You are on page 1of 10

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5a REGIO

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Tcnico Judicirio - rea Administrativa Especialidade Segurana e Transporte

____________________________________________________ Caderno de Prova, Cargo 13, Tipo 001 0000000000000000 000010001001

N de Inscrio MODELO

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

INSTRUES
Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. Para cada questo objetiva existe apenas UMAresposta certa. Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. Essa resposta deve ser marcada na FOLHADE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE: - procurar, na FOLHADE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. marcar essa letra na FOLHADE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
Marque as respostas das questes objetivas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. Responda a todas as questes. No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. Voc ter o total de 3 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. Ao trmino da prova devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

FUNDAO CARLOS CHAGAS Maro/2008

MODELO Caderno de Prova, Cargo 13, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Portugus Ateno: As questes de nmeros 1 a 7 baseiam-se no texto apresentado abaixo. (B) 1. A afirmativa correta, em relao ao texto, : (A) O desenvolvimento cientfico no permite aos pesquisadores informaes suficientes sobre algumas das espcies existentes na Amaznia. Cientistas, apesar de todas as pesquisas desenvolvidas na Amaznia, esbarram em dificuldades para catalogar as espcies existentes nas proximidades das capitais da regio. O maior nmero de pesquisas tem por referncia o rio Amazonas, que concentra a maior variedade de animais e de microorganismos da regio. Alguns continentes inteiros no apresentam um ecossistema com tantas e to variadas espcies quanto o da regio amaznica brasileira. A correta identificao de novas espcies da fauna e da flora amaznicas prejudicada por dificuldades tcnicas que impossibilitam os estudos cientficos.
o

O Brasil abriga 13% das espcies da fauna e da flora existentes em todo o mundo e a maior parte delas est na Amaznia. A floresta de 4,2 milhes de quilmetros quadrados habitada por centenas de milhares de plantas, animais, fungos, bactrias. Um refgio de suas matas ou um brao de seus rios pode conter mais espcies do que continentes inteiros. As estimativas dos cientistas so de que s 10% das espcies existentes na Amaznia brasileira sejam conhecidas.

(C)

(D)

(E) Talvez menos. Ainda, assim, na escala amaznica, 10% j englobam nmeros espantosos. S de anfbios so 250 espcies catalogadas, ante as 81 da Europa. Os mamferos so 311, com mais de 20 espcies de macacos e 122 de morcegos. As abelhas so 3 mil; borboletas e lagartas, 1.800. Em uma nica rvore da Amaznia j foram encontradas 95 espcies de formigas 10 a menos do que em toda a Alemanha. Mas h uma imensido ainda a ser desbravada. E no preciso ir longe para encontrar novas espcies: mesmo no rio Amazonas, o mais explorado da regio, as descobertas so rotineiras em 2005, foi identificado um exemplar de piraba, que pode chegar a mais de dois metros. Levantamentos recentes (D) feitos com redes de arrasto revelaram um universo de peixes eltricos e outros animais exticos, que vivem nas reas mais profundas do rio, em escurido total. A maior parte da Amaznia ainda territrio inexplorado pela cincia. Estima-se que at 70% das coletas feitas sobre a biodiversidade esto restritas ao entorno de Manaus e Belm onde esto o Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia (Inpa), o Museu Goeldi e as principais universidades. Diante do tamanho e da heterogeneidade da regio, o mesmo que observ-la por um buraco de fechadura. Faltam respostas para perguntas bsicas: quantas espcies existem na regio? Como elas esto distribudas? Qual o papel de cada uma na natureza? Ningum sabe dizer ao certo. A maior biodiversidade do planeta tambm a mais desconhecida.
(Adaptado de Herton Escobar. Amaznia. O Estado de S. Paulo, nov/dez 2007, p.30/31)

_________________________________________________________

2.

Mas h uma imensido ainda a ser desbravada. (3 pargrafo) A frase do texto que reproduz o mesmo sentido da afirmativa acima : (A) O Brasil abriga 13% das espcies da fauna e da flora existentes em todo o mundo ... Um refgio de suas matas ou um brao de seus rios pode conter mais espcies do que continentes inteiros. ... mesmo no rio Amazonas, o mais explorado da regio, as descobertas so rotineiras ... ... onde esto o Instituto Nacional de Pesquisas da Amaznia (Inpa), o Museu Goeldi e as principais universidades. A maior parte da Amaznia ainda territrio inexplorado pela cincia.

(B)

(C)

(E)

_________________________________________________________

3.

S de anfbios so 250 espcies catalogadas, ante as 81 o da Europa. (2 pargrafo) A afirmativa acima, no contexto, um exemplo que (A) aponta os 10% das espcies existentes na Amaznia brasileira. identifica as respostas para perguntas bsicas. sustenta a opinio de que 10% j englobam nmeros espantosos. refora o sentido de que o rio Amazonas o mais explorado da regio. contraria a informao de que no preciso ir longe para encontrar novas espcies.
TRF5R-Conhec-Gerais5

(B) (C)

(D)

(E)

MODELO Caderno de Prova, Cargo 13, Tipo 001


4. As abelhas so 3 mil; borboletas e lagartas, 1.800. Em uma nica rvore da Amaznia j foram encontradas 95 espcies de formigas 10 a menos do que em toda a Aleo manha. (2 pargrafo) Considere as afirmativas seguintes sobre os sinais de pontuao empregados no segmento transcrito. (B) 7. A concordncia verbo-nominal est inteiramente correta na frase: (A) A falta de informaes precisas sobre a biodiversidade da Amaznia podem propiciar o desaparecimento de espcies a existentes, antes que se descubra todas as suas propriedades. A dificuldade para obter recursos destinada aos estudos sobre a biodiversidade na Amaznia acaba impossibilitando a identificao de espcies que possa apresentar propriedades medicinais. A definio das reas de conservao depende diretamente do conhecimento cientfico sobre a fauna e a flora regionais, para evitar que se percam as possibilidades de sua identificao. Vrias espcies da fauna amaznica est ameaada de extino e a preocupao dos especialistas esto na perda de informaes teis sobre sua importncia no equilbrio desse ecossistema. Um ecossistema se caracteriza pelo necessrio equilbrio entre as diversas espcies e tambm pelos elementos que deles faz parte, para evitar a proliferao descontrolada de uns em prejuzo de outros. As questes de nmeros 8 a 12 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

I. O ponto-e-vrgula pode ser substitudo por doispontos, sem alterao do sentido original.

II. A vrgula assinala a ausncia do verbo na frase,


cuja repetio desnecessria, por ser o mesmo da frase anterior. (C)

III. Uma vrgula pode ser empregada em substituio


ao travesso, sem alterar o sentido original. (D)

Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 5.

I, apenas. III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas.

(E)

_________________________________________________________

Ateno:

I, II e III.

_________________________________________________________

O Brasil abriga 13% das espcies da fauna e da flora existentes em todo o mundo... (incio do texto) O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima est na frase: (A) (B) (C) (D) (E) ... e a maior parte delas est na Amaznia. ... 10% j englobam nmeros espantosos. As abelhas so 3 mil ... ... que vivem nas reas mais profundas do rio ... ... quantas espcies existem na regio?

Na pr-histria, quando os homens eram apenas coletores e caadores, no havia grande necessidade de regras, seno aquelas bsicas, ditadas pela frgil condio humana diante das foras descomunais da natureza. A escassez de espao e de comida no perodo subseqente, que se encerrou h 11.000 anos, o da Idade do Gelo, desencadearia a criao de regras que acompanham a humanidade desde ento. Nossos antepassados tiveram a necessidade premente de estabelecer normas mais complexas de convivncia. Foi nesse perodo que o Homo sapiens desenvolveu os conceitos de famlia, de religio e de convivncia social. Esses homens legaram evidncias arqueolgicas de uma revoluo criativa que inclui desde os espetaculares desenhos nas cavernas at os rituais de sepultamento dos mortos. Naquele perodo era preciso definir quem pertencia famlia ou no, e com quem se deveriam compartilhar os alimentos. Portanto, era necessrio criar regras especficas, diz a arqueloga Olga Soffer, da Universidade de Illinois. O antroplogo americano Ian Tattersall afirma ainda que as primeiras regras sobre propriedade foram criadas nessa fase. Enquanto o territrio pertencia ao grupo, algumas categorias de objetos passaram a ser individuais. Boa parte das regras de convivncia tem como base esse conjunto de normas ancestrais: no mate, no roube, respeite pai e me, proteja-se do desconhecido, tema o invisvel ... As religies, em seu aspecto comunitrio, nada mais so do que criadoras e garantidoras do cumprimento de regras, sob pena de punio divina.
(Adaptado de Okky de Souza e Vanessa Vieira. Veja, 9 de janeiro de 2008, p. 55/56)

_________________________________________________________

6.

A floresta de 4,2 milhes de quilmetros quadrados o habitada por centenas de milhares de plantas ... (1 pargrafo) Transpondo para a voz ativa a frase acima, a forma verbal grifada passar a ser, corretamente: (A) (B) (C) (D) (E) habitam. habitou. habitava. tinha habitado. eram habitadas.

TRF5R-Conhec-Gerais5

MODELO Caderno de Prova, Cargo 13, Tipo 001


8. A afirmativa correta, de acordo com o texto, : (A) Foi na pr-histria que os homens desenvolveram o conceito de propriedade, particular e individual, em decorrncia de sua atividade de caadores e coletores do que era possvel encontrar na natureza. Na Idade do Gelo, que originou problemas de sobrevivncia para o homem primitivo por falta de alimentos, houve retrocesso na evoluo da espcie, mesmo com a definio de um comportamento de fundo religioso. O receio de uma punio divina acompanha o homem primitivo, desde o tempo em que a sobrevivncia do grupo dependia da fora e da sorte na caa e na coleta de alimentos existentes na natureza. A partilha de alimentos num perodo de dificuldades e de escassez gerou a noo de propriedade e fortaleceu os laos familiares, obrigando o estabelecimento de normas de convivncia social, a serem respeitadas por todos. A noo de propriedade surgida quando os homens passaram a preocupar-se com seus bens particulares representa uma reao ao senso primitivo de coletividade, voltada apenas defesa contra as foras da natureza. (C) 12. impossvel imaginar o avano da civilizao humana sem a existncia de normas. As regras de convivncia trouxeram a humanidade a seu estgio atual de desenvolvimento. As regras garantem a ordem social e a transmisso do conhecimento. As frases acima formam um nico perodo com clareza, correo e lgica em: (A) As regras garantem a ordem social e a transmisso do conhecimento, o que impossvel imaginar o avano da civilizao humana sem a existncia dessas normas, conquanto elas trouxeram a humanidade a seu estgio atual de desenvolvimento. As regras de convivncia trouxeram a humanidade a seu estgio atual de desenvolvimento, j que elas garantem a ordem social e a transmisso do conhecimento, sendo, portanto, impossvel imaginar o avano da civilizao humana sem a existncia de tais normas. impossvel imaginar o avano da civilizao humana sem a existncia de normas, das quais as regras de convivncia trouxeram a humanidade a seu estgio atual de desenvolvimento, com regras para garantir a ordem social e a transmisso do conhecimento. O avano da civilizao humana sem a existncia de normas, fica impossvel imaginar-lhe, pois as regras de convivncia trouxeram a humanidade a seu es-tgio atual de desenvolvimento, desde que elas que garantem a ordem social e a transmisso do conhecimento. As regras garantem a ordem social e a transmisso do conhecimento, sendo, ento, impossvel imaginlo sem a existncia dessas normas como regras de convivncia, que foram as quais trouxeram a humanidade a seu estgio atual de desenvolvimento. Matemtica 13. Um lote de 9 000 disquetes foi colocado em 4 caixas de tamanhos diferentes, de forma que o nmero de disquetes 1 da quantidade colocados em cada uma correspondia a 3 colocada na anterior. O nmero de disquetes colocados na (A) (B) (C) (D) (E) primeira foi 4 075. segunda foi 2 025. terceira foi 850. quarta foi 500. quarta foi 255.

(B)

(C)

(B)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(D)

9.

De acordo com o texto, o surgimento de normas de convivncia decorreu (A) (B) (C) (D) (E) da necessidade de organizao do grupo diante de graves problemas de sobrevivncia. da incapacidade e da fragilidade do homem primitivo para enfrentar a fora dos agentes naturais. das imposies contidas nos preceitos religiosos, garantia da sobrevivncia dos grupos sociais. da importncia adquirida pela noo de individualidade do homem primitivo, na defesa de bens particulares. do desenvolvimento de um senso artstico, atestado pelos desenhos primitivos encontrados em cavernas.
o

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

10.

Portanto, era necessrio criar regras especficas. (2 pargrafo) O sentido que a conjuno grifada acima introduz no contexto o de (A) (B) (C) (D) (E) temporalidade, que caracteriza as aes humanas na poca abordada. restrio, acerca da poca em que tais fatos ocorreram. condio, que vai justificar determinadas aes dos homens nessa poca. causa, que determina certo tipo de comportamento da humanidade. concluso, adequada e coerente, diante da situao exposta.

_________________________________________________________

14.

A razo entre as idades de dois tcnicos igual a

5 . Se 9 a soma dessas idades igual a 70 anos, quantos anos o

mais jovem tem a menos do que o mais velho? (A) (B) (C) (D) (E) 15 18 20 22 25

_________________________________________________________ 11. O respeito ...... uma srie de regras foi fundamental ......_________________________________________________________

organizao dos grupos sociais, permitindo, dessa forma, ...... evoluo da humanidade. As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas, respectivamente, por: (A) (B) (C) (D) (E) 4 a a a a a a a a

15.

Certa noite, dois tcnicos em segurana vistoriaram as 130 salas do edifcio de uma Unidade de um Tribunal, dividindo essa tarefa em partes inversamente proporcionais s suas respectivas idades: 31 e 34 anos. O nmero de salas vistoriadas pelo mais jovem foi (A) (B) (C) (D) (E) 68 66 64 62 60
TRF5R-Conhec-Gerais5

MODELO Caderno de Prova, Cargo 13, Tipo 001


16. Em uma estrada, dois automveis percorreram a distncia entre dois pontos X e Y, ininterruptamente. Ambos saram de X, o primeiro s 10h e o segundo s 11h30min, chegando juntos em Y s 14h. Se a velocidade mdia do primeiro foi de 50 km/h, a velocidade mdia do segundo foi de (A) (B) (C) (D) (E) 17. 60 km/h 70 km/h 75 km/h 80 km/h 85 km/h 20. Analise a seqncia abaixo. 1 9 + 2 = 11 12 9 + 3 = 111 123 9 + 4 = 1 111 . . . . . . . . . . . . Nessas condies, quantas vezes o algarismo 1 aparece no resultado de 12 345 678 9 + 9? (A) (B) (C) (D) (E) 21. 9 10 11 12 13

_________________________________________________________

Sabe-se que, juntos, trs funcionrios de mesma capacidade operacional so capazes de digitar as 160 pginas de um relatrio em 4 horas de trabalho ininterrupto. Nessas condies, o esperado que dois deles sejam capazes de digitar 120 pginas de tal relatrio se trabalharem juntos durante (A) (B) (C) (D) (E) 4 horas e 10 minutos. 4 horas e 20 minutos. 4 horas e 30 minutos. 4 horas e 45 minutos. 5 horas.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Observando a seqncia (2, 5, 11, 23, 47, 95, ...) verificase que, do segundo termo em diante, cada nmero obtido a partir do anterior, de acordo com uma certa regra. Nessas condies, o stimo elemento dessa seqncia (A) (B) (C) (D) (E) 197 191 189 187 185

18.

Do total de X veculos que entraram no estacionamento de um Tribunal em certo dia, 25% transportavam somente o motorista, 30% transportavam exatamente 2 passageiros e os 54 restantes transportavam mais do que 2 passageiros. O nmero X igual a (A) (B) (C) (D) (E) 180 150 140 120 100
Raciocnio Lgico-Matemtico

_________________________________________________________

22.

Sobre o total de 45 tcnicos judicirios e auxiliares que trabalham em uma Unidade de um Tribunal, sabe-se que: 60% do nmero de tcnicos praticam esporte; 40% do nmero de auxiliares no praticam esporte; 10 tcnicos no praticam esporte.

_________________________________________________________

19.

Observe o diagrama.
somar 5 3
or 4

Nessas condies, o total de (A)


subtrair 7

tcnicos que praticam esporte 10. auxiliares que no praticam esporte 12. pessoas que praticam esporte 30. tcnicos 28. auxiliares 20. Noes de Direito Administrativo

vi di

somar 1

rp

di

(B) (C)

2 multiplicar por 2

(D) (E)

Usando a mesma idia, possvel determinar os nmeros do interior de cada um dos 4 crculos do diagrama a seguir.
dividir por 3

_________________________________________________________

23.
po r2

Dentre outros, dever do servidor pblico dos Tribunais Regionais Federais, (A) cumprir as ordens de qualquer natureza emanadas dos superiores e das autoridades. atender com presteza as requisies para a defesa da Fazenda Pblica. atender ao pblico com quaisquer informaes. eficincia, prestando

ul ti p

somar 3

ar

subtrair 1

lic

(B)
somar 4

(C)

Desses quatro nmeros, o (A) (B) (C) (D) (E) maior 6. menor 4. menor 3. maior 12. maior 9. (D)

comunicar s autoridades todos os atos, regulares ou no, dos demais servidores representar contra legalidade, ou no e abuso praticado. qualquer 5

(E)

TRF5R-Conhec-Gerais5

MODELO Caderno de Prova, Cargo 13, Tipo 001


24. No que se refere s penalidades, observa-se NO ser caso de aplicabilidade da pena de demisso, a hiptese do servidor pblico federal (A) (B) (C) praticar usura sob qualquer de suas formas. ter caracterizada a inassiduidade habitual. coagir subordinados no sentido de filiarem-se a partidos polticos. receber presentes em razo de suas atribuies. ter conduta escandalosa na repartio. (B) ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado. a lei penal somente retroagir em prejuzo do ru. no ser concedida extradio de estrangeiro, salvo por crime poltico ou de opinio. vedada a aplicao de pena de suspenso ou interdio de direitos. 28. Dentre os direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituio Federal, correto afirmar que (A) haver juzo ou tribunal de exceo.

(C) (D)

(D) (E) 25.

_________________________________________________________

(E)

Sob o fundamento de circunstncias suscetveis de justificar a inadequao de penalidade aplicada, o processo administrativo disciplinar poder ser revisto (A) (B) (C) (D) (E) a qualquer tempo.

_________________________________________________________

29.

So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: (A) gozo de frias anuais com, no mximo, vinte e cinco por cento a mais do que o salrio normal. remunerao do trabalho diurno superior do noturno. dcimo terceiro salrio com base na remunerao proporcional ou no valor de contribuio previdenciria. seguro-desemprego, voluntrio. em caso de desemprego

dentro do prazo de cumprimento da pena. no prazo de 3 (trs) meses, a partir da deciso. no prazo de 1 (um ) ano, a partir deciso. dentro do prazo de prescrio da pena. (D) (B)

(C)

_________________________________________________________

26.

Analise as situaes seguintes: I. II. III. IV. V. VI. Exonerao. Nomeao. Aproveitamento. Posse em outro cargo inacumulvel. Reintegrao. Afastamento preventivo. III. (E)

salrio-famlia pago em razo do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei.

_________________________________________________________

30.

Quanto a Administrao Pblica, considere: I. garantido ao servidor pblico civil o direito livre associao sindical. Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. permitida a acumulao remunerada de cargos pblicos, salvo quando houver compatibilidade de horrios. As pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos no respondero pelos danos causados por seus agentes a terceiros. Os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico sero computados ou acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores.

II.

As hipteses so casos, respectivamente, de provimento e vacncia de cargo pblico: (A) (B) (C) (D) (E)

II, III e V III, V e VI III, IV e V IV, V e VI II, III e IV

I e IV II e IV I e VI II e III. IeV

IV.

V.

_________________________________________________________

Noes de Direito Constitucional Esto corretas as que se encontram APENAS em 27. NO constitui princpio Federativa do Brasil (A) (B) (C) (D) (E) 6 fundamental da Repblica (A) (B) (C) a dignidade da pessoa humana. a determinao dos povos. o pluralismo poltico. (D) (E) II e IV. I, IV e V.
TRF5R-Conhec-Gerais5

I, III e V. II, III e IV. I e II.

o valor social do trabalho e da livre iniciativa. a soberania.

MODELO Caderno de Prova, Cargo 13, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31. Trs motoristas circulando por uma rodovia estadual, na volta para casa aps um feriado, cometem infrao de trnsito e so parados pela Polcia Rodoviria.
Motorista 1 2 3 Infrao Conduzir veculo sem os documentos de porte obrigatrio. Transitar com o veculo com lotao excedente. Transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a viso de outro condutor.

34.

Dentre os Dispositivos Auxiliares, de acordo com a sua funo, cones e cavaletes so tipos de Dispositivos (A) (B) (C) (D) (E) de Uso Temporrio. de Canalizao. de Proteo Contnua. de Sinalizao de Alerta. Delimitadores.

_________________________________________________________

35.

Em relao aos sinais sonoros, emitidos por apito pelo Agente de Autoridade de Trnsito, considere as afirmativas abaixo.

Conforme tabela acima, qual ou quais deles devero ter, alm da penalidade de multa, como medida administrativa, a reteno do veculo? (A) (B) (C) (D) (E) 32. 3, apenas. 1 e 2, apenas. 1 e 3, apenas. 2 e 3, apenas. 1, 2 e 3.

I. Dois silvos breves so empregados para indicar


parada obrigatria.

II. Os sinais sonoros no necessariamente devem ser


utilizados em conjunto com os gestos dos agentes.

III. Um silvo breve empregado para liberar o trnsito


em direo/sentido indicado pelo agente. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

Na tabela abaixo, esquerda esto descritas algumas infraes de trnsito previstas no C.T.B. direita esto relacionadas as suas naturezas.
Infrao de trnsito Portar no veculo placas de identificao em desacordo com as especificaes e modelos estabelecidos pelo CONTRAN. Deixar de dar preferncia de passagem a pedestre e a veculo no motorizado, que esteja atravessando a via transversal para onde se dirige o veculo. Dirigir sem ateno ou sem os cuidados indispensveis segurana. Disputar corrida por esprito de emulao Natureza 1. Leve

I.

I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. III, apenas. I, II e III.

II.

_________________________________________________________
2. Mdia

36.

III. IV.

3. Grave 4. Gravssima

Normatizar os procedimentos sobre a aprendizagem, habilitao, expedio de documentos de condutores, registro e licenciamento de veculos de competncia (A) dos DETRAN Departamentos Trnsito. Estaduais de

A correlao correta : (A) (B) (C) (D) (E) 33.

(B)

I - 1, I - 1, I - 2, I - 3, I - 4,

II - 3, II - 4, II - 3, II - 2, II - 1,

III - 2, III - 2, III - 1, III - 4, III - 3,

IV - 4 IV - 3 IV - 4 IV - 1 IV - 2

dos CETRAN Conselhos Estaduais de Trnsito e do CONTRANDIFE Conselho de Trnsito do Distrito Federal. das JARI Juntas Administrativas de Recursos de Infraes. do CONTRAN Conselho Nacional de Trnsito. dos rgos executivos municipais de trnsito.

(C)

_________________________________________________________

(D) (E) 37.

Quanto ao uso de luzes em veculo, considere as afirmativas abaixo.

_________________________________________________________

I. O CONTRAN, pela Resoluo no 18/98, recomenda


a utilizao de farol de luz baixa aceso durante o dia, nas rodovias.

As cores utilizadas nas placas de identificao de limite de Municpios e de divisa de Estados so (A) (B) (C) (D) (E) verde e branca. azul e branca. branca e preta. marrom e branca. amarela e preta.

II. Os veculos de transporte coletivo regular de


passageiros, quando circularem em faixas prprias a eles destinados, em vias iluminadas, devero utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e farol de luz alta durante a noite.

III. O condutor manter aceso o farol de luz baixa,


noite, quando o veculo estiver parado para fins de carga ou descarga de mercadorias. correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

38.

A classificao de veculos se d quanto trao, categoria e (A) (B) (C) (D) (E) competio. carga. propulso. espcie. finalidade. 7

I. II. I e II. I e III. II e III.

TRF5R-Tc.Jud.Seg.Transporte-13

MODELO Caderno de Prova, Cargo 13, Tipo 001


39. Aquela caracterizada por intersees em nvel, geralmente controlada por semforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e s vias secundrias e locais, possibilitando o trnsito entre as regies da cidade. O texto acima refere-se definio de (A) (B) (C) (D) (E) 40. via urbana. via coletora. via arterial. via expressa. via de trnsito rpido.
Tipo de via

42.

Na tabela abaixo, esquerda est indicado o tipo de via. direita est indicada a velocidade mxima nela permitida para caminhes, nos casos de no existir a sinalizao regulamentadora de velocidade mxima.

I. Rodovia II. Via coletora III. Estrada

1. 2. 3.

Velocidade mxima permitida para caminhes 40 km/h 60 km/h 80 km/h

_________________________________________________________

A correlao correta (A) (B) (C) (D) (E) 43. I - 1, I - 1, I - 2, I - 3, I - 3, II - 2, III - 3 II - 3, III - 2 II - 1, III - 3 II - 1, III - 2 II - 2, III - 1

Um dos itens que compem a sinalizao horizontal so as marcas longitudinais. Estas (A) delimitam e propiciam melhor controle das reas onde proibido ou regulamentado o estacionamento e a parada de veculos, quando associadas sinalizao vertical de regulamentao. Em casos especficos, tm poder de regulamentao. tm a funo de melhorar a percepo do condutor quanto aos obstculos e situaes geradoras de perigo potencial sua circulao, que estejam na via ou quanto a mudanas bruscas no alinhamento horizontal da via. ordenam os deslocamentos frontais dos veculos e os harmonizam com os deslocamentos de outros veculos e dos pedestres, assim como informam os condutores sobre a necessidade de reduzir a velocidade e indicam travessia de pedestres e posies de parada. orientam os fluxos de trfego em uma via, direcionando a circulao de veculos. Regulamentam as reas de pavimento no utilizveis. separam e ordenam as correntes de trfego, definindo a parte da pista destinada normalmente circulao de veculos, a sua diviso em faixas, a separao de fluxos opostos, faixas de uso exclusivo de um tipo de veculo e faixas reversveis. 44.

(B)

_________________________________________________________

Os riscos e os perigos a que estamos sujeitos no trnsito esto relacionados com os veculos, os condutores, as vias de trnsito, o comportamento das pessoas, e (A) (B) (C) (D) (E) a chuva. a velocidade. a sinalizao. os pedestres. o ambiente.

(C)

(D)

_________________________________________________________

(E)

Em relao aos pneus, considere os seguintes textos:

I. Calibragem: siga as recomendaes do fabricante


do veculo, observando a situao de carga (vazio e carga mxima). Pneus murchos tm sua vida til diminuda, prejudicam a estabilidade, aumentam o consumo de combustvel e reduzem a aderncia em piso com gua.

_________________________________________________________

41.

Com relao s normas gerais de circulao e conduta, considere as seguintes afirmativas:

I. Nas intersees e suas proximidades, o condutor


poder efetuar ultrapassagem.

II. Desgaste: o pneu dever ter sulcos de, no mnimo,


1,6 milmetros de profundidade. A funo dos sulcos permitir o escoamento de gua para garantir perfeita aderncia ao piso e a segurana, em caso de piso molhado.

II. O trnsito de veculos sobre passeios, caladas e


nos acostamentos s poder ocorrer para que se adentre ou se saia dos imveis ou reas especiais de estacionamento.

III. Deformaes na carcaa: os pneus no devem ter


bolhas ou cortes para no reduzir a estabilidade e desgastar outros componentes da suspenso. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

III. Todo condutor, ao perceber que o outro que o


segue tem o propsito de ultrapass-lo, dever, se estiver circulando por qualquer faixa de trfego, deslocar-se para a faixa adjacente da direita, sem acelerar a marcha. correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 8

I, II e III. I e III, apenas. I e II, apenas. II, apenas. III, apenas.


TRF5R-Tc.Jud.Seg.Transporte-13

II. III. I e II. I e III. II e III.

MODELO Caderno de Prova, Cargo 13, Tipo 001


45. Considere os seguintes textos: 48. Uma seqncia eficiente no atendimento ou auxlio inicial em caso de acidente (A) manter a calma, garantir, mesmo que parcial, a segurana inicial e pedir socorro. verificar quem pode ajud-lo, deixar o acidentado com o mnimo possvel de roupas e atuar com rapidez. afastar os curiosos, telefonar para o servio de resgate e oferecer alimentos doces para o acidentado. tranqilizar o acidentado, estimular a circulao do local fraturado por meio de massagem local e no fazer nada se no souber o que fazer. aquecer o acidentado oferecendo bebida quente, conversar de forma calma com o acidentado e avaliar a situao.

I. Ingerir bebida alcolica ou usar drogas, alm de


reduzir a concentrao, afeta a coordenao motora, muda o comportamento e diminui o desempenho, limitando a percepo de situaes de perigo e reduzindo a capacidade de ao e reao.

(B)

II. Nos veculos com o retrovisor interno, sente-se na


posio correta e ajuste-o numa posio que d a voc uma viso ampla do vidro traseiro. No coloque bagagens ou objetos que impeam sua viso atravs do retrovisor interno. (C)

III. No ultrapasse veculos em pontes, viadutos e nas


travessias de pedestres, exceto se houver sinalizao que permita. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

(D)

(E)

I e III, apenas. I, II e III. I e II, apenas. II, apenas.

_________________________________________________________

49.

Aps colidir com um caminho, o carro est em chamas. Nesta situao, um motorista pode ajudar (A) usando o extintor com o jato dirigido para o meio do fogo. usando o extintor com o ponteiro do medidor de presso na rea vermelha. afastando os curiosos. jogando o contedo do extintor aos poucos. posicionando o extintor na posio horizontal, antes de acionar o gatilho.

(B)

III, apenas.
(C) (D) (E)

_________________________________________________________

46.

A presena de pessoa sinalizando a ocorrncia de um acidente na estrada bastante eficiente, porm arriscada. Para manter a segurana dessa pessoa necessrio que ela (A) agite um pano branco transparente para alertar os motoristas. fique no meio da pista e de frente para o fluxo dos veculos. fique na lateral da pista e de costas para o fluxo dos veculos. use roupas coloridas e que contraste com o terreno. permanea de p em terreno localizado logo aps uma curva da estrada.

_________________________________________________________

50.

(B)

Ao atender as vtimas de uma coliso entre dois carros, a pessoa que socorre pode soltar o cinto de segurana, sem movimentar o corpo delas, quando (A) as vtimas queixam-se de dor generalizada. o cinto de segurana est dificultando a respirao. o cinto de segurana dificulta a movimentao dos braos. as vtimas queixam-se de formigamento e dor nos braos e pernas. as vtimas apresentam-se sonolentas.

(C)

(B) (C)

(D) (E)

(D)

_________________________________________________________

47.

Em um acidente com motocicleta, a vtima est inconsciente e cada no cho com os joelhos dobrados. Nesta situao, um cuidado a ser prestado vitima (A) observar presena de deformidades e movimentar as articulaes. verificar presena de fratura no joelho e tentar colocar a articulao no lugar. tentar acordar a vtima, sacudindo-a, se necessrio.

(E) 51.

_________________________________________________________

Em um veculo equipado com caixa de mudanas mecnicas ocorre dificuldade de engate em todas as marchas, apenas com o cmbio frio. Uma das causas desse fato pode ser: (A) (B) alavanca de cmbio solta. alavanca de cmbio empenada. leo lubrificante fora do especificado. garfo da embreagem quebrado. cabo de embreagem desfiando. 9

(B)

(C) (D)

(C) colocar a vitima na posio sentada, retir-la do local e deit-la no cho. no tirar o capacete do motociclista. (D) (E)

(E)

TRF5R-Tc.Jud.Seg.Transporte-13

MODELO Caderno de Prova, Cargo 13, Tipo 001


52. A funo do catalisador escapamento de (A) (B) (C) (D) (E) 53. localizado no tubo de 57. Antes de dobrar uma esquina ou mudar de faixa de rolagem a chave direcional (setas) deve ser acionada. Porm, quando acionada para indicar mudana direcional para a direita, a lmpada indicadora do painel pisca muito rpido e quando acionada para a esquerda, pisca compassadamente. Este defeito pode ser causado por (A) (B) (C) rel de setas em curto-circuito. rel de setas queimado. lmpada rompido. indicadora no painel com filamento

melhorar a compresso do motor. reduzir a emisso de gases poluentes. reduzir os rudos do motor, diminuindo a poluio sonora. aumentar a potncia do motor, tornando o veculo mais econmico. garantir que a eficincia do motor seja ideal.

_________________________________________________________

Em certo frasco de leo est gravada a classificao SAE 15W50. Isto indica que seu contedo leo (A) (B) (C) (D) (E) monoviscoso para motores de combusto interna. multiviscoso para motores de combusto interna. monoviscoso para caixas de mudanas mecnicas. multiviscoso para caixas de mudanas mecnicas. especificado para transmisses automticas.

(D) (E)

chave direcional (setas) em curto-circuito. uma das lmpadas direcionais (setas) que no funciona.

_________________________________________________________

58.

A verificao do nvel de leo do motor deve ser realizada periodicamente. Em uma dessas verificaes nota-se que houve um pequeno consumo e, aparentemente, no existem vazamentos. Isso indica que (A) pode haver vazamentos internos no motor que no aparecem externamente. existe algum problema srio no motor, pois somente motores desgastados consomem leo. isso normal, pois at o prprio fabricante do veculo especifica no manual a proporo desse consumo por quilmetros rodados. est na hora de substituir o leo. o leo aplicado de viscosidade acima da recomendada pelo fabricante, facilitando o consumo.

_________________________________________________________

54.

Considere que um motor no atinge rotao suficiente para entrar em funcionamento no momento de partida e que o motor de partida est em perfeito estado. Nesse caso recomenda-se (A) (B) (C) (D) (E) dar um "tranco", engrenada. dar um tranco, engrenada. com com uma uma marcha marcha elevada reduzida

(B)

(C)

(D) (E)

dar um tranco, com a marcha a r engrenada. dar um tranco, com a marcha em ponto morto. 59. substituir a bateria ou utilizar uma auxiliar para dar a partida.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Considere um veculo de cinco marchas com trao traseira e com seu eixo cardan com problemas de balanceamento. Ao dirigir este veculo, esse desbalanceamento provocar (A) vibrao do velocidade. veculo aps uma determinada

55.

Nota-se que a suspenso dianteira do tipo McPherson de um veculo est excessivamente baixa. A causa desse problema (A) (B) (C) (D) (E) perda de tenso das molas. montagem invertida das molas helicoidais. quantidade insuficiente de leo nos amortecedores. cavitao do amortecedor. presso incorreta dos pneus.

(B) (C) (D) (E) 60.

vibrao das rodas traseiras. vibrao das rodas de trao. dificuldade no engate de marchas baixas. dificuldade no engate de marchas altas.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

56.

A utilizao de ponto morto (banguela), com o veculo em movimento por longos percursos, desaconselhvel, pois pode ocorrer (A) (B) (C) (D) (E) desgaste no conjunto de embreagem.

Elevando-se a rotao do motor de um veculo que est com a chave de luz ligada, percebe-se um aumento na intensidade das luzes dos faris. Este problema pode ser: (A) (B) bateria em curto. chave de luz em curto. correia de acionamento do alternador quebrada. regulador de tenso defeituoso. polia do alternador solta. TRF5R-Tc.Jud.Seg.Transporte-13

desgaste no conjunto de diferencial. aumento no rudo das engrenagens. aumento no consumo e nas emisses de poluentes. diminuio no consumo de combustvel. (C) (D) (E)

10

You might also like