You are on page 1of 10

QUEBRANDO CONDICIONAMENTOS

INTRODUO Se voc est convencido de que impossvel mudar, no h mais nada o que dizer. Krishnamurti. Condicionamentos so os efeitos de um conceito que foi convencionado, internalizado, cristalizado e s ento posto ao de forma mecnica. No h uma conscincia discernidora tampouco a deciso de mudana. Existem alguns tipos bem comuns, normalmente aqueles que as pessoas vivenciam com frequncia e que podem ser facilmente modificados em prol de uma vida mais harmoniosa e feliz.

A COLUNA Vamos l. Para comear, como est a sua coluna? Todos sabemos que ela muito importante para mantermo-nos confortveis. A coluna o eixo principal do nosso corpo. a responsvel pelo nosso senso de verticalidade e capacidade de se locomover com liberdade. Alm disso, passando por dentro da coluna, est a Medula Espinhal e por dentro da Medula, o canal de Sushumna. O nosso corpo possui canais energticos que se chamam nads (em snscrito, significa rio ou corrente). So condutos de circulao de energia prnica [ver figuras no fim do texto] que passam por todo o corpo fsico e por fora dele tambm, no corpo astral. A Sushumna Nad como se fosse a veia aorta do prna, a nad mais potente. No Yoga, enfatiza-se muito a importncia de mant-la ereta, pois permite que o prna flua livremente, a partir de Sushumna e dela para o resto do sistema, e tambm ajuda o praticante a manter-se lcido durante os exerccios que exigem mais concentrao. Ou seja, coluna ereta sinnimo de mente alerta! Mant-la ereta muito fcil. S preciso lembrar de estend-la e estend-la quando se lembrar. comum para os desacostumados, sentir um pouco de desconforto muscular no incio, mas logo passa. J pensou como esse costume importante para um envelhecimento sadio? Uma vez que se aprende, no se esquece mais.

EMOES Livrar-se das emoes ruins muito importante. Melhora o cotidiano, d clareza nas decises, previne doenas, aumenta a sua vibrao energtica, sustenta o estado de alegria constante e altera os padres genticos do DNA. um dos vcios mais comuns, menos

perceptveis e est altamente ligado vigilncia mental. Esteja atento aos tipos de pensamentos que voc costuma cultivar. Bons ou ruins, sero automaticamente depositados no seu corpo emocional e automaticamente se manifestaro na sua vida na forma de situaes e ocorrncias compatveis com o que voc est vibrando. Ningum vtima de nada. Reclamar dos infortnios da vida um ato de falta de conscincia e que prende o indivduo a um ciclo vicioso que s o liberta com a mudana de atitude em relao Eu no sou vtima do mundo que vejo (Um Curso Em Milagres, lio 31).

RESPIRAO Eduque sua respirao para que ela se torne ntegra e possa corresponder corretamente s necessidades do corpo. A respirao mais adequada feita com as regies baixas do trax: respirao abdominal/diafragmtica e a intercostal/regio das costelas. Essas duas juntas retm 84% da capacidade de ar dos pulmes. A respirao peitoral/subclavicular retm apenas 16%. Sabendo que os pulmes tm o formato de um tringulo, obvio que as partes mais baixas absorvam mais ar. Sabendo disso, observe a respirao de um beb ou de um animal. perfeita. Eles respiram instintivamente usando prioritariamente o diafragma. Na medida em que amadurecemos vamos esquecendo essa respirao fundamental, fazendo-a migrar para a parte alta do peito. Talvez um dos motivos que faa isso acontecer a atitude inconsciente de levarmos as tenses para os ombros e pescoo, fazendo com que a respirao - a oxigenao do corpo - migre para essas regies mais altas. A cabea, como centro de comando, pode representar tambm essa necessidade inconsciente de levarmos o ar para perto dela. Como mudar isso: Todos os dias, deite-se ou sente-se numa posio confortvel e com a coluna reta. Respire com as partes baixas: abdominal e intercostal. Primeiramente inspire, dilatando bem o abdmen e expire murchando-o ao mximo. Faa isso diversas vezes. Repita tudo com a respirao intercostal. Observe que a intercostal dilata-se para os lados e levemente para frente. Em seguida, una as duas. Numa nica inspirao, expanda o abdmen e a regio das costelas sucessivamente. Expire murchando-as. Voc pode alternar a ordem das regies a serem expandidas e comprimidas (primeiro regio intercostal e depois abdominal) ou respirar com as duas ao mesmo tempo, em sincronia. Com a prtica, voc far isso como brincadeira de criana.

Posteriormente, sua respirao se inverter naturalmente e voltar a ser como era quando voc nasceu. A partir da, no precisar mais pratic-la diariamente, j que reaprendeu a respirar e tampouco se esquecer de novo, voltar a ter uma respirao completa e consciente como seu patrimnio corporal. Apesar de no precisar, poder tambm usar a respirao peitoral (parte alta do peito), agregando-a s outras duas. No h problema em usar o peito para respirar, o erro usar apenas ela. A respirao est diretamente associada s emoes. Quando estamos tranquilos, a respirao segue um ritmo suave e despretensioso. Quando estamos emocionalmente abalados, ela condiz com esse estado de conscincia. Com isso, podemos us-la para controlar as emoes indesejadas. Sempre que se perceber com raiva, stress, tristeza, medo, cimes etc, leve a ateno para a respirao e busque acalm-la, traz-la sua fluidez natural. Voc estar tambm tirando o foco da situao que o(a) est descontrolando, acalmando-se e livrando-se das infelicidades.

ALIMENTAO Como foi mostrado no texto A alimentao que voc precisa, no menu Textos do site, cada pessoa deve seguir um tipo de alimentao que respeite o seu ritmo de vida, biotipo, gostos pessoais e crenas. Contudo, h algumas atitudes que lhe oferecero mais qualidade de vida: 1. Mastigue com calma e at que o alimento seja completamente modo. S engula depois disso. Saboreie! A digesto comea na boca. A saliva exerce um importante papel no sistema digestrio e na deglutio do alimento. Se voc estiver com pressa, prefira comer menos, mas comer bem, ao invs de engolir tudo com pressa. Controle essa ansiedade. 2. Mantenha a coluna ereta durante as refeies, perceber que muito mais confortvel. Uma boa dica encostar totalmente a regio lombar e os glteos no encosto da cadeira e relaxar. Com o tronco ereto, o espao interno abdominal fica livre para que o alimento passe sem bloqueios e voc no fique com aquela sensao de que est empanturrado Isso bem perceptvel.

3. Observe em voc os efeitos das refeies nos prximos minutos ou horas. Essa observncia lhe dar uma conscincia esplndida sobre o funcionamento do seu corpo e o que lhe faz bem na sua alimentao. 4. Dormir aps alguma refeio pesada muito bom, desde que seja entre 15 e 20 minutos no mximo. Os primeiros minutos de digesto exigem muito do corpo, por isso aquela sensao de sono. Quando voc se deita ajuda o sangue a ser direcionado para a regio da barriga, facilitando a circulao nessa regio to solicitada. uma forma de desligar todas as funes orgnicas que no dizem respeito digesto. Passar de 20 minutos de descanso entrar em sono profundo. Deixar o corpo processar os alimentos durante o sono faz com que absorva mais as gorduras facilitando o ganho de peso. Alm disso, ao acordar, voc estar com o metabolismo bem baixo, sonolento e num ritmo ainda lento. E se voc est no meio de um dia de trabalho, isso no muito prtico.

5. Acostume o seu sistema excretor a funcionar imediatamente depois das refeies ou at mesmo antes de comer. Aos poucos, comece a ir ao banheiro, mesmo que no sinta vontade de evacuar. Assim voc est liberando espao, deixando o corpo mais leve e pronto para processar os novos alimentos. Com o tempo, seu corpo ser como um relgio. Por experincia prpria, posso lhe garantir isso.

6. No coma para encher a barriga e sim para matar a fome. Ficar estufado no nada bom, alm de dilatar o estmago e ficar com aquela barriguinha saliente, causa desconforto.

MENTE 100% OCUPADA Com a mente desse jeito, no h espao para o descanso. No falo do descanso corporal e sim do descanso mental, aquele espao dentro da nossa mente onde o turbilho de pensamentos encontra um ponto de repouso. neste espao que a intuio se manifesta, contato com a Fonte. Quem tem tendncia hiperatividade, se no souber canalizar corretamente essa forma de energia, costuma viver com ansiedade e confuso em muitos aspectos. Normalmente no percebe isso. No h problema em gostar de realizar. Pessoas ativas so criativas, dinmicas, auto-superadoras. possvel ter o mximo de

aproveitamento nas suas tarefas e manter a mente sempre serena e em paz. Tudo uma questo de onde voc deposita a sua energia e como faz isso. Assim, temos 4 formas bem bvias de classificar esse hbito, que podem clarear muito bem essas ideias. Essa anlise tambm ajuda a identificar a relao que cada pessoa estabelece com o pensar vs. fazer e assim galgar o grau de conscincia que achar mais legal. So elas: Pensar bastante e realizar bastante: costumam gerar excesso de ansiedade. Produz-se bastante, mas relaxando mais durante as tarefas, produzir-se- muito mais. Pensar bastante e realizar pouco: d margem ao comodismo, j que a energia vital tende a ser transferida ao o excesso de pensamento. Normalmente, a mente fica condicionada a criticar o que no feito ou poderia ter sido melhor, e o que ter que ser feito; mantm-se no passado ou no futuro, nunca no momento presente, que onde tudo acontece e se manifesta. Pensar pouco e realizar bastante: o pice da produtividade. Sem ansiedade, sem conflito no fazer. Como foi dito, pensar pouco abrir margem intuio, comunicao com a Conscincia Universal, Deus. Alinhada essa causa, a pessoa pode cessar o fluxo karmico, entregando-se em pensamento e ao Deus e tornando-se um instrumento divino. A alegria e a bem-aventurana so inevitveis. Pensar pouco e realizar pouco: no muito comum. Poderamos at exemplificar com os grandes santos que existem e vivem em estado de comunho constante com Deus. Mas ainda assim, esses so os que mais realizam. Pois so os responsveis por equalizar a energia e a conscincia de toda a Filiao (ns, os Filhos de Deus). So mestres, pessoas to iluminadas, que a sua prpria presena traz paz e harmonia para o planeta. Para quem no sabe, nossos pensamentos no so privados. Eles se inter-relacionam constantemente com o de todos os irmos. Por exemplo, s de passar ao lado de uma pessoa, seus pensamentos so compartilhados com os dela e vice-versa. E isso s acontece caso voc esteja vibrando na mesma tnica. o que se chama de empatia. Quem vibra amor, atrai positividade. Quem vibra medo, atrai seus relativos. Os opostos se repelem!

VCIOS DE RELACIONAMENTO

Muita gente no entende porque no consegue se dar bem ou sempre engendra pequenos conflitos com determinado parente, amigo, colega de trabalho No entende que o problema - se que h algum problema - est sempre em si mesmo e no no outro. Est viciada em ver o erro no outro. Condicionando-se a isso, esquece onde est a soluo, entrando num ciclo interminvel de ataque, falta de perdo. Perdoar uma caracterstica natural do Filho de Deus. Se o perdo no est sendo usado simplesmente por falta de amor na mente de quem ataca, medo. Ao fazer isso, est desconectando a sua mente de toda a Criao e vendo-se com um ser separado dos outros, reforando em sua prpria conscincia a crena de que a separao existe. Em verdade, somos Um com Deus, com todos e com tudo; com toda a Criao. Observe como simples. Quando uma pessoa v algum defeito em outra porque este defeito tambm existe, ou apenas existe, nela prpria. Pois ningum pode dar o que no tem. Obviamente, s se d o que se tem. Esta uma forma fcil de observar o que deve ser mudado em si prprio. E se voc no est feliz, algo precisa ser mudado. A mente dos que sempre perdoam est sempre calma, em paz. Esses s podem receber paz, j que a deram. Perdoar totalmente estar totalmente feliz.

ROTINA Condicionar-se rotina estabelecer um padro mental de automatizar as suas tarefas dirias, sem estar com a mente presente no que se est realizando. Entramos no modo automtico, sem usufruir as delcias da tarefa que estamos exercendo. uma espcie de fuga. A alegria de fazer o que se gosta, traz a mente para o presente. Se faz-se algo com automatismo, apesar das mos estarem realizando, a mente encontra-se bem longe. Normalmente pensando em alguma situao futura em que o indivduo anseia por acontecer ou em alguma situao do passado. Perceba que a Alegria est sempre no presente. Ningum pode estar alegre amanh ou ontem. Se estamos felizes, estamos agora. O Futuro ainda no existe e o passado j no existe mais. Busque de forma leve, despretensiosa, sem ansiedade e sem foco nos resultados (isso muito importante), libertar-se deste vcio. As suas aes sero mais conscientes e perceber novas ddivas a cada dia. Cada dia diferente do outro e traz consigo novas verses do mesmo cenrio.

PADRES GENTICOS, SOCIAIS E CULTURAIS Acesse o link (http://www.youtube.com/watch?v=T2m3cZ2htl8) para assistir uma breve entrevista com o Mestre Krishnamurti. Tema: O condicionamento: Prisioneiros do passado

AGIR SEM DEUS Tudo o que existe, existiu e sempre existir Deus. Ns, Deus-Filho, fomos criados imagem e semelhana de Deus-Pai. Contudo, no h diferena entre Ele e ns, apenas que fomos criados por Ele
[Tampouco, no h um tempo horizontal onde possamos situar a origem desta criao. O tempo codificado pelo crebro humano e de acordo com a tradio do Yoga, o tempo iluso (maya). Pois se s existe o que Deus criou, s h a Eternidade, que o contrrio do tempo. Pois Deus eterno ns por consequncia, somos tambm].

O grande problema quando o indivduo no tem o hbito de sintonizar-se com a Fonte, a Conscincia Universal. Permanece seguindo, deixando-se levar pelos acasos da vida, sem controle sobre seu destino e subsequentemente sua felicidade. Segundo o Yoga, que em snscrito significa Unio, ns e Deus somos Um s. Esta filosofia restabelece a sabedoria de que ns somos o prprio Criador, pois somos Um com Ele. Quando no percebemos que por trs das nossas aes Deus quem age, por trs das nossas palavras Deus quem fala, por trs dos nossos pensamentos Deus quem pensa, nos desconectamos da Fonte dessas aes, palavras e pensamentos. Deixamos que o senso de individualidade, o ego, tome as rdeas. Tudo o que faremos ser separado de Deus, contra a Vontade e a Felicidade Perfeita para ns.

Para quem tem dvida quanto veracidade dessas informaes, convido a fazer um teste bem interessante. Durante um perodo do dia mantenha a mente fixa na conscincia de que por trs de todas as aes realizadas Deus atuando. Observe a forma como as coisas acontecem e se transformam ao longo do dia. Para que o experimento d certo, importante alinharmos a nossa mente com a nossa verdadeira condio como Deus-Filho, a Alegria constante. Para isso no se deixe influenciar com as condies externas, no importando o que acontea, mantenha-se alegre. E observe. Se voc fizer o seu papel, Ele far o Dele. Para quem quiser, fico disposio para compartilharmos os

resultados dessa vivncia. Basta acessar o meu contato pelo Yoga.com.br.

CONCLUSO Quer fazer melhor, faa diferente. Procure olhar de outra forma para os problemas e aprender com eles... Depois que aprender, no mais se surpreender, caso voltem a aparecer pra voc... Quando voc no se surpreender mais nenhuma vez com os aparentes problemas, eles perdero fora e deixaro de existir. O resultado disso garantido pelo Pai: felicidade, alegria, confiana, amor e perdo.

Eu sou um nico Ser, unido ao meu Criador. A serenidade e a paz perfeita so minhas, porque eu sou um Ser completamente ntegro, em unidade com toda a criao e com Deus. Um Curso em Milagres, Ed. Abalone.

You might also like