You are on page 1of 4

Periodizao no futebol

A importncia desse planejamento no desenvolvimento de trabalhos especficos de modo organizado e progressivo


A evoluo tcnica e ttica no futebol cresce a cada dia que passa em nvel de importncia dentro das equipes profissionais. Treinadores, preparadores fsicos e fisiologistas vm se aprofundando no estudo dessas valncias. Elas, por sua vez, vm tendo uma aceitao como cincia essencial no desenvolvimento e sucesso da preparao das equipes. A planificao ou planejamento das metodologias de trabalho que sero utilizadas na preparao dos times de suma importncia para uma maior otimizao dos resultados. A periodizao no futebol deve conter um nvel de especificidade muito grande: deve-se estar atento a todas as caractersticas especficas do esporte. O futebol apresenta caractersticas muito especficas e, por ser um desporto intermitente, as dificuldades na preparao aumentam.

A periodizao divide a preparao em trs grandes perodos: o perodo preparatrio, onde so desenvolvidos todos os treinamentos que visam a preparao para a competio, o perodo competitivo, poca na qual o planejamento montado e desenvolvido durante a competio ou competies, e o perodo transitrio, onde uma diminuio das cargas de treinamentos acontecem e j se comea a planificao para uma prxima temporada. Dentro de cada grande perodo da periodizao, devem-se respeitar etapas e procedimentos que so condizentes com aquele momento e que so essncias para o sucesso da preparao.

No perodo inicial da periodizao, o preparatrio, uma anlise diagnstica da equipe dever ser feita, conhecendo-se, assim, as caractersticas essenciais dos atletas; em uma nova etapa, deve-se analisar quais so as competies-alvo da equipe, suas caractersticas e especificidades e, por ltimo, fazer a anlise das condies de treinamentos, os recursos materiais e humanos que o clube pode oferecer e que sero necessrios na preparao da equipe.

Mourinho (2001) define a periodizao como "aspecto particular da programao, que se relaciona com uma distribuio no tempo, de forma regular, dos comportamentos tticos de jogo, individuais e coletivos, assim como, a subjacente e progressiva adaptao do jogador e da equipe a nvel tcnico, fsico, cognitivo e psicolgico".

Periodizao nada mais que a diviso cronolgica da preparao em perodos de tempo dispostos estrategicamente, com objetivos bem definidos e especficos para cada perodo de preparao. Assim sendo, possibilita-se uma maior otimizao de cada um dos tpicos da

preparao.

O perodo preparatrio da periodizao pode ser dividido em alguns tpicos em especial:

- Anlise diagnstica; - Montagem do cronograma de trabalho; - Definio dos objetivos; - Definio dos contedos a serem desenvolvidos; - Planificao dos treinamentos; - Distribuio de cargas de trabalho; - Avaliaes fisiolgicas e tcnicas; - Execuo.

Na anlise diagnstica, deve-se fazer o levantamento das caractersticas individuais dos atletas que compem o grupo de trabalho; quem so os atletas, como so ou agem, quais suas condies atuais fsicas, quais suas caractersticas tcnicas e quantos so.

A segunda etapa, a montagem do cronograma de trabalho onde definem-se datas e perodos de treinamentos e qual contedo ser desenvolvido em cada etapa da preparao.

A definio dos objetivos um dos tpicos mais importantes dentro da periodizao, pois aqui que se definem quais os parmetros que sero priorizados na preparao.

Atravs dos dados coletados na anlise diagnstica, definem-se os contedos a ser trabalhados, priorizando o desenvolvimento das valncias fsicas, tcnicas e tticas que estiverem abaixo dos padres considerados ideais pelos treinadores e preparadores fsicos.

Na planificao, feita uma reunio com todos os tpicos anteriores e se d o incio da preparao da equipe.

A distribuio das cargas de trabalhos feita atravs da separao em macrociclos, mesociclos, microciclos e sesses individuais de treinamentos.

Durante o perodo preparatrio, fundamental manter um acompanhamento do desenvolvimento da equipe atravs de avaliaes fisiolgicas e tcnicas, tendo assim um maior controle dos estgios de desenvolvimento dos atletas.

A execuo deve ser realizada com muita ateno por parte de todos os integrantes da

comisso tcnica. O controle de todos os passos de desenvolvimento deve ser o mais minucioso possvel, evitando-se, assim, erros que podem vir a prejudicar o bom andamento da preparao.

Competio

Entrando no perodo competitivo, a prioridade passa a ser a obteno dos resultados esperados na competio. No perodo competitivo, deve-se priorizar nas sesses de treinamento a especificidade do desporto, ou seja, deve-se dar nfase parte tcnica e ttica da equipe, reduzindo quase que drasticamente a quantidade de sesses de treinamentos de ordem fsica especfica. Sesses de treinamento fsico puro devem acontecer somente como manuteno de toda a base que j foi realizada no perodo preparatrio. No perodo competitivo, o desgaste da equipe inevitvel, pois, por muitas vezes, a quantidade de jogos elevada, jogando-se duas partidas em uma semana, acarretando um nvel de desgaste fsico e emocional muito grande ao atleta. Por isso, nesse perodo, as inseres de sesses de treinamento regenerativas so muito grandes. O planejamento dessas sesses deve ser feito com o auxlio de alguns profissionais do clube em especial:

- O preparador fsico - Responsvel pela programao e execuo destas sesses.

- O fisiologista - Auxiliar no controle da fadiga muscular dos atletas atravs de testes fisiolgicos. (Ex. controle de acidose, Lactato muscular).

- A nutricionista - A reposio correta de nutrientes depletados pelo desgaste fsico fundamental para a recuperao do atleta, tanto a nvel de tecido muscular, quanto a nveis de energia.

- O psiclogo - O nvel de tenso e estresse que a competio trs ao atleta muito grande e em muitas situaes fica difcil de se manter o foco 100% na competio, sendo assim a ajuda deste profissional essencial neste perodo.

Transio

O perodo transitrio onde o atleta vai iniciar sua recuperao total do desgaste, trazido pelos outros dois grandes perodos. Longas sesses de treinamentos e competies levam o atleta a um desgaste fsico e estresse emocional muito elevado. Por isso, o perodo transitrio dentro

da periodizao de grande valia para a equipe. Evita-se, assim, o chamado overtraining, situao na qual o atleta pode sofrer leses e desgaste desnecessrios devido ao grande perodo de tempo exposto a cargas elevadas de treinos e competies. Dependendo do calendrio de competies da equipe, treinadores e preparadores fsicos devem tambm planejar com bastante ateno o perodo transitrio, definindo perodos de treinamentos com cargas extremamente reduzidas, planificando-se, tambm, o perodo de frias. O descanso pea fundamental na preparao fsica e tcnica de um atleta - muitos preparadores fsicos costumam dizer que o descanso faz parte do treinamento.

No perodo transitrio, os integrantes das comisses tcnicas iniciam tambm a planificao para a prxima temporada, ou seja, comea-se a pensar na prxima periodizao.

Conluso

A periodizao extremamente necessria para o sucesso de uma equipe desportiva. S assim possvel desenvolver os trabalhos de maneira progressiva, organizada e correta. O futebol, por apresentar caractersticas bem especficas, necessita de uma ateno especial na sua periodizao.

A ateno na planificao de treinamentos e competies de grande importncia. Por se tratar de um esporte coletivo, as dificuldades tendem a aumentar na preparao. Todos os fatores que compem a preparao de uma equipe de futebol devem ser desenvolvidos de maneira correta e eficaz, e todas as etapas da periodizao devem ser realizadas com muito planejamento.

Sabemos que a dificuldade de planejamento no futebol muito grande devido cultura que se criou no Brasil com a constante mudana nas comisses tcnicas, mas, na medida do possvel, os profissionais ligados ao desporto devem utilizar os modelos de periodizao. S assim o sucesso pode ser atingido.

You might also like