You are on page 1of 2

Moral e tica

1. O que so normas morais?


Por tpicos:
-

As normas morais so regras de convivncia social; As normas morais obedecem sempre a trs princpios: auto-obrigao, universalidade, incondicionalidade;
-

o o o

So sempre importantes, mesmo que no efectivamente cumpridas.

As normas morais so regras de convivncia social ou guias de aco, porque nos dizem o que devemos ou no fazer e como o fazer. As normas morais obedecem sempre a trs princpios. Primeiro que tudo, so sempre caracterizadas por uma auto-obrigao, ou seja, valem por si mesmas independentemente do exterior, so essenciais do ponto de vista de cada um. Tambm so universais, e so universais porque so vlidas para toda a Humanidade, ningum est fora delas e todos so abrangidos por elas. Por ltimo, as normas morais so tambm incondicionais, visto que no esto sujeitas a prmios ou penalizaes, so praticadas sem outra inteno, finalidade. Mesmo que no sejam cumpridas, as normas morais existem sempre, na medida em que o Homem um ser em sociedade e nas suas decises tenta fazer o bem e no o mal. E por vezes, mesmo que as desrespeite, o Homem reconhece sempre a sua importncia e o poder que elas tm sobre ele.

2. Qual a diferena entre a moral e a tica?


Por tpicos: - A moral tem um carcter: o o o o Prtico imediato Restrito Histrico Relativo - A tica: o o o o Reflexo filosfica sobre a moral Procura justificar a moral O seu objecto o que guia a aco O objectivo guiar e orientar racionalmente a vida humana

Apesar de terem um fim semelhante: ajudar o Homem a construir um bom carcter para ser humanamente ntegro; a tica e a moral so muito distintas.

A moral tem um carcter prtico imediato, visto que faz parte integrante da vida quotidiana das sociedade e dos indivduos, no s por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existncia, dizendo-nos o que devemos ou no fazer, mas tambm porque est presente no nosso discurso e influencia os nossos juzos e opinies. A noo do imediato vem do facto de a usarmos continuamente. A tica, pelo contrrio, uma reflexo filosfica, logo puramente racional, sobre a moral. Assim, procura justific-la e fundament-la, encontrando as regras que, efectivamente, so importantes e podem ser entendidas como uma boa conduta a nvel mundial e aplicvel a todos os sujeitos, o que faz com que a tica seja de carcter universalista, por oposto aocarcter restrito da moral, visto que esta pertence a indivduos, comunidades e/ou sociedades, variando de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade, de sociedade para sociedade. O objecto de estudo da tica , portanto, o que guia a aco: os motivos, as causas, os princpios, as mximas, as circunstncias; mas tambm analisa as consequncias dessas aces.A moral tambm se apresenta como histrica, porque evolui ao longo do tempo e difere no espao, assim como as prprias sociedades e os costumes. No entanto, uma norma moral no pode ser considerada uma lei, apesar da semelhana, porque no est escrita, mas sim como base das leis, pois a grande maioria das leis feita tendo em conta normas morais. Outra importante caracterstica da moral (e esta sim a difere da lei) o facto desta ser relativa, porque algo s considerado moral ou imoral segundo um determinado cdigo moral, sendo este diferente de indivduo para indivduo. Finalmente, a tica tem como objectivo fundamental levar a modificaes na moral, com aplicao universal, guiando, orientando, racionalmente e do melhor modo a vida humana.

3. A tica aplicada
Cada vez mais necessria uma tica aplicada, uma tica que coexista com o quotidiano das pessoas. Esta tica deve ser especfica, dividida em ramos, para melhorar analisar cada situao, sendo um bom exemplo disso os cdigos ticos para as diferentes profisses. Isto acontece porque as pessoas tm que entender que as suas aces tm consequncias no s para si mas tambm para os outros, e que estas no podem ser encaradas s de um ponto de vista. (dar um exemplo: clonagem, personalismo, biotica, tica da informao, tica do jornalismo, etc.)

'

You might also like