You are on page 1of 27

Guia para uso do Programa

Guia para uso do Programa


Este guia explica como utilizar o programa. Para instrues sobre a instalao, consulte o file LEIA no CD MERCK. Este guia em portugus uma adaptao livre dos textos Help de Adobe Acrobat Reader e Search, criado pela Roca Multimedia. No um documento oficial Adobe. Clique um assunto abaixo para abrir a seo relativa. Como utilizar este guia A janela do programa de leitura Ferramentas e Botes Barra de estado Visualizar os documentos a tela inteira Preferncias Utilizar as conexes (hiperlink) Ler um artigo Visualizar mais de um volume Pesquisar (Search)
1

Guia para uso do Programa

Como utilizar este Guia


Palaura

Clique o texto evidenciado em azul para ativar a conexo.

Barra de ferramentas Volta pgina anterior. Vai pgina sucessiva.

Vai primeira pgina do documento. rea de controle


seo Cap. 1 Cap. 2 Tema

Clique o texto de um cone para ativar a conexo. Clique o tringulo esquerda do cone para exibir ou esconder os temas subordinados.

Guia para uso do Programa

A Janela do Programa de Leitura


A janela de leitura compreende uma rea de controle esquerda do documento onde so visualizados o ndice Geral, o ndice Remissivo e os documentos interligados ou ainda as miniaturas das pginas dos documentos. Na parte superior da janela se encontra a barra de ferramentas. Na parte inferior, a barra de estado. direita da janela tem uma barra de deslocamento vertical do texto. A barra de deslocamento da esquerda serve para ver os demais cones ou as miniaturas da rea de controle.

Consulte tambm os seguintes assuntos: Controles e campos da barra de estado Ferramentas e Botes

Guia para uso do Programa

Ferramentas e Botes
Para selecionar uma ferramenta clique o boto. Para esconder ou exibir a barra de ferramentas escolha "Hide Tool Baar" ou "Show Tool Baar" do menu "Window". A barra de ferramentas contm os seguintes botes: Fecha a rea de controle da janela. Visualiza os cones na rea de controle. Clique o texto de um cone para passar pgina correspondente. Visualiza as miniaturas das pginas do documento na rea de controle. Clique uma miniatura para passar pgina correspondente. Sobre a miniatura da pgina ativa uma moldura indica a parte da pgina visualizada na janela principal. Para modificar a rea do documento visualizada selecione a moldura e mantendo o mouse apertado arraste-a para uma outra rea da miniatura. Para mudar o tamanho da moldura, selecione um ngulo da mesma e mantendo o mouse apertado arraste-o.

Guia para uso do Programa

Instrumento Mo. Serve para mover o documento na tela. Mantenha apertado o mouse e desloque a pgina para a posio que desejar.

Instrumento Zoom. Clique sobre a pgina para aumentar ou reduzir a rea visualizada com um fator 2. Voc pode tambm selecionar uma zona que voc queira ver aumentada usando o mouse. Clique um ponto de partida e mantendo o mouse apertado arraste-o diagonalmente para selecionar uma determinada rea da pgina. Instrumento Seleo de texto. Permite selecionar partes do texto de um documento que pode ser copiado no Clipboard com o comando "Comand"+ C ( Mac) ou "Control"+ C ( Windows). Para selecionar imagens, escolha "Select Graphics" do menu "Tools". Ateno, nos documentos protegidos o instrumento de seleo de texto, copia e cola no so ativos.
5

Guia para uso do Programa

Prxima pgina. Vai pgina seguinte do documento. Pgina anterior. Vai pgina anterior do documento.

Ultima pgina. Vai ultima pgina do documento. Primera pgina. Vai primeira pgina do documento.

Histria. Repetem os seus passos durante a leitura de um documento ou grupo de documentos, retornando a cada pgina na ordem inversa que foram consultadas. Dimenses reais. Visualiza a pgina a 100%.

Adapta pgina. Dimensiona a pgina para que caiba inteira na janela.


6

Guia para uso do Programa

Adapta largura. Dimensiona a pgina para adequ-la largura da janela. Selecionado contemporaneamente a tecla "Options" (Mac) ou "Control" (Windows), ignora os demais elementos da pgina, adaptando o texto e as ilustraes largura da janela.

Instrumento Procura. Procura parte de uma palavra, palavra completa ou frase em um documento, mostrando-os na sequncia em que se apresentam no documento a partir da pgina ativa.

Browser WEB. Ativa o browser que voc usa. Se este j estiver ativado passar a ser a aplicaco ativa. Se o boto no aparecer na barra dos instrumentos, certifique-se de ter instalado o plug-in Weblink e que seja selecionada a opo "Edit/ Preferences/ Weblink/ Show Toolbar Button".

Guia para uso do Programa

Controles e Campos da Barra de Estado


Cursor de diviso das janelas. Regula a largura da rea de controle e da rea do documento. Arraste-o na direo que quiser.

1 de 10

Campo de nmero de pgina. Visualiza o nmero da pgina atual. Clique o campo e se abrir uma janela de dilogo que permite passar a uma pgina especfica.

100 %

Campo de visualizao. Mostra a proporo de visualizao atual do documento. Clique este campo e se abrir a janela de dilogo que permite escolher outras propores. Campo de tamanho da pgina. Mostra o tamanho da pgina na unidade de medida especificada em "Edit/ preferences/ General".

152 x 279 mm

Guia para uso do Programa

Visualizar os Documentos a Tela Inteira


Selecione "View/ Full Screen" para visualizar o documento na tela inteira. Ver Preferences/ Full Screen para as opes de visualizao. O ponteiro continua ativo nesta modalidade para seleo das interligaes (links). As miniaturas e os cones no so presentes na opo Tela Inteira. Os seguintes comandos so disponveis com o uso do teclado: Menu Visualiza. Todos os comandos, menos "apenas pgina", "cones e pgina" e "miniaturas e pgina". Menu Ferramentas. Apenas "mo" e "Zoom". Para sair da modalidade Tela Inteira, digite a tecla ESC ou continue aps a ltima pgina.

Guia para uso do Programa

Preferncias
No menu "Edit/ Preferences" existem as seguintes opes: General ( Preferncias gerais): Default Magnification. a proporo de visualizao usada pelo programa quando os documentos so abertos. Max fit Visible Magnification. Aumento mximo para "Dimenso Visvel", ou seja, visualizao dos textos e grfica de um documento, ignorando os demais elementos da pgina. Display Large Images. Visualiza imagens grandes. Uma imagem de grandes dimenses uma imagem que precisa de muita memria e muito tempo para ser visualizada. Esta opo evita que as imagens de grandes dimenses sejam substituidas por quadros cinzentos. Use Page Cache. Utiliza cache da pgina. Reduz a quantidade de tempo necessria para escorrer um documento pgina a pgina.

10

Guia para uso do Programa

Greek Text Below. Simula texto inferior a ( ) pixel. Indica o tamanho dos carteres abaixo do qual o programa visualiza-os como linhas cinzentas. Pode ser um instrumento que acelera a visualizao da pgina quando o computador dispe de pouca memria. Substitution Fonts. Font de substituio. Controla quais so os font Multiple Master que o programa Acrobat Reader utiliza para substituir os Font Type 1 que no so disponveis no seu sistema. Page Units. Unidade de medida. Oferece opes de escolha para as unidades de medida utilizadas pelo programa. Full Screen (Preferncias/tela inteira): Change Pages/ with Keyboard (Muda pgina/ com o teclado). Quando escolhida a opo "Full Screen" para visualizao do documento, as pginas se sucedero com o uso do teclado (setas) ou do mouse.
11

Guia para uso do Programa

Change Pages/ every ( ) second ( Muda pgina/ cada ( ) segundos). Muda as pginas automaticamente, segundo o intervalo determinado. A opo "Loop" volta primeira pgina depois da ltima. Background Color (Cor de fundo). Muda a cor do fundo da tela em modalidade Tela Inteira. Veja tambm: Visualizar os documentos a tela inteira.

12

Guia para uso do Programa

Usar as Conexes (link)


As conexes de hipertexto unem duas partes de um documento ou ainda dois documentos. Podem unir tambm um documento pdf com documentos Internet. Utilizar uma conexo. Clique qualquer texto evidenciado em azul, ou cones e miniaturas da rea de controle. O ponteiro, quando posicionado sobre uma rea de link toma a forma de uma mo com o indicador apontando. Se o ponteiro est sobre um link WEB, no seu interior aparece um W. Para retornar pgina ou documento de onde partiu a conexo clique o boto "Historia" ou escolha "View/ Go Back". Voltar de uma conexo WEB. Torne ativa a janela de Acrobat Reader - o programa de leitura.

13

Guia para uso do Programa

Ler um Artigo
Nos volumes de Figuras e Tabelas os Artigos guiam automaticamente o leitor atravs de cada captulo. Para ler um artigo selecione "View/ Article" e aparecer uma janela de dilogo. Selecione o Artigo que quiser ler da lista dos Ttulos e clique o boto "View". Quando o ponteiro posicionado sobre uma pgina que tem as propriedades de artigo, transforma-se em mo com uma flecha e a barra de estado exibe um campo que indica a posio do texto em relao ao total do artigo. Clique sobre a pgina do artigo e este se adaptar medida da tela e cada vez que clicar ir prxima parte do artigo. Para retornar seo anterior do artigo clique o mouse apertando tambm "Shift". Para voltar ao incio do artigo clique digitando "option/ control".

14

Guia para uso do Programa

Visualizar mais de um Volume


Para visualizar mais de um documento ao mesmo tempo escolha no menu "Window": Cascade. Mostra todos os documentos abertos em forma de cascata, visualizando os titolos. Tile Horizontally. Divide o espao da tela horizontalmente. Tile Vertically. Divide o espao da tela verticalmente.

15

Guia para uso do Programa

Pesquisar (Search)
Search um instrumento de pesquisa. Ao contrrio da ferramenta Procura (Find), que procura palavras lendo cada pgina, Search pesquisa um Index de todas as palavras do Manual Merck sem precisar abrir os diversos captulos e volumes. portanto muito mais rpido e completo. Realizar uma pesquisa Botes da Barra de Ferramentas Opes de pesquisa Critrios de Relevncia Restrigir a pesquisa Word Assistant Pesquisar combinaes de palavras Usar fragmentos de termos

16

Guia para uso do Programa

Realizar uma Pesquisa


1. Clique o boto de pesquisa ou escolha "Tools >Search >Query" do Menu. 2. Escolha uma opo de pesquisa. 3. Escreva uma palavra, frase ou expresso. 4. Clique Search (Pesquisa). Na Janela de Resultados aparecer uma lista de todos os volumes do Index em que foram encontrados os termos pesquisados. 5. Avalie o resultado da pesquisa. Os volumes so elencados segundo o Nvel de Relevncia. Escolha um documento e faa dois cliques sobre o seu ttolo. Na janela principal aparecer a primeira pgina desse documento que contm o termo pesquisado. 6. Use os pulsantes Procure o Prximo ou Procure o Anterior para ver todos os termos encontrados pela pesquisa. Clicando os pulsantes junto com a tecla "Shift" se visualiza a primeira ocorrncia do termo pesquisado no prximo volume do Index ou anterior,respectivamente. 7. Se os volumes ou termos encontrados forem muito numerosos voc pode restringir a pesquisa usando Refine Search, que limita uma segunda pesquisa aos volumes selecionados pela pesquisa anterior.
17

Guia para uso do Programa

Botes da Barra de Ferramentas / Menus


Pesquisa / Tools >Search >Query Procura o Prximo / Tools >Search >Next Procura o Anterior / Tools >Search >Previous (+ shift) Prximo Volume / Tools >Search >Next Document (+ shift) Volume Anterior / Tools >Search >Previous Document Mostra Janela de Resultados / Tools >Search >Results

18

Guia para uso do Programa

Critrios de Relevncia
Os resultados da pesquisa so acompanhados de ndices de relevncia, representados em ordem crescente pelos seguintes cones:

Em princpio, o nvel de relevncia indica a frequncia em que o termo aparece em um volume do Index. Em pesquisas de mais de um termo separados por OR, os documentos que contm ambos os termos tem maior ndice de relevncia. Em pesquisas de mais de um termo separados por AND, com a opo Proximity selecionada, mais prximos so os termos presentes em um documento, maior o ndice de relevncia.

19

Guia para uso do Programa

Opes de Pesquisa
As opes de pesquisa expandem e restringem os resultados das pesquisas. Para visualizar as opes de pesquisa na janela de pesquisa escolha no menu Edit> Preferences> Search> Show Options. Word Stemming Encontra palavras com o mesmo radical do termo inserido. Escolha Tools> Search> Word Assist para ver as palavras encontradas. Sounds Like Encontra as palavras que comeam com a mesma letra e tem alguma semelhana fontica com o termo pesquisado. Use Word Assistant para ver as palavras encontradas. Match Case Encontra apenas palavras idnticas ao termo pesquisado, considerando tambm o uso de maisculas e minsculas.

20

Guia para uso do Programa

Proximity Altera a pesquisa tipo AND em modo que os dois termos pesquisados tenham no maximo 4 pginas de distncia. Esta opo altera o critrio de relevncia dos documentos encontrados. Ver tambm: Critrios de relevncia Restringir a pesquisa Word Assistant

21

Guia para uso do Programa

Restringir a Pesquisa
Restringe a prxima pesquisa queles volumes encontrados por uma pesquisa anterior e listados na janela de resultados. 1. Com um ou mais volumes elencados na janela de resultados, clique o boto de pesquisa para abrir a janela de pesquisa. 2. Escreva uma nova palavra ou termo e escolha a opo de pesquisa. 3. Digite Ctrl (windows) ou Option ( Mcintosh ) e clique o boto Refine. Na janela de resultados permanecero apenas os documentos, dentre os anteriores, que vo de encontro aos novos critrios de pesquisa.

22

Guia para uso do Programa

Word Assistant
A janela de Word Assistant mostra como as opes Sounds Like e Word Stemming modificam a pesquisa. 1. Para ver quais palavras, alm do termo pesquisado, sero encontradas como resultado da pesquisa escolha Tools >Search >Word assist. 2. Escolha a opo de pesquisa. 3. Escreva o termo de pesquisa. 4. Clique Look up. Todas as palavras encontradas sero elencadas. Para reduzir a pesquisa a algumas palavras da lista: 1. Clique 2 vezes a palavra da lista que voc escolheu. Ela aparecer no campo de pesquisa. 2. Clique 2 vezes a palavra selecionada no campo de pesquisa e copiea, Ctrl + C (Windows) ou Cmd + C (Macintosh). 3. Cole a palavra na janela de pesquisa, Ctrl + V (Windows) ou Cmd + V em Macintosh. 4. Repita a operao para cada palavra da lista a ser pesquisada, separando-as com OR.
23

Guia para uso do Programa

Pesquisar Combinaes de Palavras


As seguintes palavras e smbolos so considerados operadores de pesquisa e servem para construir expresses de pesquisa: AND ou & Use AND ou & para especificar 2 ou mais termos que um documento deve conter. Ex. Abscesso AND Crebro - encontra apenas os documentos que tenham tanto Abscesso como Crebro. Usando a opo Proximity, os termos encontrados sero prximos ( no mximo 4 pginas de distncia ). Seno, a pesquisa considerar tambm os volumes do ndice que tenham por exemplo Abscesso na primeira pgina e Crebro na ltima. OR ou ( , ) ou ( | ) Use OR ou ( , ) ou ( | ) para especificar 2 ou mais termos de pesquisa independentes entre eles. Ex. Abscesso OR Crebro - encontrar todos os documentos em que presente Abscesso mais todos os documentos em que presente Crebro.

24

Guia para uso do Programa

NOT Use NOT para excluir um documento que contenha um certo termo. Ex. Not abscesso - encontrar todos os documentos que no contm a palavra Abscesso. Combinar Operadores possvel combinar operadores e construir uma expresso de pesquisa mais complexa. Siga os seguintes critrios: AND e OR AND considerado antes que OR. ex. Abscesso OR Cerebro AND Dor - encontr todos os documentos que contm Abscesso e todos os documentos que contm tanto Crebro quanto Dor. AND, OR e NOT NOT considerado antes que os demais. ex. Abscesso AND NOT Crebro - encontra todos os documentos que contm Abscesso menos aqueles que contm tambm Crebro.

25

Guia para uso do Programa

Usar parntesis para mudar a ordem de importncia dos operadores. ex. (Abscesso OR Crebro) AND Dor - encontra todos os documentos que contm ambos Abscesso e Dor mais todos os documentos que contm ambos Crebro e Dor.

26

Guia para uso do Programa

Usar Fragmentos de Palavras


Voc pode usar os seguintes caracteres para pesquisar palavras incompletas ou fragmentos de termos: * (asterisco) Substitui zero, um ou mais caracteres. ? (interrogao) Substitui um nico caractere. Exemplos: dist* - encontra: distrbio, distrofia, distncia. *fia - encontra: distrofia, radiografia. ?ato - encontra: gato, fato, pato. 555-???? - encontra todas as sequncias de nmeros compostas por 7 dgitos que comeam por 555. d?en* - encontra: doena, doente, dreno, drenar.

27

You might also like