You are on page 1of 30

Grandes Desastres Ambientais =

Ocupao do Solo + Cobertura Vegetal + Fenmenos Erosivos + Plano Diretor Urbano

Antonio Fernando Navarro

Introduo

O vero est chegando ao seu final em 2012 e as tragdias de alagamentos, inundaes e deslizamentos de solos das encostas no foram to intensos quanto nos anos anteriores. A cada ano uma regio sofre mais transtornos do que outras, principalmente devido a fenmenos climticos como El Nio e La Nia, que conjugados ou isoladamente provocam sensveis alteraes climticas. As cidades situadas junto a encostas ou espremidas em vales encaixados ao lado de rios so as que mais sofrem. Os ribeirinhos do Rio Solimes ou Amazonas tm suas casas sobre palafitas, porque conhecem os fenmenos das cheias ou das vazantes do rio. Ento, porque aquele que mora em uma encosta no tem essa mesma percepo? Aqueles que moram ao lado do maior rio do mundo sabem o que pode ocorrer e, na maioria das vezes mudam seus pertences do lugar antes que as cheias cheguem. E aqueles do Morro do Bumba, dos municpios de Petrpolis, Terespolis e Nova Friburgo, por que desconhecem o perigo? Recentemente estivemos em Terespolis e percebemos que muito pouco foi realizado em termos de proteo das pessoas, atravs da conteno das encostas. Uma coisa nos chamou ateno. Foi o fato de que blocos rochosos dos

Antonio Fernando Navarro Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurana do Trabalho e Mestre em Sade e Meio Ambiente, tendo atuado em atividades industriais por mais de 30 anos. Tambm professor da Universidade Federal Fluminense UFF.

200kg ou mais, at 4ton a 5ton saram de todas as direes e em grande velocidade, atingindo as moradias, Em nenhum dos blocos avaliados percebemos arestas, ou seja, no foram blocos que se descolaram do macio rochoso, como poder ser observado pelas fotos. Foram rochas que se encontravam entre fina camada de solo e o macio. Com as chuvas esses se soltaram e adquiriram grande velocidade e energia. As principais atividades pblicas no local foram a remoo da lama e rochas dos caminhos e, eventualmente, a limpeza e a recomposio de algum trecho. Uma pergunta sempre recorrente : ser que um fenmeno igual a esse ter a possibilidade de voltar a ocorrer? sobre essa questo que iremos tratar daqui para a frente. Antes, porm, importante se ressaltar que fenmenos dessa natureza so multidisciplinares e sob essa tica que devem ser tratados. Tem-se por exemplo, questes relacionadas a Urbanismo, a fenmenos atmosfricos anormais, a questes polticas ou econmicas, entre outras. At mesmo por serem mais recentes vamos nos ater questo da localidade de Campo Grande em Terespolis.

Ocupao do solo urbano

A elevada taxa de impermeabilizao do solo urbano um dos fatores que gera transtornos para a populao, j que aumenta o volume de gua a ser escoado pelo sistema de captao da cidade, em funo da baixa permeabilidade do solo. Em pocas de chuvas fortes so comuns os deslizamentos de terreno nas encostas dos morros ou nos cortes e aterros feitos com tcnicas inadequadas. Essa constatao demonstra que o problema social causado pelas construes irregulares nos morros ao redor das grandes cidades pode trazer srias conseqncias para o restante da populao, que reside em cotas abaixo desses assentamentos. Existem reas prximas a rios e crregos que so naturalmente alagveis, ou seja, so reas de alargamento de seus leitos que, em regime normal de chuvas, so secas, mas alagam nos perodos de chuvas fortes, amortecendo a

velocidade das guas. Essas regies, mesmo que permaneam secas por vrios anos, no podem ser habitadas, e quase sempre o so, ou passam a ser incorporadas para o assentamento de avenidas Silva (1998 apud TUCCI et al., 2000). O desenvolvimento urbano brasileiro tem produzido um aumento significativo na frequncia das inundaes, na produo de sedimentos e na deteriorao da qualidade da gua. Segundo Leopold (1968 apud TUCCI et al., 2000), medida que a cidade se urbaniza, em geral, ocorrem os seguintes impactos: aumento das vazes mximas em at sete vezes, devido ao aumento da capacidade de escoamento atravs de condutos e canais e impermeabilizao das superfcies; aumento da produo de sedimentos devido falta de proteo das superfcies e produo de resduos slidos (lixo); deteriorao da qualidade da gua, devido lavagem das ruas, transporte de material slido e as ligaes clandestinas de esgotos cloacal e pluvial. Esses processos esto fortemente interligados quanto aos impactos

indesejveis sobre a sociedade. As enchentes aumentam de freqncia no s pelo aumento da vazo, mas tambm pela reduo da capacidade de escoamento provocada pelo assoreamento dos condutos e canais. A produo de sedimentos tambm aumenta de forma significativa, associada aos resduos slidos, e a qualidade da gua chega a ter 80% da carga de um esgoto domstico. Guy (1967 apud TUCCI et al., 2000) apresenta que os sedimentos nas reas urbanas muitas vezes so gerados em um grande nmero de reas particulares, mas quando atingem o leito do rio ou canal passam a ser encarados como problema pblico. O custo de dragagem em So Paulo, no rio Tiet, de US$ 18,20/m3. No Reino Unido o custo anual de problemas relacionados com sedimentos na rede de drenagem era da ordem de US$ 85 a 100 milhes de dlares. Durante o desenvolvimento urbano, o aumento da produo de sedimentos da bacia hidrogrfica significativo, devido s construes, limpeza de terrenos para novos loteamentos, construo de ruas, avenidas e rodovias entre outras causas. Em bacias rurais, o cultivo do solo deixa-o periodicamente exposto, aumentando a produo de sedimentos. A camada superficial do solo tem sua estrutura alterada tornando-se menos resistente eroso. O mesmo pode ocorrer em bacias urbanas, durante o processo de

alterao de uso do solo. O processo acelerado de urbanizao, provocado pela indstria, no foi e no est sendo acompanhado pelo poder pblico na oferta de servios de infraestrutura urbana, criando um fosso acentuado entre a demanda e a oferta de bens e servios pblicos (GOVERNO DE JOINVILLE, 1998). Em bacias urbanas, a alterao de uso do solo definitiva; o solo e at o subsolo ficam expostos para eroso no lapso de tempo entre o incio do loteamento e o fim da ocupao. Quando a bacia urbana est completamente ocupada e o solo praticamente impermeabilizado, a produo de sedimentos tende a decrescer. Dawdy (1967 apud TUCCI et al., 2000) descreve o carter transitrio do crescimento da produo de sedimentos de uma bacia durante a urbanizao. A produo de sedimentos foi cerca de 50 vezes maior do que a produo original e coincidiu com a poca de mxima atividade de ocupao e construo na bacia. Os sedimentos que atingem a macro drenagem ficam depositados devido reduo de declividade e da capacidade de transporte, reduzindo assim as cheias dos canais da macro-drenagem e aumentando a frequncia das inundaes. Em geral, a soluo adotada a dragagem do material depositado nos canais. Em resumo, as principais conseqncias ambientais da produo de sedimentos so as seguintes: assoreamento da drenagem, com reduo da capacidade de escoamento de condutos, rios e lagos urbanos; transporte de poluentes agregados aos sedimentos, que contaminam as guas pluviais. A importncia desse impacto est latente nos jornais e nas TVs, onde se observam, em diferentes pontos do pas, cenas de enchentes associadas a danos materiais e humanos. Considerando-se que cerca de 80% da populao encontra-se nas cidades, a parcela atingida significativa. Na localidade vrios moradores entrevistados, cerca de 65 pessoas, de famlias distintas, disseram que nos altos da serra existiam grandes propriedades. Nessas haviam lagoas que eram utilizadas para lazer ou para criatrio de peixes. Segundo esses as lagoas transbordaram e contriburam, de alguma forma, para os deslizamentos de terra e as corridas de lama que se seguiram. interessante observar que em certos trechos as rochas expostas da montanha davam a impresso de terem sido lixadas, fenmeno que no se d somente quando h deslizamento de lama constituda por argila.

Trechos da encosta sem vegetao, dando a impresso de haverem sido lixadas. No se percebeu que foram pontos onde brotavam sadas de gua do lenol fretico.

Bloco rochoso com dimetro aproximado de 350cm e peso estimado de 400ton, deixado beira do caminho e sendo cortado pera a produo de paraleleppedos.

Touceira de bambu quebrada a uma altura superior a quatro metros, altura estimada pelos moradores quando o nvel das guas subiu.

Escorregamento de lama em foto tirada pelos moradores no dia das chuvas mais intensas;

Cobertura Vegetal

A cobertura vegetal a defesa natural de um terreno contra a eroso. Dentre os principais efeitos da cobertura vegetal, Bertoni; Lombardi Neto (1985) destacam os seguintes: a) proteo contra o impacto direto das gotas de chuva; b) disperso e quebra da energia das guas de escoamento superficial; c) aumento da infiltrao pela produo de poros no solo por ao das razes; d) aumento da capacidade de reteno de gua pela estruturao do solo por efeito da produo e incorporao de matria orgnica. A supresso da cobertura florestal tambm se constitui num problema ambiental que merece ateno, principalmente quando ocorre em reas de preservao permanente, como margens de rios e encostas. Na rea urbana onde se verifica os principais efeitos dos desmatamentos em reas imprprias, atravs de deslizamentos de encostas, assoreamento de rios e enchentes (GOVERNO DE JOINVILLE, 1998). A presena de vegetao tende a estabilizar o solo e reduzir a taxa de deslizamento. Nas reas onde a vegetao densa e enraizada superficialmente, o movimento mximo pode de fato acontecer imediatamente abaixo da camada da superfcie de razes. Em climas midos, o deslizamento facilitado pelo efeito lubrificante da umidade do solo. Assim, o deslizamento pode ter uma importante relao na interpretao geoqumica, particularmente em terrenos montanhosos (GUERRA; SILVA; BOTELHO, 1999).

Encosta com vegetao rasa, sem arboredos, com marcas de rompimentos de taludes e pontos de possveis deslizamentos futuros.

Deslizamento ocorrido entre o p do talude aberto para a construo de uma casa e o muro divisrio do terreno, junto estrada.

Deslizamento ocorrido pela alterao do equilbrio natural da encosta, associado a ausncia de um sistema de drenagem capaz de escoar as guas de chuvas. As tubulaes de PVC aparentes so de gua e de esgotos de residncias antes existentes no local, em algumas percebeu-se vazamentos, que podem ter contribudo para o agravamento das tragdias.

Fenmenos erosivos

A eroso um processo natural de desagregao, decomposio, transporte e deposio de materiais de rochas e solos que vem agindo sobre a superfcie terrestre desde os seus princpios. Contudo, a ao humana sobre o meio ambiente contribui exageradamente para a acelerao do processo, trazendo como consequncias, a perda de solos frteis, a poluio das guas, o assoreamento dos cursos d'gua e reservatrios e a degradao e reduo da produtividade global dos ecossistemas terrestres e aquticos. Os processos erosivos so condicionados, basicamente, a alteraes do meio ambiente, provocadas pelo uso do solo nas suas vrias formas, desde o desmatamento e

a agricultura, at obras urbanas e virias que, de alguma forma, propiciam a concentrao das guas de escoamento superficial. Segundo Oliveira et al., (1987 apud Lrios, 2003), esse fenmeno de eroso vem acarretando, atravs da degradao dos solos e, por consequncia, das guas, um pesado nus para a sociedade, pois, alm de danos ambientais irreversveis, produzem tambm prejuzos econmicos e sociais, diminuindo a produtividade agrcola, provocando a reduo da produo de energia eltrica e do volume de gua para abastecimento urbano devido ao assoreamento de reservatrios, alm de uma srie de transtornos aos demais setores da economia. A urbanizao, forma mais drstica do uso do solo, impe a adoo de estruturas pouco permeveis, fazendo com que ocorra diminuio da infiltrao e aumento da quantidade e da velocidade de escoamento das guas superficiais. (LARIOS, 2003). A maior parte das cidades instaladas em terrenos constitudos por solos de textura arenosa e relativamente profundos apresenta eroso por ravinas e voorocas, causadas especialmente pela concentrao das guas de escoamento superficial (pluviais e servidas). Na origem, a eroso urbana est associada falta de um planejamento adequado, que considere as particularidades do meio fsico, as condies sociais e econmicas das tendncias de desenvolvimento da rea urbana (FENDRICH, 1984). Com a ampliao das reas construdas e pavimentadas, aumentam substancialmente o volume e a velocidade das enxurradas e, desde que no dissipadas, concentram o escoamento, acelerando os processos erosivos de desenvolvimento de ravinas e voorocas. A ocupao mais intensa dos terrenos prximos a essas ocorrncias multiplica os riscos de acidentes. Junto com os riscos de acidentes, geralmente as ravinas e voorocas se tornam reas de despejo de lixo, s vezes at como tentativa desastrosa de conteno (LARIOS, 2003). O lixo e os lanamentos de esgoto transformam a eroso em foco de doenas, tornando-a ainda mais danosa ao meio ambiente. Por outro lado, o assoreamento dos cursos de gua e reservatrios dentro da rea urbana ou nas suas periferias, e a destruio ou entupimento da rede de galerias agravam ainda mais os problemas causados pela eroso, pela promoo de enchentes, concentrao de poluentes e perda da capacidade de armazenamento de gua de abastecimento (SALOMO, 1994). A adoo de medidas efetivas de controle preventivo e corretivo da eroso depende do entendimento correto dos processos relacionados com a dinmica de

funcionamento hdrico sobre o terreno. O entendimento desses processos permite destacar dois importantes eventos iniciais, envolvendo por um lado o impacto das gotas de chuva no solo, sobretudo quando desprotegido da vegetao, promovendo a desagregao e liberao das suas partculas e, por outro o escoamento superficial das guas, permitindo o transporte das partculas liberadas. Chuvas menores que 25,4 mm produzem poucos danos. Em torno de 20% de uma chuva tpica transforma-se em escoamento superficial, de acordo com, Guerra; Silva; Botelho (1999). A degradao dos solos afeta tanto as terras agrcolas como as reas com vegetao natural e pode ser considerada, dessa forma, um dos mais importantes problemas ambientais de nossos dias. Cerca de 15% das terras so atingidas pela degradao. Atualmente a eroso acelerada dos solos, tanto pelas guas como pelo vento, responsvel por 56% e 28%, respectivamente, da degradao dos solos no mundo. O desafio compreender os processos responsveis pela eroso, reconhecendo que esses processos no so meramente fsicos, mas tambm scio-econmicos. Os solos erodem no apenas porque chove, mas porque foram desmatados e cultivados de maneira incorreta (GUERRA; SILVA; BOTELHO, 1999). A influncia da topografia do terreno na intensidade erosiva verifica-se principalmente pela declividade e comprimento de rampa (comprimento da encosta). Esses fatores interferem diretamente na velocidade das enxurradas. As perdas de solo por eroso sob influncia da declividade e comprimento de rampa foram determinadas por Bertoni (1959 apud TUCCI et al., 2000), a partir de experimentos realizados para os principais solos do estado de So Paulo. Esse autor determinou uma equao que permite calcular as perdas mdias de solo para os vrios graus de declive e comprimento de rampa: LS = 0,00984 L0,63 x S1,18, onde: LS = fator topogrfico; L = comprimento de rampa, em metros; S = grau de declive, em percentagem.

Residncia construda na beira do rio canalizado. frente tem-se uma ponte para a passagem de veculos, com o rio fazendo uma pequena angulao. Com o volume de gua aumentado pelas chuvas o rio quintuplicou de tamanho, transbordando do canal.

Casas edificadas margem do rio que, com seu transbordamento levou parte das construes.

Construes fazendo divisa com o rio. A gua atingiu todo o primeiro andar, pois no havia rea de espraiamento das guas.

Igreja edificada na margem do rio. Nesse trecho, com as chuvas mais intensas, essa parte do rio ficou obstruda pelo excesso de pedras que rolavam com a corrente. Assim, criou-se outro local de descida de gua pelo lado oposto da igreja. A construo foi preservada, ficando apenas com a sujeira da lama nas paredes, rapidamente limpas.

Plano Diretor

Cabe ao Poder Pblico legalmente representado seguir os ditames legais pertinentes em vrias reas. Uma dessas a que trata do Planejamento Ambiental, respaldado pela Lei n 10.257, de 10 de julho de 2001, que regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituio Federal, estabelece diretrizes gerais da poltica urbana e d outras providncias. Esta Lei passou a ser conhecida como Estatuto da Cidade. Seo VIII Do direito de preempo Art. 25.O direito de preempo confere ao Poder Pblico Municipal preferncia para aquisio de imvel urbano objeto de alienao onerosa entre particulares. 1 Lei municipal, baseada no plano diretor, delimitar as reas em que incidir o direito de preempo e fixar prazo de vigncia, no superior a cinco anos, renovvel a partir de um ano aps o decurso do prazo inicial de vigncia. Art. 26. O direito de preempo ser exercido sempre que o Poder Pblico necessitar de reas para: I regularizao fundiria; II execuo de programas e projetos habitacionais de interesse social; III constituio de reserva fundiria; IV ordenamento e direcionamento da expanso urbana; V implantao de equipamentos urbanos e comunitrios; VI criao de espaos pblicos de lazer e reas verdes; VII criao de unidades de conservao ou proteo de outras reas de interesse ambiental; VIII proteo de reas de interesse histrico, cultural ou paisagstico; Pargrafo nico. A lei municipal prevista no 1 do art. 25 desta Lei dever enquadrar cada rea em que incidir o direito de preempo em uma ou mais das finalidades enumeradas por este artigo. Seo XII Do estudo de impacto de vizinhana

Art. 36.Lei municipal definir os empreendimentos e atividades privados ou pblicos em rea urbana que dependero de elaborao de estudo prvio de impacto de vizinhana (EIV) para obter as licenas ou autorizaes de construo, ampliao ou funcionamento a cargo do Poder Pblico municipal. Art. 37. O EIV ser executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto qualidade de vida da populao residente na rea e suas proximidades, incluindo a anlise, no mnimo, das seguintes questes: I adensamento populacional; II equipamentos urbanos e comunitrios; III uso e ocupao do solo; IV valorizao imobiliria; V gerao de trfego e demanda por transporte pblico; VI ventilao e iluminao; VII paisagem urbana e patrimnio natural e cultural. Pargrafo nico. Dar-se- publicidade aos documentos integrantes do EIV, que ficaro disponveis para consulta, no rgo competente do Poder Pblico municipal, por qualquer interessado. Art. 38. A elaborao do EIV no substitui a elaborao e a aprovao de estudo prvio de impacto ambiental (EIA), requeridas nos termos da legislao ambiental. CAPTULO III DO PLANO DIRETOR Art. 39. A propriedade urbana cumpre sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de ordenao da cidade expressas no plano diretor, assegurando o atendimento das necessidades dos cidados quanto qualidade de vida, justia social e ao desenvolvimento das atividades econmicas, respeitadas as diretrizes previstas no art. 2 desta Lei. Art. 40. O plano diretor, aprovado por lei municipal, o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e expanso urbana. 1 O plano diretor parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo o plano plurianual, as diretrizes oramentrias e o oramento anual incorporar as diretrizes e as prioridades nele contidas.

2 O plano diretor dever englobar o territrio do Municpio como um todo. Art. 41. O plano diretor obrigatrio para cidades: I com mais de vinte mil habitantes; II integrantes de regies metropolitanas e aglomeraes urbanas; III onde o Poder Pblico municipal pretenda utilizar os instrumentos previstos no 4 do art. 182 da Constituio Federal; IV integrantes de reas de especial interesse turstico; V inseridas na rea de influncia de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de mbito regional ou nacional. 1 No caso da realizao de empreendimentos ou atividades enquadrados no inciso V do caput, os recursos tcnicos e financeiros para a elaborao do plano diretor estaro inseridos entre as medidas de compensao adotadas. 2 No caso de cidades com mais de quinhentos mil habitantes, dever ser elaborado um plano de transporte urbano integrado, compatvel com o plano diretor ou nele inserido. Art. 42. O plano diretor dever conter no mnimo: I a delimitao das reas urbanas onde poder ser aplicado o parcelamento, edificao ou utilizao compulsrios, considerando a existncia de infra-estrutura e de demanda para utilizao, na forma do art. 5 desta Lei; II disposies requeridas pelos arts. 25, 28, 29, 32 e 35 desta Lei; III sistema de acompanhamento e controle. Art. 42-A. Os municpios que possuam reas de expanso urbana devero elaborar Plano de Expanso Urbana no qual constaro, no mnimo: (Includo pela Medida Provisria n547, de 2011) I - demarcao da rea de expanso urbana; (Includo pela Medida Provisria n547, de 2011) II - delimitao dos trechos com restries urbanizao e dos trechos sujeitos a controle especial em funo de ameaa de desastres naturais; (Includo pela Medida Provisria n547, de 2011)

III - definio de diretrizes especficas e de reas que sero utilizadas para infraestrutura, sistema virio, equipamentos e instalaes pblicas, urbanas e sociais; (Includo pela Medida Provisria n547, de 2011) IV - definio de parmetros de parcelamento, uso e ocupao do solo, de modo a promover a diversidade de usos e contribuir para a gerao de emprego e renda; (Includo pela Medida Provisria n 547, de 2011) V - a previso de reas para habitao de interesse social por meio da demarcao de zonas especiais de interesse social e de outros instrumentos de poltica urbana, quando o uso habitacional for permitido; (Includo pela Medida Provisria n547, de 2011) VI - definio de diretrizes e instrumentos especficos para proteo ambiental e do patrimnio histrico e cultural; e (Includo pela Medida Provisria n547, de 2011) VII - definio de mecanismos para garantir a justa distribuio dos nus e benefcios decorrentes do processo de urbanizao do territrio de expanso urbana e a recuperao para a coletividade da valorizao imobiliria resultante da ao do Poder Pblico. (Includo pela Medida Provisria n547, de 2011) 1 Consideram-se reas de expanso urbana aquelas destinadas pelo Plano Diretor ou lei municipal ao crescimento ordenado das cidades, vilas e demais ncleos urbanos, bem como aquelas que forem includas no permetro urbano a partir da publicao desta Medida Provisria. (Includo pela Medida Provisria n547, de 2011) 2 O Plano de Expanso Urbana dever atender s diretrizes do Plano Diretor, quando houver. (Includo pela Medida Provisria n547, de 2011) 3 A aprovao de projetos de parcelamento do solo urbano em reas de expanso urbana ficar condicionada existncia do Plano de Expanso Urbana. (Includo pela Medida Provisria n547, de 2011) (Vigncia) 4 Quando o Plano Diretor contemplar as exigncias estabelecidas no caput, o Municpio ficar dispensado da elaborao do Plano de Expanso Urbana. (Includo pela Medida Provisria n547, de 2011) Art. 50. Os Municpios que estejam enquadrados na obrigao prevista nos incisos I e II do caput do art. 41 desta Lei e que no tenham plano diretor aprovado na data de entrada em vigor desta Lei devero aprov-lo at 30 de junho de 2008. (Redao dada pela Lei n11.673, 2008) Vigncia

Art. 52. Sem prejuzo da punio de outros agentes pblicos envolvidos e da aplicao de outras sanes cabveis, o Prefeito incorre em improbidade administrativa, nos termos da Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992, quando: I (VETADO) II deixar de proceder, no prazo de cinco anos, o adequado aproveitamento do imvel incorporado ao patrimnio pblico, conforme o disposto no 40 do art. 80 desta Lei; III utilizar reas obtidas por meio do direito de preempo em desacordo com o disposto no art. 26 desta Lei; IV aplicar os recursos auferidos com a outorga onerosa do direito de construir e de alterao de uso em desacordo com o previsto no art. 31 desta Lei; V aplicar os recursos auferidos com operaes consorciadas em desacordo com o previsto no 10 do art. 33 desta Lei; VI impedir ou deixar de garantir os requisitos contidos nos incisos I a III do 4 do art. 40 desta Lei; VII deixar de tomar as providncias necessrias para garantir a observncia do disposto no 30 do art. 40 e no art. 50 desta Lei; No recorte Lei, que estipula prazos para o desenvolvimento dos planos municipais so citadas as obrigaes e deveres dos governantes municipais, que tm a obrigao de no s assegurar a adequada ocupao do solo de modo coerente, como tambm impedir que essas populaes vem a se assentar em reas degradadas ou com elevado potencial de riscos suas vidas. Assim, ao permitir que o cidado construa um imvel na beira de um rio, erra primeiro o legislador que no oriente e no impede a construo. Da mesma maneira que tambm o erra ao permitir o desmatamento em encostas para o assentamento populacional ou outros fins, como agricultura. O cidado comum no tem a obrigao de saber o que h no subsolo do local onde construir sua residncia. Mas, o legislador tem o dever de o saber, at para que possa definir as reas de riscos. Longe de este artigo ser uma anlise mais aprofundada para a discusso de um tema de alta relevncia, destinam-se a apresentar fotografias recentes, tiradas neste carnaval de 2012, apresentando o estado geral de uma localidade afetada profundamente por deslizamentos de encostas, escorregamentos, rolamento de blocos rochosos e transbordamento de rio, afetando milhares de pessoas. As fotografias, de AFANP, expressam muito melhor os problemas existentes. As causas pode-se deixar para outro

momento, mais oportuno. Porm, pelas imagens percebe-se que ainda h muito que se fazer e o que j foi feito, principalmente a limpeza dos acessos localidade, no foram suficientes para assegurar a proteo das pessoas. As dimenses de importncia do espao urbano neste final de sculo tomam propores gigantescas, numa relao direta com a expanso do capitalismo por todos os cantos da terra, atravessando fronteiras e regimes polticos, mercados e moedas. Dentro desse contexto, verifica-se que a anlise do desenvolvimento do ambiente urbano no to somente a criao meramente material de concreto e asfalto, mas sim uma expresso da civilizao, motivo pelo qual a racionalizao e organizao do meio fsico das cidades, bem como a prpria concepo de propriedade urbana, merecem maior relevo e ateno dos poderes estatais. As poucas reas que recebem melhoramentos pblicos (que, no Brasil, insistentemente se situam nas zonas mais centrais), supervalorizam-se pela enorme desproporcionalidade no que se refere qualidade de vida que oferecem, em contraste com as zonas mais perifricas. Essa escassez de recursos pblicos provoca, por sua vez, a exacerbao da renda diferencial imobiliria, traduzida na ampliao da diferena de preos dos imveis construdos e de seus aluguis, o que faz recrudescer a desigualdade imperante em nosso pas. O Plano Diretor parte integrante do processo de planejamento municipal, sendo obrigatrio para as cidades com mais de 20.000 habitantes, devendo conter, no mnimo, a delimitao das reas urbanas onde poder ser aplicado o parcelamento, edificao ou utilizao compulsrios, considerando a existncia de infra-estrutura e de demanda para utilizao (HENNIG, 1997). O Plano Diretor Municipal contm as "exigncias fundamentais de ordenao da cidade" a que se refere o artigo 182 da Constituio Federal: Art. 182. A poltica de desenvolvimento urbano, executada pelo poder pblico municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. Cada municpio tem um papel diferente no conjunto dos municpios, ou seja, tem uma especializao funcional que lhe peculiar e que reflete as opes de

localizao da populao e das atividades humanas em uma determinada regio. Essa especializao funcional requer polticas pblicas peculiares a cada municpio. No municpio a populao e as atividades humanas resolvem a seu modo os conflitos entre interesses individuais e os conflitos desses com os interesses coletivos na disputa pelo espao urbanizado e construdo, pelos equipamentos e servios coletivos, e pelos recursos naturais presentes na cidade. s diferentes regulaes desses conflitos correspondem diferentes polticas pblicas. Por via de conseqncia, cada municpio tem diferentes "exigncias fundamentais de ordenao da cidade", ou seja, tm um Plano Diretor diferente dos Planos Diretores dos demais municpios. Os contedos dos Planos Diretores municipais diferem uns dos outros em funo da especializao funcional das cidades, j que h diferentes intensidades entre atividades humanas de cidades com diferentes especializaes (MOREIRA, 1999). Franco (2000) diz Se se procurar as origens da crise urbana e, por conseguinte, da crise ambiental atuais, ter-se- que procurar as causas e o perodo em que comearam a se desenvolver os antigos limites da cidade e as mudanas socioculturais que acompanharam essa dissoluo. As aes de Planejamento Ambiental, embora levem em conta as questes nacionais, por serem ecossistmicas, transcendem os limites polticos, uma vez que, no mnimo, elas devero levar em conta os limites das bacias hidrogrficas. Segundo Maricato (2002), aproximadamente 50% da populao do Rio de Janeiro e de So Paulo mora nas favelas ou nos loteamentos ilegais da periferia. Mas os problemas urbanos esto longe de se restringir s reas metropolitanas. O censo do IBGE de 1991 verificou uma tendncia, confirmada em 2000, que as cidades mdias (entre 100.000 e 500.000 habitantes) crescem a taxas mais altas do que as regies metropolitanas (4,8% contra 1,3%). Os problemas das metrpoles comeam a surgir nas cidades de porte mdio que ainda apresentam melhor qualidade de vida: Florianpolis, Aracaj, Ribeiro Preto, So Jos do Rio Preto, dentre tantas outras. Existe um desaceleramento no crescimento das metrpoles, mas ele se verifica especialmente no municpio central. H casos, como o Rio de Janeiro, aonde o municpio central chegou a perder populao nos ltimos anos. Mas essa no a realidade dos municpios perifricos das regies metropolitanas. As periferias crescem mais do que os ncleos e em algumas metrpoles esse crescimento explosivo como acontecem em Belm (157,9%), Curitiba (28,2%), Belo Horizonte (20,9%), Salvador (18,1%) e So Paulo

(16,3%), de acordo com pesquisa do IPEA para o perodo 1991/1996. Ou seja, as tendncias futuras no so alvissareiras. O crescimento urbano resultante desse intenso crescimento demogrfico se fez, em grande parte sem levar em conta legislao urbanstica de uso e ocupao do solo e cdigo de obras, sem financiamento pblico e sem recursos tcnicos adequados. Sem alternativas, a populao se instalou como pde, com seus parcos recursos e conhecimento, conforme Maricato (2002).

Foto tirada por moradores onde se percebe que muitas das residncias atingidas pelas guas que transbordaram da calha do rio sofreram pesadas perdas justamente pela proximidade, aliada a uma baixa qualidade de construo.

Nesta imagem area percebe-se que no se respeitou as distncias necessrias das margens do rio para se construir. A principal rua do bairro ficava na margem do rio.

Imagem parcial da regio, onde perceptvel que as encostas no entorno da cidade carreavam todo o excesso de gua de chuva no drenado. Nos trechos com ausncia de vegetao a gua levava para o centro da localidade lama e blocos rochosos soltos. Nos trechos impermeabilizados pelas construes a gua adquiria maior velocidade de queda produzindo perdas mais intensas.

Casas construdas em encostas, tornando-se lugar comum, que com chuvas de menor intensidade sofrem danos considerveis. Quando desabam, levam consigo as casas

construdas mais abaixo. Tratam-se de tragdias pr-anunciadas, cujas mortes dos moradores poderiam ser perfeitamente evitadas.

Casa de elevado padro, parte de chcara, que teve parte de uma das edificaes removida pela corrente do rio.

Concluso

Sob o ttulo Grandes Desastres Ambientais = Ocupao do Solo + Cobertura Vegetal + Fenmenos Erosivos + Plano Diretor Urbano procurou-se condensar as tragdias mais comuns envolvendo nossas cidades a trs aspectos bastante simples, quais sejam, a ocupao indevida ou mal planejada, que termina por impermeabilizar o solo, provocando o aumento da velocidade com que as guas percorrem a superfcie do solo. O aumento da velocidade produz maiores danos. Outro dos aspectos refere-se remoo da cobertura vegetal. Muitos se enganam que remover as matas e plantar grama no altera a cobertura do solo. Outros substituem as matas nativas pelo plantio de espcies no nativas. A mata, alm dos inmeros benefcios causados aos serem

humanos tem a capacidade de absorver o impacto causado pela chuva no solo, reduzindo os fenmenos erosivos, Quanto a esse fenmeno erosivo ele pode ser iniciado com a remoo da vegetao e ou da alterao das caractersticas do solo para o plantio de outras espcies ou atividades agrcolas. O corte de uma encosta para a edificao de uma residncia j pode ser um fator que origine um fenmeno erosivo. Em muitos casos a eroso passa a ser irreversvel. A eroso pode ser natural, como nos cnions, como o do Itaimbezinho, na fronteira entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ou do Colorado. Outro cnion famoso o das Cataratas do Iguau. Outra causa bem comum nas reas urbanas a falta do cumprimento de uma lei que ficou conhecida como Estatuto da Cidade. A Lei veio ao longo dos anos objetivando replanejar as cidades. Muitas dessas j adotavam planejamentos urbanos adequados, com a segregao de reas de comrcio, indstria e residncias. A Lei passou a ser obrigatria a partir de 2005. Os governantes municipais para no serem antipticos para com as populaes que deveriam ser retiradas das margens dos rios ou das encostas passaram a desenvolver artifcios como o de promulgarem planos que seriam votados em etapas. Assim, ainda existem centenas de municpios com mais de 20.000 habitantes onde as leis no foram implementadas. A simples associao desses itens no representam o total de causas de um desastre ambiental como o que tem atingido dezenas de municpios, principalmente pela ao das guas de chuvas. O evento que atingiu o Rio de Janeiro e Minas Gerais foi atpico, pois afetou sete municpios fluminenses e trinta e um mineiros. As causas da tragdia esto sendo estudadas ainda pois alguns dos fenmenos no so de todo explicados, como a velocidade e a disperso dos blocos rochosos, saindo de todas as direes. A exemplo do acidente do trabalho quando se v um operrio andando na beirada do prdio a cinco andares de altura sem qualquer dispositivo de proteo, a construo de vilas e cidades nas beiradas do rio e subindo as encostas da montanha passam a no ser surpresas. Ainda temos em grandes cidades prefeitos inaugurando telefricos para que os moradores que j escalaram mais de 150 metros de encostas possam subir mais facilmente para suas casas. Ser que esses estmulos governamentais contribuem para a preveno das perdas materiais e humanas? Certamente que no, mas remover o morador passa a no ser politicamente correto. Remover as residncias da beira dos rios tambm no politicamente correto, Ainda agora querem que os agricultores preservem as matas nas margens dos rios, chamadas

de matas ciliares. Os debates so acirrados e dificilmente o projeto ir para a frente. Depois que a desgraa est feita bem difcil corrigir-se o mal.

Bibliografia

Bibliografia de autores sobre Planos Diretores

AINBINDER, R. O desafio do novo sculo: a gesto sustentvel da paisagem carioca. In: Cadernos de Urbanismo, no 3. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Urbanismo, novembro de 2000, pp.33-35. ALFONSIN, B.M. Direito moradia: instrumentos e experincias de regularizao fundiria nas cidades brasileiras. Rio de Janeiro: FASE/GTZ/IPPUR/UFRJ - Observatrio de Polticas Urbanas e Gesto Municipal, 1997. AMARAL, F.M.P.A. Lei de Parcelamento, Uso e Ocupao do Solo: a experincia de Belo Horizonte. In: NERY Jr, J.M., SOMEKH, N. e ROLNIK, R. (orgs.). Polticas Pblicas para o Manejo do Solo Urbano. Revista Plis, no 27. So Paulo: Instituto Plis, 1996. ATALIBA, G. IPTU: Progressividade. In: Cadernos de Direito Municipal. RDP no 92. So Paulo, jan/mar, 1990. AZEVEDO, E.A. Direito Urbanstico no Brasil. In: Revista do Servio Pblico, 1983. BALTRUSIS, N. e MOURAD, L. Diadema - Estudo de caso. In ROLNIK, R. (coord.). Regulao Urbanstica e Excluso Territorial. Revista Plis no 32. So Paulo: Instituto Plis, 1999. BARBOSA, D.C. Direito de Superfcie-anlise das disposies do Projeto de Cdigo Civil. Dissertao de Mestrado, PUC So Paulo, 1999. BOTLER, M. ; MARINHO, G;. O Recife e a regularizao dos assentamentos populares. In ROLNIK, R. ; CYMBALISTA, R. (orgs.), Instrumentos Urbansticos contra a excluso territorial. Revista Plis, no 29. So Paulo: Instituto Plis, 1997. CACCIA BAVA, S. As Zonas Especiais de Interesse Social no Recife: uma avaliao. Relatrio interno. So Paulo: Instituto Plis, 1999. CARDOSO, A.L. Planejamento urbano no Brasil: paradigmas e experincias. In: Espao e Debates no 37. So Paulo: NERU, 1994. CARTA DE ANGRA. Seminrio Intermunicipal Plano Diretor e Gesto Democrtica. Angra dos Reis, Agosto de 1990.

CARVALHO, S.N. Planejamento Urbano e Democracia: A experincia de Santos. Tese de doutorado, Instituto de Filosofia e Cincias Humanas da UNICAMP, Campinas, 1999. CASTRO, S.R. O Estado na preservao dos bens culturais. Rio de Janeiro: Renovar, 1991. CICCACIO, A.M. A lei das cidades. In: Revista Urbs - ano IV, no 22, pp. 18-21 julho/agosto, 2001. CYMBALISTA, R. (org.). Conselhos de habitao e desenvolvimento urbano. In: Cadernos Plis 1. So Paulo: Instituto Plis, 2001. DALLARI, A.A. ; FIGUEIREDO, L.V. (orgs). Temas de Direito Urbanstico. In: Revista dos Tribunais. So Paulo, 1987. DAMASIO, C.P. Projetos especiais e operaes concertadas. Instrumentos para um novo enfoque de planejamento. In: Cadernos de Urbanismo, no 3. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Urbanismo, novembro de 2000, pp. 28-30. DE AMBROSIS, C. Recuperao da valorizao imobiliria decorrente da urbanizao In: O municpio no sculo XXI: cenrios e perspectivas. So Paulo: Fundao Prefeito Faria Lima - CEPAM, 1999. DINIZ, U. Plano Diretor em Belm: a luta pelo espao urbano e por participao popular. In: Revista Proposta - Experincias em Educao Popular. Revista Trimestral da FASE, ano 22, no 62. Rio de Janeiro: FASE, 1994, pp. 49-50. EGLER, T. T.C. A gesto do lugar e da cidade. In: Cadernos IPPUR/UFRJ, ano VIII, no 1. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ, 1994, pp. 73-82. FALCO, J. de A. (org), Conflito de Direito de Propriedade: Invases Urbanas. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1984. FELDMAN, Sarah. Formas de Controle de Usos/Regulao. In: SOMEKH, MARINHO e ROLNIK (orgs.), Polticas Pblicas para o manejo do solo urbano: experincias e possibilidades. Revista Plis, no 27. So Paulo: Instituto Plis, 1996. FELDMAN, S. Planejamento e zoneamento. So Paulo, 1947-1972. Tese de doutoramento apresentada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo, So Paulo 1996. FERNANDES, M. Estatuto da Cidade: uma vida melhor para a populao urbana. In: Revista de Administrao Municipal, no 224. Rio de Janeiro: IBAM, 2000. FERRAZ JR., T.S. O Oficial e o Inoficial, In: FALCO J. de A. (org), Conflito de Direito de Propriedade: Invases Urbanas. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1984. FERREIRA, J.S.W. ; FIX, M. A urbanizao e o falso milagre do CEPAC, In: Folha de So Paulo, Tendncias e Debates, 17 de abril de 2001. FIX, M. Frmula Mgica da Parceria: Operaes Urbanas em So Paulo. In: Cadernos de Urbanismo, no 3. Rio de Janeiro, novembro de 2000, pp.23-27. FURTADO, F. Instrumentos para a Recuperao de Mais-Valias na Amrica Latina: debilidade na implementao, ambigidade na interpretao. In: Cadernos IPPUR, Ano XI, no 1 e 2. Rio de Janeiro: IPPUR, 1997, pp. 163-206. GONALVES, R.G.S. A unidade partida: uma questo para a legislao urbanstica paulistana. Dissertao de mestrado apresentada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo, 1998.

GONDIM, L. (org.). Plano Diretor e o Municpio: novos tempos, novas prticas. Rio de Janeiro: IBAM, 1990. GRAZIA, G. Reforma Urbana e o Estatuto da Cidade. In: Gesto Urbana e de Cidades. Belo Horizonte: Fundao Joo Pinheiro/Lincoln Institute of Land Policy, 2001. (CD Rom) IBAM. Projeto plano de avaliao do Programa Favela-Bairro: a vertente do poder pblico. Rio de Janeiro: FINEP/SMH-RJ, 1996. IPEA - Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada. Gesto do uso do solo e disfunes do crescimento urbano. Avaliao e Recomendaes para a Ao Pblica, Braslia, 1998. JORGENSEN J.P. Operaes Urbanas: uma ponte necessria entre a regulao urbanstica e o investimento direto. In: Cadernos de Urbanismo no 3. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Urbanismo, 2000, p. 10-14. LIMA, A. ; CAMPOS, L.A. Vazios urbanos e dinmica espacial: indicadores de sustentabilidade e instrumentos urbansticos. In: Gesto da terra urbana e habitao de interesse social. Campinas: FAU-PUC Campinas - Laboratrio do Habitat/Instituto Plis/Lincoln Institute of Land Policy, 2000. (CD Rom) LIRA, R.P. O Moderno Direito de Superfcie. Tese de mestrado, Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo, So Paulo, 1979. LUBAMBO, C.W. ; GUIMARES, S.M.P. O PREZEIS -uma estratgia de ao coletiva para uma conquista social. In: O impacto social do trabalho das ONGs no Brasil. So Paulo: Associao Brasileira de ONGs (ABONG), 1998. MACHADO, H.B.M. Progressividade do IPTU, In: Repertrio IOB de Jurisprudncia, no 1.690. So Paulo, agosto de 1990, p. 260. MAGALHES, J. ; SALES, P. Operao Urbana Faria Lima, 2000; In: Reavaliao Crtica da Operao Urbana Faria Lima. So Paulo: SEMPLA, 2001. (mimeo) MARICATO, E. ; FERREIRA, J.S.W. Operao Urbana Consorciada: diversificao urbanstica participativa ou aprofundamento da desigualdade?. In: Estatuto da Cidade e Reforma Urbana, novas perspectivas para as cidades brasileiras. Porto Alegre: Sergio Fabris Editora, 2002. MARICATO, E. ; MOREIRA, T. e outros. Preo de desapropriao de terras: limites as polticas pblicas nas reas de interesse social. In: Anais do Seminrio Internacional Gesto da terra urbana e habitaes de interesse social. Campinas: FAU-PUC Campinas - Laboratrio do Habitat/Instituto Plis/Lincoln Institute of Land Policy, 2000. (CD Rom) MARICATO, E. Excluso Social e Reforma Urbana. In: Proposta - Experincias em Educao Popular, ano 22, no 62. Rio de Janeiro: FASE, 1994, pp. 51-56. MARINHO, G. Uma poltica inovadora de urbanizao de Recife - 10 anos do PREZEIS, Recife: FASE/ETAPAS/Centro Josu de Castro, 1999. MARTINS, M.L.R. Os desafios da gesto municipal democrtica - Santos. So Paulo: Instituto Plis, 1998. MARTINS, M.L.R. Os desafios da gesto municipal democrtica - Belm 1997-2000: desenhando a cidade do terceiro milnio. So Paulo: Instituto Plis, 2000. MENDONA, J.G. Formas de Controle de Densidade e Ocupao. In: SOMEKH, MARINHO e ROLNIK (orgs.), Polticas Pblicas para o manejo do solo urbano: experincias e possibilidades. Revista Plis, no27. So Paulo: Instituto Plis, 1996. MOREIRA, M. Direito de Superfcie. In: Estatuto da Cidade. So Paulo: Fundao Prefeito Faria Lima (CEPAM), 2001. (CD Rom)

MOTA, L.P. ; SPTIZCOVSKY, C. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 1999 (4a edio). MUKAI, T. Direito e Legislao Urbanstica no Brasil, So Paulo: Editora Saraiva, 1988. NAKANO, Kazuo. Excluso Social. In: SPOSATI, Aldasa (org). Tendncias da excluso. So Paulo: Edit. Cortez, 2000. NAVARRO, A.F. Antigas ou novas tragdias, texto publicado no site www.scribd.com/antoniofernandonavarro, postado em 22/02/2012, Rio de Janeiro, 2012. NAVARRO, A.F. Modelo de mensurao de riscos e vulnerabilidade social a desastres, texto publicado no site www.scribd.com/antoniofernandonavarro, postado em 18/02/2012, Rio de Janeiro, 2012. NAVARRO, A.F. Os riscos e os modos de avaliao, texto publicado no site www.scribd.com/antoniofernandonavarro, postado em 16/02/2012, Rio de Janeiro, 2012. NAVARRO, A.F. O urbanismo e a gesto dos desastres naturais, texto publicado no site www.scribd.com/antoniofernandonavarro, postado em 12/02/2012, Rio de Janeiro, 2012. NAVARRO, A.F. A percepo de riscos e sua influncia na reduo dos acidentes, texto publicado no site www.scribd.com/antoniofernandonavarro, postado em 09/04/2011, Rio de Janeiro, 2012. NAVARRO, A.F. As habitaes e as questes de cidadania, texto publicado no site www.scribd.com/antoniofernandonavarro, postado em 06/08/2010, Rio de Janeiro, 2012. NAVARRO, A.F. Responsabilidade civil das sociedades pelos danos ambientais, texto publicado no site www.scribd.com/antoniofernandonavarro, postado em 31/05/2010, Rio de Janeiro, 2012. OLIVEIRA, F.L. Discutindo a operao urbana a partir do Rio de Janeiro: o caso da rea central de Madureira. In: Cadernos de Urbanismo, no 3. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Urbanismo, novembro de 2000, pp. 30-33. OLIVEIRA, G.H.J. As Audincias Pblicas e o Processo Administrativo Brasileiro. In: Revista de Direito Administrativo, no 209. Rio de Janeiro, jul/set 1997, p. 163. PEREIRA, E.M. Zoneamento urbano e habitao de interesse social. In: Anais do Seminrio Internacional - Gesto da terra urbana e habitaes de interesse social. Campinas: FAU-PUC Campinas - Laboratrio do Habitat/Instituto Plis/Lincoln Institute of Land Policy, 2000. (CD Rom) PESSOA, . (coord.). Direito Urbanstico: uma viso scio-jurdica. Livros Tcnicos e Cientficos. Rio de Janeiro: IBAM, 1981. PORTELA, E. ; MENDES, A. e outros. Planos diretores urbanos: limites dos instrumentos e desafios para a gesto urbana. In: Anais do Seminrio Internacional - Gesto da terra urbana e habitaes de interesse social. Campinas: FAU-PUC Campinas - Laboratrio do Habitat/Instituto Plis/Lincoln Institute of Land Policy, 2000. (CD Rom) POZZOBON, R.M. Os desafios da gesto municipal democrtica - Porto Alegre. So Paulo: Instituto Plis, 1998. Prefeitura Municipal de Diadema, Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Legislao Urbana: Plano Diretor e Lei de Uso e Ocupao do Solo. Cadernos de Habitao n. 2, Diadema, SP, 1996. RABI, N.I.A. O Plano Diretor e o Artigo 182 da Constituio Federal. In: RAM - Revista de Administrao Municipal. Ano XXXVIII, no 200. Rio de Janeiro: IBAM, julho/setembro de 1991, pp. 41-48.

RIBEIRO, L.C.Q. O Municpio e a reforma urbana: os desafios da poltica urbana redistributiva. In: Revista Proposta no 62. Rio de Janeiro: FASE, 1994. RODRIGUES, J.C.C ; ANDRADE, S.N. Urbanizao e regularizao de favelas. In: Anais do Seminrio Internacional - Gesto da terra urbana e habitaes de interesse social. Campinas: FAU-PUC Campinas - Laboratrio do Habitat/Instituto Plis/Lincoln Institute of Land Policy, 2000. (CD Rom) SANTOS Jr.O.A. Reforma urbana: por um novo modelo de planejamento e gesto das cidades, FASE/UFRJ-IPPUR, So Paulo, 1995. SAULE Jr.N. Novas Perspectivas do Direito Urbanstico: Ordenamento Constitucional da Poltica Urbana Aplicao e Eficcia do Plano Diretor. So Paulo: Sergio Antonio Fabris Editor, 1997. SAULE Jr.N. Novas Perspectivas do Direito Urbanstico Brasileiro. Ordenamento Constitucional da Poltica Urbana. Aplicao e Eficcia do Plano Diretor. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris Editor, 1997. SAULE, Jr.N. O Direito cidade na Constituio de 1988. Legitimidade e eficcia do Plano Diretor. Dissertao de Mestrado em Direito PUC-SP, So Paulo, 1995. SAULE, Jr.N. Estatuto da Cidade - instrumento de reforma urbana. In Gesto Urbana e de Cidades. Belo Horizonte: Fundao Joo Pinheiro/Lincoln Institute of Land Policy, 2001. (CD Rom) SILVA, A.A. Reforma urbana e o direito cidade. Publicaes Plis, no 1. So Paulo: Instituto Plis, 1991. SMOLKA, M.O. ; FURTADO, F. Argumentos para a reabilitao do IPTU e do ITBI como instrumentos de interveno urbana (progressista). In: ESPAO&DEBATES: Revista de Estudos Regionais e Urbanos. So Paulo: Ncleo de Estudos Regionais e Urbanos, 1981, pp. 87-103. SMOLKA, M.O. Expulsando os pobres e redistribuindo os ricos: dinmica imobiliria e segregao residencial na cidade do Rio de Janeiro. In: Revista Brasileira de Estudos de Populao - ABEP, v. 9, no 1. So Paulo, 1992. SOMEKH, N. ; MARINHO, J.N. ; ROLNIK, R. (orgs.). Polticas Publicas para o manejo do solo urbano: experincias e possibilidades. In: Revista Plis, no 27. So Paulo: Instituto Plis, 1996. SOUZA, L. Polticas intra-urbanas: a (in)eficcia dos instrumentos de controle e gesto do espao urbano. In: Anais do Seminrio Internacional - Gesto da terra urbana e habitaes de interesse social. FAU-PUC Campinas - Laboratrio do Habitat - Instituto Plis - Lincoln Institute of Land Policy, Campinas, SP, 07, 08 e 09 de dezembro de 2000.(Cd Rom) SOUZA, M.R.R. ; MARASQUIM, M. Solo criado e a experincia de Porto Alegre. In: Estatuto da Cidade. So Paulo, CEPAM, 2001. (Cd Rom) ZIONI, S. Projetos com Impactos Urbansticos e Ambientais. In: SOMEKH, MARINHO e ROLNIK (orgs.), Polticas Pblicas para o manejo do solo urbano: experincias e possibilidades. Revista Plis, no 27. So Paulo: Instituto Plis, 1996.

Sites indicados pelo Ministrio das Cidades para pesquisa

SNIU www.cidades.org.br IBGE www.ibge.gov.br IPEA www.ipea.gov.br IPHAN- www.iphan.gov.br PNUD www.pnud.org EMBRAPA www.embrapa.br Ministrio do Exrcito www.exercito.gov.br INPE www.inpe.br Ministrio do Meio Ambiente www.mma.gov.br IBAMA www.ibama.gov.br ANA Agncia Nacional das guas www.ana.gov.br CPRM/DNPM www.cprm.gov.br e www.dnpm.gov.br PNUD www.undp.org.br

You might also like