You are on page 1of 4

Avaliador: Rogrio Antunes Brasil Funo: Aluno do Curso de Produo de Multimdia - UniBH SOFTWARES EDUCATIVOS Especificaes tcnicas do software

Nome/Empresa Descrio
O Mundo da Criana uma coleo de contedos divididos em vrios ambientes. H Histrias e Animaes Musicais para assistir, ouvir e brincar; Atividades super divertidas para soltar a imaginao; Jogos que ajudam a estimular o raciocnio e idias para todo mundo colocar a mo na massa. O acesso aos contedos pode ser feito de duas formas distintas. Voc Mundo da Criana Editora Delta www.mundodacrianca.com Em ambos os casos, para acessar a todos os contedos, voc precisar fazer um cadastro e assinar o servio. O cadastro e a assinatura permitem que voc tenha acesso ao Mundo da Criana por qualquer um dos dois ambientes. A atualizao do Mundo da Criana contnua. So publicados pelo menos 2 contedos novos por semana. pode entrar no Mundo da Criana com um navegador Internet atravs do nosso portal ou atravs de nosso programa.

Requisitos do Sistema

Tipo de software educativo

Plataforma Windows ou Mac um software educativo Acesso Internet Plug-in macromedia Flash 7.0 no navegador Internet voltado para entreter e ensinar crianas de 3 a 11 anos

1.

Interao aluno/software/professor relativo ao papel do professor na facilitao da aprendizagem do aluno, possibilidade de aprendizagem em grupo e possibilidade de interao entre software e usurios.

Itens 1.1. Facilidade de uso relativo objetividade das instrues para o uso do software e facilidade de percorrlo. 1.1.3. Auxlio e dicas elementos cuja presena tornam oportuno o esclarecimento de dvidas durante o desenvolvimento do programa de ajuda. Avaliao: no site de apresentao existe uma pgina com as perguntas mais freqentes e as respostas, esclarecendo as dvidas mais importantes. As dvidas que no esto na lista podem ser encaminhadas para um email de contato. 1.1.6. Navegabilidade possibilidade de acessar com facilidade todas as partes do software. Avaliao: o programa possui um menu atrativo com desenhos animados e boa identificao com a atividade a ser relacionada. Foi encontrada dificuldade em retornar para seo anterior nas paginas de histrias, atividades, jogos e idias. 1.2. Recursos motivacionais relativos ao interesse que o software propicia e mantm no usurio. 1.2.2. Desafios pedaggicos presena de desafios capazes de provocar desequilbrios cognitivos no aluno e de manter seu nvel de interesse. Avaliao: existe no Mundo da Criana vrias atividades que estimulam as mltiplas inteligncias, definidas por Gardner. So vrios mundos com referncia a contos, estrias e as cincias como musicas, matemticas, humanas, biologias, portugus, etc. Os mundos so divididos em histrias, atividades, jogos e idias, so elementos que possuem carter atrativo ao publico alvo proposto. 1.2.4. Layout de telas telas com visual esteticamente adequados: texto bem distribudo, imagens e animaes pertinentes ao contexto, efeitos sonoros oportunos como sons, apitos e acompanhamentos musicais favorecedores do interesse dos alunos que estejam utilizando o software, sem afetar a ateno de outros alunos que estejam presentes no recinto; e falas adequadas ao contedo que est sendo trabalhado. Avaliao: Foi encontrado todos os requisitos acima de forma harmoniosa e atraente para o publico alvo. As imagens e animaes encontram-se no contexto do cotidiano das crianas. Os sons e vozes so colocados de forma agradvel, no poluindo sonoramente o ambiente. A fala dos personagens so pausadas, de fcil entendimento, auxiliam nas leituras das atividades, permitindo boa acessibilidade a maiorias dos usurios. 1.2.5. Carga cognitiva em cada tela, quantidade adequada de elementos capazes de captar a ateno do usurio (em vez de desvi-la): imagens, texto, sons e animaes presentes numa quantidade que permita ao aluno uma aprendizagem sem sobrecarga ou deficincia de informaes. Avaliao: As telas possuem uma interatividade, permitindo boa navegao em todo o software. Atravs de imagens, animaes, texto e sons, conseguindo afunilar as informaes para o entretenimento educacional

proposto.

2 - Fundamentao pedaggica relativo base pedaggica que permeia as atividades do software.

Itens 2.1 - Clareza epistemolgica - relativo base pedaggica que permeia as atividades do software. 2.1.1. Explicitao dos fundamentos pedaggicos que embasam o software indicao da opo pedaggica de sua equipe produtora na capa do software (local de fcil visibilidade para o comprador) bem como no guia de apoio pedaggico ao professor que deve acompanhar o produto. Avaliao: para apresentao do software foi criado um site com instrues que facilitam o entendimento para o comprador. No foi encontrado um guia pedaggico para acompanhamento dos professores.

3 - Contedo Relativo aos nveis de exigncia para o trabalho com a rea de conhecimento selecionada para o desenvolvimento do software.

Itens 3.1 Pertinncia do contedo relativo seleo adequada do contedo do software. 3.1.1. Adequao do software ao contedo nele trabalhado o software uma ferramenta adequada ao trabalho didtico-pedaggico com o contedo por ele veiculado. Avaliao: Sim. Esta ferramenta tem diversas atividades que servem de acompanhamento pedaggico, que esto de acordo com contedo curricular do pblico alvo. 3.3 - Estado da arte relativo atualidade do contedo e metodologia 3.3.1. Atualidade do contedo o contedo veiculado pelo software est atualizado, no ultrapassando os limites do conhecimento formalmente aceito. Avaliao: A avaliao foi realizada no demo do software, liberado pela editora Delta no seu site de apresentao, onde se propem a atualizaes semanais do produto pago. Todo contexto avaliado esta alinhado a um contedo atualizado, fornecendo informaes diversas mostrado em um mundo globalizado.

4 - Programao relativo a qualquer software como um programa produzido para rodar em computador.

Itens 4.1 Confiabilidade conceitual relativo implementao satisfatria de tudo o que foi especificado e projetado e correspondncia s necessidades que geraram seu desenvolvimento. 4.1.1. Fidedignidade avalia a correspondncia do programa s suas especificaes e ao projeto.

4.1.1.5. Simplicidade implementao apenas das funes que foram especificadas e que tm pertinncia com a proposta do programa. Avaliao: A proposta do programa foi atendida, na avaliao do demo no foi encontrado desvio para outras informaes a no ser a qual o programa estava destinado. De acesso simples e fcil navegabilidade do programa, adequado aos usurios propostos. 4.3 - Facilidade de uso relativo facilidade de interao do usurio com o programa e viabilidade da utilizao do programa ao longo do tempo. 4.3.1. Legibilidade possibilidade de diferentes usurios entenderem o programa com relativa facilidade. Avaliao: Aps a instalao do programa, j que h uma necessidade de um plug-in externo, a usabilidade e navegabilidade do software inerente ao publico infantil e juvenil, proporcionando uma interatividade de grande facilidade.

You might also like