You are on page 1of 10

Repensando Saberes Docentes e Discentes no PROEJA: O Espao Virtual de Aprendizagem no Ensino de Cincias

Ernesto Macedo Reis1, Marlia Paixo Linhares2


1

Departamento de Cincias Naturais Instituto Federal Fluminense (IFF) CEP 28.030-130 Campos dos Goytacazes RJ Brasil

Laboratrio de Cincias Fsicas Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) CEP 28.013-602 Campos dos Goytacazes RJ Brasil
ereis@cefetcampos.br, paixaoli@uenf.br

Abstract. The article discusses some results on the adoption of Virtual Learning Space to support Science classes within the EJA-professional in a federal institution of education in the North Fluminense. The Action-Research of the Ethnographic type favored the design of different tables related to teaching experiment. One of them is the antagonist form as teachers and students realized the computer technology, which refers us to profound reflection about the role of these technologies in education. Resumo. O artigo discute alguns resultados quando da adoo do Espao Virtual de Aprendizagem em apoio s aulas de Cincias no mbito da EJAprofissionalizante em uma instituio federal de ensino no norte fluminense. A pesquisa-ao do tipo etnogrfica favoreceu o desenho de diferentes quadros relacionados ao experimento didtico. Um deles a forma antagnica como professores e alunos perceberam a tecnologia de porte informtico, o que nos remete a profundas reflexes sobre o papel destas tecnologias na educao.

1. Tecnologias e Educao
Imigrantes e nativos digitais so dois conceitos descritos em Prensky (2001) que podem contribuir para darmos incio s reflexes sobre circunstncias que cercaram o experimento didtico de adoo de um ambiente virtual de aprendizagem, denominado Espao Virtual de Aprendizagem, ou simplesmente E.V.A. em apoio s atividades de ensino e aprendizagem nas disciplinas curriculares de Cincias Naturais no mbito do PROEJA (Programa Nacional de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na modalidade Educao de Jovens e Adultos). De acordo com o autor citado, os imigrantes digitais so sujeitos que no nasceram no contexto scio-histrico e cultural das tecnologias digitais, so os atuais adultos que se aculturaram na oralidade, da escrita e da mdia massiva. Os nativos digitais seriam os jovens contemporneos s tecnologias digitais e fluentes na linguagem digital dos computadores, dos jogos eletrnicos e da Internet. Os primeiros seriam alvo de natural afastamento das tecnologias, que contribuiria para afastar esse pblico das tecnologias mais modernas, em contrrio aos denominados nativos. No mundo, so muitos os pesquisadores e educadores que se preocupam com a utilizao dos recursos digitais, principalmente a Internet em projetos educacionais,

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

considerando, como Lvy (2003) que a Web foi concebida como um espao para compartilhamento de contedos hipertextuais, digitalizados e relacionados entre si. No cenrio da educao brasileira so diversas as articulaes, governamentais, privadas e pessoais orientadas nesse sentido. No entanto, os conhecimentos aplicveis nas escolas ainda so insuficientes. nesse ponto que se pensa a formao docente e discente, ainda pouco comprometidas com a autonomia do ser. Um crescimento para a vida, que de certo inclui uma boa formao digital. No sentido oposto, de uma utilizao massiva das tecnologias de informao e comunicao o computador no dia-a-dia das pessoas faz parte da vida. Pappert (2008) j no final do sculo passado, referindo-se a um apaixonante e duradouro caso de amor das crianas com os computadores, antecipou a disseminao universal de ferramentas como Orkut, MSN etc, que dentre outros tantas coisas geram, principalmente, autonomia no relacionamento, no fazer, no aprender. Na escola, as prticas pedaggicas comuns se caracterizam pela disponibilizao off ou on line de programas de ensino, produes cientficas, pginas Web de contedos, orientaes de atividades, que, na sua maioria so originrias da realizao de tarefas presenciais (face-a-face), a Internet vista como grande repositrio de informaes. Por outro lado, sabemos, de acordo com Silva (2000) que as grandes questes que envolvem aprender e agir na sociedade dinmica do sculo XXI envolvem interatividade e investigao. Ento, cabe inquirir, onde fica a interatividade e a investigao no contexto das salas de aulas atuais? Nas aulas de Cincias Naturais, por exemplo, ainda comum a prtica condutivista que obriga alunos e professores a fixarem-se em extensas programaes e esquecerem a Cincia Contempornea, a mesma que vivenciam e que responde fortemente pela evoluo da humanidade e, no menos, pela computao. Este raciocnio nos ajuda a formular a principal pergunta desse texto: Ento, o que acontece com os professores e alunos quando, na escola, so desafiados a usarem um ambiente virtual de aprendizagem para gerar conhecimentos cientficos?. Com o intuito de investigar sobre esta temtica, foi feito um recorte em um experimento didtico delineado para avaliar possibilidades de utilizao do E.V.A. no ensino de Cincias no PROEJA. Considerando relevante a participao do aprendiz, buscou-se desvelar no mbito da EJA-profissionalizante, onde nas escolas militam, com diferentes intenes e aes, jovens e adultos, a reao desse grupo que advm de geraes misturadas nativos e imigrantes digitais. Considerando as condies de extremas dificuldades descritas por Haddad (2008): o quadro de permanente excluso de quase tudo e as poucas pretenses sobre o trabalho e a vida, talvez sejamos levados a pensar que vrios alunos de faixas etrias mais elevadas tero mais dificuldades com a complexidade dos hipertextos que seus colegas, talvez mais at que seus professores, considerando-se alguns graduados recentes, ou mesmo, os mais antigos.

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

sobre essa problemtica que nos propomos refletir, no sentido do repensar os saberes da formao docente e das prticas curriculares na escola, no ensino de Cincias.

2. Ambientes Virtuais de Aprendizagem


Internet mvel, e-mail, chat, hiperlink, blog, twitter, ciberespao, MSN, games, chip, Lan House, e muito mais. A Web torna-se mais atraente a cada dia, fato confirmado pelas pesquisas: o Brasil, inclusive, um dos lderes no tempo de navegao domstica. Sedento de novidades digitais, o brasileiro obriga profissionais de todas as reas e pesquisadores a prestar ateno e entender a comunicao digital, que j transformou nosso modo de viver, principalmente nas cidades de grande e mdio porte. Os nmeros mundiais tambm surpreendem. Por outro lado, para Silva (2000) que segue o pensamento freireano, educar em nosso tempo significa apostar em uma escola e em salas de aula que revertam s prticas condutivistas do ensino livresco, linear e desprovido de interatividade entre os alunos que devem se manter calados e atentos ao que lhes ensinado ou transmitido. Como diz Moreira (2006): trata-se do eterno sonhar, um comear a investir em uma escola e em aulas que ajudem a transformar o modelo de comunicao (em sua prxis), isto , que torne possvel a transio de um modelo centrado na seqncia linear para outro descentrado e plural. Um tipo de encadeamento unidirecional, graus ou notas, idades e pacotes de conhecimento outro descentrado e plural, cuja chave talvez seja o encontro no hipertexto a interatividade. De acordo com Silva (2000) o grau mais elevado de interatividade o que favorece interaes mistas, ou seja, quando indivduos, textos (materiais) e mquina interagem. Para este autor, o complexo conceito de interatividade supe vinculaes, que vo desde o interesse por se comunicar at a aprendizagem de algo. No mbito tecnolgico e profissionalizante, por exemplo, os hipertextos e os ambientes virtuais de aprendizagem favorecem uma aprendizagem social, cooperativa e em rede. Os professores de Cincias, como destacam Cachapuz et al (2006): insistem em planejar suas aes didticas como seus mestres planejavam, que j o faziam como procediam geraes anteriores, ensinando sobre fatos antigos e desconectados com a contemporaneidade. Desta forma, distantes por pocas, mas tambm por interesses e metas, o ensino nessas reas de extrema importncia esvazia-se cada vez mais. Os profissionais tcnicos em todas as reas do conhecimento humano tm acesso facilitado a computadores, rede Internet e outras tecnologias. Sabidamente, de uma forma ou de outra, operam, trabalham, fazem suas consultas, tiram dvidas, fazem cursos on line, trocam informaes e aprendem, em um novo modelo de aprendizagem ainda no bem conhecido nas escolas. Moreira (2006) considera que esse tipo de atividade pode ser orientada intencionalidade, para uma aprendizagem significativa de conhecimentos cientficos quando ainda estudantes na escola. Para este autor e outros, como Carvalho e Gil-Prez (2001) preciso que as atividades sejam voltadas para situaes problematizadoras, reais, que incentivem dilogo, valorizando a resoluo de problemas.

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

Esta sntese de um amplo quadro terico nos remete ao experimento didtico, cuja aplicao favoreceu observaes sistematizadas atravs da Pesquisa-Ao (P-A), que desvelaram nas atitudes, falas e procedimentos escolares fragmentos que propiciam trabalhar na montagem de um puzzle complexo e dinmico, revelador de informaes sobre as indagaes propostas no incio desse texto.

3. O Sistema E.V.A.
O Sistema E.V.A. ainda pode ser considerado um experimento didtico, se bem que devamos guardar as devidas propores, desta, que tambm uma proposta pedaggica de incluso cientfica e tecnolgica, baseada principalmente na adoo de um ensino de Cincias atualizado e organizado sobre quatro necessidades bsicas do aprendiz: ler, escrever, interagir e investigar. Guardar propores significa dizer que o sistema hoje j foi testado com sucesso em diferentes nveis de ensino, a saber: na especializao de professores de Cincias e Matemtica, na formao de professores de Cincias Naturais (Biologia, Fsica e Qumica), no Ensino Mdio e, mais recentemente, na EJA-profissionalizante (PROEJA). No caso do PROEJA consideramos fundamentalmente as palavras de Haddad (2008), para quem: no possvel que a populao excluda da escola por qualquer que seja a razo no tenha acesso ao mundo moderno, das tecnologias e do trabalho. Sob esse aspecto que se pensou a possibilidade do sistema E.V.A. beneficiar estudantes e professores em relao a fornecer o que de imediato mais precisam nesse duro empreendimento, atualizao. Foi dessa forma que se planejou e executou o experimento no PROEJA enfrentando-se o desafio de romper barreiras disciplinares. A proposta pedaggica projetou um ensino curricular integrado de Biologia, Fsica e Qumica, baseado em Estudos de Caso de interesse das trs reas. Nos trs semestres em que trabalharam com o sistema os temas foram os seguintes: Cidade: Dengue, Tecnologias e Preveno, O Mundo de Medidas: as Nanotecnologias, Transporte: Tudo est em Movimento, Energia: Mquinas e Ligaes Qumicas, O Ser: Cincia e Tecnologia, O Universo: Micro e Macro. Cada um dos trs professores ministrou suas aulas relacionando seus contedos ao Estudo de Caso disparado atravs do E.V.A. No contexto de cada estudo fruns, tarefas, chat e a seqncia de trs passos para resolver um Estudo de Caso geraram interatividade atravs do sistema informtico que foi utilizado em laboratrios em algumas aulas presenciais e a distncia, em apoio s atividades presenciais. A seqncia dos trs passos para resolver um estudo, descrita detalhadamente em Reis e Linhares (2008) prev: 1) a leitura do texto e imediata postagem no E.V.A. de uma resposta que indicar a concepo do aprendiz em relao a uma questo aberta, 2) tempo para ler, resenhar e discutir materiais disponibilizados no ambiente e, 3) elaborao de uma soluo que deve ser defendida pelo aprendiz perante o professor e os colegas atravs do sistema. A figura 1 destaca a tela inicial do Estudo de Caso. Todos os estudos so de interesse da rea de Eletrnica, que o curso da profissionalizao dos aprendizes.

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

Figura 1. Tela inicial de um grupo no sistema E.V.A.

No detalhamos a interface, trabalhada em Reis e Linhares (2008), mas preciso considerar sua operacionalidade na atualidade. Aps inmeras correes, a verso atual do sistema E.V.A. vem rodando ajustada aos interesses dos professores e pesquisadores. Vinte e trs estudantes do PROEJA trabalharam no sistema a partir de uma oficina de familiarizao, aprendendo a utiliz-lo. Como desde o incio do curso as trs disciplinas assumiram uma nica proposta pedaggica foi possvel discutir todos os contedos disciplinares previstos e ampliar o escopo do currculo, aprofundando contedos e relacionando-os aos interesses pessoais dos estudantes. A utilizao do sistema deu-se, por ordem da quantidade de acessos, nos laboratrios da escola, nos locais de trabalho (incluindo-se plataformas de extrao de petrleo), em Lan House e nas residncias dos estudantes e familiares. Um relato da fala de um estudante pode ilustrar porqus dessa distribuio acentuada ao longo dos estudos: no sabia bem onde usar, pois no tenho computador e poucos colegas tm, mas aos poucos fui vendo que era legal procurar e ter um motivo para entrar nas Lan. Na escola no tenho tempo, no trabalho tambm foi legal mostrar aos colegas que tinha uma sala de aula minha na Internet. Alguns ficaram com inveja! [AD. aluno, 32 anos].

4. Metodologia
Os dados de pesquisa foram obtidos das respostas e solues encaminhadas pelos estudantes e das falas em frum e chat armazenadas no E.V.A. Alm da documentao, foram utilizados questionrios, entrevistas, filmagens e anotaes provenientes de observaes dos pesquisadores. A pesquisa considerada qualitativa, na medida em que o principal instrumento de coleta de dados, que o prprio ambiente virtual de aprendizagem nos permite analisar o contedo presente nas falas dos sujeitos. A documentao dos Estudos de Caso, frum e chat so solicitados pelo professor quando desejar. Como pesquisa qualitativa identifica-se uma Pesquisa-Ao (Thiollent, 2001) no carter de interveno. Nesse caso a nfase etnogrfica pode ser destacada como forma de obter-se uma descrio da cultura escolar dos estudantes do PROEJA.

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

Ouve-se falar de pesquisa participante (PP) e pesquisa-ao (PA) como sinnimas, o que no correto, como destaca Thiollent (2001). Para este autor possvel que existam diversos tipos, tanto de uma quanto de outra modalidade de pesquisa. Destaca que toda PA uma forma de PP, mas nem toda PP um tipo de PA. Na PP h preocupao com o papel do investigador na situao investigada em funo de uma melhor captao da informao. No entanto, neste tipo de pesquisa no h concentrao de preocupaes em torno da relao investigao e ao dentro da situao considerada. justamente esse tipo de relao que especificamente destacada em vrias concepes da PA. A PA no apenas PP, centrada na questo do agir. Na avaliao de Andr (2008) possvel dizer que: a PA envolve um plano de ao que se baseia em objetivos, em processos de acompanhamento e controle das aes planejadas, no relato e avaliao concomitante desse processo. Muitas vezes esse tipo de pesquisa recebe o nome de interveno. A autora compreende que em muitos casos existe a preocupao com os significados que tomam as aes e os eventos para as pessoas ou os grupos estudados. A pesquisa assume uma tipologia etnogrfica. A pesquisa do tipo etnogrfico um esquema desenvolvido para estudar culturas, como no caso as novas culturas escolares na era digital. Assim, a adaptao da etnografia educao, identifica um tipo de estudo etnogrfico e no etnografia no seu sentido estrito (Andr, 2008). Das consideraes sobre metodologia de pesquisa decorre que, uma das caractersticas mais forte desse tipo de pesquisa o relato, citaes e falas dos atores envolvidos, que servem para ilustrar os fatos que valem interpretaes luz de teorias. 4.1. Coleta de Dados: Olhares de Estudantes e Professores do PROEJA A inteno apontar para o sistema E.V.A. e as situaes de contorno que ajudam a entender como a interveno gerou respostas para as questes colocadas no incio deste texto. Aponta-se para os questionrios como capazes de fornecerem vises de elementos quantitativos e qualitativos relacionados ao dia-a-dia dos estudantes, as entrevistas so reveladoras de sentimentos e reflexes sobre as situaes de ensino e aprendizagem, enquanto a documentao nos orienta para as formas como os estudantes aprendem. A organizao que daremos na apresentao dos resultados tem como objetivo o desenho de um quadro das relaes que valorizam o ensino e a aprendizagem. a, nas relaes que o sistema E.V.A. vem atuando mais fortemente, como bem disse um dos professores: no adianta muito obrigar os alunos a fazerem isso, lerem aquilo, escreverem etc, se eles no conseguem se relacionar com professores, colegas e materiais didticos, penso que o E.V.A. veio para isso por isso que os alunos esto gostando, eles conseguem discutir, d para saber quem se relaciona com quem e como [prof. Bio].

5. Resultados: Uma Seleo de Falas


Computador! - no sabia nada disso, informtica era nome esquisito e meio sem sentido, mas se d para aprender e conversar com meus colegas fico feliz, me esforcei e agora j sei fazer tudo sozinha, at estou aprendendo fsica e qumica [RT. aluna, 49 anos]. A fala, retirada do caderno de pesquisa, d a dimenso maior da falta de auto-

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

estima, talvez a gnese do que Haddad (2008) considera como o quadro de permanente excluso de quase tudo e as poucas pretenses sobre o trabalho e a vida. Porm, se d para aprender e conversar (...) vemos intencionalidade, fator necessrio para que se d aprendizagem significativa como apregoa Moreira (2006). possvel distinguir na percepo at estou aprendendo fsica e qumica, um certo tipo de ganhar foras para continuar estudando, uma tentativa de vencer um dos fantasmas da EJA, a evaso, elevadssima nesse segmento da educao. No se pode esquecer o fator (...) conversar com meus colegas (...), que traz outra dimenso relevante, a interatividade. A complexidade do conceito de interatividade para Silva (2000) supe vinculaes, que vo desde o interesse por se comunicar at a aprendizagem de algo. Acreditamos, se bem que no se possa afirmar, que nas aulas mais tradicionais, a fala livre com colegas no seja bem aceita quem pode saber se esta no uma razo para evaso na EJA? Quanto a esta questo, a documentao armazenada no E.V.A. pode lanar luzes. Quando, no frum as questes abertas so lanadas, alguns estudantes no respondem prontamente. Somente aps lerem as falas dos colegas so capazes de intervir: seria isto indcios de cola? Nas falas dos trs professores possvel ver que fcil localizar os estudantes que no conseguem, ou no gostam de falar na aula, mas o fazem no ambiente virtual. Alguns estudantes so exmios faladores on line, outros no. Ento, eles no tm segurana, precisam reaprender muita coisa, inclusive a se comunicar com colegas e principalmente com os professores, a primeira coisa a superar o medo de errar [prof. Qui]. Esta a maior barreira, comunicao. Ao perceber que errar no um problema possvel caminhar com mais segurana, como deixa claro o estudante sempre achei que os professores tinham que nos perguntar o que sabemos, isso fazemos no E.V.A. e a fica mais fcil, todos sabemos algumas coisas de Cincias, se o professor ouve e ajuda a corrigir fica melhor [LC. aluno, 27 anos]. A proposta do sistema E.V.A. (Reis, 2008) tem como primeira etapa a busca pela concepo prvia de cada estudante sobre o contedo estudado, o sistema foi modelado de acordo com esse pressuposto, propiciar visibilidade das idias dos aprendizes. Se a comunicao a barreira a ser superada, a investigao ainda no um fator didtico que seja explorado. Poucos estudantes mostraram disposio e tempo para executarem pesquisas escolares sobre as situaes geradas a partir de leituras e dilogos. Como destaca [JR. aluno, 26 anos]: difcil chegar em casa e fazer mais pesquisa, seria bom poder fazer, mas s se todos os professores usassem o E.V.A., pois o que tem um monte de exerccio tudo igual para fazer fica difcil no fao nada, pois tenho que trabalhar e dar ateno aos filhos!. A vemos um outro n: como os outros professores vem a utilizao do sistema E.V.A.? Nas reunies e encontros pedaggicos, falas dos professores do outras dimenses da rejeio: no faz sentido usar Internet para ensinar, isso coisa nova que no d certo, os alunos precisam dos professores para gui-los, se tivssemos tempo e aprendssemos a usar na faculdade pode ser que desse para usar, muito complicado ficar juntando disciplinas e deixar os alunos errarem para consertar depois, u, Fsica e Matemtica sempre do notas baixas, como que agora as notas de Fsica

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

esto altas?. Como vemos, trata-se de olhares pouco favorveis sem fortes argumentos, mas em que se destaca a compreenso de no querer utilizar o sistema. So argumentos como estes que levam Cachapuz et al (2005) a considerarem ser urgente a necessidade de reformulao da formao docente dos professores de Cincias, que neste caso pode se estender s outras reas de conhecimento escolar. O destaque destes fragmentos pode ajudar a refletir sobre uma prtica de ensino diferenciada, que impactou o curso, alunos e professores. Quando um professor argumenta os alunos precisam dos professores para gui-los possvel inferir que no passa pela sua cabea que o estudante deva adquirir, sobretudo, autonomia. Esta uma frase que d uma dimenso de dominao ainda comum nas salas de aula de Cincias, o professor quem sabe e ao estudante cabe seguir orientaes. A viso da adoo de um tipo de informtica que gera autonomia nem sempre bem-vinda, balana, estremece alicerces e conceitos.

6. Reflexes e Nenhuma Concluso


Nossa primeira considerao sobre o campo da Informtica Educativa, sua grande amplitude e a necessidade de valorizao dessa rea de pesquisa multidisciplinar em nvel nacional. So inmeras as vertentes de estudos, que vo desde as que tm foco nas tecnologias e processos informticos s que se focam nos princpios educacionais e metodolgicos. No entanto, este trabalho sugere que nos professores de todos os nveis e idades e nos estudantes, enquanto atores principais dos processos educativos que est o cerne da questo uma certa autonomia ainda no compreendida. Quando vemos que software, linguagens de programaes, sistemas de modelagem e simulao, o revolucionrio Dos Vox, sistemas de busca, interatividade on line, desafiam o status quo das salas de aula ainda pobres na busca por autonomia de professores e estudantes possvel compreender o tamanho do desafio. No mais possvel ignorar a falta de compromissos dos cursos de formao com uma qualificao reflexiva dos docentes em relao ao mundo que os cerca. Um mundo informatizado, cada vez mais voltil. preciso relativisar os conceitos, como o de nativos e imigrantes digitais, com os quais iniciamos nossas reflexes. Os resultados da pesquisa at o momento indicam que nem sempre a populao com mais idade, como os adultos que frequentam a EJA/PROEJA, no se interessam pelas tecnologias digitais, so necessrias ressalvas. Tambm no ignoramos que professores recm-formados mantm uma vida digital condizente com a modernidade. Porm os hbitos informticos e comunicacionais no se incluem em seus planos e projetos de aulas e atividades docentes. Considerando ento que no cabe generalizao, temos percebido, na utilizao de um sistema adaptativo como o E.V.A, que requer inmeros saberes de usurios at que adquiram alguma destreza, que a motivao por aprender, a vontade de interagir e a auto-estima so fatores que podem levar imigrantes digitais com srios distanciamentos sociais e culturais das tecnologias computacionais a se posicionarem favoravelmente em relao aprendizagem atravs de instrumentais digitais. Por outro lado, h rejeies a esta aproximao, pois como vimos, so muitas as condutas educativas arraigadas e at se pode perceber certos dogmas, como u, Fsica e

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

Matemtica sempre do notas baixas. Tambm no se pode crer que ambientes virtuais de aprendizagem sejam a melhor e nica soluo, pois eles podem ser facilmente utilizados para corroborar e reforar as prticas mais condutivistas, livrescas e pouco interativas presentes na maior parte das salas de aula tradicionais na rea das Cincias. Cabe ento discutir, referenciados nos resultados, s questes levantadas. A primeira trata da sala de aula pouco interativa e do baixo nvel de investigao que nela se verifica. Pelo que se v a interatividade ainda um conceito inexistente nas aulas de Cincias, por inmeras razes, mas principalmente, porque os professores da rea no aprenderam a ser professores na interatividade. Quanto investigao, um fator ainda mais distante, pois como se sabe, o pouco dilogo entre as disciplinas gera uma impossibilidade temporal para que os estudantes possam se dedicar a esta importante etapa da formao. Alm disso, qualquer tipo de investigao que no leve em considerao a multiculturalidade, se torna fragmentada, um tipo de cpia. A segunda questo levantada decorrente e ao mesmo tempo recorrente em nossas escolas. O desafio est presente em todos os instantes, colocados de inmeras formas, mas at agora so poucas as tentativas de se municiar os desafiados com instrumental para enfrent-los com condies de superao. Ensino e aprendizagem ainda so vistos como parte de um s processo por boa parte dos professores e isto a sociedade informada j se incumbiu de desmistificar. As tecnologias de informao e comunicao criam embaraos exatamente por este motivo, j que no se concebe a possibilidade de uma aprendizagem autnoma por parte dos estudantes. Na EJA/PROEJA, exatamente isso que deve acontecer para que haja um mnimo de sucesso nos projetos e aes institucionais regulares. A partir destas duas consideraes possvel dizer que os desafios, neste caso, so mais bem enfrentados pelos aprendizes, que ainda encontram algum tipo de motivao para superarem suas, muitas vezes, enormes dificuldades quanto ao uso das tecnologias de informao e comunicao. Eles, minimamente encontram motivao, que vem de dentro, pela vontade de vencer. Quanto aos professores, nossas investigaes revelam que ao rejeitar inovaes, menos do que resistir, se protegem de vivenciar dificuldades para as quais no se julgam preparados. Alm das mltiplas jornadas, prtica comum no magistrio, a formao inicial curta e desprovida de comprometimentos, at agora, com a formao tecnolgica do professor. No mbito regular dos cursos de formao de professor a Informtica Educativa no encontra o lcus naturalizado de existncia. O entendimento nesse ponto, que temos necessidade de repensar a escola, os contextos de formao dos professores nas universidades, a produo de materiais didticos e, fundamentalmente, as polticas educacionais, que apesar dos muitos incentivos em prol da popularizao e divulgao da cincia e tecnologia no Brasil, ainda no encontrou um ponto humanstico-tcnico que se coadune com os saberes da populao brasileira, multifacetados, empobrecidos, como atestam diferentes avaliaes em todos os nveis de escolaridade, mas ao mesmo tempo emergentes. Nossas aes na pesquisa etnogrfica indicam que, muito mais do que convm pensar e considerar em termos da objetividade acadmica, no campo da Informtica Educativa vivencia-se um constante lidar com sentimentos ainda pouco mencionados

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

nos trabalhos nessa rea de pesquisa. Ento, a questo maior de reflexo ser esta: o que sentem os atores no ato educativo sejam eles, nativos ou imigrantes digitais, estudantes ou professores? Por fim, na linha do pensamento de Bruner, entende-se que ensinar jovens e adultos um esforo para auxiliar a remoldar o desenvolvimento de pessoas. Ao planejar o ensino ser desaconselhvel ignorar o que se sabe sobre o desenvolvimento, as compulses e as oportunidades de uma era. Qualquer teoria de ensino e, a Informtica Educativa se constitui em uma, versar, com efeito, sobre as vrias maneiras de auxiliar o desenvolvimento e o crescimento do ser.

Referncias
Andr, M. E. D. A. de. (2008). Etnografia da Prtica Escolar. 14. ed. Ed. Campinas. Papirus. Cachapuz, A.; Gil-Prez, D.; Carvalho, A.M.P. de; Praia, J.; Vilches, A. (2005). A Necessria Renovao do Ensino de Cincias. So Paulo, Cortez. Carvalho, A. M. P; Gil-Prez, D. E. (2001). Formao de professores de cincias: tendncias e inovaes. Coleo Questes de Nossa poca. v. 26. So Paulo: Cortez. Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 31 ed. So Paulo: Paz e Terra. Haddad, S. (2008). Novos Caminhos em Educao de Jovens e Adultos EJA, So Paulo: Global. Lvy, P. (2003) A Conexo Planetria, So Paulo: Editora 34. Moreira, M. A. (2006). A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua Implementao em Sala de Aula. Braslia, Editora Universidade de Braslia. Papert, S. (2008). A Mquina das Crianas: repensando a escola na era da informtica. Traduo: Costa, S. Porto Alegre, Artmed. Prensky, M. (2001) Digital Natives Digital Immigrants, On the Horizon, NCB University Press, v. 9 n.5, October. Acessado em Janeiro de 2008. http://www.marcprensky.com/writing/Prensky.pdf. Reis, E. M. e Linhares, M. P. (2008). Desenvolvimento de uma Ferramenta de Organizao e Avaliao de Frum. In: Atas do XIX Simpsio Brasileiro de Informtica Educativa. Fortaleza. Reis, E. M. (2008). Limites e Possibilidades da Utilizao de um Espao Virtual de Aprendizagem no Ensino e na Formao de Professores de Fsica. Tese de Doutorado, Campos dos Goytacazes, LCFS/CCT/UENF. Silva, M. (2000). Sala de Aula Interativa. Rio de Janeiro. QUARTET. Thiollent, M. (2001). Notas para o debate sobre Pesquisa-Ao. In: Repensando a Pesquisa Participante. 17 ed. Brasiliense. So Paulo.

XX Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, Florianpolis - SC - 2009, ISSN: 2176-4301

You might also like