You are on page 1of 13

Dinheiro - Ganhe dinheiro com a internet atravs de seu website Idias de Novos Negcios - Oficina Mecnica Apresentao do Negcio

iao nheiro ernet eb e

arketing Marketing Level das

As velhas oficinas mecnicas, pequenas e abafadas, cuja qualidade de atendimento dependia do humor de seu proprie com seus dias contados, garantem os especialistas.

Houve aumento da concorrncia, mudana de tecnologia e as exigncias so maiores, o que torna necessrio investir n modernizao dos conceitos administrativos e dos servios para competir no ramo.

Negcios stimentos nico e Marketing tivos de

Mercado

O mercado consumidor dos servios de uma oficina mecnica constitudo por proprietrios particulares de automve corporativos, incluindo-se seguradoras, cooperativas de transporte, empresas ou pessoas que possuem diversos carros prpria de veiculo, tais como rgos pblicos, empresas de energia, telefonia etc.

Nos ltimos anos, as montadoras tm oferecidos modelos com uma quantidade maior de componentes eletrnicos emb veiculo, assim como carros estrangeiros que demandam conhecimentos especficos das oficinas.

especie na web. A liados da America Latina.

Desta forma, o mercado automotivo passa por um processo de seleo e de especializao e est cada vez mais compe

Um dos fatores que vm movimentando esse mercado a chegada de franquias especializadas, com grandes estrutura atendimento em redes espalhadas pelo Pas.

especie na web. A liados da America Latina.

Localizao

Sob o ponto de vista da exposio da oficina e do fluxo de clientes, ruas e avenidas movimentadas so os pontos ideais montar uma oficina mecnica.

Contudo, outros fatores - alm da proximidade dos clientes - devem ser considerados; entre esses fatores citamos re custos do ponto comercial, aluguel do imvel, localizao em reas de servios mecnicos complementares e no-con Por exemplo, caso sua oficina oferea servios de mecnica geral, o ideal que ela esteja localizada prxima a funila eletricistas automotivos, retficas etc.

especie na web. A liados da America Latina.

ideal que o imvel escolhido tenha reas de atendimento, escritrio, almoxarifado, rea operacional para mecnica vestirios e banheiros para mecnicos e clientes.

O novo empresrio deve procurar a prefeitura do municpio onde pretende montar seu empreendimento para obter inf quanto s instalaes fsicas da empresa (localizao) e ao Alvar de Funcionamento.

Exigncias legais especficas

Como foi dito no tpico anterior, o novo empresrio deve procurar a prefeitura do municpio onde pretende montar se

empreendimento para obter informaes quanto s instalaes fsicas da empresa (localizao) e ao Alvar de Funcion

Vale lembrar que toda oficina mecnica est sujeita legislao ambiental de cada estado, especialmente com rela emisses atmosfricas (rudos, fumaa etc.), ao uso de pistola de presso (pinturas) e disposio de resduos slidos e efluent (leos, graxas etc.). Portanto, o rgo de gesto ambiental estadual deve ser consultado sobre a legislao pertinente Para abertura do empreendimento necessrio tomar providncias para a tais como:

-Registro da empresa na Junta Comercial -Inscrio na Receita Federal para obteno do Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica -CNPJ (www.receita.fazenda.gov -Se for contribuinte do ICMS (venda de autopeas), registrar a empresa na Secretaria da Fazenda do Estado -Inscrio da empresa na Prefeitura Municipal para obteno do Cadastro de Contribuinte do ISS -Registro na Previdncia Social para inscrio da empresa no INSS (www.mpas.gov.br)

O novo empresrio deve procurar a prefeitura do municpio onde pretende montar seu empreendimento para obter inf quanto s instalaes fsicas da empresa (com relao a localizao) e tambm o Alvar de Funcionamento.

Alm disso, deve consultar o Procon para adequar seus produtos e servios s exigncias do Cdigo de Defesa do Consu n 8.078 de 11.09.1990).

Estrutura

Dependendo dos servios prestados pela oficina (funilaria, pintura, mecnica), existem alguns equipamentos que so f para a qualidade do trabalho. Numa funilaria, o processo de lixamento da carroceria deve ser a seco, utilizando-se fer especiais para se evitar o surgimento de pontos de ferrugem no futuro, alm de ser um processo manual que depende empregada pelo funileiro.

As soldas com maarico tambm no so recomendadas, embora ainda comuns em pequenos estabelecimentos. O problema que esse processo de soldagem superaquece o metal, comprometendo suas caractersticas e favorecend aparecimento de corroso.

O ideal a utilizao das soldas eltricas (MIG ou MAG) que produzem temperaturas menores e no danificam a chapa estabelecimentos que trabalham com pintura devem contar tambm com uma cabine ou estufa especfica para esse fi Em uma estufa, a secagem da pintura pode ser feita em cerca de 40 minutos, enquanto, ao ar livre, o processo pode d dois dias.

Alm disso, a cabine impede que a carroceria tenha contato com a sujeira ou outros resduos que estejam suspensos n No que diz respeito parte mecnica, a eletrnica presente nos veculos atuais torna imprescindvel a utilizao de eq modernos de aferio tais como o Kaptorflex e funcionrios capacitados a oper-los.

Uma das maneiras de saber se os mecnicos da oficina so treinados pelos certificados ou diplomas que as empresas profissionais possuem, os quais devem estar expostos em locais visveis. Esses atestados podem vir de entidades como Service Excellence - ASE, Instituto de Qualidade Automotiva - IQA e Centro de Experimentao e Segurana Viria - Ce de fabricantes de autopeas que fornecem certificados de concluso dos cursos que promovem.

Pessoal

A oficina dever contar com profissionais especializados em algumas reas de atuao dependendo do tipo de servios

O ASE - Instituto Nacional para Excelncia do Servio Automotivo, reconhece e certifica profissionalmente as seguinte especialidades dentre os ofcios executados pelas oficinas mecnicas: -Reparo de Motor -Freio -Suspenso/Direo -Escapamento -Sistema Eltrico/Eletrnico

-Funilaria -Pintura -Motor Diesel -Freio de Veiculo Pesado -Auto-peas -Aquecimento e ar condicionado

Geralmente uma oficina conta com dois ou trs especialistas e um grupo de auxiliares alm do proprietrio que exerce gerente.

H oficinas que disponibilizam uma pessoa para fazer o atendimento comercial aos clientes e que, geralmente, tamb proprietrio nas funes administrativas .

Equipamentos
Os maquinrios e ferramentas bsicas, necessrias para a abertura de uma oficina mecnica, so: -Elevacar: de 2 colunas; -Aparelho de geometria: rampa porttil ou valas; -Encolhedor de molas: tipo vertical, pneumtico -Encolhedor de molas manual;

Ferramentas especiais: Para a substituio de buchas, sendo que para cada montadora (marca do veculo), existe uma determinada. Ferramentas genricas: Chave de roda, jogo de soquetes, 1 jogo completo de chave de boca, 1 jogo completo de chaves estrelas, 1 jogo completo de chave combinada, chaves Alem.

Estes so os equipamentos bsicos para a montagem de uma oficina mecnica, no entanto, ressalta-se a necessidade d outras ferramentas, de custos no menos significativos (chaves de fenda, alicates de vrios tamanhos, etc.), porm, fundame bom desempenho do servio tais como: - Armrios para mecnicos - Armrios Expositores - Armrios Ferramenteiros - Bancadas de trabalho equipadas com gavetas e tornos n 5 - Bomba manual de lubrificao - Caixotes para lixo - Carro para distribuio - leo caixa de velocidades - Cavaletes / preguias - Conjunto de ferramenta em caixa de uso individual ( conjunto por mecnico) - Conjunto de ferramentas, de uso coletivo, inerente a cada uma das especialidades - Conjunto de machos e caonetes ( Sistema -Mtrico e Ingls ) - Conjunto de manuteno de baterias - Esmeriladora de bancada - Estrados de trabalho - Grua hidrulica rol. Articulada 500Kg - Macaco mvel p/ ext. cx. Velocidades - Mala para testes / ensaios de diagnstico ao motor e sistemas - Manmetro para aferio de presses de motor, combustvel e arrefecimento. - Mquina de alta presso

- Mquina de furar de bancada - Mquina de limpeza de pisos - Pistola com manmetro de presso - Pistola pneumtica, compressor de ar de 140Lbs - Prensa de 25 Ton. - Quadros / Painis para ferramentas - Recuperador de leo com bomba transversal - Tabuleiro para circuito de arrefecimento - Tabuleiro para lquido de arrefecimento - Aparelho para focar faris - Cabos para baterias (Jogo + - ) - Carregador de Baterias - Controlador de circuitos eltricos - Multmetro digital - Busca plos 12 V - Alicate de rebitar - Chave de impacto 3/8" - Conjunto de brocas ( de 1 a 10 mm) - Fresas (cnica - cilndrica ) Ar condicionado - Equipamento carga, teste de Ar-condicionado. Controle e diagnstico - Aparelhos de Medio e Verificao - Bomba manual de vcuo - Conjuntos de equipamentos de ensaio e controle. - Manmetro para medir compresso Gasolina - Paqumetro 1/50 - Rgua de mecnico 1/50 - 600mm Soldadura e corte - Mquina de soldar por resistncia ( pontos ) - Equipamento Tig - Equipamento Mig-Mag - Equipamento de soldadura a arco por elctrodos revestidos - Equipamento de soldadura oxi-acetilnica e Oxi-corte

Equipamentos de proteo - Conjuntos adequados proteo individual / coletiva para a realizao das operaes a efetuar nos diferentes espa equipamentos.

Matria Prima / Mercadoria

Dados do Sindicato Nacional da Indstria de Componentes Automotivos - Sindipecas revelam que a maioria das oficinas estoque de peas com itens de maior giro.

O setor de autopeas fechou 2005 com faturamento 6% acima de 2004. No que diz respeito ao emprego, a indstria de iniciou 2006 com 189,6 mil empregados e encerrou com 196,5 mil, uma contratao de 6,9 mil pessoas, ou 3,6% do tot demonstrando a fora deste mercado e o potencial de lucro para o empresrio.

possvel a uma oficina estar ligada a uma bandeira, seja a uma montadora, seja a empresa de autopeas, j que par montadoras e os fabricantes de autopeas h interesse em parcerias.

Os fabricantes brasileiros de autopeas para reposio comeam a se preocupar com o crescente aumento das importa produtos chineses, que chegam ao pas com preos menores que os dos similares nacionais.

Recomenda-se manter um estoque baixo de peas, pois h muitos fornecedores no mercado e a variao negativa de p

comum.

As semanas anteriores a feriados prolongados, como Natal e Carnaval, so pocas de maior movimento e o empresrio preparado para isso.

Organizao do processo produtivo


Atendimento ao cliente a)Emisso de oramento b)Abertura da ordem de servio. c)Emisso da Nota Fiscal /Fatura de Servios Tcnica Automotiva Diagnstico, soluo, acompanhamento e avaliao dos servios realizados. Administrao e Finanas -Faturamento

-Controle de Caixa (incluindo controle de cheque pr-datado; controle de conta bancria / extratos e saldos conciliad banco) -Controle de contas a receber e Cobrana. -Compras de insumos e controle das contas a pagar a fornecedores. -Relacionamento com o escritrio de contabilidade Gesto de Recursos Humanos -Admisso, resciso, treinamento, pagamento de funcionrios.

Automao
No mercado existem diversos pacotes de gerenciamento e automao de oficinas mecnicas.

Antes de se decidir pelo sistema a ser utilizado, o empreendedor deve avaliar o preo cobrado, incluindo a manuten

Adicionalmente, deve verificar a sua conformidade em relao legislao fiscal municipal e estadual, a facilidade de atualizaes oferecida pelo fornecedor, verificando, ainda, se o aplicativo possui funcionalidades tais como: -Mdulos de Gerenciamento de Ordens de Servio -Mdulos Financeiros com Faturamento e Administrao de Materiais, Controle de Estoque e Suprimentos.

Para os empreendedores que iro comercializar autopeas, uma ateno especial deve ser dada ao mdulo de gesto d suprimentos, que deve possuir funcionalidades tais como controle do estoque mnimo, giro etc. Dicas de software -Administrar -software para autopeas, oficina mecnica e similares -S.I.F. - Oficina Mecnica 1.20 -Automec - Sistema de Gerenciamento para Centros Automotivos 3.0 -SGA - Sistema de Gerenciamento Automotivo 3.0

Canais de distribuio
A formao de parcerias (apoio externo) uma tendncia no setor.

possvel estar ligado a uma bandeira, seja de uma montadora, seja de uma empresa de autopeas, j que para as mo importadoras de veculos interessante contar com oficinas aplicadas no ofcio.

As montadoras e importadoras acabam repassando servios como reviso ou manuteno, que no podem ser feitas na concessionrias. No caso das autopeas, cria-se um sistema parecido com o de consignao, onde as peas so pagas medida em que utilizadas.

Investimentos
Exemplo de investimento para yma oficina mecnica: Reformas e adaptao do Imvel Preo Unitrio R$5.000,00 Luminoso + Fachada Preo Unitrio R$2.000,00 Abertura da Empresa Preo Unitrio R$2.000,00 Marketing Inicial Preo Unitrio R$2.000,00 Micro-computador Preo Unitrio R$1.500,00 Impressora Preo Unitrio R$500,00 Fax Preo Unitrio R$500,00 Mesas e cadeiras Preo Unitrio R$ 1.500,00 Mveis e utenslios de escritrio Preo Unitrio R$1.200,00 Linhas telefnicas Preo Unitrio R$200,00 Maquinrio Preo Unitrio R$ 25.000,00 Ferramentas Genricas Preo Unitrio R$13.000,00 Ferramentas Especiais Preo Unitrio R$ 15.000,00 Estoque Inicial de Autopeas Preo Unitrio R$12.000,00 Total do investimento R$81.400,00

Capital de giro
Capital de giro um montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir a dinmica do seu negcio.

O capital de giro precisa de controle permanente, pois tem a funo de minimizar o impacto das mudanas no ambien negcios onde a empresa atua. O desafio da gesto do capital de giro deve-se, principalmente, ocorrncia dos fatores a seguir: -Variao dos diversos custos absorvidos pela empresa; -Aumento de despesas financeiras, em decorrncia das instabilidades desse mercado; -Baixo volume de vendas; -Aumento dos ndices de inadimplncia; -Altos nveis de estoques.

O empreendedor dever ter um controle oramentrio rgido de forma a no consumir recursos sem previso. O empresrio deve evitar a retirada de valores alem do pr-labore estipulado, pois no incio todo o recurso que entrar nela dever permanecer, possibilitando o crescimento e a expanso do negcio. Dessa forma a empresa poder alcanar m rapidamente sua auto-sustentao, reduzindo as necessidades de capital de giro e agregando maior valor ao novo negcio. O Capital de Giro suficiente para sustentao da oficina mecnica por um perodo adequado (no inclui a compra do e de autopeas), ou seja, at que o negcio comece a dar retorno financeiro de aproximadamente R$ 10.000,00.

Custos
Os custos para uma abrir um empreendimento devem ser estimados considerando os itens abaixo:

1. Salrios, comisses e encargos; 2. Tributos, impostos, contribuies e taxas; 3. Aluguel, taxa de condomnio, segurana; 4. gua, Luz, Telefone e acesso a internet; 5. Produtos para higiene e limpeza da empresa e funcionrios; 6. Recursos para manutenes corretivas; 7. Assessoria contbil; 8. Propaganda e Publicidade da empresa; 9. Aquisio de matria-prima e insumos; 10. Despesas com vendas; 11. Despesas com armazenamento e transporte; Exemplo de custo mensal de uma oficina mecnica: -Mo de Obra: R$ 3.000,00 -Depreciao de equipamentos: R$ 600,00 -Impostos: R$ 1.600,00 -Aluguis, condomnios e IPTU: R$ 1.600,00 -gua, luz e telefone: R$ 1.000,00 -Contador: R$400,00 -Manuteno e conservao: R$ 100,00 -Marketing e publicidade: R$ 100,00 -Material de escritrio: R$ 100,00 -Material de limpeza: R$ 200,00 -Outros: R$ 1.500,00 Total mensal: R$ 10.200,00

Obs.: os valores apresentados so indicativos e servem de base para o empresrio decidir se vale ou no a pena aprofu anlise de investimento.

Diversificao / Agregao de valor

Com a maior concorrncia do setor, exige-se maior criatividade do futuro empreendedor para identificao do seu nic mercado considerando-se alm de seus conhecimentos e oramento de investimento.

Devem ser levadas em considerao, alm de seus conhecimentos e oramento de investimento, as seguintes questes

-A possibilidade de trabalhar preferencialmente com determinados marcas de automveis, servios (mecnica geral, a auto-pecas) nacionalidade (carros importados), ou pblico (h oficinas para atendimento preferencial a mulheres).

-oferecer servios extras, como a retirada e entrega do veculo no local indicado pelo cliente ou, ainda, investir na aq ferramental ou equipamentos para servios de maior valor agregado;

-manter parcerias (apoio externo) uma tendncia no setor. possvel estar ligado a uma bandeira, seja de uma mon uma empresa de autopeas, j que para as montadoras e importadoras de veculos interessante contar com oficinas ofcio.

As montadoras e importadoras acabam repassando servios como reviso ou mesmo manuteno que no pode ser feit prprias concessionrias e, no caso das autopeas, cria-se um sistema parecido com o de consignao, onde as peas so pagas que forem sendo utilizadas.

Divulgao

O primeiro passo para a estruturao de um bom plano de divulgao de uma oficina mecnica diz respeito a encontra para algumas perguntas: -Quanto investir em divulgao? -Para que fazer, o que vamos vender - divulgar a marca, produtos, servios?

-Em que momento? -Que mdia usar? -Quanto tempo veicular? -Que mensagem/imagem queremos passar?

Podemos dizer que os clientes de uma oficina mecnica no diferem dos clientes de outros ramos: como todos os clien querem vantagens! Freqentaro sua oficina mecnica se obtiverem maiores vantagens. Mas o que so vantagens? Geralmente, so pequenos detalhes:

Bom atendimento, comodidade e conforto Preo - Uma poltica de preos competitiva associada a um bom resultado na soluo dos problemas mecnicos dos c uma poderosa ferramenta de diferenciao de sua oficina mecnica, principalmente em locais de concorrncia acirrada Limpeza - percebida em detalhes Inovao - sua oficina mecnica atualizada (esta imagem tem de ser constante) Confiana e credibilidade - voc passa a idia de que seus tcnicos so capazes de efetuar um bom diagnostico e sol problemas dos automveis de seus clientes?

Uma das opes das oficinas mecnicas para fazer com que sua marca seja reconhecida pelo mercado a busca de pa os fornecedores, desenvolvimento de um plano de mdia e premiaes, alm da criao de campanhas e qualificao ( certificaes, cursos e palestras) de seus funcionrios.

Informaes Fiscais e Tributrias

O empreendedor que deseja montar uma oficina mecnica dever verificar junto a seu contador o melhor regime tribu escolhido, dado s caractersticas de sua empresa. Vale ressaltar que a atividade pode ser includa no Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuies das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte - Simples. Para abertura do empreendimento necessrio tomar providncias para a tais como:

-Registro da empresa na Junta Comercial -Inscrio na Receita Federal para obteno do Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica -CNPJ (www.receita.fazenda.gov -Se for contribuinte do ICMS (venda de autopeas), registrar a empresa na Secretaria da Fazenda do Estado -Inscrio da empresa na Prefeitura Municipal para obteno do Cadastro de Contribuinte do ISS -Registro na Previdncia Social para inscrio da empresa no INSS (www.mpas.gov.br)

O novo empresrio deve procurar a prefeitura do municpio onde pretende montar seu empreendimento para obter inf quanto s instalaes fsicas da empresa (com relao a localizao) e tambm o Alvar de Funcionamento.

Alm disso, deve consultar o Procon para adequar seus produtos e servios s exigncias do Cdigo de Defesa do Consu n 8.078 de 11.09.1990).

Glossrio

ABS - Sigla em ingls (Anti-lock Breaking System) que pode ser traduzida como sistema de freios antitravamento. Trata item de segurana, que evita o travamento das rodas em freadas bruscas para manter o carro controlvel.

AEROFLIO - Pea instalada na parte traseira da carroceria que aproveita a fora do ar para pressionar o carro contra tornando-o mais estvel em alta velocidade. projetado por computador, com base nas informaes conseguidas a pa em tnel de vento. Geralmente encontrado em modelos esportivos, que atingem alta velocidade, condio essencia

funcionar com eficincia.

AIRBAG - Bolsa inflvel que protege os ocupantes em caso de acidente. Dependendo do modelo em questo, os air bag instalados no painel, na parte superior das janelas e nas laterais dos bancos dianteiros. No caso de uma coliso, sensor uma central eletrnica que envia a ordem de disparo, feito em fraes de segundo.

ASR - Sistema de controle de trao automtico que impede que as rodas motrizes patinem em pisos com baixa adern central ASR detecta se a roda est patinando, calculando a diferena de giro entre as rodas dianteiras e traseiras. Cas o torque reduzido momentaneamente at se restabelecer a aderncia.

BALANCIM - Componente interno do motor que comanda as vlvulas, feito geralmente de ao forjado, mas h exemplo modelos mais leves, de liga de alumnio.

BARRA DE TORO - Espcie de mola usada na suspenso com uma extremidade fixada no chassi e outra presa ao bra sustentao da roda, o que gera toro. Como tem flexo limitada, a barra tende a voltar posio original depois de

BATIDA DE PINO - Termo que indica um rudo metlico irregular provocado por uma exploso na cmara de combusto disparada a centelha da vela, elevando subitamente a presso e a temperatura na cmara de conbusto. Na maioria d esse efeito acontece em baixa rotao e com o acelerador acionado a fundo.

BLOCO DO MOTOR - a estrutura de suporte o motor, na qual ficam os cilindros e os suportes do virabrequim. Pode se ferro fundido, ou de liga de alumnio e apresenta uma srie de ranhuras de reforo nos pontos mais crticos. Na parte fechado pelo cabeote e, por baixo, pelo reservatrio de leo (crter).

BLOQUEIO DO DIFERENCIAL - Pea do sistema de transmisso usado nos modelos com trao integral para evitar que u tracionadas patine em condies de baixa aderncia enquanto a outra fica parada. Torna os eixos motrizes unidos, tra fora para a roda que tiver melhor condio de aderncia.

BRAOS OSCILANTES - Componente usado nas suspenses independentes com uma extremidade unida ao chassi e a out manga de eixo. Podem ser transversais ou longitudinais e variar em nmero de acordo com o tipo de suspenso. Geral feitos de ao, mas em modelos sofisticados so de liga-leve.

CABEOTE - Pea que fecha a parte superior do cilindro e no qual, nos motores de quatro tempos, esto alojados as v balancins, as cmaras de combusto, os dutos que refrigeram o motor, os comandos de vlvulas e os coletores de adm escape.

CMARA DE COMBUSTO - o espao formado pela parte interna do cabeote, pelas paredes dos cilindros e pela supe pisto quando ele se encontra no ponto mais alto (ponto morto superior). Quando tem o formato de semi-esfera, ch hemisfrica e favorece a queima da mistura ar-combustvel por permitir que a vela seja instalada no centro do cabeo

CARD - Tem a funo de ligar a sada do cmbio caixa do diferencial nos modelos com trao traseira e motor diant geral formado por um eixo tubular com juntas instaladas em uma ou ambas as extremidades.

CRTER - Reservatrio em forma de bandeja onde armazenado o leo do motor, enviado sob presso a vrios compo mveis por meio de uma bomba. Os modelos feitos de alumnio exalam melhor o calor, o que contribui para manter a ideal do lubrificante e torna o motor mais leve.

CATALISADOR - Tambm chamado de conversor cataltico, instalado no sistema de escapamento para transformar os txicos e poluentes em vapor dgua , gs carbnico e nitrognio.

CFM - Sigla de "Cubic Feet Minute", ou ps cbicos por minuto, unidade que mede a capacidade de vazo dos carburad

CILINDRADA - Unidade de medida do volume aspirado por cada pisto multiplicado pelo nmero de cilindros. geralm divulgada em centmetros cbicos (cm) ou em litros (l).

COEFICIENTE DE RESISTNCIA AERODINMICA - Mede a eficincia da carroceria ao atravessar o ar. Divide-se a fora qu na carroceria pela mesma fora uma placa 1m de rea. A partir dessa diviso, chega-se ao Cx. Quanto menor ele for, a aerodinmica

COMANDO DE VLVULAS - Componente que controla o movimento das vlvulas do motor. Geralmente feito de ao sinterizado (mais resistente que o convencional), para suportar o atrito com os componentes de acionamento das vlv

COMANDO VARIVEL - Eixo comando de vlvulas com variador de fase, que permite modificar o diagrama de abertura fechamento das vlvulas. Esse recurso torna possvel obter, alm de uma potncia especfica elevada, respostas geis do acelerador desde as primeiras marcaes do contagiros.

COMPRESSOR VOLUMTRICO - Dispositivo que fornece ar, ou mistura carburada, ao motor a uma presso superior atm So acionados por correia e no pelos gases de escape como as turbinas convencionais, caracterstica que se torna um por assegurar presso de sobrealimentao tambm em baixos regimes de rotao.

CONVERSOR DE TORQUE - Pea que liga o motor ao cmbio automtico. Na prtica, ele substitui a embreagem conven permite adotar cmbios com um nmero menor de marchas do que as que seriam necessrias num cmbio manual. Iss tem a capacidade de aumentar o torque produzido pelo motor. A ligao ao motor feita por meio de fluido especial.

CUBO DA RODA - a parte central da roda, onde costumam ficar os rolamentos e os elementos de fixao. Normalmen reforado com ranhuras ou paredes espessas.

CVT - Sigla que identifica os cmbios automticos com relaes de marca continuamente variveis. Caracteriza-se pel de polias expansveis, ligadas por uma correia especial, que assumem dimentro diferente dependendo do regime do m controle desse tipo de transmisso feito por uma central eletrnica que leva em conta dados como a velocidade do c regime de rotao do motor.

DIFERENCIAL - Quando o carro entre numa curva, suas rodas internas percorrem uma distncia menor do que as extern preciso usar um dispositivo no sistema de transmisso que seja capaz de permitir que as duas rodas se movimentem velocidades diferentes. Esse dispositivo o diferencial.

EFEITO-SOLO - Fora aerodinmica dirigida para baixo que pode alcanar valores considerveis em altas velocidades. de acordo com o emprego de apndices aerodinmicos, como aeroflios e espilers. ESP - Sigla de Eletronic Stability Program. Trata-se de um sistema que avalia o ngulo de derrapagem e impede que o trajetria, cortando a potncia do motor e freando as rodas com ajuda do sistema antitravamento (ABS).

FEIXE DE MOLAS - Tipo de mola formada por feixes formados por vrias lminas de ao curvas, sobrepostas e de compr diferentes. No caso das molas de perfil parablico, os feixes so compostos por apenas duas lminas em contato entre parte central.

INJEO DIRETA - o sistema de alimentao no qual o combustvel injetado por um ou mais jatos precisamente ori para o interior dos cilindros, ou na cmara de combusto. Nesse tipo de injeo, a presso maior que a usada nos sis injeo indireta.

INJEO INDIRETA - Sistema de injeo que introduz o combustvel sob forma de jato pulverizado no coletor de admis na cmara auxiliar (no caso dos motores diesel).

INTERCOOLER - Espcie de radiador do turbo, usado para baixar a temperatura do ar enviado aos cilindros. Dessa form comprimido que entra na cmara de combusto mais denso, o que aumenta o rendimento do motor e diminui o desg vlvulas, pistes e paredes dos cilindros.

MANMETRO - Instrumento de medio de presso. Os mais comuns so os que indicam a presso de leo. Em alguns m com motor turbinado a instrumentao pode incluir um manmetro da presso do turbocompressor.

MCPHERSON - So as suspenses com rodas independentes nas quais o eixo de cada roda fixado diretamente ao conju pela mola e pelo amortecedor. Esse tipo de suspenso empregado principalmente no eixo dianteiro. MISTURA AR-COMBUSTVEL - Termo tcnico que indica a proporo de ar e combustvel enviada a cada cilindro.

MONOBLOCO - a carroceria dos modelos cuja estrutura formada por um nico bloco, onde os componentes da part

da suspenso so montados. MULTILINK - Termo usado para indicar o sistema de suspenso de braos mltiplos.

MULTIPLEX - Sistema eltrico controlado por um mdulo central interligado aos demais mdulos eletrnicos do veculo sistemas de travamento eltrico, alarme, iluminao e at de controle do limpador de pra-brisa funcionam interligad intercmbio de informaes torna possvel, por exemplo, o destravamento das portas e o acionamento da luz interna a chave do contato. NVEL DE ADITIVAO - Indicado como uma das especificaes dos leos lubrificantes com a sigla API seguida da letra que varia conforme a quantidade de aditivos e agentes dispersantes e antioxidantes. Quanto mais prxima essa outra do final do alfabeto, mais moderno e aditivado ser o lubrificante. Ex: SH mais aditivado que SG.

OCTANAGEM - Indica o poder antidetonante do combustvel. Quanto mais alta a octanagem, maior a capacidade do co comprimido na cmara de combusto sem causar detonao.

PINA DE FREIO - Componente que inclui os pequenos pistes e as pastilhas. Uma vez acionado pelo circuito hidrulico frear a rotao do disco, que comprimido pelos pistes ligados s pastilhas.

RELAO DE MARCHA - Indica quantas voltas do motor so transmitidas ao diferencial. As marchas mais baixas tm rel marchas mais curtas, por receberem uma quantidade maior de voltas do motor, o que necessrio para transmitir ma solo. Com o carro j "embalado", as marchas mais altas recebem menos voltas do motor para manter a velocidade com de combustvel.

RELAO PESO/POTNCIA - Parmetro que indica quanto peso cada cavalo-vapor de potncia do motor carrega. Quant peso cada "cv" do motor levar, mais gil ser o carro. REL - Interruptor que controla o fluxo de corrente eltrica no circuito dos sistemas eletrnicos e de ignio.

ROLAMENTO - Pea interposta entre a roda e o respectivo eixo. Se lubrificada adequadamente, trabalha por longos pe atrito e desgaste insignificantes, mesmo sob presso e alta velocidade. SENSOR CREPUSCULAR - Sistema que aciona os faris de acordo com a luminosidade

SENSOR DE DETONAO - Sensor fixado no bloco que avisa a central de controle da injeo a iminncia da detonao. aviso, a curva de avano da ignio atrasado ou adiantado.

SERVOFREIO - Dispositivo que age sobre o cilindro mestre do sistema de freio quando o pedal acionado, multiplicand pelo motorista. Esse aumento da fora varia de 1,9 a 4 vezes, dependendo do modelo.

SINCRONIZADOR - Componente que facilita o engate das marchas, mesmo quando existe uma diferena grande entre a de rotao do eixo e da engrenagem.

SOBREALIMENTAO - Recurso que aumenta a potncia do motor sem aumento da cilindrada e sem usar regimes de ro altos. A sobrealimentao pode ser feita por turbina ou compressor volumtrico, que enviam ar com presso superior aos cilindros. Como conseqncia, em todas as fases teis do motor, liberada uma quantidade maior de calor, o que melhor rendimento energtico. Isso significa aumento de potncia e torque.

TAXA DE COMPRESSO - Indica quantas vezes a mistura ar/combustvel (aspirada para o cilindro) precisa ser comprimi ocupar o volume da cmara de combusto. Quanto maior a taxa de compresso melhor o rendimento trmico do moto um limite para estabelecer a taxa de compresso, que precisa estar de acordo com a octanagem do combustvel. Apenas c com alta octanagem podem funcionar em motores de alta taxa de compresso.

TORQUE - o produto da for?a em que o pisto empurrado para baixo pela metade da distncia que percorre dentro Mede a facilidade do motor ganhar rotao. Quanto maior o torque enviado s rodas, maior a fora de trao que os p transmitem ao solo. Geralmente expresso em kgfm (quilogrmetros).

TRAO INTEGRAL - O mesmo que trao 4x4, ou seja, aquela que distribui a trao entre as quatro rodas do carro. Fa trao integral permanente ou manual. No primeiro caso, est sempre ligada ao motor por meio dos componentes de t No outro, um dos eixos pode transmitir trao controlado por sistema de comando acionado pelo motorista. TRAMBULADOR - Trata-se do mecanismo que comanda a mudana das marchas pelo acionamento das engrenagens.

TUCHO - Elemento do sistema de acionamento das vlvulas dotado de movimento retilneo alternativo (sobe e desce). tuchos hidrulicos, h um dispositivo telescpico alimentado pelo leo do motor que absorve rudo e elimina a necessi regular as vlvulas. VELA - Componente responsvel pela ignio da mistura ar-combustvel no interior do cilindro, fixado ao cabeote.

VIRABREQUIM - Pea rotatria dotada de uma srie de manivelas por meio das quais o movimento das bielas transmi motor.

VISCOSIDADE - Resistncia de um lquido ao escoamento. Nos leos, a viscosidade indicada pela norma SAE, segundo nmero colocado antes da letra W (de winter, inverno em ingls) corresponde ao cdigo da temperatura mnima que o capaz de suportar sem perder suas propriedades lubrificantes, e o nmero que vem em seguida est relacionado temperatura que pode ser usado.

ZF - Fabricante alemo de sistemas de transmisso e direo. fornecedor de marcas renomadas, como Mercedes- Be Porsche

Dicas do Negcio
Os tempos mudaram e as oficinas tambm.-da apresentao formao dos profissionais tudo diferente.

O carro mudou muito.A quantidade de inovaes agregadas enorme e cresce na medida em que se tornam mais popu evoluo tecnolgica e a chegada de carros importados foraram o automvel brasileiro a evoluir .

Atualmente, no basta conhecer os defeitos do carro. Se antes era menos importante saber o que e como funciona, ho vital.

At os acessrios mudaram. Antigamente algumas chaves bastavam, mas agora h computadores, cmaras, equipamen de injeo e avaliaes especficas, muitos ligados ao microcomputador.

As ferramentas de hoje no se resumem chave de fenda e alicate. J chegaram os microcomputadores desenvolvidos especialmente para utilizao automotiva, requerendo uma formao profissional cada vez mais complexa. Um aspecto bastante importante e valorizado pelos clientes a disponibilidade de horrio.

Quem trabalha de segunda a sexta-feira costuma deixar as questes relativas aos seus carros para serem resolvidas ao problema com carro algo que normalmente a gente quer solucionar rpido.

Logo, no abrir a oficina neste dia faz com que seus clientes atuais ou aqueles em potencial busquem outras opes em concorrentes. Assim, mesmo que a qualidade do seu servio seja boa, o que condio necessria para o progresso do negcio, a convenincia to procurada pode fazer com que as pessoas mudem de fornecedor. Independentemente da dvida sobr no aos sbados, sempre adequado pensar em se diferenciar dos concorrentes. Servios como, por exemplo, buscar carro dos clientes, manter um cadastro com os ltimos servios realizados, ter o ambiente limpo e organizado, so dif relevantes no seu ramo.

Em resumo: para prosperar preciso manter-se atento s expectativas e necessidades dos clientes. Mas isso tambm n dizer que voc tenha que desprezar suas crenas.

Caractersticas especficas do empreendedor

O ideal que o empresrio do setor de oficinas mecnicas tenha formao tcnica na rea e conhea mecnica de mo capaz de aplicar normas tcnicas e especificaes de catlogos tcnicos, manuais e tabelas em processos de fabrica manuteno vecular; Alm disso, considerando-se a evoluo que os equipamentos de aferio e calibragem tm sofrido nos ltimos anos conhecimento bsico de informtica e que o empresrio do ramo saiba buscar, utilizar e controlar esses recursos.

Ele deve ser capaz, tambm, de aplicar normas tcnicas de qualidade, sade e segurana no trabalho e tcnicas de co qualidade e preservao do meio ambiente;

Dada diversidade de servios possveis de serem oferecidos e a acirrada concorrncia, importante que o empresri capacidade de descobrir nichos; de ter perseverana e tenacidade para vencer obstculos e diferenciar-se.

Bibliografia Complementar
Revistas O Mecnico - Publicao com 20 anos de circulao editada pela GG Editora de Publicaes Tcnicas Ltda. Oficinas aceleram. Pequenas Empresas, Grandes Negcios. Destaques. mar.1998. p. 8. Vistoria anima mecnicas. Marcos de Oliveira. Pequenas Empresas Grandes Negcios. abr. 1998. n 111. p. 39 a 42. Oficina mecnica. O Estado de So Paulo. Painel de Negcios. 23.dez.1997. p. 2. Renovao a arma do negcio. O Estado de So Paulo. Outros Negcios. 20.jan.1998. p. 8. Parceria com fornecedor tendncia. O Estado de So Paulo. Outros Negcios. 20.jan.1998. p. 9.

You might also like