You are on page 1of 3

Sndrome do pnico

O QUE ? Esse transtorno causado pela chamada ansiedade patolgica. De acordo com os psiclogos, a ansiedade um estado emocional natural, e completamente normal o sentimento de querer antecipar o futuro para evitar perigos ou tentar controlar danos. O problema fica caracterizado quando essa ansiedade comea a causar sofrimento demais para a pessoa. A preocupao culmina nas crises, e a pessoa fica ainda mais ansiosa porque no sabe quando a prxima ir acontecer. Geralmente, a sndrome do pnico acontece no comeo da vida adulta, e aparece em situaes de estresse, como presses no trabalho, no casamento ou na famlia, em que a pessoa se sente desamparada. SINAS E SINTOMAS

O ar parece faltar, o corao fica acelerado, o suor empapa a roupa. Esses so apenas alguns sintomas de uma crise de sndrome do pnico, tambm caracterizada por boca seca, tremores, tonturas e um mal-estar geral, acompanhados pela sensao de que algo terrvel ir acontecer. A pessoa sente que pode morrer ou enlouquecer nos minutos seguintes.Um ataque de ansiedade vem de um sentimento vivo e eminente de medo. Voc sente que vai perder o controlo do seu corpo e vai ter um ataque de corao
TRATAMENTO Cada caso especial, mas geralmente a pessoa tratada com sesses de psicoterapia e medicamentos. Ela j comea a melhorar entre duas e quatro semanas, mas geralmente leva um ano para se recuperar. Raramente h cura espontnea e, apesar de muitas pessoas ainda colocarem em xeque a relevncia de complicaes psicolgicas, a sndrome do pnico deve ser tratada como doena. Caso contrrio, pode levar a complicaes ainda maiores: depresso, desenvolvimento de outros transtornos de ansiedade, e abuso de lcool e/ou de sedativos, com prejuzos para a vida profissional, social e familiar.

Uma tcnica simples pode ser utilizada para controle rpido do mal estar: inspirar o ar at que se infle totalmente a caixa torcica, prend-lo por dois segundos, e solt-lo sempre devagar pelo nariz. O exerccio pode ser repetido por algumas vezes at que se obtenha a melhora da sensao de ansiedade, quando manifestada em seu incio. O aprendizado de que o controle dos sintomas pode ser feito atravs do controle da respirao extremamente til no tratamento a longo prazo da Sndrome do Pnico. Tambem so usadas medicaes como os Antidepressivos: tomados regularmente para constituir uma resistncia ocorrncia dos sintomas e Ansiolticos. Assim, um tratamento apropriado acompanhado por um profissional experiente pode prevenir o ataque de pnico ou ao menos reduzir substancialmente sua freqncia e severidade, significando a recuperao e ressocializao do paciente (se for o caso). Recadas podem ocorrer, mas geralmente so tratadas com eficcia da mesma forma que o primeiro episdio.Em adio, pessoas com transtorno do pnico podem precisar de tratamento para outros problemas emocionais. A depresso geralmente est associada ao transtorno do pnico, assim como pode haver alcoolismo e uso de outras drogas.

PSICOSE MANACO-DEPRESSIVA
A psicose manaco-depressiva foi chamada loucura cclica, em razo de ter ciclos alternados de mania e de depresso. Na fase manaca, a pessoa pode dar mostras de uma energia tremenda, atividade incessante e bem-estar exagerado. A impulsividade e a excitao motora podem ser acentuadas e suas idias so grandiosas e indubitavelmente agradveis, expressando-se por um falar ininterrupto. Seu juzo parece desordenado e a capacidade para concluir os pensamentos bem diminudos. Os modos se alteram bruscamente, at chegar irritabilidade, maus modos e raiva, e nestes momentos pode aconselhar e criticar outras pessoas, tentando mostrar sua superioridade. O psictico manaco-depressivo imagina que uma personalidade exaltada e poderosa, talvez um grande cientista ou ator, rei ou salvador da humanidade. Pode exigir ateno agressivamente, expressando seus desejos sem cessar. Durante a fase manaca pode mudar completamente as atitudes costumeiras, sua tica e moral pregadas anteriormente. Na maioria dos casos, apresenta-se ento um erotismo acentuado e, s vezes, alcoolismo A fase manaca da psicose manaco-depressiva alterna-se com uma condio emocional dolorosa, na qual a pessoa se v extremamente deprimida e miservel. Neste estado insultar a si mesma e se rebaixar desesperando-se por algum sentimento de culpa, sempre gerado por pecados e erros ilusrios. Pode cogitar de suicdio, considerando-se como indigna de viver. As desiluses e alucinaes so freqentes e sintomas tais como lentido, incapacidade de tomar decises e falta de concentrao so bem grandes. Este estado depressivo da psicose deste tipo pode se fazer acompanhar de sintomas fsicos tais como constipao, lngua pegajosa, insnia, perda de peso e muitos outros. A atividade intelectual suprimida, enquanto a pessoa se deixa envolver profundamente em iluses perturbadoras e o estado de estupor no raro. As mulheres tomam averso por sexo e pelos homens. Os ataques manaco-depressivos, que podem ocorrer originalmente por tenso emocional grande, podem ser curtos ou durar muito tempo. Se forem isolados ou infreqentes, existe uma possibilidade de recuperao. Mas a cura total e completa rara. O transtorno bipolar do humor, tambm conhecido como distrbio bipolar, uma doena caracterizada por episdios repetidos, ou alternados, de mania e depresso. Uma pessoa com transtorno bipolar est sujeita a episdios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado (mania), e tambm a episdios de humor muito baixo e desespero (depresso). Entre os episdios, comum que passe por perodos de normalidade. O doente de distrbio bipolar era tambm comumente chamado de "manaco-depressivo", entretanto, este uso no um termo usado atualmente entre os psiquiatras, Deve-se ter em conta que este distrbio no consiste apenas de meros "altos e baixos". Altos e baixos so experimentados por praticamente qualquer pessoa, e no constituem um distrbio. As mudanas de humor do distrbio bipolar so mais extremas e mais duradouras que aquelas experimentadas pelas demais pessoas.

EXERCCIO

1- QUAIS OS TRANSTORNOS PSIQUITRICOS MAS COMUNS RELACIONADOS AO USO DE SUBSTANCIAS PSICOATICAS? 2- QUAL DEVE SER A ABORDAGEM DA ENFERMAGEM DIANTE DE UM PACIENTE COM DEPRESSO? 3- O QUE SINDROME DO PNICO? 4- QUAIS OS POSSVEIS SINAIS E SINTOMAS DA SINDROME DO PNICO? 5- O QUE PSICOSE MANIACO DEPRESSIVA? 6- CITE UM EXEMPLO DE PSICOSE MANIACO DEPRESSIVA E EXPLIQUE?

You might also like