You are on page 1of 21

Sntese - Rev.

de Filosofia
V.

35 N. 113 (2008): 319-339

A METAFSICA DO BEM NA REPBLICA (LIVROS V-VII) DE PLATO


Bento Silva Santos1

Resumo: Nos livros centrais da Repblica, a reflexo tica de Plato se fixa no Bem absoluto e nas condies do conhecimento deste Bem. Diferentemente dos dilogos socrticos, procura-se justificar a tica recorrendo aos ltimos princpios transcendentes. A filosofia do Plato metafsico aqui um imenso esforo especulativo e programtico desenvolvido em sua obraprima, a saber: A Repblica. Nesta se far sentir a exigncia de um Bem absoluto, ao mesmo tempo fim ltimo e princpio primeiro das razes do agir. O conhecimento do Sumo Bem, do qual o Filsofo se serve para regular a prpria vida e a vida do Estado, a conditio sine qua non para a realizao da felicidade na Cidade. Tendo Plato j esboado a Idia do Bem sob a forma de propriedades categoriais (Inteligibilidade, Imutabilidade, Incorporeidade e Perseidade) em conhecidas passagens do Fdon (65 d; 78 d-e; 79 a-b), examinamos neste artigo to somente as clebres metforas da Repblica: o Sol [507 b-509 c], a linha segmentada [509 d-511e] e a caverna [514 a-519 b]. Palavras-chaves: Bem, conhecimento, metafsica, absoluto, tica, felicidade. Abstract: In the central books of the Republic, Platos ethical reflection is entirely directed to the absolute Good and its state of knowledge. Unlike the Socratic dialogues, it aims to justify ethics by appealing to the last transcendent principles. In his masterpiece, The Republic , Platos

Codinome de Jorge Augusto da Silva Santos. Professor adjunto de filosofia da Universidade Federal do Esprito Santo (UFES). Artigo submetido a avaliao no dia 27/11/2006 e aprovado para publicao no dia 08/06/2007.

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

319

metaphysical philosophy is an immense speculative and pragmatic effort that establishes the demand for an absolute Good as the ultimate aim and underlying principle of the reasons for acting. The knowledge of the ultimate Good, that the Philosopher uses to regulate his own life and the life of the State, is conditio sine qua non for the achievement of happiness in the City. As Plato already sketched the Idea of the Good with its intrinsic properties (Intelligibility, Immutability, Incorporeity and Inherency) in known passages of Phedo (65 d; 78 d-e; 79 a-b), this article will only examine, the most famous metaphors of the Republic: the Sun [507 b-509 c], the segmented line [509 d-511e] and the cave [514a-519 b]. Key-words: Good, knowledge, metaphysics, absolute, ethical, happiness.

Introduo

os livros V-VII da Repblica Plato interrompe o argumento sobre a justia para enfatizar e defender algumas caractersticas aparen temente paradoxais da cidade ideal que tinha sido descrita: a virtude da sabedoria atribuda aos governantes da cidade ideal deve incluir conhecimento filosfico, e os governantes devem ser filsofos2 . Sero precisamente esses rei-filsofos que estabelecero a harmonia, psicolgica e poltica, que a eudaimonia na alma e na cidade3 . neste contexto que se coloca a clebre passagem sobre a Idia do Bem, fruto de um imenso esforo especulativo e programtico que Plato desenvolveu para fundar a justia, subtraindo-a flutuao dos interesses e aos azares da contingncia. A partir de 504 d-506 a Scrates afirma que o mais importante estudo, ao qual os filsofos devem consagrar-se, diz respeito Idia do Bem. somente pela relao com o Bem que todas as coisas se tornam teis ou benficas ou boas; unicamente pelo conhecimento deste Bem que algum pode ganhar alguma coisa do conhecimento das outras coisas. assaz difcil conhecer o que o Bem; alguns pensam que o prazer; outros julgam que o conhecimento. Mas nenhuma dessas opinies verdade. Toda alma procura o bem, nunca se satisfazendo com o que meramente parece ser o bem, mas somente com o que realmente o bem. Em suma, os guardies devem conhecer o Bem para que haja uma cidade perfeitamente estabelecida.

2 Para viso geral dos livros V-VII, cf. IRWIN, T., Platos Ethics.New York-Oxford: Oxford University Press, 1995, 262-280. 3 A propsito REEVE, C.D.C., Philosopher-Kings. The Argument of Platos Republic. Princeton: Princeton University Press,1988.

320

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

1. A definio da idia do bem (505 B-506 B)


Se Plato afirma explicitamente no livro VI da Repblica que o conhecimento daquilo que torna as coisas desejveis o bem necessrio para o exerccio do poder, enquanto princpio e regra axiolgica para a ao poltica, e enquanto saber especfico que o legitima e o torna universalmente condivisvel, tal conhecimento deveria ser susceptvel de uma definio ou de uma descrio pblica. Todavia, a definio da suprema Idia do Bem no parece possvel no texto platnico. Diante da pergunta precisa de Glauco4, Scrates se mostra reticente e declara no ser capaz por agora (to\ nu=n) de fornecer uma definio satisfatria desta Idia fundamental, preferindo limitar-se a expor uma descrio no terica, mas metafrica do Bem: Tratar do que seja o Bem em si mesmo deixemos de lado por agora: parece-me empreendimento superior para que possamos chegar agora ao que penso a respeito (tou= ge dokou=ntoj)5 As razes da incapacidade de Scrates em definir a essncia do Bem suscitaram diversas interpretaes. Em funo do objetivo a que me propus neste artigo, remeto para outras obras que apresentam as mltiplas variaes de tais interpretaes6. Metodologicamente, prefiro insistir, portanto, na funo de promio que une entre si as diversas partes do dilogo para explicar a dificuldade de definir epistemologicamente a Idia do Bem. Ora, o promio, enquanto procedimento filosfico desenvolvido nas partes do dilogo e em seu conjunto suscita a expectativa de uma saturao, de uma realizao terica que, no entanto, chega ao seu termo s parcialmente atravs dos desdobramentos daquele procedimento e que freqentemente deixada em aberto. Assim, por exemplo, a discusso sobre a justia do Livro I definida como um promio aos desdobramentos que ocorreram desde o Livro II at a concluso provisria proposta pelo Livro IV (cf. Repblica 357 a). A anlise epistemolgica das cincias considerada um promio em relao execuo do canto (nomos) concernente dialtica (cf. Repblica 531 a). O carter de promio atribu-

Por Zeus, no te afastes agora que ests quase no fim. Com efeito, para ns bastar que trates igualmente do Bem, como trataste da justia, da temperana e das outras virtudes (Repblica 506 d-e). 5 PLATO, Repblica 506 e. Mais adiante Scrates reitera esta incapacidade de definir o Bem: Considera o caso de quem no sabe definir racionalmente a Idia do Bem, isolando-a (a0felw/vn) de todo o resto... (534 b-c). 6 Cf. VEGETTI, M., LIdea del Bene nella Repubblica di Platone, Discipline Filosofiche 1 (1993) 207-230; IDEM, Guida alla lettura della Repubblica.Roma/Bari: Laterza,1999, 30-37. Em se tratando de um artigo com nmero limitado de pginas, deixo de lado as propostas das escolas de Tbingen e Milo, encabeadas, respectivamente, por H. Krmer e G. Reale que interpretam os dilogos platnicos luz das doutrinas no-escritas. A propsito, cf. SZLEZAK, Th. A., Ler Plato. So Paulo: Loyola, 2005, 183-186. A bibliografia aqui indicada comenta e aprofunda tal interpretao.

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

321

do ao dilogo e, portanto, o trabalho dialtico do qual esse imitao (mmesis), no indiferente prpria natureza da dialtica7 e nem relao que esta estabelece com seu fundamento: a Idia do Bem, fim absoluto e transcendente da vida humana, princpio absoluto ou anipottico (a0nupo/qeton)8. A condio ontolgica especfica deste fundamento torna difcil a sua definio epistemolgica, o que no deixa de dificultar tambm a sua realizao terica. Nos livros centrais da Repblica (V-VII), Plato realiza uma profunda reelaborao da natureza e do mbito do mtodo dialtico9. Este passa do mbito da refutao das opinies comuns crtica das teorias cientficas; alm disso, o objetivo do procedimento dialtico se torna tambm construtivo, isto , direcionado para a gnese de um saber positivo fundamentado na Idia do Bem. Por fim, do mbito discursivo prprio da dialtica socrtica se aproxima, sem substitu-lo totalmente, o do conhecimento intuitivo cujo modelo construdo pelo ato extra-lingstico da viso. Portanto, a dialtica no poder constituir-se como uma cincia positiva, mas s como o exerccio de um poder, de um trabalho de interpretao e construo progressivas, precisamente porque o Bem no tendo a natureza de um objeto claramente definvel que prpria das idias, est acima do ser (e0pe/keina th=j ou0si/aj)10. Vejamos nas pginas seguintes a trilogia metafrica com a qual Plato expe sua teoria sobre a Idia metafsica do Bem11. A. A analogia do Sol (507 b-509 c) Esta clebre analogia entre a Idia do Bem e o Sol contm basicamente os seguintes pontos: (1) Assim como o olho s pode ver um objeto visvel se um terceiro elemento a luz (derivado do sol) estiver presente, assim a mente s pode captar um objeto inteligvel (a Idia) se ambos forem iluminados pelo Bem (508 d-e). (2) Assim como o sol no somente torna visveis as coisas, mas tambm responsvel pela sua gerao e crescimento, assim o Bem no s torna inteligveis as idias mas tambm sustenta

Scrates se mostra igualmente (cf. 506 e) reticente diante da pergunta de Glauco acerca de uma definio metodicamente precisa do conhecimento dialtico: Diga, portanto, qual o modo do poder dialtico (th=j tou= diale/gesqai duna/mewj), em que espcies se distingue e quais so os mtodos? (Repblica 532 d-e). 8 um princpio ao qual se eleva a dialtica utilizando a inteligncia (nosis): Avanando para o princpio do todo, que imune de hipteses (Repblica 511 b). 9 Cf. PLATO, Repblica 533 c; 534 b; 534 b-c. 10 PLATO, Repblica 509 b. 11 Cf. especialmente FERBER, R., Platos Idee des Guten. Sankt Augustin: Academia Verlag,1989, 49-148; ANNAS, J., Platonic Ethics, Old and New. Ithaca-London: Cornell University Press,1999, 96-116.

322

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

seu ser (509 b). (3) Assim como o sol, alm de tornar a visibilidade possvel, ele prprio visvel, assim o Bem inteligvel (508 b-c); mas (4) assim como o sol proporciona (pare/xei) gerao e crescimento, mesmo no estando ele mesmo implicado na gerao, analogamente o Bem no ele mesmo uma essncia, mas est acima do ser em dignidade e poder (509 b). Esquematicamente teramos o seguinte quadro com as analogias implcitas e explcitas entre o Sol e o Bem12 :

SOL Luz Vista Olhos Coisas vistas A vista no o sol (508 a) A vista semelhante ao sol (508 a-b) O olho no sol (508 a-b) <a luz semelhante ao sol> <o sol superior vista e luz>

IDIA DO BEM verdade-ser episteme, cincia alma, intelecto (nous) coisas conhecidas a cincia no o bem (509 a) a cincia semelhante ao bem (509 a) <o nous no o bem> a verdade semelhante ao bem (509 a) o bem superior cincia e verdade (508 e) o bem conhecido pela cincia (508 e?) o bem causa de verdade (508 e) o nous no v claramente os objetos no iluminados pela verdade (508 d) o bem causa do ser (ousia) (509 b) o bem no ousia (509 b)

o sol visto pelo olho (508 b) o sol causa da luz (508 b) os olhos no vem na escurido (508 c) o sol causa de gerao (genesis), crescimento e nutrio (509 b) o sol no genesis (509 b)

Neste tipo de analogias Plato combina na Idia do Bem trs concepes: o fim da vida, supremo objeto de desejo e aspirao; a condio do conhecimento, que faz o mundo inteligvel e a mente humana inteligente; e a causa eficiente das Idias, que so, por sua vez, causas criadoras dos objetos naturais e das aes humanas. A conciliao dessas idias aparentemente diversas exigir uma indagao metafsica: padres absolutos de certo e errado s podero ser restaurados com a crena em um mundo de
12 Cf. ADAM, J., The Republic of Plato with Critical Notes, Commentary and Appendices 2: Books VI-X and Indexes (Second Edition with an Introduction by D.A. REES). Cambridge: Cambridge University Press, 1965, 60, nota 29.

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

323

realidade estvel e compreensvel. As especulaes ontolgicas e epistemolgicas de Plato so igualmente axiolgicas: suprema realidade suprema bondade e tambm enormemente inteligvel s captada atravs de um rigoroso processo de tirocnio intelectual13 . A comparao do Bem com o sol evoca, sobretudo, alguns problemas no mbito da explicao conceitual que devem ser elucidados no somente para lhes dar o justo sentido, mas tambm para compreender as implicaes tericas da metfora solar: por que e em que sentido o Bem no somente causa de conhecimento e de verdade (508 e), mas tambm da prpria existncia das coisas conhecidas (509 b)? Em que sentido o Bem est acima do ser (e0pe/keina th=j ou0si/aj, 509 b)? a) Segundo a analogia proposta, a Idia do Bem que proporciona (pare/ x on ) a verdade s coisas conhecidas e a du/ n amij (a potncia cognoscitiva) ao sujeito cognoscente, sendo por isso a causa da cincia e da verdade; mas a Idia do Bem diversa e mais bela do que ambas, digna, portanto, de respeito ainda maior (timhte/on) (508 e). ) O carter enigmtico da teoria platnica do Bem j emerge inequivocamente do texto acima e, por essa razo, surgiu na tradio filosfica uma controvrsia interpretativa acerca de sua natureza. Assim, por exemplo, a linha interpretativa neo-kantiana inaugurada por P. Natorp14 e seguida diversamente por E. Cassirer15, W. Wieland16, G. Cambiano17 e R. Ferber18, insiste no carter no ontolgico e no teleolgico do Bem, que seria concebido simultaneamente como o fundamento normativo da prxis e do pensamento e o fim (nunca totalmente atingido) que norteia a ao poltico-moral e o ato cognoscitivo19. b) Na seqncia do texto o Scrates platnico ultrapassa o significado elementar dos smbolos e passa a evocar o estatuto problemtico da Idia do Bem. Assim como o sol no confere somente a visibilidade s coisas, mas tambm lhes d ainda a gerao, o crescimento e o alimento, sem ser ele mesmo a gerao (ge/nesij), assim a Idia do Bem, sem ter ela mesma o

13 Cf. GUTHRIE, W.K.C., A History of Greek Philosophy 4: Plato. The Man and His Dialogues Earlier Period. Cambridge: Cambridge University Press, 1975, 506-507. 14 Segundo P. Natorp, as idias no eram coisa (Ding), mas lei (Gesetz). A Idia do Bem era, portanto, lei de todas as leis e igualmente o Endziel para o qual tende o processo do pensamento que funda a si mesmo e a prpria Idia do Bem. Esta ltima , portanto, simultaneamente legalidade incondicionada e tarefa: o incondicionado supera o ser no sentido da exigncia do dever (Sollen). Cf. Platos Ideenlehre. Eine Einfhrung in den Idealismus. Leipzig: Meiner,1903 (21921), 191-196. 15 Cf. CASSIRER, E., Da Talete a Platone. Roma-Bari: Laterza,1984, 155-158. 16 Cf. WIELAND, W., Platon und die Formen des Wissens. Gttingen: Vandenhoeck & r Ruprecht, 1982, 178-180. 17 Cf. CAMBIANO, G., Platone e le tecniche.Torino: Einaudi, 1971 (21991), 195-199. 18 Cf. FERBER, R., Platos Idee des Guten, 60-66. 19 Para a discusso desses autores, cf. VEGETTI, M., Lidea del bene nella Repubblica di Platone (supra, nota 6).

324

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

ser, deve fornecer o ser (ei1nai kai\ th\n ou0si/an, 509 b) ao que conhecido pelo pensamento, ou seja, os objetos cognoscveis recebem do Bem no somente a propriedade de serem conhecidos, mas tambm dele recebem igualmente a existncia e a essncia, mesmo que o Bem no seja o ser, mas alguma coisa que, por dignidade (presbei//a, ancianidade, dignidade | do pai) e poder (du/na/mei), transcende o ser (509 b). Este desdobramento ulterior e decisivo da metfora pe em relevo a transcendncia do Bem em seu pleno valor ontolgico e suscita algumas questes fundamentais: Que significa dizer que o Bem causa (ai0ti/a) de existncia (ei]nai) e essncia (ou0si/a) dos objetos cognoscveis, ou seja, causa do ser das mltiplas idias? Plato ter pensado em uma espcie de divindade criadora? Mas isto no estaria em contradio com o carter no-gerado e eterno das idias? Ora, uma vez que o Bem no substncia (ou0si/a, 508 e) mas est at mesmo alm do ser em razo de sua potncia cognoscitiva, algumas conseqncias relevantes do texto platnico devem ser examinadas. Em primeiro lugar, o Bem no cognoscvel na forma epistmica da definio precisamente porque, sendo esta definio essencial, o Bem est acima da oujsiva, oujsiva ou seja, superior a toda realidade determinada e delimitada. No mbito das idias, essncia e existncia coincidem, isto , o seu modo de existncia (diferentemente daquele das coisas sensveis) consiste precisamente em serem unidades estveis e unvocas de significado e valor (a existncia da idia de justia idntica definio essencial de fazer as suas prprias coisas). Neste sentido, o Bem gera as idias na medida em que as constitui como objetos pensveis na sua essncia, ou seja, no seu significado; a justia vem a existir enquanto plo objetivo da inteno cognoscitiva: indagando acerca de que coisa seja justo, descobre-se que isto consiste em comportar-se segundo aquela norma. Segundo G. Cambiano, as idias so condies do uso correto das coisas. Assim a Idia do Bem causa da multiplicidade dos entes ideais ou seja, da sua substncia, qual intrnseca a normatividade -, permanecendo normativa em relao a essas, como condio de seu uso correto. A conformidade normatividade da Idia do Bem torna a multiplicidade das idias uma ordem coerente, cognoscvel, aprecivel e til20. Nesta linha interpretativa, portanto, o Bem causa das idias no sentido de que confere a essas uma validade normativa permanente por ser justamente condio de critrios absolutos de verdade e de valor; esta gerao significa, em ltima anlise, fundamentar o ser bom das idias, fazendo-as objetos desejveis da intencionalidade cognoscitiva e ao moral.

Cf. CAMBIANO, G., Platone e le tecniche, 196s; VEGETTI, M., Introduzione, em SARTORI, F.; VEGETTI, M. & CENTRONE, B. Platone. La Repubblica. Roma-Bari: Laterza, 1997, XXIV-XXVI; GALA, E. Plato. A Repblica.Traduo, prefcio e notas. Lisboa: Guimares Editores, 2005, XI-LXI.

20

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

325

Em segundo lugar, a ulterioridade do Bem em relao s outras idias explica-se pelo fato de que delas o Bem causa princpio, condio e fundamento. Nesta posio superior, o Bem constitui especialmente uma potncia fundadora e axiolgica: o lugar de origem, o fim e o escopo de toda praxis cognoscitiva e tico-poltica. No se conhece, e no se age moralmente, seno quando conhecimento e ao so direcionados para aquilo que pode ser considerado bom em razo da valorizao que depende de um princpio normativo absoluto como o Bem. Dado que o Bem ultrapassa o conhecimento e a essncia, pode-se reconhecer, no conhecimento e na praxis, os efeitos do Bem sem jamais ser possvel responder cabalmente pergunta que coisa o Bem? Isto no significa, porm, que o Bem seja totalmente incognoscvel e impensvel; a Idia do Bem precisamente o objeto mximo de conhecimento com o qual se alcana algo maior do que a justia. do Bem que a virtude extrai o seu prprio ser til e vantajoso; portanto, dele que deriva todo valor axiolgico21. A essncia do Bem poder ser captada s com ato de intuio racional atravs da potncia (du/namij) da dialtica (511 b): uma potncia que norteia o itinerrio da filosofia e que constitui o equivalente e a consecuo, no mbito da subjetividade humana, do poder objetivo da prpria Idia do Bem. A questo do Bem deslocou assim o eixo da argumentao do dilogo em direo dialtica, ou seja, quela forma de saber que eminentemente filosfica e da qual os filsofos, atuais e futuros, devem dispor se aspiram a exercitar um poder bom22. Dada a carncia objetiva da descrio platnica que no explica sistematicamente o porqu e em que sentido o Bem seja causa do ser e da cincia, nem tampouco o que significa que o Bem esteja acima do ser, compreende-se assim que esta abertura do campo de interpretaes possveis do Bem no estava, provavelmente, excluda nas intenes de Plato, j que sua forma especfica de conhecimento de carter dialtico: podese entrar em contato com o Bem, mas no possuir a sua definio, como sucede, ao contrrio, para as idias como tringulo e justia. A dialtica se configura essencialmente, de um lado, como uma potncia crtico-negativa, que com o raciocnio isola o Bem de todas as outras coisas isto , dos conhecimentos e dos modos de existncia que so desprovidos de bem. Quem no exercita a dialtica permanece prisioneiro do existente, sendo sua vida sono e sonho, dos quais no acorda at que, descendo ao Hades, a termina em um sono completo23. De outro lado, a crtica dialtica comporta um elemento positivo. Esta capaz de compreender os aspectos positivos derivados do Bem; o dialtico saber dar razo da essncia de

Cf. PLATO, Repblica 505 a. Cf. as duas passagens centrais sobre a dialtica na Repblica 511 b-c; 534 b-d; cf. tambm ADAM, J., The Republic of Plato... 2: Books VI-X, 168-179 (On Platos Dialectic). 23 PLATO, Repblica 534 b-d.
22

21

326

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

cada coisa24. Do ponto de vista epistemolgico, isto significa a capacidade de compreender o seu sentido tico-poltico, a sua utilidade social, o seu poder axiolgico, que no est disponvel aos respectivos especialistas. O combate dialtico, fundando a Idia do Bem segundo a essncia e com um raciocnio inatacvel, comporta um valor tico e poltico. O primeiro comporta a capacidade de realizar a converso definitiva da alma do envolvimento com o existente emprico em direo ao valor: o mtodo dialtico arrasta paulatinamente os olhos da alma, realmente atolada em uma espcie de pntano brbaro, e eleva-os s alturas (533 d). O segundo no permite alma deter-se na contemplao da perfeita transcendncia do valor e do fim, mas os transforma em imperativos prticos. O dialtico deve assumir o peso do governo da Cidade para fazer o que o Bem lhe indica: tornar a cidade bela, justa e feliz, mesmo que tal projeto no seja nunca totalmente realizado.

B. A linha segmentada (509 d-511 e) A analogia com o sol, mesmo ilustrando a diviso principal da totalidade das coisas em visvel (exemplificada com o Sol) e inteligvel (exemplificada com a Idia do Bem), incompleta e, por essa razo, Plato recorre a uma segunda metfora para descrever o conhecimento humano e as partes em que ele se divide. A metfora da linha dividida constitui uma verdadeira crux interpretum entre os comentadores, quer em relao construo do diagrama linha horizontal ou vertical? -, quer em relao ao problema da igualdade e desigualdade das subdivises, quer, por fim, em relao ao prprio sentido da metfora. Quanto s diversas interpretaes dadas linha segmentada, duas merecem ateno especial25: 1a) A interpretao onto-gnoseolgica, que v na linha e nas suas divises internas uma classificao de estados cognoscitivos ou graus do conhecimento, distintos segundo uma clareza progressiva, e de objetos ou graus relativos do ser, em progresso crescente de realidade ontolgica; alm disso, sustenta-se igualmente a correspondncia precisa entre graus da linha e etapas da comparao da caverna; 2a) A interpretao ilustrativa, formulada essencialmente por A.S. Ferguson26 e assaz comum em mbito anglosaxo: os dois segmentos inferiores da linha se limitam a ilustrar analogicamente, prosseguindo a analogia do sol, a relao

PLATO, Repblica 534 b: to\n lo/gon e0ka/ston lamba/nonta th=j ou0si/aj. . Para o status quaestionis desta passagem, cf. LAFRANCE, Y., Pour interprter Platon 1: La Ligne en Rpublique VI 509 d-511 e. Bilan analytique des tudes (1804-1984). Montral-Paris: Bellarmin-Les Belles Lettres, 1987. 26 Cf. FERGUSON, A.S., Platos Simile of Light 1: The Simile of the Sun and the Line; 2: The Allegory of the Cave; Platos Simile of Light Again, Classical Quarterly 15 (1921) 131-152; 16 (1922) 15-28; 28 (1934) 190-210, respectivamente.
25

24

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

327

entre os dois mtodos de conhecimento matemtica e dialtica descritos nos dois segmentos superiores; portanto, nem os estados cognoscitivos inferiores, nem os relativos objetos possuem autnoma relevncia ontolgica ou gnosiolgica. colocada em dvida a correspondncia precisa com a comparao da caverna. O espao menor dedicado seo inferior da linha (16 linhas contra as 58 da parte superior) confirmaria que esta , em ltima anlise, por si mesma pouca significativa. Para verificar a validade dessas interpretaes ser preciso, antes de tudo, expor a metfora da linha tal como Plato a concebe na Repblica. imaginada assim, a partir de 509 d, uma linha dividida (AB) em dois segmentos desiguais (AC e CB), e cada uma das partes novamente dividida em dois segmentos na mesma proporo (D e E, respectivamente). A linha assim dividida possui quatro segmentos que guardam entre si uma proporo: AD : DC = AC : CB, e CE : EB = AC : CB. Em conseqncia, AD : DC = CE : EB. B

As divises principais representam as esferas sensvel e inteligvel como a analogia precedente com o sol. O primeiro segmento da primeira seo (AD) inclui as cpias dos objetos empricos: imagens (ei0ko/naj) ... sombras... e reflexos... e tudo o mais que for do mesmo gnero27. O segundo
27 PLATO, Repblica 509 e. assaz discutido o sentido da expresso pa=n to\ toiou=ton (todo fenmeno semelhante): tratar-se-ia do efeito de refraes e outras iluses ticas segundo D. ROSS que remete para Repblica 602 c-d (cf. Platos Theory of Ideas, 46, nota 2); imagens artificiais produzidas pelas artes imitativas segundo GOLDSCHMIDT, V. (em La Ligne de la Republique et la classification des sciences, Revue Internationale de Philosophie 9 [1955] 237-255; cf. LAFRANCE, Y., La thorie platonicienne de la doxa.

328

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

segmento (DC) compreende os prprios objetos naturais, dos quais as imagens so cpias: os animais que nos circundam, toda espcie de plantas e todos os objetos artificiais (510 a). Plato pergunta se consentiramos em aceitar que o mundo visvel (isto , em nosso diagrama AC) se divide segundo degraus de realidade e verdade, de sorte que assim como a esfera da opinio est para a esfera do conhecimento (isto , como AC est para CB), da mesma forma a cpia est para o original (isto , assim AD est para DC): Acaso aceitarias que o gnero visvel dividido segundo verdade e no verdade (a0lhqei/a| te kai\ mh/), isto , assim como objeto semelhante est para o seu modelo da mesma maneira o mundo da opinio est para o mundo do saber28. Quando descreve o segmento superior da linha, isto , CB, que, segundo 509, representa o mundo inteligvel, Plato adota um procedimento diferente. Em vez de distinguir entre CE e EB determinando-lhes diferentes objetos, como fizera no caso dos dois subsegmentos inferiores, ele os diferencia com mtodos diversos de investigao que a mente usa em cada um deles. Esses dois mtodos de investigao diferem em dois aspectos fundamentais: (1) No primeiro subsegmento superior, isto , CE, a mente procede utilizando como imagens os objetos do subsegmento precedente, ou seja, os objetos de DC, que eram eles mesmos originais relativamente s sombras e reflexos que formaram o contedo de AD, ao passo que no segundo subsegmento superior, isto , EB, a mente no se serve de tais imagens, mas conduz sua investigao exclusivamente por meio das Idias, realidades perfeitas, eternas, imutveis, inteligveis29. (2) No primeiro subsegmento superior, isto , CE, a mente comea das hipteses e avana
Montral-Paris: Berllamin-Les Belles Lettres, 1981, 178): a partir do momento que no segundo subsegmento aparecem seres vivos, plantas e artefatos, as imagens correspondentes do primeiro subsegmento se dividiriam em naturais (sombras e reflexos) e artificiais. Todavia, mais plausvel que uma imagem artificial se coloque no segundo subsegmento, no mbito do todo gnero dos objetos artificiais (510 a). 28 PLATO, Repblica 510 a-b. No mbito da interpretao onto-gnoseolgica a oposio opinvel-cognoscvel considerada como sinnima daquela precedente, entre as espcies visvel-inteligvel (509 d). Segundo a interpretao ilustrativa seria reevocada, ao contrrio, a oposio idntica do Livro V (478 b), qual era igualmente ligada uma distino em termos de clareza e obscuridade (cf. 478 c-e; 509 c): safhnei/a... a0safei/a. Cf., | porm, 534 a, onde Plato se refere linha citando a oposio docastou=... nohtou=. 29 Cf. PLATO, Repblica 510 b. Nesta passagem destacam-se os seguintes pontos: a) Os dois subsegmentos do inteligvel se diferenciam pelo uso de dois diferentes mtodos cognoscitivos e no, como no mbito do visvel, pela referncia a diferentes objetos; mas existe um objeto especfico da dia/noia?; b) no terceiro subsegmento (chamado posteriormente dia/noia, 511 d; 533 e) a alma serve-se como que de imagens dos objetos que na seo precedente eram os originais imitados (isto , os da pi/sti). Portanto, subsiste uma relao original-imagem entre dia/noia e pi/sti, existindo assim uma continuidade na linha. Tal fato constitui uma dificuldade para a interpretao ilustrativa, segundo a qual a seo inferior em seu conjunto se limita a simbolizar a seo superior; c) A alma forada (cf. 511 a) a fazer suas pesquisas atravs de hipteses como ponto de partida; no se trata, portanto de uma crtica aos matemticos, mas de um limite intrnseco a tal procedimento.

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

329

no para os primeiros princpios, mas para uma concluso. este o sentido do conhecimento discursivo (dia/noia) que Plato atribui a tal subsegmento; no segundo subsegmento superior, ou seja, EB, a razo toma as hipteses no como princpios, mas como simples hipteses, isto , pontos de apoio, para se elevar ao princpio de tudo chamado anipottico. No final da passagem, Glauco, protesta efetivamente: Compreendo-te, mas no suficientemente. Parece-me que tu falas de um tema assaz complexo (511 c). At aqui suficiente observar que Plato contrasta o mtodo das cincias matemticas (em CE) com o mtodo prprio da filosofia (em EB) que vem a ser o saber dialtico. Em seguida, Plato determina s quatro sees da linha segmentada quatro diferentes formas de apreenso mental:
Agora, a essas quatro sees, aplica essas quatro operaes que se processam na alma (paqh/mata e0n th= yuch=): seo mais elevada, inteligncia (no/hsij)30, segunda, o conhecimento discursivo (dia/noia)31, terceira atribua a crena (pi/stij)32, e ltima a imaginao (ei0kasi/a)33 e ordena-as proporcionalmente, partindo da noo de que, quanto mais seus objetos participam da verdade, mais eles tm clareza (511 d-e).

Segundo as distines feitas nessa passagem, a diviso do inteligvel (th\n tou= nohtou= tomh/n, 510 b) corresponde relao entre filosofia e matemtica, que se distinguem pelos seus respectivos poderes cognoscitivos: a inteligncia notica (nou=j) norteia a razo filosfica, e o raciocnio dianotico (dia/noia) guia o conhecimento intelectual de tipo matemtico, que medeia entre inteligncia notica e opinio (do/ca) sensvel (511 d)34. Sem enveredar na discusso acerca do suposto carter intermedirio das entidades matemticas35 da linha segmentada ou se so, ao contrrio, IdiCf. subsegmento EB (conhecimento das Idias pelo dialtico). Cf. subsegmento CE (conhecimento dos objetos matemticos pelo gemetra). 32 Cf. subsegmento DC (conhecimento dos objetos naturais). 33 Cf. subsegmento AD (viso de imagens das coisas concretas pelo homem comum). Segundo R.C. Cross e A.D. Woozley, a melhor traduo para a expresso grega ei/kasi/a seria simplesmente um estado mental que lida com imagens, apreenso de imagens, Cf. CROSS, R. C. & WOOZLEY, Platos Republic. A Philosophical Commentary. London: Macmillan, 1964, 218-219. A minha traduo por imaginao se deve ao fato de que o termo em questo deriva do verbo correspondente com o sentido de fazer uma imagem, razo pela qual a imaginao foi escolhida para preservar sua relao com a imagem que desempenha um papel importante na Repblica. 34 Sobre a centralidade da geometria na linha da Repblica e sua relao com a dialtica, cf. HSLE, V., I fondamenti dellaritmetica e della geometria in Platone. Milano: Vita e Pensiero, 1994, 118-123. 35 Cf. ARISTTELES, Metafsica A 6, 987 b 14-18. A interpretao das entidades matemticas da linha como intermedirios aceita, entre outros, por MANSION, S., Lobjet des mathmatique et lobjet de la dialectique selon Platon, Revue Philosophique de Louvain 67 (1969) 365-388. Uma interpretao diversa pode ser encontrada em AUBENQUE, P., De lgalit des segments intermdiaires dans la ligne de la Rpublique, em VV.AA. Sophies maietores. Hommage Jean Ppin. Paris: J. Vrin, 1992, 31-44.
31 30

330

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

as de uma categoria inferior, concentramo-nos no texto basilar que provavelmente identifica o princpio anipottico da dialtica com a Idia do Bem:
Por segundo segmento do inteligvel entendo aquilo que a razo chega com a potncia da dialtica, considerando as hipteses no princpios, mas hipteses no sentido real da palavra, pontos de apoio e de partida para chegar quilo que no hipottico (me/xri tou= a0nupoqe/tou), ao princpio de tudo; e depois de t-lo apreendido, desce atendo-se rigorosamente s conseqncias que disto derivam, e assim desce concluso sem recorrer absolutamente ao sensvel, mas exclusivamente s Idias36.

A perplexidade de Glauco diante dessas palavras de Scrates (511 c) sugere que o carter puramente notico-ideal da dialtica e seu fundamento absoluto mais proclamado do que analiticamente explicitado no discurso comum. Como entender, por conseguinte, o fundamento anipottico, princpio de tudo? Como chegar Idia do Bem a partir dos axiomas matemticos, e especialmente como derivar dessa, por via teoremtica, os fundamentos de todas as cincias? mais plausvel pensar que a potncia da dialtica possa segundo uma exigncia freqentemente reiterada dar conta do saber cientfico em duas direes. A primeira, de ordem epistemolgica, consistiria em um controle da racionalidade atravs de seus procedimentos, e em uma crtica dos resduos empricos que a de alguma forma esto presentes. A segunda, de ordem tica, consistiria em evidenciar o sentido do saber terico, isto , o seu valor no que tange a reorganizao da vida individual e coletiva: nesta segunda direo, seria mais facilmente compreensvel que a dialtica possa pretender extrair os fundamentos ou seja, o sentido das cincias mediante uma norma de valor como a Idia do Bem.

C. A Alegoria da Caverna (514 a-519 b) No incio do livro VII Plato introduz abruptamente uma nova comparao com os seguintes dizeres: Compare a nossa natureza, segundo o grau de educao que ela recebeu ou no (paidei/aj te pe/ri kai\ a0paideusi/aj), com o seguinte quadro (514 a). Trata-se da clebre alegoria da caverna com a qual Plato esboa as diferentes etapas de ascenso de um filsofo para a sabedoria suprema a cincia do Bem com o objetivo de tornlo apto a governar a Cidade ideal37 . Scrates, portanto, convida Glauco a imaginar o seguinte quadro:
PLATO, Repblica 511 b-c. Este esboo se explicita posteriormente na definio do contedo e do esprito do ensinamento e na indicao dos diferentes momentos da carreira do Filsofo: cincias adequadas formao do Filsofo (Repblica 521 c-535 a: a matemtica [522 c-531 c:
37 36

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

331

Imagina uns homens em uma espcie de morada subterrnea em forma de caverna, com uma entrada ampla, aberta luz em toda a sua extenso. Eles encontram-se a desde a infncia, amarrados pelas pernas e pelo pescoo de tal modo que permanecem imveis e podem olhar somente em frente, pois as amarras no lhes permitem voltar a cabea. Em um plano superior, atrs deles, arde um fogo a certa distncia. E entre o fogo e os prisioneiros elevase um caminho ao longo do qual imagina que tenha sido construdo um pequeno muro semelhante aos tabiques que os titeriteiros interpem entre si e o pblico a fim de, por cima deles, fazer movimentar as marionetes... Imagina tambm homens que passam ao longo desse pequeno muro carregando uma enorme variedade de objetos cuja altura ultrapassa a do muro: esttuas e figuras de animais feitas de pedras, madeira e outros materiais diversos. Entre esses carregadores h, naturalmente, os que conversam entre si e os que caminham silenciosamente38.

Esta descrio da cena inicial deixa j entrever que as dificuldades da alegoria da caverna consistem basicamente na interpretao correta do significado dos termos da analogia, s parcialmente explicitados no texto. Segundo o prprio texto, a narrao descreve um processo educativo, mas o aspecto gnoseolgico determinante. A conexo com o discurso precedente (517 b) afirmada explicitamente, mas as interpretaes divergem notavelmente acerca desta referncia: a alegoria da caverna se referiria somente analogia do sol, linha segmentada e ao sol, ou a tudo o que precede? No desdobramento do raciocnio (532 b-c), Plato associa estreitamente a dialtica, que aparece indiscutivelmente na linha, aos momentos da caverna; portanto, uma conexo entre a linha e a caverna dificilmente contestvel. O valor epistemolgico do mito emerge inequivocamente; como bem observaram R. C. Cross e A. D. Woozley, se a linha um mapa do pas atravs do qual a mente humana deve viajar para progredir de um degrau inferior da inteligncia at ao mais elevado, a alegoria da caverna descreve-nos a viagem atual ao longo do pas planejada minuciosamente na linha39. Estabelecer, porm, se existe uma correspondncia estrutural entre os segmentos da linha e as etapas da caverna e se, portanto, os estados significativos desta ltima imagem so quatro ou mais, assaz problemtico. A prpria interpretao da caverna fornecida por Plato (532 b), mesmo que seja parcialmente esclarecedora, no deixa de apresentar novos problemas; como entender a situao inicial do prisioneiro na caverna: a condio normal da humanidade ou um mundo particularmente degradado? Ora, a afirmao textual explcita assemelham-se a ns (o9moi/ouj h9mi=n, 515 a)
aritmtica, geometria (estereometria), astronomia e a cincia da harmonia], a matemtica e a dialtica [531 d-535 a]); seleo e formao progressiva dos Filsofos (535 a-541 b). 38 PLATO, Repblica 514 a-515 a; o texto e comentrios podem ser encontrados em PIETTRE, B. , Plato. A Repblica; Livro VII. Braslia, UnB, 1985, 39-86; cf. tambm FERBER, R. , Platos Idee des Guten, 115-148. 39 CROSS, R. C. & WOOZLEY, A. D., Platos Republic. A Philosophical Commentary, 208.

332

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

refora a idia de que Plato pense, fundamentalmente, na condio humana normal ou seja, no homem comum, prisioneiro de hbitos, preconceitos, costumes, prticas e no em um estado particularmente degradado do ponto de vista moral, nem tampouco em teorias do conhecimento elaboradas e particularmente deletrias, tais como, entre outras, a forma de relativismo sofstico-protagoriana. Aps caracterizar a situao dos prisioneiros da caverna que consideram como a nica realidade a que se v ou se conhece por meio dos cinco sentidos e julgam absolutamente impossvel que possa existir uma outra e a est a iluso obstinada do senso comum (515 c), Plato examina, em seguida, o processo de libertao de um prisioneiro:
Considera agora de que modo eles se comportariam se fossem libertos das cadeias e curados da ignorncia, na hiptese de que, regressados sua natureza, lhes acontecesse o seguinte: se um deles fosse libertado e subitamente forado a se levantar, virar o pescoo, caminhar e enxergar a luz, sentiria dores intensas ao fazer todo esses movimentos e, com a vista ofuscada, seria incapaz de enxergar os objetos cujas sombras ele via antes. Que responderia ele, na tua opinio, se lhe fosse dito que o que via at ento eram apenas sombras inanes e que, agora, achando-se mais prximo da realidade, com os olhos voltados para objetos mais reais, possua viso mais acurada? Quando, enfim, ao ser-lhe mostrado cada um dos objetos que passavam, fosse ele obrigado, diante de tantas perguntas, a definir o que eram, no supes que ele ficaria embaraado e consideraria que o que contemplava antes era mais verdadeiro do que os objetos que lhe eram mostrados agora?... (515 c-d). E se ele fosse obrigado a olhar a prpria luz, no acreditas que lhe doeriam os olhos e que procuraria desviar o olhar, voltando-se para os objetos que podia observar, considerando-os, ento, realmente mais distintos do que aqueles que lhe so mostrados?... Mas, se o arrancassem dali fora, obrigando-o a subir a rude e escarpada elevao e no o deixassem ir embora antes que tivesse sido arrastado presena do prprio sol, no crs que ele sofreria e se indignaria de ter sido arrastado desse modo? No crs que, uma vez diante da luz do dia, seus olhos ficariam ofuscados por ela, de modo a no poder discernir nenhum dos seres considerados agora verdadeiros?... (515 e-516 b). Creio que ele deveria habituar-se, a fim de estar em condies de ver as coisas do alto de onde se encontrava. O que veria mais facilmente, em primeiro lugar, as sombras; em seguida, as imagens dos homens e de outros seres refletidas na gua e, finalmente, os prprios objetos. Em segundo lugar, ele contemplaria mais facilmente, durante a noite, os objetos celestes e o prprio cu, ao elevar os olhos em direo luz das estrelas e da lua vendo-o mais claramente do que ao sol ou sua luz durante o dia... (516 a-b). Por fim, acredito, poderia enxergar o prprio sol no apenas sua imagem refletida na gua ou em outro lugar -, em segundo lugar, podendo v-lo e contempl-lo tal como ... Em seguida, passaria a tirar concluses sobre o

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

333

sol, compreendendo que ele produz as estaes e os anos; que governa o mundo das coisas visveis e se constitui, de certo modo, na causa de tudo o que ele e seus companheiros viam dentro da caverna.... (516 b-c).

Na descrio que faz da libertao do prisioneiro, Plato serve-se de uma imagem paradoxal que resume aquela tenso de coero e liberdade que caracteriza toda a Repblica: o prisioneiro no se liberta sozinho, mas libertado por outros, forado a olhar com violncia (biva/ 515 e); isto, biva/, biva/ porm, o coloca na condio de ver por si mesmo, e ningum pode forlo a olhar alguma coisa de diverso da realidade (ao passo que, antes, os artefatos teriam podido ser modificados). A educao contm um elemento coercitivo, mas, substancialmente, tem em vista ser liberal. A condio do prisioneiro agora comparvel situao de aporia na qual se encontram os interlocutores de Scrates nos dilogos da juventude, forados a responder pergunta Que coisa X? e conduzidos tomada de conscincia da maior realidade do eidos. A interpretao comum da linha segmentada, tal como se encontra, por exemplo, em J. Adam40, se fundamenta principalmente na premissa de que Plato diz-nos (em 517 b-c) que sua linha corresponde exatamente sua caverna. Assim, os fautores desta tese estabeleceram uma analogia, respaldada por inegveis assonncias, entre as fases da caverna e as divises da linha, segundo as seguintes correspondncias: viso das sombras = ei0kasi/a, que v justamente as sombras; viso dos objetos = pi/stij, que v os originais projetados nas sombras; viso dos reflexos na gua = entes matemticos intermedirios ou, seja como for, o terceiro segmento, no qual nos servimos de imagens das entidades ideais; viso das coisas sensveis = idias do quarto segmento (com a distino ulterior: homens, objetos = idias de realidades naturais; astros = idias matemticas e ticas); viso do sol = Idia do Bem, fecho da linha, coerentemente com a analogia precedente do sol. Em suma: teramos a seguinte simbologia: caverna = mundo sensvel/visvel (docasto/n-o9rato/n); mundo externo = mundo ideal (nohto/n). Acontece, porm, que tais paralelismos suscitam alguns problemas especficos41. Em primeiro lugar, em relao correspondncia entre ei0kasi/a e o primeiro grau da caverna: quem v sombras sabe que v meros reflexos, mas o prisioneiro da caverna julga que as sombras sejam reais (a no ser que no se interprete metaforicamente a ei0kasi/a da linha). A condio do prisioneiro parece corresponder, antes de tudo, ao mbito da pi/stij, ou da ei/kasi/a e pi/stij juntas, ao passo que o estgio da caverna que se presume corresponder pi/stij j implica a libertao dos grilhes, a superao do
40 Cf. ADAM, J., The Republic of Plato 2: Books VI-X and Indexes, 62-73 e, especialmente, os apndices ao Livro VII: On the Similes of the Line and the Cave, 156-163. 41 Cf. especialmente ROBINSON, R., Platos Earlier Dialectic. Oxford: Clarendon Press, 21953, 180-183.

334

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

estupor inicial e, portanto, uma converso. Em segundo lugar, quanto passagem em que Plato interpreta a caverna (532 b-c): na sntese platnica da caverna afirma-se que os graus que vo da libertao dos grilhes at a contemplao dos reflexos na gua so obra das cincias tratadas precedentemente; isto significaria que a dia/noia age tambm na caverna e, portanto, no subsistiria a relao bi-unvoca de 517 a-b entre dia/noia e objetos matemticos. No se sustenta, por conseguinte, a tese de J. Malcolm, segundo a qual, falando das cincias tratadas precedentemente, Plato ter a includo a msica e a ginstica, anteriores ao estudo da matemtica42. Em terceiro lugar, existem incongruncias no uso dos objetos sensveis: os matemticos da linha se servem de objetos do segmento inferior, ao passo que o prisioneiro libertado v os reflexos na gua, mas no os objetos internos na caverna; os reflexos na gua no so, como sucede na linha, os objetos de classe inferior. Segundo a posio radical de R. Robinson, Plato pode ter pensado que a caverna seja paralela linha e ainda no ter desejado enfatizar a correlao em sua descrio: esta no meramente no convida, mas positivamente nos probe coloc-la em correspondncia exata com a linha43. Neste sentido, particularmente significativas so os dizeres de Plato quando fornece a sua interpretao da alegoria:
Toda esta imagem, caro Glauco, deve-se aplic-la (prosapte/on) ao nosso discurso anterior: (a) devemos comparar o mundo visvel caverna e (b) a luz do fogo que a existe ao poder do sol. Se tu (c), pois, consideras que a subida e a contemplao do mundo superior equivalem elevao da alma ao mundo inteligvel, ters compreendido bem meus pensamentos, os quais desejas conhecer, mas que s Deus sabe se so ou no verdadeiros. Eis o meu parecer: (d) no mundo cognoscvel, ponto extremo, encontra-se a Idia do Bem, que apenas pode ser contemplada, mas que no se pode ver sem concluir que constitui a causa de tudo quanto h de reto e de belo no mundo: no mundo visvel, esta Idia gera a luz e sua fonte soberana e, no mundo inteligvel, ela, soberana, dispensa a inteligncia e a verdade44.

Esta passagem pode ser dividida basicamente em quatro partes, a saber: trs correlaes e uma afirmao da doutrina sobre a Idia do Bem. Entre os intrpretes desta passagem, so assaz discutidos o significado e a importncia do verbo prosapte/on e a referncia s coisas ditas antes, da qual depende a natureza do paralelismo que se coloca com as precedentes analogias. O verbo no significa colocar uma correspondncia estrutural como que para justificar a relao bi-unvoca entre os estgios na alegoria da caverna e as etapas da linha, mas verdade que uma analogia de qualquer natureza deva ser admitida.
42 43 44

Cf. MALCOLM, J., The Line and the Cave, Phronesis 7 (1962) 38-45. Cf. ROBINSON, R., Platos Earlier Dialectic, 183. PLATO, Repblica 517 a-c.

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

335

O modo mais comum de entender tal relao consiste em uma analogia entre mundo da caverna e mundo visvel (di 0 o1yewj fainome/nhn, [517 b] e o visvel figurava tanto no sol como na linha), entre fogo e sol. No , portanto, aceitvel a interpretao de A.S. Ferguson, segundo a qual o verbo a0fomoio/w signifique contrastar, contrapor, no mbito do prprio mito da caverna, a regio subterrnea (condio degradada) quela externa (condio humana ordinria). Quanto ao segundo ponto da comparao, da elevao da alma ao mundo inteligvel, disto no se falou, a rigor, nem na metfora do sol nem na linha, onde a ascenso era dentro do, e no para, o mundo inteligvel45; mas a referncia alma (cf. 510 b; 511 a) e o fato de que o nohto/j to/poj por excelncia seja o segmento mais elevado da linha tornam incontestvel esta referncia (511 d). Deixando de lado posies extremas, como, por exemplo, a de R. Robinson, o paralelismo entre as duas metforas pode ser reproposto, interpretando as sombras da caverna como falsas crenas ticas; a ei0kasi/a seria ento a opinio falsa; a pi/stij, a opinio verdadeira. No entanto, neste caso, a ei0kasi/a da linha teria valor simblico e no descreveria, portanto, uma modalidade especfica de conhecimento; as sombras seriam um smbolo e no um grau do ser, uma forma (nfima) de existncia, e tudo isso valeria tambm para os objetos tridimensionais. Alm disso, a passagem da opinio para a opinio verdadeira no implica uma verdadeira e prpria converso. Enfim, o maior obstculo subjacente teoria do paralelismo provm da dificuldade de que a pi/stij corresponda a uma situao sucessiva libertao do prisioneiro dos grilhes e sua converso. Voltando descrio da caverna, o prisioneiro, aps contemplar o Sol, passa a compreender a totalidade do real, todo o nexo causal, do qual o Sol pode ser visto como a causa primeira (cf. 516 b-c). Ao chegar viso do Sol, o prisioneiro no mais aceita de bom grado retornar caverna. Quando ele penetra na escurido seus olhos, ainda inundados de luz solar, so incapazes de discernir as coisas e os seres que habitam a caverna. Em virtude disso, torna-se objeto de riso de seus companheiros aprisionados. Todavia, nesta ltima parte, Plato descreve precisamente que o filsofo deve voltar caverna para que sua misso poltico-pedaggica seja eficaz. Por qu? No se contentando simplesmente em atingir o saber, o filsofo dever mostrar aos seus companheiros na caverna a existncia da realidade superior, ainda que tal misso implique correr o risco de ser incompreendido e at mesmo assassinado, o que sugere uma inequvoca aluso ao julgamento e morte de Scrates (517 a). Em resumo podemos dizer que a alegoria veicula dois significados fundamentais. O primeiro consiste no valor da libertao possudo em razo do
45

Assim ROSS, D., (em Platos Theory of Ideas, 71: a trick of memory) que diz tratarse de um lapsus mnemnico de Plato.

336

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

conhecimento verdadeiro: libertao dos falsos saberes, da crena em valores infundados, da aceitao de normas errneas, que aprisionam os homens na ignorncia, na inconscincia, no arbtrio de poderes injustos. O segundo indica, ao contrrio, a tarefa do filsofo, que adquiriu um ponto de vista suficiente para criticar aqueles saberes, aqueles valores e aquele poder: o seu dever consiste em retornar caverna para que, libertando os prisioneiros, realize explicitamente o seu papel poltico.

2. Epistemologia, tica e eudaimonia


Nas pginas anteriores problematizamos a longa digresso dos livros VVII, que tinha conduzido do governo dos filsofos discusso sobre a Idia do Bem e ao delineamento da dialtica. No incio do livro VIII Scrates retorna finalmente ao programa enunciado no final do livro IV: a descrio das formas polticas injustas e dos correspondentes tipos de homem. O objetivo preciso deste procedimento consistiu em responder ao desafio de Trasmaco, a saber: demonstrar que a justia na cidade e no indivduo torna a vida deles mais feliz do que a das comunidades e a dos homens injustos. Da a sentena proclamada por Scrates: Um homem melhor e mais justo o mais feliz, o mais rgio porque reina sobre si mesmo, ao passo que o pior e o mais injusto o mais desgraado46. Mas o que Plato esboa nesta clebre digresso filosfica se reveste de grande importncia para compreender a continuidade de seu pensamento tico em sua obra dentro de uma descontinuidade da abordagem metafsica dada questo do Bem, especialmente em se tratando dos dilogos tardios. A Idia do Bem nas trs metforas examinadas a analogia do Sol (507 b509 c), a linha segmentada (509 d-511 e) e a alegoria da Caverna (514 a-519 b) tem como funo articular organicamente disciplinas at ento separadas na poca de Plato: epistemologia, ontologia, teoria da cincia, tica material e formal, pedagogia e poltica. A Idia do Bem age igualmente como condio de possibilidade de pensar e ser (cincia e tica) no s como o mais elevado princpio terico, mas tambm como princpio prtico. No obstante expresse o cume de sua reflexo tica nos livros centrais da Repblica, Plato discorre contraditoriamente sobre a Idia do Bem. Assim, por exemplo, entre a dialtica da parbola da linha e a do stimo livro, de um lado, e da analogia do Sol, de outro lado: o pensamento da Idia do Bem tem um objeto e no possui um objeto em mira. A esta contradio epistemolgica corresponde uma ontolgica: de um lado, coloca a Idia do Bem acima do ser (509 b); de outro lado, a pe como o

46

PLATO, Repblica 580 c.

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

337

mais brilhante entre o que (tou= o1ntoj to\ fano/taton, 518 c) e o lugar onde tem a sede mais feliz de todo o ser existente (to\ eu0daimone/staton= tou= o1ntoj)47. Dentro deste discurso que enveredou para uma fundamentao metafsica da tica socrtica, as diversas promessas de felicidade que se seguem para o homem justo residente em uma cidade que se norteia pela justia (cf. livros VIII-X) correspondem provavelmente dinmica interna do pensamento platnico. Os deslocamentos progressivos da felicidade aparecem ligados nobre dialtica de seu destinatrio a alma e sua radical insatisfao. Ora, o indivduo sozinho, sem a polis, no pode ser justo nem feliz, ou seja, a felicidade individual no pode estar fora do cumprimento das obrigaes sociais. O mesmo bem individual o que exige a plena colaborao no bem social: No fundamos nossa cidade com o escopo de que uma s classe entre aquelas por ns criadas desfrute de uma felicidade especial, mas, sim, a fim de que toda a cidade goze da mxima felicidade possvel48. No pode ser justo e feliz o homem comum porque falta quem o governe e o conduza com a educao, nem tampouco o filsofo, constrangido a oscilar entre a corrupo imposta pelo social e uma estril e v autodefesa no isolamento. A felicidade se descola para a cidade justa, mas esta, dada a sua difcil realizao histrica, no poder nunca ser perfeita nesta terra em razo precisa da distncia do Bem e do cu, no qual se encontra o seu modelo realizado. Na medida em que est ligada cidade, a felicidade se pe no passado remoto, e no igualmente remoto futuro da sua eventual existncia. Mas, enquanto a bela cidade se revela tambm insuficiente, inevitvel que o lan da alma no se fixe no eixo temporal (passado/futuro), mas se volte, antes de tudo, para o alto, para o cu, como nico lugar possvel da sua felicidade. A circularidade alto/baixo, cu/terra, freqentemente representada nos mitos platnicos (da caverna e da narrao do Er na Repblica at o cocheiro alado do Fedro) expressa no somente um dispositivo retrico, mas tambm e, sobretudo, a mobilidade prpria da alma, e assim se manifesta uma conseqncia direta da escolha platnica de fazer desta o verdadeiro eu, o lugar da justia e o sujeito da felicidade. Em suma, a tica idealista e exemplarista da Repblica, mediante a qual o filsofo-rei impe ao mundo corruptvel as leis contempladas no mundo das Idias, constitui uma sublimao da teleologia tcnica e do intelectualismo tico, razes ordinrias do pensamento de Scrates. Mas o projeto de Plato na Repblica de proceder a um exame da natureza intrn-

47 48

PLATO, Repblica 526 e (comparar 507 b; 532 c; 534 a). PLATO, Repblica 420 b.

338

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

seca da moralidade e de fundament-la em bases metafsicas, para superar especulativamente as aporias de seu mestre Scrates, conduziu a uma compreenso da Idia do Bem s a partir de sua contraditoriedade: a Idia do Bem como ltimo princpio da realidade pode significar uma semelhana com Deus (o9moiou=saqi qew=), mas nunca pode ser totalmente | apreendida49. A efetividade da Idia do Bem est to estreitamente ligada sua transcendncia que todo esforo de aproximao deve ser acompanhado de uma distncia crtica. Esta unidade paradoxal de mover-se para frente e de dar um passo para trs, de eros e de elenchus, chama-se paidia: a nica abordagem para o ser transcendente aberta para ns aluso viva mantida continuamente pela ironia platnica. Se, portanto, Plato at aqui permaneceu idealista com a fundamentao metafsica da tica, por que nos ltimos dilogos (Poltico, Filebo e Leis) prevalece o interesse pelo mundo da falibilidade e da mutabilidade? Por que suas idias ticas se configuram na ltima fase de produo literria sob novos paradigmas? Por que Plato no mais justifica a tica desses dilogos recorrendo aos princpios ltimos transcendentes, mas, sim, examinando seus elementos intrnsecos? Uma anlise dos dilogos tardios (Poltico, Timeu e Filebo) poder elucidar tais questes mostrando uma imagem de Plato que leva em conta no somente como o homem deve ser, mas como ele efetivamente sem renunciar aos seus elementos heterogneos e mesmo opostos em sua busca da felicidade. Mas tal anlise j foi esboada em meu artigo anterior na Sntese50.

Endereo do Autor: UFES - Departamento de Filosofia/CCHN Av. Fernando Ferrari, 514 Campus Universitrio Alaor Queiroz Arajo 29075-910 Vitria - ES benedictus@oi.com.br

49 Cf. LAVECCHIA, S., Una via che conduce al divino. La homoiosis theo nella filosofia di Platone.Milano: Vita e Pensiero, 2006. 50 Os dilogos tardios discutem uma tica mais empirista e mais psicolgica, isto , os elementos que descritivamente Plato descobre no bem: a ordem, a medida, a proporo, a reta combinao ou mistura dos elementos, a harmonia. Cf. Bento SILVA SANTOS, A noo de justa medida no Poltico (284 a 285 c) de Plato, in Sntese. Revista de Filosofia 33/106 (2006) 273-290.

Sntese, Belo Horizonte, v. 35, n. 113, 2008

339

You might also like