You are on page 1of 3

Azeite: 10 verdades que voc deve saber sobre ele Ele bem-vindo nas refeies e faz bem sade,

e, mas preciso alguns cuidados no consumo Chamado de "ouro lquido" pelos mediterrneos, o azeite est no ranking de alimentos essenciais ao cardpio de quem quer uma vida mais saudvel. Rico em cidos monoinsaturados, vitamina E e antioxidantes, ele ajuda em doenas cardiovasculares, previne o envelhecimento precoce, serve como lubrificante do intestino e ainda d uma mozinha no combate ao cncer. Como na Pscoa esse alimento est mais presente mesa, regando os pratos base de peixes, procuramos esclarecer alguns mitos relacionados ao modo de consumir e aos benefcios. Confira: 1. O azeite ajuda a emagrecer: verdade, desde que seja utilizado em uma dieta balanceada e em quantidade moderada. O mais correto seria dizer que o azeite ajuda a manter o peso, ou seja, a no engordar. " totalmente possvel incluir o azeite de forma saudvel na alimentao e no afetar o peso. O segredo est no equilbrio", afirma a nutricionista Alice Carvalhais, responsvel pelo Programa de Longevidade e Nutrio Geritrica do Instituto Mineiro de Endocrinologia. H tambm um estudo publicado na revista Diabetes Care, da Associao Americana de Diabetes, que apontou que a ingesto diria de uma quantidade mnima do alimento contribui para evitar a formao de gordura na regio da barriga. 2. Posso comer azeite vontade: mito! Ele tambm calrico. "O azeite um leo e possui muitas calorias como qualquer outro leo", explica a nutricionista Alice Carvalhais. O exagero nunca bem-vindo, mesmo os alimentos mais saudveis. Duas colheres de sopa de azeite por dia a quantidade mxima recomendada, o equivalente a aproximadamente 178 calorias. Mais que isso correr o risco de ganhar alguns quilos extras. 3. Azeite composto tambm traz os mesmos benefcios que o azeite comum: mito. O composto geralmente misturado com outros tipos de leos que so mais ricos em gorduras saturadas, prejudiciais para o organismo se consumidas em excesso. "Em alguns desses produtos compostos, somente 10% azeite", alerta a nutricionista Alice. Esses leos tambm so mais calricos e no trazem tantos benefcios para o organismo como o azeite traz.

4. Esquentar o azeite tira suas propriedades: verdade. Muitas de suas propriedades oxidam na presena do calor e da luz. De acordo com a nutricionista Fabiana Sigrist, do Hospital Bandeirantes, o azeite aguenta uma temperatura de at 175C. "Acima desse ponto, ele forma compostos volteis e vira uma substncia txica ao organismo", conta a especialista. Se consumido nessas condies em grandes quantidades, pode provocar irritao da mucosa gastrointestinal e diarreia. O ideal coloc-lo depois que os alimentos j foram preparados. 5. Azeite melhor que leo de soja: verdade. O azeite extra-virgem o melhor de todos os leos, tanto de soja quanto de canola ou girassol. O motivo a grande quantidade de gordura monoinsaturada. "Nosso organismo precisa de gordura, principalmente para absorver algumas vitaminas lipossolveis - como A e E -, e a gordura monoinsaturada a mais saudvel, atuando na preveno de problemas cardiovasculares", esclarece a nutricionista Fabiana Sigrist. O azeite s perde no momento de ser utilizado em frituras, por no poder ser aquecido at altas temperaturas. Nesses casos, Fabiana indica o leo de soja como o melhor, pois consegue ficar at 240C sem formar compostos txicos. 6. Azeite de oliva e azeite de dend tem os mesmos benefcios: mito. Eles so totalmente diferentes, em benefcios, sabor e cor. O azeite de dend altamente calrico e possui bem mais gordura saturada ao ser comparado ao de oliva. A nica vantagem do tradicional ingrediente baiano a quantidade maior de vitamina A, importante para a viso. Nos demais benefcios, o azeite de oliva o campeo. 7. Azeite como vinho: quanto mais velho, melhor: mito. O azeite melhor quando mais novo. "Muitas de suas propriedades so termo e fotossensveis, ou seja, oxidam-se na presena de calor e luz", adverte a nutricionista Alice Carvalhais. Por isso, fique atento data de validade e evite deixar o azeite perto do fogo na hora de cozinhar, para evitar que ele se aquea e perca parte de suas propriedades. 8. Azeite no refinado ou virgem melhor: verdade, mas a vantagem no est no sabor ou na cor. O azeite extra-virgem possui maior quantidade de polifenis, que so antioxidantes que contribuem para regular o nvel de colesterol no sangue e evitar problemas no corao. Mas tanto o refinado quanto o virgem apresentam as gorduras monoinsaturadas, que tambm so benficas para o rgo cardaco.

9. Ajuda a combater o cncer e regular o colesterol: verdade. Os grandes responsveis por prevenir o cncer so os antioxidantes presentes no azeite, principalmente os cidos graxos (gordura monoinsaturada). Segundo a nutricionista Fabiana Sigrist, a atuao na parte anti-inflamatria: "Os cidos graxos contribuem para que a pessoa tenha menos processos inflamatrios, que podem estar relacionados a alguns tipos de cncer". No caso do colesterol, a gordura monoinsaturada tambm melhora os nveis de gordura no sangue, ao aumentar o colesterol LDL e diminuir o LDL. 10. Consumir azeite estimula o crebro: verdade. Uma pesquisa feita pela Universidade da Califrnia, nos Estados Unidos, indicou que alimentos ricos em antioxidantes - como o azeite - so capazes de estimular e auxiliar o crebro contra sua degenerao. Aps cinco anos de anlise, de mais de 160 pesquisas, os especialistas constataram que existe uma influncia positiva entre os componentes moleculares dos nutrientes e os mecanismos que mantm a funo mental do crebro.

You might also like