You are on page 1of 11

FORMAO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMTICA: INTENCIONALIDADES E PROBLEMTICAS DAS EXTENSES Adriela Maria Noronha, Graciela Paz M.

Bohrer, Denise Knorst da Silva, Marta C. C. Pozzobon. UNIJU- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul adriela.noronha@unijui.edu.br, gracielabohrer@hotmail.com, denisek@unijui.edu.br, marta.pozzobon@unijui.edu.br .

RESUMO Neste artigo, produzido a partir de aes do Projeto de Extenso: O Laboratrio de Ensino de Matemtica como apoio pedaggico Educao Bsica, so apresentadas as principais atividades de formao continuada, desenvolvidas no ano de 2006 pelo grupo de docentes e bolsistas envolvidos no projeto. O intuito, ao evidenciar as intencionalidades de cada atividade, retratar entendimentos do grupo sobre a formao continuada de professores e apresentar problemticas decorrentes de um processo reflexivo sobre as aes. Contudo, tomando as atividades de extenso como objeto de anlise, so apontadas problemticas reconhecidas como potenciais na definio de novas aes e propostas para o ensino, para a pesquisa e para novas aes de extenso.

Palavras-Chaves: Laboratrio de Matemtica; Extenso; Formao Continuada. INTRODUO A formao continuada de professores de Matemtica nos desafia reflexo sobre os processos de ensinar e de aprender e a elaborao de propostas de extenso capazes de promover um trabalho colaborativo entre os docentes da Universidade e da escola de Educao Bsica. O trabalho colaborativo evidencia-se quando os docentes assumem uma atitude de educandos, em processo de constituio e aprendizagem em colaborao com os demais. O entendimento de que o trabalho coletivo contribui para a emancipao profissional e para a consolidao de uma profisso que autnoma na produo dos seus saberes e dos seus valores. (NVOA apud PEREZ, 1999, p. 275). Alm de promover o trabalho colaborativo, as propostas de extenso precisam ser coerentes com as possibilidades do Laboratrio de Matemtica, isto , fundamentar-se no ensinar e no aprender matemtica atravs de um processo de matematizao, que

contempla a construo do conhecimento atravs do argumentar, interpretar, conjecturar, descobrir, modelar, representar, interagir, contextualizar, visualizar, generalizar e deduzir. O Laboratrio de Matemtica entendido como espao de estudo, pesquisa, descoberta, vivncias, criaes e construes associadas ao ensinar e aprender matemtica, sendo articulador de atividades com a pretenso de gerar reflexes e produes tericas voltadas Educao Bsica, refletindo no ensino, na pesquisa e na extenso. De modo especfico, o papel do Laboratrio na extenso articular o processo de organizao, de desenvolvimento, de anlise e de reflexo sobre as atividades voltadas a formao inicial e continuada de professores. A organizao das atividades de extenso acontece mediante as demandas das escolas de Educao Bsica da regio de abrangncia da UNIJU. Durante o desenvolvimento das extenses h a preocupao para com o processo de reflexo, havendo registros de momentos marcantes das atividades quando possvel feito pelas acadmicas-bolsistas do Laboratrio, traduzidos em memrias dos encontros estas consistem em textos descritivos e de anlise reflexiva sobre o desenvolvimento das atividades. As memrias produzidas possibilitam um (re)olhar sobre as aes, no intuito de levantar possveis questes em relao a formao continuada e sua problematizao, permitindo processos reflexivos e investigativos para a elaborao de novas aes no ensino, na pesquisa e na extenso. ALGUMAS ATIVIDADES DE EXTENSO E SUAS INTENCIONALIDADES O Papel da Produo no Fazer do Educador Ao desenvolver a extenso sob esta temtica a intencionalidade foi discutir as experincias dos professores, refletindo as possibilidades de produo, entendendo que estas precisam partir e considerar seu exerccio como docente de Matemtica na escola de Educao Bsica. Isso no significa simplesmente oportunizar ao professor o relato do que fez ou faz, mas a partir da identificao de momentos/episdios, entendidos como significativos, valorizar a reflexo da ao e sobre a ao e, possivelmente, incentivar novas aes e produes. Desta forma, a produo terica desenvolvida na perspectiva do entendimento reflexivo das aes realizadas, com a crena de que cada vez mais os educadores precisam produzir novos conhecimentos. Isso s possvel se processos reflexivos fizerem parte da ao e formao profissional.

A Matemtica no Ensino Fundamental Atividades de extenso relacionadas esta temtica contemplam a proposta dos documentos oficiais (Referencial Curricular para a Educao Infantil e Parmetros Curriculares Nacionais) e a discusso terica de alguns autores que abordam sobre os diferentes blocos de contedos apresentados na referida proposta: Nmeros e Operaes, Grandezas e Medidas, Espao e Forma e Tratamento da Informao. Ao enfatizar o bloco Nmeros e Operaes, acreditamos na importncia dos docentes discutirem sobre este bloco de contedos/conceitos, pois mesmo sendo aquele que mais trabalham em sua prtica com a Matemtica, apresentam muitas dvidas e equvocos quanto ao uso dos materiais manipulveis, dos registros, da construo dos algoritmos das operaes, das idias ou campo conceitual que envolve as operaes... Diante disso, realiza-se um trabalho que contemple o uso do material manipulvel, a transposio do material para os registros, os conceitos que envolvem a idia de nmero, de sistema de numerao decimal a partir da discusso sobre trocas e agrupamentos em diferentes bases, os campos conceituais aditivo e multiplicativo, entre outras. Sobre o bloco de contedos Espao e Forma, enfatizam-se discusses sobre a necessidade de uma prtica educativa que envolva, primeiramente, a tridimensionalidade para, posteriormente, explorar figuras planas. Esta discusso, pauta-se no proposto por Freudenthal (apud CAMPOS, 2001) ao considerar a importncia de explorarmos o espao tridimensional durante a aprendizagem da Geometria, pois as crianas so habitantes de um mundo cujo modelo tridimensional, lida com corpos tridimensionais que servem de modelos das figuras geomtricas. As atividades consistem na explorao e discusso de situaes sobre orientao espacial, figuras tridimensionais e bidimensionais, planificao e representao. Estas oportunizam a discusso sobre pontos de referncia, localizao, trajetos, mapas, maquetes, classificao, identificao, comparao, explorao e representao de figuras tridimensionais e bidimensionais. As atividades dos blocos Grandezas e Medidas e Tratamento da Informao so desencadeadas mediante a abordagem dos principais conceitos: comprimento, massa, capacidade, volume, superfcie, valor, tempo, estatstica, probabilidade, combinatria, entre outros. Parte-se do entendimento apresentado pelos docentes em relao a tais conceitos e de atividades desenvolvidas em sala de aula pelos mesmos. Neste sentido, exploram-se algumas atividades, discutindo sobre a potencialidade das mesmas, os

conceitos envolvidos, os materiais e a produo de significado. De acordo com os PCN (1997)1, o bloco Grandezas e Medidas significativo pela sua relevncia social, seu carter utilitrio e prtico, e, tambm, porque as grandezas e as medidas esto presentes nas atividades cotidianas. Em relao ao bloco de Tratamento da Informao h uma nfase demanda da sociedade atual, considerando as noes de estatstica, probabilidade e combinatria. Modelagem Matemtica Na Formao Continuada de Professores de matemtica do Ensino Mdio de fundamental importncia considerar as atuais propostas curriculares para este nvel de ensino. Neste entendimento, a Modelagem abordada como alternativa pedaggica quando se pretende promover o desenvolvimento de habilidades e competncias pelos jovens, resumidas em trs grandes eixos: representao e comunicao, investigao e compreenso, contextualizao scio-cultural. Tomando como base o conhecimento da realidade do educando e da comunidade na qual se insere, a Modelagem Matemtica apresentada e discutida como forma de promover a interdisciplinaridade, a contextualizao de contedos de matemtica, o esprito de investigao e a problematizao de situaes reais. A partir de problematizaes sobre situaes reais, busca-se promover discusses sobre os processos que conduzem ao trabalho com Modelagem na Educao Bsica, refletindo sobre as implicaes e potencialidades destas no ensino da matemtica. Alm disso, so encaminhadas aes de implementao de atividades com Modelagem nas escolas de atuao dos docentes, bem como a produo terica sobre as mesmas. Utilizando jogos matemticos em sala de aula As propostas de extenso envolvendo jogos partem do princpio de que o professor precisa ter clareza de suas intencionalidades, estas que podem consistir em: desenvolvimento do raciocnio lgico do aluno; construo de conceitos matemticos; aplicao e/ou fixao de contedos. Ainda, enfatiza-se a relevncia do jogo no estmulo s diferentes formas de comunicao entre os sujeitos: oral, escrita e pictrica, bem como a necessidade de registro do jogo e de sua explorao.

BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Parmetros Curriculares Nacionais: Matemtica. Braslia, 1997.

No trabalho com jogos, defende-se que o papel do professor crucial para maximizar o valor destes na construo dos conceitos matemticos. Esse papel enfatizado nas atividades de extenso atravs da discusso de questes como: o controle da classe; a escolha dos jogos; a relao entre o tipo de jogo e a organizao dos grupos de alunos; a possibilidade de novas regras e como estipul-las; a competio; a disperso dos alunos; o papel do professor na conduo do jogo; o registro do jogo; entre outras. Metodologias de Ensino de Matemtica O objetivo das extenses sobre metodologias de ensino de matemtica oferecer aos professores a oportunidade de discutir, refletir e analisar diferentes mtodos e estratgias. A nfase est em promover sua valorizao na elaborao de situaes didticas para a Matemtica do Ensino Fundamental. Neste intuito, so propiciados momentos de vivncia com atividades envolvendo: jogos matemticos; resoluo de problemas; investigaes matemticas; uso de material manipulvel; projetos; modelagem matemtica. A orientao para o uso das metodologias est direcionada a um processo de ensinar e aprender fundamentado na construo do conhecimento, que exige a participao efetiva do aluno em aes que lhe permitam argumentar, interpretar, conjecturar, descobrir, modelar, representar, interagir, contextualizar, visualizar, generalizar, deduzir,..., com a atuao de um professor mediador/orientador das aes didticas.

Investigaes Matemticas O trabalho com investigaes nas atividades de extenso desencadeado com alguns questionamentos iniciais: Pode o trabalho de investigao dos matemticos servir de inspirao para prtica dos professores e alunos nas aulas de matemtica? Qual o papel das investigaes no processo de ensinar e aprender matemtica? Est ao alcance dos alunos investigar questes matemticas? De que forma as investigaes podem contribuir com a aprendizagem? Quais as competncias de que necessita o professor para promover um trabalho com investigaes?

As questes permitem uma reflexo sobre as prticas educativas com a matemtica e o papel das investigaes. Posteriormente, discute-se as possibilidades de investigao para as aulas de matemtica, em que o significado de formular questes que nos interessam e para as quais procuramos respostas de modo tanto quanto possvel fundamentado e rigoroso, enfatizado. A clareza de que investigar no representa obrigatoriamente trabalhar com problemas muito difceis, mas que procuramos clarificar e estudar de modo organizado. Faz-se necessrio saber que as investigaes matemticas envolvem, naturalmente, conceitos, procedimentos e representaes matemticas, mas o que mais fortemente as caracteriza o estilo de conjectura-teste-demonstrao. Projetos Interdisciplinares Um projeto interdisciplinar pode favorecer a criao de estratgias de organizao dos conhecimentos escolares, ao integrar os diferentes saberes disciplinares e as vivncias do aluno na comunidade. Estes, quando partem da problematizao de questes scioculturais, permitem o exerccio sobre questes de cidadania e promovem a capacidade de anlise e crtica do aluno. Mediante a proposio de atividades com projetos, os alunos tm maior possibilidade de ampliar o raciocnio, rever concepes e superar dificuldades, passando a compreender a Matemtica como uma construo humana, histrica, sujeita a reformulaes. Nesse entendimento, as atividades de extenso com projetos interdisciplinares consideram a discusso das seguintes possibilidades: Proposio de um problema ou uma temtica mais ampla ou um conjunto de questes inter-relacionadas. Estudo de um tema de interesse dos alunos, que promova a interao social e a reflexo sobre problemas que fazem parte de sua realidade. Interdisciplinaridade: relao de contedos escolares com assuntos do cotidiano, nfase em aspectos da comunidade, da escola, do meio ambiente, da famlia, da etnia, pluriculturais, etc. Objetivos educacionais e de aprendizagem: abordar contedos procedimentais e conceituais; desencadear atividades; provocar reflexes; facilitar recursos, materiais e informaes; analisar o desenvolvimento individual de cada aluno. Aulas investigativas: ruptura de um currculo linear e valorizao da autonomia dos alunos na construo de conhecimentos.

As possibilidades quando enfatizadas permitem discutir as formas, os objetivos e as potencialidades do trabalho com projetos. Os principais projetos estudados nas extenses so relacionados aos temas: alimentao, profisses, organizao do tempo dirio, oramento familiar, construo civil, o espao em que vivemos, transporte,...

PROBLEMTICAS RELACIONADAS S ATIVIDADES DE EXTENSO As prticas de extenso so entendidas como integrantes da ao docente, que se constitui de ensino, pesquisa e extenso. Assim, as aes geradas a partir destas prticas podem desencadear problemas para a pesquisa, pautando as aes do ensino, que por sua vez modificam e desencadeiam outras aes de extenso. Esta potencialidade somente se evidencia mediante uma prtica reflexiva e um trabalho colaborativo. Neste sentido, as extenses consideradas pelo grupo como objeto de anlise permitem problematizaes, estas possibilitam questionamentos e propostas com o objetivo de efetivar o trabalho colaborativo, isto , desencadeiam aes para mudanas nas prticas educativas da Universidade e da Escola. Algumas problemticas associadas s extenses anteriormente abordadas, sero apresentadas neste item. O desconhecimento do PCN pelos docentes da Educao Bsica, constitui-se em problemtica tendo em vista, principalmente, que as mudanas relacionadas aos blocos de contedos e propostas metodolgicas no so consideradas nas aes de ensino. A nfase na ao educativa relatada pelos docentes est sobre o bloco Nmeros e Operaes, este fato implica em um detrimento dos demais blocos e, conseqentemente, na restrio da aprendizagem dos alunos. Ainda, a falta de diversificao da prtica educativa quanto aos mtodos e estratgias, conduz ao desenvolvimento limitado das competncias necessrias ao saber e fazer matemtica. Uma problemtica associada a incorporao da Modelagem Matemtica como estratgia de ensino, refere-se ao pouco acesso dos professores a atividades ela relacionadas - em grande parte, resume-se a participao em palestras, leituras de artigos, entre outros. A problemtica em questo consiste na necessidade de uma maior disseminao da Modelagem Matemtica na Educao Bsica, considerando-se seu potencial pedaggico, e o desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre Universidade e escola, na investigao dos caminhos, possibilidades e necessidades desse

fazer pedaggico. Neste sentido, destaca-se a modelagem como uma estratgia que, para sua implementao, necessita da reflexo na ao e sobre a ao, isto , a reflexo na ao permitir o reconhecimento da necessidade de novos mtodos inovadores pela possibilidade de contextualizao e significao dos saberes, e a reflexo sobre a ao, no sentido de elaborar, aplicar e refletir sobre os resultados da implementao de situaes didticas envolvendo modelagem. Acerca da metodologia das investigaes matemtica, aponta-se a necessidade de aes e postura adequadas a esta metodologia. Numa reflexo sobre a sala de aula, percebe-se que grande parte das atividades propostas inibem o pensar criador dos educandos e dos educadores, em dicotomia com os pressupostos tericos associados as discusses sobre o investigar em sala de aula. Considerando crticas j feitas por Freire (1978), destaca-se a necessidade de que a prtica pedaggica seja fundamentada no pensar criador:
Quanto mais analisamos as relaes educador-educando na escola, em qualquer de seus nveis (ou fora dela), parece que mais nos podemos convencer de que estas relaes apresentam um carter especial e marcante o de serem relaes fundamentalmente narradoras, dissertadoras. Narrao de contedos que, por isto mesmo, tendem a petrificar-se ou a fazer-se algo quase morto, sejam pelos valores ou dimenses concretas da realidade. Narrao ou dissertao que implica num sujeito o narrador e em objetos pacientes, ouvintes os educandos.

Modificaes curriculares e novas concepes de ensinar e aprender, implicam em consideraes sobre a prtica, no encaminhamento de aes e em novas reflexes. No sentido da problemtica, discute-se uma postura docente adequada a um ambiente de investigao, que se desenvolve mediante aes especficas na formao de professores, tais como, o desenvolvimento de atividades com fins de vivncia e discusso, encaminhamentos de ao/reflexo, criao de atividades e sua execuo, socializao em grupos de estudo, entre outros. O material manipulvel no ensino da matemtica reconhecido como uma necessidade e conduz os professores busca por sugestes. No entanto, a problemtica associada ao seu uso consiste na aquisio conceitual pelo aluno mediante atividades com material manipulvel. Ou seja: A passagem de um campo semntico constitudo de um ncleo familiar (material manipulvel) para um outro campo semntico constitudo em torno de um outro ncleo (matemtica formal) provavelmente no-familiar no se d por

passagem suave, abstrao, generalizao ou qualquer outra coisa que sugira que permanece de alguma forma uma essncia. O processo de produo de significado para contedos da matemtica a partir do uso de material manipulvel envolve a interveno do professor como mediador no processo de transformao das representaes manipulveis para as escritas, estas que permitem a aquisio conceitual. Nesse entendimento, as atividades de extenso alm de sugestes de materiais manipulveis precisam discutir o papel do professor na conduo das atividades, a fim de que os objetivos se voltem a aquisio do conhecimento e no somente a tornar o processo de ensino mais atrativo ao aluno. Os professores de matemtica da Educao Bsica, quando envolvidos em projetos interdisciplinares sobre temas eleitos pelo grupo ou previstos no projeto poltico pedaggico da escola, encontram dificuldades de associar as suas disciplinas ao mesmo. A dificuldade, em grande parte das vezes, fruto da intencionalidade dos professores de seguir o contedo programtico de forma linear e da falta de clareza e valorizao dos objetivos associados metodologia de projetos, muitas vezes menos conceituais e mais procedimentais e atitudinais. Contudo, na extenso com projetos interdisciplinares, faz-se necessrio discutir as finalidades desta metodologia e refletir sobre sua necessidade na formao do educando. Sobre a valorizao das prticas docentes, num processo reflexivo na e sobre a prtica, e o trabalho colaborativo na extenso, entende-se como dificuldade o papel muitas vezes atribudo pelos docentes Universidade, o de fornecer alternativas para a prtica pedaggica, apresentar solues e receitas de como fazer. No entanto, esta concepo de extenso pode ser reelaborada mediante o reconhecimento de que:
Para o professor, o caminho para a emancipao passa necessariamente pela adoo da perspectiva do pesquisador e pelo respeito aos seguintes princpios: 1) a pesquisa do professor deve se vincular ao fortalecimento de suas capacidades e ao aperfeioamento autogestionado de sua prtica; 2) o foco mais importante da pesquisa o currculo, o meio atravs do qual se transmite o conhecimento na escola. (CASANOVA apud DICKEL, 2001, p. 46).

Dessa forma, a prtica pedaggica reflexiva que fundamenta as aes de extenso busca desafiar os professores a assumir uma atitude investigadora e crtica em relao prtica pedaggica e aos conhecimentos historicamente produzidos. Tambm, a

constiturem-se, juntamente com os colegas, como responsveis pela produo de seus saberes e pelo desenvolvimento curricular de sua escola com base na investigao. CONSIDERAES FINAIS Neste artigo foram apresentadas propostas e problemticas relacionadas a formao continuada atravs de extenses, no intuito de explicitar e defender uma prtica pedaggica reflexiva, esta tanto para os docentes da Educao Bsica gestores de suas prticas educativas e responsveis por mudanas curriculares, quanto para os docentes da Universidade gestores de processos de formao de professores e responsveis por elaborar e desenvolver propostas que visam a emancipao profissional e a valorizao dos saberes do professor da escola. Muitas vezes, as atividades de extenso para formao continuada so entendidas pelos professores como momentos de realizao de oficinas, em que as propostas devem ser apresentadas como receitas ou modelos para desenvolvimento da prtica educativa. No entanto, entende-se que esta concepo de extenso no conduz a mudanas curriculares, uma vez que tais mudanas exigem um profissional pesquisador, este que buscar fortalecer suas capacidades para o aperfeioamento de sua prtica mediante investigaes sobre o seu fazer pedaggico. Ento, as atividades de extenso enfocadas neste artigo extrapolam a intencionalidade de apresentar alternativas para ensinar matemtica na Educao Bsica, estando inseridas em uma proposta mais ampla de formao continuada defendida pelo grupo de docentes e acadmicas envolvidos no projeto de extenso. Tal proposta consiste em um ciclo dinmico constitudo por: promover reflexes sobre a prtica, para valorizao de saberes docentes; desencadear momentos de questionamento sobre as atuais prticas, a fim de problematiz-la, justificar mudanas e discutir alternativas; construir coletivamente situaes-didticas inovadoras considerando aspectos da realidade escolar apresentados pelos docentes da escola e as contribuies dos docentes da Universidade que investigam a formao continuada e as tendncias metodolgicas da Educao Matemtica ; implementar as situaes no contexto escolar a fim de desenvolver as propostas elaboradas, numa parceria entre os docentes da escola com os docentes da Universidade, e a investigao num processo de reflexo-ao;

consolidar o coletivo de produo do currculo escolar refletindo sobre o trabalho colaborativo e suas potencialidades, a fim de promover o reconhecimento de sua relevncia para mudanas curriculares.

Contudo, as problemticas apontadas a partir das atividades de extenso so entendidas como integrantes do ciclo acima, pois estas so inerentes ao processo de reflexo-ao e permitiro encaminhamentos para que a formao continuada fortalea-se como trabalho colaborativo, possibilidade de desenvolver a emancipao profissional do professor e capaz de produzir mudanas curriculares. Referncias Bibliogrficas BRASIL. MEC. INEP. Parmetros curriculares nacionais Ensino Mdio, 1999. ______. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Matemtica. Braslia: MEC/SEF, 1998. CAMPOS, Tnia Maria Mendona et al. Transformando a prtica das aulas de Matemtica: Textos preliminares. So Paulo: PROEM, 2001. DICKEL, A. Que sentido h em se falar em professor-pesquisador no contexto atual? Contribuies para o debate. GERALDI, C. M.G; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M.P. Cartografias do Trabalho Docente: Professor(a)-Pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associao de Leituras do Brasil ALB, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. PONTE, J. P.; BROCARDO, J.;OLIVEIRA, H. Investigaes Matemticas em Sala de Aula. Belo Horizonte: Autntica, 2003.

You might also like