You are on page 1of 4

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO SECRETARIA DA EDUCAO

Avaliao da Aprendizagem em Processo

Avaliao Escrita de Portugus

6 ano do Ensino Fundamental PROFESSOR

Lngua Portuguesa

So Paulo, 2012

AVALIAO DIAGNSTICA DE PRODUO ESCRITA 6 ANO ORIENTAES PARA APLICAO

Professor, as sugestes a seguir so para aplicao da reescrita de um conto. Ateno! importante garantir as duas etapas do desenvolvimento desta atividade. Material necessrio

Uso do professor Uma cpia do conto Trs moos malvados

Uso dos alunos Uma folha de rascunho Canetas Uma folha de redao individual

Desenvolvimento

1 Etapa Tempo previsto: 1 aula Ler o texto na ntegra, pelo menos duas vezes, para assegurar que os alunos se apropriem dos principais acontecimentos do conto, da sequncia dos fatos, da linguagem que se escreve no gnero trabalhado (para essa leitura somente o professor tem o texto); Solicitar aos alunos que recontem oralmente a histria, prestando ateno se esto garantido os principais elementos narrados (nesta atividade, o professor pode intervir sempre que necessrio).

2 Etapa Tempo previsto: 1 aula Orientar os alunos para que reescrevam a histria individualmente. Primeiramente em um rascunho e, em seguida, passando a limpo na folha de redao (as orientaes para reescrita esto registradas na prpria folha de redao).

Nesta etapa, no necessrio fazer intervenes, uma vez que o objetivo principal observar o que os alunos apreenderam dos acontecimentos narrativos, o que eles j sabem sobre a estrutura do gnero e tambm sobre os elementos discursivos e textuais.

Ateno: Caso no seja possvel aplicar as duas etapas no mesmo dia, o professor pode fazer um breve reconto da histria, antes da segunda etapa, como forma de garantir que a turma recupere elementos importantes da histria.

Trs moos malvados Eram trs moos malvados. Gostavam de entrar no mato e caar tudo quanto bicho. Levavam espingarda de chumbo grosso, espingarda de cartucho e at revlver de dois canos. Ficavam o dia inteiro dando tiro. Matavam arara, papagaio, tucano, bem-te-vi, coruja, pica-pau, pato-do-mato. E tambm bicho grande que nem tamandu, tatu, gamb e bicho preguia. Os trs bandidos caavam por caar. Matavam por divertimento. Gostavam de ver quem tinha melhor pontaria, quem acertava num tiro s, quem destrua mais. Um dia, durante a caada, escutaram uma voz grossa gritando no fundo do mato: Olha o lao! Os trs estranharam. E a voz grossa: Olha o lao! Os moos acharam graa. Um deles disse: Vamos procurar o tal do lao pra gente olhar? Os outros acharam tima idia. E assim os malvados foram se embrenhando na mata. Andaram que andaram que andaram cada vez mais fundo, cada vez mais longe de tudo. A floresta foi ficando escura e cheia de sombras.

Os moos acabaram indo parar numa clareira. Debaixo de um imenso p de jatob encontraram trs sacos cheios de dinheiro. Festejaram dando dois tiros para o alto. A gente agora t podre de rico! E logo fizeram uma combinao. Enquanto um deles ia at a cidade comprar vinho para comemorar, os outros dois ficariam na clareira tomando conta do tesouro. Um dos que ficaram, olhando aquele dinheiro, comeou a fazer contas e pensou: Vou acabar com meu colega. Quando o outro voltar dou cabo dele tambm. Assim o dinheiro fica todinho pra mim.

E o malvado no pensou duas vezes. Sacou a arma. Atirou no companheiro, matou-o e enterrou o corpo ali mesmo. Depois, acendeu um cigarro e ficou esperando sentado debaixo do jatob. Acontece que o moo que foi cidade comprar vinho teve uma idia parecida: Levo o vinho cheio de veneno. Assim os dois bebem, morrem e eu fico com o dinheiro todo. E fez isso. Comprou um garrafo de vinho tinto, encheu de veneno de rato e voltou para dentro do mato. Quando chegou clareira, levou um tiro e morreu na hora. O ltimo moo, o bandido que sobrou, sentou numa pedra para descansar. Olhando os trs sacos de dinheiro, esfregou as mos de felicidade. Agora sim! disse ele. Fiquei rico. No vou trabalhar nunca mais. Vou passar o resto da vida comprando coisas, casa, roupas, carros, jias, fazendas... Dizendo isso, arrancou a rolha do garrafo de vinho e bebeu quase tudo de um gole s. Foi engolir o vinho e cair no cho. Assim, o lao do diabo terminou de apertar seu n.
(Texto adaptado de AZEVEDO, Ricardo. In: Armazm do Folclore. So Paulo: tica, 2000.).

You might also like