You are on page 1of 11

1

Da Continuidade da Prestao dos Servios Considerados Essenciais sob a tica do Tribunal de Justia de Minas Gerais Insio de Lima e Souza ** Mrcio Eduardo da Silva Pedrosa Morais Resumo Servios pblicos essenciais so aqueles servios fundamentais dignidade da pessoa, sem os quais nenhum indivduo pode sobreviver dignamente, gerando, sua falta ou interrupo, dificuldades extremas no seio individual e social. Seguindo essa linha de raciocnio toma-se como suporte legal os princpios e garantias individuais contemplados na Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 - CRFB/88, em harmonia com a legislao infraconstitucional. Na falta de uma legislao especfica que regulamente e defina quais so os servios pblicos essenciais, usada analogamente a Lei n 7.783, de 28 de junho de 1989 - a Lei de Greve. Importante salientar que tais servios so na verdade indispensveis vida moderna, e basicamente so os pilares de sustentao do desenvolvimento nacional, tanto que, quando alguns pases se declaram em guerra, os primeiros ataques so contra alvos ligados aos servios essenciais, pelo simples motivo de serem a espinha dorsal da infraestrutura do pas. Nesta tica, o consumidor brasileiro tem o direito de que se analise o caso concreto, e no deve jamais suportar a deciso arbitrria das empresas fornecedoras dos servios pblicos essenciais ao interromper a prestao do servio como forma de compeli-lo a saldar sua dvida. Assim, nesta pesquisa ser ressaltada a importncia das posies doutrinrias e jurisprudenciais do Tribunal de Justia de Minas Gerais, que sero levantadas atravs de pesquisa jurisprudencial; embora, de imediato, no agradem s partes interessadas envolvidas, apresentam-se como a forma mais justa e harmnica para se consolidar este tema controverso. Palavras-chave: Brasil. Continuidade dos servios pblicos essenciais. Jurisprudncia mineira. Servios pblicos essenciais. 1 Introduo O presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo dos aspectos legais da continuidade da prestao dos servios considerados essenciais embasados na Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 - CRFB/88, no Cdigo de Defesa do Consumidor - CDC, no Direito Administrativo, na legislao infraconstitucional, na doutrina, tendo como objetivo especfico a anlise da jurisprudncia mineira do Tribunal de Justia de Minas Gerais - TJMG, especificamente no que se refere ao tema da legalidade (ou no) da suspenso do fornecimento desses servios essenciais quando o consumidor estiver inadimplente com a fornecedora. Ao final, realizar-se- uma avaliao e um comparativo com vistas a se traar o posicionamento do TJMG em relao temtica. A CRFB/88, em seu artigo 5, especificamente em seus incisos LIV e LV, estabelece que:
Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: [...] LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. (BRASIL, 2007).
1

Pelo mesmo caminho, o CDC no artigo 6, inciso IV, traz que so direitos bsicos do consumidor: a proteo contra a publicidade enganosa e abusiva, mtodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra prticas e clusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e servios (BRASIL, 2007), ratificando o que traz a CRFB/88 e garantido ao consumidor que se sentir lesado o direito de pleitear a sua pretenso por intermdio do Poder Judicirio. Na mesma esteira, o artigo 22 do CDC estabelece o comportamento a ser seguido pelo Poder Pblico, nos seguintes termos:
Estudante do curso de Direito da Faculdade Asa de Brumadinho/MG. Especialista em Cincias Criminais pela Universidade Gama Filho/RJ, Mestre em Teoria do Direito pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas, Professor no curso de Direito da Faculdade Asa de Brumadinho/MG, da Faculdade de Par de Minas/MG e da Faculdade de Direito da Universidade de Itana; Advogado. 1 [...] os iguais podem diferir totalmente sob outros aspectos ignorados ou considerados como irrelevantes pelo legislador. Este julga, assim, como essenciais ou relevantes, certos aspectos ou caractersticas das pessoas, [...] (SILVA, 2006, p. 236).
** *

Os rgos pblicos , por si ou suas empresas, concessionrias, permissionrias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, so obrigados a fornecer servios adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais contnuos (BRASIL, 2007).

Ainda como garantia de que no haver qualquer forma de coao ou ameaa por parte do credor, com o intuito de o devedor saldar sua dvida, o artigo 42 do CDC sustenta que: na cobrana de dbitos, o consumidor inadimplente no ser exposto ao ridculo, nem ser submetido a qualquer tipo de 3 constrangimento ou ameaa (BRASIL, 2007). Com essas consideraes anteriores, passar-se- ao conceito de servios pblicos essenciais, para, posteriormente, adentrar-se descrio e anlise do posicionamento jurisprudencial do TJMG em relao referida temtica. 2 Conceito de servios pblicos essenciais So considerados servios essenciais aqueles que tm por objeto a satisfao das necessidades coletivas, a satisfao do mnimo existencial condio humana. No papel de prestador do servio, existe uma flexibilidade em relao ao Estado de que ele prprio seja o prestador do servio. Neste sentido, a prpria CRFB/88 em seu artigo 175, caput, prev a possibilidade de os servios pblicos serem prestados diretamente pelo Estado ou pela iniciativa privada, mediante concesso ou permisso, as quais sero concedidas atravs de procedimentos administrativos. Pela razo de possurem titularidade estatal com a destinao da realizao do interesse pblico, os servios pblicos so encarados como essenciais; portanto, isso significa, por presuno, que sua existncia e sua ocorrncia so imprescindveis, de maneira que o seu no atendimento estar agredindo o exerccio de algum direito e, consequentemente, algum bem jurdico protegido por esse direito, o que leva ao entendimento de que a essencialidade do servio pblico corresponde a uma situao de urgncia, fazendo com que esse servio contenha uma necessidade da sua prestao. Para se analisar os conceitos das palavras essencial e contnuo, existe a necessidade da investigao da natureza do servio pblico. Neste sentido, Ada Pellegrini Grinover (2007) afirma que:
sempre complicado investigar a natureza do servio pblico, para tentar surpreender, neste ou naquele, o trao da sua essencialidade. Com efeito, cotejados, em seus aspectos multifrios, os servios de comunicao telefnica, de fornecimento de energia eltrica, gua, coleta de esgoto ou de lixo domiciliar, todos passam por uma graduao de essencialidade, que exacerba justamente quando esto em causa os servios pblicos difusos (ut universi) relativos segurana, sade e educao (GRINOVER, 2007, p. 225).

No entanto, o tema de maior controvrsia pesquisado est na relao da essencialidade de sua prestao quando no houver a contraprestao de uma das partes e qual graduao de essencialidade cada servio possui. Sobre esse tema, Fernando Costa de Azevedo (2007) salienta que:
[...] essa relao entre a essencialidade e a urgncia na prestao do servio encontra-se estampada na Lei 7.783, de 28.06.1989 (a chamada Lei de Greve), que, em seu art. 10, estabeleceu as atividades essenciais cuja prestao no pode sofrer interrupo total por fora do exerccio do direito de greve no setor privado. Vale dizer ento que existem servios pblicos essenciais e servios pblicos no-essenciais, sendo que, em qualquer caso, a prestao dos servios deve ser adequada, eficiente e segura, mas, em relao aos servios essenciais, deve ser contnua (AZEVEDO, 2007, p. 88-89).

A Lei de Greve, (Lei n 7.783, de 1989), em seu artigo 10, estipulou os servios ou atividades considerados essenciais, e dessa relao questiona-se se todos os servios essenciais devem ser contnuos. Assim, acompanhando o raciocnio de Grinover (2007):
[...] partindo do suposto de que todos os servios pblicos so essenciais, resta discorrer sobre a exigncia legal da sua continuidade. A nosso aviso, essa exigncia do art. 22 no pode ser subentendida: os servios essenciais devem ser contnuos no sentido de que no podem deixar de ser ofertados a todos os usurios, vale dizer, prestados no interesse coletivo. Ao revs, quando estiverem em causa interesses individuais, de determinado
Unidade que congrega atribuies exercidas pelos agentes pblicos que o integram com o objetivo de expressar a vontade do Estado. (DI PIETRO, 2010, p. 506). 3 No dicionrio jurdico tem o sentido de coao o ato de exercer presso psicolgica ou constrangimento no indivduo a fim de faz-lo praticar, independente se por ao ou omisso, ato que no deseje. O dicionrio de Francisco da Silveira Bueno (2001) define constranger como: apertar; impedir os movimentos de; coagir; violentar (grifo nosso).
2

usurio, a oferta de servio pode sofrer soluo de continuidade, se no forem observadas as normas administrativas que regem a espcie (GRINOVER, 2007, p. 225).

Pode-se concluir, portanto, que os ditames da norma jurdica refletem-se na coletividade indistintamente, podendo ser estendida aos demais casos ou condies que levem interrupo de servio de natureza essencial, e que a continuidade desses servios alcana situaes em que h interrupo por motivo de greve, de cobrana de dvidas ou por falta do prprio servio, seja analisado pela natureza essencial da prestao, condizente com a prpria subsistncia digna do homem, vedando-se que se reduza, prejudique ou coloque em risco de maneira aguda a qualidade de vida, que, por muitas vezes, constitui-se na prpria realizao da cidadania, fundamentos defendidos e inseridos no artigo 1 da CRFB/88. 3 A posio jurisprudencial do TJMG em relao ao tema direito do usurio exigir que um servio pblico seja contnuo e permanente, sendo tambm seu dever submeter-se s exigncias regulamentares para a sua obteno, dentre elas o pagamento de dbitos oriundos da utilizao deste mesmo servio, uma vez que o seu direito no pode ser absoluto e incondicional. A interrupo vedada do servio pblico a interrupo generalizada do prprio fornecimento do servio para todos os usurios e no a feita de modo individual, caracterizada pela obteno do pagamento de tarifas, aps a regular notificao em processo administrativo, conforme previsto no artigo 6, 3, inciso II, da Lei n 8.987 de 1995. Observou-se que, nas decises do Tribunal de Justia de Minas Gerais - TJMG, os seus magistrados no tm admitido a interrupo do servio pblico quando o seu usurio a Administrao Pblica, em razo da aplicao do princpio da prevalncia do interesse pblico sobre o privado, devendo a prestadora do servio, nesses casos, cobrar os seus crditos atravs de outros meios judiciais. Sobre o assunto o TJMG proferiu o seguinte acrdo;
Nmero do processo: 1.0000.00.304905-3/000(1). Numerao nica: 304905362.2000.8.13.0000. Relator: Des. Wander Marotta. Data do julgamento: 13.04.2004. Data da publicao: 29.06.2004. Ementa: Mandado de segurana. Corte de servio de telefonia. Competncia. Direito lquido e certo. Interesse pblico. A competncia absoluta decorre de lei e inderrogvel, inexistindo qualquer norma legal no sentido de que a competncia absoluta para julgamento do mandado de segurana seja definida pelo critrio territorial. [...] caracterizado pelo bloqueio parcial dos servios de telefonia em razo do no pagamento das contas em atraso, [...] No pode prosperar a alegao da exceptio non adimpleti 4 contractus contra a administrao publica, com o objetivo de paralisar servios essenciais, que sequer so alcanados pelo direito constitucional de greve, havendo expressa previso da necessidade de mant-los inalterados. A interrupo do servio de telefonia, admitido contra o particular, no pode ser utilizada contra a Administrao Pblica, em razo da prevalncia do interesse pblico, devendo a concessionria, nesses casos, cobrar judicialmente os seus crditos (TJMG, 2004).

A posio adotada pelo Tribunal de Justia de Minas Gerais considerada como procedente em no reconhecer a legalidade da suspenso dos servios pblicos considerados essenciais, quando no levado em conta o caso em concreto que motivou a falta de pagamento da prestao pecuniria, com o objetivo de se evitar a inadimplncia e, consequentemente, a inviabilizao do conjunto do sistema de distribuio, pois, seguindo um raciocnio lgico, haveria um prejuzo coletividade dos consumidores que esto adimplentes, haja vista que o custo da inadimplncia seria repassado para eles, sob pena de no haver como administrar economicamente a manuteno do fornecimento com a qualidade e a quantidade necessria. 3.1 Quantidade de julgados no TJMG de 01.01.2006 a 19.09.2010 No perodo compreendido entre 01.01.2006 e 19.09.2010, foram levantados 4.693 acrdos proferidos pelo TJMG sobre a definio Da Continuidade dos Servios Considerados Essenciais, extrados do site do respectivo tribunal (www.tjmg.jus.br). Desses acrdos foram estratificados: 263 referentes prestao do servio de fornecimento de gua, 1.507 referentes prestao do servio de fornecimento de energia eltrica, 2.911 referentes prestao do servio de telefonia, trs referentes prestao de servio de
A expresso exceptio non adimpleti contractus - exceo de contrato no cumprido - se acha consagrada pelo art. 476 do atual Cdigo Civil/2002 (correspondente ao art. 1092, caput, 1a parte, do Cdigo Civil de 1916): "nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigao, pode exigir o implemento da do outro" (CAHALI, 2007).
4

sade e nove referentes a outros servios, nos quais destacam-se: fornecimento de combustveis para veculos, prestao de servios de correios, manuteno de servios de condomnios e servios de educao. Dessa estratificao, observou-se que o nmero maior de processos relativos aos servios essenciais se polarizou nos servios de gua, luz e telefone, o que representa 99,7% de todos os processos apreciados pelo TJMG no perodo de cinco anos, perodo que foi utilizado de base para a coleta dos dados pesquisados. O critrio adotado para a compilao dos dados foi a amostragem. Na estratificao dos servios de gua e esgoto, a totalidade dos julgados levantados foram analisados, e, na apurao dos dados dos servios de energia eltrica e telefonia, devido quantidade de julgados no perodo de abrangncia da pesquisa, os dados foram colhidos em 10% do total de julgados de cada servio pesquisado, tendo a definio do nmero final se dado por mdia aritmtica. Neste sentido, foca-se na noo de que a os esforos despendidos pelos magistrados do TJMG concentraram-se na apreciao das lides referentes aos servios considerados de interesse individual (uti singuli). Com referncia prestao dos servios de gua, luz e telefone, observou-se que, quando se tratava das decises que levavam em considerao a prestao dos servios uti singuli, os magistrados direcionaram-se no sentido de que a suspenso do fornecimento no violava o princpio da continuidade dos servios considerados essenciais, desde que respeitado o disposto no artigo 6, 3, inciso II, da Lei n 8.987, de 1995, que diz que o consumidor tem que ser notificado com antecedncia da interrupo do fornecimento do servio. Quando a anlise desses servios se deu em relao aos considerados como prestao de servios uti singuli, mas sua interrupo acarretaria um prejuzo para a coletividade, os magistrados, considerando o princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado, posicionaram-se no entendimento de que esses consumidores deveriam ser cobrados atravs de outras medidas judiciais cabveis. 3.2 Estratificao dos julgados favorveis e contrrios Com relao prestao do servio de fornecimento de gua, pode-se perceber que a maioria das decises proferidas pelos magistrados do tribunal, no foco do presente estudo, levaram em considerao a aplicao do princpio da continuidade dos servios considerados essenciais e do princpio da dignidade da pessoa humana, estratificando-se da seguinte maneira: quando o acrdo apreciado relacionava-se suspenso do servio por inadimplncia do usurio/consumidor, em 61 decises houve a favorabilidade suspenso do servio, desde que o usurio/consumidor tivesse sido avisado com a antecedncia exigida pela legislao, mais precisamente nos termos do artigo 6, 3, inciso II, da Lei n 8.987, de 1995. Um total de 26 decises no foi favorvel suspenso, levando-se em considerao que a interrupo do servio ocasionaria um prejuzo coletividade e no s aos usurios titulares do servio, os quais nestes casos eram os prprios rgos da administrao pblica, sendo, nesta situao, o meio de resoluo da lide proposta pelos magistrados a busca da satisfao da sua pretenso atravs dos meios judiciais disponveis e no atravs de atos administrativos, com a aplicao do princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado. Foram levantadas 114 decises onde os questionamentos versavam sobre a cobrana dos servios de gua e esgoto, cujo usurio/consumidor alegava que no havia usufrudo do servio, ou que esse servio estava sendo prestado parcialmente e por esse motivo consideravam que no deveria haver contraprestao de sua parte, e, caso houvesse, essa contraprestao deveria ser proporcional, sendo, no caso, o entendimento dos magistrados que a simples coleta de materiais (esgoto/resduos) j caracterizaria a prestao dos servios pelo rgo da administrao pblica, e, neste sentido, seria devida a cobrana do servio, no podendo ser fracionado pelo quantum de servio prestado. Neste sentido:
Nmero do processo: 1.0621.09.022940-5/001(1). Numerao nica: 022940531.2009.8.13.0621. Relator: Des. Elias Camilo. Data do julgamento: 24.06.2010. Data da publicao: 10.08.2010. Ementa: Agravo de instrumento. Ao civil pblica. Tarifa de esgoto. Preliminar. Ilegitimidade ativa. Impropriedade da via eleita. Rejeio. Estao de tratamento. Inexistncia. Reduo do valor da tarifa. Liminar. Requisitos no configurados. A contraprestao pelo servio de esgotamento sanitrio constitui preo pblico, sendo de natureza no-tributria, no havendo, assim, bice defesa coletiva dos interesses individuais homogneos dos usurios consumidores do respectivo servio via ao civil pblica, e, sendo o Ministrio Pblico parte legtima para figurar no polo ativo do feito, de relevncia social. - A simples coleta do material (esgoto/resduos), por si s, j caracteriza a prestao de servio pela concessionria do servio pblico, no trazendo a lei qualquer exigncia no sentido de s poder ser a tarifa cobrada quando todos os mecanismos de tratamento do esgoto estiverem devidamente concludos. - Considerando-se que a

cobrana de tarifas pela concessionria est sendo feita de forma reduzida, em conformidade com o que estabelece o art. 96 do Decreto Estadual n 44.884/08, indevida a sua reduo em sede liminar, quando ausentes elementos probatrios e percia que demonstrem efetivamente a razo do percentual redutor e a sua proporcionalidade com os servios que vm sendo prestados (TJMG, 2010).

Continuando a anlise dos julgados, estratificaram-se 42 decises onde houve a suspenso da continuidade do servio estando o usurio/consumidor com a fatura quitada. Nestes casos, os magistrados julgaram ilegal a suspenso do fornecimento e acataram a indenizao por dano moral pedida pelo usurio/consumidor. Foram estratificadas nove decises em que a concessionria estava cobrando dvidas do consumidor/usurio que havia renegociado a dvida de prestao do servio para dvida financeira, com a concessionria executando a cobrana atravs das vias administrativas disponveis. Nestes casos, os magistrados decidiram que a concessionria no pode cobrar dvida pretrita de usurio que manifestou o pagamento da mesma atravs de instrumento particular, no podendo o mesmo ser coagido ao pagamento mediante a possibilidade da suspenso do fornecimento do servio prestado. Em 11 processos foram feitos questionamentos do valor cobrado pela concessionria do usurio, no qual houve a alterao da titularidade da unidade, estando o titular atual sendo compelido ao pagamento pela concessionria. Conforme Decreto Estadual n 43.753, de 2004, existe a obrigao e o titular do imvel dever responder pelos dbitos referentes aos servios nele prestados pela concessionria, ainda que no figure como o titular da fatura na prestao do servio, e neste entendimento consubstanciaram-se as decises proferidas pelos magistrados do TJMG. Em anlise dos julgados relativos suspenso do fornecimento do servio essencial, no que se refere prestao do servio de energia eltrica, houve 776 acrdos relacionados com questionamentos dos usurios sobre a suspenso do servio por ocorrncia de fraude na medio; 352 questionamentos foram relativos inadimplncia do usurio; 198 foram relativos aos questionamentos de danos morais e materiais causados pela interrupo do fornecimento do servio; 106 por interrupo do servio com um prejuzo para a coletividade; 15 por questionamentos de cobrana casada; 15 questionamentos sobre a cobrana da contribuio para o custeio da iluminao pblica; 15 questionamentos sobre erro de leitura na medio; 15 questionamentos sobre discrepncia nos nveis de tenso de fornecimento de energia eltrica com prejuzo para o usurio e 15 questionamentos sobre a cobrana de dbito na unidade consumidora em nome de outro titular, totalizando 1.507 acrdos pesquisados no perodo de abrangncia da pesquisa. Na maioria dos acrdos analisados, em 776 deles, a lide apreciada pelos magistrados do TJMG foi sobre a cobrana de irregularidades levantadas na medio aps inspeo. Nesses casos, o entendimento do tribunal foi de que o fato caracterizado por um ato administrativo, e, neste caso, dever ser garantida a ampla defesa e o contraditrio parte contrria. Existe o entendimento de que tal fato caracteriza uma infrao penal, afastando-se, portanto, a sua anlise pela legislao consumerista. A suspenso considerada legal desde que sejam provados os fatos e seja seguido o procedimento do artigo 6, 3, II, da Lei n 8.987, de 1995. Neste sentido:
Nmero do processo: 1.0180.05.023769-2/001(1). Numerao nica: 023769284.2005.8.13.0180. Relator: Des. Moreira Diniz. Data do Julgamento: 12.07.2007. Data da Publicao: 19.07.2007. Ementa: Direito civil. Apelao. Aco de obrigao de no fazer. Energia eltrica. Consumo irregular. Fraude no medidor. Aplicao do Cdigo de Defesa do Consumidor. Impossibilidade. Prova que descaracteriza a fraude. Inexistncia. Cobrana de custo administrativo para troca do medidor de energia eltrica. Artigo 73 da Resoluo Aneel n. 456/2000. Suspenso do fornecimento. Possibilidade. A alterao do medidor de energia eltrica pode configurar infrao penal, o que afasta a possibilidade de aplicao da legislao consumerista, destinada a reger as relaes de consumo e de prestao de servios em condies de normalidade, como forma de proteo ao consumidor, tido como hipossuficiente. Ausentes as provas que descaracterizam a fraude do medidor de energia eltrica, e constatando-se que ocorreu consumo irregular, dvida no h de que a cobrana do consumo no contabilizado legtima. No se verifica ilegalidade do chamado "custo administrativo" para troca do medidor de energia que teve o lacre violado, porque h previso expressa de sua cobrana no artigo 73 da Resoluo n 456/2000. Em havendo dbito no pago, relativo ao consumo de energia eltrica, dvida no h de que o fornecimento pode ser suspenso. Nesse sentido, h previso expressa no artigo 6, 3, inciso II, da Lei n 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, e no artigo 91, incisos I e II, da Resoluo Aneel n 456, de 29 de novembro de 2000. Smula: Negaram provimento. (TJMG, 2007).

Um outro julgado traz:

Nmero do processo: 1.0687.06.042041-5/001(1) Numerao nica: 042041568.2006.8.13.0687. Relator: Des. Nepomuceno Silva. Data do Julgamento: 13.12.2007. Data da Publicao: 19/12/2007. Ementa: Ao declaratria de inexistncia de dbito. Inspeo em medidor de energia eltrica. Responsabilidade do consumidor pela custdia do aparelho. Irregularidades constatadas. Reviso do faturamento pela Companhia. Direito de defesa exercido no procedimento administrativo. Princpios constitucionais do contraditrio e da ampla defesa respeitados. Obrigao ao pagamento de fatura complementar. Clculo. Mdia de consumo dos 12 (doze) meses anteriores constatao das irregularidades, com base na Resoluo n 456/2000, da Aneel. Possibilidade de interrupo no fornecimento do servio em caso da inadimplncia. Procedncia, em parte, dos pedidos. Sucumbncia recproca (CPC 21). Recursos improvidos. Smula: Negaram provimento a ambos os recursos (TJMG, 2007).

Um dos temas mais polmicos em relao ao assunto o da suspenso do fornecimento de energia eltrica por inadimplncia do usurio do servio na sua prestao, mas sobre este item percebeu-se que existe uma certa pacificao sobre este assunto no TJMG, pois o nmero de processos pesquisados foi mais de 50% menor que o mais apreciado (fraude na medio). Sobre este item, no universo pesquisado, levantaram-se 352 acrdos proferidos pelo TJMG no perodo de abrangncia, onde o autor requeria que os magistrados declarassem a ilegalidade da suspenso do servio, alegando que o mesmo se tratava de um servio essencial, e, por este motivo no poderia sofrer interrupo no seu fornecimento pelo motivo de no pagamento das faturas. O entendimento do TJMG, na maioria dos casos, de que a suspenso no ilegal desde que o atendimento ao usurio individual fosse precedido dos requisitos do artigo 6, 3, II, da Lei n 8.987, de 1995, pois a concessionria de servio pblico no obrigada a fornecer o servio indefinidamente para o usurio que no cumpre a obrigao que lhe exigvel, que a do pagamento das tarifas decorrentes do consumo.
Nmero do processo: 1.0223.03.123588-8/001(1). Numerao nica: 123588803.2003.8.13.0223. Relator: Des. Moreira Diniz. Data do julgamento: 29.03.2007. Data da publicao: 12.04.2007. Ementa: Direito Administrativo. Direito Constitucional. Apelao. Ao indenizatria. Responsabilidade civil do Estado. Conjunto probatrio que caracteriza a culpa exclusiva da vtima. Ausncia de direito a indenizao. Danos moral e material. Inexistncia. Suspenso do fornecimento de energia eltrica. Usurio inadimplente. Admissibilidade. Interesse da coletividade. Recurso desprovido. No se mostra ilegal, ou abusiva, a suspenso do fornecimento de energia eltrica ao usurio inadimplente, mormente diante do disposto no artigo 6, 3, inciso II, da Lei n 8.987/95. A suspenso do fornecimento de energia eltrica em razo de inadimplemento no gera, por si s, dano moral, sendo a conduta do prprio apelante, ao deixar de pagar as faturas, a causadora de toda a situao descrita nos autos, configurando-se, portanto, culpa exclusiva da vtima, evento que exclui a responsabilidade da concessionria. Smula: Negaram provimento (TJMG, 2007).

Dos 198 casos de danos morais e materiais levantados, constatou-se que do entendimento do TJMG a admisso do pedido, desde que a concessionria no tenha aplicado os requisitos do artigo 6, 3, inciso II, da Lei n 8.987, de 1995, que estabelece que o usurio/consumidor deve ser avisado com antecedncia da interrupo do fornecimento do servio.
Nmero do processo: 1.0395.02.001927-3/001(1). Numerao nica: 001927339.2002.8.13.0395. Relator: Des. Renato Martins Jacob. Data do julgamento: 11.01.2007. Data da publicao: 26.01.2007. Ementa: Indenizao. Danos morais. Concessionria de servio pblico. Fornecimento de energia eltrica. Responsabilidade objetiva. Corte indevido de energia. Notificao do consumidor. Necessidade. Dever reparatrio configurado. Quantum indenizatrio. Razoabilidade e proporcionalidade. Em se tratando de concessionria de servio pblico, a responsabilidade civil pelo evento danoso deve ser analisada luz da teoria do risco administrativo, fundamento para a responsabilidade objetiva, preceituada no artigo 37, 6, da Constituio Federal. Assim, desnecessria, para fins indenizatrios, a prova da sua culpa pela suspenso do fornecimento de energia eltrica, que somente poderia ser afastada nas hipteses de fora maior, caso fortuito ou, ainda, pela ocorrncia de culpa exclusiva da vtima, desde que provada de forma concludente. Ainda que o consumidor esteja inadimplente, a suspenso do fornecimento de energia abusiva e ilegal. Isso porque, tratando-se de concessionria de servio pblico essencial, que deve ser prestado de forma ininterrupta, pelas regras da Aneel - Agncia Nacional de Energia Eltrica, empresa somente seria permitido o corte de energia do consumidor se, aps 15 (quinze) dias da sua comunicao formal, permanecesse inadimplente. A suspenso do fornecimento de energia eltrica, servio essencial, sem que o consumidor tenha sido formalmente comunicado, constitui prtica abusiva na cobrana do

dbito, sendo certo que o incmodo, o desgaste, enfim, o constrangimento de ver a energia ser cortada caracterizam o dano moral. O valor a ser pago na indenizao deve ser fixado observadas as circunstncias que envolvem o caso, de modo a no restar configurada penalidade excessiva e desproporcional para o ofensor e fator de enriquecimento ilcito para o ofendido (TJMG, 2007).

Quando se trata de interrupo para rgo da administrao pblica prestador de servio coletivo, a exemplo dos julgados relativos ao fornecimento de gua, os magistrados seguiram o caminho do entendimento de que as interrupes dos servios no devem ser feitas pelas vias administrativas, devendo ser questionadas atravs de outras medidas judiciais, no colocando em prejuzo a coletividade. Essas decises foram observadas em 106 acrdos levantados no TJMG no perodo abrangido pela pesquisa.
Nmero do processo: 1.0554.04.007032-4/003(1). Numerao nica: 007032429.2004.8.13.0554. Relator: Des. Silas Vieira. Data do julgamento: 16.02.2006. Data da publicao: 04.05.2006. Ementa: Mandado de segurana. Suspenso de fornecimento de energia eltrica. Municpio inadimplente. Impossibilidade. Confirmao da sentena. Aps aviso prvio, revela-se lcita a suspenso do fornecimento de energia eltrica em virtude do inadimplemento do usurio. Todavia, embora seja legalmente possvel o corte de energia fornecida para a Prefeitura do Municpio de Santa Brbara do Monte Verde e Polcia Militar, em razo de sua inadimplncia, tal medida se torna invivel diante do grande prejuzo que causaria aos muncipes, porquanto dificultaria sobremaneira a prestao de servios pblicos essenciais e a segurana pblica. Precedentes do STJ (TJMG, 2006).

Outro questionamento que se observou nos levantamentos refere-se interrupo do fornecimento do servio por inadimplncia da cobrana de outros servios na fatura de energia eltrica, reconhecendo os magistrados o dano moral sofrido pelos autores, residindo a responsabilidade objetiva da concessionria de 5 energia eltrica, concessionria de servio pblico, pela cobrana conjunta, ou casada , que ofende os princpios consumeristas, visto que retira dos consumidores a possibilidade de escolha sobre o pagamento, ou no, da cobrana do outro servio, em face da aplicao da penalidade do corte no fornecimento de energia eltrica de maneira coercitiva, em clara ofensa aos princpios esculpidos pelo direito dos consumidores, que deveriam pagar a conta de luz de forma independente do pagamento da fatura do outro servio descrito em conjunto com a fatura de energia eltrica. Neste universo de observaes constatados no perodo foram levantados 15 acrdos no TJMG.
Nmero do processo: 1.0313.06.199196-1/002(1). Numerao nica: 199196167.2006.8.13.0313. Acrdo Indexado. Relator: Des. Dorival Guimares Pereira. Data do julgamento: 05.06.2008. Data da publicao: 11.06.2008. Ementa: Administrativo. Ao declaratria de inexistncia de relao jurdica c/c dano moral. Concessionria de energia eltrica. Cobrana de assinatura de jornal. Conta casada. Suspenso do fornecimento de energia. Exigncia de adimplemento de obrigao distinta da tarifa de servio pblico. Impossibilidade. Dano moral. Configurao. Fixao adequada. Inteligncia dos arts. 6, IV, 39, I e 42 todos do CDC e Resoluo n 456 da Aneel. A concessionria de servio pblico pode realizar a suspenso do fornecimento de energia eltrica, pelo inadimplemento do consumidor, to-somente, em relao s tarifas de energia eltrica e no pela ausncia de pagamento de dbitos de outras naturezas, contidas em fatura, na conhecida conta casada, sob risco de coao do consumidor ao pagamento de dbito, inadmissvel pelo Estatuto Consumerista. Se o consumidor tem o fornecimento da energia eltrica suspenso, pela impossibilidade de pagamento da tarifa de energia eltrica dissociados de outros dbitos constantes de sua fatura, configurado resta o dano moral, causado pela concessionria e pelo credor; o primeiro por impossibilitar a continuidade do servio, com inobservncia s normas de regncia regulamentadoras; o segundo por se utilizar de meio de cobrana coercitivo e constrangedor para a satisfao do seu dbito. Smula: Rejeitaram preliminar, Negaram provimento ao primeiro recurso. Deram provimento parcial ao segundo recurso (TJMG, 2008).

Houve, tambm, alguns questionamentos sobre a cobrana do custeio para o servio de iluminao pblica (CIP), nos quais os magistrados deixaram claro que esse servio no pode ser confundido com taxa, estando ele previsto na CRFB/88, em artigo 149-A, devendo, para que haja legalidade desta cobrana, o Poder Pblico municipal elaborar lei municipal especfica e aplicar o princpio da anterioridade (neste

5 Entende-se por venda casada a prtica comercial em que o fornecedor condiciona a venda de um produto ou servio aquisio de outro produto ou servio. DireitoNet - Artigos - Disponvel em: <http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2513/Venda-casada-umapratica-usual-na-sociedade-capitalista> Acesso em: 11.out.10, 18:05:11h.

caso, totalizaram-se 15 acrdos proferidos pelos magistrados do TJMG, no perdio de abrangncia da pesquisa). Houve questionamentos sobre faturas de energia eltrica com erro de leitura, ocasionando um consumo elevado com cobrana indevida, o que, conforme estipula o Cdigo de Defesa do Consumidor, gera para o usurio do servio o direito de repetir o indbito pelo valor cobrado indevidamente, com a possibilidade, tambm, de indenizao por danos materiais e morais. Em relao ao assunto, foram estratificados 15 acrdos no perodo pesquisado. Apuraram-se questionamentos sobre a interrupo acidental do servio, aps a ocorrncia de uma falha no sistema de distribuio do servio, ocasionando uma tenso elevada e queima de equipamentos, o que levaria a concessionria a ressarcir o dano nos equipamentos, caso fosse comprovado o nexo causal; isso no geraria ao consumidor o direito de inadimplir o pagamento da sua fatura de energia eltrica enquanto estiver sendo realizada a apurao das causas do incidente. Neste sentido, foram levantados 15 acrdos. Quanto cobrana de dbitos referentes unidade consumidora, em que houve a troca de titularidade do usurio, foram apurados 15 acrdos, em que os magistrados do TJMG se pronunciaram no sentido de que a obrigao decorrente de consumo de energia eltrica possui carter pessoal, no havendo que se falar em responsabilidade de quem no foi o efetivo consumidor. inadmissvel, a teor do disposto no 2 do artigo 4 da Resoluo n 456 de 2000 da Aneel, condicionar a ligao da energia ao pagamento de dbito pendente em nome de terceiro. 4.3 Fundamentos da posio minoritria Aps apurado detalhamento dos julgados pesquisados, constatou-se que os magistrados componentes da Corte do TJMG divergiam de opinio. E, nessa posio, que pela quantidade se considera minoritria, levantaram-se os fundamentos sobre quais os magistrados se embasaram. Os posicionamentos no favorveis suspenso da prestao dos servios foram proferidos levandose em considerao a aplicao do princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado. Nessas decises, amparados pelos fundamentos desse princpio, os magistrados consideram que a suspenso na prestao do servio pblico ocasionaria um transtorno no s ao usurio individualmente, mas sim com reflexo imediato e direto a toda coletividade. Sustentados no princpio da dignidade da pessoa humana, os magistrados consideraram que a interrupo ocasionaria um dano a um bem jurdico protegido hierarquicamente superior ao bem objeto do questionamento. Neste caso, pode-se citar um exemplo de uma pessoa que necessita de um aparelho eltrico de respirao para sobreviver e est inadimplente com a fatura de energia eltrica. Constata-se que o bem jurdico protegido neste caso a vida, um bem hierarquicamente superior ao direito de receber as faturas de energia eltrica, que pela necessidade transforma-se em uma atividade constitucionalmente atribuda ao Poder Pblico. Ressalta-se que a posio desses julgados no torna menos importante os casos analisados. O que os fez tornarem-se minoritrios foram as quantidades apuradas no perodo de universo da pesquisa, que, por ser quantitativa levantou uma quantidade menor de processos apreciados. Todos esses princpios foram aplicados em consonncia com o princpio da continuidade da prestao do servio considerado essencial. 4.4 Fundamentos da posio majoritria A anlise dos fundamentos adotados pela posio majoritria dos julgados do Tribunal de Justia de Minas Gerais, apurados no perodo de abrangncia da pesquisa, aponta que eles foram aplicados em consonncia com o princpio da continuidade da prestao do servio considerado essencial. Os magistrados do TJMG aplicaram os fundamentos pertinentes ao princpio da isonomia, amparados na condio de que todos os usurios dos servios pblicos so iguais em direitos e obrigaes; a um usurio adimplente no justo arcar com os custos da prestao de um servio que est inadimplido por outro usurio, pois, para a manuteno do sistema, feito um rateio dos custos que disponibiliza a prestao do servio. Como os custos para operacionalizao desse servio so fixos e dimensionados para o nmero de usurios; caso haja inadimplncia, esse recurso ser rateado para os adimplentes, pois o nmero de usurios no ir diminuir. Neste sentido os magistrados consideraram que no haver isonomia e todo o sistema para a prestao do servio poder ser comprometido. J pelo princpio da legalidade, os magistrados consideraram que a interrupo no contraria nenhum preceito legal, e sim atende ao mesmo. Para que essa interrupo se realize em consonncia com a lei, a cobrana e a suspenso no podem expor ao ridculo o consumidor inadimplente, devendo atender aos requisitos legais, devendo o usurio ser avisado com antecedncia em relao a eventual interrupo na prestao de tais servios.

5 Concluso Como se pde observar durante o desenvolvimento deste trabalho, os magistrados basearam suas decises na aplicao dos preceitos constitucionais, com uma ampla abrangncia para as garantias dos direitos fundamentais. Por se tratar de um tema polmico, em alguns casos h o entendimento pela possibilidade irrestrita de interrupo, em outros, pela impossibilidade da interrupo, e, tambm, pela possibilidade somente da interrupo dos servios no essenciais. No entanto, essas decises se deram em sintonia com uma concreta satisfao dos direitos fundamentais diretamente ligados aos casos apreciados. Existe uma compatibilizao da doutrina e da jurisprudncia, que, amparadas pelo preceito do artigo 175 da Constituio Federal de 1988 e pela Lei n 8.975 de 1995, entendem que no h interrupo no fornecimento do servio considerado essencial do consumidor inadimplente que fosse avisado previamente da suspenso do servio por esse motivo. Para que a prestao de um servio pblico seja adequada, fazse necessria a contraprestao pecuniria atravs da taxa ou tarifa. Subsidiariamente, algumas anlises remetem a decises proferidas pelo Supremo Tribunal Federal STF, o qual considerou a interrupo possvel, ressalvadas as hipteses de miserabilidade e utilidade pblica, cuja paralisao considerada invivel. Este entendimento se harmoniza com o posicionamento do Tribunal de Justia de Minas Gerais - TJMG, que utilizou a mesma linha de interpretao seguida pelo STF, observando-se que a jurisprudncia est definindo uma direo, com a convergncia das decises baseadas em propostas, pela qual cada caso deva ser analisado isoladamente, de acordo com a boa-f objetiva do usurio inadimplente, sem a aplicao de uma norma fria. Notou-se, tambm, que os magistrados se utilizaram da interpretao de que existem servios pblicos considerados essenciais e servios pblicos considerados no essenciais, tendo-se como base para tal definio a Lei n 7.783 de 1989 (Lei de Greve), na qual est elencada a classificao desses servios. Como o objeto deste trabalho foi a anlise dos servios pblicos considerados essenciais, sob a tica do Tribunal de Justia de Minas Gerais, constatou-se que as decises proferidas foram baseadas em observncia s normas administrativas que regem esta espcie, sem deixar de preservar os princpios constitucionais da igualdade, isonomia, supremacia do interesse pblico sobre o privado, entre outros. O direito do consumidor o ramo jurdico de proteo daquele usurio que, por certo, realiza vnculos de natureza negocial com o fornecedor de produtos e servios. Por esse motivo, os servios pblicos so objetos das relaes de consumo enquanto prestados a partir de um vnculo negocial, especificamente contratual, entre consumidores-usurios e prestadores, pblicos ou privados, o que revela a necessidade de se delimitar o campo de aplicao do direito do consumidor aos servios uti singuli remunerados por tarifas. Os argumentos contrrios suspenso apegam-se tese de que os direitos do consumidor, elencados no CDC, so direitos subjetivos constitucionais, conforme disposto no artigo 5, inciso XXXII, da CRFB/88, e que qualquer lei posterior que venha restringir tais direitos ser declarada inconstitucional, segundo o princpio de que a lei no retroagir em prejuzo ao indivduo. Afirma-se ainda que a suspenso unilateral representa a autotutela pelo prestador e retira do Poder Judicirio a capacidade de decidir sobre a possibilidade ou no da suspenso. Por essa razo, o corte considerado uma violao dos direitos fundamentais, como tambm uma violao aos princpios da inafastabilidade do Poder Judicirio, da ampla defesa, do contraditrio e do devido processo legal (todos previstos constitucionalmente), alm de ferir o princpio da boa-f objetiva. Assim sendo, a autotutela pelo prestador no permitida, devendo ser submetido o caso, necessariamente, anlise do Poder Judicirio. A tnica das anlises embasou-se em decises tomadas com o estabelecimento dos limites entre o indivduo e a coletividade, de maneira que legalmente as partes no fossem prejudicadas, promovendo uma sensao de que, para cada caso, foi proferida a deciso considerada mais justa. Na cobrana dos dbitos relativos prestao desses servios, no poder haver constrangimento, ameaa, exposio ao ridculo, nem a utilizao de mtodos coercitivos. Este o ponto de um profundo exerccio de adequao: como efetuar uma ao de cobrana e no infringir nenhum desses direitos? No entanto, tem-se que promover a aplicao do princpio da igualdade de tratamento dos destinatrios do servio pblico de maneira que no haja enriquecimento sem causa do usurio, com o desvio dos recursos pblicos pela mera inatividade da concessionria/permissionria, que neste momento um titular de um servio pblico estatal, sendo o custeio deste servio prestado ao usurio inadimplente repassado aos demais usurios adimplentes. Dos servios estratificados como objeto de anlise da pesquisa, o Tribunal de Justia de Minas Gerais - TJMG considerou proibida a interrupo do servio pblico que seja generalizada e coloque em prejuzo a coletividade e no o usurio individualmente, de modo que, desta maneira, prevalea a aplicao do princpio do interesse pblico sobre o privado, da igualdade e da isonomia.

10

Enfim, percebeu-se que o ponto principal refere-se diferenciao entre a prestao do servio pblico geral e do servio pblico individual, e, dentre os individuais, o que , afinal, essencial. O entendimento a respeito do tema no sentido de que o artigo 6, 3, inciso II, da Lei 8.987/95 no viola o princpio da continuidade, conforme disposto no artigo 22 do CDC, desde que a suspenso por inadimplncia ocorra fora das situaes que representem o interesse da coletividade, quais sejam miserabilidade ou desemprego do usurio-pessoa fsica; a prestao de servios de relevncia social para usurio-pessoa jurdica. Deste modo, a pesquisa apresenta o entendimento do Tribunal mineiro, o qual julga as questes pesquisadas de acordo, principalmente, com o princpio da dignidade da pessoa humana, princpio estruturador de todo o ordenamento jurdico brasileiro, alm de se harmonizar com os preceitos de equidade e de justia, aplicando o critrio de igualdade material no caso concreto. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AZEVEDO, Fernando Costa de. A suspenso do fornecimento de servios essencial por inadimplemento do consumidor-usurio. Argumentos doutrinrios e entendimento jurisprudencial. Revista de Direito do Consumidor, So Paulo, ano 16, n. 62, p. 86-123, abr/jun. 2007. Revista dos Tribunais. BENJAMIN, Antnio Herman V.; MARQUES, Cludia Lima; BESSA, Leonardo Roscoe. Manual de Direito do Consumidor. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2008. BESSA, Leonardo Roscoe. Revista de Direito do Consumidor, So Paulo, ano 17, n. 65, p. 177, jan/mar. 2008. Revista dos Tribunais. BRASIL. Constituio da repblica federativa do Brasil. 10. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. BRASIL. Legislao civil, processual civil e empresarial. 10. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. BUENO, Francisco da Silveira. Minidicionrio da lngua portuguesa. So Paulo: FTD, 2001. CARVALHO, Jos Carlos Machado. Direito do consumidor: fundamentos doutrinrios e viso jurisprudencial. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. CAHALI, Yussef Said. Cdigo Civil - Cdigo de Processo Civil - Cdigo Comercial - Legislao Civil, Processual Civil e Empresarial - Constituio Federal. 10. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 23. ed. So Paulo: Atlas, 2010. GAMA, Hlio Zaghetto. Curso de direito do consumidor. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008 GRINOVER, Ada Pelgrini; BENJAMIM, Antnio Herman de Vasconcelos; FINK, Daniel Roberto; FILOMENO, Jos Geraldo de Brito; WATANABE, Kazuo; JNIOR, Nelson Nery; DENARI, Zelmo. Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2007. LAZARI, Jos Nadim de. O inadimplemento do usurio e o princpio da continuidade na prestao dos servios pblicos. Revista de Direito do Consumidor, So Paulo, ano 19, n. 74, p. 243-263, abr/jun. 2010. Revista dos Tribunais. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 22. ed. So Paulo: Malheiros, 2007. NUNES, Luiz Antnio Rizzatto. Comentrios ao Cdigo de Defesa do Consumidor. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 2009. NUNES, Luiz Antnio Rizzatto. Curso de Direito do Consumidor. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2005. REGINATO, Oswaldo Anselmo. Prestao do servio pblico essencial de fornecimento de gua tratada. Revista de Direito do Consumidor, ano 17, n. 65, p. 216-223, jan/mar. 2008. Revista dos Tribunais.

11

SANSEVERINO, Paulo de Tarso Vieira. Responsabilidade civil no Cdigo do Consumidor e a defesa do fornecedor. So Paulo: Saraiva, 2002. SILVA, Jos Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 29. ed. So Paulo: Malheiros, 2007. TRIBUNAL DE JUSTIA DE MINAS GERIAS - Jurisprudncias. Disponvel em: <http://www.tjmg.jus.br/juridico/jt_/>. Acessos em: 29.ago.2010, 7.set.2010, 12.set.2010, 19.set.2010. VENOSA, Slvio de Slvio. Introduo ao estudo do direito: primeiras linhas. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2006.

You might also like