You are on page 1of 12

FAE BUSINESS SCHOOL

EMPREENDEDORISMO UMA ONDA OU A NICA SADA


* Suenny Mossato

RESUMO Este artigo tem como objetivo principal demonstrar as perspectivas atuais do empreendedorismo. Para tanto, foram traados os seguintes objetivos especficos: caracterizar empreendedorismo, verificar o seu papel no desenvolvimento econmico e a sua viso no mercado de trabalho atual brasileiro. A metodologia utilizada para este estudo foi o mtodo exploratrio, com base em pesquisas bibliogrficas e documentais. A principal concluso deste artigo a importncia da insero do aprendizado empreendedor, que criar uma cultura empreendedora para dar suporte ao processo de desenvolvimento econmico. Palavras-chave: empreendedorismo; desenvolvimento econmico; aprendizado empreendedor; cultura empreendedora.

ABSTRACT This article aims mainly to demonstrate the current perspectives of entrepreneurship. For in such a way, the following specific objectives had been tracings: determine features of entrepreneurship, to check its function in the economic development and its vision in the market of current Brazilian work. The methodology chosen for this study was the exploratory method, based in bibliographic and documentary research. The main identified conclusion in this article is the importance of the insertion of the enterprising learning, by this way it will create an enterprising culture that will give support for the process of economic development. Key words: Entrepreneurship; economic enterprising learning; enterprising culture. development;

*Acadmica do 3. ano do Curso de Administrao da FAE Business School

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

INTRODUO O perfil dos empreendedores brasileiros revela que em sua maioria as pessoas nunca estiveram ligadas ao ensino formal da administrao e viram na abertura de uma empresa a nica sada para sobreviver ao desemprego ou falta de perspectivas em relao a uma carreira promissora dentro de grandes organizaes. Em tempos de globalizao e grande concorrncia, nunca foi to importante aprender a administrar uma empresa para sobreviver e conquistar um espao definitivo junto ao mercado consumidor. Este artigo tem como objetivo principal demonstrar as perspectivas atuais do empreendedorismo. Para tanto, foram traados os seguintes objetivos especficos: caracterizar empreendedorismo, verificar o seu papel no desenvolvimento

econmico e a sua viso no mercado de trabalho atual brasileiro. A metodologia utilizada para este estudo foi o mtodo exploratrio, com base em pesquisas bibliogrficas e documentais. Desta forma, buscando sistematizar e objetivar o assunto desenvolvido por outros autores, para que sejam atingidos os objetivos propostos. 1. EMPREENDEDORISMO No Brasil, nos ltimos anos foram de grande luta para a estabilidade da economia. Muitas empresas tiveram de encontrar formas para aumentar a competitividade, reduzir custos e manter-se no mercado. Uma das conseqncias de uma economia em turbulncia o aumento do desemprego. Sem muitas alternativas, as pessoas comeam a criar novos negcios, s vezes sem experincia no ramo. Esta maneira de iniciar um negcio pode ser caracterizada por empreendedorismo de necessidade ou de sobrevivncia. A maior parte dos negcios criados no pas realizada por pequenos empresrios que muitas das vezes no possuem conceitos de gesto de negcios, atuando de forma emprica e sem planejamento.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

A preocupao com a criao de empresas duradouras e a necessidade de diminuio de falhas ou mortes dos empreendimentos o motivo para a popularidade do termo empreendedorismo. O empreendedorismo visto como um fator de transformao pelo seu carter inovador e est relacionado com prticas e valores pessoais. H muitas definies, pois um assunto discutido por muitos pesquisadores de diferentes reas de interesse. A definio de empreendedor evoluiu com o decorrer do tempo, conforme a estrutura econmica mundial mudava e se tornava mais complexa. O empreendedorismo compreendido, de acordo com Robert Hisrich e Michael Peters, como:
O processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e os esforos necessrios, assumindo os riscos financeiros, psquicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqentes recompensas da satisfao e independncia econmica e pessoal. (HISRICH e PETERS, 2004, p.29).

O economista austraco Schumpeter (1934) associa o empreendedor ao desenvolvimento econmico, inovao e ao aproveitamento de oportunidades em negcios. Filion (1991) tem uma definio bem abrangente e simples de empreendedor, uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza vises. J Dornelas vai mais afundo, colocando o empreendedor como aquele que faz as coisas acontecerem, que se antecipa aos fatos e tem uma viso futura da organizao. Com a evoluo constante da tecnologia, tornou-se obrigatrio fazer previses ou desenhar cenrios, observar as tendncias do ambiente um modo de detectar as oportunidades de negcios. Analisando os pontos levantados por estes autores, podese destacar que o empreendedor um agente de mudana, um inovador. De fato, uma das tarefas mais difceis para o empreendedor. Exige no s a capacidade de criar, mas a capacidade de entender todas as foras em funcionamento no ambiente. Os aspectos como iniciativa para criao, criatividade e capacidade para assumir riscos so pontos encontrados na maioria das definies de empreendedorismo.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

A percepo de um novo negcio resultado da cultura. A cultura que valoriza um indivduo que cria com sucesso um novo negcio dar origem a mais empreendimentos. O estudo empreendedorismo tem sido intensificado, pois a economia e os meios de produo se sofisticaram, exigindo uma maior necessidade de conhecimento. A nfase em empreendedorismo surge das mudanas tecnolgicas, no apenas um modismo. Assim, a disseminao da cultura empreendedora, a formao pelo menos bsica em tcnicas de gesto de negcios, associada aos conhecimentos tecnolgicos tradicionalmente ministrados pelas instituies educacionais, imprescindvel para a formao de um profissional mais preparado para o atual mercado de trabalho atual, seja como um empreendedor conduzindo o seu prprio negcio, ou mesmo um funcionrio inserido no competitivo mercado de trabalho. De acordo com Dornelas, o momento atual corresponde era do empreendedorismo.
(...) so os empreendedores que esto eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distncias, globalizando e renovando conceitos econmicos, criando novas relaes de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riquezas para sociedade. (DORNELAS, 2001, p. 21)

E nesta era do empreendedorismo que se revela o momento propcio para o surgimento de mais empreendedores. Formao empreendedora o processo de construo de novos padres de comportamento a partir de descobertas interessantes sobre potencialidades pessoais, contexto cultural, motivaes e sonhos. A educao empreendedora nunca foi to importante em termos de cursos e pesquisa acadmica. H uma crescente preocupao na busca de conhecimento na rea de empreendedorismo, com intuito de preparar os novos empreendedores para serem grandes propulsores da economia. Na pesquisa realizada em 2003 pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), a educao foi destaque nas propostas, como o estabelecimento da melhoria geral no sistema de ensino e a introduo de disciplinas e contedos especficos de empreendedorismo, principalmente na educao secundria e superior. importante destacar que a educao para o empreendedorismo no pode ser confundida com a educao para gerenciar pequenos negcios. Os

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

empreendedores so gestores de oportunidades e no apenas gestores de recursos.

2. PAPEL DO EMPREENDEDORISMO NO DESENVOLVIMENTO ECONMICO. O estudo do empreendedorismo relevante atualmente no s porque ajuda os empreendedores a se desenvolverem, mas tambm devido contribuio econmica dos novos empreendimentos. Mais do que aumentar a renda nacional atravs da criao de novos empregos, o empreendedorismo atua como uma fora positiva no crescimento econmico, ao estimular a interao entre a inovao e o mercado. O desenvolvimento econmico est relacionado com o grau de

empreendedorismo de uma comunidade. O empreendedor cria e aloca valores para indivduos e para a sociedade, portanto, fator de inovao tecnolgica e crescimento econmico.
A nova organizao da produo no mundo coloca a pequena e a mdia empresas em seu centro. Elas so responsveis pelas taxas crescentes de empregos, de inovao tecnolgica, de participao no PIB, de exportao. (...) A pequena empresa surge em funo da existncia de nichos mercadolgicos, ou seja, lacunas de necessidades no atendidas pelas grandes empresas e pela produo em massa. Por isto, seu nascimento esta intimamente ligado criatividade: o empreendedor tem que perceber o mercado de forma diferenciada, ver que os demais no percebem. (DOLABELA, 1999, p 32).

Em 1999, foram publicados os resultados da pesquisa realizada pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), indicando que o empreendedorismo o principal fator de desenvolvimento econmico de um pas. Em uma anlise mais atual, no ano passado (2003) a pesquisa revelou que o Brasil encontra-se entre aqueles de maiores taxas de empreendedorismo. A pesquisa da GEM afirma que o empreendedorismo faz diferena para a prosperidade econmica e afirma que em um pas sem altas taxas de criao de novas empresas corre-se o risco de uma estagnao econmica. O estudo contm recomendaes a pases que buscam o desenvolvimento econmico, das quais so destacadas as referentes ao ensino (como j foi comentado) e participao da mulher na economia, relacionadas a seguir:

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

apoio

ao

empreendedorismo

aumento

da

dinmica

empreendedora de um pas deveriam ser prioridades de qualquer poltica ou ao governamental que tenha por objetivo promover o desenvolvimento econmico. O aumento auto-sustentado a longo prazo das atividades

empreendedoras exige forte comprometimento e investimento em educao no ensino do terceiro grau. Para a maioria dos pases que foram alvos da pesquisa do GEM, o resultado melhor e mais rpido na criao de novas empresas ser obtido pelo aumento da participao das mulheres na dinmica empreendedora. Segundo Paul Reynolds, professor e um dos coordenadores do relatrio GEM, esta pesquisa fornece evidncias de que a principal ao do governo para promover o crescimento econmico consiste em estimular e apoiar o

empreendedorismo. Em sntese, a pesquisa demonstra que o pr-requisito para a atividade empreendedora em um pas a existncia de um conjunto de valores sociais e culturais que possam encorajar a criao de novas empresas. Os agentes do desenvolvimento econmico so os empreendedores. Estes promovem o rompimento da economia em fluxo circular, em equilbrio, para uma economia dinmica, competitiva e geradora de novas oportunidades. A verdadeira concorrncia na economia est entre empresas inovadoras que geram novos produtos e que retiram do mercado produtos antigos. A dinmica capitalista promove um permanente estado de inovao, mudana, substituio de produtos e criao de novos hbitos de consumo. Uma teoria de crescimento econmico coloca a inovao como o fator mais importante para o desenvolvimento econmico. A inovao proporciona

desenvolvimento no s em novos produtos para o mercado, mas tambm um estmulo para investimentos em novos empreendimentos que esto sendo criados. Segundo Peter Drucker (1987) a inovao o instrumento especfico dos empreendedores, o meio pelo qual eles exploram a mudana como uma oportunidade para um negcio ou servio diferente. Para Schumpeter (1982), a inovao um conjunto de novas funes evolutivas que alteram os mtodos de produo, criando novas formas de organizao do trabalho e, ao produzir novas mercadorias, possibilita a abertura de Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

novos mercados mediante a criao de novos usos e consumos. As limitaes do crescimento e desenvolvimento de uma economia esto na falta de pessoas capazes de empreender. O desenvolvimento econmico est associado gerao de emprego e renda, o que pode ser possibilitada pela organizao de novas empresas. Pode-se supor que a falta de eqidade na renda dos indivduos um fator limitante para o desenvolvimento do empreendedorismo, ou seja, o empreendedorismo estaria tambm relacionado a fatores estruturais da economia. A anlise da importncia do empreendedorismo para o desenvolvimento econmico coloca o empreendedor como o principal elo entre o desenvolvimento de inovaes e o crescimento e a revitalizao econmica. O estudo do

empreendedorismo e da formao de empreendedores potenciais so partes essenciais de qualquer tentativa de fortalecimento desse elo to importante para o bem-estar econmico de um pas. Hoje a viso de Schumperter (1934) tornou-se predominante: o

empreendedor visto como motor da economia, como um agente de inovao e mudanas, capaz de desencadear o crescimento econmico. O empreendedorismo vai alm de uma soluo do problema do desemprego. A atividade empreendedora promove a iniciativa de liderar e coordenar o esforo no sentido do seu prprio crescimento econmico. Atravs da induo de atividades inovadoras, capazes de agregar valores econmicos e sociais, possvel alterar a curva de estagnao econmica e social. 3. VISO DO EMPREENDEDORISMO NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO O movimento do empreendedorismo no Brasil comeou na dcada de 1990, quando entidades como Sebrae (Servio Brasileiro de Apoio s Micros e Pequenas Empresas) e Sofrex (Sociedade Brasileira para Exportao de Software) foram criadas. Antes disso praticamente no se falava em empreendedorismo. Conforme descrito por Dornelas (2001), o ambiente poltico e econmico do pas no eram propcios, e o empreendedor praticamente no encontrava informaes para auxililo na jornada empreendedora.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Iniciativas

do

Sebrae

da

Sofrex

proporcionaram

que

tema

empreendedorismo fosse despertado na sociedade brasileira. A mudana que vem ocorrendo no mercado de trabalho brasileiro, em especial nos anos 90, demonstra que a retrao do nvel de emprego e a alterao do conceito de empregabilidade so a suas principais manifestaes. Intimamente relacionados a estes pontos, as micro e pequenas empresas assumem cada vez mais um papel de destaque no cenrio scio-econmico, tanto no que se refere absoro de mo-de-obra, quanto na gerao de renda. Nos setores intensivos em conhecimento, as pequenas e mdias empresas tambm cumprem papel de destaque, por serem mais geis no processo de criao e assimilao de inovao tecnolgica. Quando se analisa a fragilidade gerencial e administrativa dos pequenos empreendimentos, em especial os de base tecnolgica, nos seus primeiros anos de vida, cresce a importncia de se incorporar formao profissional curricular e tecnolgica o desenvolvimento de habilidades e aptides empreendedoras, alm de uma formao bsica em temas relacionados a planejamento e gesto de empreendimentos. A pesquisa GEM (Global Entrepreuneurship Monitor), que mede o empreendedorismo em 31 pases de todos os continentes, tem mostrado que o Brasil se destaca entre os dez primeiros pases empreendedores do mundo. Em 2000, ficou com a primeira colocao, caindo para a 5, em 2001, para a 7 em 2002 e subindo um ponto (6 lugar) em 2003. A novidade que, em 2003, aumentou o percentual de abertura de negcios pela percepo de novas oportunidades e no por necessidade. Em 2002, o pas havia ficado em primeiro lugar em empreendedorismo por necessidade entre os pases pesquisados. J em 2003, o Brasil apresentou a terceira maior populao empreendedora por oportunidade registrada pela pesquisa. Empreendedorismo por oportunidade so as pessoas que desenvolvem atividades relacionadas criao de novas empresas, que tm por objetivo explorar uma oportunidade especfica de negcio, j o empreendedorismo de necessidade ou sobrevivncia representado por atividades que so iniciadas pelo fato do indivduo no encontrar opes melhores de trabalho.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

As principais barreiras para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil podem ser consideradas como: custo alto e dificuldade de acesso ao capital; polticas governamentais que impem alta carga tributria e elevados encargos trabalhistas, alm de um excesso burocrtico regulatrio; ausncia de programas de apoio ao empreendedorismo, principalmente aqueles que permitam a integrao das iniciativas existentes e das informaes sobre o tema, e sistema educacional insuficiente, tanto para a preparao da mo-de-obra quanto para o

desenvolvimento do esprito e das habilidades do empreendedorismo entre os estudantes; a distncia entre a produo da cincia e sua aplicao na inovao tecnolgica e a forte cultura de se buscar um emprego na esfera pblica ou em grandes empresas. Os fatores favorveis para o desenvolvimento so de ordem econmica e cultural. As carncias da populao geram muitas oportunidades de negcios, as quais, aliadas elevao do desemprego e da condio precria do trabalho, impem a necessidade das pessoas em buscarem alternativas fora do mercado de trabalho formal. A todos esses elementos, destaca-se a maneira como o brasileiro consegue, com criatividade, superar as situaes difceis, tornando-se flexvel e adaptvel a um ambiente de constantes mudanas sociais e econmicas. Um fator bastante destacado no ambiente brasileiro o crescimento acelerado das incubadoras de empresas nos ltimos anos. As incubadoras de empresas so excelentes pontos de partida para empreendedores. Elas fornecem espao fsico, infra-estrutura e servios de consultoria para empresas iniciantes, atuando como intermedirias no processo de captao de recursos financeiros e parcerias. Segundo a ANPROTEC, uma incubadora definida como: Mecanismo que estimula a criao e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas industriais ou de prestao de servios, empresas de base tecnolgica ou de manufaturas leves, por meio da formao complementar do empreendedor em seus aspectos tcnicos e gerenciais. O crescimento acelerado das incubadoras de empresas pode ser atribudo s aes que elas desenvolvem, voltadas para a reduo das dificuldades inerentes aos empreendimentos de base tecnolgica.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

10

Cerca de oitocentas empresas de base tecnolgica surgiram no Brasil a partir de incubadoras, com atividades em setores mais especializados de informtica, biotecnologia, dentre outros. Os aspectos favorveis utilizao de incubadoras de empresa que elas oferecem apoio s empresas incubadas, aceleram a consolidao das empresas, fortalecem a capacidade empreendedora, desenvolvem aes associativas e compartilhadas, e buscam novos apoios e parcerias para as empresas. Outro fator que se destaca na ao das incubadoras refere-se ao apoio prestado aos novos empreendedores em relao ao fornecimento de servios tcnicos administrativos de forma subsidiada por determinado perodo de tempo. Isto demonstra que o Brasil vem se aprofundando cada vez mais para melhorar e adquirir conhecimento em empreendedorismo, com intuito de diminuir as taxas de mortalidades dos empreendimentos. Os resultados apresentados pela pesquisa GEM sugerem que, independente da miopia dos dirigentes polticos, o brasileiro est dando forma e corpo a seus sonhos pessoais, iniciando novos negcios, inovando e empreendendo, apesar de todas as foras em contrrio.

CONCLUSO

A partir deste estudo, pode-se afirmar que o empreendedorismo de fato est mudando a estrutura da sociedade brasileira. Ele tem contribudo para o desenvolvimento scio econmico. Em anlise da conjuntura econmica norte americana, Dornelas afirma que o empreendedorismo o combustvel para o crescimento econmico, criando emprego e prosperidade. Para que o Brasil caminhe para esta anlise necessrio que se invista na propagao do ensino do empreendedorismo para todos os nveis educacionais, desta forma estar disseminando a cultura empreendedora.
(...), pois s assim iremos criar o que chamamos de incubadora social em que toda a sociedade estar envolvida por uma cultura que sinalize positivamente para valores empreendedores que priorizam a gerao e distribuio de riquezas, a inovao, a cidadania, a tica a liberdade em

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

11

todos os nveis, o respeito ao homem e ao meio ambiente. (DOLABELA, p.63, 2001)

Hoje a economia mundial opera com novos padres de relaes de trabalho, nos quais a estabilidade profissional se posiciona longe da realidade encontrada no mercado. A educao e o conhecimento assumem papis estratgicos no

desenvolvimento de oportunidades. Ser empreendedor significa ter capacidade de iniciativa, imaginao frtil para conceber as idias, flexibilidade para adapt-las, criatividade para transform-las em uma oportunidade de negcio, motivao para pensar conceitualmente e capacidade para ver, perceber a mudana como uma oportunidade (Ireland & Van, 1987). Conclui-se que para o desenvolvimento do esprito empreendedor depender do desenvolvimento de uma sociedade empreendedora, na qual a inovao e o empreendedorismo sejam estveis e contnuos. E, nesta sociedade empreendedora, os indivduos esto enfrentando um enorme desafio, o de explorar uma nova oportunidade. Portanto, para que os empreendedores estejam preparados para desenvolver de forma lucrativa, necessitam de aprendizado e reaprendizado continuado.

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

12

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

SCHUMPETER, J.A. Teoria do Desenvolvimento Econmico. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961. DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. So Paulo: Cultura, 1999. DORNELAS, Jos Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando idias em negcios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. FILION, Louis Jacques; DOLABELA, Fernando. Boa Idia! E agora? So Paulo: Cultura, 2000. DOLABELA, Fernando. O segredo de Lusa. So Paulo: Cultura, 1999. HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. 5.ed. So Paulo: Bookman, 2004. DRUCKER, Peter F. Inovao e o esprito empreendedor Prticas e princpios. 6.ed. So Paulo: Pioneira, 1987. GEM - Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil 2003 Relatrio Nacional ANPROTEC. Panorama 2003: Panorama das incubadoras e parques tecnolgicos. Braslia: Associao Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avanadas, 2003. SITES CONSULTADOS <http://www.seusnegocios.com.br> Acesso em: 20 jun.20044 <http://www.economia.pro.br> Acesso em: 20 jun.20044

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

You might also like