You are on page 1of 14

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO SECRETARIA DA EDUCAO

Avaliao da Aprendizagem em Processo Comentrios e Recomendaes Pedaggicas Subsdios para o Professor 8 ano do Ensino Fundamental

Leitura Lngua Portuguesa

Sumar, 2012

Avaliao da Aprendizagem em Processo Breves Comentrios e Recomendaes Pedaggicas Subsdios para o Professor

Professor: A avaliao apresentada tem como objetivo analisar e/ou diagnosticar a aprendizagem em processo do aluno, para subsidiar seu trabalho em sala de aula, a fim de que desenvolva um trabalho diferenciado voltado para sanar essas dificuldades e definir aes no processo de recuperao da aprendizagem. As questes dispostas na avaliao foram cuidadosamente selecionadas de acordo com o Currculo do Estado de So Paulo e pautadas no Caderno do Professor e aluno, levando em considerao as habilidades e contedos que o aluno j deveria dominar na srie em que est sendo aplicada e que so de suma importncia para o bom andamento do aprendizado do mesmo na srie avaliada. Lembramos ainda que a forma como sero corrigidas essas avaliaes far a diferena nesse diagnstico, pois voc dever verificar como o aluno resolveu cada questo, que linha de raciocnio seguiu, porque escolheu aquela alternativa como correta e se na questo houve situao que o induziu ao distrator ou no. Fazendo isso, os resultados da avaliao tornam-se importante subsdio para a elaborao dos Planos de ensino e de Aula.

Escola ___________________________________________________________________________ Nome ___________________________________________________________________ N______ 8 ano ________ 1. Leia o texto para responder questo. Data ________________________

A gua pede gua D para socorrer a natureza em aes bastante simples do nosso dia-a-dia Hoje o Dia Mundial da gua.

Aqui, no planeta Terra, a terra (continentes e ilhas) ocupa apenas 1/4. Tudo mais gua: doce, salgada, slida, lquida, gasosa. nos oceanos e mares que fica a maior parte da gua: 97,5%. Mas precisamos mesmo de gua doce para viver. S que a maior parte dela est congelada. Resta, ento, a gua dos aquferos (reservas subterrneas), dos lagos, dos pntanos e dos rios. E ela est acabando no mundo todo! O Brasil concentra 14% da gua doce do planeta. Por isso esbanj-la como cometer um crime. O pior que a maioria das pessoas desperdia sem perceber. Aqui, uma casa gasta em mdia 477 litros. muita coisa! So trs litros em cada escovao de dentes, dez litros por descarga de banheiro, 70 litros no banho.
Fonte: VEIGA, Patrcia Trudes da. A gua pede gua. Folha de S. Paulo, So Paulo [s. d.]. Disponvel em: <http://www.folha.uol.com.br>. Acesso em: 16 jul. 2008.

No texto h vrias informaes que nos levam ao tema principal transmitido pelo autor que

A) a necessidade de se acabar com o desperdcio de gua. B) a constatao que h muita gua doce no nosso planeta. C) a quantidade de gua que cada pessoa gasta por dia adequada. D) a qualidade da gua que bebemos est melhorando.

2. Leia o texto para responder questo.

Padres de Beleza Devemos lembrar que os padres de beleza mudam com o tempo - no so eternos e imutveis. No sculo XVIII as musas da beleza eram brancas e gordinhas, como bem mostram os quadros de Rembrandt e Rubens. No sculo XIX, eram as mulheres esquelticas, plidas, com profundas olheiras. No XX, j tivemos as cheias de curvas - Elizabeth Taylor, Gina Lolobrigida. Na dcada de 70 o smbolo foi a Twiggy, supermagrinha. Nos anos 80 e 90, as top models so muito magras, altas. Mas, ao mesmo tempo, convivemos com Sharon Stone e Demi Moore, cheias de curvas e corpo sensual. Poderamos fazer o mesmo estudo com os homens, desde as formas perfeitas dos gregos, at os bem magrinhos,

terminando com Van Damme e Schwarzenegger. Enfim, queremos ser iguais, ter a mesma forma, e isso natural. O problema quando isso no possvel, e comeamos a abusar de nosso corpo e nos colocamos em risco fsico ou psquico para atingir uma meta que pode ser impossvel. importante que gostemos de ns mesmos. Vimos como a criana pequena muito voltada para si. Depois, com o desenvolvimento, ela comea a se relacionar com outras pessoas, brinca junto, at ter os primeiros amigos. J adolescente, alm dos amigos, se desenvolvem tambm as primeiras paixes, os amores e os relacionamentos mais estveis. O gostar de si se estende pelo desenvolvimento nas relaes com outras pessoas.
Fonte: ESSLINGER, Ingrid; KOVCS, Maria Jlia. Adolescncia: vida ou morte?. So Paulo: tica, 2000.

As autoras do texto Padres de Beleza defendem a tese de que os padres de beleza

A) so regras que as pessoas devem seguir a qualquer custo, mesmo que paream impossveis. B) so mutveis, mas os dos sculos passados eram bem melhores do que os atuais. C) so regras que dizem respeito somente s mulheres, pois os homens no se importam com beleza. D) so mutveis, e o importante que as pessoas gostem de si prprias.

3. Leia o texto para responder questo.

Poeminha do contra Mrio Quintana

Todos esses que a esto Atravancando o meu caminho, Eles passaro... Eu passarinho!
Fonte: QUINTANA, Mrio. Poeminha do contra. Disponvel em: <http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp>. Acesso em: 5 ago. 2008.

O poeta surpreende o leitor quebrando o ritmo do quarteto quando cria uma relao entre

A) passaro / passarinho. B) esto / passaro. C) caminho / passarinho. D) esto / caminho.

4. Leia o texto para responder questo.

O rond dos cavalinhos Manuel Bandeira

Os cavalinhos correndo, E ns, cavales, comendo... A Itlia falando grosso,

Os cavalinhos correndo, E ns, cavales, comendo... Tua beleza, Esmeralda, Acabou me enlouquecendo.

A Europa se avacalhando...

Os cavalinhos correndo, E ns, cavales, comendo... O Brasil politicando,

Os cavalinhos correndo, E ns, cavales, comendo... O sol to claro l fora, E em minhalma anoitecendo!

Nossa! A poesia morrendo... O sol to claro l fora, O sol to claro, Esmeralda, E em minhalma anoitecendo!
Fonte: BANDEIRA, Manuel. O rond dos cavalinhos. In: CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. 5.ed. So Paulo: tica, 1995.

Os cavalinhos correndo, E ns cavales, comendo... Alfonso Reyes partindo, E tanta gente ficando...

Em seu livro Na sala de aula, o professor Antonio Candido comenta que o poema Rond dos cavalinhos foi escrito numa poca em que discutia-se muito no Brasil se a poesia estava no fim. Os versos que podem ser associados a tal informao so: A) Tua beleza, Esmeralda, Acabou me enlouquendo. B) Alfonso Reyes partindo, E tanta gente ficando C) O sol to claro l fora, E em minhalma anoitecendo! D) O Brasil estava politicando, Nossa! A poesia morrendo...

5. Leia o texto para responder questo.

O ASSALTO Carlos Drummond de Andrade

A casa luxuosa no Leblon guardada por um molosso(1) de feia catadura(2), que dorme de olhos abertos, ou talvez nem durma, de to vigilante. Por isso, a famlia vive tranquila, e nunca se teve notcia de assalto a residncia to bem protegida. At a semana passada. Na noite de quinta-feira, um homem conseguiu abrir o pesado porto de ferro e penetrar no jardim. Ia fazer o mesmo com a porta da casa, quando o cachorro, que muito

de astcia o deixara chegar at l, para acender-lhe o claro de esperana e depois arrancar-lhe toda iluso, avanou contra ele, abocanhando-lhe a perna esquerda. O ladro quis sacar do revlver, mas no teve tempo para isto. Caindo ao cho, sob as patas do inimigo, suplicou-lhe com os olhos que o deixasse viver, e com a boca prometeu que nunca mais tentaria assaltar aquela casa. Falou em voz baixa, para no despertar os moradores, temendo que se agravasse a situao. O animal pareceu compreender a splica do ladro, e deixou-o sair em estado deplorvel. No jardim ficou um pedao de cala. No dia seguinte, a empregada no entendeu bem por que uma voz, pelo telefone, disse que era da Sade Pblica e indagou se o co era vacinado. Nesse momento o co estava junto da domstica, e abanou o rabo, afirmativamente.
Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. O assalto. In:______. Contos plausveis. 4. ed. Rio de Janeiro: Record,1998. (excerto).

(1) Molosso indica uma espcie de co de fila, bastante feroz. (2) Catadura quer dizer aparncia.

A alternativa que apresenta a sequencia correta de fatos que ocorrem no texto

A) um homem invade uma casa, abre a porta da casa, saca o revlver, atira no co e foge para no despertar os moradores. B) o animal dorme de olhos abertos, um homem consegue abrir o porto e penetra no jardim, os donos da casa despertam e chamam a polcia. C) um homem consegue entrar no jardim, o cachorro avana contra ele e abocanha-lhe a perna, ento o ladro olha para o co, suplica-lhe que o deixe viver e promete que no tentar mais assaltar aquela casa. D) um homem mordido por um co e telefona para a casa para saber se o animal vacinado. 6. Leia os textos para responder questo.

TEXTO 1 Passeio Em noite de vaga-lumes A visita noturna ao Zoolgico de So Paulo dura quase trs horas e cheia de surpresas DA REPORTAGEM LOCAL

J era noite quando o grupo saiu de mochila nas costas e lanterna nas mos. L fora, um bando de vaga-lumes fazia uma festa s, com muitas luzinhas, num campo. At parecia que estavam recepcionando os visitantes durante o passeio noturno ao Zoolgico de So Paulo. Mas essa no foi a nica surpresa da visita, que dura quase trs horas para encarar na boa o trajeto, melhor ter mais de cinco anos e ficar firme e forte noite. No passeio, curioso conhecer mais sobre os animais de hbitos noturnos, a comear pela coruja de orelha Hera, apresentada ao

pblico j no auditrio. Diante dos olhares curiosos das crianas, Hera voava de um lado para o outro, sempre aps o chamado do pessoal do zoo.
Fonte: ROMEU, Gabriela. Em noite de vaga-lumes. Folha de S. Paulo, So Paulo, 15 mar. 2008. Folhinha: dicas e reportagens. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di15030804.htm>. Acesso em: 21 ago. 2008.

TEXTO 2 Passeios Noturnos VAGAS ESGOTADAS! AGUARDEM NOVAS DATAS PARA 2009 O Passeio Noturno uma atividade oferecida pela Fundao Parque Zoolgico de So Paulo, por meio da qual os participantes podem ver, ouvir e sentir os mistrios da vida noturna do Zoolgico e da Mata Atlntica! Esse Passeio, que acontece desde 2003, d aos visitantes a oportunidade de observar e conhecer melhor vrias espcies de animais de hbitos crepusculares e noturnos, que, muitas vezes, se encontram menos ativos durante o dia, j que na natureza realizam suas principais atividade noite.
Fonte: FUNDAO PARQUE ZOOLGICO DE SO PAULO. Passeios noturnos. So Paulo, 2008. Disponvel em: <http://www.zoolgico.sp.gov.br/visitanoturna.htm>. Acesso em: 21 ago. 2008.

Os textos 1 e 2 apresentam, de maneira diferente, o mesmo assunto: os passeios noturnos pelo zoolgico de So Paulo. Pode-se dizer que: A) o texto 1 informa sobre as atividades no zoo e o texto 2 conta sobre os hbitos dos animais. B) o texto 1 relata a experincia de um grupo de visitantes e o texto 2 d informaes sobre os passeios. C) o texto 1 enumera os animais noturnos e o texto 2 informa sobre a Mata Atlntica. D) o texto 1 informa sobre as condies dos passeios noturnos e o texto 2 relata aventuras com os animais.

7. Leia o texto para responder questo.

Histria de bem-te-vi Ceclia Meireles

Com estas florestas de arranha-cus que vo crescendo, muita gente pensa que passarinho coisa s de jardim zoolgico; e outras at acham que seja apenas antiguidade de museu. Certamente chegaremos l; mas por enquanto ainda existem bairros afortunados onde haja uma casa, casa que tenha um quintal, quintal que tenha uma rvore. Bom ser que essa rvore seja a mangueira. Pois nesse vasto palcio verde podem morar muitos passarinhos. Os velhos cronistas desta terra encantaram-se com caninds e araras, tuins e sabis,

maracans e "querejus todos azuis de cor finssima...". Ns esquecemos tudo: quando um poeta fala num pssaro, o leitor pensa que leitura.
Fonte: MEIRELES, Ceclia. Histria de bem-te-vi.. Disponvel em: <http://www.releituras.com/cmeirelles_bem-te-vi.asp>. Acesso em: 14 ago. 2008. (excerto).

Este trecho do texto de Ceclia Meireles trata da transformao por que passam as cidades brasileiras, o avano dos arranha-cus e o desaparecimento dos pssaros. O trecho deixa tambm uma informao subentendida, de que

A) o homem est destruindo a natureza. B) os pssaros no fazem parte da natureza. C) os pssaros devem ficar somente em zoolgicos e museus. D) os velhos cronistas desta terra criavam lindos pssaros. 8. Leia o texto para responder questo.

Regras para utilizao do Parque Ibirapuera

Os treinadores de corrida devem orientar seus alunos para a utilizao de percursos alternativos para trotes e treinos de baixa intensidade. A grama no pode ser usada para corridas (exceo feita volta da grade) e nem para a instalao de colchonetes, plsticos, lonas etc. As concentraes de corredores devem ser feitas fora da via de circulao, nas corridas.
Fonte: Regras para utilizao do Parque Ibirapuera.Triatividade Fsica. So Paulo, 2008. Disponvel em: <http://triatividade.bolgspot.com>. Acesso em: 18 jul. 2008.

A expresso sublinhada no texto continua com o mesmo significado se for substituda por outra como

A) picadas abertas no mato. B) caminhos mais difceis. C) trajetos diferentes. D) pistas mais usadas. 9. Leia o texto para responder questo.

O Corvo e o Jarro Esopo

Um corvo, que estava sucumbindo de sede, viu l no alto um Jarro, e na esperana de achar gua dentro, voou at l com muita alegria.

Quando o alcanou, descobriu para sua tristeza, que o jarro continha to pouca gua em seu interior, que era impossvel retir-la de dentro. Ainda assim, ele tentou de tudo para alcanar a gua que estava dentro do jarro, mas como seu bico era curto demais, todo seu esforo foi em vo. Por ltimo ele pegou tantas pedras quanto podia carregar, e uma a uma colocou-as dentro da jarra. Ao fazer isso, logo o nvel da gua ficou ao alcance do seu bico, e desse modo ele salvou sua vida.
Fonte: ESOPO. O corvo e o jarro. Disponvel em: <http://www.sitededicas.com.br>. Acesso em: 6 ago. 2008.

No texto, h uma relao de causa e efeito que provoca uma situao a ser superada. Indique essa situao.

A) O jarro ficava no alto e o corvo no conseguia atingi-lo. B) O corvo no conseguia atingir a gua por ele ter bico curto. C) O corvo no conseguia colocar as pedras no jarro para poder beber a gua. D) Depois de colocar as pedras, o nvel da gua ainda ficou longe do alcance de seu bico

10. Leia o texto para responder questo.

O que mais ecologicamente correto: jogar o papel higinico no lixo ou na privada? Se o papel for fino, daqueles macios, de folha dupla, que se dissolvem na gua, jogue-o na privada. Quando passar pelo sistema de tratamento de esgoto, ele ser filtrado e, juntamente com os outros resduos slidos, levado a um aterro sanitrio - que para onde ele iria se voc o tivesse jogado no lixo. A diferena que, nesse processo, voc economiza em saquinhos plsticos para embalar o lixo. Eles sim fazem muita diferena para o ambiente: enquanto o papel leva 4 meses para se degradar, o saquinho leva cerca de 40 anos. Agora, se o papel que voc usa no dos melhores, o jeito jog-lo no lixo mesmo. Apesar de no ser capaz de, sozinho, bloquear o fluxo de gua na rede de esgoto, seus resduos podem piorar entupimentos j formados durante o percurso rumo estao. O mesmo vale para cidades em que no h tratamento de esgoto: nesse caso, o papel vai direto para os rios, contribuindo para a poluio das guas.
Fonte: HAIDAR, Slvia. Respostas. Superinteressante, So Paulo, n. 254, p. 46, jul. 2008.

Todo texto destina-se a um determinado pblico e tem como finalidade transmitir uma ideia principal. O texto acima foi escrito para

A) relacionar para o leitor vrios hbitos que podem levar a entupimentos na rede de esgoto. B) explicar ao leitor como barrar o fluxo de gua na rede de esgoto. C) alertar o leitor sobre o problema que resduos podem causar rede de esgoto. D) indicar as cidades que no possuem rede de esgoto.

Avaliao Diagnstica 8 ano

Questo
1.

Habilidade
H9 - Inferir tema ou assunto principal de um texto, com base em sua compreenso global. H11 - Identificar a tese explicitada em um texto argumentativo. H25 - Identificar o efeito de sentido produzido, em um texto literrio pela explorao de recursos ortogrficos ou morfossintticos. H33 - A partir de dada interpretao de fonte literria autorizada, identificar segmentos do texto literrio que podem ilustrar essa interpretao. H35 - Organizar os episdios principais de uma narrativa literria em sequencia lgica. H16 - Identificar diferenas ou semelhanas observadas no tratamento dado a uma mesma informao veiculada em diferentes textos. H36 - Inferir informao pressuposta ou subentendida em um texto literrio, com base na sua compreenso global. H4 - Identificar o sentido denotado de vocbulo ou expresso utilizados em segmento de texto, selecionando aquele que pode substitu-lo por sinonmia no contexto em que se insere. H37 - Inferir o conflito gerador de uma narrativa literria, avaliando as relaes de causa e efeito que se estabelecem entre segmentos do texto. H1 - Identificar o provvel pblico-alvo de um texto, sua finalidade e seu assunto principal.

Resposta
A

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

Autobiografia - Proposta de redao


Escola: _________________________________________________________________________________ Nome: _______________________________________________________________ 8 ano/7srie ______

Disponvel em: http://historianovest.blogspot.com/2009_09_01_archive.html

Texto autobiogrfico de Monteiro Lobato Nasci Jos Renato Monteiro Lobato, em Taubat-SP, aos 18 de abril de 1882. Falei tarde e aos 5 anos de idade ouvi, pela primeira vez, um clebre ditado... Concordei. Aos 9 anos resolvi mudar meu nome para Jos Bento Monteiro Lobato desejando usar uma bengala de meu pai, gravada com as iniciais J.B.M.L. Fui Juca, com as minhas irms Judite e Esther, fazendo bichos de chuchu com palitos nas pernas. Por isso, cada um de meus personagens; Pedrinho, Narizinho, Emlia e Visconde representa um pouco do que fui e um pouco do que no pude ser. Aos 14 anos escrevi, para o jornal "O Guarani", minha primeira crnica. Sempre amei a leitura. Li Carlos Magno e os 12 pares de Frana, o Robinson Cruso e todo o Jlio Verne. Formei-me em Direito em 1904, pela Universidade de So Paulo. Queria ter cursado Belas Artes ou at Engenharia, mas meu av, Visconde de Trememb, amigo de Dom Pedro II, queria ter na famlia um bacharel em Cincias Jurdicas e Sociais. Em maio de 1907 fui nomeado promotor em Areias - SP, casando-me no ano seguinte com Maria Pureza da Natividade, com quem tive o Edgar, o Guilherme, a Marta e a Rute. Vivi no interior, nas pequenas cidades, sempre escrevendo para jornais e revistas. Em 1911 morreu o meu av, Visconde de Trememb, e dele herdei a fazenda Buquira, passando de promotor a fazendeiro. Na fazenda escrevi o Jeca Tatu, smbolo nacional. Comprei a "Revista do Brasil" e comecei, ento, a editar meus livros para adultos. "Urups" iniciou a fila em 1918. Surgia a primeira editora nacional "Monteiro Lobato & Cia", neste mesmo ano. Antes de mim, os livros do Brasil eram impressos em Portugal. Quiseram me levar para a Academia Brasileira de Letras. Recusei. No quis transigir com a praxe de l - implorar votos. Tive muitos convites para cargos oficiais de grande importncia. Recusei a todos. Getlio Vargas (presidente do Brasil na ocasio) convocou-me para ser o Ministro da Propaganda. Respondi que a melhor propaganda para o Brasil, no exterior, era a "Liberdade do Povo", a constitucionalizao do pas. Minha fama de propagandista decorria da minha absoluta convico pessoal. O caso do petrleo, por exemplo, e do ferro. ramos ricos em energia hidrulica e minrios e no somente caf e acar. Durante 10 anos, gritei essas verdades. Fui sabotado e incompreendido. Dediquei-me Literatura Infantil j em 1921. E, retomei a ela, anos depois, desgostoso dos adultos. Com "Narizinho Arrebitado", lancei o "Stio do Picapau Amarelo". O stio um reino de liberdade e encantamento. Muitos j o classificaram de Repblica. Eu mesmo, por intermdio de um personagem, o Rei Carol, da Romnia, no livro A Reforma da Natureza, disse ser o Stio uma Repblica. No; Repblica no , e sim um reino. Um reino cuja rainha a D. Benta. Uma rainha democrtica, que reina pouco. Uma rainha que permite liberdade absoluta aos seus sditos. Sditos que tambm governam. Um deles, Emlia, voluntariosa, teimosa,

renitente e no renuncia os seus desejos e projetos. Narizinho e Pedrinho so as crianas de ontem, de hoje e amanh, abertas a tudo, querendo ser felizes, confrontando suas experincias com o que os mais velhos dizem, mas sempre acreditando no futuro.

Disponvel em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=171&id_pagina=1

Mas eu precisava de instrumentos idneos para que o trnsito do mundo real para o fantstico fosse possvel, pois, como ir Grcia? Como ir Lua? Como alcanar os anis de Saturno? Bem, a lgica das coisas impunha a existncia desse instrumento. Primeiro surgiu o "O P de Pirlimpimpim" que transportaria para todo e sempre, os personagens de um lugar para outro, vencendo o "ESPAO". O "FAZ-DE-CONTA", p nmero 2, venceria a barreira do "TEMPO", suprindo as impossibilidades de acontecimentos. Finalmente pensei no "SUPER-P", inventado pelo Visconde de Sabugosa, em o Minotauro, que transportaria, num timo, para qualquer lugar indeterminado, desde que desejado. Como disse a Emlia: " um absurdo terminar a vida assim, analfabeto!". Eu poderia ter escrito muito mais, perdi muito tempo escrevendo para gente grande. Precisava ter aprendido mais... Hoje aos 4 de julho de 1948, vtima de um colapso, na cidade de So Paulo parto para outra dimenso. Mas o que tinha de essencial, meu esprito jovem, minha coragem, est vivo no corao de cada criana. Viver para sempre, enquanto estiver presente a palavra inconfundvel de "Emlia". Monteiro Lobato Disponvel em: http://www.cocfranca.com.br/biografia.htm

Assim como Monteiro Lobato, todos ns temos experincias vividas para contar. Escreva um texto autobiogrfico (narrador de primeira pessoa) para contar como foi a sua experincia de aprender a ler e a escrever: a. Quais dificuldades e alegrias voc viveu? Quem foram as pessoas que o marcaram positiva ou negativamente nessa fase? b. O que voc pensa, hoje, em relao leitura e escrita?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24068

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

A avaliao no to-somente um instrumento para a aprovao ou reprovao dos alunos, mas sim um instrumento de diagnstico de sua situao, tendo em vista a definio de encaminhamentos adequados para a sua aprendizagem." (Luckesi, 1995)

You might also like