You are on page 1of 24

Frutferas de Clima Tropical

Cultivo de frutas de clima tropical

Necessidades bsicas do cultivo das frutas tropicais


O clima quente, com temperatura mdia anual acima de 22 C at 30 C. O regime de chuvas deve ser regular durante o ano. As plantas frutferas de clima tropical necessitam de temperaturas altas o ano todo, sem grandes oscilaes dirias ou mensais para que possam produzir. A gua dever estar disponvel, se as chuvas no forem suficientes, recorrer irrigao artificial. A nvel de pomar domstico poder ser por gotejamento, asperso ou voc, de mangueira e balde na mo. As regies onde estas frutas so comercialmente cultivadas no Brasil so os Estados ao Norte, Nordeste, Centro-Oeste e norte do Sudeste. Algumas frutferas de clima tropical que podem ser cultivadas em pomar domstico: Abacateiro, Aceroleira, Bananeira, Jaboticabeira, Laranjeira, Mamoeiro e Maracujazeiro, das quais estaremos disponibilizando fichas com descrio e cultivo para sua informao.

O solo ideal para o pomar domstico


Quando nos decidimos a implantar um pomar comercial, procuraremos a regio e o terreno adequados. O melhor lugar para o estabelecimento de um pomar em um lugar alto, ensolarado, de solo frtil e profundo, com bons teores de matria orgnica, pH em torno de 5,5 e com declive para a drenagem das guas da chuva. Quando resolvemos fazer um pomar domstico, isto pode significar na periferia ou dentro da cidade e teremos de nos arrumar com o espao disponvel. Se a quantidade de plantas para colocar for grande, vale a pena fazer uma anlise do solo em

laboratrio, para saber os nutrientes disponveis, pH e problemas a serem sanados, como correo de acidez e fertilidade. Solos com teores de argila em torno de 12 a 25%, areia e silte so os ideais para o desenvolvimento das razes das frutferas. Solos muito siltosos ou muito argilosos tendem a ser mais compactados, retendo gua demais, o que pode prejudicar a aerao e o desenvolvimento radicular. Isto propicia o aparecimento de doenas fngicas e a planta ir produzir frutos de pouca qualidade.

Em plantios comerciais os produtores fazem camalhes quando o solo argiloso demais, que consiste na elevao da terra para o plantio delas em cima do camalho, facilitando a drenagem. No pomar domstico citadino isto no ser possvel. Teremos de realizar outro processo de plantio para que tenhamos sucesso, como por exemplo, drenos feitos previamente para o escoamento do excesso de gua.

Determinando o espao
Comeando pelo cultivo no solo, deveremos fazer uma determinao do local onde cultivaremos. Se o espao nada tem, ou s um gramado,ser simples. Espaamento de 3 - 4,0 metros entre troncos para rvores do tipo laranjeiras e limoeiros ser suficiente. J para mangueiras e jabuticabeiras a sua escolha ficar restrita a uma muda s. Enquanto crescem at que pode ter alguma outra fruteira menor, mas ao atingir seu tamanho adulto ser difcil conseguir, devido competio por luz, gua e solo. A melhor poca para plantar no inverno para os estados mais ao sul do Brasil que nos meses entre junho e agosto. Para regies de clima mais quente, na poca das chuvas, pois a sobrevivncia das mudas ir depender da gua.

Mtodos para plantio das frutferas


Como plantar frutferas de clima tropical

Materiais necessrios para o plantio


Iremos necessitar de adubo animal curtido de gado ou aves, que comercializado em sacos. Tambm farinha de ossos que boa fonte de fsforo. Areia de construo para ajudar a drenagem e composto orgnico e/ou hmus de minhoca, para adicionar elementos orgnicos para a planta e melhorar suas condies de absoro de nutrientes do solo. Adubo qumico granulado NPK frmula 10-10-10 para rpida absoro, pois est imediatamente disponvel para as plantas. Mais algumas coisas deveremos deixar mo para o plantio: p de corte para abrir buracos, pazinha de jardim, tutor de madeira, cordo ou atilho de plantio para amarrar a muda, podo, luvas de jardinagem e carrinho ou balde para misturar o substrato de plantio.

Mtodo para plantio


Determinado onde sero plantadas as mudas, abriremos a cova com o dobro do tamanho do torro. Por exemplo, se o torro tiver 20 cm de dimetro por 30 cm de altura, abriremos uma cova com 40 cm de dimetro por 60 cm de altura. A estas alturas, voc se perguntar se estamos escrevendo certo. Sim e explicaremos para voc entender. Nas laterais acrescentaremos o composto orgnico, isto , um timo substrato que as razes que crescem perpendicularmente ao tronco encontraro ao se espalharem e crescerem ao redor do tronco. Embaixo, ns faremos camadas sucessivas de diferentes elementos, conforme as razes forem crescendo iro encontr-las. Por que voc sabe que uma vez plantada, s ser possvel disponibilizar adubo para as razes que esto mais na superfcie o que nem sempre fornece o suficiente para a planta, principalmente se o solo da regio for pobre.

Quando uma fruteira no recebe nutrientes ela poder parar de florescer ou, se florescer, as flores cairo e no haver frutos. Claro que se voc no cuidar de fornecer gua para a planta isto tambm ir ocorrer. E o que colocaremos? Ao abrir a cova, o solo no fundo dever ser solto para no formar uma camada dura que ficar impermevel, principalmente se este solo for muito argiloso. Uma boa poro de areia no fundo, dando uma leve misturada com o solo solto, garantir melhor percolao das guas de rega e chuva. Colocar a seguir adubo animal curtido, de preferncia de aves, seno o de bovino, misturado com terra comum ou composto orgnico.

Por cima, colocar adubo granulado tipo NPK formulao 10-10-10, misturando com areia. Colocar composto orgnico em cima e ento colocar o torro com a planta. Se retirar a planta de um saco, balde mole ou vaso plstico, o torro compactado dever ser umedecido e desestruturado na borda, para permitir o crescimento das razes. Ao redor do torro, colocar composto orgnico. Colocar o tutor para a muda, apertar o solo junto ao torro e regar. Uma coisa importante: no enterrar a muda de forma que o colo da planta ( onde o tronco est ao nvel do solo do torro) fique com este abaixo do nvel do terreno, pois prejudica muito a aerao. Para adubar novamente deveremos seguir as recomendaes inerentes a cada planta, que voc encontrar nas fichas das plantas sugeridas para que voc possa implantar um pequeno pomar no seu espao. Nos prximos dias dever regar todos os dias que no houver chuvas. O grande problema da fenescncia de mudas a falta de gua.

Qual frutfera plantar?


Agora chegou a hora de escolher as plantas que iremos colocar no nosso espao. A primeira coisa fazer uma reunio familiar e anotar por ordem de preferncia o que mais todos gostariam de ter em casa. Se todos apreciam laranjas, por exemplo, em vez de plantar todas de uma variedade, o melhor escolher no produtor aquelas que produzem frutos em pocas diferentes, assim teremos laranjas o ano todo, de sabores diferentes, tais como a laranja-pera, laranja natal e seleta.

Para a famlia que adora doces em compota ou em pasta, goiabeiras e pessegueiros so timas escolhas enquanto que as que preferem no caf da manh frutas in natura, a mangueira, a bananeira e o maracujazeiro estaro com certeza na lista.

Sua horta caseira


Uma horta orgnica em sua casa

Nossas avs costumavam ter no quintal uma pequena horta de temperos e algumas hortalias. Alimentos frescos para a mesa da famlia, produzidos em casa. Quando criana acompanhava minha me ao mercado e havia uma banca que vendia mudinhas diversas, das hortalias s plantas para colocar no pomar e jardim. Com o tempo caiu em desuso e com a facilidade de compra em supermercados e feiras livres espalhadas pela cidade, aliadas ao grande aglomerado de edifcios, cultivar em casa no se usava mais. Agora, voltando s origens, as pessoas descobrem novamente o prazer deste hobby. Para ajud-las, elaboramos uma srie de artigos, tais como o preparo do solo do canteiro, substrato para jardineiras, adubao e tratamentos contra pragas ecologicamente corretos. Para fazer e manter uma horta orgnica. Em qualquer que seja seu espao.

Horta orgnica - O que Orgnico?

O que orgnico? Esta palavra est acompanhando muitos rtulos de alimentos e por vezes nos perguntamos se ser moda ou propaganda para vender. Podem at ver que os produtos assim rotulados so mais caros, refletindo um gosto mais apurado do consumidor, que dever arcar com este nus. Na agricultura orgnica, a observao da natureza e as pesquisas formaram conceitos e indicaes de procedimentos, procurando reproduzir o que acontece naturalmente na natureza quando no h interveno de humanos. Nos campos no h uma espcie somente e a diversidade encontrada o que tenta-se reproduzir, evitando a monocultura. Tambm no se cultiva a mesma planta sempre no mesmo lugar. recomendado trocar a produo de folhosas por tubrculos ou por leguminosas. Por exemplo: onde voc produziu alfaces, poder na cultura seguinte escolher cenouras ou ento ervilhas e feijo-vagem. As leguminosas tm capacidade de ajudar na fixao do nitrognio no solo, beneficiando as outras culturas seguintes.
Produzir alimentos de forma orgnica significa no usar defensivos agrcolas contra molstias e pragas de lavoura.

Um sistema de horta em equilbrio


Um sistema em equilbrio no muito afetado quando acontece uma incidncia de insetos ou doenas, pois oferece maior resistncia. Para pragas e doenas usaremos os chamados remdios verdes, que so sucos e chs feitos de plantas para combaterem doenas e insetos. Tambm poderemos usar junto da horta plantas repelentes para somente afugent-los. Sempre lembrar que praga apenas quando o volume de insetos nas plantas foge ao nosso controle de catao e eliminao por produtos caseiros.

Tambm na natureza existe um sistema de equilbrio, feito pelos predadores. Os insetos que comem nossas plantas so presas de outros insetos e tambm de pssaros que deles se alimentam, formando parte da cadeia alimentar da vida selvagem. Quanto menos interferirmos nestes elos menor ser o desequilbrio do meio ambiente.

Tambm significa produzir hortalias sem aditivos qumicos e por a passa o adubo granulado.

Usa-se composto feito de materiais descartados de cozinha e horta, produzindo o chamado adubo verde. Leia o texto Composto orgnico para relembrar como se faz. A adubao com composto orgnico aumenta a fertilidade do solo e sua capacidade de fornecer nutrientes para as plantas, alm de propiciar mais resistncia delas s doenas.

preparo da horta
Sementeiras:

Ferramentas bsicas para horta no jardim:


Se voc tem em casa, timo, seno as ferramentas que ir precisar para implantar e manter uma horta so: enxada grande e pequena, ancinho, p larga para transportar substrato, pazinha de plantio, regador com jato fino, mangueira tambm com aspersor fino, balde. Carrinho de jardinagem fundo, onde tambm poder tambm fazer a mistura de adubos e areia. E, claro, um cesto de colher, para que possa com todo o conforto e charme, por que no, fazer a colheita dos produtos que semeou e cuidou e levar para sua casa.

Como fazer uma peneira para a sementeira


Ser interessante confeccionar uma peneira para as sementeiras. Veja o desenho :

Quatro pedaos de sarrafos presos formando um retngulo (ou quadrado, se preferir). Nele prende-se com grampos de tapearia ou pregos pequenos uma tela de textura mdia, que se adquire em fabricas de telas, loja de materiais de construo ou agropecurias. Faa com cuidado dobrando a borda da tela de encontro ao sarrafo seno poder machucar-se nas pontas. Pronto, ter assim uma tela para peneirar terra para eliminar inos e pequenos torres.

Organizando a sementeira para a horta


Voc pode ter um espao, mesmo pequeno, onde far a semeadura das hortalias. Algumas sero semeadas diretamente no canteiro, claro, mas aquelas que precisam de repicagem, como os tomateiros, necessitam ser previamente semeadas e ter cuidados especiais. Poder ser a cu aberto em um canto reservado para isto. Pode usar vrios mtodos, dos quais sugerimos a seguir alguns:
Caixotes de madeira:

Destes usados para comercializar frutas nos mercados. Faa o fechamento das aberturas entre as tboas com restos de madeira ou saco plstico de embalagens, no esquecendo neste ltimo caso de furar o saco para que a gua de rega se escoe. Coloque nele o substrato para semeadura e regue antes de colocar a semente.
Vasos, baldes e bacias:

Recipientes velhos de plstico que iria jogar no lixo. Fure o fundo com um prego quente para sair a gua de rega, coloque um punhado de areia e por cima o substrato. Regue com jato fino do regador antes de semear.
Garrafas PET:

Para plantas do tipo aromticas, salsas, cebolas, cebolinhas, poder usar garrafas de gua ou refrigerante e mesmo bombonas de gua. Retire a parte superior at onde comear a ficar sem inclinao. Uma tesoura comum suficiente. No se esquecer de furar no fundo para a drenagem. Para moranguinhos, poder usar uma garrafa de 2 ou 3 litros, fazer furos grandes intercalando ao redor, colocar um substrato bem leve e plantar morangueiros, organos ou manjerona.

Amarre bem firme um arame e suspenda num ramo forte de uma rvore. No esquecer de regar quando fizer a ronda de molhar o jardim. Garrafas Pet podem ser usadas como recipientes de plantio. Porm se deixadas ao sol iro esquentar muito, acabando por danificar a planta, literalmente cozinhando as razes.
Embalagens de isopor:

Quando adquirimos eletrodomsticos, muitas vezes a embalagem maior que o objeto comprado. O destino deste material o lixo. E o isopor no degrada, poluindo o meio ambiente e aumentando os lixes. Caso esta embalagem tenha cavidade de no mnimo 5 cm de profundidade, poderemos us-la como recipiente para semeadura. Com uma agulha de tric, furar o fundo, colocar areia e por cima o substrato.

Sementeira coberta
Sementeira coberta e bandejas para semear:

Caixa artesanal com tampa para semear


A semeadura feita num tipo de cultivo protegido, uma mini- estufa como a do desenho.

Esta cmara servir para fazer as semeaduras, mas tambm para alguns trabalhos de jardinagem, como estaquia de ramos e folhas de ornamentais. Trata-se de uma caixa, sem fundo, com laterais cobertas por plstico transparente ou vidro e colocada no cho. Para fechar esta caixa, fazer uma janela com vidro ou plstico transparente. Veja o modelo. O tamanho ser de sua escolha, no faa grande demais, mnimo ser de 1,0 x 1,40m x 0,40m. Colocada no cho, dentro poder encher at uma altura de 15 cm com o substrato para a sementeira e semear. Se voc reparou que a caixa est aberta no modelo, porque aps a semeadura voc dever todos os dias abrir um pouco, para que o ar circule, renovando o oxignio e arejando toda a rea interna. No e nada sofisticado, voc pode fazer com madeira descartada de demolio, pedaos de sarrafo de madeireiras que so vendidos barato, pois no esto no padro. Para deixar a janela aberta, prender um pequeno sarrafo ou bambu ou, como no modelo, colocar um ou dois pedaos de tijolos para manter semi-aberta apenas. Deixar algumas horas assim pela manh e depois fechar novamente.

As bandejas para a semeadura


Poder optar por bandejas plsticas semelhante a uma bandeja para ovos, onde poder fazer a semeadura.

So adquiridas em agropecurias e poder utilizar muitas vezes. No adquira as que so feitas de isopor, no so biodegradveis. Voc perguntar: poderia usar a embalagem de ovos de papelo? At pode, mas o problema que o material decompe-se rapidamente e talvez se desmanche antes de poder transportar os torres das mudinhas para o canteiro. Serve apenas para a fase inicial, quando poder repicar esta muda para bandejas ou caixotes maiores, o que duplica o trabalho. Feita a sementeira, colocar dentro dela um substrato bem peneirado. Poder ser composto orgnico ou hmus de minhoca misturados em partes iguais com areia ou casca de arroz carbonizada. No se coloca adubo animal ou qumico na sementeira. Regue com jato fino para umedecer o substrato.

Se optar por bandejas de semeaduras, elas j vm com alvolos, para colocar o substrato e semear. A vantagem que o torro fica assim pronto, facilitando a retirada para o canteiro. Elas so reaproveitveis ento se vai fazer do seu hobby alguma coisa permanente, de repente valer a pena este investimento. Se no pode usar qualquer dos recipientes que sugerimos antes.

Plantando as sementes
Peneire a terra ou substrato escolhido, coloque na bandeja ou caixote e alise bem. Regue com jato bem fino. Nesta etapa no h necessidade de usar adubos. Para proceder ao plantio, coloque a semente em pequenas covas, abertas com o dedo ou o cabo de um instrumento de jardinagem. A profundidade de plantio desta semente dever obedecer s recomendaes que vm nas embalagens que adquiriu ou nas nossas recomendaes.

Solo
Preparo do solo dos canteiros

Delineando o espao da horta


Delinear os canteiros segundo a informao de luminosidade do espao, para terrenos planos qualquer forma adequada.
Em terrenos com inclinao, procurar fazer o canteiro transversal ao declive. Fazer tambm uma borda mais alta para evitar que guas de enxurrada destrua o trabalho.

A borda do canteiro poder ser feita com tijolos, pedras, garrafas PET (corte o fundo e o gargalo do mesmo tamanho e semi-enterre). ecologicamente correto. Se usar garrafas de gua pequenas s cortar ao meio.

Se no quiser este material, poder utilizar tijolos, telhas, pedras e at tboas velhas, presas a sarrafos.

Preparo do solo

O solo dos canteiros deve ser revolvido at 30 cm de profundidade, retirando inos, pedras e razes. Adicionar adubo animal de curral bem curtido, cerca de 2 kg/m de solo. Se colocar adubo de aves, tambm chamada de cama de galinheiro, poder colocar somente a metade. Adicionar tambm 50 gramas de cal apagada/ m. A cal apagada, tambm chamada cal hidratada (CaOH) fonte de clcio para as hortalias. Se o solo original do seu canteiro for muito argiloso, coloque tambm um balde de areia para cada 2,0 m. Misturar tudo muito bem, puxar a terra com a enxada para fazer um camalho de 15 a 20 cm de altura, nivelar o topo do canteiro, regar e deixar assentar por alguns dias antes de plantar. Sementes de inos brotaro e voc poder retirar antes de plantar as hortalias. Pode, no entanto, j deixar a borda do canteiro pronta, evitando que desabe com as chuvas.
Para comear a plantar suas hortalias aguarde de 8 a 10 dias aps a colocao destes materiais recomendados no canteiro. Na vspera do dia de plantar, regue bem o espao ou ento aguarde por uma chuva antes.

Canteiros: medidas ideais


A largura do canteiro deve ser de no mximo 1,0 metros para facilitar o acesso ao meio para tirar inos ou colher. O comprimento ter o que desejar, porm canteiros muito longos cansam o jardineiro, que precisa dar a volta quando est trabalhando. O ideal fazer com 3 a 4,0 metros, deixando uma passagem. Os caminhos ao redor dos canteiros podero ter cobertura com lajes, pisos, maravalhas ou cavacos, sendo desaconselhado o uso de britas, porque se enterram no solo e se quiser modificar o tamanho ou a posio do canteiro ter de peneirar tudo para se livrar delas.

A maravalha produto de textura grosseira descartada pelas serrarias. J as aparas so pequenos cavacos que esto sendo comercializados para cobertura vegetal inerte em paisagismo em substituio casca de pinus. Com o intemperismo acabaro virando substrato.

Horta em vasos ou jardineira


Preparo do solo nos vasos

Preparo do solo para jardineiras e vasos


Adquira jardineiras de cimento, cermica ou de plstico. As de cimento e cermica necessitam ser impermeabilizadas com piche, sendo este encontrado em diversas marcas nas ferragens e casas de materiais de construo. Passe com pincel velho, pois ter de descart-lo depois. Deixe secar vrios dias. No fundo ter de colocar material que possa facilitar a drenagem de chuvas e regas. Poder ser brita, cacos de tijolos ou vasos quebrados. Se a jardineira for de cimento, isto aumentar seu peso. Poder optar pela colocao de manta no-tecido, destas de filtro de coifas de fogo. Adquire-se nas mesmas lojas de materiais de construo. Em cima da brita ou da manta, uma poro de areia que cubra todo o fundo da jardineira. para facilitar a drenagem. Em cima, coloque o substrato j preparado.

Substrato para horta em jardineiras

Misture 5 partes de composto orgnico de folhas ou hmus de minhoca com 1 parte de adubo animal curtido, 1 parte de areia e 1 parte de cascas de pnus. As cascas de pnus devero ser do tamanho pequeno. Deixar de molho em gua por no mnimo 1 semana, trocando a gua todos os dias. Os compostos fenlicos contidos na resina do pinus so txicos para as razes, mas a gua os dissolve. Estas cascas serviro, assim como a areia, para tornar o substrato mais leve e poroso, garantindo a drenagem das guas. Se no tiver interesse em fazer horta orgnica na sua forma mais radical, poder ainda acrescentar adubo granulado NPK formulao 10-10-10, cerca de 100 gramas por jardineira de 1,0 m de comprimento. Adquira este adubo com a adio de clcio na formulao, o que dispensar a adio de cal apagada. Mas uma ateno voc dever ter: no use este granulado com cal em suas plantas ornamentais, dos gneros azalias, buganvileas e gardnias, que so plantas que requerem substrato cido.

Plantio das sementes


Sementes - Estaqueamento - Luminosidade

Sementes: plantio direto e mudas que pedem transplante

As sementes adquiridas vm num saquinho com proteo metlica, corte a ponta e v deixando cair em sulcos previamente feitos. A profundidade de plantio tem a regra geral de ser 1,5 vezes o dimetro da semente. As embalagens de sementes vm com data de validade, procure no adquirir sementes j prximas desta data, pois a taxa de germinao cai muito e corre o risco de no haver emergncia suficiente. Sementes grandes podem ser semeadas em linhas, calque com o dedo no substrato e coloque a semente. A cobertura feita com terra peneirada seca. Para sementes muito pequenas use um truque: misture-as com p de caf seco. Ao peneirar sobre o substrato ver por onde passou evitando acumular sementes. Peneire terra seca bem fina sobre tudo. Cubra a sementeira com plstico e deixe longe do sol. Diariamente faa uma rega com jato fino para no desalojar as sementes. Quando notar que esto comeando a germinar, por volta de 5 a 7 dias, retire o plstico durante o dia, cobrindo quando chover e noite. O transplante para outros recipientes poder ser feito quando planta tiver 6 folhinhas. As mudinhas devem ser retiradas com cuidado, poder usar uma faquinha velha ou uma colher, evitando danificar as pequenas razes. Para levar para o canteiro dever ter pelo menos 10 cm de altura. Mas isto varia conforme o tipo de planta. Estas informaes esto nas fichas de hortalias que acompanham os textos. Algumas plantas devem ser semeadas diretamente nos canteiros, tais como cenouras, rabanetes, feijo-vagem, ervilhas e favas. Voc encontrar o modo de preparar o canteiro nos textos correspondentes. Com o canteiro pronto, abrir com o cabo da pazinha ou um pedacinho de ramo seco uma pequena cova, na profundidade recomendada na embalagem do fabricante. Deposite a semente e chegue a prpria terra do canteiro semente, cobrindo-a. Quando tiver semeado tudo, regue com jato fino do regador ou mangueira, procurando no desplantar a semente. Ser conveniente colocar a embalagem espetada num bambu no local, pois a memria pode falhar e voc no ter idia mais do que e onde semeou. Se houver na semana da semeadura algum temporal forte com chuva pesada, procure cobrir o canteiro com tecidos velhos, evitar desastres maiores com suas plantinhas.

Estaqueamento

Algumas plantas, como as do pimento, pimenta, necessitam de tutores para que se mantenham eretas. Bambus so timos para isto, durveis e fceis de achar. Amarre com cordo de algodo, fazendo um oito para evitar estrangular o talo. Plantas como as do tomate, ervilhas, feijo-vagem, necessitam de trelias para se enredar, o que tambm pode ser feito com bambu ou sarrafos velhos. Se fizer o canteiro deles junto a uma cerca, poder usar a tela como suporte. Veja os exemplos da figura 1. A figura 2 um exemplo do que poder fazer se o cultivo do tomateiro for em vaso, possibilitando voc a cultiv-lo na sacada ou terrao de seu apartamento.

Local e Luminosidade
Quem possui um espao no terreno de sua propriedade e deseja ali construir uma horta, deve observar a incidncia do sol na rea e as sombras de outras plantas e edifcios. Observar de manh e tarde. Raios fortes do sol tornam as alfaces, rculas e radites com folhas mais duras e, no caso destas duas ltimas, com sabor amargo mais acentuado.

A orientao para leste o melhor para hortalias de folhas. No entanto, as com frutos, como tomate, pimento e morangueiros, apreciam mais sol, ento organize seus canteiros com orientao norte ou oeste. Se o terreno pequeno, coloque os canteiros de plantas mais altas mais para oeste, assim as plantas mais altas, como os pimentes faro sombra para as mais sensveis.

Plantio das mudas


Dia de plantar e tarefas a seguir

Dia de plantar a horta


Os canteiros esto prontos e a ansiedade em iniciar logo comea a se fazer sentir. No pode esperar para que as mudinhas cresam ou no tem tempo de cuidar desta parte? No comrcio do ramo, floriculturas e agropecurias, com certeza encontrar bandejas ou caixas contendo mudinhas j no ponto de transplantar para o canteiro, propiciando a voc, uma economia de tempo e espao.
A melhor hora de plantar de tarde, quando o sol j no est forte.

Definindo o local das mudas no canteiro

Se o canteiro de alfaces, por exemplo, estique um cordo entre dois bambus para fazer uma linha reta. D o espaamento usual para a cultura (veja as fichas de hortalias ) e v plantando. Na fila seguinte, troque o cordo de lugar, mas intercale, assim caber mais plantas por metro quadrado. Na borda do canteiro plante cebolinha, cebola, alho.

Plantas que repelem pragas e insetos - um controle ecolgico


Se quiser colorido, plante Tajetes (Tajetes sp.), ajuda a controlar os nematides do solo e afugenta formigas e outros insetos daninhos. E o canteiro fica bonito, claro. Outra planta que repelente de insetos a hortel (Mentha). Como invasora e espalha-se pelo canteiro abafando as outras plantas, nossa sugesto que plante um ou dois tipos de hortel num balde velho (de plstico ou metal) ou num vaso alto.

Coloque no meio do canteiro, entre suas hortalias. Ficar mais alta, no se espalhar no solo e agir como guardi de suas hortalias. No se esquecer de regar o recipiente, no entanto. Para canteiros de tomates ou pimentes coloque as plantas no meio, deixando as bordas para outras plantas mais baixas, como as citadas anteriormente, ou ento rculas e radites, que formam touceiras. Tomates necessitam de tutores em forma de trelia ou trips, veja os desenhos na pgina sobre plantio das sementes. As pragas que costumam aparecer so iguais para as duas.

Recomendamos, ento, no plant-las no mesmo canteiro e intercalar a cultura com canteiro de melissa e hortel ou manjerico, que so plantas repelentes de insetos, assim como o Tajetes . Aps o plantio, regue o solo (no as plantas) com jato fino. Repita a rega todos os dias em que no chover, assim garante gua para a planta se aclimatar. Depois de uma semana torne as regas regulares, todas as manhs e nunca com o sol forte.

Tarefas para cuidar da horta


O plantio foi feito, as mudas esto se desenvolvendo. Observe se h falhas no canteiro e preencha com novas plantas para no deixar o espao inativo. Retire os inos assim que surgirem, eles so muito competentes em extrair nutrientes do solo e competem com as hortalias. Se o seu cultivo for horta orgnica, passada uma semana voc poder colocar esterco de gado dentro de um balde com gua, revolver bem a mistura, coar com a peneira de jardim e aplicar este caldo ao redor das mudas de hortalias, cuidando para no tocar nas folhas nem no colo das plantas. Se no quer ser to radical, poder fazer a segunda alternativa, dissolver uma colher de sopa para cada litro de gua de adubo granulado tipo NPK formulao 10-10-10 e aplicar. Para hortas de tamanho domstico poder usar uma garrafa PET de 3 litros. Sacuda bem para dissolver e coloque no solo ao redor da planta. Antes desta operao, regue o canteiro. Um bulbo mido ir formar-se ao redor das razes e quando voc colocar a gua com o adubo dissolvido, ele ir direto para as razes.

Cuidando da horta aps o plantio


Horta: cuidados e regas

Tarefas para cuidar da horta


O plantio foi feito, as mudas esto se desenvolvendo. Observe se h falhas no canteiro e preencha com novas plantas para no deixar o espao inativo. Retire os inos assim que surgirem, eles so muito competentes em extrair nutrientes do solo e competem com as hortalias. Se o seu cultivo for horta orgnica, passada uma semana voc poder colocar esterco de gado dentro de um balde com gua, revolver bem a mistura, coar com a peneira de jardim e aplicar este caldo ao redor das mudas de hortalias, cuidando para no tocar nas folhas nem no colo das plantas. Se no quer ser to radical, poder fazer a segunda alternativa, dissolver uma colher de sopa para cada litro de gua de adubo granulado tipo NPK formulao 10-10-10 e aplicar. Para hortas de tamanho domstico poder usar uma garrafa PET de 3 litros. Sacuda bem para dissolver e coloque no solo ao redor da planta. Antes desta operao, regue o canteiro. Um bulbo mido ir formar-se ao redor das razes e quando voc colocar a gua com o adubo dissolvido, ele ir direto para as razes.

Regas

Para crescer e produzir folhas e frutos as plantas necessitam de gua. No esquecer de regar o solo das hortalias fundamental. Depois que chover, abrir um pouco a terra do canteiro para verificar se a gua atingiu profundidade suficiente para molhar a terra ao redor das razes, se notar que est seco, regue.

As regas pela manh so melhores, mas se esqueceu, regue no fim da tarde, no vero ou em locais de clima quente.

Colheita na Horta
Colhendo o que plantou

Colhendo no tempo certo e do jeito certo


Cada hortalia tem seu tempo certo para colher.
Hortalias de Folhas:

Algumas plantas de folhas, como alfaces, rculas e radite podem fornecer vrias colheitas, se voc colher somente as folhas externas. Quando adquirimos alfaces, elas vem inteiras, mas em cultivo caseiro no h necessidade de cortar toda a cabea. Retirando as folhas externas, ter saladas por mais longo perodo.
Hortalias de Folhas mais amargas:

Rculas, assim como radites quando crescem demasiado tendem a ficar amargas. Se voc no f deste sabor to acentuado, deve comear a colher antes que fiquem demasiado grandes.
Tomates e Pimentes:

Tomates produzem flores e frutos por longo tempo continuamente, ento a colheita deve comear pelos frutos mais maduros. Os tomates-cereja tm grande produo e outras variedades tambm.

Uma dica ter sempre algumas mudas crescendo, outras iniciando a produo e outras j em fase final de produo.

Assim no faltar na sua mesa.


Cebolinha, folhas de cebola e alho:

As cebolinhas e folhas de cebola e alho voc deve fazer a colheita com tesoura, deixando uns 3 cm para rebrote. Cortar todos de uma vez. Aps a higienizao, deixar escorrer a gua, cortar com tesoura de cozinha ou picar fino. Armazenar em recipientes fechados (embalagens de sorvete so excelentes) e estocar no freezer. Voc no perde a produo, ter por longo tempo e no precisar sair de casa na chuva para colher o tempero para aquele molho especial.

Alimentos frescos mesa e economia

Quando se produz hortalias em casa poderemos colher todos os dias, evitando estoc-las na geladeira. Faz parte da satisfao do jardineiro trazer para a cozinha a produo que teve todo o trabalho de fazer. O gosto das saladas, molhos e temperos tm sabor e aroma diferente. E nem estamos falando em economia, somente sentindo a alegria do trabalho bem feito e do sucesso que coroou seus esforos.

Mas falando em economia, ao iniciar sua horta, faa anotaes de tudo que comprou. Ferramentas so bens durveis, seu valor ser compensado com o tempo. Anote sementes, mudas, substratos, adubo. Calcule seu tempo dispendido nas tarefas como se fosse contratar um jardineiro por dia para cuidar de tudo. Comece a anotar toda a produo e compare a qualidade e quantidade do produto. Veja os valores que estaria pagando no mercado. Faa seus clculos. Ser surpreendente o que descobrir.

gua e a horta
Fontes de gua para sua horta !

Vamos fazer uma horta? Alimentos fresquinhos para a famlia, ervas e temperos produzidos sem venenos, de forma simples. O que precisamos? Mudas, sementes, adubos, instrumentos de jardinagem. S? Para comear, claro. Mas j pensou na gua? Quantidade, qualidade, de como obter? Sem ela, nada de horta.

gua de horta nas cidades

Para quem mora na cidade o abastecimento de gua feito pela municipalidade, gua tratada e potvel. A gua potvel quando inofensiva sade humana e adequada para consumo, no deve ser turva, ter cheiro nem gosto. Existem padres de qualidade que so seguidos pelas companhias de abastecimento da rede pblica, segundo a Portaria n0. 1469 de 29.12.2000 do governo brasileiro. Para uso nas hortas domsticas no h problemas, o consumo de gua na conta do fim do ms se paga muito bem porque deixar de comprar nas feiras e supermercados o alimento para a famlia. Sementes e mudinhas so muito baratas e encontradas em hortos e agropecurias. O valor do seu tempo em cuidar de grande benefcio.

gua de horta em reas rurais


Para quem mora em regio rural sem abastecimento ir ter que recorrer a poos artesianos, lagos, rios, arroios e fontes. A dificuldade, o valor da gua e o que preciso fazer torna este bem muito precioso e caro.

You might also like