You are on page 1of 122

E340, E342n

Referncia do usurio

Junho de 2005

Lexmark e Lexmark com o desenho de losango so marcas registradas da Lexmark International, Inc., nos Estados Unidos e/ou em outros pases. 2005 Lexmark International, Inc. Todos os direitos reservados. 740 West New Circle Road Lexington, Kentucky 40550

Avisos

Aviso de edio
Edio: Junho de 2005
O pargrafo a seguir no se aplica a nenhum pas onde tais medidas sejam incompatveis com as leis locais: A LEXMARK INTERNATIONAL, INC. FORNECE ESTA PUBLICAO NA PRESENTE FORMA SEM GARANTIA DE QUALQUER ESPCIE, EXPRESSA OU IMPLCITA, INCLUINDO, MAS NO ESTANDO LIMITADA S GARANTIAS IMPLCITAS DE COMERCIABILIDADE OU ADEQUAO A UM PROPSITO ESPECFICO. Alguns estados no permitem a iseno de responsabilidade de garantias expressas ou implcitas em determinadas transaes; portanto, esta declarao pode no se aplicar a voc. Esta publicao pode incluir imprecises tcnicas ou erros tipogrficos. So feitas alteraes peridicas nas informaes aqui contidas; tais alteraes sero incorporadas em edies posteriores. Melhorias ou alteraes nos produtos ou programas descritos podem ser efetuadas a qualquer momento. Comentrios sobre esta publicao podem ser endereados Lexmark International, Inc., Department F95/032-2, 740 West New Circle Road, Lexington, Kentucky 40550, U.S.A. No Reino Unido e na Irlanda, envie para Lexmark International Ltd., Marketing and Services Department, Westhorpe House, Westhorpe, Marlow Bucks SL7 3RQ. A Lexmark pode utilizar ou distribuir quaisquer informaes fornecidas por voc da forma que julgar apropriada, sem com isso incorrer em qualquer obrigao para com voc. Voc pode adquirir cpias adicionais das publicaes relacionadas a este produto ligando para 1-800-553-9727 (nos Estados Unidos). No Reino Unido e na Irlanda, ligue para +44 (0)8704 440 044, Em outros pases, entre em contato com o local de compra. As referncias encontradas nesta publicao a produtos, programas ou servios no indicam que o fabricante pretende torn-los disponveis em todos os pases em que opera. Nenhuma referncia a um produto, programa ou servio sugere que somente aquele produto, programa ou servio possa ser utilizado. Qualquer produto, programa ou servio com funcionalidade equivalente que no infrinja nenhum direito de propriedade intelectual existente pode ser utilizado em substituio. A avaliao e a verificao do funcionamento em conjunto com outros produtos, programas ou servios, exceto os que forem expressamente indicados pelo fabricante, so de responsabilidade do usurio. 2005 Lexmark International, Inc. Todos os direitos reservados. UNITED STATES GOVERNMENT RIGHTS This software and any accompanying documentation provided under this agreement are commercial computer software and documentation developed exclusively at private expense.

Marcas registradas
Lexmark, Lexmark com desenho de losango e MarkVision so marcas registradas da Lexmark International, Inc. nos Estados Unidos e/ou em outros pases. PictureGrade marca registrada da Lexmark International, Inc. PCL marca registrada de indstria e comrcio da HewlettPackard Company. PCL a designao da Hewlett-Packard Company para um conjunto de comandos (linguagem) e funes de impressora includo em seus produtos de impressora. Esta impressora foi projetada para ser compatvel com a linguagem PCL. Isso significa que a impressora reconhece os comandos PCL usados em vrios aplicativos e emula as funes correspondentes aos comandos. PostScript marca registrada de indstria e comrcio da Adobe Systems Incorporated. PostScript 3 a designao da Adobe Systems para um conjunto de comandos (linguagem) e funes de impressora includo em seus produtos de software. Esta impressora foi projetada para ser compatvel com a linguagem PostScript 3. Isso significa que a impressora reconhece os comandos PostScript 3 utilizados em vrios aplicativos e emula as funes correspondentes aos comandos. Detalhes relativos compatibilidade esto includos no documento Technical Reference (apenas em ingls). Outras marcas registradas pertencem a seus respectivos proprietrios.

Aviso de licena
O software residente na impressora contm software desenvolvido pela e com direitos autorais da Lexmark. Alm disso, o software residente na impressora pode conter: Software modificado pela Lexmark e licenciado sob as clusulas da verso 2 do GNU General Public License e/ou da verso 2.1 do GNU Lesser General Public License Software licenciado sob a licena do BSD Software licenciado sob outras licenas Clique no ttulo do documento que deseja revisar:

BSD License and Warranty Statements

GNU General Public License Outras licenas

Avisos 2

Avisos

O software de terceiros modificado pela Lexmark e coberto por essas licenas de terceiros software gratuito; voc pode redistribu-lo e/ou modific-lo sob os termos das licenas acima citadas. Essas licenas no lhe concedem nenhum direito sobre o software contido nesta impressora, do qual a Lexmark possui direitos autorais. Uma vez que o software de terceiros licenciado no qual se baseiam as modificaes da Lexmark fornecido expressamente sem garantia, o uso da verso modificada pela Lexmark igualmente fornecido sem garantia. Consulte as isenes de responsabilidade de garantia das licenas citadas para obter mais detalhes. Para obter os arquivos de cdigo-fonte do software GNU licenciado e modificado pela Lexmark, inicie o CD de drivers fornecido com a impressora e clique em Contatar a Lexmark.

The United Kingdom Telecommunications Act 1984


This apparatus is approved under the approval number NS/G/1234/J/100003 for the indirect connections to the public telecommunications systems in the United Kingdom.

Convenes
Observao: Uma observao identifica algo que pode ajud-lo. CUIDADO: Um cuidado identifica algo que pode causar danos pessoais. Aviso: Um aviso identifica algo que pode danificar o hardware ou o software de seu produto.

Informaes sobre segurana


Conecte o cabo de alimentao a uma tomada devidamente aterrada que esteja prxima do produto e seja de fcil acesso. CUIDADO: No instale este produto nem faa nenhuma conexo eltrica ou de cabeamento, como do cabo de alimentao ou de telefone, durante uma tempestade com raios. Entre em contato com um tcnico profissional para obter manuteno ou reparos diferentes daqueles descritos nas instrues de operao. Este produto foi projetado, testado e aprovado como um produto que atende aos mais rgidos padres globais de segurana com o uso de componentes especficos da Lexmark. Os recursos de segurana de algumas peas nem sempre so bvios. A Lexmark no se responsabiliza pelo uso de outras peas de substituio. Seu produto utiliza um laser. CUIDADO: O uso de controles ou ajustes, ou a execuo de procedimentos diferentes daqueles aqui especificados, pode resultar em exposio perigosa radiao. Seu produto utiliza um processo de impresso que aquece a mdia de impresso, e o aquecimento pode fazer com que a mdia libere emisses. Voc deve ler e compreender a seo de instrues de operao que aborda as diretrizes para a seleo da mdia de impresso a fim de evitar a possibilidade de emisses perigosas.

Avisos de emisso eletrnica


Declarao de informaes sobre conformidade com a Federal Communications Commission (FCC)
A Lexmark E340, com nmero de tipo de computador 4511-600, e a Lexmark E342n, com nmero de tipo de computador 4511-610, foram testadas e esto em conformidade com os limites de um dispositivo digital de Classe B, de acordo com a Parte 15 das Regulamentaes da FCC. A operao est sujeita s duas seguintes condies: (1) este dispositivo no pode causar interferncia prejudicial e (2) este dispositivo deve aceitar quaisquer interferncias recebidas, inclusive interferncia que possa causar uma operao indesejada. Os limites de Classe B da FCC foram projetados para fornecer uma proteo razovel contra interferncia prejudicial em instalaes residenciais. Este equipamento gera, utiliza e pode irradiar energia de radiofreqncia e, se no for instalado e usado conforme as instrues, poder causar interferncia nociva s radiocomunicaes. No entanto, no h garantia de que no ocorrero interferncias em instalaes especficas. Se este equipamento causar interferncia prejudicial recepo de rdio ou televiso, o que pode ser determinado ligando-se e desligandose o equipamento, o usurio ser encorajado a tentar corrigir a interferncia por meio de uma ou mais das seguintes medidas: Mude o posicionamento ou a localizao da antena receptora. Aumente a distncia entre o equipamento e o receptor. Conecte o equipamento a uma tomada de um circuito diferente daquele em que o receptor est conectado. Consulte o local de compra ou o representante de manuteno para obter outras sugestes. O fabricante no se responsabiliza por interferncias em rdio ou televiso causadas pelo uso de cabos que no sejam aqueles recomendados ou por alteraes e modificaes no autorizadas neste equipamento. As alteraes ou modificaes no autorizadas podem invalidar a autoridade do usurio para operar este equipamento. Observao: Para assegurar a conformidade com as regulamentaes da FCC relativas interferncia eletromagntica para dispositivos de computao de Classe B, utilize um cabo devidamente blindado e aterrado, como o nmero de pea Lexmark 1329605 para conexo paralela ou 12A2405 para

Aviso do laser
Esta impressora foi certificada nos EUA por estar em conformidade com os requisitos do DHHS 21 CFR, subcaptulo J, para produtos a laser de Classe I (1) e, nos demais pases, foi certificada como um produto a laser de Classe I em conformidade com os requisitos da IEC 60825-1. Os produtos a laser de Classe I no so considerados prejudiciais. A impressora contm, internamente, um laser de Classe IIIb (3b) que , nominalmente, um laser de arsenieto de glio de 5 miliwatts operando na regio de comprimento de onda de 770-795 nanmetros. O sistema do laser e a impressora foram projetados para que jamais haja acesso humano radiao do laser acima do nvel da Classe I durante a operao normal ou a manuteno pelo usurio ou sob as condies de manuteno prescritas.

Informaes sobre segurana 3

Avisos

conexo USB. O uso de um cabo substituto que no esteja devidamente blindado e aterrado pode resultar em uma violao das regulamentaes da FCC. Quaisquer perguntas sobre esta declarao de informaes sobre conformidade devem ser enviadas para: Director of Lexmark Technology & Services Lexmark International, Inc. 740 West New Circle Road Lexington, KY 40550 (859) 232-3000

Este equipamento passou pelo registro EMC como um produto domstico. Ele pode ser utilizado em qualquer rea, incluindo as reas residenciais.

Nveis de emisso de rudo


As medies a seguir foram realizadas em conformidade com a ISO 7779 e reportadas de acordo com a ISO 9296.

Presso sonora mdia de 1 metro, dBA Imprimindo Ociosa 53 Nmeros de tipo de computador 4511-600, 4511-610 30

Industry Canada compliance statement


This Class B digital apparatus meets all requirements of the Canadian Interference-Causing Equipment Regulations.

Avis de conformit aux normes de lindustrie du Canada


Cet appareil numrique de la classe B respecte toutes les exigences du Rglement sur le matriel brouilleur du Canada.

ENERGY STAR
O programa para equipamentos de escritrio EPA ENERGY STAR um trabalho em parceria com os fabricantes de equipamentos para escritrio que promove a introduo de produtos que faam um uso eficiente da energia a fim de reduzir a poluio do ar causada pela gerao de energia. As empresas participantes desse programa criam produtos que so desligados quando no esto em uso. Esse recurso reduz em at 50 por cento o consumo de energia. A Lexmark tem orgulho de ser um dos participantes desse programa. Como Parceira do ENERGY STAR, a Lexmark International, Inc. determinou que este produto est de acordo com as diretivas do ENERGY STAR para uso eficiente da energia.

Conformidade com as diretivas da Comunidade Europia (CE)


Este produto est em conformidade com os requisitos de proteo das diretivas do Conselho da CE 89/336/EEC e 73/23/EEC sobre a aproximao e harmonizao das leis dos Estados Membro em relao compatibilidade eletromagntica e segurana dos equipamentos eltricos projetados para uso dentro de determinados limites de voltagem. Uma declarao de conformidade com os requisitos das diretivas pode ser obtida com o Diretor de Manufatura e Suporte Tcnico da Lexmark International, S.A., em Boigny, na Frana. Este produto est de acordo com os limites do EN 55022; com os requisitos de segurana do EN 60950; com os requisitos de espectro de rdio do ETSI EN 300 330-1 e do ETSI EN 300 330-2; e com os requisitos do EMC do EN 55024, ETSI EN 301 489-1 e ETSI EN 301 489-3.

WEEE
O logotipo WEEE representa programas e procedimentos especficos da reciclagem de produtos eletrnicos nos pases da Unio Europia. Encorajamos a reciclagem de nossos produtos. Se voc tiver outras dvidas sobre as opes de reciclagem, visite o site da Lexmark, em www.lexmark.com, para obter o telefone do escritrio de vendas local.

Aviso VCCI japons


Se este smbolo aparecer em seu produto, a declarao a seguir ser aplicvel.

Declarao MIC coreana


Se este smbolo aparecer em seu produto, a declarao a seguir ser aplicvel.

Avisos de emisso eletrnica 4

Avisos

Consumo de energia da impressora


A tabela a seguir documenta as caractersticas de consumo de energia da impressora.

Uso total de energia


s vezes til calcular o uso total de energia da impressora. Como as reclamaes sobre consumo de energia so fornecidas em Watts, para se calcular o uso da energia, o consumo deve ser multiplicado pelo tempo gasto pela impressora em cada modo. O uso total de energia da impressora a soma do uso de energia de cada modo.

Modo

Descrio A impressora est gerando sada impressa A impressora est aguardando por um trabalho de impresso A impressora est no modo de economia de energia A impressora est conectada a uma tomada, mas o interruptor est desligado

Consumo de energia

Declarao de garantia limitada


475 W

Imprimindo

Lexmark International, Inc. Lexington, KY


85 W Esta garantia limitada se aplica aos Estados Unidos e ao Canad. Os clientes fora dos EUA devem consultar as informaes sobre garantia especficas de seu pas, fornecidas com o produto.

Pronto Economizador de energia

8W

Lexmark E340, E342n


Esta garantia limitada se aplica a este produto apenas se ele tiver sido originalmente adquirido para uso pessoal, no para revenda, da Lexmark ou de um revendedor da Lexmark, aqui denominado Revendedor.

Desativar

0W

Garantia limitada
Os nveis de consumo de energia listados na tabela anterior representam medies por mdia de tempo. As medies de energia instantneas podero ser significativamente mais altas que a mdia. A Lexmark garante que este produto: Foi fabricado com peas novas, ou com peas novas e seminovas perfeitas, que funcionam como peas novas. No contm defeitos de material e de fabricao durante o uso normal. Se este produto no funcionar da forma garantida durante o perodo de garantia, entre em contato com um Revendedor ou com a Lexmark para providenciar o reparo ou a substituio (a critrio da Lexmark). Se o produto for um recurso ou uma opo, esta declarao se aplica somente quando tal recurso ou opo for usado(a) com o produto para o qual foi projetado. Para obter o servio de garantia, voc dever apresentar o recurso ou a opo juntamente com o produto. Se voc transferir este produto a outro usurio, o servio de garantia sob os termos desta declarao estaro disponveis para esse usurio durante o perodo de garantia remanescente. Voc deve transferir a prova de compra original e esta declarao ao usurio.

Economizador de energia
Esta impressora foi projetada com um modo de economia de energia chamado Economizador de energia. O modo Economizador de energia equivalente ao modo EPA Sleep. Ele economiza energia baixando o consumo durante longos perodos de inatividade. O modo Economizador de energia ativado automaticamente quando esta impressora no utilizada por um perodo de tempo especificado, chamado de Tempo limite de economia de energia. O tempo limite de economia de energia padro de fbrica de 30 minutos para a Lexmark E320 e a Lexmark E342n. Atravs da utilizao dos menus de configurao da impressora, o tempo limite de economia de energia pode ser modificado para valores entre 1 e 240 minutos. A definio do tempo limite de economia de energia para um valor muito baixo reduz o consumo de energia, mas pode aumentar o tempo de resposta da impressora. A definio do tempo limite de economia de energia para um valor muito alto mantm uma rpida resposta, mas consome mais energia. Se o modo Economizador de energia estiver afetando a utilizao efetiva desta impressora, ele poder ser desativado a partir do Utilitrio de configurao de impressora local (consulte a pgina 14) ou, se voc tiver um modelo de rede, a partir da pgina da Web residente na impressora (consulte a pgina 96).

Servio de garantia limitada


O perodo de garantia iniciado na data original de compra, especificada no recibo de compra, e finalizado 12 meses depois, desde que o perodo de garantia de quaisquer suprimentos e itens de manuteno includos na impressora no termine antes, caso esses suprimentos ou itens, ou seu contedo original, sejam substancialmente consumidos ou esgotados. ###Listar itens de manuteno especficos de produto, como unidades de fusor, correias de transferncia e itens de alimentao de papel)###, se houver, e quaisquer outros itens para os quais haja um Kit de manuteno disponvel, so considerados substancialmente consumidos quando a impressora exibe uma mensagem de "Vida til" ou "Manuteno programada" para esses itens.

Consumo de energia da impressora 5

Avisos

Para obter o servio de garantia, voc deve apresentar a prova de compra original. Talvez voc seja solicitado a entregar o produto ao Revendedor ou Lexmark ou a envi-lo, com as despesas prpagas e devidamente embalado, a um local designado pela Lexmark. Voc responsvel pela perda de ou por danos causados a um produto em trnsito enviado ao Revendedor ou ao local designado pela Lexmark. Quando o servio de garantia envolver a troca de um produto ou uma pea, o item substitudo se tornar propriedade do Revendedor ou da Lexmark. A substituio pode ser feita por um item novo ou reparado. O item de substituio assume o perodo de garantia remanescente do produto original. A substituio no ser possvel se o produto apresentado para troca estiver desfigurado, alterado, precisando de reparos no includos no servio de garantia, danificado sem possibilidade de reparo ou se no estiver isento de todas as obrigaes, restries, vnculos e nus legais. Antes de enviar este produto para o servio de garantia, remova todos os cartuchos de tinta, programas, dados e mdias de armazenamento removvel (a menos que solicitado de outra forma pela Lexmark). Para obter mais explicaes sobre as suas alternativas de garantia e o tcnico autorizado da Lexmark mais prximo em sua rea, entre em contato com a Lexmark pela World Wide Web, em http:/ /support.lexmark.com. fornecido suporte tcnico remoto para este produto durante todo o perodo de garantia. Para os produtos que no so mais cobertos por uma garantia da Lexmark, o suporte tcnico pode no estar disponvel ou pode ser obtido mediante o pagamento de uma taxa.

GARANTIAS CUJA RESPONSABILIDADE NO POSSA SER ISENTA SOB AS LEIS APLICVEIS SO LIMITADAS, EM DURAO, AO PERODO DE GARANTIA. NO SE APLICARO GARANTIAS, EXPRESSAS OU IMPLCITAS, APS ESSE PERODO. INFORMAES, ESPECIFICAES, PREOS E SERVIOS ESTO SUJEITOS A ALTERAES A QUALQUER MOMENTO, SEM AVISO PRVIO.

Limite de responsabilidade
Seu nico recurso sob esta garantia limitada estabelecido neste documento. Em relao a qualquer reclamao relacionada s aes ou no-execuo da Lexmark ou de um Revendedor quanto a este produto e sob esta garantia limitada, voc poder reaver danos reais at o limite definido no pargrafo a seguir. A responsabilidade da Lexmark por danos reais resultantes, quaisquer que sejam, estar limitada ao valor pago pelo produto que causou os danos. Essa limitao de responsabilidade no se aplica a reclamaes por danos pessoais ou danos a propriedade real ou propriedade pessoal tangvel, pelos quais a Lexmark ser legalmente responsvel. EM HIPTESE ALGUMA A LEXMARK SER RESPONSVEL POR PERDA DE LUCROS, PERDA DE ECONOMIAS, DANOS ACIDENTAIS OU OUTROS DANOS FINANCEIROS RESULTANTES. Isso se aplicar mesmo que voc notifique a Lexmark ou o Revendedor sobre a possibilidade de tais danos. A Lexmark no ser responsabilizada por nenhuma reclamao feita por voc com base em reclamaes de terceiros. Esta limitao de recursos tambm se aplica s reclamaes contra quaisquer Fornecedores e Revendedores da Lexmark. As limitaes de recursos da Lexmark e de seus Fornecedores e Revendedores no so cumulativas. Esses Fornecedores e Revendedores so beneficirios pretendidos desta limitao.

Extenso da garantia limitada


A Lexmark no garante a operao ininterrupta ou livre de erros de qualquer produto ou a durabilidade ou longevidade das impresses produzidas por nenhum produto. O servio de garantia no inclui reparos de danos causados por: Modificaes ou conexes no autorizadas Acidentes, m utilizao, uso excessivo ou inconsistente dos guias do usurio, dos manuais, das instrues ou das orientaes da Lexmark Ambiente fsico ou operacional inadequado Manuteno por partes que no sejam a Lexmark ou tcnicos autorizados pela Lexmark Operao de um produto alm do limite de seu ciclo operacional Uso de mdia de impresso fora das especificaes da Lexmark Renovaes, reparos, recargas ou remanufatura de produtos, suprimentos ou peas por parte de terceiros Uso de produtos, suprimentos, peas, materiais (como toner e tintas), software ou interfaces no fornecidos pela Lexmark DENTRO DO PERMITIDO PELAS LEIS APLICVEIS, NEM A LEXMARK NEM SEUS FORNECEDORES OU REVENDEDORES TERCEIROS FORNECEM NENHUMA OUTRA GARANTIA OU CONDIO DE QUALQUER ESPCIE, EXPRESSA OU IMPLCITA, COM RELAO A ESTE PRODUTO, E ESPECIFICAMENTE SE ISENTAM DAS GARANTIAS OU CONDIES IMPLCITAS DE COMERCIABILIDADE, ADEQUAO A UM PROPSITO ESPECFICO E QUALIDADE SATISFATRIA. QUAISQUER

Direitos adicionais
Alguns estados no permitem limitaes na durao de garantias implcitas, ou no permitem a excluso ou limitao de danos acidentais ou resultantes; portanto, as limitaes ou excluses contidas acima podem no se aplicar a voc. Esta garantia limitada oferece a voc direitos legais especficos. Voc tambm pode ter outros direitos, que variam de um estado para outro.

Declarao de garantia limitada 6

ndice
Avisos .............................................................................................................2
Aviso de edio ................................................................................................................ 2 Marcas registradas ........................................................................................................... 2 Aviso de licena ............................................................................................................... 2 Informaes sobre segurana .......................................................................................... 3 Aviso do laser .................................................................................................................. 3 The United Kingdom Telecommunications Act 1984 ....................................................... 3 Convenes ..................................................................................................................... 3 Avisos de emisso eletrnica ........................................................................................... 3 Consumo de energia da impressora ................................................................................ 5 Declarao de garantia limitada ....................................................................................... 5

Captulo 1: Viso geral da impressora ......................................................11 Captulo 2: Instalao de software para impresso local .......................13
Antes de instalar o software de impressora ................................................................... 13 Windows ........................................................................................................................ 13 Instalao do software de impressora usando o CD de drivers ............................... 13 Instalao do software de impressora atravs do Assistente para adicionar impressora .......................................................................................... 13 Instalao do software de impressora opcional ....................................................... 14 Macintosh ....................................................................................................................... 14 Criao de uma fila no Centro de impresso ou no Utilitrio de configurao de impressora (Macintosh OS X) .................................................. 14 UNIX/Linux ..................................................................................................................... 15

Captulo 3: Instalao de software para impresso em rede ..................16


Windows ........................................................................................................................ 16 Instalao de software para impresso direta ......................................................... 16 Configurao da impresso compartilhada .............................................................. 17 Instalao de software de impressora opcional ....................................................... 18

ndice

Macintosh ....................................................................................................................... 20 Mac OS X ................................................................................................................. 20 Mac OS 9.x .............................................................................................................. 22 UNIX/Linux ..................................................................................................................... 22 NetWare ......................................................................................................................... 23

Captulo 4: Tarefas e dicas sobre mdia de impresso ...........................24


Que tipos de mdia de impresso podem ser carregados? ........................................... 24 Onde a mdia de impresso pode ser carregada na impressora? ................................. 25 Dicas sobre como escolher a mdia de impresso correta ............................................ 26 Papel ........................................................................................................................ 26 Formulrios pr-impressos e papel timbrado ........................................................... 26 Transparncias ........................................................................................................ 26 Envelopes ................................................................................................................ 26 Etiquetas .................................................................................................................. 27 Cartes ..................................................................................................................... 27 Dicas sobre armazenamento de mdia de impresso e suprimentos ............................ 27 Armazenamento do papel ........................................................................................ 27 Armazenamento de suprimentos ............................................................................. 28 Dicas para evitar atolamentos ........................................................................................ 28 Como carregar as bandejas para 250 folhas e para 550 folhas .................................... 29 Extenso da bandeja para papel tamanho Ofcio ou Ofcio 2 .................................. 32 Como carregar o alimentador manual ............................................................................ 33 Como utilizar a sada traseira ........................................................................................ 34 Como limpar atolamentos de papel ............................................................................... 35

Captulo 5: Tarefas de impresso .............................................................38


Como alimentar um trabalho de impresso manualmente ............................................ 38 Como imprimir em ambos os lados do papel (duplex manual) ...................................... 40 Como imprimir imagens de vrias pginas em uma pgina (Nmero de pgs./folha) .. 42 Como imprimir uma brochura ......................................................................................... 43 Como imprimir um cartaz ............................................................................................... 44 Como imprimir em papel timbrado ................................................................................. 45 Como imprimir utilizando um overlay ou uma marca d'gua ......................................... 45 Utilizao de um overlay .......................................................................................... 45 Utilizao de uma marca d'gua .............................................................................. 46

ndice 8

ndice

Como cancelar um trabalho de impresso .................................................................... 46 No painel do operador da impressora ...................................................................... 46 Em um computador com o Windows ....................................................................... 46 Cancelamento de um trabalho em um computador Macintosh ................................ 46

Captulo 6: Como instalar opes .............................................................48


Como acessar a placa do sistema ................................................................................. 48 Como adicionar uma placa de memria ........................................................................ 50 Como adicionar uma placa de memria flash ................................................................ 51 Como instalar uma gaveta para 550 folhas ................................................................... 52 Reconhecimento das opes instaladas ........................................................................ 53

Captulo 7: Para entender o painel do operador ......................................54


Uso do painel do operador ............................................................................................. 54 Luz indicadora .......................................................................................................... 55 Botes ...................................................................................................................... 55 Uso do painel do operador para alterar configuraes da impressora .......................... 56 Menus desativados ........................................................................................................ 57 Uso dos menus da impressora ...................................................................................... 58 Menu papel .............................................................................................................. 59 Menu acabam. ......................................................................................................... 63 Menu utilitrios ......................................................................................................... 65 Menu trabalho .......................................................................................................... 66 Menu qualidade ........................................................................................................ 67 Menu configur .......................................................................................................... 68 Menu de emul PCL .................................................................................................. 72 Menu PostScript ....................................................................................................... 75 Menu PPDS ............................................................................................................. 75 Menu paralelo .......................................................................................................... 78 Menu rede ................................................................................................................ 80 Menu USB ................................................................................................................ 82

Captulo 8: Para entender as mensagens da impressora .......................84 Captulo 9: Para entender os menus de configurao da impressora ..91
Menu rede ................................................................................................................ 91 Menu paralelo .......................................................................................................... 92 Menu configur .......................................................................................................... 92 Menu USB ................................................................................................................ 93 Menu utilitrios ......................................................................................................... 93

ndice 9

ndice

Captulo 10: Software e tarefas de rede ....................................................94


Impresso de pginas de configuraes de menu e de configurao de rede .............. 94 Impresso das pginas de teste de qualidade de impresso ........................................ 95 Como configurar para TCP/IP ........................................................................................ 95 Atribuio de um endereo IP impressora ............................................................ 95 Verificao das configuraes de IP ........................................................................ 96 Utilizao da pgina da Web residente na impressora .................................................. 96

Captulo 11: Informaes sobre suprimentos ..........................................97


De quais suprimentos preciso e como posso obt-los? ................................................. 97 Armazenamento de suprimentos ............................................................................. 98 Como economizar suprimentos ..................................................................................... 98 Como saber quando voc precisa de novos suprimentos ............................................. 99 Verificao dos nveis de toner e do kit fotocondutor .............................................. 99 Como trocar um cartucho de toner .............................................................................. 100 Reciclagem de produtos da Lexmark ........................................................................... 103 Como trocar um kit fotocondutor .................................................................................. 104

Captulo 12: Administrao .....................................................................107


Desativao dos menus do painel do operador ........................................................... 107 Ativao dos menus ............................................................................................... 107 Restaurao das configuraes padro de fbrica ...................................................... 108

Captulo 13: Soluo de problemas ........................................................109


Problemas gerais ......................................................................................................... 109 Problemas de qualidade de impresso ........................................................................ 111 Como limpar a lente da cabea de impresso ....................................................... 114

ndice remissivo .........................................................................................117

ndice 10

Viso geral da impressora

Bandeja de sada para 150 folhas Suporte de papel

Tampa frontal Painel do operador Alimentador manual

Bandeja para 250 folhas

Gaveta opcional para 550 folhas

Sada de papel traseira

Boto Liga/desliga

Tampa contra poeira

Viso geral da impressora 11

Viso geral da impressora

O painel do operador da impressora possui um visor de cristal lquido (LCD) de 2 linhas por 16 caracteres, cinco botes e uma luz indicadora que pisca quando a impressora est processando um trabalho, o que indicado pela mensagem Ocupada.

LCD

Luz

Viso geral da impressora 12

Instalao de software para impresso local

Antes de instalar o software de impressora


Uma impressora local aquela que fica conectada ao computador por meio de um cabo USB ou paralelo. necessrio instalar um software de impressora no computador antes de conectar o cabo USB.

Windows
O CD de drivers pode ser usado para instalar o software na maioria dos sistemas operacionais Windows. Se o sistema operacional no for suportado pelo CD, dever ser usado o Assistente para adicionar impressora. Pode haver atualizaes do software de impressora disponveis no site da Lexmark, em www.lexmark.com.

Instalao do software de impressora usando o CD de drivers


Voc pode instalar drivers e software de impressora referentes aos seguintes sistemas operacionais usando o CD de drivers: Windows Server 2003 Windows Server 2003 x64 Windows XP Windows XP x64 bit Edition Windows 2000 Windows 98 Second Edition Windows Me Windows NT 4.x (sem suporte para USB) Insira o CD de drivers. Se o CD no for inicializado automaticamente, clique em Iniciar D:\Setup.exe na caixa de dilogo Executar (onde D a letra da unidade de CD-ROM). Selecione o caminho de instalao local e siga as instrues exibidas na tela. Conecte o cabo USB e ligue a impressora. A tela Plug and Play exibida e um objeto de impressora criado na pasta de impressoras do computador. Executar e digite

1 2 3

Instalao do software de impressora atravs do Assistente para adicionar impressora


Os seguintes sistemas operacionais devem usar o Assistente para adicionar impressora na instalao do software de impressora: Windows 95 (sem suporte para USB) Windows 98 First Edition (sem suporte para USB) Insira o CD de drivers. Se o CD for inicializado automaticamente, clique em Sair. Inicie o Assistente para adicionar impressora. Quando solicitado, selecione a opo para instalar uma impressora Local e clique em Com disco. Especifique a localizao do software de impressora no CD de drivers. O caminho deve ser semelhante ao seguinte: D:\Drivers\Print\Win_9xMe\<idioma>, onde D a letra da unidade de CD-ROM. Clique em OK.

1 2 3 4 5

Instalao de software para impresso local 13

Instalao de software para impresso local

Instalao do software de impressora opcional


Se voc quiser usar qualquer um dos aplicativos de software disponveis no CD de drivers, este um bom momento para instal-los.

Utilitrio de configurao de impressora local


O Utilitrio de configurao de impressora local permite alterar e salvar as configuraes da impressora em uma impressora conectada localmente (conexo USB e paralela). As configuraes padro do usurio continuam em vigor at voc fazer outras selees ou at restaurar as configuraes originais da impressora (chamadas configuraes padro de fbrica predefinidas). As configuraes que podem ser definidas so organizadas de acordo com o menu. Voc pode alterar configuraes como Tonalidade do toner, Economizador de energia, Tamanho do papel padro e Tipo de papel padro.

Instalao do Utilitrio de configurao de impressora local


1 2 3 4 5
Inicie o CD de drivers. Clique em Instalar software de impressora. Selecione o caminho de instalao personalizada. Em Ferramentas, selecione Utilitrio de configurao de impressora local. Clique em Concluir para terminar a instalao.

Use o driver de impressora para fazer alteraes em configuraes para trabalhos de impresso especficos, o que substituir as configuraes padro da impressora. Para acessar o Utilitrio de configurao de impressora local na rea de trabalho, Programas Lexmark Utilitrio de configurao de impressora local. clique em Iniciar

Macintosh
O Mac OS 9.x ou posterior necessrio para a impresso via USB. Para imprimir localmente em uma impressora conectada via USB, crie um cone de impressora desktop (Mac OS 9) ou uma fila no Centro de impresso/Utilitrio de configurao de impressora (Mac OS X). Observao: Um PPD para a impressora tambm est disponvel em um pacote de software que pode ser carregado no site da Lexmark, em www.lexmark.com.

Criao de uma fila no Centro de impresso ou no Utilitrio de configurao de impressora (Macintosh OS X)


1
Instale um arquivo PPD no computador. Um arquivo PPD fornece informaes detalhadas sobre os recursos de uma impressora no computador Macintosh. a b c d e f g h Insira o CD de drivers. Clique duas vezes no pacote instalador da impressora. Clique em Continuar na tela de boas-vindas e tambm depois de visualizar o arquivo Leiame. Clique em Continuar depois de visualizar o contrato de licena e, em seguida, clique em Concordo para aceitar os termos do contrato. Selecione um destino e clique em Continuar. Na tela Instalao fcil, clique em Instalar. Digite a senha e clique em OK. Todo o software necessrio instalado no computador. Clique em Fechar quando a instalao for concluda.

2 3

Abra o Finder, clique em Aplicativos e em Utilitrios. Clique duas vezes em Centro de impresso ou Utilitrio de configurao de impressora.

Macintosh 14

Instalao de software para impresso local

Execute um dos seguintes procedimentos: Se a impressora conectada via USB for exibida na Lista de impressoras, saia do Centro de impresso ou do Utilitrio de configurao de impressora. Uma fila foi criada para a impressora. Se a impressora conectada via USB no for exibida na Lista de impressoras, verifique se o cabo USB est conectado adequadamente e se a impressora est ligada. Depois que a impressora for exibida na Lista de impressoras, saia do Centro de impresso ou do Utilitrio de configurao de impressora.

Criao de um cone de impressora desktop (Mac OS 9.x)


1
Instale um arquivo PPD no computador. Um arquivo PPD fornece informaes detalhadas sobre os recursos de uma impressora no computador Macintosh. a b c d e f g Insira o CD de drivers. Clique duas vezes em Classic e, em seguida, clique duas vezes no pacote instalador da impressora. Escolha o idioma a ser usado e clique em Continuar. Clique em Continuar depois de visualizar o arquivo Leiame. Clique em Continuar depois de visualizar o contrato de licena e, em seguida, clique em Concordo para aceitar os termos do contrato. Na tela Instalao fcil, clique em Instalar. Todos os arquivos necessrios so instalados no computador. Clique em Fechar quando a instalao for concluda.

Execute um dos seguintes procedimentos: Para o Mac OS 9.0: Abra o Apple LaserWriter. Para o Mac OS 9.1 a 9.x: Abra Aplicativos e, em seguida, clique em Utilitrios.

3 4 5 6 7 8 9

Clique duas vezes em Utilitrio de impressora desktop. Selecione Impressora (USB) e clique em OK. Na seo de seleo de impressora USB, clique em Alterar. Se a impressora no for exibida na lista de seleo de impressora USB, verifique se o cabo USB est conectado adequadamente e se a impressora est ligada. Selecione o nome da impressora e clique em OK. A impressora exibida na janela Impressora (USB) original. Na seo do arquivo PPD (PostScript Printer Description), clique em Configurao automtica. Certifique-se de que a impressora PPD agora corresponde impressora que est sendo usada. Clique em Criar e em Salvar. Especifique um nome para a impressora e clique em Salvar. Agora, a impressora est salva como uma impressora desktop.

UNIX/Linux
A impresso local suportada em muitas plataformas UNIX e Linux, como Sun Solaris e Red Hat. Os pacotes Sun Solaris e Linux esto disponveis no CD de drivers e no site da Lexmark, em www.lexmark.com. O Guia do usurio de UNIX/Linux de cada pacote fornece instrues detalhadas para a instalao e o uso de impressoras Lexmark em ambientes UNIX e Linux. Todos os pacotes de driver suportam impresso local utilizando uma conexo paralela. O pacote de driver para o Sun Solaris suporta conexes USB para aparelhos Sun Ray e estaes de trabalho Sun. Visite o site da Lexmark, em www.lexmark.com, para obter uma lista completa das plataformas UNIX e Linux suportadas.

UNIX/Linux 15

Instalao de software para impresso em rede

Windows
Em ambientes Windows, as impressoras de rede podem ser configuradas para impresso direta ou compartilhada. Ambos os mtodos de impresso em rede exigem a instalao de um software de impressora e a criao de uma porta de impressora de rede. Siga as etapas relativas configurao de impresso e ao sistema operacional em uso para configurar a impressora de rede: V para a pgina 16 Impressora

Configurao de impresso Impresso IP direta A impressora fica conectada diretamente rede por um cabo de rede, como o Ethernet. Os drivers de impressora so normalmente instalados em cada um dos computadores da rede.

Clientes Impresso compartilhada A impressora conectada a um dos computadores da rede por um cabo local, como o USB. Os drivers de impressora so instalados no computador que est conectado impressora. Durante a instalao dos drivers, a impressora configurada para ser compartilhada, para que todos os outros computadores da rede possam imprimir nela. 17 Servidor Impressora

Clientes

Instalao de software para impresso direta


1 2
Inicie o CD de drivers. Siga as instrues na tela. Selecione o caminho em Sugerida para aceitar os padres. Selecione Personalizado para escolher o software a ser instalado. A impressora detectada automaticamente na rede, um endereo IP atribudo e um objeto de impressora de rede criado na pasta de impressoras. Imprima uma pgina de teste para verificar a instalao da impressora. Repita as etapas de 1 a 4 em todos os computadores nos quais voc deseja ativar a impresso direta na impressora de rede.

3 4

Instalao de software para impresso em rede 16

Instalao de software para impresso em rede

Configurao da impresso compartilhada


Para configurar a impresso compartilhada so necessrias vrias etapas, que devem ser executadas na seguinte ordem:

1 2 3

Instale o software no computador conectado impressora. Compartilhe a impressora na rede. Conecte outros computadores da rede impressora.

Instalao do software no computador conectado impressora


1 2 3 4
Inicie o CD de drivers. Siga as instrues na tela. Conecte o cabo USB impressora. Quando o processo Plug and Play for concludo, um objeto de impressora ser criado na pasta de impressoras. Imprima uma pgina de teste para verificar a instalao da impressora local.

Compartilhamento da impressora na rede


1 2 3 4 5
Abra a pasta Impressoras do sistema operacional. Selecione o objeto de impressora. Abra as Propriedades da impressora e clique na opo para compartilh-la. Isso requer a atribuio de um nome compartilhado impressora. Clique em OK. Se estiverem faltando arquivos, podero ser exibidos prompts solicitando o CD do sistema operacional. Verifique os itens a seguir para ter certeza de que a impressora foi compartilhada com xito. O objeto de impressora na pasta Impressoras agora tem um indicador de compartilhamento. Por exemplo, no Windows NT 4.0, exibida uma mo embaixo do objeto de impressora. Navegue pelo ambiente de rede. Localize o nome do host do computador conectado e procure pelo nome compartilhado atribudo impressora.

Para conectar outros computadores da rede impressora


O driver de impressora ou um subconjunto de informaes da impressora deve ser instalado em todos os computadores de rede nos quais voc deseja ativar a impresso em uma impressora compartilhada.

Uso do mtodo ponto a ponto


Com esse mtodo, o driver de impressora totalmente instalado em cada computador da rede. Cada computador da rede mantm o controle sobre as modificaes do driver. Cada computador da rede cuida do processamento dos trabalhos de impresso.

1 2 3 4

Inicie o Assistente para adicionar impressora. Selecione a opo para adicionar uma impressora de rede. Insira o nome ou o URL da impressora (se ela estiver na Internet ou em uma intranet) e clique em Avanar. Se voc no souber o nome ou o URL da impressora, deixe a caixa de texto em branco e clique em Avanar. Selecione a impressora de rede na lista de impressoras compartilhadas. Se a impressora no estiver na lista, insira o caminho da impressora na caixa de texto. O caminho ser semelhante ao seguinte: \\<nome do host do servidor>\<nome da impressora compartilhada>. O nome do host do servidor o nome do computador servidor que o identifica na rede. O nome da impressora compartilhada o nome atribudo durante o processo de instalao do servidor.

Clique em OK. Quando solicitado, selecione se esta ser a impressora padro para o cliente.

Windows 17

Instalao de software para impresso em rede

6 7

Quando a instalao for concluda, imprima uma pgina de teste para fazer a verificao. Repita as etapas de 1 a 6 em todos os computadores da rede nos quais voc deseja ativar a impresso na impressora compartilhada.

Uso do mtodo apontar e imprimir


Observao: O mtodo apontar e imprimir pode no ser suportado em alguns ambientes de 64 bits. Visite o site da Lexmark, em www.lexmark.com, para obter informaes atualizadas. Na Knowledge Base, procure o artigo sobre suporte de 64 bits para a impressora. Esse mtodo normalmente o melhor uso dos recursos do sistema. O computador conectado impressora cuida das modificaes de driver e do processamento de todos os trabalhos de impresso, inclusive daqueles roteados de outros computadores da rede. Isso permite que os computadores da rede retornem aos aplicativos com muito mais rapidez. Com esse mtodo, um subconjunto de informaes da impressora copiado do computador conectado impressora via rede para os outros computadores. Essas informaes so suficientes para enviar um trabalho de impresso para a impressora.

1 2 3

Na rea de trabalho do prximo computador da rede no qual voc deseja ativar a impresso na impressora, clique duas vezes em Ambiente de rede ou em Meus locais de rede. Localize o nome do host do computador conectado impressora e clique duas vezes nesse nome. Clique com o boto direito do mouse no nome da impressora compartilhada e selecione a opo para instal-la no seu computador. Aguarde alguns minutos para que o software de impressora seja copiado do computador conectado impressora para o computador em que voc est trabalhando e para que o objeto de impressora seja adicionado pasta Impressoras. O tempo necessrio varia, dependendo do trfego da rede e de outros fatores.

4 5 6

Feche o Ambiente de rede ou Meus locais de rede. Imprima uma pgina de teste para verificar a instalao da impressora. Repita as etapas de 1 a 5 em todos os computadores da rede nos quais voc deseja ativar a impresso na impressora compartilhada.

Instalao de software de impressora opcional


Se voc quiser usar qualquer um dos aplicativos de software disponveis no CD de drivers, este um bom momento para instal-los. Para isso, siga o caminho de instalao personalizada.

Windows 18

Instalao de software para impresso em rede

Dicas teis de impresso em rede


Atribuio de um endereo IP impressora
Se a rede estiver usando o DHCP, um endereo IP ser atribudo automaticamente depois que voc conectar o cabo de rede impressora.

1 2

Procure pelo endereo no cabealho TCP/IP da pgina de configurao de rede. Consulte Impresso de uma pgina de configurao de rede. V para Verificao das configuraes de IP na pgina 20.

Se a rede no estiver usando o DHCP, voc dever atribuir um endereo IP impressora manualmente. Uma forma fcil de fazer isso usar o painel do operador da impressora: Rede padro ser exibido se voc tiver adquirido uma impressora com uma porta de rede na placa do sistema da impressora. Se houver um servidor de impresso MarkNet instalado no slot de placa opcional 1 ou 2, voc ver Opo de rede 1 ou Opo de rede 2.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Pressione Menu at que Menu rede seja exibido e pressione Selecionar. Pressione Menu at que Rede padro seja exibido e pressione Selecionar. Pressione Menu at que Config rede padr (ou Configurao de rede 1 ou Configurao de rede 2) seja exibido e pressione Selecionar. Pressione Menu at que TCP/IP seja exibido e pressione Selecionar. Pressione Menu at que Definir endereo IP seja exibido e pressione Selecionar. Altere o endereo pressionando Menu para aumentar ou diminuir cada nmero. Pressione Selecionar para ir para o prximo segmento. Pressione Selecionar quando terminar. A mensagem Salvo exibida rapidamente. Pressione Menu at que Definir mscara da rede IP seja exibido e pressione Selecionar. Repita a etapa 6 para definir a mscara da rede IP. Pressione Menu at que Definir gateway IP seja exibido e pressione Selecionar. Repita a etapa 6 para definir o gateway IP. Quando terminar, pressione Continuar para que a impressora retorne ao estado Pronto. V para Verificao das configuraes de IP na pgina 20.

Impresso de uma pgina de configurao de rede


Se a impressora estiver conectada a uma rede, imprima uma pgina de configurao de rede para verificar a conexo da rede. Essa pgina tambm contm informaes importantes que ajudam a configurar a impresso em rede. Observao: Se um servidor de impresso MarkNet opcional estiver instalado, possvel que voc veja Imp. config. rede1 (ou Imp. config. rede2).

1 2 3

Verifique se a impressora est ligada. Pressione Menu at que a Menu utilitrios seja exibido e pressione Selecionar. Pressione Menu at que Imp config rede seja exibido e pressione Selecionar para imprimir a pgina. Observao: Guarde a pgina de configurao de rede depois que ela for impressa. Ela ser usada em outras etapas.

Consulte a primeira seo da pgina de configurao de rede e confirme se o status est definido como Conectado. Se o Status for No conectado, talvez o ponto de rede no esteja ativo ou o cabo de rede no esteja funcionando corretamente. Consulte o responsvel pelo suporte tcnico da rede para obter uma soluo. Depois disso, imprima outra pgina de configurao de rede para verificar se voc est conectado rede.

Windows 19

Instalao de software para impresso em rede

Impresso de pginas de configurao Verificao das configuraes de IP


Imprima outra pgina de configurao de rede. Verifique no cabealho TCP/IP se o endereo IP, a mscara de rede e o gateway so os esperados. Consulte Impresso de pginas de configuraes de menu e de configurao de rede na pgina 94 para obter informaes adicionais. Observao: Para exibir um prompt de comando em um computador com o Windows, clique em Iniciar Prompt do MS-DOS (ou Acessrios Prompt do MS-DOS se estiver usando o Programas Windows 2000). Execute o comando ping na impressora e verifique se ela responde. Por exemplo, no prompt de comando de um computador da rede, digite ping seguido do endereo IP da nova impressora (por exemplo, ping 192.168.0.11). Se a impressora estiver ativa na rede, voc dever receber uma resposta.

Macintosh
Para imprimir em uma impressora de rede, cada usurio do Macintosh deve instalar um arquivo PPD personalizado e criar uma impressora desktop no computador (Mac OS 9.x) ou criar uma fila de impresso no Centro de impresso (Mac OS X). Observao: Um arquivo PPD fornece informaes detalhadas sobre os recursos de uma impressora em computadores UNIX ou Macintosh.

Mac OS X
Etapa 1: Instale um arquivo PPD personalizado
1
Instale um arquivo PPD no computador. a b c d e f g h Insira o CD de drivers. Clique duas vezes no pacote instalador da impressora. Clique em Continuar na tela de boas-vindas e tambm depois de visualizar o arquivo Leiame. Clique em Continuar depois de visualizar o contrato de licena e, em seguida, clique em Concordo para aceitar os termos do contrato. Selecione um destino e clique em Continuar. Na tela Instalao fcil, clique em Instalar. Digite a senha e clique em OK. Todo o software necessrio instalado no computador. Clique em Fechar quando a instalao for concluda.

Etapa 2: Crie uma fila de impresso no Centro de impresso ou no Utilitrio de configurao de impressora
Uso da impresso AppleTalk
Siga estas etapas para criar uma fila de impresso usando a Impresso AppleTalk.

1 2 3

Abra o Finder, clique em Aplicativos e em Utilitrios. Clique duas vezes em Centro de impresso ou Utilitrio de configurao de impressora. Escolha Adicionar impressora no menu Impressoras.

Macintosh 20

Instalao de software para impresso em rede

4 5 6 7

Escolha AppleTalk no menu pop-up. Verifique no cabealho AppleTalk da pgina de configurao de rede qual a zona ou impressora a ser selecionada. Selecione a zona AppleTalk na lista. Selecione a nova impressora na lista e clique em Adicionar. Verifique a instalao da impressora: a b c Abra o Finder, clique em Aplicativos e em Editor de texto. Escolha Imprimir no menu "Arquivo". Escolha Sumrio no menu pop-up "Cpias e pginas. Para saber a impressora a ser selecionada, verifique o cabealho AppleTalk da pgina de configurao de rede qual o nome padro da impressora. Se o arquivo PPD exibido na janela Sumrio for o correto para a impressora, a configurao estar concluda. Se o arquivo PPD exibido na janela Sumrio no for o correto para a impressora, exclua a impressora da lista de impressoras no Centro de impresso ou no Utilitrio de configurao de impressora e repita a Etapa 1: Instale um arquivo PPD personalizado.

Uso da Impresso IP
Siga estas etapas para criar uma fila de impresso usando a Impresso IP.

1 2 3 4 5 6 7 8

Abra o Finder, clique em Aplicativos e em Utilitrios. Clique duas vezes em Centro de impresso ou Utilitrio de configurao de impressora. Escolha Adicionar impressora no menu Impressoras. Escolha Impresso IP no menu pop-up. Insira o endereo IP ou o nome DNS da impressora na caixa de endereo da impressora. Escolha Lexmark no menu pop-up "Modelo da impressora". Selecione a nova impressora na lista e clique em Adicionar. Verifique a instalao da impressora: a b c d Abra o Finder, clique em Aplicativos e em Editor de texto. Escolha Imprimir no menu "Arquivo". Escolha Sumrio no menu pop-up Cpias e pginas. Execute um dos seguintes procedimentos: Se o arquivo PPD exibido na janela Sumrio for o correto para a impressora, a configurao estar concluda. Se o arquivo PPD exibido na janela Resumo no for o correto para a impressora, exclua a impressora da lista de impressoras no Centro de impresso ou no Utilitrio de configurao de impressora e repita a etapa de instalao de um arquivo PPD personalizado.

Mac OS 9.x
Etapa 1: Instale um arquivo PPD personalizado
1
Insira o CD de drivers. a b c Clique duas vezes em Classic e, em seguida, clique duas vezes no pacote instalador da impressora. Escolha o idioma a ser usado e clique em Continuar. Clique em Continuar depois de visualizar o arquivo Leiame.

Macintosh 21

Instalao de software para impresso em rede

d e f

Clique em Continuar depois de visualizar o contrato de licena e, em seguida, clique em Concordo para aceitar os termos do contrato. Na tela Instalao fcil, clique em Instalar. Todos os arquivos necessrios so instalados no computador. Clique em Fechar quando a instalao for concluda.

Observao: Um PPD para a impressora tambm est disponvel em um pacote de software que pode ser carregado no site da Lexmark, em www.lexmark.com.

Etapa 2: Crie uma impressora desktop


1 2 3 4 5 6 7 8
No Chooser, selecione o driver LaserWriter 8. Para uma rede roteada, selecione a zona padro na lista. Para saber a zona a ser selecionada, procure pela zona na pgina de configurao de rede, em AppleTalk. Selecione a nova impressora na lista. Para determinar a impressora a ser selecionada, verifique no cabealho AppleTalk da pgina de configurao de rede qual o nome padro da impressora. Clique em Criar. Verifique se h um cone ao lado do nome da impressora no Chooser. Feche a janela do Chooser. Verifique a instalao da impressora. a b Clique no cone da impressora que voc acabou de adicionar. Escolha Imprimindo Alterar configurao.

Se o arquivo PPD exibido na parte do arquivo PPD (PostScript Printer Description) do menu estiver correto para a impressora, a configurao estar concluda. Se o arquivo PPD exibido na parte do arquivo PPD do menu no for o correto para a impressora, repita a etapa de instalao de um arquivo PPD personalizado.

UNIX/Linux
A impressora suporta diversas plataformas UNIX e Linux, como Sun Solaris e Red Hat. Visite o site da Lexmark, em www.lexmark.com, para obter uma lista completa das plataformas UNIX e Linux suportadas. Observao: Os pacotes Sun Solaris e Linux esto disponveis no CD de drivers e no site da Lexmark, em www.lexmark.com. A Lexmark fornece um pacote de drivers de impressora para cada plataforma UNIX e Linux suportada. O Guia do usurio contido em cada pacote fornece instrues detalhadas para a instalao e o uso das impressoras Lexmark em ambientes UNIX e Linux. Esses pacotes podem ser carregados do site da Lexmark. O pacote de drivers necessrio tambm est no CD de drivers.

NetWare
A impressora suporta o NDPS/iPrint (Novell Distributed Print Services). Para obter as informaes mais recentes sobre como instalar uma impressora de rede em um ambiente NetWare, inicie o CD de drivers e clique em Visualizar documentao.

UNIX/Linux 22

Tarefas e dicas sobre mdia de impresso

Que tipos de mdia de impresso podem ser carregados?


Obtenha o mximo de sua impressora carregando as bandejas adequadamente. Nunca misture tipos de mdia em uma bandeja. Origem Bandeja 1 (bandeja para 250 folhas) Bandeja 2 (bandeja para 550 folhas) Alimentador manual Tamanhos A4, A5, JIS B5, Carta, Ofcio, Executivo, Ofcio 2, Statement (US), Universal A4, A5, JIS B5, Carta, Ofcio, Executivo, Ofcio 2, Statement (US), Universal A4, A5, JIS B5, Carta, Ofcio, Executivo, Ofcio 2, Statement (US), Universal Tipos Papel comum, transparncias e etiquetas Papel comum, transparncias e etiquetas Papel comum, transparncias e etiquetas Cartes Peso 6090 g/m2 (1624 lb) Capacidade* (folhas) 250 folhas de papel 50 etiquetas 50 transparncias 550 folhas de papel 50 etiquetas 50 transparncias 1

6090 g/m2 (1624 lb)

60163 g/m2 (1643 lb) 120163 g/m2 (1690 lb), ndice Bristol 75163 g/m2 (50100 lb), Etiqueta 90 g/m2 (24 lb)

7, 9, 10, DL, C5, B5, outro (tamanho personalizado)

Envelopes

* Capacidade para mdia de impresso de 20 lb, a menos que observado em contrrio. recomendvel que o papel tenha fibras curtas. Use a sada traseira para obter os melhores resultados. Faixas de tamanho Universal: Bandeja 1: 89216 x 210356 mm (3,58,5 x 8,2714,0 pol) Bandeja 2: 148216 x 210356 mm (5,838,5 x 8,2714,0 pol) Alimentador manual: 76-216 x 127-356 mm (3,0-8,5 x 5,0-14,0 pol) (inclui cartes de 3 x 5 pol)

Tarefas e dicas sobre mdia de impresso 24

Tarefas e dicas sobre mdia de impresso

Onde a mdia de impresso pode ser carregada na impressora?


A impressora tem duas origens de papel padro: um alimentador automtico de papel para 250 folhas (Bandeja 1) e um alimentador manual de folhas individuais. Utilize a Bandeja 1 para a maioria dos trabalhos de impresso. Use o alimentador manual para carregar uma nica folha de papel, transparncia, envelope, etiqueta, carto ou carto de ndice. Voc pode aumentar a capacidade de papel adquirindo uma gaveta opcional para 550 folhas. Uma bandeja de sada na parte superior da impressora tem capacidade para at 150 folhas. A sada traseira para folhas individuais fornece um caminho de papel direto, o que ajuda a reduzir a curvatura do papel e possveis atolamentos. Isso especialmente til para mdias especiais, como transparncias, envelopes, etiquetas, cartes ou cartes de ndice. Bandeja de sada para 150 folhas Suporte de papel frontal

Tampa frontal Painel do operador Alimentador manual

Bandeja para 250 folhas

Gaveta opcional para 550 folhas

Sada de papel traseira

Onde a mdia de impresso pode ser carregada na impressora? 25

Tarefas e dicas sobre mdia de impresso

Dicas sobre como escolher a mdia de impresso correta


A escolha do papel ou de outra mdia corretamente reduz os problemas de impresso. Para obter a melhor qualidade de impresso, teste uma amostra do papel ou de outra mdia desejada antes de comprar grandes quantidades. Consulte o documento Card Stock & Label Guide (apenas em ingls) disponvel no site da Lexmark, em www.lexmark.com, para obter mais informaes sobre qual papel oferece os melhores resultados no seu ambiente de impresso.

Papel
Para obter a melhor qualidade de impresso, use papel xerogrfico de 20 lb (75 g/m2) e de fibras longas. A impressora pode automaticamente alimentar papel com gramaturas de 60 a 90 g/m2 (16 a 47 lb, encorpado) de fibras longas. O papel com peso inferior a 60 g/m2 (16 lb) pode no ser firme o suficiente para ser alimentado adequadamente, causando atolamentos. O papel com peso superior a 90 g/m2 (24 lb) deve ser alimentado atravs da bandeja opcional para 550 folhas ou do alimentador manual. O processo de impresso a laser aquece o papel a altas temperaturas de 170C (338F) para aplicaes noMICR. Use somente papis capazes de resistir a essas temperaturas sem descolorir, produzir sangramento ou liberar emisses perigosas. Consulte o fabricante ou o fornecedor para determinar se o papel escolhido aceitvel para impressoras a laser.

Formulrios pr-impressos e papel timbrado


Use somente formulrios e papel timbrado impresso usando um processo de impresso offset litogrfico ou de gravura. Escolha papis que absorvam a tinta, mas que no a deixem escorrer. Evite papis com superfcies speras ou excessivamente texturizadas.

Use papis impressos com tintas resistentes ao calor e projetadas para uso em copiadoras xerogrficas. A tinta deve resistir a temperaturas de 170C (338F) sem derreter ou liberar emisses perigosas. Use tintas que no sejam afetadas pela resina contida no toner. As tintas que se solidificam por oxidao ou que so base de leo devem atender a esses requisitos; as tintas base de ltex podem no atender. Em caso de dvida, entre em contato o fornecedor do papel. Papis pr-impressos, como timbrados, devem ser capazes de resistir a temperaturas de at 170C (338F) sem derreter ou liberar emisses perigosas.

Transparncias
Use as transparncias projetadas especialmente para impressoras a laser. As transparncias devem ser capazes de resistir a temperaturas de at 170C (338F) sem derreter, descolorir, se deslocar ou liberar emisses perigosas. Recomendamos transparncias para impressoras a laser da Lexmark: nmero de pea 70X7240 para transparncias tamanho carta e nmero de pea 12A5010 para transparncias tamanho A4. Para evitar problemas de qualidade de impresso, no toque nas transparncias.

Envelopes
Use envelopes feitos com papel encorpado de 24 lb (90 g/m2). No utilize envelopes que: Estejam muito curvados. Estejam grudados. Estejam danificados de alguma forma.

Dicas sobre como escolher a mdia de impresso correta 26

Tarefas e dicas sobre mdia de impresso

Contenham janelas, aberturas, perfuraes, recortes ou relevos. Tenham grampos metlicos, laos ou fechos de metal. Tenham selos postais colados. Tenham algum adesivo exposto quando a aba se encontrar na posio fechada.

Use envelopes capazes de resistir a temperaturas de 170C (338F) sem: lacrar curvar excessivamente enrugar liberar emisses perigosas

Se tiver qualquer dvida sobre os envelopes que pretende usar, consulte o fornecedor dos envelopes. A combinao da alta umidade (acima de 60%) e da alta temperatura de impresso poder lacrar os envelopes.

Etiquetas
No use etiquetas que tenham adesivos expostos nas folhas. No imprima continuamente uma grande quantidade de etiquetas. No use etiquetas de vinil. Use etiquetas capazes de resistir a temperaturas de 170C (338F) sem colar, se curvar excessivamente, enrugar ou liberar emisses perigosas. As etiquetas adesivas, a face de impresso (material imprimvel) e os revestimentos finais devem ser capazes de suportar presso de 25 psi (libras por polegada quadrada) (172 kPa).

Cartes
A pr-impresso, a perfurao e a dobra podem afetar de forma significativa a qualidade de impresso e causar problemas de manuseio da mdia ou atolamentos. Evite usar cartes que possam liberar emisses perigosas quando aquecidos. No use cartes pr-impressos fabricados com produtos qumicos que possam contaminar a impressora. A primpresso introduz componentes semilquidos e volteis na impressora. Use cartes com peso mximo de 163 g/m2 e tamanho mnimo de 76 x 127 mm (3 x 5 pol).

Dicas sobre armazenamento de mdia de impresso e suprimentos


Armazenamento do papel
Use as diretrizes a seguir para evitar problemas de alimentao de papel e de qualidade de impresso irregular. Armazene papel em um ambiente em que a temperatura seja de aproximadamente 21C (70F) e a umidade relativa do ar seja de 40%. Armazene as caixas de papel em pallets ou prateleiras em vez de coloc-las diretamente sobre o cho. Se voc armazenar pacotes individuais de papel fora da caixa original, certifique-se de que eles estejam sobre uma superfcie plana para que as bordas no fiquem deformadas, curvadas nem sejam danificadas. No coloque nenhum objeto sobre os pacotes de papel.

Dicas sobre armazenamento de mdia de impresso e suprimentos 27

Tarefas e dicas sobre mdia de impresso

Armazenamento de suprimentos
Escolha uma rea de armazenagem limpa e arejada para os suprimentos de sua impressora. Armazene os suprimentos com o lado correto voltado para cima e em sua embalagem original at utiliz-los. No exponha os suprimentos a: Luz solar direta Temperaturas superiores a 35C (95F) Alta umidade (superior a 80%) Maresia Gases corrosivos Excesso de poeira

Dicas para evitar atolamentos


Voc pode evitar a maioria dos atolamentos de papel carregando papel e mdia especial corretamente na impressora. As dicas a seguir podem ajud-lo a evitar atolamentos de papel. No carregue papel enrugado, amassado ou mido. Nunca misture tipos de mdia em uma bandeja. Flexione, ventile e alinhe o papel antes de carreg-lo.

No exceda a altura mxima da pilha. Empurre todas as bandejas firmemente para dentro da impressora depois de carreg-las. Certifique-se de que as guias nas bandejas estejam posicionadas justas contra o papel ou a mdia especial. No remova as bandejas de papel enquanto um trabalho estiver sendo impresso. Antes de carregar as transparncias, ventile a pilha para que as folhas no fiquem coladas. No utilize envelopes que: Estejam muito curvados. Estejam grudados. Estejam danificados de alguma forma. Contenham janelas, aberturas, perfuraes, recortes ou relevos. Tenham grampos metlicos, laos ou fechos de metal. Tenham selos postais colados. Tenham algum adesivo exposto quando a aba se encontrar na posio fechada.

Use somente papel recomendado. Consulte o documento Card Stock & Label Guide (apenas em ingls) disponvel no site da Lexmark, em www.lexmark.com, para obter mais informaes sobre qual papel oferece os melhores resultados no seu ambiente de impresso. Se precisar de informaes detalhadas antes de comprar grandes quantidades de papel personalizado, consulte o documento Card Stock & Label Guide (apenas em ingls).

Dicas para evitar atolamentos 28

Tarefas e dicas sobre mdia de impresso

Como carregar as bandejas para 250 folhas e para 550 folhas


Siga estas instrues para carregar papel nas bandejas para 250 folhas e para 550 folhas.

Remova a bandeja.

Observao: Se voc for carregar papel Ofcio ou Ofcio 2, estenda toda a bandeja de papel. Consulte Extenso da bandeja para papel tamanho Ofcio ou Ofcio 2 na pgina 32 para obter instrues.

Prepare uma pilha de papel para carreg-la na bandeja, flexionando e ventilando as folhas. Alinhe as folhas sobre uma superfcie plana.

Como carregar as bandejas para 250 folhas e para 550 folhas 29

Tarefas e dicas sobre mdia de impresso

Carregue o papel na bandeja com o lado de impresso voltado para baixo.

Observao: Carregue o papel timbrado com o logotipo voltado para baixo. A borda superior da folha com o logotipo deve ser colocada na frente da bandeja. O papel deve ficar abaixo das linhas de preenchimento mximo nas guias laterais. A sobrecarga poder causar atolamentos.

Deslize as duas guias laterais e a guia posterior at que elas se encaixem contra a pilha de papel.

Como carregar as bandejas para 250 folhas e para 550 folhas 30

Tarefas e dicas sobre mdia de impresso

Insira a bandeja.

Estenda o suporte de papel na bandeja de sada.

Como carregar as bandejas para 250 folhas e para 550 folhas 31

Tarefas e dicas sobre mdia de impresso

Extenso da bandeja para papel tamanho Ofcio ou Ofcio 2


Para carregar papel tamanho Ofcio ou Ofcio 2, voc precisa estender a bandeja de papel. Voc tambm deve encaixar a tampa contra poeira na parte traseira da impressora para proteger a bandeja enquanto ela fica estendida.

1 2

Pressione para baixo a lingeta na traseira da bandeja. Estenda a bandeja at que o extensor trave.

Encaixe da tampa contra poeira


A tampa contra poeira ajuda a proteger a bandeja de papel do ambiente e evita que a bandeja saia da posio quando est estendida. Fixe a tampa contra poeira na parte traseira da impressora, alinhando as guias na tampa com os orifcios da impressora, e encaixe a tampa.

Como carregar as bandejas para 250 folhas e para 550 folhas 32

Tarefas e dicas sobre mdia de impresso

Como carregar o alimentador manual


O alimentador manual est localizado na parte da frente da impressora e s pode alimentar uma folha de mdia de impresso por vez. Voc tambm pode usar o alimentador manual para fazer impresses rpidas em tipos ou tamanhos de papis que no estejam carregados atualmente na bandeja de papel. Para obter informaes sobre mdias de impresso aceitveis para uso no alimentador manual, consulte Que tipos de mdia de impresso podem ser carregados? na pgina 24. Usar apenas a mdia de impresso especificada ajuda a evitar atolamentos de papel e problemas de qualidade de impresso. Observao: recomendvel enviar o trabalho de impresso para a impressora antes de carregar o alimentador manual. Consulte Como alimentar um trabalho de impresso manualmente na pgina 38 para obter mais informaes. Para carregar o alimentador manual:

Coloque uma folha da mdia de impresso selecionada, com o lado de impresso voltado para cima, no centro do alimentador manual, mas somente at o ponto onde a borda de sada possa entrar em contato com as guias de papel. Caso contrrio, a impressora puxar a mdia de impresso muito rapidamente e provvel que o trabalho seja impresso com uma inclinao. Ajuste as guias de papel de acordo com a largura da mdia de impresso. Segure ambas as laterais da mdia de impresso prximas ao alimentador manual e empurre-a para dentro da impressora at que ela prenda automaticamente. H uma breve pausa entre o instante em que a impressora prende a mdia de impresso e quando a mdia alimentada na impressora. Aviso: No force a mdia de impresso no alimentador. Forar a mdia provoca atolamentos.

2 3

Insira envelopes com o lado da aba voltado para baixo e com a rea do selo como mostrado. Segure as transparncias pelas bordas e evite tocar no lado para impresso. A oleosidade dos dedos pode afetar a qualidade de impresso. Carregue papel timbrado voltado para cima, sendo que a parte superior da folha deve ser inserida primeiro. Se houver problemas com a alimentao de papel, vire o papel ao contrrio.

Como carregar o alimentador manual 33

Tarefas e dicas sobre mdia de impresso

Como utilizar a sada traseira


A sada traseira para folhas individuais fornece um caminho de papel direto, o que ajuda a reduzir a curvatura do papel e possveis atolamentos. Isso especialmente til para mdias especiais, como transparncias, envelopes, etiquetas, cartes ou cartes de ndice. Para usar a sada traseira, abra a porta de sada traseira. Quando a porta de sada traseira estiver aberta, toda a mdia de impresso sair pela sada traseira. Quando ela estiver fechada, toda a mdia ser enviada para a bandeja de sada na parte superior da impressora.

Como utilizar a sada traseira 34

Tarefas e dicas sobre mdia de impresso

Como limpar atolamentos de papel


Se voc selecionar a mdia de impresso com cuidado e carreg-la adequadamente, poder evitar a maioria dos atolamentos. Observao: Para limpar a mensagem de erro Atolamento de papel, remova toda a mdia de impresso atolada do caminho do papel e pressione Continuar. Para limpar um atolamento de papel:

Se o papel estiver sendo alimentado a partir de uma bandeja, remova a bandeja e os atolamentos.

Como limpar atolamentos de papel 35

Tarefas e dicas sobre mdia de impresso

Abra a tampa frontal e remova o conjunto do cartucho de tinta.

Aviso: No deixe o conjunto do cartucho de tinta exposto luz direta por muito tempo. A exposio prolongada luz pode causar problemas na qualidade de impresso.

Remova todos os atolamentos na rea atrs do conjunto do cartucho de tinta.

Aviso: O fusor ou a rea podem estar quentes.

Como limpar atolamentos de papel 36

Tarefas e dicas sobre mdia de impresso

Levante a aba na parte da frente da impressora e remova os atolamentos abaixo da aba.

Abra a sada traseira e remova os atolamentos.

Aviso: O fusor ou a rea podem estar quentes.

Depois de limpar os atolamentos, reinstale o conjunto do cartucho de tinta, certifique-se de que todas as tampas e bandejas da impressora estejam fechadas e pressione Continuar para retomar a impresso. Observao: A impressora reimprime as pginas que causaram o atolamento de papel.

Como limpar atolamentos de papel 37

Tarefas de impresso

Como alimentar um trabalho de impresso manualmente


O alimentador manual est localizado na parte da frente da impressora e pode alimentar apenas uma folha de mdia de impresso por vez. Para obter informaes sobre mdias de impresso aceitveis para uso no alimentador manual, consulte Que tipos de mdia de impresso podem ser carregados? na pgina 24. Ao utilizar o alimentador manual, envie o trabalho de impresso para a impressora antes de carregar a mdia. Quando a impressora estiver pronta, ela solicitar que voc carregue o alimentador manual. Nesse momento, voc dever carregar a mdia. Para alimentar um trabalho de impresso manualmente:

1 2 3 4 5 6 7 8

No aplicativo de software do computador, selecione Arquivo

Imprimir.

Clique em Propriedades (ou em Opes, Impressora ou Configurao, dependendo do aplicativo) para exibir as configuraes de driver da impressora. Clique na guia Papel. Selecione Papel manual na lista Bandeja de papel. Selecione o tipo e o tamanho de papel adequado. Clique em OK. Clique em OK na janela Imprimir para enviar o trabalho para impresso. Coloque uma folha da mdia de impresso selecionada, com o lado de impresso voltado para cima, no centro do alimentador manual, mas somente at o ponto onde a borda de sada possa tocar as guias de papel. Segure as transparncias pelas bordas e evite tocar o lado para impresso. A oleosidade dos dedos pode afetar a qualidade de impresso. Carregue os envelopes com o lado da aba voltado para baixo e com a rea reservada para o selo e a aba esquerda. A ponta do envelope que tem a rea reservada para o selo deve entrar primeiro no alimentador multifuno. Carregue o papel timbrado voltado para cima, com a parte superior da folha primeiro. Se houver problemas com a alimentao de papel, vire o papel ao contrrio.

Ajuste as guias de papel de acordo com a largura da mdia de impresso.

Tarefas de impresso 38

Tarefas de impresso

10

Segure ambas as laterais da mdia de impresso prximas ao alimentador manual e empurre-a para dentro da impressora at que ela prenda automaticamente.

H uma breve pausa entre o instante em que a impressora prende a mdia de impresso e quando a mdia alimentada na impressora. Aviso: No force a mdia de impresso no alimentador. Forar a mdia provoca atolamentos.

Como alimentar um trabalho de impresso manualmente 39

Tarefas de impresso

Como imprimir em ambos os lados do papel (duplex manual)


Imprimir nos dois lados do papel reduz os custos de impresso. Embora voc possa utilizar a Bandeja 1 ou a bandeja para 550 folhas para imprimir o primeiro lado do trabalho duplex, use somente a Bandeja 1 para imprimir o segundo lado. Voc pode escolher como deve ser a impresso duplex do seu trabalho: Borda longa ou Borda curta. Borda longa significa que as pginas so encadernadas pela borda longa da pgina (borda esquerda para o modo Retrato e borda superior para o modo Paisagem).

Paisagem Retrato
Verso da folha

Verso da folha

Frente da folha seguinte Frente da folha seguinte

Borda curta significa que as pginas so encadernadas pela borda curta da pgina.

Retrato

Verso da folha

Paisagem
Frente da folha

Verso da folha

Frente da folha

Para imprimir manualmente um trabalho de impresso duplex:

1 2 3 4 5 6 7

No aplicativo de software do computador, selecione Arquivo

Imprimir.

Clique em Propriedades (ou em Opes, Impressora ou Configurao, dependendo do aplicativo) para exibir as configuraes de driver da impressora. Na guia Layout de pgina, selecione Impresso frente e verso. Selecione Borda longa ou Borda curta. Selecione Impresso frente e verso manual. Clique na guia Papel. Selecione as Opes de entrada adequadas para o seu trabalho de impresso.

Como imprimir em ambos os lados do papel (duplex manual) 40

Tarefas de impresso

8 9

Clique em OK. Clique em OK na janela Imprimir. Primeiramente, a impressora imprime as pginas alternadas do documento. Quando o primeiro lado for impresso, ser exibida a mensagem Carregar papel.

10

Recoloque o papel na impressora com o lado j impresso voltado para cima e a parte superior da pgina na direo da frente da bandeja e pressione Continuar para retomar a impresso. Observao: A opo duplex manual no est disponvel em computadores Macintosh.

Como imprimir em ambos os lados do papel (duplex manual) 41

Tarefas de impresso

Como imprimir imagens de vrias pginas em uma pgina (Nmero de pgs./folha)


A configurao Impres.mlt.pg. (Nmero de pgs./folha) utilizada para imprimir imagens de vrias pginas em uma nica pgina. Por exemplo, 2 pgs./folha significa que duas imagens de pginas so impressas em uma pgina, 4 pgs./folha significa que quatro imagens de pginas so impressas em uma pgina e assim por diante. A impressora usa as configuraes Ordem multipg, Visualizao de mltiplas pginas e Borda de mltiplas pginas para determinar a ordem e a orientao das imagens de pgina e se uma borda impressa ao redor de cada imagem de pgina.

1 2 3

No aplicativo de software do computador, selecione Arquivo

Imprimir.

Clique em Propriedades (ou em Opes, Impressora ou Configurao, dependendo do aplicativo) para exibir as configuraes de driver da impressora. Na guia Layout de pgina, selecione o nmero de imagens por folha (na seo de impresso de vrias pginas) e a orientao desejada para o papel. O posicionamento depende do nmero de imagens e se as imagens possuem orientao retrato ou paisagem. Por exemplo, se voc selecionar a impresso de mltiplas pginas como 4 pgs/folha e a orientao retrato, os resultados sero diferentes, dependendo do valor selecionado para Ordem multipg:

Horizontal

Vertical

4 5 6

Para imprimir uma borda visvel ao redor de cada imagem de pgina, selecione Imprimir borda da pgina. Clique em OK. Clique em OK na janela Imprimir para enviar o trabalho para impresso.

Como imprimir imagens de vrias pginas em uma pgina (Nmero de pgs./folha) 42

Tarefas de impresso

Como imprimir uma brochura


A configurao Brochura permite que voc imprima vrias pginas no formato de brochura sem ter de reformatar o documento para que as pginas sejam impressas na ordem adequada. As pginas so impressas de forma que o documento final agrupado possa ser dobrado no centro de cada pgina para formar um brochura.

4 2

5 7

Se o documento contiver muitas pginas, a brochura poder ter muitas pginas para serem facilmente dobradas. Se voc for imprimir uma brochura muito grande, poder usar a opo Folhas por lote para especificar quantas pginas fsicas sero colocadas em um lote. A impressora imprimir o nmero necessrio de lotes, que voc poder ento encadernar em uma brochura. A impresso em lotes facilita o alinhamento mais uniforme da borda externa das pginas. Especifique se deseja ou no imprimir usando alguma opo de impresso duplex antes de selecionar a impresso com a funo de brochura. Se voc escolher Imprimir usando brochura, os controles das opes de duplex sero desativados e permanecero na ltima configurao usada.

1 2 3 4 5 6 7 8

No aplicativo de software do computador, selecione Arquivo

Imprimir.

Clique em Propriedades (ou em Opes, Impressora ou Configurao, dependendo do aplicativo) para exibir as configuraes de driver da impressora. Na guia Layout de pgina, clique em Mais opes de layout de pgina. Clique em Brochura. Se o trabalho de impresso for grande, voc poder usar a opo Folhas por lote. Selecione a borda de encadernao adequada para o trabalho de impresso. Para imprimir uma marca de dobra visvel nas pginas, selecione Imprimir marca de dobra. Clique em OK duas vezes. Clique em OK na janela Imprimir para enviar o trabalho para impresso. Observao: A opo de impresso de brochura no est disponvel em computadores Macintosh.

Como imprimir uma brochura 43

Tarefas de impresso

Como imprimir um cartaz


A configurao Cartaz permite que voc imprima uma nica imagem utilizando vrias pginas. Depois de impressas, voc poder combinar as pginas para criar uma imagem grande.

1 2 3 4 5 6 7 8 9

No aplicativo de software do computador, selecione Arquivo

Imprimir.

Clique em Propriedades (ou em Opes, Impressora ou Configurao, dependendo do aplicativo) para exibir as configuraes de driver da impressora. Na guia Layout de pgina, clique em Mais opes de layout de pgina. Clique em Cartaz. Selecione o tamanho do cartaz desejado escolhendo o nmero de pginas a serem usadas no cartaz. Para imprimir marcas de corte nas pginas, selecione Imprimir marcas de corte. Selecione o quanto de sobreposio cada pgina dever ter. Clique em OK duas vezes. Clique em OK na janela Imprimir para enviar o trabalho para impresso. Observao: A opo de impresso de cartaz no est disponvel em computadores Macintosh.

Como imprimir um cartaz 44

Tarefas de impresso

Como imprimir em papel timbrado


Para imprimir em papel timbrado, certifique-se de que o papel esteja carregado na orientao adequada.

Certifique-se de que o papel timbrado esteja carregado adequadamente de acordo com a origem de papel que voc est utilizando: Bandeja 1 ou 2 Carregue o papel timbrado com o lado do logotipo voltado para baixo. A borda superior da folha com o logotipo deve ser colocada na frente da bandeja. Alimentador manual Carregue o papel timbrado voltado para cima, sendo que a parte superior da folha deve ser inserida primeiro.

Observao: Se voc estiver usando o alimentador manual, primeiro envie o trabalho para impresso e, em seguida, carregue o papel timbrado quando a impressora exibir a mensagem Carregar alimentador manual (consulte Como alimentar um trabalho de impresso manualmente na pgina 38).

2 3 4 5 6 7 8

No aplicativo de software do computador, selecione Arquivo

Imprimir.

Clique em Propriedades (ou em Opes, Impressora ou Configurao, dependendo do aplicativo) para exibir as configuraes de driver da impressora. Clique na guia Papel. Selecione Timbrado na lista suspensa Tipo de papel. Selecione o tipo de papel e a bandeja adequados. Clique em OK. Clique em OK na janela Imprimir para enviar o trabalho para impresso.

Como imprimir utilizando um overlay ou uma marca d'gua


Overlays e marcas d'gua so modelos que podem ser definidos e, depois, impressos como plano de fundo em um formulrio antes de os dados do trabalho atual serem impressos. So exemplos tpicos de overlays logotipos ou papis timbrados de empresas, bordas decorativas e formulrios pr-impressos simulados. Os overlays podem incluir texto, grficos ou imagens. Marcas d'gua so textos simples. Voc pode criar overlays e marcas d'gua e carreg-los diretamente na impressora ou pode criar um arquivo de overlay ou de marca d'gua no sistema e, depois, carreg-lo na impressora. Observao: Para criar e carregar overlays, necessrio que a memria flash esteja instalada. Para obter informaes sobre como criar, salvar ou carregar um overlay ou uma marca d'gua, consulte a Ajuda do driver de impressora.

Utilizao de um overlay
1 2 3 4 5 6 7 8
No aplicativo de software do computador, selecione Arquivo Imprimir. Clique em Propriedades (ou em Opes, Impressora ou Configurao, dependendo do aplicativo) para exibir as configuraes de driver da impressora. Clique na guia Outras opes. Clique em Overlay. Selecione quais pginas recebero o overlay. Selecione o overlay a ser utilizado. Selecione se o overlay deve ser colocado acima ou abaixo da imagem da pgina na rea de posicionamento do Overlay. Clique em OK.

Como imprimir em papel timbrado 45

Tarefas de impresso

Utilizao de uma marca d'gua


1 2 3 4 5 6 7 8
No aplicativo de software do computador, selecione Arquivo Imprimir. Clique em Propriedades (ou em Opes, Impressora ou Configurao, dependendo do aplicativo) para exibir as configuraes de driver da impressora. Clique na guia Outras opes. Clique em Marca d'gua. Selecione quais pginas recebero a marca d'gua. Selecione a marca d'gua a ser utilizada. Selecione se a marca dgua deve ser colocada acima ou abaixo da imagem da pgina na rea de posicionamento da Marca d'gua. Clique em OK.

Como cancelar um trabalho de impresso


Um trabalho de impresso pode ser cancelado no painel do operador ou no computador.

No painel do operador da impressora


Se o trabalho que voc deseja cancelar estiver sendo impresso e a mensagem Ocupada for exibida no visor:

1 2

Pressione Menu at que Menu trabalho seja exibido e pressione Selecionar. Pressione Menu at que Cancelar trab. seja exibido e pressione Selecionar.

Em um computador com o Windows


1 2 3
Clique em Iniciar Configuraes Impressoras. Clique duas vezes na impressora que voc est usando para imprimir o trabalho. exibida uma lista de trabalhos de impresso. Clique com o boto direito do mouse no documento que voc deseja parar de imprimir e clique em Cancelar.

Cancelamento de um trabalho em um computador Macintosh


Cancelamento de um trabalho de impresso em um computador executando o Mac OS 9
Quando voc envia um trabalho para impresso, o cone da impressora selecionada exibido na rea de trabalho.

1 2 3

Clique duas vezes no cone da impressora na rea de trabalho. Uma lista de trabalhos de impresso exibida na janela da impressora. Selecione o trabalho de impresso que deseja cancelar. Clique no boto de lixeira.

Como cancelar um trabalho de impresso 46

Tarefas de impresso

Cancelamento de um trabalho em um computador executando o Mac OS X


Quando voc envia um trabalho para impresso, o cone da impressora selecionada exibido no dock.

1 2 3 4

Abra Aplicativos da impressora.

Utilitrios e clique duas vezes em Centro de impresso ou em Configurao

Clique duas vezes na impressora na qual est imprimindo. Na janela da impressora, selecione o trabalho de impresso que deseja cancelar. Pressione Delete.

Como cancelar um trabalho de impresso 47

Como instalar opes

Como acessar a placa do sistema


Para instalar uma placa de memria ou uma placa de memria flash, voc deve acessar a placa do sistema da impressora. CUIDADO: Desligue a impressora e desconecte o cabo de alimentao antes de continuar.

Abra a tampa frontal pressionando o boto na lateral esquerda da impressora e abaixe a tampa.

Como instalar opes 48

Como instalar opes

Abra a sada traseira.

Abra a tampa lateral pressionando as duas travas na lateral frontal direita da mquina e abra a tampa para trs.

Como acessar a placa do sistema 49

Como instalar opes

Como adicionar uma placa de memria


A placa do sistema tem um conector para uma placa de memria opcional. A Lexmark E340 e a Lexmark E342n suportam at 128 MB de memria adicional (para um total de 160 MB). CUIDADO: Se voc for instalar uma placa de memria depois de configurar a impressora, desligue a impressora e desconecte o cabo de alimentao antes de continuar. Observao: As opes de memria desenvolvidas para outras impressoras Lexmark podem no funcionar com a sua impressora.

1 2 3

Acesse a placa do sistema (consulte Como acessar a placa do sistema). Empurre ambas as lingetas nas extremidades do conector da memria para abri-las. Desembale a placa de memria. Aviso: As placas de memria e de memria flash so facilmente danificadas por eletricidade esttica. Toque em algum objeto metlico, como a estrutura da impressora, antes de tocar em uma placa de memria. Evite tocar nos pontos de conexo ao longo da borda da placa.

4 5

Alinhe os entalhes da parte inferior da placa com os entalhes do conector. Empurre a placa de memria firmemente para dentro do conector at que as lingetas das duas extremidades do conector sejam encaixadas. Talvez seja necessrio aplicar um pouco de fora para encaixar a placa.

6 7 8 9 10

Certifique-se de que cada lingeta seja encaixada no entalhe em cada extremidade da placa. Feche a tampa lateral. Feche a sada traseira. Feche a tampa frontal. Consulte Reconhecimento das opes instaladas.

Como adicionar uma placa de memria 50

Como instalar opes

Como adicionar uma placa de memria flash


A placa do sistema tem um conector para uma placa de memria flash opcional. A impressora suporta placas de memria flash de 16 MB e de 32 MB. CUIDADO: Se voc for instalar uma placa de memria flash depois de configurar a impressora, desligue a impressora e desconecte o cabo de alimentao antes de continuar. Observao: As placas de memria flash desenvolvidas para outras impressoras Lexmark podem no funcionar com a sua impressora.

1 2

Acesse a placa do sistema (consulte Como acessar a placa do sistema). Desembale a placa de memria flash. Aviso: As placas de memria flash so facilmente danificadas por eletricidade esttica. Toque em algum objeto metlico, como a estrutura da impressora, antes de tocar em uma placa. Evite tocar nos pinos metlicos da parte inferior da placa. Pinos metlicos

3 4

Segurando a placa pelas laterais, alinhe os dois pinos da placa com os furos na placa do sistema. Empurre a placa de memria flash com firmeza para que ela se encaixe.

Toda a extenso do conector na placa de memria flash deve tocar na placa do sistema e ficar alinhada com ela. Tome cuidado para no danificar os conectores.

Feche a tampa lateral.

Como adicionar uma placa de memria flash 51

Como instalar opes

6 7 8

Feche a sada traseira. Feche a tampa frontal. Consulte Reconhecimento das opes instaladas.

Como instalar uma gaveta para 550 folhas


Sua impressora suporta uma gaveta opcional que permite carregar at 550 folhas de papel. CUIDADO: Se voc for instalar uma gaveta para 550 folhas depois de configurar a impressora, desligue a impressora e desconecte o cabo de alimentao antes de continuar.

1 2 3

Desembale a gaveta para 550 folhas e remova todo o material de embalagem. Coloque a gaveta no local que voc escolheu para a sua impressora. Alinhe os furos na impressora com hastes de posicionamento na gaveta para 550 folhas e abaixe a impressora.

Consulte Reconhecimento das opes instaladas.

Como instalar uma gaveta para 550 folhas 52

Como instalar opes

Reconhecimento das opes instaladas


Depois que a impressora for ligada, o driver da impressora dever reconhecer automaticamente uma opo instalada. Se isso no ocorrer, voc poder adicionar a opo manualmente. Observao: Se voc ainda no tiver instalado o driver da impressora, siga as instrues em Software e tarefas de rede. Depois de instalar um driver de impressora, retorne a este ponto para concluir estas instrues.

1 2 3 4 5

Clique em Iniciar

Configuraes

Impressoras.

Selecione o cone de impressoras. Clique em Arquivo Propriedades.

Clique na guia Instalar opes. Adicione as opes adequadas sua configurao: Bandeja para 550 folhas ou Placa de memria flash Selecione a opo instalada na lista de Opes disponveis e clique em Adicionar. Placa de memria Aumente a memria da impressora para a quantidade adequada.

Clique em OK.

Reconhecimento das opes instaladas 53

Para entender o painel do operador

Voc pode alterar a maioria das configuraes da impressora usando o software ou o driver da impressora. As configuraes alteradas no aplicativo ou no driver da impressora aplicam-se somente ao trabalho que voc estiver preparando para enviar impressora. As alteraes feitas nas configuraes da impressora por meio de um aplicativo substituem aquelas feitas atravs do painel do operador da impressora. Se no for possvel alterar uma configurao no aplicativo, utilize o painel do operador da impressora ou o painel do operador remoto disponvel no MarkVision. Alterar uma configurao da impressora a partir do painel do operador da impressora ou do MarkVision tornar a configurao o padro do usurio.

Uso do painel do operador


O painel do operador da impressora possui um visor de cristal lquido (LCD) de 2 linhas por 16 caracteres, cinco botes e uma luz indicadora que pisca quando a impressora est processando um trabalho, o que indicado pela mensagem Ocupada.

LCD

Luz

Consulte o mapa de menus para obter uma breve viso geral dos menus da impressora disponveis no painel do operador.

Para entender o painel do operador 54

Para entender o painel do operador

Luz indicadora
A luz indicadora oferece informaes sobre o status da impressora. Se a luz estiver Apagada Acesa Piscando A impressora est Desligada Ligada, mas inativa Ligada e ocupada

Botes
Use os cinco botes do painel do operador para abrir um menu, percorrer uma lista de valores, alterar configuraes da impressora e responder a mensagens da impressora. Observao: Os botes funcionam de acordo com as informaes exibidas na segunda linha do painel do operador. As informaes a seguir descrevem as funes de cada boto. Boto Continuar Funo Pressione Continuar para: Retornar ao estado Pronto se a impressora estiver off-line (a mensagem Pronto no exibida no visor). Sair dos menus da impressora e retornar ao estado Pronto. Limpar uma mensagem do painel do operador. Continuar a imprimir depois de carregar mdia de impresso e eliminar atolamentos de papel. Sair do Economizador de energia. Caso voc tenha alterado configuraes da impressora usando os menus do painel do operador, pressione Continuar antes de enviar um trabalho para impresso. A impressora deve exibir Pronto para que os trabalhos sejam impressos. Cada extremidade do boto tem uma funo. Pressione Menu>: Quando a mensagem Pronto estiver sendo exibida, para colocar a impressora em modo off-line (no no estado Pronto) e entrar nos menus. Quando a mensagem Ocupada estiver sendo exibida, para ir ao Menu trabalho. Quando a impressora estiver off-line, para percorrer os menus. Pressione <Menu para voltar ao item anterior nos menus. Para itens de menu com valores numricos, como Cpias, mantenha o boto Menu pressionado para navegar pelos valores. Libere o boto quando aparecer o nmero desejado. Pressione Selecionar para: Abrir o menu exibido na segunda linha do painel do operador. Dependendo do tipo de menu, essa ao: Abre o menu e exibe o primeiro item do menu. Abre o item de menu e exibe a configurao padro. Salvar o item de menu exibido como a nova configurao padro do usurio. A impressora exibe a mensagem Salvo e retorna ao item de menu. Limpar determinadas mensagens no painel do operador. Pressione Retornar para voltar ao nvel de menu ou item de menu anterior. Pressione Parar na mensagem Pronto, Ocupada ou Esperando para colocar a impressora temporariamente em modo off-line. A mensagem alterada para A impressora no est pronta. Nenhum dado perdido. Pressione Continuar para que a impressora retorne ao estado Pronto, Ocupada ou Esperando.

Menu

Selecionar

Retornar Parar

Uso do painel do operador 55

Para entender o painel do operador

Se a impressora estiver configurada como uma impressora de rede disponvel para vrios usurios, a mensagem Menus desativados poder ser exibida no visor quando voc pressionar Menu e a impressora estiver no estado Pronto. A desativao dos menus evita que outros usurios usem o painel do operador para alterar inadvertidamente um padro de usurio da impressora definido pelo administrador. Voc pode ainda limpar mensagens e selecionar itens no Menu trabalho ao imprimir um trabalho, mas no pode alterar outras configuraes da impressora. No entanto, voc pode usar o driver da impressora para substituir padres do usurio da impressora e selecionar configuraes para trabalhos de impresso individuais.

Uso do painel do operador para alterar configuraes da impressora


No painel do operador, voc pode selecionar itens de menu e valores associados para imprimir trabalhos corretamente. Voc tambm pode usar o painel para alterar o ambiente de configurao e operacional da impressora. Consulte Uso dos menus da impressora para obter uma explicao sobre todos os itens de menu. Voc pode modificar as configuraes da impressora: Selecionando uma configurao em uma lista de valores. Ativando/desativando uma configurao. Alterando uma configurao numrica.

Para selecionar um novo valor como uma configurao:

1 2 3

Em uma mensagem de status Pronto, pressione Menu. So exibidos os nomes dos menus. Continue pressionando e liberando o boto Menu at que o menu desejado seja exibido. Pressione Selecionar para selecionar o menu ou o item de menu na segunda linha do visor. Se a seleo for um menu, ele ser aberto e ser exibida a primeira configurao de impressora do menu. Se a seleo for um item de menu, ser exibida a configurao padro do item (haver um asterisco [*] ao ado da configurao padro do usurio atual).

Cada item de menu tem uma lista de valores. Um valor pode ser: Uma frase ou palavra que descreve uma configurao. Um valor numrico que pode ser alterado. Uma configurao ativada ou desativada.

4 5

Pressione Menu para ir para o valor desejado. Pressione Selecionar para selecionar o valor na segunda linha do painel do operador. exibido um asterisco ao lado do valor, indicando que agora esta a nova configurao padro do usurio. A nova configurao aparece por um segundo, apagada, exibe a palavra Salvo e mostra a lista anterior de itens de menu. Pressione Retornar para voltar aos menus anteriores. Faa mais selees de menu para definir novas configuraes padro. Pressione Continuar se esta for a ltima configurao de impressora que voc deseja alterar.

As configuraes padro do usurio continuaro em vigor at voc salvar novas configuraes ou restaurar os padres de fbrica. As configuraes escolhidas no aplicativo tambm podem alterar ou substituir as configuraes padro do usurio selecionadas no painel do operador. O diagrama em Uso dos menus da impressora mostra os itens de cada menu. Um asterisco (*) ao lado de um valor indica a configurao padro de fbrica. Os padres de fbrica podem ser diferentes conforme o pas ou a regio. Padres de fbrica so as configuraes de funo que esto ativas quando a impressora ligada pela primeira vez. Elas permanecem em vigor at serem alteradas. Os padres de fbrica sero restaurados se voc selecionar o valor Restaurar no item Padres fbrica do Menu utilitrios. Consulte Menu utilitrios para obter mais informaes. Quando voc seleciona uma nova configurao no painel do operador, o asterisco fica ao lado da configurao selecionada, identificando-a como o padro do usurio atual.

Uso do painel do operador para alterar configuraes da impressora 56

Para entender o painel do operador

Os padres do usurio so as configuraes que voc seleciona para as diferentes funes da impressora e armazena na memria. Depois de armazenadas, essas configuraes permanecero ativas at que sejam armazenadas outras ou at que sejam restaurados os padres de fbrica. Observao: As configuraes que voc escolher no aplicativo podem substituir aquelas selecionadas no painel do operador.

Menus desativados
Se a impressora estiver configurada como uma impressora de rede disponvel para vrios usurios, a mensagem Menus desativados poder ser exibida quando voc pressionar Menu e a impressora estiver no estado Pronto. A desativao dos menus impede que usurios utilizem o painel do operador para alterar inadvertidamente um padro da impressora que tenha sido definido pela pessoa que a gerencia. Voc pode ainda usar os recursos Imprimir e reter, limpar mensagens e selecionar itens do Menu trabalho quando estiver imprimindo um trabalho, mas no pode alterar outras configuraes da impressora. No entanto, voc pode usar o driver da impressora para substituir padres e selecionar configuraes para trabalhos de impresso individuais.

Menus desativados 57

Para entender o painel do operador

Uso dos menus da impressora


Selecione um menu ou item de menu para obter mais detalhes. Menu papel Origem do papel Tamanho papel Tipo de papel Tipos personaliz Config. universal Tamanho substituto Textura do papel Peso do papel Menu acabam. Cpias Pginas em branco Agrupamento Folhas separadoras Origem do separador Impress.mlt. pg. Ordem multipg Visualizao de mltiplas pginas Borda de mltiplas pginas Menu utilitrios Demo rpida Imprimir menus Imp config rede Imprimir fontes Imprim diretrio Imprimir demo Padres fbrica Rastreamento hex Menu trabalho Cancelar trab. Redefinir a impressora Buffer de impresso

Menu PostScript Imprimir erro PS Prioridade de fontes

Menu de emul PCL Origem fontes Nome da fonte Tamanho em pontos Pitch Conj smbolos Orientao Linhas pgina Largura A4 Renumerao de bandeja RC automtico aps AL AL autom aps RC

Menu configur Linguagem impres Economizador de energia Economia de recursos Destino carregamento Tempo de espera de impresso Tempo limite Continuar automtico Recuperao de atolamento Proteo de pgina rea de impresso Exibir idioma Alarme do toner

Menu qualidade Resol impresso Tonalidade do toner PictureGrade

Menu PPDS Orientao Linhas pgina Linhas por polegada Formato pgina Conj caracteres Mais aproximada Renumerao de bandeja 1 RC automtico aps AL AL autom aps RC

Menu paralelo PCL SmartSwitch PS SmartSwitch Modo NPA Buffer paralelo Status avanado Protocolo Inicializar privilgios Modo paralelo 2 PS binrio Mac

Menu rede PCL SmartSwitch PS SmartSwitch Modo NPA Buffer de rede PS binrio Mac Config rede padr

Menu USB PCL SmartSwitch PS SmartSwitch Modo NPA Buffer USB PS binrio Mac

Uso dos menus da impressora 58

Para entender o painel do operador

Menu papel
Utilize o Menu papel para definir a mdia de impresso carregada em cada bandeja e as bandejas padro de origem e de sada. Observao: Os valores marcados com um asterisco (*) so as configuraes padro de fbrica. Item de menu Finalidade Especificar o tipo de papel associado a cada um dos Tipos personalizados disponveis no item de menu Tipo de papel. Valores Valores de Tipo personaliz <x>, onde <x> representa 1, 2, 3, 4, 5 ou 6: Papel* Cartes Transparncia Etiquetas Envelope Observao: Se um nome definido pelo usurio estiver disponvel, ele ser exibido em vez de Tipo personaliz <x>. O nome definido pelo usurio truncado em 14 caracteres. Se dois ou mais tipos personalizados compartilharem o mesmo nome, ele ser exibido somente uma vez na lista de valores Tipos personaliz.

Tipos personaliz

Tamanho papel Identificar o tamanho de papel padro para cada origem de papel. Para as bandejas com deteco
automtica de tamanho, somente o valor detectado pelo hardware ser exibido. 1 Selecione uma origem de papel. Tamanho de bandeja <x> Tam p/pap manual Tam p/env manual 2 Selecione um valor. (*Indica valores padro de fbrica especficos do pas/regio) Carta* Ofcio Executivo Statement (US) (no disponvel para a gaveta para 500 folhas) A4* A5 (no disponvel para a gaveta para 500 folhas) B5 Ofcio 2 Envelope 10* (US) Envelope 9 Envelope B5 Outros envelop Envelope 7 3/4 Envelope DL* (no US) Envelope C5 Universal Selecione Universal quando carregar papel que no corresponda a nenhum dos outros tamanhos disponveis. A impressora formata automaticamente a pgina de acordo com o maior tamanho possvel. Voc pode, ento, definir o tamanho real da pgina no aplicativo.

Uso dos menus da impressora 59

Para entender o painel do operador

Item de menu

Finalidade Identificar a origem de papel padro.

Valores Bandeja <x> (Bandeja 1*) Papel manual Env manual Se voc tiver carregado o mesmo tipo e tamanho de papel em duas origens de papel (e se os itens de menu Tamanho papel e Tipo de papel estiverem definidos corretamente), as bandejas sero ligadas automaticamente. Quando uma origem de papel est vazia, o papel alimentado automaticamente a partir da prxima origem ligada.

Origem do papel

Textura do papel

Identificar a textura do papel carregado em uma origem especfica e assegurar que os caracteres sejam impressos claramente. Use Textura do papel com os itens de menu Tipo de papel e Peso do papel. Talvez voc precise alterar esses itens de menu para otimizar a qualidade de impresso do seu papel especfico. 1 Selecione um tipo de papel. Textura normal Textura cartes Textura transpar Textura pr-impr Textura colorido Textura personlz <x> Textura etiqueta Textur encorpado Textura envelope Textura para timbrado 2 Selecione um valor. Suave Normal* spero Observao: O padro para Textur encorpado spero e no Normal. Se um nome definido pelo usurio estiver disponvel para um tipo personalizado, ser exibido o nome em vez de Textura personlz <x>. O nome truncado em 14 caracteres.

Uso dos menus da impressora 60

Para entender o painel do operador

Item de menu

Finalidade

Valores

Tipo de papel

Identificar o tipo de papel instalado em cada origem de papel. Use este item de menu para: Otimizar a qualidade de impresso para o papel especificado. Selecionar as origens de papel por meio do aplicativo, selecionando o tipo e o tamanho. Ligar automaticamente as origens de papel. Todas as origens contendo os mesmos tipo e tamanho de papel so ligadas automaticamente pela impressora se as configuraes Tamanho papel e Tipo de papel estiverem definidas com os valores corretos. 1 Selecione uma origem de papel. Tipo de bandeja <x> Tipo p/papel man Tipo p/env man 2 Selecione um valor. Papel comum Cartes Transparncia Etiquetas Encorpado Timbrado Pr-impresso Tipo personaliz <x> Envelope Papel colorido O padro de Tipo de papel para cada origem de envelope Envelope. O padro de Tipo de papel para cada bandeja de papel o seguinte: Observao: Se um nome definido pelo usurio estiver disponvel, ele ser exibido em vez de Tipo personaliz <x>. O nome definido pelo usurio truncado em 14 caracteres. Se dois ou mais tipos personalizados compartilharem o mesmo nome, ele ser exibido somente uma vez na lista de valores Tipo de papel. Bandeja 1 Papel comum Bandeja 2 Tipo personaliz 2 Tipo p/papel man Papel comum

Uso dos menus da impressora 61

Para entender o painel do operador

Item de menu

Finalidade

Valores

Peso do papel

Identificar o peso relativo do papel carregado em uma origem especfica e assegurar a aderncia adequada do toner pgina impressa. 1 Selecione um tipo de papel. Observao: Se um nome definido pelo usurio estiver disponvel, ele ser exibido em vez de Peso personaliz <x>. O nome truncado em 14 caracteres. Peso p/comum Peso p/cartes Peso p/transpar Peso p/pr-impr Peso p/colorido Peso p/ personaliz <x> Peso encorpado Peso p/envelopes Peso p/etiquetas Peso p/timbrado 2 Selecione um valor. Leve Normal* Pesado

Tamanho substituto

Fazer com que a impressora substitua o tamanho de papel especificado se o tamanho solicitado no estiver carregado.

Desativar

A impressora solicita ao usurio para carregar o tamanho de papel solicitado. Imprime os trabalhos em tamanho A5 em papel de tamanho Statement (US) se apenas o tamanho Statement (US) estiver carregado e imprime os trabalhos em tamanho Statement (US) em papel A5 se apenas o papel A5 estiver carregado. Imprime os trabalhos em tamanho A4 em papel de tamanho Carta se apenas o tamanho Carta estiver carregado e imprime trabalhos em tamanho Carta em tamanho A4 se apenas o papel A4 estiver carregado. Substitui Carta/A4 e Statement (US)/A5.

Statement (US)/ A5

Carta/A4

Tudo listado*

Config. universal

Determinar o tamanho padro quando a configurao Tamanho papel de uma bandeja ou do alimentador for Universal. 1 Selecione uma unidade de medida. (*Indica um valor padro de fbrica especfico de pas/regio) 2 Selecione os valores. Polegadas* Milmetros* Largura retrato Altura retrato Direo aliment. =3,00 14,17 pol (8,5 pol*) =76 360 mm (216 mm*) =3,00 14,17 pol (14 pol*) =76 360 mm (356 mm*) =Borda curta* =Borda longa

Uso dos menus da impressora 62

Para entender o painel do operador

Menu acabam.
Utilize o Menu acabam. para definir como a impressora entrega a sada impressa. Observao: Os valores marcados com um asterisco (*) so as configuraes padro de fbrica. Item de menu Finalidade Especificar se devem ser includas pginas em branco geradas pelo aplicativo como parte da sada impressa. Valores No imprimir* No imprime pginas em branco geradas pelo aplicativo como parte do trabalho de impresso. Imprime pginas em branco geradas pelo aplicativo como parte do trabalho de impresso. Imprime cada pgina de um trabalho o nmero de vezes especificado no item de menu Cpias. Por exemplo, se voc definir Cpias como 2 e enviar trs pginas para imprimir, a impressora imprimir pgina 1, pgina 1, pgina 2, pgina 2, pgina 3 e pgina 3. Imprime todo o trabalho o nmero de vezes especificado no item de menu Cpias. Por exemplo, se voc definir Cpias como 2 e enviar trs pginas para imprimir, a impressora imprimir pgina 1, pgina 2, pgina 3, pgina 1, pgina 2 e pgina 3.

Pginas em branco

Imprimir

Agrupamento

Manter as pginas de um trabalho de impresso empilhadas em seqncia quando so impressas diversas cpias do trabalho.

Desativar*

Ativar

Cpias

Definir o nmero de cpias desejado como o valor padro da impressora. (Defina o nmero de cpias necessrio para um trabalho especfico no driver da impressora. Os valores selecionados no driver da impressora sempre substituem aqueles selecionados no painel do operador.) Imprimir uma borda ao redor de cada imagem de pgina quando estiver sendo usada a impresso de mltiplas pginas.

1...999 (1*)

Borda de mltiplas pginas

Nenhuma* Slido

No imprime uma borda ao redor de cada imagem de pgina. Imprime uma borda de linha slida ao redor de cada imagem de pgina.

Uso dos menus da impressora 63

Para entender o painel do operador

Item de menu

Finalidade Determinar o posicionamento de vrias imagens de pginas quando usada a impresso de mltiplas pginas. O posicionamento depende do nmero de imagens e se as imagens possuem orientao retrato ou paisagem.

Valores Horizontal* Vertical Horizontal inv Vertical inv

Ordem multipg

Por exemplo, se voc selecionar a impresso de mltiplas pginas como 4 pg/folha e a orientao retrato, os resultados sero diferentes, dependendo do valor selecionado para Ordem multipg: Ordem horizontal Ordem vertical Ordem horizontal Ordem vertical inversa

Impress.mlt. pg.

Imprimir vrias imagens de pginas em um lado de uma folha de papel. Essa opo tambm chamada de Nmero de pginas por folha ou Economia de papel.

Desativar* 2 pg/folha 3 pg/folha 4 pg/folha 6 pg/folha 9 pg/folha 12 pg/folha 16 pg/folha

Imprime 1 imagem de pgina por lado. Imprime 2 imagens de pgina por lado. Imprime 3 imagens de pgina por lado. Imprime 4 imagens de pgina por lado. Imprime 6 imagens de pgina por lado. Imprime 9 imagens de pgina por lado. Imprime 12 imagens de pgina por lado. Imprime 16 imagens de pgina por lado. Permite que a impressora escolha entre as orientaes retrato e paisagem. Define a borda longa do papel como a parte superior da pgina (paisagem). Define a borda curta do papel como a parte superior da pgina (retrato).

Visualizao de mltiplas pginas

Determinar a orientao de uma folha de vrias pginas.

Automtico*

Borda longa Borda curta

Uso dos menus da impressora 64

Para entender o painel do operador

Item de menu

Finalidade Inserir folhas separadoras em branco entre trabalhos, entre vrias cpias de um trabalho ou entre cada pgina de um trabalho.

Valores Nenhuma* Entre cpias No insere folhas separadoras. Insere uma folha em branco entre cada cpia de um trabalho. Se a opo Agrupamento estiver desativada, uma pgina em branco ser inserida entre cada conjunto de pginas impressas (todas as pginas 1, todas as pginas 2 e assim por diante). Se a opo Agrupamento estiver ativada, uma pgina em branco ser inserida entre cada cpia agrupada do trabalho. Insere uma folha em branco entre os trabalhos. Insere uma folha em branco entre cada pgina de um trabalho. Isso til se voc estiver imprimindo transparncias ou se desejar inserir pginas em branco em um documento para anotaes.

Folhas separadoras

Entre trabalhos Entre pginas

Origem do separador

Especificar a origem do papel onde esto as folhas separadoras.

Bandeja <x> (Bandeja 1*) Seleciona as folhas separadoras na bandeja especificada.

Menu utilitrios
Use o Menu utilitrios para imprimir uma variedade de listas relacionadas a recursos disponveis da impressora, configuraes da impressora e trabalhos de impresso. Outros itens de menu permitem configurar o hardware da impressora e solucionar problemas de impresso. Item de menu Finalidade Imprimir uma pgina de demonstrao. Retorna as configuraes da impressora aos valores padro de fbrica. Restaurar Todos os itens de menu retornam aos valores padro de fbrica, exceto: Idioma de exibio. Todas as configuraes em Menu paralelo, Menu serial, Menu rede e Menu USB. Todos os recursos carregados (fontes, macros e conjuntos de smbolos) na memria da impressora (RAM) so excludos. (Os recursos residentes na memria flash ou no disco rgido no so afetados.) As configuraes definidas pelo usurio permanecem. Valores

Demo rpida Padres fbrica

No restaurar

Rastreamento hex

Ajudar a isolar a origem do problema de um trabalho de impresso. Com o Rastreamento hex selecionado, todos os dados enviados impressora so impressos em representao hexadecimal e de caracteres. Os cdigos de controle no so executados. Para sair do Rastreamento hex, desligue a impressora ou reinicialize-a pelo Menu trabalho.

Uso dos menus da impressora 65

Para entender o painel do operador

Item de menu

Finalidade

Valores

Imprim diretrio

Imprimir uma lista de todos os recursos armazenados na memria flash ou no disco rgido. Observao: Imprim diretrio est disponvel apenas quando uma memria flash ou um disco sem defeito est instalado e formatado, e quando Tamanho do buffer de trabalho no est definido como 100%. Imprimir pginas que descrevem a impressora e demonstram seus recursos. Fontes PCL fontes disponveis para a linguagem de impressora selecionada. Fontes PS Imprime uma amostra de todas as fontes da impressora disponveis para emulao PCL. Imprime uma amostra de todas as fontes da impressora disponveis para emulao PostScript. Imprime uma amostra de todas as fontes da impressora disponveis para emulao PPDS.

Imprimir demo

Imprimir fontes Imprimir uma amostra de todas as

Fontes PPDS

Imprimir menus Imp config rede

Imprimir uma listagem dos valores padro do usurio atual, as opes instaladas, a quantidade de memria instalada da impressora e o status dos suprimentos da impressora. Imprimir as informaes relacionadas ao servidor de impresso interno e as configuraes de rede definidas pelo item de menu Configurao de rede do Menu rede.

Menu trabalho
O Menu trabalho fica disponvel somente quando a impressora est ocupada processando ou imprimindo um trabalho, quando uma mensagem da impressora exibida ou quando a impressora est no modo Rastreamento hex. Pressione Menu para abrir o Menu trabalho. Item de menu Finalidade Valores

Cancelar trab.

Cancelar o trabalho de impresso atual. Observao: Cancelar trab. s exibido se a impressora estiver processando um trabalho ou se houver um trabalho na memria. Imprimir os dados armazenados no buffer de impresso. Observao: A opo Buffer de impresso s exibida quando voc entra no Menu trabalho durante a exibio da mensagem Esperando. O estado Esperando ocorre quando um trabalho incompleto enviado para a impressora ou se um trabalho ASCII, como um comando imprimir tela, estiver sendo impresso. Redefinir a impressora para o valor padro do usurio para cada item de menu, excluir todos os recursos carregados (fontes, macros e conjuntos de smbolos) armazenados na memria da impressora (RAM) e excluir todos os dados no buffer de ligao da interface. Observao: Antes de selecionar Redefinir a impressora, saia do aplicativo que voc estiver usando.

Buffer de impresso

Redefinir a impressora

Uso dos menus da impressora 66

Para entender o painel do operador

Menu qualidade
Use o Menu qualidade para alterar configuraes da impressora que esto afetando a qualidade de caracteres e imagens impressos. Observao: Os valores marcados com um asterisco (*) so as configuraes padro de fbrica. Item de menu Finalidade Melhorar a qualidade da impresso em escala de cinza. Valores Ativar Usa parmetros de tela modificados para melhorar a qualidade de impresso dos grficos. Usa parmetros de tela padro.

PictureGrade

Desativar*

Resol impresso

Selecionar a resoluo da sada impressa.

600 ppp QI 1200 QI 2400 1200 ppp

Tonalidade do toner

Clarear ou escurecer imagens de texto ou economizar toner.

110 (8*)

Selecione um valor mais baixo para uma largura de linha mais fina e imagens em escala de tons de cinza mais claras. Selecione um valor mais alto para linhas mais grossas ou imagens em escala de tons de cinza mais escuras. Selecione 10 para obter um texto muito escuro. Selecione um valor inferior a 7 para economizar toner. No visor do painel do operador, uma barra vertical ( | ) indica o valor padro de fbrica. Um smbolo de seta ( V ) indica um valor padro do usurio.

Uso dos menus da impressora 67

Para entender o painel do operador

Menu configur
Use o Menu configur para configurar diversos recursos da impressora. Item de menu Finalidade Definir a quantidade de tempo (em segundos) que a impressora espera depois de exibir um erro de interveno do operador antes de voltar a imprimir. Valores Desativado* A impressora no volta a imprimir at que algum elimine a mensagem de erro. A impressora espera durante o tempo especificado e volta a imprimir automaticamente. Esse valor de tempo limite tambm se aplica se os menus forem exibidos (e a impressora estiver off-line) pelo tempo especificado. Observao: Talvez nem todos os valores estejam disponveis.

Continuar automtico

5...255

Exibir idioma

Determinar o idioma do texto no visor do painel do operador.

Ingls Francs Alemo Italiano Espanhol Dinamarqus Noruegus Holands Sueco Portugus Suomi Japons Russo Polons Hngaro Turco Tcheco

Destino carregamento

Especificar o local de armazenamento dos recursos carregados. O armazenamento de recursos carregados na memria flash ou em um disco rgido permanente, ao contrrio do armazenamento temporrio oferecido pela RAM. Os recursos permanecem na memria flash ou no disco rgido mesmo que a impressora seja desligada.

RAM*

Todos os recursos carregados so armazenados automaticamente na memria da impressora (RAM). Todos os recursos carregados so armazenados automaticamente na memria flash.

Flash

Uso dos menus da impressora 68

Para entender o painel do operador

Item de menu

Finalidade Estabelecer se a impressora imprime as pginas atoladas novamente.

Valores Ativar Desativar Automtico* A impressora imprime as pginas atoladas novamente. A impressora no imprime as pginas atoladas novamente. A impressora imprime novamente uma pgina atolada, a no ser que a memria necessria para manter a pgina seja necessria para outras tarefas de impresso. Imprime uma pgina parcial de dados se a memria for insuficiente para processar a pgina inteira. Assegura que toda a pgina seja processada antes de ser impressa.

Recuperao de atolamento

Proteo de pgina

Imprimir com xito uma pgina que, de outra forma, poderia gerar erros de Pgina complexa. Se, depois de selecionar Ativar, ainda no for possvel imprimir a pgina, talvez seja necessrio reduzir o tamanho e o nmero de fontes da pgina ou aumentar a memria instalada na impressora. Para a maioria dos trabalhos de impresso, no necessrio selecionar Ativar. Quando Ativar selecionado, a impresso pode ficar mais lenta. Modificar a rea lgica e fsica imprimvel.

Desativar*

Ativar

rea de impresso

Normal* Ajustar pg. Pg. completa

Observao: A configurao Pg. completa afeta somente as pginas impressas com o uso do interpretador PCL 5. Essa configurao no tem efeito sobre as pginas impressas usando interpretadores PCL XL ou PostScript. Se voc tentar imprimir algum dado na rea no-imprimvel definida na rea de impresso normal, a impressora cortar a imagem no limite definido pela rea imprimvel definida como Normal.

Uso dos menus da impressora 69

Para entender o painel do operador

Item de menu

Finalidade Especificar o tempo (em minutos) que a impressora espera depois de um trabalho ser impresso antes de entrar em um estado de consumo reduzido de energia.

Valores Desativado Este valor no exibido, a menos que Economia de energia esteja definido como Desativar. Especifica o tempo que a impressora leva para entrar no modo Economizador de energia aps um trabalho de impresso. (Sua impressora talvez no suporte a faixa total de valores.) A configurao padro de fbrica do Economizador de energia depende do modelo da impressora. Imprima a pgina de configuraes de menu para determinar a configurao atual do Economizador de energia. Quando a impressora estiver no modo Economizador de energia, ela ainda estar pronta para receber trabalhos de impresso. Selecione 1 para que a impressora entre no modo Economizador de energia um minuto aps concluir um trabalho de impresso. Dessa forma, o consumo de energia ser muito menor, mas ser necessrio mais tempo para o aquecimento da impressora. Selecione 1 se a sua impressora compartilhar um circuito eltrico com a iluminao do ambiente e se voc perceber oscilao na iluminao. Selecione um valor mais alto se a impressora estiver em uso constante. Na maioria das circunstncias, isso mantm a impressora pronta para imprimir com um tempo mnimo de aquecimento. Selecione um valor entre 1 e 240 minutos se voc deseja balancear o consumo de energia e um curto perodo de aquecimento. A impressora no imprime a ltima pgina de um trabalho de impresso at que ocorra uma das seguintes situaes: A impressora receba informaes suficientes para preencher a pgina. A impressora receba um comando Alimentao de formulrios. Voc selecione Buffer de impresso no Menu trabalho. A impressora imprime a ltima pgina aps o tempo especificado. (Sua impressora talvez no suporte a faixa total de valores.)

Economizador de energia

1...240

Tempo de espera de impresso

Especificar o tempo (em segundos) que a impressora espera antes de imprimir a ltima pgina de um trabalho de impresso que no termina com um comando para imprimir a pgina. O contador do tempo de espera s iniciado quando Esperando exibido no visor.

Desativado

1...255 (90*)

Uso dos menus da impressora 70

Para entender o painel do operador

Item de menu

Finalidade Estabelecer a linguagem padro da impressora utilizada para transmitir dados do computador para a impressora. Observao: A definio de uma linguagem da impressora como padro no impede que o aplicativo envie trabalhos de impresso que usem outras linguagens. Determinar o que a impressora far com os recursos carregados, como fontes e macros armazenadas na RAM, caso receba um trabalho que requer mais memria do que a disponvel.

Valores Emulao PCL Emulao PS* Emulao PPDS Emulao PCL, compatvel com as impressoras Hewlett-Packard. Emulao PostScript, compatvel com a linguagem Adobe PostScript. Emulao PPDS.

Linguagem impres

Economia de recursos

Desativar*

A impressora mantm os recursos carregados apenas at o momento em que mais memria seja necessria. Nesse caso, ela exclui os recursos associados linguagem de impressora inativa. A impressora mantm todos os recursos carregados para todas as linguagens de impressora durante as alteraes de linguagem e as reinicializaes da impressora. Se no houver memria suficiente na impressora, a mensagem 38 Memria cheia ser exibida no visor. Uma mensagem de erro exibida at o cartucho de toner ser substitudo. Se um valor Continuar automtico for selecionado no Menu configur, a impressora retomar a impresso aps o valor de tempo de espera especificado. A impressora pra de imprimir, exibe uma mensagem de erro e emite trs bipes rpidos. A impressora pra de imprimir, exibe uma mensagem de erro e repete trs bipes rpidos a cada 10 segundos at o cartucho de toner ser substitudo. Desativa o tempo limite. Especifica o tempo que a impressora espera por dados adicionais antes de cancelar o trabalho.

Ativar

Alarme do toner

Especificar como a impressora responder quando estiver com pouco toner.

Desativar*

Uma vez

Contnuo

Tempo limite

Especificar o tempo (em segundos) que a impressora espera para receber bytes de dados adicionais do computador. Quando esse tempo de espera terminar, o trabalho de impresso ser cancelado. Observao: A opo Tempo limite est disponvel somente quando voc usa a emulao PostScript. Esse item de menu no afeta a emulao PCL dos trabalhos de impresso.

Desativado 15...65535 (40*)

Uso dos menus da impressora 71

Para entender o painel do operador

Menu de emul PCL


Use o Menu de emul PCL para alterar as configuraes da impressora que afetam somente os trabalhos que usam a linguagem de impressora de emulao PCL. Observao: Os valores marcados com um asterisco (*) so as configuraes padro de fbrica. Item de menu Finalidade Seleciona a largura da pgina lgica para papel tamanho A4. Valores 198 mm* Torna a pgina lgica compatvel com a impressora Hewlett-Packard LaserJet 5. Torna a pgina lgica larga o suficiente para imprimir oitenta caracteres de pitch 10. A impressora no executa um retorno de carro aps um comando de controle de alimentao de linha. A impressora executa um retorno de carro aps um comando de controle de alimentao de linha. A impressora no executa uma alimentao de linha aps um comando de controle de retorno de carro. A impressora executa uma alimentao de linha aps um comando de controle de retorno de carro. So exibidos o nome e o ID de todas as fontes da origem de fontes selecionada. As abreviaes das origens de fontes so R para Residente, F para Flash, K para Disco e D para Download. Exibe todas as fontes residentes na RAM da impressora quando ela sai da fbrica. Exibe todas as fontes carregadas na RAM da impressora. Exibe todas as fontes armazenadas na memria flash. Exibe todas as fontes disponveis para a impressora em todas as origens. A impressora define a quantidade de espao entre cada linha (espaamento vertical) com base nos itens de menu Linhas pgina, Tamanho papel e Orientao. Selecione o Tamanho papel e a Orientao corretos antes de alterar Linhas pgina.

Largura A4

203 mm

RC automtico aps AL

Especificar se a impressora executa um retorno de carro automaticamente depois de um comando de controle de alimentao de linha.

Desativar*

Ativar

AL autom aps RC

Especificar se a impressora executa uma alimentao de linha automaticamente depois de um comando de controle de retorno de carro.

Desativar*

Ativar

Nome da fonte

Escolher uma determinada fonte a partir da origem de fontes especificada.

R0 Courier 10*

Origem fontes

Determinar o conjunto de fontes exibido no item de menu Nome da fonte.

Residente*

Download Flash Tudo

Linhas pgina

Determinar o nmero de linhas que sero impressas em cada pgina.

1...255 60* (valores padro de fbrica especficos de pas/regio) 64* (valores padro de fbrica especficos de pas/regio)

Uso dos menus da impressora 72

Para entender o painel do operador

Item de menu

Finalidade Determinar como o texto e os grficos sero posicionados na pgina.

Valores Retrato* Paisagem Imprime o texto e os grficos paralelamente borda curta do papel. Imprime o texto e os grficos paralelamente borda longa do papel. Pitch refere-se ao nmero de caracteres de espaamento fixo em uma polegada horizontal de tipos. Voc pode selecionar um pitch de 0,08 at 100 caracteres por polegada (cpp) em incrementos de 0,01 cpp. Para fontes monoespaadas noescalonveis, o pitch exibido, mas no pode ser alterado. Observao: O Pitch exibido apenas para fontes fixas, ou monoespaadas. O tamanho em pontos refere-se altura dos caracteres da fonte. Um ponto corresponde a aproximadamente 1/72 de uma polegada. Voc pode selecionar tamanhos em pontos de 1 a 1008 em incrementos de 0,25 pontos. Observao: Tamanho em pontos exibido apenas para fontes tipogrficas. Um conjunto de smbolos um conjunto de caracteres alfabticos e numricos, de pontuao e de smbolos especiais usados na impresso com uma fonte selecionada. Os conjuntos de smbolos suportam os diferentes requisitos de idiomas ou de aplicativos especficos, como smbolos matemticos para textos cientficos. So exibidos apenas os conjuntos de smbolos suportados para o nome de fonte selecionado.

Orientao

Pitch

Especificar o pitch da fonte para fontes monoespaadas escalonveis.

0,08...100 (em incrementos de 0,01 cpp) 10*

Tamanho em pontos

Alterar o tamanho em pontos de fontes tipogrficas escalonveis.

1...1008 (em incrementos de 0,25 pontos) 12*

Conj smbolos

Escolher um conjunto de smbolos para um nome de fonte especfico.

10U PC-8* (valores padro de fbrica especficos de pas/regio) 12U PC-850* (valores padro de fbrica especficos de pas/regio)

Uso dos menus da impressora 73

Para entender o painel do operador

Item de menu

Finalidade

Valores

Renumerao de bandeja

Configurar a impressora para trabalhar com drivers de impressora ou aplicativos que usam atribuies de origem diferentes para as bandejas de papel. Observao: Consulte o documento Technical Reference (apenas em ingls) para obter mais informaes sobre como atribuir nmeros de origem. 1 Selecione uma origem de papel. Atribuir bandeja <x> Atrib env man Atrib papel man 2 Selecione um valor. Desativar* 0...199 A impressora utilizar as atribuies de origem de papel padro de fbrica. Selecione um valor numrico para atribuir um valor personalizado a uma origem de papel. A origem do papel ignora o comando de seleo de alimentao do papel. Pressione Menu para exibir o valor padro de fbrica atribudo a cada origem de papel. Selecione Sim para retornar todas as atribuies de bandeja aos valores padro de fbrica.

Nenhuma Outras selees de Renumerao de bandeja Ver pad fbrica

Restaurar padr.

Uso dos menus da impressora 74

Para entender o painel do operador

Menu PostScript
Use o Menu PostScript para alterar as configuraes da impressora que afetam somente os trabalhos que usam a linguagem de impressora de emulao PostScript. Observao: Os valores marcados com um asterisco (*) so as configuraes padro de fbrica. Item de menu Finalidade Estabelecer a ordem de pesquisa de fontes. Observao: Prioridade de fontes exibido apenas quando h uma memria flash ou um disco rgido formatado instalado, se nenhum deles estiver com defeito nem protegido contra Gravao ou Leitura/Gravao e se Tamanho do buffer de trabalho no estiver definido como 100%. Utilize o Menu PDF dentro do Menu PostScript para alterar as configuraes da impressora que afetam somente os trabalhos que usam arquivos PDF (Portable Document Format). Imprimir uma pgina definindo o erro de emulao PostScript quando ocorre um erro. Valores Residente* A impressora pesquisa na memria a fonte solicitada antes de pesquisar na memria flash ou no disco rgido. A impressora pesquisa no disco rgido ou na memria flash a fonte solicitada antes de pesquisar na memria da impressora.

Prioridade de fontes

Flash/disco

Menu PDF

Consulte Menu PPDS para obter mais informaes.

Imprimir erro PS

Desativar* Ativar

Descarta o trabalho de impresso sem imprimir uma mensagem de erro. Imprime uma mensagem de erro antes de descartar o trabalho.

Menu PPDS
Use o Menu PPDS para alterar as definies da impressora que afetam somente os trabalhos que usam a linguagem de impressora de emulao PPDS. Observao: Os valores marcados com um asterisco (*) so as configuraes padro de fbrica. Item de menu Finalidade Especificar se a impressora executa um retorno de carro automaticamente depois de um comando de controle de alimentao de linha. Valores Desativar* A impressora no executa um retorno de carro aps um comando de controle de alimentao de linha. A impressora executa um retorno de carro aps um comando de controle de alimentao de linha. A impressora no executa uma alimentao de linha aps um comando de controle de retorno de carro. A impressora executa uma alimentao de linha aps um comando de controle de retorno de carro.

RC automtico aps AL

Ativar

AL autom aps RC

Especificar se a impressora executa uma alimentao de linha automaticamente depois de um comando de controle de retorno de carro.

Desativar*

Ativar

Uso dos menus da impressora 75

Para entender o painel do operador

Item de menu

Finalidade Determinar se deve ser executada uma pesquisa pela fonte mais aproximada caso a fonte solicitada no seja encontrada.

Valores Desativar A impressora pra de imprimir quando uma fonte solicitada no encontrada. Uma mensagem de erro enviada, informando que a fonte no foi encontrada. A impressora continua a imprimir, apesar de no ter encontrado a fonte solicitada. Em vez disso, a impressora tenta selecionar uma fonte que melhor corresponda s caractersticas da fonte solicitada. So usadas as pginas de cdigo padro. Os endereos a partir de Valor 1 mudam para representar caracteres e smbolos utilizados em idiomas que no sejam o ingls norte-americano. A impressora define a quantidade de espao entre cada linha (espaamento de linha vertical) com base nos itens de menu Linhas por polegadas, Linhas pgina, Tamanho papel e Orientao. Selecione o Tamanho papel e a Orientao corretos antes de alterar Linhas por polegada. A impressora define a quantidade de espao entre cada linha (espaamento de linha vertical) com base nos itens de menu Linhas por polegadas, Linhas pgina, Tamanho papel e Orientao. Selecione o Tamanho papel e a Orientao corretos antes de alterar Linhas por pgina. Imprime o texto e os grficos paralelamente borda curta do papel. Imprime o texto e os grficos paralelamente borda longa do papel. A impressora mede as configuraes de margem a partir da borda interna da rea no imprimvel esquerda e da parte inferior da rea superior no imprimvel. As reas das margens esquerda e superior do trabalho de impresso so iguais s configuraes de margem do software mais a rea no imprimvel. A impressora mede as configuraes de margem a partir da borda esquerda superior do papel. As reas das margens esquerda e superior do trabalho de impresso so iguais s configuraes de margem do software.

Mais aproximada

Ativar*

Conj caracteres

Determinar qual pgina de cdigo deve ser usada para imprimir trabalhos PPDS.

1 2*

Linhas por polegada

Determinar o nmero de linhas que so impressas por polegada vertical.

1...30 (6*)

Linhas pgina

Determinar o nmero de linhas que sero impressas em cada pgina.

1...255 (64*)

Orientao

Determinar como o texto e os grficos sero posicionados na pgina.

Retrato* Paisagem

Formato pgina

Afeta o modo como a impressora interpreta as margens definidas nos aplicativos.

Imprimir*

Total

Uso dos menus da impressora 76

Para entender o painel do operador

Item de menu

Finalidade Configurar a impressora para trabalhar com drivers de impressora ou aplicativos que usam atribuies de origem diferentes para as bandejas de papel. Observao: Esse item de menu s exibido quando a Bandeja 2 est instalada.

Valores Desativar* Os trabalhos de impresso so impressos a partir da origem solicitada. As solicitaes de trabalho de impresso para a Bandeja 2 so convertidas em solicitaes para a Bandeja 1. As solicitaes de trabalho de impresso para a Bandeja 1 so convertidas em solicitaes para a Bandeja 2.

Renumerao de bandeja 1

Bandeja 2

Uso dos menus da impressora 77

Para entender o painel do operador

Menu paralelo
Use o Menu paralelo para alterar as configuraes da impressora que afetam os trabalhos enviados impressora atravs de uma porta paralela (Paralela padro ou Opo paralela <x>). Observao: Os valores marcados com um asterisco (*) so as configuraes padro de fbrica. Item de menu Finalidade Ativar a comunicao bidirecional pela porta paralela. Valores Desativar Ativar* Desativa a negociao da porta paralela. Ativa a comunicao bidirecional pela interface paralela. A impressora no aceita solicitaes de inicializao de hardware do computador. A impressora aceita solicitaes de inicializao de hardware do computador. A impressora processa os trabalhos de impresso PostScript binrios brutos de computadores que usam o sistema operacional Macintosh. Observao: Essa configurao freqentemente causa a falha de trabalhos de impresso do Windows. A impressora filtra os trabalhos de impresso PostScript usando o protocolo padro. A impressora processa os trabalhos de impresso de computadores que usam os sistemas operacionais Windows ou Macintosh. A impressora executa o processamento NPA. Se os dados no estiverem no formato NPA, eles sero rejeitados e considerados danificados. A impressora no executa o processamento NPA. A impressora examina os dados, determina o formato e, em seguida, processa-os da forma apropriada.

Status avanado

Inicializar privilgios

Determinar se a impressora aceita solicitaes de inicializao de hardware do computador. O computador solicita a inicializao ativando o sinal INIT na interface paralela. Muitos computadores pessoais ativam o sinal INIT sempre que so ligados e desligados. processar trabalhos de impresso PostScript binrios do Macintosh.

Desativar*

Ativar

PS binrio Mac Configurar a impressora para

Ativar

Desativar

Automtico*

Modo NPA

Especificar se a impressora executa o processamento especial necessrio para comunicao bidirecional, seguindo as convenes definidas no Protocolo NPA (Network Printing Alliance). Observao: A alterao desse item de menu faz com que a impressora seja automaticamente reiniciada.

Ativar

Desativar Automtico*

Uso dos menus da impressora 78

Para entender o painel do operador

Item de menu

Finalidade Configurar o tamanho do buffer de entrada paralelo. Observao: A alterao desse item de menu faz com que a impressora seja automaticamente reiniciada.

Valores Desativado Desativa o buffer de trabalhos. Qualquer trabalho j armazenado em buffer no disco ser impresso antes que o processamento normal dos trabalhos recebidos continue. A impressora calcula automaticamente o tamanho do Buffer paralelo (configurao recomendada). O usurio especifica o tamanho do Buffer paralelo. O tamanho mximo depende da quantidade de memria da impressora, do tamanho dos outros buffers de ligao e de a Economia de recursos estar ativada ou desativada. Para maximizar a faixa do tamanho do Buffer paralelo, desative ou reduza o tamanho dos buffers serial e USB. Realiza a amostragem dos dados da porta paralela na borda inicial do estroboscpio. Realiza a amostragem dos dados da porta paralela na borda de fuga do estroboscpio. A impressora examina os dados na interface paralela e seleciona a emulao PCL se os dados indicarem que essa a linguagem exigida da impressora. A impressora no examina os dados recebidos. A impressora usa a emulao PostScript para processar o trabalho se a opo PS SmartSwitch estiver ativada ou usa a linguagem padro da impressora especificada no Menu configur se a opo PS SmartSwitch estiver desativada. A impressora examina os dados na interface paralela e seleciona a emulao PostScript se os dados indicarem que essa a linguagem exigida da impressora. A impressora no examina os dados recebidos. A impressora usar a emulao PCL para processar o trabalho se a opo PCL SmartSwitch estiver ativada ou utilizar a linguagem padro especificada no Menu configur se a opo PCL SmartSwitch estiver desativada. Pode resolver alguns problemas de interface paralela. Fornece compatibilidade com a maioria das implementaes de interface paralela existentes (configurao recomendada).

Buffer paralelo

Automtico*

De 3 K at o tamanho mximo permitido

Modo paralelo 2

Determinar se a amostragem de dados da porta paralela feita na borda inicial ou na borda de fuga do estroboscpio.

Ativar*

Desativar

PCL SmartSwitch

Configurar a impressora para que ela alterne automaticamente para emulao PCL quando um trabalho de impresso recebido pela porta paralela assim o exigir, independentemente da linguagem padro da impressora.

Ativar*

Desativar

PS SmartSwitch

Configurar a impressora para que ela alterne automaticamente para emulao PostScript quando um trabalho de impresso recebido pela porta paralela assim o exigir, independentemente da linguagem padro da impressora.

Ativar*

Desativar

Protocolo

Especificar o protocolo da interface paralela.

Padro Bytes rpidos*

Uso dos menus da impressora 79

Para entender o painel do operador

Menu rede
Use o Menu rede para alterar as configuraes da impressora que afetam os trabalhos enviados impressora atravs de uma porta de rede (Rede padro ou Opo de rede <x>). Observao: Os valores marcados com um asterisco (*) so as configuraes padro de fbrica. Item de menu Finalidade processar trabalhos de impresso PostScript binrios do Macintosh. Valores Ativar A impressora processa os trabalhos de impresso PostScript binrios brutos de computadores que usam o sistema operacional Macintosh. Observao: Essa configurao freqentemente causa a falha de trabalhos de impresso do Windows. A impressora filtra os trabalhos de impresso PostScript usando o protocolo padro. A impressora processa os trabalhos de impresso de computadores que usam os sistemas operacionais Windows ou Macintosh. A impressora calcula automaticamente o tamanho do Buffer de rede (configurao recomendada). O usurio especifica o tamanho do Buffer de rede. O tamanho mximo depende da quantidade de memria da impressora, do tamanho dos outros buffers de ligao e de a Economia de recursos estar ativada ou desativada. Para maximizar a faixa do tamanho do Buffer de rede, desative ou reduza o tamanho dos buffers paralelo, serial e USB. A impressora no executa o processamento NPA. A impressora examina os dados para determinar o formato e, em seguida, processa-os da forma apropriada.

PS binrio Mac Configurar a impressora para

Desativar

Automtico*

Buffer de rede

Configurar o tamanho do buffer de entrada de rede. Observao: A alterao do item de menu Buffer de rede faz com que a impressora seja automaticamente reiniciada.

Automtico*

De 3 K at o tamanho mximo permitido

Modo NPA

Especificar se a impressora executa o processamento especial necessrio para comunicao bidirecional, seguindo as convenes definidas no Protocolo NPA (Network Printing Alliance). Observao: A alterao desse item de menu faz com que a impressora seja automaticamente reiniciada. Configurar a impressora para que ela alterne automaticamente para emulao PCL quando um trabalho de impresso recebido pela porta de rede assim o exigir, independentemente da linguagem padro da impressora.

Desativar Automtico*

PCL SmartSwitch

Ativar*

A impressora examina os dados na interface de rede e seleciona a emulao PCL se os dados indicarem que essa a linguagem de impressora exigida. A impressora no examina os dados recebidos. A impressora usa a emulao PostScript para processar o trabalho se a opo PS SmartSwitch estiver ativada ou usa a linguagem padro da impressora especificada no Menu configur se a opo PS SmartSwitch estiver desativada.

Desativar

Uso dos menus da impressora 80

Para entender o painel do operador

Item de menu

Finalidade Configurar a impressora para que ela alterne automaticamente para emulao PostScript quando um trabalho de impresso recebido pela porta de rede assim o exigir, independentemente da linguagem padro da impressora.

Valores Ativar* A impressora examina os dados na conexo da interface de rede e seleciona a emulao PostScript se os dados indicarem que essa a linguagem exigida da impressora. A impressora no examina os dados recebidos. A impressora usar a emulao PCL para processar o trabalho se a opo PCL SmartSwitch estiver ativada ou utilizar a linguagem padro da impressora especificada no Menu configur se a opo PCL SmartSwitch estiver desativada.

PS SmartSwitch

Desativar

Config rede padr

Configurar um servidor de impresso interno.

Os valores desse item de menu so fornecidos pelo servidor de impresso especificado. Selecione o item de menu para ver os valores disponveis. Observao: Consulte a documentao no CD de drivers para obter mais informaes.

Uso dos menus da impressora 81

Para entender o painel do operador

Menu USB
Use o Menu USB para alterar as configuraes da impressora que afetam uma porta USB (Universal Serial Bus) (Opo USB <x>). Observao: Os valores marcados com um asterisco (*) so as configuraes padro de fbrica. Item de menu Finalidade processar trabalhos de impresso PostScript binrios do Macintosh. Valores Ativar A impressora processa os trabalhos de impresso PostScript binrios brutos de computadores que usam o sistema operacional Macintosh. Observao: Essa configurao freqentemente causa a falha de trabalhos de impresso do Windows. A impressora filtra os trabalhos de impresso PostScript usando o protocolo padro. A impressora processa os trabalhos de impresso de computadores que usam os sistemas operacionais Windows ou Macintosh. A impressora executa o processamento NPA. Se os dados no estiverem no formato NPA, eles sero rejeitados e considerados danificados. A impressora no executa o processamento NPA. A impressora examina os dados para determinar o formato e, em seguida, processa-os da forma apropriada. A impressora examina os dados na interface USB e seleciona a emulao PCL se os dados indicarem que esta a linguagem de impressora necessria. A impressora no examina os dados recebidos. A impressora usa a emulao PostScript para processar o trabalho se a opo PS SmartSwitch estiver ativada ou usa a linguagem padro da impressora especificada no Menu configur se a opo PS SmartSwitch estiver desativada. A impressora examina os dados na interface USB e seleciona a emulao PostScript se os dados indicarem que essa a linguagem exigida da impressora. A impressora no examina os dados recebidos. A impressora usar a emulao PCL para processar o trabalho se a opo PCL SmartSwitch estiver ativada ou utilizar a linguagem padro da impressora especificada no Menu configur se a opo PCL SmartSwitch estiver desativada.

PS binrio Mac Configurar a impressora para

Desativar

Automtico*

Modo NPA

Especificar se a impressora executa o processamento especial necessrio para comunicao bidirecional, seguindo as convenes definidas no Protocolo NPA (Network Printing Alliance). Observao: A alterao desse item de menu faz com que a impressora seja automaticamente reiniciada. Configurar a impressora para que ela alterne automaticamente para emulao PCL quando um trabalho de impresso recebido pela porta USB assim o exigir, independentemente da linguagem padro da impressora.

Ativar

Desativar Automtico*

PCL SmartSwitch

Ativar*

Desativar

PS SmartSwitch

Configurar a impressora para que ela alterne automaticamente para emulao PostScript quando um trabalho de impresso recebido pela porta USB assim o exigir, independentemente da linguagem padro da impressora.

Ativar*

Desativar

Uso dos menus da impressora 82

Para entender o painel do operador

Item de menu

Finalidade Configurar o tamanho do buffer de entrada USB. Observao: Alterar o item de menu Buffer USB faz com que a impressora seja automaticamente reiniciada.

Valores Desativado O buffer de trabalhos desativado. Qualquer trabalho j armazenado em buffer no disco ser impresso antes que o processamento normal dos trabalhos recebidos continue. A impressora calcula automaticamente o tamanho do Buffer USB (configurao recomendada). O usurio especifica o tamanho do Buffer USB. O tamanho mximo depende da quantidade de memria da impressora, do tamanho dos outros buffers de ligao e de a Economia de recursos estar ativada ou desativada. Para maximizar a faixa de tamanho do Buffer USB, desative ou reduza o tamanho dos buffers paralelo, serial e de rede.

Buffer USB

Automtico*

De 3 K at o tamanho mximo permitido

Uso dos menus da impressora 83

Para entender as mensagens da impressora

O painel do operador da impressora exibe mensagens que descrevem o estado atual da impressora e indicam possveis problemas que devem ser corrigidos. Este tpico fornece uma lista de todas as mensagens da impressora, explica seu significado e indica como limpar as mensagens.

Mensagem A impressora no est pronta Ativando alteraes de menu Ativando menus

Significado da mensagem A impressora no est pronta para receber ou processar dados. Algum pressionou Parar para colocar a impressora off-line. A impressora est ativando as alteraes feitas nas suas configuraes. A impressora est respondendo a uma solicitao para tornar os menus disponveis para todos os usurios. A impressora est ativando a emulao PPDS. A impressora est processando uma solicitao para cancelar o trabalho de impresso atual.

O que pode ser feito Pressione Continuar para que a impressora fique pronta para receber trabalhos. Aguarde at que a mensagem se apague. Consulte tambm: Desativao dos menus do painel do operador Aguarde at que a mensagem se apague e pressione Menu para exibir os menus do painel do operador. Consulte tambm: Ativao dos menus Aguarde at que a mensagem se apague. Aguarde at que a mensagem se apague. Consulte tambm: Como cancelar um trabalho de impresso

Ativando PPDS Cancelando trab.

Para entender as mensagens da impressora 84

Para entender as mensagens da impressora

Mensagem Carregar <x> manual

Significado da mensagem A impressora est tentando alimentar papel a partir do alimentador multifuno, que ela detectou estar vazio.

O que pode ser feito Carregue na bandeja especificada papel do tamanho e do tipo solicitados na segunda linha do visor. A impressora apaga a mensagem automaticamente e continua a imprimir o trabalho. Pressione Menu para abrir o Menu trabalho e cancelar o trabalho atual. Carregue na bandeja especificada papel do tamanho e do tipo solicitados na segunda linha do visor. Pressione Continuar para limpar a mensagem. Pressione Menu para abrir o Menu trabalho e cancelar o trabalho atual. Consulte tambm: Como carregar as bandejas para 250 folhas e para 550 folhas Remova o cartucho de tinta indicado e instale um novo. Consulte tambm: Como trocar um cartucho de toner Carregue o cdigo vlido no servidor de impresso interno da impressora. Observao: Voc pode carregar o cdigo de rede enquanto essa mensagem estiver sendo exibida. Carregue um cdigo vlido no mecanismo da impressora. Observao: Voc pode carregar o cdigo de programa enquanto essa mensagem estiver sendo exibida. Aguarde at que a mensagem se apague. Observao: Enquanto os menus estiverem desativados, no possvel alterar as configuraes da impressora a partir do painel do operador. Consulte tambm: Desativao dos menus do painel do operador Aguarde at que a mensagem se apague. Aguarde at que a mensagem se apague. Aviso: No desligue a impressora enquanto a mensagem estiver sendo exibida. Envie um trabalho para impresso. Pressione Continuar para aquecer rapidamente a impressora temperatura normal de operao e exibir a mensagem Pronto.

Carregar<x>

A impressora est tentando alimentar papel de uma origem que ela detectou e que est vazia. x uma das seguintes origens: Bandeja 1Bandeja 3

Cartucho invlido. Trocar

A impressora detectou um refil de cartucho no suportado.

Cdigo de rede padro invlido

O cdigo de um servidor de impresso interno no vlido. A impressora no receber nem processar trabalhos at que seja programado um cdigo vlido no servidor de impresso interno. O cdigo de programa da impressora no vlido. A impressora no pode receber e processar trabalhos at que seja programado um cdigo vlido. A impressora est respondendo a uma solicitao para desativar os menus.

Cdigo programa invlido

Desativando menus

Desativando PPDS Desfragmentando NO DESLIGUE

A impressora est desativando a emulao PPDS. A impressora est desfragmentando a memria flash para recuperar o espao de armazenamento ocupado por recursos excludos. A impressora est pronta para receber e processar dados. Ela est reduzindo o consumo de energia enquanto est inativa. Se a impressora permanecer inativa pelo tempo especificado no item de menu Economizador de energia (30 minutos o padro de fbrica), a mensagem Economizador de energia substituir a mensagem Pronto no visor.

Economizador de energia

Efetuando teste automtico A impressora est executando a srie de testes de inicializao que efetua depois de ser ligada.

Aguarde at que a mensagem se apague.

Para entender as mensagens da impressora 85

Para entender as mensagens da impressora

Mensagem Esperando

Significado da mensagem A impressora recebeu uma pgina de dados para ser impressa, mas est esperando um comando de fim do trabalho, um comando de alimentao de formulrios ou dados adicionais.

O que pode ser feito Pressione Continuar para imprimir o contedo do buffer. Pressione Menu para abrir o Menu trabalho e cancelar o trabalho atual. Consulte tambm: Como cancelar um trabalho de impresso Aguarde at que a mensagem se apague.

Excluindo trabalho do buffer Fechar porta Formatando flash NO DESLIGUE

A impressora est excluindo dados de impresso danificados e descartando o trabalho de impresso atual. A porta superior frontal est aberta. A impressora est formatando a memria flash.

Feche a porta superior frontal. Instale o cartucho de tinta. Aguarde at que a mensagem se apague. Aviso: No desligue a impressora enquanto a mensagem estiver sendo exibida. Envie um trabalho para impresso. Todos os dados enviados impressora sero impressos em representao hexadecimal e de caracteres. As seqncias de controle so impressas, no executadas. Desligue a impressora e ligue-a novamente para que ela saia do modo Rastreamento hex e retorne ao status Pronto. Aguarde at que a mensagem se apague.

Hex pronto

A impressora est no modo Rastreamento hex e est pronta para receber e processar trabalhos de impresso.

Imprimindo definies de menu Imprimindo lista de diretrios

A impressora est processando ou imprimindo a pgina de configuraes de menu. A impressora est processando ou imprimindo um diretrio de todos os arquivos armazenados na memria flash ou em um disco rgido. A impressora est processando ou imprimindo uma lista de todas as fontes disponveis para a linguagem de impressora especificada. A impressora est formatando e imprimindo o Teste de qualidade de impresso, que consiste em 4 pginas. A pgina 1 contm uma combinao de grficos e textos, as pginas 2 e 3 contm somente grficos e a pgina 4 uma pgina em branco. Se a opo Duplex estiver ativada, as pginas sero duplexadas. Caso contrrio, elas sero impressas de forma simples. Os menus da impressora esto desativados. No possvel alterar as configuraes da impressora pelo painel do operador.

Aguarde at que a mensagem se apague.

Imprimindo lista de fontes

Aguarde at que a mensagem se apague.

Imprimindo pginas de teste de qualidade

Aguarde at que a mensagem se apague.

Menus desativados

Voc pode abrir o Menu trabalho para cancelar um trabalho que est sendo impresso ou para selecionar um trabalho confidencial ou retido que deseja imprimir. Caso precise acessar os menus da impressora, contate o responsvel pelo suporte do sistema. Consulte tambm: Desativao dos menus do painel do operador

Para entender as mensagens da impressora 86

Para entender as mensagens da impressora

Mensagem Ocupada

Significado da mensagem A impressora est ocupada recebendo, processando ou imprimindo dados.

O que pode ser feito Aguarde at que a mensagem se apague. Pressione Menu para abrir o Menu trabalho e cancelar o trabalho atual. Aguarde at que a mensagem se apague.

Placa de rede ocupada

Um servidor de impresso interno (tambm chamado de adaptador de rede interno ou INA) est sendo reinicializado. O cartucho de tinta tem pouco toner.

Pouco toner

Agite o cartucho para usar o toner restante. Troque o cartucho. Pressione Continuar para apagar a mensagem e continuar imprimindo. Observao: Se o cartucho no for trocado, podero ocorrer problemas de qualidade de impresso. Aguarde at que a mensagem se apague e a impressora seja reiniciada. Aviso: No desligue a impressora enquanto a mensagem estiver sendo exibida. Aguarde at que a mensagem se apague e a impressora seja reiniciada. Aviso: No desligue a impressora enquanto a mensagem estiver sendo exibida. Aguarde at que a mensagem se apague. Aviso: No desligue a impressora enquanto a mensagem estiver sendo exibida. Envie um trabalho para impresso. Aguarde at que a mensagem se apague. Consulte tambm: Uso do painel do operador para alterar configuraes da impressora Pressione Menu para abrir o Menu trabalho e cancelar o trabalho atual.

Prog cd mecan. NO DESLIGUE

A impressora est programando um novo cdigo de mecanismo.

Prog.cd.sistema NO DESLIGUE

A impressora est programando um novo cdigo de sistema.

Program. flash NO DESLIGUE

A impressora est armazenando recursos, como fontes ou macros, na memria flash.

Pronto Redefinindo a impressora

A impressora est pronta para receber e processar trabalhos de impresso. A impressora est sendo redefinida para as configuraes padro atuais. Todos os trabalhos de impresso ativos sero cancelados. A impressora est reduzindo a resoluo de uma pgina do trabalho atual de 600 pontos por polegada (ppp) para 300 ppp para evitar um erro 38 Memria cheia. Resoluo reduzida permanece no visor durante a impresso do trabalho. A impressora est restaurando as configuraes padro de fbrica. Quando as configuraes padro de fbrica so restauradas: Todos os recursos carregados (fontes, macros, conjuntos de smbolos) na memria da impressora so excludos. Todas as configuraes de menu retornam configurao padro de fbrica, com exceo das seguintes: A configurao Exibir idioma do Menu configur. Todas as configuraes do Menu paralelo, Menu serial, Menu rede, Menu USB e Menu de fax.

Resoluo reduzida

Restaurando padres de fbrica

Aguarde at que a mensagem se apague. Consulte tambm: Restaurao das configuraes padro de fbrica

Para entender as mensagens da impressora 87

Para entender as mensagens da impressora

Mensagem 2<xx> Atolamento de papel

Significado da mensagem A impressora detectou um atolamento.

O que pode ser feito Limpe o caminho do papel. Consulte tambm: Como limpar atolamentos de papel Instale um cartucho de tinta ou troque o cartucho danificado. Remova o cartucho de tinta e instale um novo. Consulte tambm: Como trocar um cartucho de toner Pressione Continuar para apagar a mensagem e continuar imprimindo. A impressora no reimprime automaticamente a pgina que gerou a mensagem. Verifique se a configurao Tamanho papel, no Menu papel, est correta para o tamanho de papel usado. Se a opo Tam p/Alimen MF estiver configurada como Universal, verifique se o papel grande o suficiente para conter os dados formatados. Pressione Menu para abrir o Menu trabalho e cancelar o trabalho atual. Consulte tambm: Que tipos de mdia de impresso podem ser carregados? Pressione Continuar para desativar Economia de recursos e continuar imprimindo. Para ativar a Economia de recursos depois de receber essa mensagem: Certifique-se de que os buffers de ligao estejam definidos como Automtico e saia dos menus para ativar as alteraes no buffer de ligao. Quando a mensagem Pronto for exibida, ative a Economia de recursos no Menu configur. Instale mais memria. Pressione Continuar para imprimir a parte do trabalho j armazenada e iniciar o agrupamento do restante do trabalho. Pressione Menu para abrir o Menu trabalho e cancelar o trabalho atual. Consulte tambm: Como cancelar um trabalho de impresso Exclua fontes, macros e outros dados da memria da impressora. Instale mais memria na impressora.

31 Cartucho ausente/ danificado 32 Cartucho no suportado

O cartucho de tinta est ausente ou danificado. Um cartucho de tinta no suportado est instalado.

34 Papel curto

A impressora determinou que o comprimento do papel na origem especificada na segunda linha do visor muito curto para imprimir os dados formatados.

35 Econ. rec. desativ. memria deficiente

A impressora no tem a quantidade de memria necessria para ativar Economia de recursos. Essa mensagem geralmente indica que h muita memria alocada para um ou mais buffers de ligao da impressora.

37 rea de agrupamento insuficiente

A memria da impressora (ou disco rgido, se instalado) no tem o espao livre necessrio para agrupar o trabalho de impresso.

37 Memria de desfragmentao insuficiente

A impressora no pode desfragmentar a memria flash porque a memria da impressora usada para armazenar recursos flash no excludos est cheia.

Para entender as mensagens da impressora 88

Para entender as mensagens da impressora

Mensagem 38 Memria cheia

Significado da mensagem A impressora est processando dados, mas a memria utilizada para armazenar as pginas est cheia.

O que pode ser feito Pressione Continuar para apagar a mensagem e continuar imprimindo o trabalho. O trabalho talvez no seja impresso corretamente. Pressione Menu para abrir o Menu trabalho e cancelar o trabalho atual. Para evitar este erro no futuro: Simplifique o trabalho de impresso reduzindo a quantidade de texto ou de grficos em uma pgina e excluindo fontes ou macros desnecessrias carregadas. Instale mais memria na impressora. Consulte tambm: Como limpar atolamentos de papel Pressione Continuar para apagar a mensagem e continuar imprimindo o trabalho. O trabalho talvez no seja impresso corretamente. Pressione Menu para abrir o Menu trabalho e cancelar o trabalho atual. Para evitar este erro no futuro: Reduza a complexidade da pgina reduzindo a quantidade de texto ou de grficos em uma pgina e excluindo fontes ou macros desnecessrias carregadas. Defina Proteo de pgina como Ativado a partir do Menu configur. Instale mais memria na impressora. Consulte tambm: Menu configur Instale um cartucho de toner desenvolvido para a regio da sua impressora. Pressione Continuar para apagar a mensagem e continuar imprimindo. Pressione Menu para abrir o Menu trabalho e cancelar o trabalho ou reiniciar a impressora. Pressione Continuar para apagar a mensagem e continuar imprimindo. Instale outra memria flash antes de carregar qualquer outro recurso na memria flash. Pressione Continuar para apagar a mensagem e continuar imprimindo. As fontes e macros carregadas no armazenadas previamente na memria flash sero excludas. Exclua fontes, macros e outros dados armazenados na memria flash. Instale uma memria flash com maior capacidade de armazenamento. Pressione Continuar para apagar a mensagem e continuar imprimindo. Formate a memria flash antes de armazenar qualquer outro recurso nela. Se a mensagem de erro persistir, talvez a memria flash esteja com defeito e precise ser trocada.

39 Pgina complexa

A pgina poder no ser impressa corretamente porque as informaes de impresso contidas na pgina so muito complexas.

42 Incompat. de regio cartucho 50 Erro de fonte PPDS

O cartucho que voc est usando no foi projetado para compatibilidade com a regio da sua impressora. O interpretador PPDS encontrou um erro de fonte ou a impressora recebeu dados invlidos de fontes PPDS carregadas.

51 Flash danificada

A impressora detectou que a memria flash est danificada.

52 Flash cheia

No h espao livre suficiente na memria flash para armazenar os dados que voc est tentando carregar.

53 Flash no formatada

A impressora detectou que a memria flash no est formatada.

Para entender as mensagens da impressora 89

Para entender as mensagens da impressora

Mensagem 54 Erro de software de rede padro

Significado da mensagem A impressora no consegue se comunicar com uma porta de rede instalada.

O que pode ser feito Pressione Continuar para apagar a mensagem e continuar imprimindo. O trabalho talvez no seja impresso corretamente. Programe um novo firmware para a interface de rede por meio da porta paralela. Pressione Menu para abrir o Menu trabalho e reiniciar a impressora. Desligue a impressora. Remova a placa opcional no suportada. Pressione Continuar para limpar a mensagem. A impressora descarta os dados recebidos pela porta paralela. Certifique-se de que o item de menu Buffer paralelo no Menu paralelo no esteja definido como Desativado. Consulte tambm: Menu paralelo Pressione Continuar para limpar a mensagem. A impressora descarta os dados recebidos pela porta USB. Certifique-se de que o item de menu Buffer USB no Menu USB no esteja definido como Desativado. Desligue a impressora e desconecte-a da tomada. Remova a memria flash excedente. Conecte a impressora e ligue-a. Desligue a impressora e desconecte-a da tomada. Remova as gavetas adicionais. Conecte a impressora e ligue-a. Consulte tambm: Folha de configurao Agite o cartucho para usar o toner restante. Troque o cartucho. A mensagem Pouco toner exibida at que o cartucho seja trocado. Consulte tambm: Como trocar um cartucho de toner Desligue a impressora e verifique as conexes de todos os cabos. Ligue a impressora novamente. Se a mensagem de manuteno for exibida novamente, solicite manuteno e informe o nmero da mensagem e a descrio do problema.

55 Flash no suportada no slot X 56 Porta paralela padro desativada

A impressora detectou uma placa de memria flash no suportada em um dos conectores. Foram enviados dados impressora atravs de uma porta paralela, mas a porta paralela est desativada.

56 Porta USB padro desativada

Foram enviados dados impressora atravs de uma porta USB, mas a porta USB est desativada.

58 Excesso de opes de flash 58 Excesso de bandejas conectadas

H muitas opes de memria flash instaladas na impressora. H muita gavetas com suas respectivas bandejas instaladas na impressora.

88 Pouco toner

A impressora detectou que o suprimento de toner do cartucho de tinta est baixo. Se voc no tiver um cartucho de tinta disponvel, encomende um agora.

900999 Manuteno <mensagem>

As mensagens 900 a 999 esto relacionadas a problemas da impressora que podem exigir manuteno.

Para entender as mensagens da impressora 90

Para entender os menus de configurao da impressora

Menu rede
Use o Menu rede para alterar as configuraes da impressora em trabalhos enviados atravs de uma porta de rede (de Rede padro ou Opo de rede <x>). Configurao Definir velocidade da placa Finalidade Detectar automaticamente a velocidade de conexo de sua rede. Voc pode desativar essa configurao para definir a velocidade automaticamente. Valores Automtico* A impressora detecta a velocidade atual da rede. 10 Mbps, Half duplex Fora a impressora a tentar se conectar rede somente em 10 Mbps, Half duplex. 100 Mbps, Full duplex Fora a impressora a tentar se conectar rede somente em 100 Mbps, Full duplex. 100 Mbps, Half duplex Fora a impressora a tentar se conectar rede somente em 100 Mbps, Half duplex. 100 Mbps, Full duplex Fora a impressora a tentar se conectar rede somente em 100 Mbps, Full duplex. Desativar Automtico* Desativar A impressora filtra os trabalhos de impresso PostScript usando o protocolo padro. Ativar A impressora processa trabalhos de impresso PostScript binrios brutos de computadores que usam o sistema operacional Macintosh. Essa configurao freqentemente causa a falha de trabalhos de impresso do Windows. Automtico* A impressora processa os trabalhos de impresso de computadores que usam sistemas operacionais Windows ou Macintosh.

Modo NPA

Enviar trabalhos de impresso para a impressora e consultar informaes sobre o status da impressora simultaneamente. Configurar a impressora para processar trabalhos de impresso PostScript binrios do Macintosh.

PS binrio Mac

* Padro de fbrica Megabits por segundo

Para entender os menus de configurao da impressora 91

Para entender os menus de configurao da impressora

Menu paralelo
Utilize o Menu paralelo para alterar as configuraes da impressora em trabalhos enviados atravs de uma porta paralela. Configurao Modo NPA Finalidade Enviar trabalhos de impresso para a impressora e consultar informaes sobre o status da impressora simultaneamente. Receber informaes em uma taxa de transmisso bem mais alta se a impressora estiver configurada como Bytes rpidos (se o computador suportar Bytes rpidos) ou receber informaes em uma taxa de transmisso normal se sua impressora estiver definida como Padro. Determinar se os dados da porta paralela so amostrados na borda (Ativar) ou na borda de fuga (Desativar) do estroboscpio. Configurar a impressora para processar trabalhos de impresso PostScript binrios do Macintosh. Valores Desativar Ativar Automtico* Padro Bytes rpidos*

Protocolo

Modo paralelo 2

Desativar Ativar*

PS binrio Mac

Desativar A impressora filtra os trabalhos de impresso PostScript usando o protocolo padro. Ativar A impressora processa trabalhos de impresso PostScript binrios brutos de computadores que usam o sistema operacional Macintosh. Essa configurao freqentemente causa a falha de trabalhos de impresso do Windows. Automtico* A impressora processa os trabalhos de impresso de computadores que usam sistemas operacionais Windows ou Macintosh.

* Padro de fbrica

Menu configur
Use o Menu configur para configurar como a impressora formata o final de uma linha, de acordo com o sistema do computador que estiver sendo utilizado. Configurao RC automtico aps AL AL autom aps RC * Padro de fbrica Finalidade Especificar se a impressora executar automaticamente um retorno do carro aps um comando de controle de alimentao de linha. Especificar se a impressora executar automaticamente uma alimentao de linha depois de um comando de controle de retorno de carro. Valores Desativar* Ativar Desativar* Ativar

Para entender os menus de configurao da impressora 92

Para entender os menus de configurao da impressora

Menu USB
Utilize o Menu USB para alterar as configuraes da impressora em trabalhos enviados atravs de uma porta USB (Universal Serial Bus). Configurao Modo NPA Finalidade Enviar trabalhos de impresso para a impressora e consultar informaes sobre o status da impressora simultaneamente. Configurar a impressora para processar trabalhos de impresso PostScript binrios do Macintosh. Valores Desativar Ativar Automtico* Desativar A impressora filtra os trabalhos de impresso PostScript usando o protocolo padro. Ativar A impressora processa trabalhos de impresso PostScript binrios brutos de computadores que usam o sistema operacional Macintosh. Essa configurao freqentemente causa a falha de trabalhos de impresso do Windows. Automtico* A impressora processa os trabalhos de impresso de computadores que usam sistemas operacionais Windows ou Macintosh.

PS binrio Mac

* Padro de fbrica

Menu utilitrios
Use o Menu utilitrios para solucionar problemas da impressora. Configurao Redefinir para os padres de fbrica Finalidade Valores

Retornar as configuraes da impressora para os valores padro de fbrica. s vezes, a redefinio da impressora para as configuraes originais soluciona problemas de formatao. Todos os itens de menu so redefinidos para os valores padro de fbrica, exceto: Exibir idioma. Todas as configuraes em Menu paralelo, Menu rede, Menu LocalTalk e Menu USB. Todos os recursos carregados (fontes, macros e conjuntos de smbolos) na memria da impressora (RAM) so excludos. Os recursos na memria flash no so afetados. Retornar o contador do fotocondutor para zero. A mensagem para substituio do fotocondutor dever ser limpa somente quando o kit fotocondutor tiver sido substitudo. Ajudar a isolar os problemas de impresso quando forem impressos caracteres inesperados ou se caracteres estiverem faltando. O Rastreamento hex ajuda a determinar se h um problema com o interpretador de linguagem ou com o cabo, exibindo quais informaes a impressora est recebendo. Para sair do Rastreamento hex, desligue a impressora. Desativar* Ativar

Redefinir contador do fotocondutor Rastreamento hex

Imprimir pginas de teste de qualidade

Ajudar a isolar problemas de qualidade da impresso, como listras. Quando voc selecionar esta configurao, sero impressas trs pginas para ajud-lo a avaliar a qualidade de impresso. Uma pgina de texto com informaes sobre a impressora, informaes sobre o cartucho, configuraes de margens atuais e um grfico. Duas pginas com grficos.

* Padro de fbrica

Para entender os menus de configurao da impressora 93

10

Software e tarefas de rede

Impresso de pginas de configuraes de menu e de configurao de rede


A pgina de configuraes de menu mostra as configuraes (padro do usurio) atuais dos menus, uma lista de opes instaladas e a memria disponvel na impressora. Voc pode usar essa pgina para verificar se todas as opes da impressora esto devidamente instaladas e se as configuraes da impressora esto corretas. Consulte Uso do painel do operador se precisar de ajuda para identificar os botes do visor e do painel do operador.

1 2 3

Verifique se a impressora est ligada e se a mensagem Pronto est sendo exibida. Pressione e libere Menu at que Menu utilitrios seja exibido e pressione Selecionar. Pressione e libere Menu at que Imprimir menus seja exibido e pressione Selecionar.

A mensagem Imprimindo definies de menu exibida enquanto a pgina impressa. A impressora retorna mensagem Pronto aps a impresso da pgina de configuraes de menu. Se aparecer outra mensagem quando voc imprimir esta pgina, consulte Para entender as mensagens da impressora para obter mais informaes. Se a impressora tiver uma porta de rede, uma pgina adicional ser impressa contendo mais informaes sobre as configuraes de rede. O Menu rede e as configuraes de rede s sero exibidos se voc estiver utilizando o modelo de impressora de rede. As configuraes de itens de menu podem ser definidas atravs do painel do operador. As configuraes de itens de menu tambm podem ser definidas utilizando-se comandos PJL (Print Job Language, idioma do trabalho de impresso). Consulte o documento Technical Reference (apenas em ingls) no site da Lexmark para obter informaes sobre PJL. Essa pgina pode ser utilizada para verificar se todas as opes da impressora esto devidamente instaladas e se as configuraes da impressora esto corretas.

Software e tarefas de rede 94

Software e tarefas de rede

Impresso das pginas de teste de qualidade de impresso


Para ajudar a isolar os problemas de qualidade de impresso, imprima as Pginas de teste de qualidade de impresso: Observao: As pginas de teste devem ser impressas em papel carta, ofcio ou A4.

1 2 3

Desligue a impressora. Mantenha pressionados os botes Selecionar e Retornar e ligue a impressora. Libere os botes quando a mensagem Efetuando teste automtico for exibida. Selecione Impr pgs qualid. A impressora exibe a mensagem Imprimindo pginas de teste de qualidade enquanto as pginas so impressas. As pginas incluem: Uma pgina com informaes sobre a impressora, o cartucho, as configuraes de margem atuais e um grfico, usada para avaliar a qualidade de impresso. Duas pginas com grficos usadas para avaliar a qualidade com que a impressora imprime vrios tipos de grficos.

Examine as pginas para determinar a qualidade de impresso. Se houver problemas, consulte Problemas de qualidade de impresso.

Para sair desses menus, desligue a impressora e ligue-a novamente.

Como configurar para TCP/IP


Se o protocolo TCP/IP estiver disponvel em sua rede, recomendamos que voc atribua um endereo IP impressora.

Atribuio de um endereo IP impressora


Se a sua rede estiver utilizando DHCP, um endereo IP ser atribudo automaticamente aps voc conectar o cabo de rede impressora.

1 2

Procure pelo endereo no cabealho TCP/IP da pgina de configurao de rede que voc imprimiu em Impresso de pginas de configuraes de menu e de configurao de rede na pgina 94. V para Verificao das configuraes de IP na pgina 96 e comece na etapa 2.

Se a sua rede no estiver utilizando DHCP, voc dever atribuir manualmente um endereo IP impressora. Um mtodo fcil para isso usar o Utilitrio de configurao de TCP/IP do servidor de impresso. As instrues detalhadas sobre a instalao e o uso desse utilitrio esto no CD de drivers que acompanha a sua impressora. Execute o CD, clique em Visualizar documentao e em Instalao de impressora de rede. Procure por informaes sobre como usar o Utilitrio de configurao de TCP/IP do servidor de impresso. Para usar esse utilitrio, voc precisar saber o endereo fsico de 12 dgitos ou o UAA (endereo administrado universalmente) da impressora. Procure pela entrada UAA na pgina de configurao de rede que voc imprimiu anteriormente. Voc pode utilizar tanto a forma MSB quanto a cannica do UAA.

Impresso das pginas de teste de qualidade de impresso 95

Software e tarefas de rede

Verificao das configuraes de IP


1
Imprima outra pgina de configurao de rede. Procure por TCP/IP e verifique se o endereo IP, a mscara de rede e o gateway so os esperados. Consulte Impresso de pginas de configuraes de menu e de configurao de rede na pgina 94 se precisar de ajuda. Observao: Para exibir um prompt de comando em um computador com o Windows, clique em Iniciar Prompt do MS-DOS (ou Acessrios Prompt do MS-DOS, se estiver utilizando Programas Windows 2000).

Execute o comando ping na impressora e verifique se ela responde. Por exemplo, no prompt de comando de um computador da rede, digite ping seguido do novo endereo IP da impressora (por exemplo, 192.168.0.11): Se a impressora estiver ativa na rede, voc receber uma confirmao.

Utilizao da pgina da Web residente na impressora


Se voc tiver um modelo de rede, sua impressora possui uma pgina da Web residente, que pode ser acessada a partir do navegador. Para acessar a pgina da Web residente, digite o endereo IP da impressora no campo de endereo URL do seu navegador (por exemplo, http://192.168.236.24). Se voc no souber o endereo IP de sua impressora, poder descobri-lo na pgina de configurao de rede (para obter ajuda, consulte Impresso de pginas de configuraes de menu e de configurao de rede na pgina 94). Alguns dos recursos de pgina da Web residentes incluem uma janela de status da impressora em tempo real e os detalhes da configurao da impressora, como memria atual e nveis de cdigo do mecanismo. Se voc tiver direitos administrativos, tambm poder alterar as configuraes da impressora.

Utilizao da pgina da Web residente na impressora 96

11

Informaes sobre suprimentos

De quais suprimentos preciso e como posso obt-los?


Existem apenas dois itens de suprimentos que precisam ser substitudos regularmente: o cartucho de toner e o kit fotocondutor, que juntos formam o conjunto do cartucho de tinta. O kit fotocondutor costuma durar at 30.000 pginas (com aproximadamente 5% de cobertura), enquanto o cartucho de toner precisa ser substitudo com maior freqncia. A freqncia de substituio do cartucho de toner depende do cartucho adquirido e da mdia de cobertura de toner dos trabalhos de impresso. Nos Estados Unidos ou no Canad, voc pode solicitar suprimentos Lexmark de qualquer revendedor autorizado de suprimentos Lexmark. Para localizar o revendedor mais prximo, ligue para 1-800-539-6275. Em outros pases ou regies, visite a loja on-line da Lexmark, em www.lexmark.com, ou entre em contato com o local onde voc comprou sua impressora. Os suprimentos especficos recomendados para a impressora so estes: Rendimento mdio do cartucho 30.000 pginas padro1 2.500 pginas padro2 6.000 pginas padro2 2.500 pginas padro2

Nmero de pea Internacional 12A8302

Descrio

Kit fotocondutor

Para os EUA e o Canad3 24035SA 34035HA 24015SA 34015HA Cartucho de tinta Cartucho de tinta de alto rendimento Cartucho de tinta do Programa de devoluo

Cartucho de tinta de alto rendimento do Programa de devoluo 6.000 pginas padro2 2.500 pginas padro2 6.000 pginas padro2 2.500 pginas padro2

Para a Europa, o Oriente Mdio e a frica4 24036SE 34036HE 24016SE 34016HE Cartucho de tinta Cartucho de tinta de alto rendimento Cartucho de tinta do Programa de devoluo

Cartucho de tinta de alto rendimento do Programa de devoluo 6.000 pginas padro2 2.500 pginas padro2 6.000 pginas padro2 2.500 pginas padro2

Para a Regio do Pacfico asitico5 34237HR 34237XR 34217HR 34217XR


1 Aproximadamente 2

Cartucho de tinta Cartucho de tinta de alto rendimento Cartucho de tinta do Programa de devoluo

Cartucho de tinta de alto rendimento do Programa de devoluo 6.000 pginas padro2

5% de cobertura. Valor de rendimento declarado compatvel com a ISO/IEC 19752. 3 Desenvolvido para uso somente nos EUA e no Canad. 4 Desenvolvido para uso somente na Europa, no Oriente Mdio e na frica. 5 Desenvolvido para uso somente na regio do Pacfico asitico, da Austrlia e da Nova Zelndia. 6 Desenvolvido para uso somente na Amrica Latina.

Informaes sobre suprimentos 97

Informaes sobre suprimentos

Nmero de pea

Descrio

Rendimento mdio do cartucho 2.500 pginas padro2 6.000 pginas padro2 2.500 pginas padro2

Para a Amrica Latina6 24038SL 34038HL 24018SL 34018HL


1 2

Cartucho de tinta Cartucho de tinta de alto rendimento Cartucho de tinta do Programa de devoluo

Cartucho de tinta de alto rendimento do Programa de devoluo 6.000 pginas padro2

Aproximadamente 5% de cobertura. Valor de rendimento declarado compatvel com a ISO/IEC 19752. 3 Desenvolvido para uso somente nos EUA e no Canad. 4 Desenvolvido para uso somente na Europa, no Oriente Mdio e na frica. 5 Desenvolvido para uso somente na regio do Pacfico asitico, da Austrlia e da Nova Zelndia. 6 Desenvolvido para uso somente na Amrica Latina.

Armazenamento de suprimentos
Escolha uma rea de armazenamento limpa e arejada para os suprimentos de sua impressora. Armazene os suprimentos com o lado correto voltado para cima e em sua embalagem original at utiliz-los. No exponha os suprimentos a: Luz solar direta Temperaturas superiores a 35C (95F) Alta umidade (superior a 80%) Maresia Gases corrosivos Excesso de poeira

Como economizar suprimentos


A economia de suprimentos reduz os custos de impresso. Para economizar toner ao imprimir rascunhos, altere a configurao Tonalidade do toner no driver de impressora. As configuraes variam de 1 (muito claro) a 10 (muito escuro), sendo que o padro 8. A configurao da Tonalidade do toner como 1 economiza o mximo de toner. Reduza o consumo de papel imprimindo nos dois lados da folha.

Como economizar suprimentos 98

Informaes sobre suprimentos

Como saber quando voc precisa de novos suprimentos


As sees a seguir descrevem formas de se determinar quando novos suprimentos so necessrios.

Verificao dos nveis de toner e do kit fotocondutor


Voc pode determinar a quantidade restante aproximada de toner do cartucho e o nvel do kit fotocondutor imprimindo uma pgina de configuraes de menu. Isso ajuda a decidir quando necessrio solicitar suprimentos para reposio. Para obter ajuda com a impresso de uma pgina de configuraes de menu, consulte Impresso de pginas de configuraes de menu e de configurao de rede na pgina 94. A mensagem Pouco toner (consulte pgina 87) exibida quando o cartucho de toner est quase vazio. Voc continuar imprimindo por um curto perodo de tempo enquanto a mensagem for exibida, mas a qualidade de impresso comear a diminuir medida que o nvel do toner diminuir. Observao: A mensagem Pouco toner no ser exibida se o cartucho de tinta inicial para 1500 pginas estiver instalado. Quando a mensagem de pouco toner for exibida ou quando voc perceber que a impresso est fraca, remova o cartucho de toner. Agite-o firmemente de um lado para o outro e para frente e para trs vrias vezes a fim de redistribuir o toner e reinsira-o. Repita esse procedimento vrias vezes. Se a impresso continuar fraca, troque o cartucho de toner. Para garantir a qualidade de impresso e evitar danos impressora, a impressora pra de funcionar quando o kit fotocondutor atinge um mximo de 40.000 pginas. A impressora avisa voc automaticamente antes de o fotocondutor atingir esse ponto. Quando a mensagem Substituir kit fotocondutor for exibida pela primeira vez, encomende um novo kit fotocondutor imediatamente. Embora a impressora continue funcionando corretamente depois de o kit fotocondutor chegar ao final da vida til oficial (cerca de 30.000 pginas), a qualidade de impresso comea a diminuir significativamente, at o fotocondutor parar de funcionar quando atingir um mximo de 40.000 pginas. Imprima uma pgina de configuraes de menu (Consulte Impresso de pginas de configuraes de menu e de configurao de rede na pgina 94) para determinar se ele atingiu esse ponto.

Como saber quando voc precisa de novos suprimentos 99

Informaes sobre suprimentos

Como trocar um cartucho de toner


1
Abra a tampa frontal pressionando o boto na lateral esquerda da impressora e abaixe a tampa.

Como trocar um cartucho de toner 100

Informaes sobre suprimentos

Remova o cartucho de toner: a b Pressione o boto na base do conjunto do cartucho de tinta. Puxe o cartucho de toner para cima e para fora utilizando a ala.

Desembale o novo cartucho de toner. Observao: Voc pode usar o material de embalagem do novo cartucho para devolver o cartucho antigo Lexmark para reciclagem. Consulte Reciclagem de produtos da Lexmark na pgina 103 para obter mais informaes.

Agite o cartucho em todas as direes para distribuir o toner.

Como trocar um cartucho de toner 101

Informaes sobre suprimentos

Instale o novo cartucho de toner alinhando os rolos brancos no cartucho de toner com as setas brancas nos trilhos do kit fotocondutor e empurrando o cartucho de toner o mximo possvel. Quando o cartucho estiver instalado no lugar correto, voc ouvir um clique.

Feche a tampa frontal.

Como trocar um cartucho de toner 102

Informaes sobre suprimentos

Reciclagem de produtos da Lexmark


Para devolver produtos para a Lexmark para reciclagem:

1 2

Visite nosso site, em: www.lexmark.com/recycle Siga as instrues na tela do computador.

Reciclagem de produtos da Lexmark 103

Informaes sobre suprimentos

Como trocar um kit fotocondutor


Aviso: Ao substituir um kit fotocondutor, no deixe o cartucho de toner ou o novo kit fotocondutor exposto luz direta por muito tempo. A exposio prolongada luz pode causar problemas na qualidade de impresso.

Abra a tampa frontal pressionando o boto na lateral esquerda da impressora e abaixando a tampa.

Como trocar um kit fotocondutor 104

Informaes sobre suprimentos

Remova o conjunto do cartucho de tinta da impressora puxando-o pela ala do cartucho de toner. Observao: No pressione o boto do conjunto do cartucho de tinta.

Coloque o conjunto do cartucho de tinta sobre uma superfcie plana e limpa.

Remova o cartucho de toner: a b Pressione o boto na base do conjunto do cartucho de tinta. Puxe o cartucho de toner para cima e para fora utilizando a ala.

a b

Desembale o novo kit fotocondutor.

Como trocar um kit fotocondutor 105

Informaes sobre suprimentos

Instale o cartucho de toner no novo conjunto do cartucho de tinta alinhando os rolos brancos no cartucho de toner com as setas brancas nos trilhos do kit fotocondutor e empurrando o cartucho de toner o mximo possvel. Quando o cartucho estiver instalado no lugar correto, voc ouvir um clique.

Instale o conjunto do cartucho de tinta na impressora alinhando as setas verdes nas guias do conjunto do cartucho com as setas verdes nos trilhos da impressora e empurre o conjunto do cartucho de tinta o mximo possvel.

Feche a tampa frontal. Observao: Para obter informaes sobre como redefinir o contador do kit fotocondutor, consulte a folha de instrues fornecida com o novo kit.

Como trocar um kit fotocondutor 106

12

Administrao

As sees a seguir so destinadas a um administrador de rede responsvel pela impressora.

Desativao dos menus do painel do operador


Como muitas pessoas podem estar usando a impressora, o administrador pode optar por bloquear os menus para impedir que outras pessoas alterem as configuraes de menu usando o painel do operador. Para desativar os menus do painel do operador de forma que no seja possvel fazer alteraes nas configuraes padro da impressora:

Desligue a impressora. Observao: A desativao dos menus do painel do operador no impede o acesso ao Menu trabalho nem funcionalidade Imprimir e reter.

2 3 4 5 6

Mantenha pressionados os botes Selecionar e Retornar e ligue a impressora. Libere os botes quando a mensagem Efetuando teste automtico for exibida. Menu config exibido na primeira linha do visor. Pressione Menu at que Menus do painel seja exibido e pressione Selecionar. Desativado exibido na segunda linha do visor. Pressione Selecionar. Bloqueando menus exibido rapidamente. Pressione Menu at que Sair do config seja exibido e pressione Selecionar.

Os menus so desativados. Se voc pressionar Menu, a mensagem Menus desativados ser exibida.

Ativao dos menus


1 2
Repita as etapas de 1 a 4 em Desativao dos menus do painel do operador. Pressione Menu at que Ativar seja exibido. Continue com as etapas 5 e 6 em Desativao dos menus do painel do operador.

Administrao 107

Administrao

Restaurao das configuraes padro de fbrica


Quando voc entra nos menus da impressora pela primeira vez utilizando o painel do operador, pode ver um asterisco (*) ao lado de um valor nos menus. Esse asterisco indica a configurao padro de fbrica. Essas configuraes so as configuraes originais da impressora. (Os padres de fbrica podem variar de acordo com os pases e as regies.) Quando voc seleciona uma nova configurao utilizando o painel do operador, exibida a mensagem Salvo. Quando a mensagem Salvo desaparecer, um asterisco aparecer ao lado da configurao para identific-la como a configurao padro do usurio atual. Essas configuraes permanecem ativas at que sejam armazenadas novas configuraes ou at que os padres de fbrica sejam restaurados. Para restaurar as configuraes padro de fbrica originais da impressora:

1 2 3 4

Verifique se a impressora est ligada e se a mensagem Pronto est sendo exibida. Pressione Menu at que Menu utilitrios seja exibido e pressione Selecionar. Pressione Menu at que Padres fbrica seja exibido e pressione Selecionar. Restaurar exibido na segunda linha do visor. Pressione Selecionar.

A mensagem Restaurando padres de fbrica exibida, seguida da mensagem Pronto. Quando voc seleciona Restaurar: Nenhuma outra ao de boto fica disponvel no painel do operador enquanto Restaurando padres de fbrica estiver sendo exibido. Todos os recursos carregados (fontes, macros e conjuntos de smbolos) na memria da impressora (RAM) so excludos. (Os recursos residentes na memria flash ou no disco rgido opcional no so afetados.) Todas as configuraes de menu voltam aos valores padro de fbrica, exceto: A configurao Exibir idioma do painel do operador, no Menu configur. Todas as configuraes em Menu paralelo, Menu serial, Menu rede e Menu USB.

Para obter mais informaes sobre como alterar configuraes de menu ou selecionar novas configuraes padro de usurio, consulte Uso do painel do operador para alterar configuraes da impressora.

Restaurao das configuraes padro de fbrica 108

13

Soluo de problemas

Problemas gerais
Problema/pergunta Por que alguns caracteres no so impressos quando imprimo em envelopes? Soluo/resposta Se voc perceber lacunas (caracteres faltando) ao imprimir envelopes, verifique nas configuraes do driver de impressora se selecionou Envelope no menu Tipo de papel. Se Envelope j estiver selecionado, tente alterar a configurao de textura para uma configurao mais spera. s vezes, o toner no adere bem em envelopes com uma textura lisa. No driver de impressora, selecione Personalizado spero 6 env no menu Tipo de papel. Para alterar Personalizado 6 de volta s configuraes padro de Tipo de papel, Textura do papel e Peso do papel, use o Utilitrio de configurao de impressora local, disponvel no CD de drivers fornecido com a impressora. Se voc j tiver instalado os drivers e utilitrios da impressora, v para a etapa 7. 1 Insira o CD de drivers no computador. 2 Clique em Software de impressora. 3 Clique em Concordo. 4 Selecione Instalao de impressora local e clique em Avanar. 5 Selecione sua impressora e a porta e verifique se o Utilitrio de configurao de impressora local est marcado. 6 Clique em Concluir. O Utilitrio ser instalado em seu computador, nos Arquivos de programa (a menos que voc escolha outro diretrio). 7 Abra o Utilitrio de configurao de impressora local. 8 No Menu papel, percorra os itens do menu para localizar a configurao Personalizado. 9 Clique em Personalizado. 10 Role a lista at encontrar Tipo de papel personalizado 6. 11 Selecione envelope para o tipo de papel Personalizado 6, pesado para o peso Personalizado 6 e spero para a textura de papel Personalizada 6. 12 Na barra de ferramentas, clique em Aes. 13 Clique em Aplicar para salvar as alteraes feitas. 14 Clique em Arquivo Sair para fechar o Utilitrio de configurao de impressora local. Consulte Como limpar atolamentos de papel na pgina 35 para obter informaes sobre a limpeza de atolamentos. Sim, voc pode continuar imprimindo. Para aumentar a vida til do cartucho de toner, remova o cartucho, agite-o firmemente de um lado para outro e para frente e para trs vrias vezes a fim de usar o restante do toner e coloque-o de volta na impressora. Repita esse procedimento vrias vezes. Se a impresso continuar fraca, troque o cartucho de toner.

Como posso limpar um atolamento de papel? A mensagem de pouco toner est ativa, mas ainda no tenho outro cartucho de toner para substituir. Posso continuar a imprimir usando o cartucho com pouco toner? A impressora parece imprimir mais lentamente quando o alimentador manual usado.

Isso normal. s vezes, a impressora imprime em uma velocidade um pouco mais lenta quando a mdia de impresso alimentada a partir do alimentador manual.

Soluo de problemas 109

Soluo de problemas

Problema/pergunta Quero usar a impresso duplex em cartes, mas eles no esto sendo alimentados.

Soluo/resposta O problema que, quando a impressora tenta fazer a impresso duplex de um trabalho de impresso manualmente, ela sempre imprime o lado 2 a partir da Bandeja 1. Porm, a Bandeja 1 no suporta cartes. Para conseguir o efeito desejado, voc ter de enviar as duas pginas do trabalho de impresso como trabalhos separados. Depois que a primeira pgina for impressa, recarregue o carto no alimentador manual. Carregue o carto no alimentador com o lado j impresso voltado para baixo, sendo que a parte superior do carto deve ser inserida primeiro. Estenda o suporte de papel na bandeja de sada.

O papel empilha de maneira desorganizada na bandeja de sada.

Poeira se acumula na bandeja de papel quando ela est estendida. A bandeja de papel est ressaltada e constantemente para fora na frente da impressora quando ela est estendida.

Encaixe a tampa contra poeira na parte traseira da impressora. Isso protege a bandeja de papel do ambiente e evita que ela saia da posio quando estiver estendida. Consulte Encaixe da tampa contra poeira para obter informaes sobre como encaixar a tampa contra poeira.

Problemas gerais 110

Soluo de problemas

Problemas de qualidade de impresso


possvel resolver muitos problemas de qualidade de impresso substituindo um suprimento ou item de manuteno que chegou ao fim de sua vida til. Use a tabela a seguir para encontrar solues para problemas de qualidade de impresso. Sintoma Linhas brancas Causa A lente da cabea de impresso est suja. O cartucho de toner ou o fusor est com defeito. Soluo Tente o seguinte, nesta ordem: 1 Limpe a lente da cabea de impresso. (Consulte Como limpar a lente da cabea de impresso na pgina 114.) 2 Troque o cartucho de toner. 3 Troque o fusor*.

ABCDE ABCDE ABCDE


Linhas horizontais borradas

O cartucho de toner ou o fusor pode estar com defeito, vazio ou gasto.

Troque o cartucho de toner ou o fusor* conforme a necessidade.

ABCDE ABCDE ABCDE


Linhas verticais borradas O toner est causando manchas Se o papel estiver firme, tente a antes da fuso no papel. alimentao por outra bandeja ou pelo alimentador manual. O cartucho de toner est com defeito. Troque o cartucho de toner.

ABCDE ABCDE ABCDE


Irregularidades na impresso

ABCDE ABCDE ABCDE


*

O papel absorveu umidade devido a um ambiente altamente mido. Voc est usando um papel que no atende s especificaes da impressora. O fusor est gasto ou com defeito.

Carregue a bandeja com papel de um pacote novo. Evite o uso de papel texturizado com acabamento spero. Certifique-se de que o tipo de papel no driver de impressora corresponde configurao de tipo de papel que voc est usando. Troque o fusor*.

Para trocar o fusor, contate um tcnico de manuteno.

Problemas de qualidade de impresso 111

Soluo de problemas

Sintoma Impresso muito clara

Causa A configurao Tonalidade do toner est muito clara. Voc est usando um papel que no atende s especificaes da impressora. O cartucho de toner est com pouco toner. O cartucho de toner est com defeito.

Soluo Selecione outra configurao para Tonalidade do toner no driver de impressora antes de enviar o trabalho para impresso. Carregue papel de um pacote novo. Evite usar papel texturizado com acabamento spero. Certifique-se de que o papel carregado nas bandejas no esteja mido. Troque o cartucho de toner.

Impresso muito escura

A configurao Tonalidade do toner Selecione outra configurao para est muito escura. Tonalidade do toner no driver de impressora antes de enviar o O cartucho de toner est com defeito. trabalho para impresso. Troque o cartucho de toner. Voc est usando transparncias que no atendem s especificaes da impressora. A configurao Tipo de formulrio no driver de impressora est definida com um valor diferente de transparncia. Use apenas transparncias recomendadas pelo fabricante da impressora. Certifique-se de que a configurao Tipo de formulrio esteja definida como transparncia.

A qualidade da impresso em transparncias no boa (A impresso apresenta pontos claros ou escuros indevidos, o toner est causando manchas ou aparecem faixas claras horizontais ou verticais.) Respingos de toner

O cartucho de toner est com defeito. Troque o cartucho de toner. O fusor est gasto ou com defeito. Troque o fusor*. Solicite manuteno. H toner no caminho do papel. A configurao Textura do papel no est correta para o tipo de papel ou mdia especial que voc est utilizando. A configurao Peso do papel no est correta para o tipo de papel ou mdia especial que voc est utilizando. O fusor est gasto ou com defeito. Altere a Textura do papel de Normal para Suave ou spero. Altere o Peso do papel de Normal para Carto (ou outro peso apropriado). Troque o fusor*.

O toner sai facilmente do papel quando voc manuseia as folhas

Fundo cinza

ABCDE ABCDE ABCDE


Densidade de impresso irregular

A configurao Tonalidade do toner Selecione outra configurao para est muito escura. Tonalidade do toner no driver de impressora antes de enviar o O cartucho de toner est com defeito. trabalho para impresso. Troque o cartucho de toner.

O cartucho de toner est com defeito.

Troque o cartucho de toner.

ABCDE ABCDE ABCDE


*

Para trocar o fusor, contate um tcnico de manuteno.

Problemas de qualidade de impresso 112

Soluo de problemas

Sintoma Imagens duplas

Causa A configurao Tipo de formulrio no driver de impressora est definida incorretamente. O nvel do toner est baixo no cartucho de toner.

Soluo Certifique-se de que a configurao Tipo de formulrio esteja correta para o papel ou a mdia especial que voc est utilizando. Troque o cartucho de toner.

Impresso irregular

O cartucho de toner pode estar instalado incorretamente.

Remova e, em seguida, reinstale o cartucho de toner.

DE DE DE
(A impresso aparece somente em um lado da pgina.) Margens incorretas A configurao Tamanho do formulrio no driver de impressora diferente do tamanho do papel que est carregado na bandeja. Por exemplo, voc inseriu papel de tamanho A4 na bandeja selecionada, mas no configurou o Tamanho do formulrio para A4. As guias da bandeja selecionada no esto na posio correta para o tamanho do papel carregado na bandeja. As guias no alimentador manual no esto na posio correta para o tamanho do papel carregado no alimentador. O cartucho de toner est com defeito ou vazio. Defina o Tamanho do formulrio como A4.

Impresso enviesada (A impresso est inclinada.)

Mova as guias da bandeja para que elas fiquem justas contra as laterais do papel. Mova as guias do alimentador manual para que elas fiquem justas contra as laterais do papel.

Pginas em branco Pginas em preto O papel amassa aps a impresso e sai na bandeja
*

Troque o cartucho de toner.

O cartucho de toner est com defeito. Troque o cartucho de toner. A impressora requer manuteno. Solicite manuteno. A configurao Peso do papel no est correta para o tipo de papel ou mdia especial que voc est utilizando. Altere Peso do papel para Suave.

Para trocar o fusor, contate um tcnico de manuteno.

Problemas de qualidade de impresso 113

Soluo de problemas

Como limpar a lente da cabea de impresso


Voc pode resolver alguns problemas de qualidade de impresso limpando a lente da cabea de impresso.

1 2

Desligue a impressora. Abra a tampa frontal pressionando o boto na lateral esquerda da impressora e abaixando a tampa.

Problemas de qualidade de impresso 114

Soluo de problemas

Remova o conjunto do cartucho de tinta da impressora puxando-o pela ala do cartucho de toner. Observao: No pressione o boto do conjunto do cartucho de tinta.

Coloque o conjunto do cartucho de tinta sobre uma superfcie plana e limpa. Aviso: No deixe o conjunto do cartucho de tinta exposto luz direta por muito tempo. A exposio prolongada luz pode causar problemas na qualidade de impresso.

Problemas de qualidade de impresso 115

Soluo de problemas

Localize a lente de vidro da cabea de impresso, no interior da rea rebaixada no topo da impressora. Lente da cabea de impresso

Limpe cuidadosamente a lente da cabea de impresso com um pano limpo, seco e que no solte fiapos. Aviso: Se voc no utilizar um pano limpo, seco e que no solte fiapos, poder danificar a lente da cabea de impresso.

Instale o conjunto do cartucho de tinta na impressora alinhando as setas verdes nas guias do conjunto do cartucho com as setas verdes nos trilhos da impressora e empurre o conjunto do cartucho de tinta o mximo possvel.

7 8

Feche a tampa frontal. Ligue a impressora.

Problemas de qualidade de impresso 116

ndice remissivo
A
Agrupamento (Menu acabam.) 63 agrupamento, ativao 63 AL autom aps RC (Menu configur) 92 AL autom aps RC (Menu de emul PCL) 72, 75 Alarme do toner (Menu configur) 71 alarmes mensagens de erro 68 toner 71 alimentador manual 33 armazenamento papel 27 suprimentos 28, 98 ativao dos menus do painel do operador 107 atolamentos 35 Consulte atolamentos de papel mensagens 84 atolamentos de mdia de impresso limpeza 35 atolamentos de papel reimpresso de pginas atoladas 69 carregamento alimentador manual 33 bandeja para 250 folhas (Bandeja 1) 29 bandeja para 550 folhas 29 timbrado 45 cartazes 44 cartes 27 cartucho de tinta Consulte cartucho de toner cartucho de toner nvel de toner 99 pedido 97 reciclagem 103 troca 100 Config rede padr (Menu rede) 81 Config.universal (Menu papel) 62 configuraes atuai 94 configuraes de menu atuais com a pgina de configuraes de menu 94 Conj smbolos (Menu de emul PCL) 73 Continuar automtico (Menu configur) 68 Cpias (Menu acabam.) 63 cpias, especificao da quantidade 63

B
Borda de mltiplas pginas (Menu acabam.) 63 boto Continuar 55 boto Menu 55 boto Parar 55 boto Retornar 55 boto Selecionar 55 brochuras 43 Buffer de impresso (Menu trabalho) 66 Buffer de rede (Menu rede) 80 Buffer paralelo (Menu paralelo) 79 Buffer USB (Menu USB) 83

D
declarao da FCC 3 declarao de emisso 3 declarao de emisso eletrnica 3 Definir veloc. da placa (Menu rede) 91 desativao dos menus do painel do operador 107 Destino carregamento (Menu configur) 68 deteco automtica de tamanho 59 disco rgido definio como destino de carregamento 68 impresso de recursos carregados 66 duplex 40 duplex manual impresso 40

C
cancelamento de um trabalho de impresso 46 Cancelar trab. (Menu trabalho) 66

117

ndice remissivo

E
Economia de recursos (Menu configur) 71 economizador de energia configurao 70 Economizador de energia (Menu configur) 70 emulao PCL alimentao de linha automtica 72, 75 conjunto de smbolos 73 impresso de amostras de fontes 66 largura A4 72 linhas por pgina 72, 76 nome da fonte 72 orientao 73, 76 origem das fontes 72 pitch 73 renumerao de bandeja 74, 77 retorno de carro automtico 72, 75 tamanho em pontos 73 emulao PostScript impresso de amostras de fontes 66 impresso de erros PS 75 prioridade de fontes 75 emulao PS Consulte emulao PostScript endereo IP definio 19, 95 verificao 20, 96 envelopes 26 erros de pgina complexa 69 etiquetas 27 Exibir idioma (Menu configur) 68 extenso da bandeja 32 extenso de bandejas 32

Impres.mlt.pg. (Menu acabam.) 64 impresso brochuras 43 cartazes 44 de mltiplas pginas (Nmero de pgs./ folha) 42 duplex 40 marcas d'gua 45 overlays 45 timbrado 45 impresso de mltiplas pginas 42 configurao 64 configuraes de borda 63 configuraes de exibio 64 configuraes de ordem 64 impresso de teste modo Rastreamento hex 65 pgina de menus 66 impresso Nmero de pgs./folha 42 impressora para colocar off-line 55 com o boto Menu 55 com o boto Parar 55 redefinio 66 Imprim diretrio (Menu utilitrios) 66 Imprimir erro PS (Menu PostScript) 75 Imprimir fontes (Menu utilitrios) 66 Imprimir menus (Menu utilitrios) 66 informaes sobre segurana 3 Inicializar privilgios (Menu paralelo) 78 interfaces paralelas 78, 92 rede 80, 91 USB 82, 93

F
Folhas separadoras (Menu acabam.) 65 fontes como escolher na emulao PCL 72 conjuntos de smbolos suportados 73 impresso de amostras 66 prioridade 75

K
kit fotocondutor nvel 99 pedido 97 reciclagem 103 troca 104

G
gaveta para 550 folhas 52

L
Largura A4 (Menu de emul PCL) 72 lentes da cabea de impresso, limpeza 114 limpeza das lentes da cabea de impresso 114

I
Imp. config rede<x> (Menu utilitrios) 66

ndice remissivo 118

ndice remissivo

limpeza de atolamentos de papel 35 Linguagem impres (Menu configur) 71 Linhas pgina (Menu de emul PCL) 72, 76 Linux 15, 22 luz indicadora 55

M
Macintosh 14 impresso via USB 14 para imprimir em uma impressora de rede 20 manuteno da impressora limpeza das lentes da cabea de impresso 114 marcas d'gua 45 memria flash definio como destino de carregamento 68 impresso de recursos carregados 66 mensagens 84 2<xx> Atolamento de papel 88 32 Cartucho no suportado 88 34 Papel curto 88 35 Econ. rec. desativ. memria deficiente 88 37 rea de agrupamento insuficiente 88 37 Memria de desfragmentao insuficiente 88 38 Memria cheia 89 39 Pgina complexa 89 51 Flash danificada 89 52 Flash cheia 89 53 Flash no formatada 89 55 Flash no suportada no slot X 90 56 Porta USB padro desativada 90 58 Excesso de opes de flash 90 88 Pouco toner 90 900999 Mensagem de manuteno 90 A impressora no est pronta 84 Ativando alteraes de menu 84 Ativando menus 84 Cancelando trab. 84 Carregar bandeja <x> 85 Cartucho invlido. Trocar 85 Desativando menus 85 Desfragmentando 85 Economizador de energia 85 Efetuando teste automtico 85 Esperando 86 Excluindo trabalho do buffer 86 Fechar porta ou inserir cartucho 86

Formatando flash 86 Hex pronto 86 Imprimindo definies de menu 86 Imprimindo lista de diretrios 86 Imprimindo lista de fontes 86 Menus desativados 86 Ocupada 87 Placa de rede ocupada 87 Pouco toner 87 Prog.cd.sistema 87 Program. flash 87 Pronto 87 Redefinindo a impressora 87 Resoluo reduzida 87 Restaurando padres de fbrica 87 mensagens da impressora Menus desativados 56 Menu acabam. 63 Agrupamento 63 Borda de mltiplas pginas 63 Cpias 63 Folhas separadoras 65 Impres.mlt.pg. 64 Ordem multipg 64 Origem do separador 65 Pginas em branco 63 Visualizao de mltiplas pginas 64 Menu configur 68, 92 Alarme do toner 71 Continuar automtico 68 Destino carregamento 68 Economia de recursos 71 Economizador de energia 70 Exibir idioma 68 Linguagem impres 71 Proteo de pgina 69 Recuperao de atolamento 69 Tempo de espera de impresso 70 Tempo limite 71 Menu de emul PCL 72 AL autom aps RC 72, 75 Conj smbolos 73 Largura A4 72 Linhas pgina 72, 76 Nome da fonte 72 Orientao 73, 76 Origem fontes 72 Pitch 73

ndice remissivo 119

ndice remissivo

RC automtico aps AL 72, 75 Renumerao de bandeja 74, 77 Tamanho em pontos 73 Menu papel 59 Config.universal 62 Origem do papel 60 Peso do papel 62 Tamanho papel 59 Tamanho substituto 62 Textura do papel 60 Tipo de papel 61 Tipos personaliz 59 Menu paralelo 78, 92 Buffer paralelo 79 Inicializar privilgios 78 Modo NPA 78 Modo paralelo 2 79 PCL SmartSwitch 79 Protocolo 79 PS binrio Mac 78 PS SmartSwitch 79 Status avanado 78 Menu PDF (Menu PostScript) 75 Menu PostScript 75 Menu PDF 75 Prioridade de fontes 75 Menu qualidade 67 PictureGrade 67 Resol impresso 67 Tonalidade do toner 67 Menu rede 80, 91 Buffer de rede 80 Config rede padr 81 Modo NPA 80 PCL SmartSwitch 80 PS binrio Mac 80 PS SmartSwitch 81 Menu trabalho 66 Buffer de impresso 66 Cancelar trab. 66 Redefinir a impressora 66 Menu USB 82, 93 Buffer USB 83 Modo NPA 82 PCL SmartSwitch 82 PS binrio Mac 82 PS SmartSwitch 82

Menu utilitrios 65 Imp. config rede<x> 66 Imprim diretrio 66 Imprimir fontes 66 Imprimir menus 66 Padres fbrica 65 Rastreamento hex 65 menu Utilitrios 93 menus Configur 92 idioma 68 impresso da pgina de configuraes de menu 94 para entrar 55 Paralelo 92 Rede 91 seleo 55 itens de menu 55 valores numricos 55 USB 93 Utilitrios 93 menus de configurao Configurao AL autom aps RC 92 RC automtico aps AL 92 Paralelo Modo 2 92 Modo NPA 92 Protocolo 92 PS binrio MAC 92 Rede Definir veloc. da placa 91 Modo NPA 91 PS binrio MAC 91 USB Modo NPA 93 PS binrio MAC 93 Utilitrios Pginas de teste de qualidade de impresso 93 Rastreamento hex 93 Redefinir contador do fotocondutor 93 Redefinir para os padres de fbrica 93 Modo 2 (Menu paralelo) 92 Modo NPA Menu paralelo 92 Menu rede 91 Menu USB 93

ndice remissivo 120

ndice remissivo

Modo NPA (Menu paralelo) 78 Modo NPA (Menu rede) 80 Modo NPA (Menu USB) 82 modo NPA, definio porta de rede 80 porta paralela 78 porta USB 82 Modo paralelo 2 (Menu paralelo) 79

N
NetWare 23 Nome da fonte (Menu de emul PCL) 72

O
ofcio 32 ofcio 2 32 opes gaveta para 550 folhas 52 placa de memria 50 placa de memria flash 51 verificao da instalao com a pgina de configuraes de menu 94 opes de impresso buffer de impresso 66 folhas separadoras 65 Consulte tambm origem do separador 65 Ordem multipg (Menu acabam.) 64 Orientao (Menu de emul PCL) 73, 76 Origem do papel (Menu papel) 60 Origem do separador (Menu acabam.) 65 Origem fontes (Menu de emul PCL) 72 overlays 45

P
padres de fbrica, restaurao 65 Padres fbrica (Menu utilitrios) 65 pgina de configurao de rede 19 pgina de configuraes de menu, impresso 94 Pginas de teste de qualidade de impresso (menu Utilitrios) 93 Pginas de teste, Qualidade de impresso 95 Pginas em branco (Menu acabam.) 63 painel do operador 19, 54 ativao dos menus 107 botes 12, 54 desativao dos menus 107

LCD 12, 54 luz 55 mensagens 84 menus desativados 56 utilizao 54 papel 26 armazenamento 27 atolamentos 35 carregamento 29, 33 escolha 26 papel, especificao origem 60 peso 62 se o tamanho solicitado no estiver carregado 62 tamanho 59 textura 60 tipo 61 tipo personalizado 59 para colocar a impressora off-line 55 com o boto Menu 55 com o boto Parar 55 para entrar nos menus 55 PCL SmartSwitch (Menu paralelo) 79 PCL SmartSwitch (Menu rede) 80 PCL SmartSwitch (Menu USB) 82 PCL SmartSwitch, definio Consulte tambm linguagem da impressora porta de rede 80 porta paralela 79 porta USB 82 Peso do papel (Menu papel) 62 PictureGrade (Menu qualidade) 67 Pitch (Menu de emul PCL) 73 placa de memria 50 placa de memria flash 51 placa do sistema acesso 48 porta de rede configurao modo NPA 80 PCL SmartSwitch 80 PS SmartSwitch 81 tamanho do buffer 80 porta paralela configurao amostragem de dados 79 comunicao bidirecional 78

ndice remissivo 121

ndice remissivo

inicializao de hardware 78 modo NPA 78 PCL SmartSwitch 79 protocolo 79 PS SmartSwitch 79 tamanho do buffer 79 porta USB configurao modo NPA 82 PCL SmartSwitch 82 PS SmartSwitch 82 tamanho do buffer 83 portas paralelas 78, 92 rede 80 USB 82, 93 Prioridade de fontes (Menu PostScript) 75 problemas qualidade de impresso 111 problemas de qualidade de impresso 111 Proteo de pgina (Menu configur) 69 Protocolo (Menu paralelo) 79, 92 PS binrio MAC Menu paralelo 92 Menu rede 91 Menu USB 93 PS binrio Mac (Menu paralelo) 78 PS binrio Mac (Menu rede) 80 PS binrio Mac (Menu USB) 82 PS SmartSwitch (Menu paralelo) 79 PS SmartSwitch (Menu rede) 81 PS SmartSwitch (Menu USB) 82 PS SmartSwitch, definio Consulte tambm linguagem da impressora 71 porta de rede 81 porta paralela 79 porta USB 82

RC automtico aps AL (Menu configur) 92 RC automtico aps AL (Menu de emul PCL) 72, 75 reciclagem de suprimentos 103 Recuperao de atolamento (Menu configur) 69 recursos carregados armazenamento 68 economia de recursos 71 impresso 66 redefinio da impressora 66 Redefinir a impressora (Menu trabalho) 66 Redefinir contador do fotocondutor (menu Utilitrios) 93 Redefinir para os padres de fbrica (menu Utilitrios) 93 Renumerao de bandeja (Menu de emul PCL) 74, 77 Resol impresso (Menu qualidade) 67

S
sada traseira 34 seleo 55 itens de menu 55 valores numricos 55 soluo de problemas 109 como parar a impressora 55 configuraes da impressora 54 limpeza de mensagens de erro do painel do operador 55 qualidade de impresso 111 Status avanado (Menu paralelo) 78 suprimentos armazenamento 28, 98 economia 98 pedido 97 reciclagem 103

T
Tamanho em pontos (Menu de emul PCL) 73 Tamanho papel (Menu papel) 59 Tamanho substituto (Menu papel) 62 tamanhos de buffer, ajuste paralela 79 rede 80 tamanhos do buffer, ajuste USB 83 tampa contra poeira 32 TCP/IP 95

Q
qualidade de impresso, ajuste PictureGrade 67 resoluo de impresso 67 tonalidade do toner 67

R
Rastreamento hex (Menu utilitrios) 65 Rastreamento hex (menu Utilitrios) 93

ndice remissivo 122

ndice remissivo

tempo de espera impresso 70 tempo de espera de impresso configurao 70 Tempo de espera de impresso (Menu configur) 70 tempo limite espera 71 Tempo limite (Menu configur) 71 tempo limite, configurao 71 teste da impressora imprimir estatsticas de hardware 66 imprimir padres 66 modo Rastreamento hex 65 Textura do papel (Menu papel) 60 timbrado 26, 45 Tipo de papel (Menu papel) 61 Tipos personaliz (Menu papel) 59 Tonalidade do toner (Menu qualidade) 67 toner alarme 71 trabalho cancelamento 66 transparncias 26

U
UNIX 15, 22

V
valores numricos, seleo 55 Visualizao de mltiplas pginas (Menu acabam.) 64

W
Windows 13, 16

ndice remissivo 123

You might also like