You are on page 1of 9

Atena, tambm conhecida como , na mitologia grega, a deusa da guerra, da civilizao, da sabedoria, da estratgia, das artes, da justia e da habilidade.

Uma das principais divindades do panteo grego e um dos doze deuses olmpicos, Atena recebeu culto em toda a Grcia Antiga e em toda a sua rea de influncia, desde as colnias gregas da sia Menor at as da Pennsula Ibrica e norte da frica. Sua presena atestada at nas proximidades da ndia. Por isso seu culto assumiu muitas formas, alm de sua figura ter sido sincretizada com vrias outras divindades das regies em torno do Mediterrneo, ampliando a variedade das formas de culto. A verso mais corrente de seu mito a d como filha partenognica de Zeus, nascendo de sua cabea plenamente armada. Jamais se casou ou tomou amantes, mantendo uma virgindade perptua. Era imbatvel na guerra, nem mesmo Ares lhe fazia preo. Foi padroeira de vrias cidades mas se tornou mais conhecida como a protetora de Atenas e de toda a tica. Tambm protegeu vrios heris e outras figuras mticas, aparecendo em uma grande quantidade de episdios da mitologia. Foi uma das deusas mais representadas na arte grega e sua simbologia exerceu profunda influncia sobre o pensamento grego, em especial nos conceitos relativos justia, sabedoria e funo civilizadora da cultura e das artes, cujos reflexos so perceptveis at nos dias de hoje em todo o ocidente. Sua imagem sofreu vrias transformaes ao longo dos sculos, incorporando novos atributos, interagindo com novos contextos e influenciando outras figuras simblicas; foi usada por vrios regimes polticos para legitimao de seus princpios, penetrou inclusive na cultura popular, sua intrigante identidade de gnero tem sido de especial apelo para os escritores ligados ao feminismo e psicologia e, por fim, algumas correntes religiosas contemporneas voltaram a lhe prestar verdadeiro culto.

Zeus, na mitologia grega, o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus do cu e do trovo. Seus smbolos so o relmpago, a guia, o touro e o carvalho. Alm de sua herana obviamente indo-europeia, o clssico "amontoador de nuvens", como era conhecido, tambm tem certos traos iconogrficos derivados de culturas do antigo Oriente Mdio, como o cetro. Zeus frequentemente era mostrado pelos artistas gregos em uma de duas poses: ereto, inclinando-se para a frente, com um raio em sua mo direita, erguida, ou sentado, em pose majestosa. Zeus Cronida, tempestuoso, era filho de Cronos e Reia, o mais novo de seus irmos. Na maioria das tradies ele era casado com Hera - embora, no orculo de Dodona, sua consorte seja Dione, com quem, de acordo com a Ilada, teve uma filha, Afrodite. conhecido por suas aventuras, que resultaram em muitos descendentes, entre deuses e herois, como Atena, Apolo e Artmis, Hermes, Persfone (com Demter), Dioniso, Perseu, Hracles, Helena, Minos e as Musas (com Mnemsine). Com Hera teria tido Ares, Hebe e Hefesto. Seu equivalente na mitologia romana era Jpiter, e na mitologia etrusca era Tinia. J se especulou sobre uma possvel ligao com Indra, divindade da mitologia hindu que tambm tem um raio como arma. Zeus sempre foi considerado um deus dos fenmenos naturais, com raios, troves, chuvas e tempestades atribudas a ele. Mais tarde, ele foi associado justia e lei. Havia muitas esttuas erguidas em honra de Zeus, a mais magnfica era a sua esttua em Olmpia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Originalmente, os Jogos Olmpicos eram realizados em sua honra.

Hades, na mitologia grega, o deus do mundo inferior e dos mortos. Equivalente ao deus romano Pluto, que significa o rico e que era tambm um dos seus eptetos gregos, seu nome era usado frequentemente para designar tanto o deus quanto o reino que governa, nos subterrneos da Terra. Consta tambm ser chamado Serpis (deus de obscura origem egpcia). considerado um deus da "segunda gerao" pelos estudiosos, oriundo que fora de Cronos (Saturno, na teogonia romana) e de Reia, formava com seus cinco irmos os Crnidas: as mulheres Hstia, Demter e Hera, e os homens Posseidon e Zeus. Ele tambm conhecido por ter raptado a deusa Persfone (Kor ou Core) filha de Demter, a quem teria sido fiel e com quem nunca teve filhos. A simbologia desta unio pe em comunicao duas das principais foras e recursos naturais: a riqueza do subsolo que fornece os minerais, e faz brotar de seu mago as sementes - vida e morte. Hades costuma apresentar um papel secundrio na mitologia, pois o fato de ser o governante do Mundo dos Mortos faz com que seu trabalho seja "dividido" entre outras divindades, tais como Tanatos, deus da morte, ou as Queres (Ker) - estas ltimas retratadas na Ilada recolhendo avidamente as almas dos guerreiros, enquanto Tanatos surge nos mitos da bondosa Alceste ou do astuto Ssifo. Como o senhor implacvel e invencvel da morte, Hades o deus mais odiado pelos mortais, como registrou Homero. Plato acentua que o medo de falar o seu nome fazia usarem no lugar eufemismos, como Pluto (Crtilo 403a). O mito possui pequena influncia moderna. Entretanto, foi objetivo de anlises pela psicologia e adaptaes cinematogrficas; dentre essas ltimas, a Disney recriou-o em dois momentos distintos, um em 1934 de forma experimental, e outro em 1997, como adversrio de Hrcules.

Poseidon, tambm conhecido como Netuno para os romanos, era o grande rei dos mares, um homem muito forte, com barbas e sempre representado com seu tridente na mo e as vezes com um golfinho. Era filho de Cronos, deus do tempo, e da deusa da fertilidade Ria. Sua casa era no fundo do mar e com seu tridente causava maremotos, tremores, alm de fazer brotar gua do solo. Poseidon era casado com Anfitrite. Quando se conheceram Poseidon se apaixonou por ela, mas Anfitrite o recusou e Poseidon a obrigou casar-se com ele, porm, ela para no casar, se escondeu nas profundezas do oceano, s sua me sabia onde ela estava. Mas com o tempo Anfitrite mudou de idia e foi atrs de Poseidon com quem se casou e ficou sendo a rainha do oceano. Com ela teve um filho chamado Trito que aterrorizava os marinheiros com um barulho espantoso que ele fazia quando soprava o bzio, um instrumento, mas tambm com ele fazia sons maravilhosos. Entretanto, na sua vida Poseidon teve muitos outros amores e fora de seu casamento teve mais filhos que ficaram muito conhecidos por sua crueldade, os dois que mais conhecidos foram o Ciclope e o gigante Orion. Poseidon era irmo de Atena, a deusa da sabedoria, que foi com quem disputou a cidade hoje conhecida como Atenas, porm Atena ganhou a competio e a cidade ficou conhecida com o seu nome. Na histria da Guerra de Tria, Poseidon e Apolo ajudaram o rei na construo dos muros daquela cidade e a eles foi prometida uma recompensa, porm tinham sidos enganados, pois o rei no os recompensou. Foi ento que Poseidon muito enfurecido se vingou de Tria e enviou um monstro do mar que saqueou toda a terra de Tria e durante a guerra ele ajudou os gregos. Poseidon tambm o pai de Pgaso, um cavalo alado gerado por Medusa, por esse motivo sempre esteve muito ligado aos cavalos e foi o primeiro a colocar cavalos na regio. Outro caso de amor muito conhecido de Poseidon foi com sua irm Demeter, ele a perseguiu e ela para evit-lo se transformou em gua, porm ele se transformou em um garanho e com ela teve um encantador cavalo, Arion. Poseidon era um deus muito importante e celebravam em sua honra os Jogos msticos, constitudos de competies atlticas e tambm de musicas e poesias, realizados de dois em dois anos.

Afrodite a deusa do amor, da beleza e da sexualidade na mitologia grega. Sua equivalente romana a deusa Vnus. Historicamente, seu culto na Grcia Antiga foi importado, ou ao menos influenciado, pelo culto de Astarte, na Fencia. De acordo com a Teogonia, de Hesodo, ela nasceu quando Cronos cortou os rgos genitais de Urano e arremessou-os no mar; da espuma (aphros) surgida ergueu-se Afrodite. Por sua beleza, os outros deuses temiam que o cime pusesse um fim paz que reinava entre eles, dando incio a uma guerra; por este motivo Zeus a casou com Hefesto, que no era visto como uma ameaa. Afrodite teve diversos amantes, tanto deuses como Ares quanto mortais como Anquises. A deusa tambm foi de importncia crucial para a lenda de Eros e Psiqu, e foi descrita, em relatos posteriores de seu mito, tanto como amante de Adnis quanto sua me adotiva. Diversos outros personagens da mitologia grega foram descritos como seus filhos. Afrodite recebe os nomes de Citere ou Citereia e Cpria por dois locais onde seu culto era clebre na Antiguidade, Citera e Chipre - ambos os quais alegavam ser o local de nascimento dela. A murta, pardais, pombos, cavalos e cisnes eram considerados sagrados para ela. Os gregos tambm identificavam-na com a deusa egpcia Htor. Afrodite ainda recebia muitos outros nomes locais, como Acidlia e Cerigo, utilizadas em regies especficas da Grcia. Cada uma recebia um culto ligeiramente diferente, porm os gregos reconheciam a semelhana geral entre todos como sendo a nica Afrodite. J os filsofos ticos do sculo IV a.C. viam de maneira separada a Afrodite Celestial (Afrodite Urnia) e seus princpios transcendentes e a Afrodite comum, do povo (Afrodite Pandemos). Possua um cinturo, onde estavam todos os seus atrativos, que, certa vez, a deusa Hera, durante a Guerra de Tria, pediu emprestado para encantar Zeus e favorecer os gregos.

A vida de Zeus e Demter andava triste, depois que eles tiveram Persfone, o entusiasmo deles havia acabado, viviam brigando e estavam a beira da separao. Numa Bela noite, para salvar o casamento Zeus fez um belo jantar luz de velas para Demter. Logo depois do jantar, empolgados eles foram pra cama e passaram uma longa noite de amor. Depois de um ms Demter deu a notcia que estava grvida, o que despertou a alegria novamente na famlia. Todos da casa de Zeus comemoraram em uma longa festa com vinhos e vrios tipos de bebidas. Um pouco antes do nascimento de seu filho, Zeus consultou o orculo para saber o destino dele. Zeus foi at eles e escutou a resposta. - Seu filho se chamar Sonorus e ser um grande deus, mas passar por uma tremenda injustia que vai mexer com a vida de todos. Respondeu o orculo. At que chegou o dia do nascimento de Sonorus, toda a cidade de Sheilndia esperava por esse momento, havia uma grande festa, todos comemoravam com a expectativa de que Sonorus fosse mais um desses grandes deuses que ajudassem a vida das pessoas. O nascimento de Sonorus foi rpido mais com muita comemorao, que durou quase trs dias. Durante os primeiros anos da vida de Sonorus ele j se interessava pela msica e pela luta. Zeus ao perceber seu interesse o presenteou com uma bela harpa e uma maravilhosa espada. Sonorus tinha o poder de encantar as pessoas com seus dois instrumentos. medida em que ele crescia seus poderes se aprimoravam. Zeus tinha um irmo muito ambicioso chamado Jozueiny, que cobiava seu trono, Demter e seu lugar de mais importante entre os deuses, ele faria de tudo para ter a vida de Zeus. Mas quando Sonorus nasceu, Jozueiny perdeu as esperanas de ficar com o trono, at que um dia teve uma grande ideia. Ele pensou em matar Zeus e pr a culpa em Sonorus, assim ele ficaria com trono e Sonorus seria condenado, mas teria que esperar Sonoros crescer, pois ningum iria acreditar que uma criana matou seu prprio pai. Os anos se passaram e Sonorus encantava a todos com a sua musica e sua grande habilidade na luta, aos dezessete anos j era considerado o grande deus da msica e da batalha.

Todos da cidade j exaltavam Sonorus. Jozueiny percebeu que era hora de botar seu plano em ao. Ele pegou a espada de Sonorus e foi at o quarto de Zeus e o matou. Na manh seguinte Demter ao acordar viu o corpo do marido na cama, desesperada procurou ajuda. Sonorus que viu Demter aos gritos procurou deix-la calma, mas tambm sentiu um enorme vazio. Todos queriam saber a causa da morte de Zeus, Jozueiny foi logo mostrando a espada encontrada no quarto na qual era de Sonorus. Assim todos acusaram Sonorus como assassino e o expulsaram da cidade. Muito abalado com o ocorrido Sonorus seguiu rumo cidade de Arlandria, Ao chegar l se depara com uma linda mulher chamada Karol a filha do rei. Foi um amor primeira vista. Sonorus com a sua musica a deixou encantada e props um encontro com ela. Na noite seguinte ele a levou para ver a Lua e comeou a rolar o clima entre os dois, j apaixonado a pediu em namoro mas o pai de Karol a proibiu. Ele s deixaria o namoro acontecer se Sonorus matasse a Medusa que amedrontava a cidade, ele com suas habilidades aceitou a proposta. Sonorus foi ajudado pelo Cavalheiro chamado Manel que morava na cidade, juntos eles conseguiram destruir a Medusa. Com isso Sonorus conquistou a mo de Karol e o reino da cidade de Arlandria. Com o poder nas mos ele voltou a cidade de Sheilndia e junto com sua me conseguiu provar sua inocncia devido as digitais de Jozueiny deixados na espada. Por fim Sonorus conseguiu unificar as cidades de Sheilndia e Arlandria em uma s, chamando-a de Zeus em homenagem a seu pai. Assim Sonoros foi considerado o grande Deus da musica e da luta da histria. O resto de sua vida foi apenas alegria junto com sua amada Karol e sua me Demter.

You might also like