAI

6- Como a diviso do pensamento humano segundo Freud?

Para Freud, a conscincia humana subdivide-se em trs nveis, Consciente, Pr-Consciente e Inconsciente o primeiro contm o material perceptvel; o segundo o material latente, mas passvel de emergir conscincia com certa facilidade; e o terceiro contm o material de difcil acesso, isto , o contedo mais profundo da mente do homem, que est ligado aos instintos primitivos do homem.

CAMILO

7- Qual sua definio sobre a operao do incosciente?

o material no disponvel conscincia, Freud acredita no inconsciente como: A- Receptculo de lembranas traumticas e reprimidas. B- Um reservatrio de impulsos que constituem fonte de ansiedade. No primeiro tpico recorre imagem do iceberg em que o consciente corresponde parte visual, e o inconsciente corresponde parte no visual, ou seja, a parte submersa do iceberg.

CAMILO

8- Como Freud explica as entidades que ele criou?

O ID representa os processos primitivos do pensamento e constitui o reservatrio das pulses, dessa forma toda energia envolvida na atividade humana seria advinda do Id. Inicialmente, considerou que todas essas pulses seriam ou de origem sexual, ou que atuariam no sentido de auto-preservao. Posteriormente, introduziu o conceito das pulses de morte, que atuariam no sentido contrrio ao das pulses de agregao e preservao da vida. O Id responsvel pelas demandas mais primitivas e perversas. O EGO permanece entre ambos, alternando nossas necessidades primitivas e nossas crenas ticas e morais. a instncia na que se inclui a conscincia. Um eu saudvel proporciona a habilidade para adaptar-se realidade e interagir com o mundo exterior de uma maneira que seja cmoda para o id e o superego. O SUPEREGO, a parte que contra-age ao id, representa os pensamentos morais e ticos internalizados.

BRUNA

9- Como ocorre a teoria da representao segundo Freud? D um exemplo, explicando-a

Ocorre atravs de um mecanismo de reflexo, ou seja, a informao parte por uma rede associativa de neurnios at chegar regio motora e sensorial, provocando modificaes nas clulas centrais, causando a formao das representaes.

BRUNA

As representaes so originadas da percepo sensorial do individuo, sendo unidades mentais como objetos, situaes, sensaes ou relaes. Ou seja, um complexo de associaes, por exemplo, um cheiro lembra a casa da sua av no interior na sua infncia. importante destacar que as relaes entre as representaes no so a demonstrao e a manifestao dos sentimentos e emoes, a relao forma idias, relaes associativas nas representaes de objeto, que por sua vez, so captadas pelos processos perceptivos, formando uma complexa rede de sensaes, originando em uma representao completa. Os aspectos sensoriais para podermos ter essas representaes so: gosto, cor, textura, cheiro, etc.

GLAUCIA

10- Quais foram suas maiores criticas e por qu?

As pricincipais crticas foram ao complexo de dipo, pois Freud afirmava que esse complexo era universal, na poca da formulao da psicanalise, a sua amostra, era bastante limitada; parte dela vinha de sua experiencia subjetiva (a sua auto-anlise precedendo a publicao de a Interpretao Dos Sonhos) e de sua pratica clnica, feita na maioria das vezes com pacientes burgueses.

BRUNA

11- O que transferncia?

a projeo do paciente de seus pensamentos e sentimentos no psicanalista, atravs desse processo o paciente pode reconstruir e resolver conflitos reprimidos, causadores de doenas, em especial conflitos da infncia com seus pais.

LUIS

12- No incio de seus estudos Freud analisava/dissecava os rgos sexuais de que espcie animais?

No inicio o jovem Freud atinha-se a pesquisas cientficas, inicialmente pelos estudos dos rgos sexuais de enguias.

You might also like