You are on page 1of 23

FACULDADE DE CINCIAS MDICAS DE MINAS GERAIS

Manual do Candidato

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

A FACULDADE
A Faculdade de Cincias Mdicas de Minas Gerais - FCMMG, h 60 anos, alia sua experincia de ensino e pesquisa postura inovadora exigida pelo atual contexto da educao e da tecnologia na rea da sade. Hoje, a instituio uma das mais bem conceituadas no pas. O curso de Medicina o segundo mais antigo do Estado, j os de Fisioterapia e Terapia Ocupacional so pioneiros em Minas Gerais. Desde 2009, a FCMMG oferece, tambm, as graduaes em Enfermagem e Psicologia. Os cursos da FCMMG equilibram a aprendizagem terica e prtica. O modelo educacional adotado (docente-assistencial) garante o acompanhamento do aluno pelo professor, atravs de estgios supervisionados em servios prprios (Ambulatrio Affonso Silviano Brando e Hospital Universitrio So Jos - HUSJ) e instituies conveniadas. Fomentar a educao, a sade, a assistncia social e a pesquisa, atravs do trabalho desenvolvido pelo corpo discente, docente e demais colaboradores da instituio, tornaram-se a misso da Faculdade de Cincias Mdicas, que foca, substancialmente, na formao do ser humano em todas as suas dimenses, perpetuando-se como um centro formador de cidados nas diferentes reas do conhecimento, comprometidos com fundamentos ticos e morais, aptos a assumir responsabilidades progressivas, capazes de intervir nas transformaes sociais e que estejam engajados no contexto econmico, poltico e social do pas, para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da populao. A instituio realiza, ainda, uma srie de programas de base comunitria em vrios domnios da assistncia mdica, fornecendo suporte local para o Sistema nico de Sade (SUS) na Regio Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Alm disso, os seus servios de sade comunitria e relacionados ao Programa Sade Famlia (PSF) so voltados s populaes carentes em reas rurais de cidades mineiras, atravs do Programa de Internato de Sade Coletiva. Com o objetivo de sistematizar e aperfeioar as atividades desenvolvidas nos cursos de especializao e ps-graduao lato sensu, alm de implementar as atividades de extenso e pesquisa na Faculdade de Cincias Mdicas, foi criado o Instituto de Pesquisa e Ps-graduao Cincias Mdicas, que coordena as atividades dos cursos presenciais e a distncia e tem o objetivo de cumprir uma das principais metas da instituio, que a troca de experincias entre a comunidade acadmica e a sociedade, atravs da produo do conhecimento e desenvolvimento de pesquisas no campo das cincias da sade, sempre aliados tecnologia e excelncia do ensino.

CURSOS
A Faculdade de Cincias Mdicas de Minas Gerais FCMMG oferece 270 (duzentos e setenta) vagas para a matrcula inicial nos cursos de graduao, assim distribudas:

CURSOS
Enfermagem Fisioterapia

VAGAS
50 40

TURNO
Manh* Manh*

TURMA
01 01

RECONHECIMENTO
Portaria MEC/Sesu n 247 de 18/03/2008 Decreto Federal n 69.687 de 03/12/1971. Reconhecimento renovado atravs da Portaria MEC/Sesu n 806 de 12/11/2008 Decreto Federal n 37.269 de 28/04/1955 Portaria MEC/Sesu n 178 de 10/03/2008 Decreto Federal n 69.687 de 03/12/1971. Reconhecimento renovado atravs da Portaria MEC/Sesu n 807 de 12/11/2008

Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

92 50 38

Manh e tarde* Noite* Manh*

01 01 01

(*) As atividades de estgio podero, eventualmente, ser desenvolvidas em outro turno.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

ENFERMAGEM
O curso tem durao de 5 anos com o objetivo de formar enfermeiros capacitados a desenvolver suas atividades nas diversas reas de atuao: hospitais, consultrios de enfermagem, clnicas, servios mveis de urgncia, maternidades, berrios, asilos, assistncia domiciliar, sade pblica e gesto de sade. Para o ensino da enfermagem a prtica ser introduzida precocemente e ter ainda como instrumento de ensino o Programa de Internato Rural que possibilita o aluno a assistncia de enfermagem populao carente tanto na zona rural quanto na regio metropolitana.

FISIOTERAPIA
Com durao de 5 anos, o curso tem como objetivo formar fisioterapeutas preparados para atuar na preveno, cura e reabilitao do indivduo, visando a melhoria de sua qualidade de vida. O exerccio profissional realizado em centros de sade, centros comunitrios, clnicas, hospitais, consultrios, centros de reabilitao, clubes esportivos e estabelecimentos de ensino superior. A partir da 4 srie os alunos participam de prticas ambulatoriais e estgios supervisionados hospitalares em servios prprios da FCMMG. Na 5 srie os alunos participam do Programa de Estgio Supervisionado em Sade Coletiva, permanecendo pelo perodo de trs meses em cidades conveniadas com a FCMMG, prestando servios s populaes carentes.

MEDICINA
O curso tem durao de 6 anos. Seu objetivo formar mdicos aptos a desenvolver suas atividades de modo a resolver a maioria dos problemas de sade da sociedade. Deve-se tambm estar preparado para cursos de especializao e concursos. O ensino realizado no hospital da FCMMG Hospital Universitrio So Jos, em postos de sade, secretarias de sade, centros de reabilitao, laboratrios, institutos de pesquisa cientfica, instituies de ensino, instituies recreativas e esportivas em hospitais conveniados. A partir de 1988, com a introduo de modificaes no currculo, as atividades prticas a nvel ambulatorial e hospitalar passaram a constituir mais de 60% da carga horria total, centralizando nos alunos a parte ativa do aprendizado. Este modelo docenteassistencial tem ainda como instrumento curricular da 5 srie na zona rural e na periferia da regio metropolitana de Belo Horizonte sob orientao dos preceptores.

PSICOLOGIA
O curso tem durao de 5 anos. Enfatiza a formao do Psiclogo, com viso abrangente e pluralista, e que estaro aptos a exercer todas as atividades inerentes ao profissional da psicologia (psicoterapia, psicodiagnstico, recrutamento, seleo e treinamento profissional, dentre outras), dentro dos diversos campos de atuao da Psicologia: Educacional, Comunitria, Organizacional e do Trabalho, Neuropsicologia, Esporte, Trnsito, Jurdica, Pesquisa e outras; contudo, dar nfase a Psicologia da Sade e Psicologia Clnica. Dentro das reas e subreas da Psicologia a prtica poder se firmar em diferentes contextos como: consultrios, hospitais, clnicas, assistncia domiciliar, postos e outras unidades de sade, alm de instituies como escolas, creches, asilos, presdios, centros de convivncia e de reabilitao, associaes comunitrias, cooperativas, empresas pblicas e privadas, agremiaes esportivas, organizaes no-governamentais (ONGs), nas reas do magistrio, pesquisa, dentre outras. Oferecemos estgios supervisionados, a partir do 2 perodo, viabilizando uma interlocuo da teoria com a prtica e possibilitando ao aluno desenvolver competncias, habilidades e conhecimentos necessrios ao exerccio profissional ao longo de todo o curso. Para tal utilizar da infra-estrutura de servios prprios da FCMMG (Hospital Universitrio So Jos, Ambulatrio Affonso Silviano Brando...) dentre vrios convnios.

TERAPIA OCUPACIONAL
O curso tem durao de 4 anos e seu objetivo formar terapeutas ocupacionais que promovam a participao de indivduos com diferentes condies de sade, em atividades significativas de seus contextos de vida, tais como casa, escola, trabalho e participao social. Sendo assim, o terapeuta ocupacional pode prevenir, curar e/ou reabilitar indivduos que apresentem disfunes de origem fsica, mental, social e/ou de desenvolvimento, que comprometam seu desempenho ocupacional. Sua atuao se d em servios pblicos e privados de sade, em instituies comunitrias, como escolas, creches, asilos, presdios e associaes comunitrias, alm das reas de magistrio e de pesquisa. O curso oferece estgios supervisionados que ocorrem em servios prprios (Ambulatrio e Hospital Universitrio) ou conveniados, a partir do 3 ano de graduao. Na 4 srie, os alunos, alm dos estgios supervisionados, participam de programas de assistncia a sade pblica e coletiva, por meio do Internato Rural e Metropolitano.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

INSCRIES
PERODO
Das 7 horas do dia 03 de outubro de 2011 s 15 horas do dia 07 de novembro de 2011 Exclusivamente via internet;

TAXA DE INSCRIO

Medicina: R$ 180,00 Demais Cursos: R$ 30,00

OPO DE LNGUA ESTRANGEIRA (CURSO DE MEDICINA)

No ato da inscrio, o candidato ao curso de medicina, dever manifestar, atravs de registro no formulrio de inscrio, sua opo para submeter-se prova de lngua estrangeira: Ingls ou Espanhol. O candidato que no indicar essa opo far obrigatoriamente a prova de Ingls;

PROVAS
Dia 20 de novembro de 2011 (Domingo) MEDICINA (DAS 8h s 13h) TIPO DE PROVA PROVAS
Lngua Portuguesa e Literatura Qumica Mltipla Escolha Biologia Fsica Ingls / Espanhol Discursiva Redao

N QUESTES
15 15 20 10 10 1

VALOR
15 15 20 10 10 10

ENFERMAGEM,

FISIOTERAPIA, PSICOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL (DAS 8h s 12h)

TIPO DE PROVA
Mltipla Escolha Discursiva

PROVAS
Lngua Portuguesa Questes Interdisciplinares Redao

N QUESTES
15 25 1

VALOR
15 25 10

DOS CRITRIOS DE CORREO DA REDAO E ELIMINATRIOS


Somente ser corrigida a redao do candidato classificado, em ordem decrescente do total de pontos obtidos atravs da soma dos pontos em cada prova objetiva, em nmero igual a 5 (cinco) vezes o nmero de vagas, a saber: a) Curso de Enfermagem, ou seja, classificado at o 250 lugar; b) Curso de Fisioterapia, ou seja, classificado at o 200 lugar; c) Curso de Medicina, ou seja, classificado at o 460 lugar; d) Curso de Psicologia, ou seja, classificado at o 250 lugar; e) Curso de Terapia Ocupacional, ou seja, classificado at o 190 lugar. Em caso de empate na ltima classificao sero corrigidas as redaes de todos os candidatos nessa situao.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

Os critrios de correo da prova de Redao sero os seguintes: a) Pertinncia ao tema proposto, continuidade, articulao e progresso de ideias (2,0 pontos); b) Adequao ao objetivo da proposta (2,0 pontos); c) Argumentao coerente das ideias e informatividade (2,0 pontos); d) Adequao no uso de articuladores (coeso) (2,0 pontos); e) Correo lingustica (morfossintaxe, pontuao, ortografia, acentuao e vocabulrio) (2,0 pontos). Ser eliminado o candidato que: a) deixar de comparecer s provas; b) obtiver menos de 20% (vinte por cento) na prova de Lngua Portuguesa e Literatura para o Curso de Medicina, isto , menos de 3 (trs) pontos e menos de 3 (trs) pontos para a prova de Lngua Portuguesa dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Terapia Ocupacional; c) obtiver menos de 20% (vinte por cento) na prova de Redao, isto , menos de 2 (dois) pontos; d) que obtiver zero em qualquer das demais provas; e) que usar meios fraudulentos na inscrio, na realizao das provas ou na matrcula. Ser excludo do processo seletivo o candidato que, ativa ou passivamente for encontrado praticando qualquer espcie de fraude, ato de indisciplina ou improbidade na realizao de qualquer das provas, bem como portando qualquer tipo de aparelho eletrnico transmissor/receptor de mensagens, inclusive telefone celular, mesmo que desligados. Tambm ser excludo o candidato que no devolver a Folha de Respostas e/ou a Prova de Redao.

DO RESULTADO E DA CLASSIFICAO
O resultado do Concurso Vestibular/2012 para os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Terapia Ocupacional ser divulgado no dia 25 de novembro de 2011, a partir de 16 horas, no site www.fcmmg.br. O resultado do Concurso Vestibular/2011 para o curso de Medicina ser divulgado no dia 02 de dezembro de 2011, a partir das 16 horas, no site www.fcmmg.br. Do resultado do Concurso Vestibular/2012 no caber recurso de qualquer natureza ou espcie. Os candidatos sero classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas deste Processo Seletivo, dentro do nmero de vagas. Havendo empate na ltima colocao, o desempate, para efeito de classificao, se dar em favor do candidato que obtiver o maior nmero de pontos obtidos na prova de Lngua Portuguesa ( exceo do Curso de Medicina que se dar em favor do candidato que obtiver o maior nmero de pontos obtidos na prova de Lngua Portuguesa e Literatura). Persistindo o empate, sero considerados, sucessivamente, os pontos obtidos nas seguintes provas: a) Cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Terapia Ocupacional: Redao e Questes Interdisciplinares. b) Curso de Medicina: Redao, Biologia, Qumica, Fsica, Lngua Estrangeira (Ingls ou Espanhol). Persistindo o empate, o desempate ser feito pela idade cronolgica, dando preferncia ao candidato mais velho.

DA CONVOCAO PARA A MATRCULA


Sero convocados matrcula, por edital, os candidatos que na lista de classificao final ocupar, em ordem decrescente, o limite de vagas para cada curso constante deste Edital. A matrcula na 1 srie/perodo dos cursos de graduao da Faculdade de Cincias Mdicas de Minas Gerais FCMMG, dos candidatos aprovados, no limite de vagas de todos os cursos, obedecer ao seguinte cronograma: Cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Terapia Ocupacional - 1 chamada no perodo de 05/12 a 09/12/2011; demais chamadas sero realizadas a partir do dia 12/12/2011. Curso de Medicina - 1 chamada no perodo de 13/12 a 16/12/2011; demais chamadas sero realizadas a partir do dia 19/12/2011. As convocaes dos candidatos matrcula, bem como o local e horrio da mesma, sero divulgadas no site www.fcmmg.br, sendo responsabilidade nica e exclusiva do candidato o acompanhamento das mesmas.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

A classificao obtida vlida para a matrcula at o transcurso de do primeiro perodo letivo para o qual se realiza o concurso, tornando-se nulos seus efeitos se o candidato classificado deixar de requerer a matrcula dentro dos prazos fixados ou, em o fazendo, no cumprir as normas deste edital, do edital de matrcula ou do Regimento da Faculdade de Cincias Mdicas de Minas Gerais - FCMMG. A matrcula dever ser instruda obrigatoriamente com os seguintes documentos do candidato: a) certido de registro civil (xerox legvel); b) duas cpias AUTENTICADAS do certificado de concluso do Ensino Mdio acompanhado do Histrico Escolar, em duas vias; OBSERVAO: A equivalncia de cursos, para efeito de ser suprida a concluso do Ensino Mdio, regular ou supletivo, inclusive a concluso do Ensino Mdio no Exterior, dever ser declarada em data anterior inscrio no Concurso Vestibular/2012, mediante deciso da Secretaria Estadual de Educao competente. c) carteira de identidade (xerox legvel); d) prova de estar em dia com as obrigaes do Servio Militar; e) prova de estar em dia com as obrigaes eleitorais; f) carto de CPF (xerox legvel); g) 3 (trs) fotografias 3 x 4, RECENTES, com nome e curso escritos no verso; h) comprovante de pagamento da(s) parcela(s) da anuidade, para os Cursos de Fisioterapia, Medicina e Terapia Ocupacional ou da semestralidade, para os Cursos de Enfermagem e Psicologia, conforme estipulado em contrato de prestao de servios educacionais; OBSERVAO: O contrato de prestao de servios educacionais dever ser acessado no site da Faculdade (www.fcmmg.br guia Portal do Aluno), mediante o nmero de registro acadmico (RA) e a senha, que sero enviados ao candidato atravs do endereo eletrnico informado no ato da inscrio do Concurso Vestibular. O candidato matriculado na 1 srie/perodo dos cursos de graduao da FCMMG que desejar requerer dispensa de disciplina j cursada em outra Faculdade/Escola dever requerer, em data estipulada no Calendrio Escolar da FCMMG. O interessado poder outorgar procurao, com poderes expressos, no caso de impossibilidade de comparecimento matrcula, devendo ser por instrumento pblico, em caso de menor de 18 (dezoito) anos. O candidato menor de 18 (dezoito) anos, no ato da matrcula, dever estar representado ou assistido por um dos pais ou responsvel legal. Para o Curso de Medicina, ser exigida, no ato de assinatura do contrato de prestao de servios educacionais, quando da matrcula, a apresentao de 2 (dois) fiadores com renda igual ou superior a 3 (trs) vezes o valor da mensalidade do curso, que ficaro solidariamente responsveis pelo seu adimplemento, ou fiana bancria, devendo, os mesmos, apresentar documento de identidade, CPF, comprovantes de renda e residncia. A matrcula realizada mediante meios fraudulentos ou inobservando os requisitos deste Edital ser cancelada a qualquer tempo e sem direito restituio dos valores pagos, sem prejuzo das demais sanes previstas na legislao em vigor. Os candidatos matriculados sero civilmente identificados mediante coleta de impresso

DAS DISPOSIES FINAIS


O candidato, no ato de inscrio, declara conhecer e aceitar todas as clusulas e disposies do Contrato de Prestao de Servios Educacionais. O concurso ser organizado e dirigido pela Comisso Tcnica Permanente do Vestibular, a quem compete decidir em carter irrecorrvel, inclusive sobre os pontos omissos deste edital. Ao se inscrever, o candidato adere s condies estabelecidas neste edital e s normas do regimento da Faculdade de Cincias Mdicas de Minas Gerais FCMMG. A nota final de conceito dos Cursos, obtida no MEC a seguinte: a) Curso de Medicina: conceito 3; b) Curso de Fisioterapia: conceito 4; e c) Curso de Terapia Ocupacional: conceito 3. A FELUMA/FCMMG se reserva ao direito de no formar turmas caso o nmero de alunos matriculados seja inferior a 75% do nmero de vagas ofertadas.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

Os cursos funcionaro no edifcio sede da Faculdade de Cincias Mdicas de Minas Gerais FCMMG, localizada na Alameda Ezequiel Dias, 275 Centro Belo Horizonte/MG, e nas instituies conveniadas. Os currculos dos cursos oferecidos e aplicao das disciplinas, disponveis no site www.fcmmg.br, so elaborados de acordo com as diretrizes curriculares de cada rea e consoante determina a Lei n. 9.394, de 20/12/1996, podendo, contudo, sofrer modificaes nos aspectos de habilitao, contedo, atividades, carga horria e durao. As disposies e instrues contidas no Manual do Candidato, no Formulrio de Inscrio, no Comprovante Definitivo de Inscrio, na Folha de Respostas e nos cadernos de provas do Concurso Vestibular/2012 constituiro normas que passaro a integrar o presente edital. Incorporar-se-o a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer Editais complementares que vierem a ser publicados pela Faculdade de Cincias Mdicas de Minas Gerais FCMMG.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

PROGRAMAS
A Faculdade de Cincias Mdicas de Minas Gerais torna pblico, atravs do presente manual, que so os seguintes os programas sobre os quais versaro as provas do Concurso Vestibular de 2012:

BIOLOGIA
O candidato dever ser capaz de analisar e interpretar fatos e fenmenos biolgicos, bem como de formular hipteses e estabelecer relaes. I O AMBIENTE 1. Bases do funcionamento dos sistemas ecolgicos. 2. Interaes do homem com a natureza. 3. Condies ambientais e a sade. O funcionamento dos sistemas ecolgicos dever ser compreendido como resultado das interaes recprocas entre os seres vivos e o ambiente, no ciclo da matria, fluxo da energia, dinmica das populaes, sucesso ecolgica, distribuio e caracterizao dos grandes biomas. Deve-se dar nfase aos principais ecossistemas brasileiros. Na interao do homem com a natureza, importante destacar a extrao e transformao de recursos naturais, decorrentes de tecnologias agressivas, e relacionados com os fatores sociais, polticos e econmicos na anlise de situaes reais. Deve-se enfocar o desenvolvimento sustentado. Devero ser explicadas situaes de modificaes ambientais que favorecem a sade, como, por exemplo, saneamento bsico, assim como situaes de modificao ambiental, que propiciam o aparecimento de doenas decorrentes de modos de morar, insalubridade no trabalho, poluio e outros. Deve-se enfatizar as doenas de alta incidncia ou de surtos epidmicos, provocadas por vrus, bactrias, protozorios e helmintos, sem detalhamento de formas intermedirias do ciclo de vida do parasita. Estudo do ciclo de vida e habitat de vetores. II A DIVERSIDADE 1. Na organizao a) Nveis de organizao dos sistemas biolgicos. b) Processos fundamentais da fisiologia celular: respirao, fotossntese, sntese protica e diviso celular (mitose e meiose). c) Noes bsicas dos tipos de tecidos e sistemas humanos e dos tipos de tecidos e sistemas de vegetais superiores. Neste tpico o importante a compreenso de que a vida se organiza em sistemas dentro de sistemas de tal forma, que, em cada nvel de complexidade, os fenmenos observados exibem propriedades que no existem nos nveis inferiores - dos sistemas celulares aos ecossistemas. Recomenda-se o conhecimento da composio qumica dos seres vivos interligado com o entendimento desses processos fisiolgicos, sem necessidade de se enfatizarem as etapas intermedirias de tais processos. Recomenda-se, ainda, diferenciarem-se os tecidos de acordo com suas funes, sem se enfatizarem detalhes de morfologia e classificao. Nos vegetais, a nfase deve ser dada ao processo de nutrio, com maior detalhamento da funo da folha e da raiz. Na reproduo dos vegetais superiores, importante o estudo da flor, polinizao, fruto e semente. 2. Nas caractersticas dos grupos de seres vivos a) Noes de Nomenclatura Biolgica. b) Caractersticas gerais dos vrus. c) Caractersticas gerais, condies de habitat, adaptaes, importncia ecolgica e econmica dos seguintes grupos: Bactrias, Algas e Fungos. d) Caractersticas morfolgicas e adaptativas das Plantas. e) Caractersticas gerais dos seguintes grupos animais: Aneldeos, Moluscos, Artrpodes e Vertebrados. No item 4, relevante conhecer sobre o habitat, as interaes com outros seres vivos, aspectos bsicos de comportamento e funes vitais - como captao de alimento, digesto, transporte, trocas gasosas, excreo e reproduo. Recomenda-se que o estudo dessas funes seja comparativo. Destaque deve ser dado ao estudo do corpo humano como um todo acrescido das aes hormonais e nervosas de integrao e controle. O estudo dos seres vivos deve ter o nvel necessrio para permitir o entendimento das adaptaes fisiolgicas bsicas e propiciar argumentos explicativos para a histria da diversidade e da evoluo das espcies.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

III CONTINUIDADE DA VIDA 1. Tipos de reproduo e fecundao. 2. Reproduo humana, mtodos contraceptivos, DST e AIDS. 3. Etapas do desenvolvimento humano at gstrula e anexos embrionrios. Devero ser conhecidos os tipos de reproduo assexuada - como diviso binria, esporulao, brotamento e vegetativo. Na reproduo sexuada, dever ser dada nfase ao processo geral, aos tipos de fecundao dos vertebrados e diferenciao entre desenvolvimento direto e indireto. Nesse tpico, o foco deve ser no valor adaptativo e evolutivo dos processos e estruturas. No desenvolvimento embrionrio humano, importante entender como de sucessivas mitoses, deslocamentos e reacomodao das clulas se vai configurando o embrio. relevante a identificao das intervenes humanas nesses processos - como bebs de proveta, mes de aluguel, congelamento de embries, clonagem - associados com comparaes dos diferentes cdigos de tica de vrias culturas. IV HEREDITARIEDADE 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Material gentico; composio, estrutura e duplicao do DNA. Cdigo gentico e mutao. Funcionamento dos genes; noes de transcrio, traduo (sntese protica) e regulao. Leis de Mendel. Padres de herana: autossmica, ligada ao sexo (dominante e recessiva). Grupos sanguneos. Noes bsicas de gentica de populaes. Aplicao dos conhecimentos atuais de gentica na tecnologia do DNA recombinante.

No item 3, a regulao gnica deve ser abordada no nvel de compreenso de que nem todos os genes so ativos em todas as clulas, ao mesmo tempo. No item 4, devem ser enfatizados a escolha do material e o mtodo empregado, bem como o conhecimento dos conceitos de alelos, locos, gentipo, fentipo, homozigose, heterozigose, dominncia, recessividade e da segregao independente como forma de recombinao. No item 5, devem ser identificados os smbolos adequados na anlise de um heredograma, os critrios clssicos para a caracterizao do modo de herana. Anlise probabilstica. No item 6, so importantes os grupos sanguneos ABO (alelos mltiplos) e Rh. No item 7, so relevantes os conceitos de fatores evolutivos, seleo, migrao e mutao. No item 8, importante o conhecimento de noes bsicas de manipulao do DNA e clonagem para a compreenso dos resultados das pesquisas realizadas na Engenharia Gentica - produo de medicamentos, melhoramento de plantas e animais e outros - e no Projeto Genoma. Devem ser abordados os aspectos ticos, polticos e econmicos envolvidos nas aplicaes da tecnologia do DNA recombinante. Devem ser do conhecimento do candidato as ferramentas bsicas da Engenharia Gentica (enzimas de restrio, vetores como os plasmdeos) e noes bsicas de deriva gentica como fator evolutivo. V HISTRIA DA VIDA NA TERRA 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Origem da vida. Explicaes sobre a diversidade. Evidncias da evoluo. Teoria sinttica da evoluo. Biogeografia. A origem das espcies. A conquista dos ambientes terrestres por animais e plantas. A evoluo do homem.

Neste item, importante a compreenso dos contextos e pressupostos para explicar a origem da vida e as bases do fixismo, lamarckismo e darwinismo na interpretao da biodiversidade; os exemplos clssicos de fsseis, embriologia, bioqumica e anatomia comparada como evidncias da evoluo; o entendimento dos conceitos de mutaes, recombinao, seleo e adaptao, isolamento geogrfico e reprodutivo e deriva continental para explicar a origem das espcies. Na conquista dos ambientes terrestre por plantas e animais devem ser enfatizados os aspectos reprodutivos, os sistemas de transporte, de nutrio, de locomoo e fixao, bem como de revestimento. Na evoluo do homem importante, alm das caractersticas morfofisiolgicas e comportamentais, a compreenso da histria da cultura humana.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

QUMICA
A prova de Qumica tem por objetivo avaliar o candidato quanto: ao conhecimento e compreenso de princpios, leis e conceitos fundamentais da Qumica, indicados nos programas; capacidade de utilizar esses conhecimentos na explicao de fenmenos naturais, fatos da vida cotidiana e fatos experimentais; capacidade de utilizar esses conhecimentos na compreenso de questes ambientais (efeito estufa, oznio troposfrico e estratosfrico, chuva cida). capacidade de interpretar e generalizar os resultados de experimentos qumicos; capacidade de inter-relacionar os contedos dos itens de programa. I PROPRIEDADES DOS MATERIAIS 1. Estados fsicos e mudanas de estado. Variaes de energia e do estado de agregao das partculas. 2. Propriedades dos materiais: cor, aspecto, cheiro e sabor; temperatura de fuso, temperatura de ebulio, densidade e solubilidade. 3. Substncias puras e critrios de pureza. 4. Misturas homogneas e heterogneas. Mtodos de separao. II ESTRUTURA ATMICA DA MATRIA CONSTITUIO DOS TOMOS 1. 2. 3. 4. 5. Modelo atmico de Dalton: descrio e aplicaes. Natureza eltrica da matria e existncia do eltron. Modelo atmico de Rutherford e ncleo atmico. Prtons, nutrons e eltrons. Nmero atmico e nmero de massa. Modelo atmico de Bohr: aspectos qualitativos. Configuraes eletrnicas por nveis de energia.

III PERIODICIDADE QUMICA 1. Periodicidade das propriedades macroscpicas: temperaturas de fuso e ebulio, carter metlico de substncias simples, estequiometrias e natureza cido-bsica de xidos. 2. Critrio bsico da classificao peridica moderna. Configuraes eletrnicas e eltrons de valncia. 3. Grupos e perodos. Eltrons de valncia e localizao dos elementos. Smbolos de elementos mais comuns. 4. Periodicidade das propriedades atmicas: nmero de oxidao, raio atmico, energia de ionizao e eletronegatividade. IV LIGAES QUMICAS E INTERAES INTERMOLECULARES 1. Propriedades macroscpicas de substncias e solues: correlao com os modelos de ligaes qumicas e de interaes intermoleculares. 2. Energia em processos de formao ou rompimento de ligaes qumicas e interaes intermoleculares. 3. Modelos de ligaes qumicas e interaes intermoleculares. Substncias inicas, moleculares, covalentes e metlicas. 4. Regra do octeto: utilizao e limitaes. Frmulas eletrnicas de molculas simples e que no envolvam deslocalizao de eltrons: representao e aplicaes. 5. Eletronegatividade e polaridade de ligaes. Repulso de pares de eltrons e geometria molecular. Polaridade das molculas e sua influncia na solubilidade e nas temperaturas de fuso e ebulio das substncias. V GASES IDEAIS, LQUIDOS E SLIDOS CRISTALINOS 1. Princpio de Avogadro. 2. Temperatura termodinmica e energia cintica mdia das partculas. 3. Modelo corpuscular e propriedades de gases, lquidos e slidos cristalinos. VI FUNES INORGNICAS 1. Funes da qumica inorgnica: reaes cido-bsicas de cidos, hidrxidos, xidos cidos e xidos bsicos. 2. Notao e nomenclatura de xidos, hidrxidos, cidos e sais comuns. VII REAES QUMICAS E ESTEQUIOMETRIA 1. 2. 3. 4. Reao qumica: conceito e evidncias. Equaes qumicas: balanceamento e uso na representao de reaes qumicas comuns. Massa atmica, mol e massa molar: conceitos e clculos. Aplicaes das leis de conservao da massa, das propores definidas; do princpio de Avogadro e do conceito de volume molar de um gs. Clculos estequiomtricos.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

VIII SOLUES LQUIDAS 1. 2. 3. 4. 5. Solues e solubilidade. O efeito da temperatura na solubilidade. Solues saturadas. O processo de dissoluo: interaes soluto/solvente; efeitos trmicos. Eletrlitos e solues eletrolticas. Concentrao de solues: em g/L, em mol/L e percentuais. Clculos. Relaes qualitativas entre a presso de vapor, temperaturas de congelao e ebulio e a concentrao de solues de solutos no-volteis.

IX TERMOQUMICA 1. Calor e temperatura: conceito e diferenciao. 2. Processos que alteram a temperatura das substncias sem envolver fluxo de calor: trabalho mecnico, trabalho eltrico e absoro de radiao eletromagntica. 3. Efeitos energticos em reaes qumicas. Calor de reao e variao de entalpia. Reaes exotrmicas e endotrmicas: conceito e representao. 4. A obteno de calores de reao por combinao de reaes qumicas; a lei de Hess. Clculos. 5. Tcnicas experimentais simples para a medio de calores de reao. Clculos. 6. A produo de energia pela queima de combustveis: carvo, lcool e hidrocarbonetos. Aspectos qumicos e efeitos sobre o meio ambiente. 7. Energia e organismos vivos: fotossntese, fermentao e oxidao completa de glicose, triglicerdeos e aminocidos. X CINTICA E EQUILBRIO QUMICO 1. Evidncias de ocorrncia de reaes qumicas: a variao de propriedades em funo do tempo. 2. Velocidade de uma reao qumica: conceito e determinao experimental. Reaes muito rpidas e muito lentas. 3. Efeito do contato entre os reagentes, de sua concentrao, da temperatura, da presso na velocidade de reaes qumicas. Catalisadores e inibidores. 4. Colises moleculares: frequncia e energia. Energia de ativao e estado de transio (complexo ativado): conceitos, construo e interpretao de diagramas. 5. Reaes qumicas reversveis. Evidncias experimentais para o fenmeno da reversibilidade. 6. Equilbrio qumico: caracterizao experimental e natureza dinmica. 7. Constante de equilbrio: conceito, aplicaes e clculos. 8. A modificao do estado de equilbrio de um sistema: efeitos provocados pela alterao da concentrao dos reagentes, da presso e da temperatura. O princpio de Le Chatelieir. Aplicaes. XI CIDOS E BASES 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Distino operacional entre cidos e bases. cidos e bases (fortes e fracos) de Arrhenius; reaes de neutralizao. pH: conceito, escala e usos. Indicadores cido-base: conceito e utilizao. cidos e bases de Bronsted-Lowry; pares conjugados; espcies anfiprticas. Fora relativa de cidos e bases em soluo aquosa. Constantes de acidez e de basicidade. Produto inico da gua. pH: conceito, escala e usos. Soluo tampo: discusso qualitativa.

XII ELETROQUMICA 1. Oxidao e reduo: conceito, identificao e representao de semi-reaes. 2. Equaes de reaes de oxidao/reduo: balanceamento e obteno a partir daquelas referentes a semireaes. 3. Clulas eletroqumicas: componentes e funcionamento. 4. Eletrlise: conceito e aplicaes. 5. Potencial de reduo; srie eletroqumica e clculos de fora eletromotriz. XIII QUMICA ORGNICA 1. Conceituao de grupo funcional e reconhecimento por grupos funcionais de: alquenos, alquinos e arenos (hidrocarbonetos aromticos), haloalcanos, lcoois, fenis, teres, aminas, aldedos, cetonas, cidos carboxlicos, steres e amidas. 2. Representao de molculas orgnicas. Carbono tetradrico, trigonal e digonal e ligaes simples e mltiplas. Frmulas estruturais (de Lewis, de traos, condensadas e de linhas) tridimensionais e projees de Fischer.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

3. Variaes na solubilidade e nas temperaturas de fuso e ebulio de substncias orgnicas causadas por: aumento da cadeia carbnica, presena de ramificaes, introduo de substituintes polares, isomeria constitucional e diastereoisomeria cis-trans. 4. Notao e nomenclatura sistemtica (IUPAC) de compostos orgnicos simples com cadeia principal at C6: hidrocarbonetos alifticos, haloalcanos, lcoois, aldedos, cetonas, cidos carboxlicos e steres. 5. Isomeria constitucional e estereoisomeria: identificao de ismeros constitucionais em substncias alifticas e aromticas; identificao de diastereoismeros em substncias cclicas e etilnicas. 6. Reaes orgnicas: a) de compostos alifticos insaturados: adio de H2 e de Br2 e polimerizao; b) de lcoois: oxidao e eliminao; c) de aldedos e cetonas: oxidao e reduo; d) de esterificao e de saponificao. 7. Polmeros: identificao de monmeros, unidades de repetio e polmeros (polietileno, PVC, teflon, polisteres e poliamidas); efeitos provocados pela formao de ligaes cruzadas. 8. Biomolculas. Estrutura geral e funes biolgicas dos: a) glicdeos (glicose, sacarose, amido, glicognio e celulose); b) glicerdeos (leos e gorduras); uso na fabricao de sabes; comparao de sabes com detergentes; c) aminocidos, protenas e enzimas; d) cidos nucleicos (DNA e RNA).

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

FSICA
I MECNICA 1. Cinemtica a) Sistemas de referncia: especificao da posio, da velocidade e da trajetria de uma partcula em diferentes referenciais. b) Vetor velocidade e vetor acelerao. c) Movimentos em linha reta com acelerao constante. d) Composio de movimentos em uma mesma direo (anlise quantitativa). Composio de movimentos em direes perpendiculares (anlise semiquantitativa). Nesse tpico, o foco principal o conhecimento das relaes entre deslocamento, velocidade e acelerao e a interpretao de grficos que descrevem essas grandezas. Recomenda-se no dedicar tempo excessivo ao estudo da cinemtica em detrimento de outros tpicos da fsica. 2. Foras e Leis de Newton a) Vetor fora. b) Equilbrio de uma partcula e conceito de inrcia. c) Relao entre fora, massa e acelerao. d) Foras de ao e reao. e) Peso de um corpo, fora normal, foras de atrito esttico e cintico e tenso em cordas. f) Movimento circular: fora centrpeta, acelerao centrpeta, velocidade tangencial, velocidade angular e perodo estudo semiquantitativo. importante saber, em uma situao especfica, identificar as foras que atuam sobre objetos, determinar a fora resultante e a acelerao e ser capaz de descrever o movimento desses objetos. 3. Fluidos a) Densidade. b) Definio de presso. c) Presso no interior de um fluido. d) Presso atmosfrica. e) Empuxo. Deve-se saber analisar as condies de equilbrio em um fluido e como delas se chega aos princpios bsicos de hidrosttica princpios de Pascal e de Arquimedes e variao da presso com a altura. Deve-se saber aplicar estes conceitos a situaes do cotidiano como, por exemplo, em freios, prensas e elevadores hidrulicos, sistemas de vasos comunicantes e objetos imersos em um fluido. 4. Corpo Rgido a) Torque anlise semiquantitativa. b) Condies de equilbrio de translao e de rotao anlise semiquantitativa. c) Centro de massa de um objeto. suficiente entender as condies necessrias para o equilbrio de sistemas com um nmero pequeno de foras aplicadas, paralelas ou perpendiculares ao brao de alavanca. Espera-se que o candidato saiba localizar o centro de massa de objetos com forma geomtrica simples chapas, barras, cilindros, esferas e outros. 5. Trabalho e Energia a) Trabalho realizado por foras constantes. b) Energia cintica. c) Relao entre trabalho e energia cintica. d) Energia potencial gravitacional. e) Conservao de energia mecnica. f) Potncia. g) Energia potencial elstica. importante saber analisar situaes em que ocorre transformao de um tipo de energia em outro. 6. Gravitao a) Lei da Gravitao Universal anlise semi-quantitativa.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

7. Momento Linear (quantidade de movimento) a) Momento linear. b) Conservao do momento linear. c) Colises elsticas e inelsticas em uma dimenso. 8. Movimentos Harmnicos a) Pndulo simples. b) Fora restauradora no sistema massa/mola. O sistema massa/mola deve ser analisado quantitativamente, em seus aspectos dinmico fora elstica e energtico energia potencial elstica e conservao de energia. II TERMODINMICA 1. Temperatura a) Conceito de temperatura. b) Dilatao trmica de slidos e lquidos estudo semiquantitativo. c) Dilatao anmala da gua. 2. Gases Ideais a) Equao de estado de um gs ideal. importante saber representar transformaes termodinmicas de um gs ideal em grficos que envolvem as variveis presso, volume e temperatura. 3. Calor a) Conceito de calor. b) Capacidade trmica e calor especfico. c) Transmisso de calor: conduo, conveco e radiao. 4. Primeira Lei da Termodinmica a) Trabalho e calor em transformaes termodinmicas. b) Energia interna. c) Relao entre calor, trabalho e energia interna. d)Energia interna e temperatura de um gs ideal estudo qualitativo. e)Trabalho em um diagrama presso x volume. Deve-se saber aplicar a Primeira Lei da Termodinmica s transformaes de um gs ideal e, tambm, saber as diferenas conceituais entre calor, trabalho, energia interna e temperatura. 5. Mudanas de Fase a) Slidos, lquidos e gases. b) Fuso, solidificao, vaporizao, condensao e sublimao. c) Calor latente. d) Diagrama de fase presso x temperatura. 6. Segunda Lei da Termodinmica a) Transformaes de energia em mquinas trmicas. b) Rendimento de mquinas trmicas e sua relao com a Segunda Lei da Termodinmica.

III ONDAS 1. Ondas Mecnicas em Uma e em Duas Dimenses a) Amplitude, perodo, frequncia e comprimento de onda. b) Velocidade de propagao e sua relao com o comprimento de onda e com a frequncia. c) Ondas longitudinais e ondas transversais. d) Reflexo e refrao estudo semiquantitativo. e) Interferncia e difrao estudo qualitativo. f) Ondas estacionrias em uma corda: relao entre o comprimento de onda e o comprimento da corda.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

2. Som a) Frequncia, amplitude e forma de onda de ondas sonoras. b) Velocidade de propagao. c) Reflexo de ondas sonoras. d) Interferncia e superposio de ondas. e) Efeito Doppler anlise semiquantitativa. importante saber fazer a correspondncia dos conceitos fsicos associados s ondas sonoras - frequncia, amplitude e forma de onda - com os conceitos do cotidiano altura, volume e timbre. IV PTICA 1. Luz a) Propagao da luz. b) Reflexo e refrao da luz. c) Formao de imagens de objetos reais por espelhos e lentes. d) Instrumentos pticos simples: mquina fotogrfica, lupa, projetor, etc. e) Formao de imagem no olho humano. f) Disperso da luz. g) Cor de um objeto. 2. Natureza Ondulatria da Luz a) Interferncia e difrao da luz estudo qualitativo. V ELETROMAGNETISMO 1. Carga Eltrica a) Processos de eletrizao por atrito, por contato e por induo. b) Condutor e isolante eltrico. c) Lei de Coulomb. 2. Campo Eltrico a) O vetor campo eltrico. b) Linhas de fora. c) Campo eltrico em condutores. d) Movimento de cargas pontuais em um campo eltrico uniforme. 3. Corrente Eltrica a) Corrente contnua - abordagem quantitativa e corrente alternada - abordagem qualitativa. b) Pilhas e baterias e suas associaes em srie e em paralelo. c) Fora eletromotriz. 4. Circuitos Eltricos a) Resistncia eltrica. b) Diferena de potencial entre dois pontos de circuitos resistivos simples. c) Associaes de resistncias em srie e em paralelo. d) Potncia eltrica. e) Efeito Joule. f) Resistividade eltrica. g) Medidores eltricos: ligao de ampermetros e voltmetros em circuitos. importante saber que a resistncia eltrica de um condutor depende de suas dimenses. No necessrio se ater ao estudo de circuitos com associaes complicadas de resistores e baterias. 5. Potencial Eltrico e Energia Potencial Eltrica suficiente saber determinar a diferena de potencial e a energia potencial eltrica em regies onde o campo eltrico uniforme.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

6. Campo Magntico a) O vetor campo magntico. b) Linhas de campo magntico. c) Fora magntica sobre cargas eltricas em movimento e sobre fios conduzindo corrente eltrica. d) Campo magntico na vizinhana de um fio retilneo que conduz uma corrente eltrica. e) m, bssola e eletrom. f) Movimento de uma carga pontual em um campo magntico uniforme. g) Motor eltrico de corrente contnua estudo qualitativo. Campos e foras magnticas sero cobrados em um nvel semiquantitativo. 7. Induo Eletromagntica a) Leis de Faraday e Lenz anlise qualitativa. b) Fora eletromotriz induzida. c) Gerador eltrico e transformador estudo semiquantitativo. 8. Ondas Eletromagnticas a) Ondas eletromagnticas: sua constituio e sua propagao. importante o conhecimento de que a luz visvel, microondas, raios X, radiao infravermelha, ondas de rdio, etc, so ondas eletromagnticas e de que fenmenos ondulatrios tais como interferncia, difrao, efeito Doppler, reflexo ocorrem, qualitativamente, da mesma forma para qualquer tipo de onda. VI FSICA MODERNA 1. Relatividade Restrita a) Postulados da teoria da relatividade restrita. b) Equivalncia massa/energia. importante conhecer aplicaes simples da equivalncia massa/energia como, por exemplo, em processos de fuso e de fisso nucleares. 2. Quantizao da Energia a) Conceito de ftons e o carter dual onda/partcula da luz. b) Energia do fton. c) Efeito fotoeltrico estudo qualitativo. importante saber interpretar a intensidade de um feixe de luz em termos de ftons. 3. Estrutura do tomo a) Modelo atmico de Bohr. b) Absoro e emisso de radiao no modelo de Bohr. c) Espectros de absoro e de emisso de radiao. Espera-se que o candidato seja capaz de explicar, qualitativamente, os espectros de emisso e absoro de radiao de elementos qumicos em termos do modelo atmico de Bohr e saiba que esses elementos podem ser identificados por meio desses espectros. 4. Radioatividade a) Partculas do ncleo atmico carga e massa b) Radioatividade resultado da quebra do ncleo atmico instvel. c) Natureza das partculas alfa, beta e radiao gama. d) meia vida. e) Fisso e fuso nucleares. Espera-se que o candidato seja capaz de explicar, qualitativamente, os fenmenos radiativos e suas aplicaes em equipamentos do cotidiano e suas consequncias para o meio ambiente e sade.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

INGLS
Essa prova visa a verificar a compreenso de texto em nvel fundamental, incluindo o reconhecimento de estruturas bsicas e particulares da lngua, bem como as habilidades de inferncia pelo contexto, de deduo, de anlise e de sntese. Constar de questes de mltipla escolha baseadas em textos redigidos em Ingls fundamental e podem incluir questes que dependem do conhecimento de estruturas tais como: I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. O sistema verbal. Formas e Aspectos. O uso de artigos. Pronomes e substantivos. Comparao de adjetivos e advrbios. Uso de preposies e adjuntos. A ordem das palavras dentro da orao. Formao de palavras: processos de derivao e composio. Oraes subordinadas. Reported Speech

ESPANHOL
Essa prova visa a verificar a compreenso de textos em nvel fundamental, incluindo o reconhecimento de estruturas bsicas e particulares da lngua, noes de vocabulrio (sinnimos), bem como as habilidades de inferncia pelo contexto, isto : deduo, interpretao, anlise, sntese e concluso. Constar de questes de mltipla escolha baseadas em textos redigidos em Espanhol fundamental. I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. Os pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e reflexivos. O sistema verbal espanhol: la voz (activa y pasiva), el modo (infinitivo, indicativo, potencial, subjuntivo, imperativo), el tiempo. Os artigos definidos e indefinidos. Os substantivos: semntica, gnero e nmero. Os adjetivos. Os advrbios: lugar, dvida, afirmao, negao, modo, quantidade e tempo. Uso de preposies, grupos preposicionais e conjunes. O grupo nominal. Formao de palavras.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA


Observao: A Literatura no ser contemplada para os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Terapia Ocupacional. O objetivo geral das provas de Lngua Portuguesa e Literatura avaliar a habilidade do candidato na leitura e produo de textos, em funo das necessidades da vida social, como um todo, e da vida universitria, em particular. Os contedos de Lngua Portuguesa e Literatura sero abordados em duas provas, a saber: Prova de Lngua Portuguesa e Literatura; e Prova de Redao. Lngua Portuguesa e Literatura Nesta prova, ser avaliado o desempenho do candidato quanto a habilidade de leitura compreenso e interpretao de textos e quanto a conhecimentos lingusticos aplicados ao uso da lngua contedos explicitados no ITEM I. As questes versaro sobre os textos apresentados e sobre as obras indicadas para a leitura, levando em conta a organizao e interrelao de ideias, a expresso lingustica e a dimenso comunicativa desses textos. Ser, tambm, avaliada a capacidade do candidato de estabelecer relaes entre cada texto e aspectos histricos, sociais, polticos, econmicos e culturais da poca em que ele foi produzido e da atualidade. As obras literrias sero, ainda, utilizadas para avaliao dos conhecimentos relativos a elementos estruturadores do texto literrio. I Conhecimentos lingusticos aplicados leitura e produo de textos 1. Adequao pragmtica 1.1. organizao conceitual e formal do texto (gneros textuais); 1.2. variantes lingusticas adequadas s situaes de comunicao locutor, interlocutor, tema, contexto. 2. Adequao conceitual: pertinncia, relevncia e articulao dos argumentos. 3. Expresso adequada quanto: 3.1. seleo vocabular; 3.2. ao emprego de nomes e pronomes; 3.3. ao emprego de tempos e modos verbais; 3.4. estruturao sinttica e semntica dos termos na orao e das oraes no perodo; 3.5. ao emprego da regncia, da concordncia e dos mecanismos de coeso; 3.6. paragrafao. 4. Correo, de acordo com a norma culta: 4.1. na grafia; 4.2. no emprego de sinais de pontuao. II Conhecimento de Literatura 1. Noes de Teoria da Literatura: 1.1. A literatura como arte da palavra e a obra literria como objeto esttico e semiolgico. 1.2. Relaes da literatura com a histria e a cultura brasileira. 1.3. os gneros literrios: poesia, narrativa e teatro. 1.4. Elementos da narrativa e da poesia: 1.4.1. personagem, ponto de vista, espao, tempo, enredo; 1.4.2. aspectos sonoros e visuais; 1.4.3. processos metafricos e metonmicos. 1.5. A intertextualidade e a metalinguagem na composio do texto literrio: 1.5.1. pardia, parfrase, citao, pastiche e outras formas de apropriao textual; 1.5.2. processos metalingusticos no texto literrio. 2. A Literatura: 2.1. Noes da histria da Literatura Brasileira: do perodo colonial atualidade. 2.2. A Literatura Brasileira e o processo histrico de constituio da identidade nacional: 2.2.1. o particular e o universal na Literatura Brasileira; 2.2.2. relaes da Literatura Brasileira com outras literaturas. 2.3. Identidade da Literatura Brasileira: 2.3.1. fatores constitutivos da Literatura Brasileira: as tradies culturais europeias, africanas e americanas; 2.3.2. a lngua falada no Brasil e sua apropriao pela Literatura Brasileira.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

III Lista das Obras Literrias para o Vestibular 2012 (Curso de Medicina): 1. 2. 3. 4. Espumas Flutuantes Castro Alves Dom Casmurro Machado de Assis Joias de Famlia Infncia Graciliano Ramos

III Prova de Redao As habilidades dos candidatos relativas produo de texto sero avaliadas em sua redao elaborada a partir de uma questo proposta. A resposta ser avaliada pela qualidade da produo escrita do candidato. Em termos do desempenho lingustico, espera-se um texto caracterizado pela pertinncia ao assunto e ao objetivo da questo proposta, pela fluncia, coerncia, coeso e clareza e pela adequao ao padro culto da lngua.

QUESTES INTERDISCIPLINARES
Matemtica Conhecimentos numricos: operaes em conjuntos numricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatorao, razes e propores, porcentagem e juros, relaes de dependncia entre grandezas, sequncias e progresses, princpios de contagem. Conhecimentos geomtricos: caractersticas das figuras geomtricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, reas e volumes; ngulos; posies de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruncia e semelhana de tringulos; teorema de Tales; relaes mtricas nos tringulos; circunferncias; trigonometria do ngulo agudo. Conhecimentos de estatstica e probabilidade: representao e anlise de dados; medidas de tendncia central (mdias, moda e mediana); desvios e varincia; noes de probabilidade. Conhecimentos algbricos: grficos e funes; funes algbricas do 1. e do 2. graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logartmicas; equaes e inequaes; relaes no ciclo trigonomtrico e funes trigonomtricas. Conhecimentos algbricos/geomtricos: plano cartesiano; retas; circunferncias; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equaes. Fsica Conhecimentos bsicos e fundamentais - Noes de ordem de grandeza. Notao Cientfica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de investigao: a procura de regularidades e de sinais na interpretao fsica do mundo. Observaes e mensuraes: representao de grandezas fsicas como grandezas mensurveis. Ferramentas bsicas: grficos e vetores. Conceituao de grandezas vetoriais e escalares. Operaes bsicas com vetores. O movimento, o equilbrio e a descoberta de leis fsicas Grandezas fundamentais da mecnica: tempo, espao, velocidade e acelerao. Relao histrica entre fora e movimento. Descries do movimento e sua interpretao: quantificao do movimento e sua descrio matemtica e grfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observveis. Conceito de inrcia. Noo de sistemas de referncia inerciais e no inerciais. Noo dinmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). Fora e variao da quantidade de movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a idia de ponto material. Conceito de foras externas e internas. Lei da conservao da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso. Momento de uma fora (torque). Condies de equilbrio esttico de ponto material e de corpos rgidos. Fora de atrito, fora peso, fora normal de contato e trao. Diagramas de foras. Identificao das foras que atuam nos movimentos circulares. Noo de fora centrpeta e sua quantificao. A hidrosttica: aspectos histricos e variveis relevantes. Empuxo. Princpios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condies de flutuao, relao entre diferena de nvel e presso hidrosttica. Energia, trabalho e potncia - Conceituao de trabalho, energia e potncia. Conceito de energia potencial e de energia cintica. Conservao de energia mecnica e dissipao de energia. Trabalho da fora gravitacional e energia potencial gravitacional. Foras conservativas e dissipativas. A Mecnica e o funcionamento do Universo - Fora peso. Acelerao gravitacional. Lei da Gravitao Universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influncia na Terra: mars e variaes climticas. Concepes histricas sobre a origem do universo e sua evoluo. Fenmenos Eltricos e Magnticos - Carga eltrica e corrente eltrica. Lei de Coulomb. Campo eltrico e potencial eltrico. Linhas de campo. Superfcies equipotenciais. Poder das pontas. Blindagem. Capacitores. Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistncia eltrica e resistividade. Relaes entre grandezas eltricas: tenso, corrente, potncia e energia. Circuitos eltricos simples. Correntes contnua e alternada. Medidores eltricos. Representao grfica de circuitos. Smbolos convencionais. Potncia e consumo de energia em dispositivos eltricos. Campo magntico. Ims permanentes. Linhas de campo magntico. Campo magntico terrestre.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

Oscilaes, ondas, ptica e radiao - Feixes e frentes de ondas. Reflexo e refrao. ptica geomtrica: lentes e espelhos. Formao de imagens. Instrumentos pticos simples. Fenmenos ondulatrios. Pulsos e ondas. Perodo, frequncia, ciclo. Propagao: relao entre velocidade, frequncia e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagao. O calor e os fenmenos trmicos - Conceitos de calor e de temperatura. Escalas termomtricas. Transferncia de calor e equilbrio trmico. Capacidade calorfica e calor especfico. Conduo do calor. Dilatao trmica. Mudanas de estado fsico e calor latente de transformao. Comportamento de Gases ideais. Mquinas trmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinmica. Aplicaes e fenmenos trmicos de uso cotidiano. Compreenso de fenmenos climticos relacionados ao ciclo da gua. Qumica Transformaes Qumicas - Evidncias de transformaes qumicas. Interpretando transformaes qumicas. Sistemas Gasosos: Lei dos gases. Equao geral dos gases ideais, Princpio de Avogadro, conceito de molcula; massa molar, volume molar dos gases. Teoria cintica dos gases. Misturas gasosas. Modelo corpuscular da matria. Modelo atmico de Dalton. Natureza eltrica da matria: Modelo Atmico de Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. tomos e sua estrutura. Nmero atmico, nmero de massa, istopos, massa atmica. Elementos qumicos e Tabela Peridica. Reaes qumicas. Representao das transformaes qumicas - Frmulas qumicas. Balanceamento de equaes qumicas. Aspectos quantitativos das transformaes qumicas. Leis ponderais das reaes qumicas. Determinao de frmulas qumicas. Grandezas Qumicas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro. Clculos estequiomtricos. Materiais, suas propriedades e usos - Propriedades de materiais. Estados fsicos de materiais. Mudanas de estado. Misturas: tipos e mtodos de separao. Substncias qumicas: classificao e caractersticas gerais. Metais e Ligas metlicas. Ferro, cobre e alumnio. Ligaes metlicas. Substncias inicas: caractersticas e propriedades. Substncias inicas do grupo: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato. Ligao inica. Substncias moleculares: caractersticas e propriedades. Substncias moleculares: H2, O2, N2, Cl2, NH3, H2O, HCl, CH4. Ligao Covalente. Polaridade de molculas. Foras intermoleculares. Relao entre estruturas, propriedade e aplicao das substncias. gua - Ocorrncia e importncia na vida animal e vegetal. Ligao, estrutura e propriedades. Sistemas em Soluo Aquosa: Solues verdadeiras, solues coloidais e suspenses. Solubilidade. Concentrao das solues. Aspectos qualitativos das propriedades coligativas das solues. cidos, Bases, Sais e xidos: definio, classificao, propriedades, formulao e nomenclatura. Conceitos de cidos e base. Principais propriedades dos cidos e bases: indicadores, condutibilidade eltrica, reao com metais, reao de neutralizao. Transformaes Qumicas e Energia - Transformaes qumicas e energia calorfica. Calor de reao. Entalpia. Equaes termoqumicas. Lei de Hess. Transformaes qumicas e energia eltrica. Reao de oxirreduo. Potenciais padro de reduo. Pilha. Eletrlise. Leis de Faraday. Transformaes nucleares. Conceitos fundamentais da radioatividade. Reaes de fisso e fuso nuclear. Desintegrao radioativa e radioistopos. Dinmica das Transformaes Qumicas - Transformaes Qumicas e velocidade. Velocidade de reao. Energia de ativao. Fatores que alteram a velocidade de reao: concentrao, presso, temperatura e catalisador. Transformao Qumica e Equilbrio - Caracterizao do sistema em equilbrio. Constante de equilbrio. Produto inico da gua, equilbrio cido-base e pH. Solubilidade dos sais e hidrlise. Fatores que alteram o sistema em equilbrio. Aplicao da velocidade e do equilbrio qumico no cotidiano. Compostos de Carbono - Caractersticas gerais dos compostos orgnicos. Principais funes orgnicas. Estrutura e propriedades de Hidrocarbonetos. Estrutura e propriedades de compostos orgnicos oxigenados. Fermentao. Estrutura e propriedades de compostos orgnicos nitrogenados. Macromolculas naturais e sintticas. Noes bsicas sobre polmeros. Amido, glicognio e celulose. Borracha natural e sinttica. Polietileno, poliestireno, PVC, Teflon, nilon. leos e gorduras, sabes e detergentes sintticos. Protenas e enzimas. Relaes da Qumica com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente - Qumica no cotidiano. Qumica na agricultura e na sade. Qumica nos alimentos. Qumica e ambiente. Aspectos cientfico-tecnolgicos, socioeconmicos e ambientais associados obteno ou produo de substncias qumicas. Indstria Qumica: obteno e utilizao do cloro, hidrxido de sdio, cido sulfrico, amnia e cido ntrico. Minerao e Metalurgia. Poluio e tratamento de gua. Poluio atmosfrica. Contaminao e proteo do ambiente. Energias Qumicas no Cotidiano - Petrleo, gs natural e carvo. Madeira e hulha. Biomassa. Biocombustveis. Impactos ambientais de combustveis fosseis. Energia nuclear. Lixo atmico. Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear. Biologia Molculas, clulas e tecidos - Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e ncleo. Diviso celular. Aspectos bioqumicos das estruturas celulares. Aspectos gerais do metabolismo celular. Metabolismo energtico: fotossntese e respirao. Codificao da informao gentica. Sntese protica. Diferenciao celular. Principais tecidos animais e vegetais. Origem e evoluo das clulas. Noes sobre clulas-tronco, clonagem e tecnologia do DNA recombinante. Aplicaes de biotecnologia na produo de alimentos, frmacos e componentes biolgicos.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

Aplicaes de tecnologias relacionadas ao DNA a investigaes cientficas, determinao da paternidade, investigao criminal e identificao de indivduos. Aspectos ticos relacionados ao desenvolvimento biotecnolgico. Biotecnologia e sustentabilidade. Hereditariedade e diversidade da vida - Princpios bsicos que regem a transmisso de caractersticas hereditrias. Concepes pr-mendelianas sobre a hereditariedade. Aspectos genticos do funcionamento do corpo humano. Antgenos e anticorpos. Grupos sangneos, transplantes e doenas auto-imunes. Neoplasias e a influncia de fatores ambientais. Mutaes gnicas e cromossmicas. Aconselhamento gentico. Fundamentos genticos da evoluo. Aspectos genticos da formao e manuteno da diversidade biolgica. Identidade dos seres vivos - Nveis de organizao dos seres vivos. Vrus, procariontes e eucariontes. Auttrofos e hetertrofos. Seres unicelulares e pluricelulares. Sistemtica e as grandes linhas da evoluo dos seres vivos. Tipos de ciclo de vida. Evoluo e padres anatmicos e fisiolgicos observados nos seres vivos. Funes vitais dos seres vivos e sua relao com a adaptao desses organismos a diferentes ambientes. Embriologia, anatomia e fisiologia humana. Evoluo humana. Biotecnologia e sistemtica. Ecologia e cincias ambientais - Ecossistemas. Fatores biticos e abiticos. Habitat e nicho ecolgico. A comunidade biolgica: teia alimentar, sucesso e comunidade clmax. Dinmica de populaes. Interaes entre os seres vivos. Ciclos biogeoqumicos. Fluxo de energia no ecossistema. Biogeografia. Biomas brasileiros. Explorao e uso de recursos naturais. Problemas ambientais: mudanas climticas, efeito estufa; desmatamento; eroso; poluio da gua, do solo e do ar. Conservao e recuperao de ecossistemas. Conservao da biodiversidade. Tecnologias ambientais. Noes de saneamento bsico. Noes de legislao ambiental: gua, florestas, unidades de conservao; biodiversidade. Origem e evoluo da vida - A biologia como cincia: histria, mtodos, tcnicas e experimentao. Hipteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos. Teorias de evoluo. Explicaes pr-darwinistas para a modificao das espcies. A teoria evolutiva de Charles Darwin. Teoria sinttica da evoluo. Seleo artificial e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populaes humanas. Qualidade de vida das populaes humanas - Aspectos biolgicos da pobreza e do desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econmicos. ndice de desenvolvimento humano. Principais doenas que afetam a populao brasileira: caracterizao, preveno e profilaxia. Noes de primeiros socorros. Doenas sexualmente transmissveis. Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na adolescncia; obesidade. Violncia e segurana pblica. Exerccios fsicos e vida saudvel. Aspectos biolgicos do desenvolvimento sustentvel. Legislao e cidadania. Cincias Humanas Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade Formas de organizao social, movimentos sociais, pensamento poltico e ao do Estado Caractersticas e transformaes das estruturas produtivas Os domnios naturais e a relao do ser humano com o ambiente Representao espacial - Projees cartogrficas; leitura de mapas temticos, fsicos e polticos; tecnologias modernas aplicadas cartografia.

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

QUESTIONRIO SCIO-ECONMICO E CULTURAL


O questionrio a seguir atende uma exigncia da portaria n837 do MEC. Ele deve ser respondido pelo candidato, no momento da inscrio. Os dados obtidos sero tratados estatisticamente e destinam-se a pesquisas acadmicas.

01- Onde fez integralmente, ou em sua maior parte, 07- Como voc soube do vestibular da FCMMG? o Ensino Mdio? 1- Indicao de ex-alunos 1- Escola pblica federal 2- Indicao de parentes e amigos 2- Escola pblica estadual 3- Visita e/ou eventos no colgio 3- Escola pblica municipal 4- Stand 4- Escola particular 5- Televiso 6- Busdoor 02- Voc j prestou vestibular? 7- Revista 1- No 8- Internet 2- Sim, sem concluir o Ensino Mdio 9- Outro 3- Sim, mas no fui aprovado 4- Sim, fui aprovado porm no cursei 08- Voc trabalha atualmente em atividade 5- Sim, j fao outro curso, mas pretendo mudar de remunerada? faculdade e/ou curso 1No trabalho 6- Sim, j sou formado em curso superior 2Sim, at 20 horas por semana 3Sim, at 30 horas por semana 03- Quantas vezes voc prestou vestibular na 4Sim, at 40 horas por semana FCMMG? 5Mais de 40 horas semanais 1- Nenhuma 2- Uma vez 09- Qual a soma da renda mensal do seu grupo 3- Duas Vezes familiar (pessoas que residem na mesma 4- Trs vezes ou mais moradia)? 1At cinco salrios mnimos 04- Porque voc escolheu a FCMMG? 2De cinco a dez salrios mnimos 1- Qualidade superior as demais 3De dez a quinze salrios mnimos 2- Professores qualificados 4De quinze a vinte salrios mnimos 3- Tradio da instituio 5Mais de viste salrios mnimos 4- Fcil acesso 5- Reconhecimento do curso no mercado 10- Quem o principal responsvel pelo sustento 6- Indicao de parentes ou amigos da famlia? 7- Valor da mensalidade 1Meu pai 8- Oferecem bolsa/financiamento 2Minha me 9- Uma das poucas que tem o curso que eu quero 3Eu sou o principal responsvel 4Meu cnjuge 05- Quais so os motivos que justificam sua 5Outro escolha pelo curso? 1- Possibilidade de realizao pessoal 11- Qual o grau de escolaridade do seu pai? 2- Possibilidade de contribuir para a sociedade 1- Nenhum 3- Mercado de trabalho 2- Ensino Fundamental incompleto 4- Prestgio social da profisso 3- Ensino Fundamental Completo 5- Influncia da famlia 4- Ensino Mdio Incompleto 6- Baixa relao candidato/vaga 5- Ensino Mdio Completo 7- Outro 6- Superior incompleto 7- Superior completo 06- Voc se mantm informado sobre os 8- Ps-graduado/ Mestrado/Doutorado acontecimentos atuais por meio de: 1- Jornal escrito 12- Qual o grau de escolaridade da sua me? 2- Jornal da televiso 1- Nenhum 3- Jornal do rdio 2- Ensino Fundamental incompleto 4- Revistas 3- Ensino Fundamental Completo 5- Internet 4- Ensino Mdio Incompleto 6- Outras pessoas 5- Ensino Mdio Completo 7- No me mantenho informado 6- Superior incompleto 7- Superior completo 8- Ps-graduado/ Mestrado/Doutorado

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

Vestibular 2012 FCMMG Enfermagem Fisioterapia Medicina Psicologia Terapia Ocupacional

You might also like