You are on page 1of 9

A

possibilidade

do

conhecimento

1. Dogmatismo a certeza de algo relativo a uma doutrina. o no questionamento da razo. Est fundado em princpios, no se questiona o conhecimento. uma atitude natural de conhecimento. O dogmatismo est dividido em: tericos conhecimentos tericos determinados, ticos ocupam-se da moral e religioso ocupa-se dos elementos sagrados. 2. Ceticismo - o contrrio do dogmatismo. Para o ceticismo no pode ser conhecido, no mximo investigado, o conhecimento. Ceticismo quer dizer: investigao, procura. Para os mais radicais: No consiste em alcanar a verdade, s procur-la. O ceticismo est dividido em Metdico coloca em dvida tudo que certo ou verdadeiro e Sistemtico que questiona e duvida de tudo. 3. Subjetivismo e Relativismo Subjetivismo algo que no objetivo, o ser interage com o objeto. Relativismo pode ser Individual - onde o conhecimento particular, Genrico onde o que vale para um pode valer para o todo e, ainda, pode estar sujeito a Fatores Externos onde a verdade relativa ao local, tempo, perodo, etc. 4. Pragmatismo Trata o conhecimento como utilidade, ele s verdadeiro quando serve para realizao humana e sua felicidade. Doutrina baseada em que as idias ao tem significado no plano de suas conseqncias. Entre os filsofos esto Hans Vaihinger e Nietzsche que adotam que o que verdadeiro tem de ser til.

5. Criticismo Considerava-se Kant o fundador do Criticismo, que um ponto intermedirio entre o Dogmatismo e o Ceticismo. Se restar dvida deve-se usar o criticismo. Nada pode ser exatamente dogmtico ou ctico, as dvidas devem ser levantadas para anlise e problematizao e posteriores posies. Ao efetuar a leitura do contedo, pode-se observar a variedade como podemos analisar o conhecimento, considerando que o Dogmatismo ingnuo em acreditar em tudo e o Ceticismo radical em duvidar de tudo, ficamos aliviados em saber que podemos nos valer do Criticismo para tentar contra-balanar a avaliao sobre o conhecimento. No obstante, acredito que o Relativismo tem mais a ver com a nossa atualidade, tendo em vista que, hoje, ao fazermos analise dos fatos cotidianos nada to verdadeiro ou to falso. O que nos leva a problematizar, no seria realmente bom para o ser humano o pragmatismo?

Teoria do Conhecimento

A necessidade de procurar explicar o mundo dando-lhe um sentido e descobrindo-lhe as leis ocultas to antiga como o prprio Homem, que tem recorrido para isso quer ao auxlio da magia, do mito e da religio, quer, mais recentemente, contribuio da cincia e da tecnologia. Mas sobretudo nos ltimos sculos da nossa Histria, que se tem dado a importncia crescente aos domnios do conhecimento e da cincia. E se certo que a preocupao com este tipo de questes remonta j Grcia antiga, porm a partir do sc. XVIII que a palavra cincia adquire um sentido mais preciso e mais prximo daquele que hoje lhe damos. tambm sobretudo a partir desta poca que as implicaes da atividade cientfica na nossa vida quotidiana se tm tornado to evidentes, que no lhe podemos ficar indiferentes. O que o conhecimento cientfico, como se adquire, o que temos implcito quando dizemos que conhecemos determinado assunto, em que consiste a prtica cientfica, que relao existe entre o conhecimento cientfico e o mundo real, quais as conseqncias prticas e ticas das descobertas cientficas, so alguns dos

problemas com que nos deparamos frequentemente. Diante desses questionamentos, este trabalho pretende fazer um apanhado geral acerca da Teoria do Conhecimento, suas correntes e representantes, de modo que se torne mais fcil a sua compreenso.

Conceito

A teoria do conhecimento, se interessa pela investigao da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questes principais que ela tenta responder esto as seguintes. O que o conhecimento? Como ns o alcanamos? Podemos conseguir meios para defend-lo contra o desafio ctico? Essas questes so, implicitamente, to velhas quanto a filosofia. Mas, primordialmente na era moderna, a partir do sculo XVII em diante - como resultado do trabalho de Descartes (1596-1650) e Locke (1632-1704) em associao com a emergncia da cincia moderna que ela tem ocupado um plano central na filosofia. Basicamente conceituada como o estudo de assuntos que outras cincias no conseguem responder e se divide em quatro partes, sendo que trs delas possuem correntes que tentam explica-las: I - O conhecimento como problema, II - Origem do Conhecimento e III - Essncia do Conhecimento e IV Possibilidade do Conhecimento.

Principais correntes e seus representantes

A) O Conhecimento Quanto Origem

A polmica racionalismo-empirismo tem sido uma das mais persistentes ao longo da histria da filosofia, e encontra eco ainda hoje em diversas posies de epistemlogos ou filsofos da cincia. Abundam, ao longo da linha constituda nos seus extremos pelo racionalismo e pelo empirismo radicais, as posies intermdias, as tentativas de conciliao e de superao, como veremos a seguir.

Empirismo

O empirismo pode ser definido como a assero de que todo conhecimento sinttico baseado na experincia. (Bertrand Russell).

Conceitua-se empirismo, como a corrente de pensamento que sustenta que a experincia sensorial a origem nica ou fundamental do conhecimento.

Originrio da Grcia Antiga, o empirismo foi reformulado atravs do tempo na Idade Mdia e Moderna, assumindo vrias manifestaes e atitudes, tornando-se notvel as distines e divergncias existentes. Porm, notrio que existem caractersticas fundamentais, sem as quais se perde a essncia do empirismo e a qual, todos os autores conservam, que a tese de que todo e qualquer conhecimento sinttico haure sua origem na experincia e s vlido quando verificado por fatos metodicamente observados, ou se reduz a verdades j fundadas no processo de pesquisa dos dados do real, embora, sua validade lgica possa transcender o plano dos fatos observados.

Como j foi dito anteriormente, existe no empirismo divergncia de pensamentos, e exatamente esse aspecto que abordaremos a seguir. So trs, as linhas empricas, sendo elas: a integral, a moderada e a cientfica.

O empirismo integral reduz todos os conhecimentos inclusive os matemticos fonte emprica, quilo que produto de contato direto e imediato com a experincia. Quando a reduo feita mera experincia sensvel, temos o sensismo (ou sensualismo). o caso de John Stuart Mill, que na obra Sistema da Lgica diz que todos os conhecimentos cientficos resultam de processos indutivos, no constituindo exceo as verdades matemticas, que seriam resultado de generalizaes a partir de dados da experincia. Ele apresenta a induo como nico mtodo cientfico e afirma que nela resolvem-se tanto o silogismo quanto os axiomas matemticos.

O empirismo moderado, tambm denominado gentico-psicolgico, explica que a origem temporal dos conhecimentos parte da experincia, mas no reduz a ela a validez do conhecimento, o qual pode ser no-empiricamente valido (como nos casos dos juzos analticos). Uma das obras baseadas nessa linha a de John Locke (Ensaios sobre o Entendimento Humano), na qual ele explica que as sensaes so ponto de partida de tudo aquilo que se conhece. Todas as idias so elaboraes de elementos que os sentidos recebem em contato com a realidade.

Como j foi dito, para os moderados h verdades universalmente validas, como as matemticas, cuja validez no assenta na experincia, e sim no pensamento. Na doutrina de Locke, existe a admisso de uma esfera de validade lgica a priori e, portanto no emprica, no que concerne aos juzos matemticos.

Por fim, h o empirismo cientfico, que admite como vlido, o conhecimento oriundo da experincia ou verificado experimentalmente, atribuindo aos juzos analticos significaes de ordem formal enquadradas no domnio das frmulas lgicas. Esta tendncia est longe de alcanar a almejada unanimidade cientifica.

Racionalismo

a corrente que assevera o papel preponderante da razo no processo cognoscitivo, pois, os fatos no so fontes de todos os conhecimentos e no nos oferecem condies de certeza.

Um dos grandes representantes do racionalismo, Gottfried Leibniz, afirma em sua obra Novos Ensaios sobre o Entendimento Humano, que nem todas as verdades so verdades de fato; ao lado delas, existem as verdades de razo, que so aquelas inerentes ao prprio pensamento humano e dotadas de universalidade e certeza (como por exemplo, os princpios de identidade e de razo suficiente), enquanto as verdades de fato so contingentes e particulares, implicando sempre a possibilidade de correo, sendo vlidas dentro de limites determinados.

Ainda retratando o pensamento racionalista, encontramos Rene Descartes, adepto do inatismo, que afirma que somos todos possuidores, enquanto seres pensantes, de uma srie de princpios evidentes, idias natas, que servem de fundamento lgico a todos os elementos com que nos enriquecem a percepo e a representao, ou seja, para ele, o racionalismo se preocupa com a idia fundante que a razo por si mesma logra atingir.

Esses dois pensadores podem ser classificados como representantes do racionalismo ontolgico, que consiste em entender a realidade como racional, ou em racionalizar o real, de maneira que a explicao conceitual mais simples, se tenha em conta da mais simples e segura explicao da realidade.

Existe tambm uma outra linha racionalista, originada de Aristteles, denominada intelectualismo, que reconhece a existncia de verdades de razo e, alm disso, atribui inteligncia funo positiva no ato de conhecer, ou seja, a razo no contm em si mesma, verdades universais como idias natas, mas as atinge vista dos fatos particulares que o intelecto coordena. Concluindo: o intelecto extrai os conceitos nsitos no real, operando sobre as imagens que o real oferece.

Hessen, um dos adeptos do intelectualismo, lembra que h nele uma concepo metafsica da realidade como condio de sua gnoseologia, que conceber a realidade como algo de racional, contendo no particularismo contingente de seus elementos, as verdades universais que o intelecto l e extrai, realizando-se uma adequao plena entre o entendimento e a realidade, no que esta tem de essencial.

Por fim, devemos citar uma ramificao do racionalismo que alguns autores consideram autnoma, que o Criticismo.

O criticismo o estudo metdico prvio do ato de conhecer e dos modos de conhecimento, ou seja, uma disposio metdica do esprito no sentido de situar, preliminarmente o problema do conhecimento em funo da relao sujeito-objeto, indagando as suas condies e pressupostos. Ele aceita e recusa certas afirmaes do empirismo e racionalismo, por isso,

muitos autores acreditam em sua autonomia. Entretanto, devemos entender tal posio como uma anlise crtica e profunda dos pressupostos do conhecimento.

Seu maior representante, Immanuel Kant, tem como marca a determinao a priori das condies lgicas das cincias. Ele declara que o conhecimento no pode prescindir da experincia, a qual fornece o material cognoscvel e nesse ponto coincide com o empirismo. Porm, sustenta tambm que o conhecimento de base emprica no pode prescindir de elementos racionais, tanto que s adquire validade universal quando os dados sensoriais so ordenados pela razo. Segundo palavras do prprio autor, os conceitos sem as intuies so vazios; as intuies sem os conceitos so cegas.

Para ele, o conhecimento sempre uma subordinao do real medida do humano.

Conclui-se ento, que pela tica do criticismo, o conhecimento implica sempre numa contribuio positiva e construtora por parte do sujeito cognoscente em razo de algo que est no esprito, anteriormente experincia do ponto de vista gnosiolgico.

B) O Conhecimento Quanto Essncia

Nessa parte do estudo, analisaremos o ponto da Teoria do Conhecimento em que h mais divergncias, sendo estas fundamentais pra o pleno conhecimento do assunto, que o realismo e o idealismo.

Realismo

Sabendo que a palavra realismo vem do latim res (coisa), podemos conceituar essa corrente como a orientao ou atitude espiritual que implica uma preeminncia do objeto, dada a sua afirmao fundamental de que ns conhecemos coisas. Em outras palavras, a independncia ontolgica da realidade, ou seja, o sujeito em funo do objeto.

O realismo subdividido em trs espcies. O realismo ingnuo, o tradicional e o crtico.

O realismo ingnuo, tambm conhecido como pr-filosfico, aquele em que o homem aceita a identidade de seu conhecimento com as coisas que sua mente menciona, sem formular qualquer questionamento a respeito de tal coisa. a atitude do homem comum, que conhece as coisas e as concebem tais e quais aparecem.

J o realismo tradicional aquele em que h uma indagao a respeito dos fundamentos, h uma procura em demonstrar se as teses so verdadeiras, surgindo uma atitude propriamente filosfica, seguindo a linha aristotlica.

Por ltimo, podemos citar o realismo cientifico, que a linha do realismo que acentua a verificao de seus pressupostos concluindo pela funcionalidade sujeito-objeto e distinguindo as camadas conhecveis do real como a participao - no apenas criadora - do esprito no processo gnosiolgico. Para os seguidores desse pensamento, conhecer sempre conhecer algo posto fora de ns, mas que, se h conhecimento de algo, no nos possvel verificar se o objeto - que nossa subjetividade compreende - corresponde ou no ao objeto tal qual em si mesmo.

H portanto, no realismo, uma tese ou doutrina fundamental de que existe uma correlao ou uma adequao da inteligncia a algo como objeto do conhecimento, de maneira que ns conhecemos quando a nossa sensibilidade e inteligncia se conformam a algo de exterior a ns. De acordo com o modo de compreender-se essa referibilidade a algo, bifurca-se o realismo em tradicional e o crtico, que so as duas linhas pertinentes filosofia.

Idealismo

Surgiu na Grcia Antiga com Plato, denominado de idealismo transcendente, onde as idias ou arqutipos ideais representam a realidade verdadeira, da qual seriam as realidades sensveis, meras copias imperfeitas, sem validade em si mesmas, mas sim enquanto participam do ser essencial. O idealismo de Plato reduz o real ao ideal, resolvendo o ser em idia, pois como ele j dizia, as idias so o sol que ilumina e torna visveis as coisas.

Alguns autores entendem que a doutrina platnica poderia ser vista como uma forma de realismo, pois para eles, o idealismo verdadeiro aquele desenvolvido a partir de Descartes.

O que interessa Teoria do Conhecimento, o idealismo imanentista, que afirma que as coisas no existem por si mesmas, mas na medida e enquanto so representadas ou pensadas, de maneira que s se conhece aquilo que se insere no domnio de nosso esprito e no as coisas como tais, ou seja, h uma tendncia a subordinar tudo formas espirituais ou esquemas. No idealismo, que a compreenso do real como idealidade (o que equivale dizer a realidade como esprito), o homem cria um objeto com os elementos de sua subjetividade, sem que algo preexista ao objeto (no sentindo gnosiolgico).

Sintetizando, o idealismo a doutrina ou corrente de pensamento que subordina ou reduz o conhecimento representao ou ao processo do pensamento mesmo, por entender que a

verdade das coisas est menos nelas do que em ns, em nossa conscincia ou em nossa mente, no fato de serem percebidas ou pensadas.

Dentro dessa concepo existem duas orientaes idealistas. Uma a do idealismo psicolgico ou conscienciolgico, onde o que se conhece no so as coisas e sim a imagem delas. Podemos conceitu-lo como aquele em que a realidade cognoscvel se e enquanto se projeta no plano da conscincia, revelando-se como momento ou contedo de nossa vida interior. Tambm chamado de idealismo subjetivo, este diz que o homem no conhece as coisas, e sim a representao que a nossa conscincia forma em razo delas. Seus representantes so Hume, Locke e Berkeley.

A outra a orientao idealista de natureza lgica, que parte da afirmao de que s conhecemos o que se converte em pensamento, ou contedo de pensamento. Ou seja, o ser no outra coisa seno idia.

Seu maior representante, Hegel, diz em uma de suas obras que ns s conhecemos aquilo que elevamos ao plano do pensamento, de maneira que s h realidade como realidade espiritual.

Resumindo: na atitude psicolgica, ser ser percebido e na atitude lgica, ser ser pensado.

C) Possibilidade do Conhecimento

Essa parte da teoria do conhecimento responsvel por solucionar a seguinte questo: qual a possibilidade do conhecimento?

Para que seja possvel respond-la, muitos autores recorrem a duas importantes posies: o dogmatismo e o ceticismo, os quais veremos abaixo.

Dogmatismo

a corrente que se julga em condies de afirmar a possibilidade de conhecer verdades universais quanto ao ser, existncia e conduta, transcendendo o campo das puras relaes fenomenais e sem limites impostos a priori razo.

Existem duas espcies de dogmatismo: o total e o parcial.

O primeiro aquele em que a afirmao da possibilidade de se alcanar a verdade ultima feita tanto no plano da especulao, quanto no da vida pratica ou da tica. Esse dogmatismo intransigente, quase no adotado, devido rigorosidade de adequao do pensamento. Porm, encontramos em Hegel a expresso mxima desse tipo de dogmatismo, pois, existe em suas obras uma identificao absoluta entre pensamento e realidade. Como o prprio autor diz o pensamento, na medida em que , a coisa em si, e a coisa em si, na medida em que , o pensamento puro.

J o parcial, adotado em maior extenso, tem um sentido mais atenuado, na inteno de afirmarse a possibilidade de se atingir o absoluto em dadas circunstncias e modos quando no sob certo prisma. Ou seja, a crena no poder da razo ou da intuio como instrumentos de acesso ao real em si.

Alguns dogmticos parciais se julgam aptos para afirmar a verdade absoluta no plano da ao. Entretanto, outros somente admitem tais verdades no plano especulativo. Da origina-se a distino entre dogmatismo terico e dogmatismo tico.

O dogmatismo tico tem como adeptos Hume e Kant, que duvidavam da possibilidade de atingir as verdades ltimas enquanto sujeito pensante (homo theoreticus) e afirmavam as razes primordiais de agir, estabelecendo as bases de sua tica ou de sua Moral.

Por conseguinte, temos como adepto do dogmatismo terico, Blaise Pascal, que no duvidava de seus clculos matemticos e da exatido das cincias enquanto cincias, mas era assaltado por duvidas no plano do agir ou da conduta humana.

Ceticismo

Consiste numa atitude dubitativa ou uma provisoriedade constante, mesmo a respeito de opinies emitidas no mbito das relaes empricas. Essa atitude nunca abandonada pelo ceticismo, mesmo quando so enunciados juzos sobre algo de maneira provisria, sujeitos a refutao luz de sucessivos testes.

Ou seja, o ceticismo se distingue das outras correntes por causa de sua posio de reserva e de desconfiana em relao s coisas.

H no ceticismo assim como no dogmatismo uma distino entre absoluto e parcial, ressaltando que este ltimo no ser discutido nesse trabalho.

O ceticismo absoluto oriundo da Grcia e tambm denominado pirronismo. Prega a necessidade da suspenso do juzo, dada a impossibilidade de qualquer conhecimento certo. Ele envolve tanto as verdades metafsicas (da realidade em si mesma), quanto as relativas ao fundo dos fenmenos. Segundo essa corrente, o homem no pode pretender nenhum conhecimento por no haver adequao possvel entre o sujeito cognoscente e o objeto conhecido. Ou seja, para os cticos absolutos, no h outra soluo para o homem seno a atitude de no formular problemas, dada a equivalncia fatal de todas as respostas.

Um dos representantes do ceticismo de maior destaque na filosofia moderna Augusto Comte.

Concluso

Esse trabalho buscou de forma concisa reunir informaes gerais acerca da Teoria do Conhecimento, baseando-se na viso de Miguel Reale, reunindo conceitos e origem de algumas correntes, seus objetivos e representantes.

You might also like