You are on page 1of 17

Concreto de Cimento Portland Mtodo Dosa Fcil Estudo de Dosagem do Concreto

Prof. Dario de Arajo Dafico, Dr.

www.qualidadedoconcreto.com.br

Ano 2011

SUMRIO

1. INTRODUO .............................................................................................................................. 2 2. PREPARAO .............................................................................................................................. 3 2.1 Equipamentos necessrios ........................................................................................................... 3 2.2 Aferio da betoneira ................................................................................................................... 3 3. DOSAGEM DAS MISTURAS EXPERIMENTAIS .................................................................... 7 3.1 Introduo ...................................................................................................................................... 7 3.2 Seqncia de colocao de materiais na betoneira ..................................................................... 7 3.3 Traos padronizados do estudo de dosagem .............................................................................. 8 3.4 O preparo das 3 misturas bsicas (traos fraco, mdio e forte) ............................................... 8 4. APROVEITAMENTO DAS SOBRAS DE CONCRETO ........................................................... 11 5. CLCULO DO TRAO UTILIZANDO O SOFTWARE DOSA FCIL ................................ 12 5.1 Caixas de entrada de dados que so utilizados para a determinao do trao da obra ...... 12 5.2 Caixas de entrada de contedo meramente informativo ........................................................ 13 5.3 Exemplo ilustrativo das entradas de dados e dos resultados apresentados .......................... 14 6. RECOMENDAES FINAIS ....................................................................................................... 16

1. INTRODUO O Mtodo Dosa Fcil para realizao de Estudo de Dosagem do Concreto em Obra foi desenvolvido com o intuito de substituir a utilizao das Tabelas Prticas de Dosagem do Concreto que no mais produzem resultados satisfatrios em funo da ampla gama de cimentos comercializados atualmente no Brasil. um mtodo muito fcil de se aprender porque tem o apoio de um software de interface bastante intuitiva que realiza toda a parte complicada do estudo de dosagem. O Mtodo Dosa Fcil foi feito para democratizar o estudo de dosagem de concretos para pequenas obras. Dele pode se utilizar o engenheiro, o arquiteto, o estudante, o construtor prtico ou o mestre-de-obras. importante lembrar que os resultados obtidos s servem para aquele conjunto de materiais estudados. Se, aps a obteno o trao do concreto da obra, for necessrio mudar o tipo ou marca de cimento, ser necessrio um novo estudo de dosagem. O mesmo vale para a areia e as britas. Se mudar o fornecedor desses materiais ser necessrio um novo estudo para garantir a qualidade do concreto da obra. Mesmo mantendo-se os mesmos materiais deve-se fazer um novo estudo no mnimo a cada ano (melhor seria a cada 6 meses). Faa o estudo de dosagem utilizando a areia mida e tambm dose o concreto sempre com a areia mida. Procure manter a areia sempre num mesmo grau de umidade e que essa umidade esteja uniformemente distribuda por sobre todo o monte de areia. A umidade ideal de se utilizar a areia, em qualquer circunstncia, ou seja, no estudo de dosagem ou na produo, aquela suficiente para se fazer castelos de areia. Quem j no foi criana e brincou de fazer castelos de areia? Entretanto, evite que a areia fique saturada (muito molhada). Para isso proteja o monte com uma lona grande para que a areia no tome chuva. Bom estudo de dosagem !

2. PREPARAO 2.1 Equipamentos necessrios Para realizao do estudo de dosagem so necessrios: - Betoneira com volumes aferidos (a betoneira deve ser nivelada) - Rgua graduada utilizada para aferio do volume da betoneira - Rgua (sarrafo) no graduada para referncia de nvel da boca da betoneira - Rgua de nvel para verificao de nivelamento da boca da betoneira - Padiolas para areia e britas - Moldes para corpos-de-prova de concreto de 15x30 ou 10x20 cm (6 unidades) - Conjunto para ensaios de abatimento do concreto A betoneira a ser utilizada no estudo de dosagem uma betoneira comum de produo de concreto em obra, de preferncia com volume no muito grande, entre 320 a 600 litros de volumes nominais. O mtodo utiliza a medio dos volumes de concreto produzidos pelos traos experimentais para calcular o custo do concreto do trao alvo (trao que atende s especificaes do projeto estrutural), os consumos de materiais por metro cbico e o volume da betonada. Por isso o mtodo utiliza-se da verificao de nvel do concreto remanescente na betoneira para saber o volume de concreto produzido. No prximo item explicado como se afere a betoneira. 2.2 Aferio da betoneira Os traos-padro do estudo de dosagem pelo Mtodo Dosa Fcil em geral produzem volumes entre 60 e 180 litros dependendo dos materiais utilizados. Ento, a aferio da betoneira feita nesse intervalo de volumes, utilizando-se gua em recipiente graduado (5 litros), marcando-se os volumes em uma rgua. Para os primeiros 60 litros, para ganhar tempo, pode-se utilizar tambm um recipiente de 20 litros. Veja nas fotos a seguir: a) Marcando a posio de nvel de gua de recipiente de 5 litros Utilize um recipiente de plstico transparente e com boa rigidez com volume de 5 litros. Algumas embalagens de amaciantes de roupas atendem a esses quesitos. Utilize uma balana com preciso mnima de 20 g. Zere a balana com o recipiente vazio e em seguida coloque gua no recipiente at da 5 kg de gua. Verifique se o recipiente est nivelado e em seguida marque o nvel de gua com uma caneta tipo Marcador Permanente (para CDs e DVDs).

Fig. 1 Zerar a balana.

Fig. 2 Adicionar 5 kg de gua.

Fig. 3 Marcar nvel 5 litros.

Fig. 4 Nvel de 5 litros marcado em todos os lados.

b) Marcando a posio de nvel de gua em recipiente de 20 litros Utilize um recipiente de plstico transparente e com boa rigidez com volume de 20 litros. Um garrafo de 20 litros para gua mineral ideal. Zere a balana com o recipiente vazio e em seguida coloque gua no recipiente at dar 20 kg de gua. Verifique se o recipiente est nivelado e em seguida marque o nvel de gua com uma caneta tipo Marcador Permanente (para CDs e DVDs).

Fig. 5 Zerar a balana com recipiente vazio.

Fig. 6 Adicionar 20 kg de gua.

Fig. 7 Marcar nvel 20 litros.

Fig. 8 Nvel de 20 litros marcado em toda a volta.

c) Transferindo a posio de nvel de gua da betoneira para uma rgua (graduando a rgua) - Verifique o nvel da boca da betoneira; - Adicione os primeiros 60 litros de gua; - Com a boca da betoneira nivelada marque na rgua a posio de 60 litros. A rgua somente toca levemente no nvel da gua. Cuidado com o efeito tenso superficial da gua, isto , ao encostar a rgua na superfcie da gua esta puxa levemente a gua para cima fazendo uma curvatura na superfcie da gua. - Acrescente 5 litros de gua e marque na rgua a posio de 65 litros. Repita o procedimento at 180 litros.

Fig. 9 Betoneira com boca voltada para cima.

Fig. 10 Verificar nivelamento da betoneira pela boca

Fig. 11 Inserir 60 litros (3 x 20 litros).

Fig. 12 Marcar 60 litros na rgua.

Fig. 13 Adio de 5 em 5 litros.

Fig. 14 Marcar 65, 70, 75, . . . at 180 litros.

d) Fabricao das mini-padiolas (padiolas-padro do estudo de dosagem pelo Mtodo Dosa Fcil) Com o Mtodo Dosa Fcil possvel fazer estudos de dosagem de grautes (microconcretos contendo somente brita 0 como agregado grado), de concretos contendo somente brita 1 e tambm de concretos contendo misturas de brita 1 e brita 2, na proporo de 50 % de cada. A tabela 1 mostra as dimenses internas das mini-padiolas usadas para o estudo de dosagem. A figura 15 mostra uma foto de 3 mini-padiolas usadas nos estudos de dosagem pelo Mtodo Dosa Fcil. esquerda da foto tm-se a mini-padiola para areia, no meio a mini-padiola para brita 1 ou brita 2 e direita a 1/2 mini-padiola de brita 1 ou brita 2. Na foto no aparece a padiola para brita 0.
Tabela 1 Dimenses internas em centmetros das mini-padiolas utilizadas nos estudos de dosagem.

mini-padiola p/ Britas 1 ou 2 Comprimento 21 Largura 21 Altura 20 Obs.: A mini-padiola de brita s utilizada em estudos de dosagem contendo ambas britas 1 e 2.

Mini-padiola para Areia 30 30 25

Mini-padiola para Brita 0 25 25 19,0

Mini-padiola p/ Britas 1 ou 2 30 30 19,5

Figura 15 Trs das quatro dimenses de mini-padiolas utilizadas nos estudos de dosagem pelo Mtodo Dosa Fcil.

3. DOSAGEM DAS MISTURAS EXPERIMENTAIS 3.1 Introduo No estudo de dosagem so produzidas trs misturas: uma fraca, uma mdia e uma forte. Todas as trs misturas utilizam um saco de cimento cada. A quantidade de gua a ser adicionada ser aquela que produzir um concreto com a consistncia de concreto convencional. Recomenda-se adotar um abatimento de 60 + 10 mm no ensaio do cone de Abrams (NBR NM 67). Betoneiros experientes conseguem facilmente obter esse abatimento por simples avaliao visual. Em estruturas de difcil concretagem conveniente adotar um abatimento mais alto, mas no recomendvel que se utilize valores mais altos que 80 + 10 mm. Aps a realizao de cada uma das 3 misturas deve ser realizado o ensaio da NBR NM 67 para confirmao do valor de consistncia que foi adotado para a obra. 3.2 Seqncia de colocao de materiais na betoneira A seqncia de colocao dos materiais na betoneira deve ser a mesma utilizada no preparo corrente de concreto para a obra, isto : a) Betoneira de carregamento direto Com a betoneira parada colocar os materiais na cuba da betoneira na seguinte seqncia: - parte da gua (pode ser uma lata de 18 litros); - todo o volume de brita do trao; - 1 saco de cimento; - todo o volume de areia mida do trao. Ligar a betoneira e adicionar mais gua aos poucos com a betoneira em movimento at que o concreto atinja a consistncia normal (Abatimento de 60 + 10 mm). O tempo de mistura normal em uma produo situa-se entre 3 e 5 minutos, porm, para o preparo das misturas experimentais pode ser necessrio tempo bem maior pela dificuldade de se encontrar o teor de gua ideal de cada mistura. Cuidado para no colocar gua demais e perder o trao. Melhor ter pacincia! b) Betoneira com caamba carregadora Com a betoneira parada colocar os materiais na caamba carregadora na seguinte seqncia: - metade do volume de britas do trao; - todo o volume de areia mida do trao; - 1 saco de cimento; - a outra metade restante do volume de britas. Na cuba da betoneira adicionar parte da gua (pode ser uma lata de 18 litros) Ligar a betoneira e acionar a caamba para abastecer a cuba. Adicionar mais gua aos poucos com a betoneira em movimento at que o concreto atinja a consistncia normal (Abatimento de 60 + 10 mm).
Obs.: A quantidade de gua inicial nos traos experimentais difcil de ser prevista. Por isso inicia-se com teores baixos de gua para no se correr o risco de ultrapassar a quantidade de gua ideal para o trao. Isso s vezes causa dificuldades na mistura, podendo ser necessrio parar a betoneira para raspar internamente a pasta de cimento que s vezes gruda nas ps e paredes internas da cuba da betoneira por insuficincia de gua. Depois que se conhecer o trao certo para a obra, na produo corrente desse trao o betoneiro ir adicionar, desde o primeiro instante, praticamente toda a gua necessria para o preparo do concreto, que j ser conhecida, adicionando em seguida somente mais um pouco dgua para completar a quantidade total necessria. Logo, para o preparo corrente do concreto na obra no haver dificuldades de mistura, possibilitando preparos nos tempos prescritos, de 3 a 5 minutos.

A figura 16 mostra, da esquerda para a direita, uma betoneira de carregamento direto e uma betoneira com caamba carregadora.

Betoneira 320 litros com Figura 16 Betoneira de carregamento direto e betoneira com caamba carregadora.

3.3 Traos padronizados do estudo de dosagem A tabela 2 apresenta as quantidades em nmeros de mini-padiolas por saco de cimento dos 3 traos bsicos que devem ser produzidos durante a realizao de um estudo de dosagem de graute (concreto contendo somente brita 0 como agregado grado). A tabela 3 apresenta as quantidades dos 3 traos bsicos para realizao de estudos de dosagem de concretos contendo somente brita 1. A tabela 4 apresenta as quantidades para concretos contendo ambas britas 1 e 2.
Tabela 2 - Traos bsicos do estudo de dosagem de grautes em nmero de mini-padiolas por saco de cimento.

TRAO

Mini-padiolas c/ areia mida

Mini-padiolas com brita 0

Fraco Mdio Forte

5 4 2

7 6 4

Tabela 3 - Traos bsicos do estudo de dosagem de concretos de brita 1 em nmero de mini-padiolas por saco de cimento.

TRAO

Mini-padiolas c/ areia mida

Mini-padiolas com brita 1

Fraco Mdio Forte

5 4 2

7 6 4

Tabela 4 - Traos do estudo de dosagem de concretos de mistura de britas 1 e 2 em nmero de padiolinhas por saco de cimento

TRAO

Mini-padiolas c/ areia mida

Mini-padiolas com brita 1

Mini-padiolas com brita 2

mini-padiola c/ brita 1

mini-padiola c/ brita 2

Fraco Mdio Forte

5 4 2

3 3 2

3 3 2

1 -

1 -

3.4 O preparo das 3 misturas bsicas (traos fraco, mdio e forte)

Fig. 17 Enchendo a mini-padiola de brita.

Fig. 18 Fazendo a rasadura da mini-padiola de brita.

Fig. 19 Colocao da brita na caamba da betoneira.

Fig. 20 Abastecendo mini-padiola de areia mida.

Fig. 21 Fazendo a rasadura da mini-padiola de areia.

Fig. 22 Colocao da areia na caamba da betoneira.

Fig. 23 Colocao do cimento na caamba da betoneira.

Fig. 24 Acionamento da caamba carregadora.

Fig. 25 Adio de gua para ajuste de consistncia.

Fig. 26 Trao pronto para moldagem.

Fig. 27 Verificao do abatimento.

Fig. 28 Moldagem de 2 corpos-de-prova para cada trao.

Fig. 29 Nivela-se o concreto remanescente movimentando a betoneira com a boca voltada para cima.

Fig. 30 Medida do volume de concreto remanescente utilizando a rgua graduada.

10

4 APROVEITAMENTO DAS SOBRAS DE CONCRETO Depois da medio do volume de concreto remanescente na betoneira, que por sua vez realizada aps a moldagem dos corpos-de-prova, essa sobra de concreto no tem mais utilidade para o Estudo de Dosagem, mas pode ser til para a obra. Como so 3 traos muito diferentes (fraco, mdio e forte) e no se conhece ainda a resistncia potencial de cada um desses traos, no se pode utiliz-lo em uma concretagem de pea estrutural. Mas pode ser utilizado para uma calada, o piso do almoxarifado, ou qualquer outra construo provisria onde no se necessita de concreto resistente. Um modo de dar mais utilidade para essas sobras das misturas experimentais torn-las mais homogneas em termos de resistncia. Adicionando mais agregados e gua ao trao forte fazemos ele se parecer ao trao mdio. Adicionando cimento e gua ao trao fraco tambm conseguimos faz-lo parecido com o trao mdio. Ento, com 3 sobras de caractersticas uniformes, de mdia resistncia, esses concretos podem ser melhor utilizados. Pode-se utilizar essas sobras corrigidas para a concretagem do fuste de um tubulo, o trecho no armado de uma estaca ou qualquer outra pea da obra cuja resistncia prevista seja de no mximo para um fck de 15 MPa. A tabela 5 apresenta os acrscimos, aps a moldagem dos corpos-de-prova, em nmero de minipadiolas de agregados e latas de cimento, utilizados para fazer com que todas as sobras das misturas experimentais de concreto somente brita 0 possuam resistncia mediana (trao equivalente ao mdio). A tabela 6 apresenta os acrscimos necessrios para que as sobras das misturas de concreto contendo somente brita 1 tambm passem a ter resistncia mediana. A tabela 7 fornece os acrscimos para os concretos contendo ambas as britas 1 e 2.
Tabela 5 Acrscimos de materiais s sobras dos traos experimentais de concretos de brita 0 para que todas as sobras passem a ter resistncia mediana.

TRAO Fraco Mdio Forte

Mini-padiolas c/ areia mida 1 2

Mini-padiolas c/ brita 0 2 2

Latas de cimento (18 l.) 1 -

Tabela 6 Acrscimos de materiais s sobras dos traos experimentais de concretos de brita 1 para que todas as sobras passem a ter resistncia mediana.

TRAO Fraco Mdio Forte

Mini-padiolas c/ areia mida 1 2

Mini-padiolas c/ brita 1 2 2

Latas de cimento (18 l.) 1 -

Tabela 7 - Acrscimos de materiais s sobras dos traos experimentais contendo britas 1 e 2 para que todas as sobras de concreto passem a ter resistncia mediana.

TRAO Fraco Mdio Forte

Mini-padiolas c/ areia mida 1 2

Mini-padiolas c/ brita 1 1 1

Mini-padiolas c/ brita 2 1 1

Latas de cimento (18 l.) 1 -

11

5 CLCULO DO TRAO UTILIZANDO O SOFTWARE DOSA FCIL O programa possui somente uma rea de trabalho para facilitar sua utilizao. Na parte superior esto as caixas de entrada de dados e na parte inferior as caixas de sada, ou seja, os resultados aps a realizao dos clculos. 5.1 Caixas de entrada de dados que so utilizados para a determinao do trao da obra Para obteno do trao da obra necessrio o preenchimento dos seguintes dados: a) fck do concreto (15, 20 ou 25 MPa) Escolha o valor do fck de acordo com a especificao do projeto estrutural. b) Desvio-padro (5,5 ou 7,0 MPa) Em princpio escolha 7,0 MPa como desvio-padro da produo.
(obs.: A opo do desvio-padro de 5,5 MPa para o caso de, mais frente, se o desvio-padro da produo do concreto da obra se mostrar menor que 4,0 MPa, pode-se ajustar o trao da obra utilizando-se 5,5 MPa como desvo-padro. Se voc no muito entendido desse assunto, no se preocupe, use a opo geral de 7,0 MPa).

c) Agregados grados utilizados nas misturas. Escolha uma das 3 opes a seguir: - Brita 0; - Brita 1; - Britas 1 e 2. d) Teor de aditivo plastificante em mililitros de aditivo por kg de cimento. Escolha um valor entre 0 e 10 ml/kg de cimento. Normalmente o manual do fabricante do aditivo recomenda uma faixa de utilizao do aditivo em kg de aditivo por kg de cimento. Entretanto, esses materiais so geralmente comercializados na forma lquida com densidades em torno de 1,15 kg/dm3, ou seja, valores prximos da densidade da gua que de 1,00 kg/dm3. Recomendamos, para uma boa eficincia no uso do aditivo, a utilizao de um teor prximo do mximo recomendado no manual do fabricante. Por exemplo, se no manual disse que "... a dosagem do aditivo varia de 0,2 a 0,5 % em relao ao peso do cimento..." ser uma boa idia tentar um teor prximo de 0,4 %. Isso significa um teor de 4 ml/kg se considerarmos o aditivo possuindo densidade de 1,00 kg/dm3. Viu? muito simples! Escolha um teor em % do peso do cimento que seja prximo do valor mximo recomendado pelo fabricante, multiplique esse nmero por 10 e ter o valor em ml/kg. Se o concreto apresentar tendncia de perda de homogeneidade ao manuse-lo pode ser necessrio diminuir o teor de aditivo. e) Resistncias dos corpos-de-prova moldados para o estudo de dosagem Digite o valor da resistncia mais alta de cada dupla de corpos-de-prova dos traos fraco, mdio e forte. Veja o exemplo da tabela 8 abaixo. No exemplo o laboratrio enviou os resultados dos corpos-deprova das trs misturas, sendo dois corpos de prova de cada uma das misturas. Como deve ser eliminado o menor valor de cada dupla de resultados, conforme prescreve a norma NBR 12655, restam 3 valores, um para cada mistura, valor esse que deve ser inserido no formulrio do software Dosa Fcil.
Tabela 8 Exemplo de eliminao dos valores menores das resistncias de cada dupla de corpos-de-prova dos trs traos experimentais.

Trao FRACO MDIO FORTE

Resistncias em MPa CP 1 CP 2 18,7 19,9 26,3 24,2 36,2 37,5

12

f) Volumes das betonadas aps a moldagem dos corpos-de-prova (litros) Digite nas caixas de entrada dos traos fraco, mdio e forte os volumes de concreto remanescentes na betoneira aps a moldagem dos corpos-de-prova. So os volumes obtidos atravs da rgua graduada aps o concreto nivelar depois que a betoneira girar por tempo suficiente com a boca voltada para cima. g) Corpos-de-prova: Quantidade por trao e Dimenses dos CPs Geralmente so moldados apenas 2 corpos-de-prova para ensaio aos 28 dias. Usurios avanados podem querer moldar mais corpos-de-prova (outras idades ou ensaios de trao, mdulo de deformao, retrao, etc.). O programa soma o volume de concreto remanescente na betoneira com o volume de concreto retirado para moldagem dos corpos-de-prova de modo a efetuar os clculos. Por isso precisa da informao da dimenso dos corpos-de-prova utilizados. Pode-se utilizar corpos de prova cilndricos com 15 cm de dimetro e 30 cm de altura (15x30) com 10 de dimetro e 20 cm de altura (10x20). c) Preos dos materiais: cimento, areia, brita 0, brita 1, brita 2 e aditivo Nas caixas de entrada de preos dos materiais digite o preo do saco de cimento, do metro cbico aparente de areia, brita 0, brita 1 e brita 2, e o preo do litro de aditivo. 5.2 Caixas de entrada de contedo meramente informativo So as caixas de entrada com contedos somente informativos no utilizados para clculos mas importantes para gerar o relatrio para ser arquivado. So eles: a) Data da moldagem b) Nome da obra c) Endereo da obra d) Idade de controle e) Slump (Abatimento)

13

5.3 Exemplo ilustrativo das entradas de dados e dos resultados apresentados A figura 31 mostra a tela do Dosa Fcil com um exemplo de preenchimento dos dados antes de solicitar ao programa que faa os clculos.

Figura 31 Tela do Dosa Fcil com os dados de entrada preenchidos.

14

Em seguida s clicar no boto calcular que o programa mostra todos os resultados nas caixas de sada de dados. A figura 32 mostra o mesmo exemplo anterior aps o boto calcular ser clicado.

Figura 32 Tela do Dosa Fcil com os resultados dos clculos efetuados pelo programa.

Se errar ao digitar alguma coisa s clicar novamente na caixa de entrada onde houve o erro de digitao que os dados se apagam automaticamente para nova digitao. Se aps clicar o boto calcular se verificar que algum dado foi digitado errado s clicar em limpar campos que todos os dados de entrada se apagam. Depois de efetuados os clculos, se voc tiver uma impressora ligada ao microcomputador possvel imprimir o relatrio, isto , tudo o que est visvel na tela do Dosa Fcil. O relatrio est configurado para ser impresso em folha de tamanho A4. No possvel modificar. Verifique a configurao de sua impressora se algo der errado.

15

Para sair do programa s clicar no boto sair. Como o Excel sempre pergunta se voc deseja salvar as alteraes quando fecha um arquivo, vai aparecer uma caixa de dilogo semelhante apresentada na figura 33. Clique na opo no. Porm, se clicar em outro boto no se preocupe que no vai acontecer nada. O Dosa Fcil no permite o salvamento de modificaes para que seja preservada a integridade do programa. Ele ir fazer a mesma pergunta novamente, ento dessa vez clique em no.

Figura 33 Caixa de dilogo onde voc deve clicar no.

6. RECOMENDAES FINAIS No basta que se tenha um estudo de dosagem do concreto da obra, tambm necessrio fazer o controle de aceitao desse concreto. No site http://www.qualidadedoconcreto.com.br explicamos como fazer o controle de aceitao. Guarde os documentos comprobatrios do controle de qualidade (resultados do laboratrio) por no mnimo 5 anos. sua garantia contra eventuais reclamaes judiciais. Se voc no tiver os documentos que comprovem a execuo do controle de qualidade voc j ser considerado culpado logo de incio. Desejamos-lhe sucesso em seu trabalho!

16

You might also like