You are on page 1of 40

SISTEMA DE SOM

ELETRICIDADE DO AUTOMVEL

SISTEMA DE SOM

2004
ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

2003. SENAI-SP
Sistema de Som Publicao organizada e editorada pela Escola SENAI Conde Jos Vicente de Azevedo

Coordenao geral Coordenador do projeto Organizao de contedo

Arthur Alves dos Santos Jos Antonio Messas Jos Alves Valentim Srgio Mitsuo Kague Maria Regina Jos da Silva Teresa Cristina Mano de Azevedo

Editorao

S47s

SENAI. SP. Sistema de Som. So Paulo, 2003. 36p. il. Apostila tcnica CDU 629.063.6

SENAI

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial Escola SENAI Conde Jos Vicente de Azevedo Rua Moreira de Godi, 226 - Ipiranga - So Paulo-SP - CEP. 04266-060 (0xx11) 6166-1988 (0xx11) 6160-0219 senaiautomobilistica@sp.senai.br http://www.sp.senai.br/automobilistica

Telefone Telefax E-mail Home page

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

SUMRIO

INTRODUO SOM
Conceito bsico Produo e propagao Mecanismo de audio Velocidade de propagao do som Oscilaes Rdio-freqncia Propriedades fsicas do som

5 7 7 7 8 8 8 9 10 15 16 17 19 21 23 23 24 31 33 33 34 35 36 36 38

ALTO-FALANTE ELETRODINMICO
Componentes Parmetros do alto-falante Tipos de alto-falantes eletrodinmicos Tipos de ligaes Associao de alto-falantes Divisores de freqncia Atenuao de sinais Caixas acsticas

AMPLIFICADOR
Tipos de amplificadores Distoro Fiao Fusveis e Dijuntores Sugestes para uma boa instalao

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

INTRODUO

Com os avanos da tecnologia e a crescente utilizao de novos acessrios nos veculos, tornou-se indispensvel que o instalador desses equipamentos atualize-se continuamente. Neste curso, voc ter a oportunidade de atualizar-se em relao ao sistema de som automotivo, conhecendo em detalhes: componentes, funcionamento, instalao, testes e diagnsticos. Para isso, voc ir estudar conceitos bsicos sobre som: propriedades fsicas; produo e propagao; oscilaes; rdio-freqncia. E, em seguida, estudar os equipamentos fundamentais do sistema de som: alto-falante; caixa acstica; amplificador.

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

SOM

CONCEITO BSICO
Define-se como som qualquer variao de presso do ar capaz de sensibilizar o ouvido humano, excitando os nervos auditivos, causando-nos a sensao que conhecemos por audio. A vibrao de um objeto se transmite s molculas de ar. Assim, todas as molculas de ar do ambiente se movimentar segundo o ritmo e intensidade determinados pela vibrao do objeto.

PRODUO E PROPAGAO
Qualquer elemento em vibrao pode produzir som, que se propaga atravs de meios elsticos (slidos, lquidos e gases), capazes de transmitir as vibraes fsicas da fonte sonora. Essas vibraes se espalham por todas as direes, a partir do ponto de onde so produzidas. Os sons de freqncias agudas so mais direcionais que os de freqncias graves.

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

MECANISMO DE AUDIO
O ouvido humano o rgo responsvel pelos sentidos do equilbrio e da audio. As vibraes do meio elstico que incidem em nossos tmpanos so transmitidas atravs de um sistema de ossos (martelo, bigorna e estribo), que excitam um fluido dentro da cclea. Este rgo dividido em trs sees, responsveis pelo reconhecimento das diferentes freqncias. A movimentao do fluido causa a excitao de vrias clulas, chamadas de clulas ciliadas, que geram impulsos ao nosso crebro, causando-nos a sensao do som.

VELOCIDADE DE PROPAGAO DO SOM


No meio ar e com temperatura normal (22), o som se propaga com a velocidade de 343 metros/seg. A velocidade aumenta com a temperatura.

OSCILAES
So modificaes de estado que se repetem com regularidade. Por exemplo, ao se fazer soar um sino, o metal comea a oscilar (vibrar) e estas oscilaes so transmitidas pelo ar. Os movimentos de ar resultantes das oscilaes so chamados de ondas sonoras. Ns convivemos dia-a-dia com diversos tipos de oscilaes, como o pndulo de um relgio ou as cordas de um instrumento musical. Acontece que cada um destes componentes oscila com velocidades diferentes. O nmero de oscilaes em funo do tempo chamado de freqncia.

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

Para que um som senoidal seja produzido s so necessrios um meio de propagao (no caso, o ar) e dois movimentos, um de compresso e outro de descompresso.

Suponhamos que o ar esteja sendo comprimido por um diafragma, onde est sendo aplicada uma fora F. Ao aplicarmos uma fora F, positiva, criamos uma regio de presso na frente do diafragma e outra, de presso negativa, ou descompresso, no lado de trs do diafragma. Invertendo o sentido da fora, tudo se inverte igualmente: descompresso na frente e presso no verso. A onda pura, sem harmnicos, chamada de sonide.

RDIO-FREQNCIA
a transmisso de dados (msica, fala, rudos, cdigos eletrnicos) de um ponto emissor do sinal, pelo ar, at um equipamento receptor o aparelho de rdio. Em uma emissora de rdio, isto acontece da seguinte forma: as ondas sonoras (msica) so transformadas em um sinal eltrico (corrente) atravs do microfone. Este sinal de freqncia entre 16 e 20.000Hz unido a um segundo sinal eltrico com uma freqncia muito maior chamado de onda portadora. A onda portadora funciona como uma ponte invisvel entre a estao emissora e antena do equipamento de rdio receptor. esta ponte que vai levar o sinal sonoro audvel da estao emissora at o rdio de um veculo.

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

A unio do sinal eltrico com os dados (msica) a onda portadora chamada de modulao.

PROPRIEDADES FSICAS DO SOM


Quando uma corda de guitarra vibra, o som desloca o ar que est ao seu redor produzindo uma onda sonora que se propaga pelo ambiente at atingir os nossos ouvidos. Quando essa onda chega ao nosso tmpano, ele tambm vai vibrar. Essa vibrao transformada pelo ouvido em sinais eltricos que so conduzidos at o crebro pelos nervos. No crebro, finalmente, temos a sensao de som, ou seja, de ouvir a nota emitida pela corda da guitarra. Logo, o som produzido por alguma coisa que vibra (o cone do falante, por exemplo) e transportado pelo ar (ou pela gua ou qualquer meio material). O udio no seria nada sem a msica. Para que exista msica fundamental que haja os seguintes elementos: amplitude, freqncia, timbre.

10

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

AMPLITUDE (VOLUME)
A amplitude da onda a diferena entre seus pontos de maior compresso e de maior descompresso.

A amplitude est relacionada com o volume de um som. Dessa maneira, um som forte, com muito volume, aquele que possui elevada amplitude e, um som fraco, com pouco volume aquele que possui um valor pequeno de amplitude.

OBSERVAO
A unidade de medida relativa o decibel (db).

FREQNCIA
Ciclo um movimento completo da onda. Este movimento deve conter uma compresso positiva seguida de outra compresso no sentido oposto, ou seja, negativo (descompresso). Se considerarmos um espao de tempo constante para que este movimento completo se repita, poderemos ento definir a freqncia como sendo o nmero de vezes que este ciclo se repete nessa unidade de tempo.

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

11

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

Numa frmula matemtica temos: f = n de ciclos/seg., onde f a freqncia e o segundo a unidade de tempo padronizada. O ciclo por segundo como unidade de medida de freqncia foi batizado de Hertz (Hz).

Sobre as freqncias podemos fornecer as seguintes informaes: Cada instrumento tem uma faixa de freqncia caracterstica bem definida. O piano um dos nicos instrumentos acsticos que preenche quase todo o espectro de freqncia. O ouvido humano capaz de perceber sons que variam de 20Hz a 20.000Hz (ou 20 KHz). O som sempre proveniente de uma vibrao. Dependendo da freqncia com que a vibrao produzida, o som ouvido pode ser grave ou agudo. As vibraes rpidas do ao ouvido a impresso de um som agudo, enquanto as oscilaes lentas se traduzem em sons graves. O contrabaixo possui tons graves, enquanto um violino possui tons agudos. Na verdade, cada nota musical possui uma freqncia fundamental que ir definir o tom. O contrabaixo emite uma onda sonora fundamental de 41Hz. Esta uma freqncia baixa, ou seja, um tom grave. Podemos delimitar quando um tom grave, mdio ou agudo: - Tons graves: 20 a 300 Hz - Tons mdios: 300 a 2.000 Hz - Tons agudos: 2.000 a 20.000 Hz

TIMBRE
a propriedade que nos permite distinguir se um determinado som de mesma freqncia produzido por um piano ou por um saxofone. Quando vibramos um diapaso, emitimos uma nota musical pura, ou seja, o som puro com apenas uma freqncia fundamental. Porm, os instrumentos musicais (por exemplo, a corda de uma guitarra ou de um violino) emitem ondas sonoras com a freqncia fundamental e com mltiplos desta freqncia que so chamados de harmnicos. Por exemplo, podemos emitir uma nota la com freqncia de 440Hz e ter um segundo harmnico de 880HZ (2 x 440) ou um terceiro de 1.320Hz (3 x 440).

12

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

A intensidade do som dos harmnicos diferente. Cada instrumento emite estes harmnicos de uma forma. Essa propriedade chamada de timbre. Cada instrumento possui um timbre: o violino ir emitir a nota musical la e seus harmnicos de forma diferente que o violo. o timbre que d o colorido na msica.

O ouvido humano o receptor final da mensagem enviada atravs do som. A constituio do ouvido humano permite s pessoas captarem vibraes que vo desde os 20Hz at 20KHz. Por isto as freqncias entre 20Hz e 20KHz so denominadas audiofreqncias. Porm, nosso ouvido no linear, ou seja, no ouvimos do mesmo jeito em toda esta faixa de freqncias. Na verdade, ouvimos melhor na faixa de freqncias mdias (que a faixa da fala humana), ou seja, de aproximadamente 200 a 3.000 Hz (em 70db). A faixa limiar da audio 0db, ou seja, abaixo disso no conseguimos ouvir. O limiar doloroso de 120db, ou seja, a partir da nosso ouvido no pode suportar o som (danos audio).

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

13

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

DECIBEL
Decibel a dcima parte de uma medida logartmica: o bel. Constitui-se na unidade bsica de medies de nveis de sinais de udio. Alexander G.Bel descobriu que o ouvido humano reage aos estmulos sonoros logaritmicamente; portanto, ao criar a escala em decibis, ele obviamente a apresentou em forma logartmica. Estando na escala logartmica, significa que ao dobrarmos a potncia de um som no teremos o dobro do nmero em decibis, mas apenas um acrscimo de 3dB. Exemplo: Qual a diferena de intensidade de um som de 1000Hz a 200watts e outro tambm de 1000Hz a 100watts. Intensidade = 10log P1/P2 I = 10log 200/100 I = 10log2 I = 3dB O decibel justamente a razo da diferena entre dois nveis de potncia distintos, por isso, usado para comparar diferenas de potncia em watts, voltagem, presso sonora, etc. Para termos a sensao de dobrar a intensidade do som necessrio um aumento de 10dB.

14

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

ALTO-FALANTE ELETRODINMICO

O alto-falante eletrodinmico um transdutor que transforma energia eltrica em energia acstica. Opera com o auxlio do eletromagnetismo onde a conjuno simultnea de um campo magntico e uma corrente eltrica alternada d origem ao aparecimento de uma fora mecnica e, posteriormente, em energia sonora. Quando uma corrente eltrica varivel passa atravs da bobina, produz um campo magntico perpendicular ao campo magntico permanente do m do alto-falante. H, ento, uma interao entre os dois campos eletromagnticos, o que provoca um movimento do cone, para cima ou para baixo, dependendo apenas da direo do fluxo da corrente que passa pela bobina.

Quando o semiciclo de uma corrente eltrica aplicada bobina de um alto-falante for positivo, o cone vai se movimentar para cima; quando for negativo, vai se movimentar para baixo. Movimentando-se para cima e para baixo sucessivamente, o alto-falante movimentar o ar a sua volta provocando vibraes com zonas de compresso e de rarefao de ar, as quais tero o mesmo formato e amplitude do sinal eltrico de entrada.Essas variaes de presso chegam aos tmpanos de nossos ouvidos causando-nos a sensao de audio.

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

15

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

COMPONENTES
O alto-falante se compe basicamente de: sistema motor, cone, aranha, domo, suspenso.

SISTEMA

MOTOR

O sistema motor constitudo pelo conjunto magntico e pela bobina mvel. O conjunto magntico composto pelo m e pelas peas polares denominadas chapa polar, chapa traseira e plo. A funo das peas polares conduzir o fluxo magntico gerado pelo m, concentrando-o em uma ranhura circular denominada entreferro, onde a bobina mvel ir trabalhar. Geralmente utilizado um m cermico de ferrite de brio ou estrncio em forma de anel. As peas polares so confeccionadas de ferro doce e devem ser justapostas ao m.

A bobina mvel constituda por vrias espiras de fio de cobre ou alumnio esmaltado enroladas em uma ou mais camadas sobre uma frma de papel, alumnio ou outro material rgido, leve e pouco espesso, que ser posteriormente colado ao pescoo do cone, de modo a transmitir a este as vibraes executadas pela bobina.

16

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

CONE
O cone uma pea de formato cnico dotada de um orifcio central onde colada a bobina mvel. O formato cnico tem a finalidade de conferir maior rigidez ao conjunto. O cone pode ser fabricado com vrios materiais visando maximizar as duas caractersticas: rigidez e amortecimento. Os materiais que renem em alto grau estas duas caractersticas so os materiais plsticos. Entre estes, o mais promissor o polipropileno, que mais rgido e apresenta melhor amortecimento e reproduo sonora muito mais precisa, recriando assim o som original com muito mais fidelidade.

ARANHA
A funo principal da aranha ou suspenso interna centralizar e sustentar o conjunto cone bobina mvel. feita de tecido de algodo ou linho e embebida em uma resina sinttica.

DOMO
Serve para proteger o espao existente entre a bobina e a pea polar exposta a partculas estranhas que poderiam ali se alojar criando graves inconvenientes.

SUSPENSO
Alm da aranha que sustenta e centraliza o cone, temos a suspenso externa que prende a borda do cone carcaa do alto-falante. O anel da suspenso, geralmente feito de borracha, espuma ou linho tratado, desempenha vrias funes: ajuda a manter o cone centrado e fornece parte da energia responsvel pelo retorno do cone posio de retorno; amortece deformaes que ocorrem no sentido centro borda no cone.

PARMETROS DO ALTO-FALANTE
RESISTNCIA (R)
A resistncia hmica do alto-falante a resistncia que a sua bobina mvel oferece passagem da corrente eltrica contnua. Esta resistncia determinada pelo dimetro e pelo comprimento do fio. Tem funo importante na potncia que o amplificador fornece ao alto-falante, sendo tanto maior quanto menor for o valor da resistncia.

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

17

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

Assim, a potncia mxima fornecida por um amplificador a um alto-falante com resistncia de 2W o dobro da que ele fornece a um outro com resistncia de 4 W. Potncia = (Tenso)2 Resistncia

P =

U2 R

A resistncia hmica do alto-falante medida utilizando-se um ohmmetro.

IMPEDNCIA NOMINAL (Z)


A impedncia do alto-falante a resistncia que o alto-falante apresenta passagem da corrente alternada, tendo o seu valor varivel com a freqncia do sinal. Um alto-falante com resistncia = 3,2 Ohms apresenta uma impedncia = 4 Ohms, enquanto que um com resistncia = 6,5 Ohms possui uma impedncia de 8 Ohms.

POTNCIA
A potncia de um alto-falante significa a potncia eltrica que ele suporta, ou seja, indica a quantidade mxima de energia que pode ser dissipada pela sua bobina.

POTNCIA NOMINAL (RMS)


a potncia mxima aplicvel no alto-falante, em Watts (RMS). RMS a raiz quadrada da mdia dos quadrados que conhecida em eletrnica por valor eficaz. O valor eficaz (RMS) de uma corrente alternada aquele capaz de produzir o mesmo efeito Joule que uma corrente contnua, ou seja, gerar a mesma quantidade de calor em um resistor de igual valor, no mesmo intervalo de tempo.

POTNCIA PMPO
a potncia musical de pico (POWER MUSIC PEAK OUTPUT), ou seja, a potncia que o alto-falante suporta, nos picos de potncia que o amplificador fornece com programa musical, medida em curto intervalo de tempo. Esta potncia em torno de 3,6 vezes maior que a potncia RMS. 18
ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

RESPOSTA DE FREQNCIA
Devido principalmente a fatores de construo fsica, cada alto-falante se caracteriza por reproduzir mais pronunciadamente uma determinada faixa de freqncia. A resposta de freqncia normalmente apresentada em forma de grfico que apresenta nitidamente a regio de operao ideal.

Portanto, para cada aplicao devemos escolher o sistema falante mais a caixa com sua respectiva faixa de freqncia. Por exemplo, para um sistema para contrabaixo (que responda bem em tons graves), devemos escolher um que tenha a resposta em freqncias entre 20 e 1.000 Hz. Para um sistema para voz, devemos escolher um com resposta em freqncia de 300 a 2.000 Hz (tons mdios).

TIPOS

DE

ALTO-FALANTES ELETRODINMICOS

SUB-WOOFER
So utilizados para reproduo de freqncias baixas (contrabaixo, bumbo de bateria) de 20 Hz a 120 Hz. Seu tamanho varia entre 8 a 18 polegadas.

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

19

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

WOOFER
Estes alto-falantes so projetados para reproduzir freqncias graves, mdio graves (bumbo, tambor, parte do piano). Faixa de freqncia de 50 Hz a 1.000 Hz. Seu tamanho varia de 6 a 15 polegadas.

MID-BASS
Reproduz as freqncias mdio-graves (bumbo, tambor). Faixa de freqncia de seu tamanho varia de 6 a 8 polegadas.

MID-RANGE
Reproduz as freqncias mdias, ou seja, 90% dos sons audveis (voz e maioria dos instrumentos). Faixa de freqncia de 200 Hz a 3,5 KHz. Seu tamanho varia de 4 a 6 polegadas.

TWEETER
Alto-falantes para sons agudos (metais, pratos de bateria). Faixa de freqncia de 3 KHz a 20 KHz. Seu tamanho varia de 0,5 a 2 polegadas. Geralmente, instalado junto do painel ou das portas dianteiras, pois emite um som direcional.

COAXIAIS
Alto-falantes que possuem um tweeter e um cone para reproduzir freqncias mdias-graves, ou mid-bass. Seu tamanho varia de 4 a 8 polegadas.

TRIAXIAL
Alto-falantes que possuem woofer, um mid-range e um tweeter na mesma carcaa. Para reproduzir freqncias de 50 Hz a 20 KHz. Seu tamanho varia de 6 a 6 x 9 polegadas.

20

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

TIPOS DE LIGAES
Os amplificadores e alto-falantes precisam ser casados corretamente para se obter a melhor qualidade e potncia do som. Para isso necessrio combinar a impedncia dos falantes com a do amplificador.

Os amplificadores multiplicam sinais eltricos. Um amplificador de udio pega um sinal sonoro bem pequeno para convert-lo em um muito mais forte. No entanto, para o amplificador realizar o seu trabalho eficientemente, a interface dele com os falantes precisa estar equilibrada, ou seja, casamento de impedncia. Vamos supor que a impedncia de sada de um amplificador seja 4 Ohms. Suponhamos que aumentamos o volume do som at a sua tenso de sada mxima = 8V. Se um altofalante de 4 Ohms for colocado na sada do amplificador, uma corrente de 2A passar pelo falante e potncia de 16W.

P =

U2 R

P =

82 4

64 4

= 16W

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

21

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

Se ao invs disso, colocarmos um alto-falante de 2 Ohms, com a sada constante do amplificador de 8V, a corrente passar a ser de 4A e a potncia de 32W. Nesse caso, ela ser o dobro da corrente mxima que o amplificador agenta, logo ele correr o risco de se queimar e produzir muita distoro.

P =

U2 R

P =

82 2

64 2

= 32W

Se colocarmos um alto-falante de 8 Ohms, a tenso continuar sendo 8V, a corrente cair para 1A e a potncia para 8W. Nesse caso, estaremos subutilizando o amplificador, pois ele nunca atingir a corrente e a potncia mxima. Portanto, muito importante o casamento de impedncias falante-amplificador.

P =

U2 R

P =

82 8

64 8

= 8W

Para que um amplificador fornea sua potncia mxima com o mnimo de distoro sem superaquecer, necessrio que se respeite o limite mnimo de impedncia para os canais de sada desse amplificador. Para que a impedncia de uma certa quantidade de alto-falantes tenha um valor igual ou prximo ao valor mnimo de impedncia de trabalho do amplificador, basta ligar os altofalantes em srie ou em paralelo.

22

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

ASSOCIAO DE ALTO-FALANTES
SRIE
O objetivo de se ligar alto-falantes em srie aumentar o valor da impedncia. Quanto mais alto-falantes estiverem ligados em srie maior ser a impedncia. R =R +R
T 1

R = 8+8
T

R = 16
T

PARALELO
O objetivo de se ligar alto-falantes em paralelo o de diminuir o valor da impedncia. Quanto mais alto-falantes estiverem ligados em paralelo menor ser a impedncia. R . R R =
T 1 1

2 2

R +R 8. 8 8+8 64 16

R =
T

R =
T

R = 4
T

DIVISORES DE FREQNCIA
Um alto-falante no reproduz todas as freqncias audveis (20Hz a 20KHz). Por isso, os alto-falantes so fabricados de acordo com o tipo e tamanho para reproduzir apenas uma determinada faixa de freqncias, ou seja, sons graves, mdios e agudos.

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

23

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

O crossover, tambm chamado de divisor de freqncia, recebe as freqncias e as divide em partes ou vias, sendo que cada uma dessas vias conectada a um determinado tipo de alto-falantes.

Ao efetuar a separao das freqncias, dizemos que o crossover fez um corte de freqncia. O ponto de encontro das linhas no grfico que representam os cortes dos divisores chamado de freqncia de transio, e a freqncia onde a resposta comea a ser atenuada em 3db, chamada de freqncia de corte.

ATENUAO DE SINAIS
Atenuao a designao para definir qualquer reduo de nvel do sinal que ocorra nos circuitos eletrnicos. A atenuao expressa em db (decibis). Os filtros devem proporcionar a passagem de uma faixa determinada de freqncia e proporcionar um forte grau de atenuao nas freqncias que estiverem fora desta faixa. 24
ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

A atenuao de freqncia nos filtros de som dada em db/oitava, ou seja, quantos dB de atenuao ocorrem a cada vez que uma freqncia de entrada dobra ou cai pela metade. Esta atenuao ocorre nos filtros apenas fora da faixa de passagem determinada. Uma oitava um termo musical usado para expressar o intervalo entre as 12 notas musicais e significa dobrar ou dividir ao meio o valor de uma determinada freqncia. Exemplos: uma oitava acima de 600Hz igual a 1200Hz; uma oitava abaixo de 600Hz igual a 300Hz. Decibel uma unidade usada para comparar duas ou mais grandezas entre si. De uma maneira bem simples, quando dobramos alguma coisa temos um acrscimo de 3dB e quando dividimos ao meio, temos um decrscimo de 3 dB. H basicamente quatro tipos de atenuao: 6 dB/oitava, chamado de crossover de primeira ordem. 12 dB/oitava chamado de crossover de segunda ordem. 18 dB/oitava chamado de crossover de terceira ordem. 24 dB/oitava chamado de crossover de quarta ordem.

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

25

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

Quanto maior for a atenuao em dB por oitava, mais eficaz ser o crossover para proteger o alto-falante contra as freqncias indesejveis. Os filtros so classificados de acordo com as faixas de passagem e atenuao.

FILTRO PASSA BAIXA


So formados por um indutor ligado em srie com o alto-falante. Este filtro permite a passagem de baixas freqncias fazendo com que a curva de resposta do falante tenha uma queda de 6, 12 ou 18 dB/oitava, a partir da freqncia de corte do filtro. Esta freqncia determinada pelos valores da indutncia do indutor.

BOBINAS
Tambm chamadas de indutores so enrolamentos de cobre envernizado em torno de um ncleo de ferrite, de ar ou de outro elemento. Estes componentes possuem a capacidade de bloquear a passagem de freqncias altas a partir de um certo ponto, quando conectados a uma carga. Seus valores so expressos em Henry (H). Ao instalar uma bobina em srie com o altofalante, provocar a gradual diminuio da eletricidade enviada ao mesmo em freqncias altas. Estar criado, ento, o filtro LOW PASS, ou Passa baixa.

+ freqncias maior XL grande oposio de passagem de altas freqncias Indutor - freqncias menor XL pouca oposio em baixas freqncias OBSERVAO XL reatncia indutiva a oposio que um indutor apresenta circulao de corrente alternada.

26

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

FILTRO PASSA ALTA


formado por um capacitor em srie com o alto-falante. Este filtro permite a passagem de altas freqncias e atenua a partir da freqncia de corte em 6, 12 ou 18 dB/oitava. Nas freqncias abaixo do valor especificado o filtro provoca forte atenuao no sinal.

CAPACITOR
Tambm conhecido como condensador. um componente cuja resistncia interna aumenta na medida que a freqncia diminui, ou seja, quando conectados a uma carga tem a capacidade de bloquear a passagem de freqncias baixas a partir de um certo ponto. Seus valores so expressos em Farad (F). Ao instalar um capacitor em srie com um altofalante, provocar a gradual diminuio da eletricidade enviada a ele em freqncias baixas. Isso d origem ao chamado filtro HIGH PASS, ou Passa Alta. + freqncias menor XC pouca oposio a passagem de altas freqncias Capacitor - freqncias maior XC grande oposio em baixas freqncias OBSERVAO XC reatncia capacitiva a oposio que um capacitor apresenta circulao de corrente alternada.

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

27

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

FILTRO PASSA BANDA (FAIXA)


uma combinao dos dois filtros e permite a faixa de passagem entre dois valores de freqncia especificados. Nas freqncias acima e abaixo da faixa de passagem h uma forte atenuao.

IMPEDNCIA DO ALTO-FALANTE FREQ.


HERTZ

2 OHMS L 4.1 mH 3.1 mH 2.4 mH 1.6 mH 1.2 mH .8 mH .5 mH .41 mH .31 mH .25 mH .16 mH .08 mH 51 H 34 H 25 H C 1000 F 800 F 600 F 400 F 300 F 200 F 136 F 100 F 78 F 66 F 44 F 20 F 14 F 9.5 F 6.6 F L

4 OHMS C 500 F 400 F 300 F 200 F 150 F 100 F 68 F 50 F 39 F 33 F 22 F 10 F 6.8 F 4.7 F 3.3 F L

8 OHMS C 250 F 200 F 150 F 100 F 75 F 50 F 33 F 26 F 20 F 16 F 10 F 5 F 3.3 F 2.2 F 1.6 F

80 100 130 200 260 400 600 800 1000 1200 1800 4000 6000 9000 12000

8.2 mH 6.2 mH 4.7 mH 3.3 mH 2.4 mH 1.6 mH 1.0 mH .82 mH .62 mH .51 mH .33 mH .16 mH 100 H 68 H 51 H

16 mH 12 mH 10 mH 6.8 mH 4.7 mH 3.3 mH 2.0 mH 1.6 mH 1.2 mH 1.0 mH .68 mH .33 mH 200 H 150 H 100 H

L - Indutor Filtro Passa-Baixa H - MICRO-HENRY mH - MILI-HENRY

C - Capacitor Filtro Passa-Alta F - MICRO-FARADAY

28

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

29

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

30

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

CAIXAS ACSTICAS
Apesar de s falarmos at aqui de alto-falante, sabemos que ele funciona instalado em algum tipo de caixa acstica. A necessidade da caixa acstica vem do fato de que para baixas freqncias, o falante (no caso, tipo woofer e subwooper) funciona com um dipolo. Isso quer dizer que quando estamos em freqncias baixas (ondas sonoras grandes), o woofer emite ondas (som) para sua frente (frente do cone) e para trs. Estas ondas esto fora de fase e quando sem encontram, acabam se cancelando, diminuindo a intensidade sonora. O efeito disso que quando o woofer est solto, ouvimos um volume de som mais baixo. Quando isolamos a parte da frente da parte de trs, no h mais interferncia e o volume (intensidade) fica maior. A caixa acstica d ao alto-falante melhores condies de trabalho, com um menor deslocamento do cone e permite que seja obtida uma resposta de freqncia mais adequada. Existem duas formas bsicas de se isolar o som emitido pela frente do falante: o baffle infinito e a caixa acstica. O baflle infinito como se fosse uma parede infinita com um buraco onde ser encaixado o falante. Na prtica, podemos utilizar, por exemplo, o tampo traseiro do carro como baffle infinito. A outra soluo encontrada para isolar o som foi fazer uma caixa com um buraco (onde vai o falante) que isolasse todo o ar (e portanto o som) da parte de trs dele. Esta caixa (geralmente de madeira) deve ser revestida internamente por algum material que absorve bem o som. Nesse caso, todo o som emitido pela parte de trs do falante seria absorvido pela caixa. Esta caixa chamada de caixa acstica. A seguir mostraremos quais os tipos de caixa acstica mais utilizados e sua principais caractersticas.

CAIXA SELADA
Este tipo de caixa totalmente fechado, apenas com o orifcio para a colocao do falante. Utilizando os parmetros do alto-falante, podemos calcular o volume interno da caixa de forma a alterar a resposta em graves do falante. Isso porque dentro da caixa existe um volume de ar que ser comprimido elo cone do falante que tende a frear o movimento do conjunto mvel. Com isso, a resposta em graves do falante (woofer) vai variar.

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

31

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

O volume de ar da caixa amortece o deslocamento do conjunto mvel, diminuindo o deslocamento do cone e conseqentemente a distoro.

CAIXA ABERTA (COM DUTO)


A caixa aberta (em ingls Vented Box possui orifcios com canais, chamados dutos, que permitem que o ar de dentro da caixa seja deslocado para fora. Os dutos (podemos ter um ou mais na caixa) geralmente so colocados na frente da caixa, ao redor dos falantes. O ar comprimido pelo cone, quando ele vai para trs, passa pelo duto. Dependendo do tamanho (comprimento e rea) do duto, podemos sintoniz-lo em uma determinada freqncia (freqncia de ressonncia do duto). Formaremos, ento, ondas sonoras ao redor desta freqncia que influenciar no som em graves que a caixa ir produzir. O duto, portanto, leva o som emitido pela parte de trs do falante para a frente da caixa, somando-o com o som emitido pela frente do falante, aumentando a intensidade do som final. Esta alterao, porm, s ser feita na regio dos tons graves e depender da forma e tamanho do duto. Ela tambm deve ser calculada (seu volume e o tamanho do duto) de forma a produzir o som desejado.

32

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

AMPLIFICADOR

O amplificador de udio tem a funo de amplificar um sinal recebido de sintonizadores, toca-fitas, CD players, etc. em forma de som pelos alto-falantes. O amplificador no pode alterar a forma de onda original e deve operar sem reproduzir distores audveis. Esse acessrio gera potncia cuja medida o WATT, uma unidade de energia. Ele sempre formado por duas partes distintas: o pr-amplificador e o amplificador de potncia.

TIPOS DE AMPLIFICADORES
BOOSTER
So amplificadores que utilizam transformador de sada e reamplificam as sadas de potncia dos toca-fitas e CDs que j possuem amplificao prpria. Atua com baixa sensibilidade de sinal de entrada e linearidade de resposta em freqncia limitada a 40Hz. Este modelo de amplificador apresenta baixa resposta na regio dos graves e um maior reforo nos mdios agudos. Os boosters tm uma limitao de potncia para algo em torno de 100 watts RMS por canal, a 14,4 volts, a 4 ohms. Apenas os boosters que operam em 2 ou 1 que conseguem liberar mais que 100 watts RMS por canal.

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

33

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

POWER (FONTE CHAVEADA)


O projeto de um amplificador de fonte chaveada possui o circuito de amplificao com tecnologia avanada de transistores MOSFET na fonte de alimentao e estgio de sada. As caractersticas dos amplificadores de fonte chaveada so: Potncias que variam de 20 watts at 2.000 watts (RMS). Baixo ndice de distoro harmnica (THD). Amplificar sinais a partir de um nvel baixo (sada RCA dos toca-fitas/CDs). Ajuste de sensibilidade da entrada de alta impedncia (ganho). Ligao em bridge ou mono.

DISTORO
causada pela ocorrncia espontnea de harmnicos adicionais, indesejados durante a amplificao. A distoro THD medida em percentual (%). Na verdade, a potncia de um amplificador no sinnimo de sua qualidade. Nossos ouvidos conseguem captar entre 20 a 20 KHz. Isso significa que um bom amplificador deve reproduzir estas freqncias (sem distores) sempre com o mesmo rendimento, ou seja, ter resposta plana dentro destes limites. Ao analisar um amplificador, devemos tambm levar em conta a sua distoro, ou seja, a deformao que ele introduz no som amplificado. O ouvido humano tolera distores de at 3%, de modo que a maioria dos amplificadores tem valores inferiores a estes, embora alguns modelos, quando de sua plena potncia, podem facilmente chegar a este valor. Assim, um amplificador de carro nunca deve ser utilizado a plena potncia (volume todo aberto), pois nestas condies tambm teremos a mxima distoro, e em alguns casos ela se torna bastante desagradvel.

34

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

FIAO
A fiao de alimentao (+) positivo e (-) negativo do mdulo de potncia deve ser de bitola suficiente para que haja um mnimo de perda na tenso pelo fio quando ocorre a condio de mxima corrente. Quanto maior for a distncia entre a bateria e o amplificador, maior dever ser a bitola do fio. Veja as tabelas a seguir.
CABOS DE ALIMENTAO
CORRENTE ELTRICA (Ampres) SEO DO CABO (em mm )
2

de

1 a 20

4,00mm 6,00mm 8,50mm

2 2 2 2 2 2 2

de 20 a 30 de 30 a 40 de 40 a 60 de 60 a 100 de 100 a 125 de 150 a 175

13,30mm 21,20mm 33,60mm 54,40mm

Foram considerados comprimentos dos fios de 3 a 5m com perda mnima.

TABELA DE CONVERSO de mm para AWG


SEO mm
2

LIGAO DE CAIXAS ACSTICAS E ALTO-FALANTES


POTNCIA POR CANAL SEO DOS CABOS (mm ) IMPEDNCIA (Ohms) WRMS 2 Ohms 4 Ohms 8 Ohms 16 Ohms
2

AWG

54,40 33,60 21,20 13,30 8,50 6,00 4,00 3,00 2,50 2,00 1,50 1,00 0,75 0,50 0,30

1/0 2 4 6 8 9 (6,60 mm 2) 10 (5,26 mm ) 11 (4,17mm ) 12 (3,30mm ) 13 (2,63mm ) 14 15 (1,65 mm2) 16 (1,30 mm ) 17 18 (0,82mm ) 19 (0,65mm ) 20
2 2 2 2 2 2 2

20/40 40/60 60/80 80/100 100/120 120/140 140/160 160/180 180/200 200/220 220/240 240/260 260/280 280/300 300/400 400/500 500/600

1,50 2,00 2,00 2,00 2,50 2,50 3,00 3,00 3,50 3,50 3,50 3,50 4,00 4,00 5,00 6,00 6,00

1,00 1,30 1,50 1,50 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,50 2,50 2,50 2,50 3,00 3,50 3,50 4,00

0,75 1,00 1,00 1,30 1,30 1,30 1,50 1,50 1,50 1,50 1,50 2,00 2,00 2,00 2,00 2,50 3,00

0,50 0,75 0,75 0,75 1,00 1,00 1,00 1,00 1,30 1,30 1,30 1,30 1,30 1,30 1,50 1,50 2,00

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

35

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

FUSVEIS E DISJUNTORES
Fusvel o elo mais fraco de um circuito ou instalao eltrica que tem a finalidade de proteg-los em caso de alguma anomalia de funcionamento do equipamento ou em curtocircuito da instalao.

A alimentao dos mdulos de potncia deve ser ligada diretamente da bateria atravs de fusveis ou disjuntores. O porta-fusvel com fusvel deve ficar o mais prximo possvel da bateria e o fusvel precisa ter a corrente compatvel com a necessidade de corrente do amplificador. Exemplo: mdulo de 2 x 50W i= PT x 2 13V 50 x 2 x 2 200 15A Fusvel de 15A = 13V 13

SUGESTES PARA UMA BOA INSTALAO


1. Instale o amplificador em local arejado e de fcil acesso, nunca instale debaixo de tapetes ou carpetes. 2. Nas instalaes dos alto-falantes em portas, passe os fios, alojando-os de maneira que no sejam danificados com o abrir e fechar das portas. Utilizar espaguete ou condute. Verifique se a mquina de vidro ou a maaneta no encostam no alto-falante. 3. Nas instalaes dos alto-falantes nos tampes, passe os fios sob as calhas inferiores das portas ou sob o tapete junto as laterais.

36

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

SISTEMA DE SOM

4. O local de fixao dos alto-falantes deve ser plano e sem nervuras que possam impedir o apoio uniforme de toda borda do alto-falante. Caso contrrio recomendamos montar um blafe de madeira antes de fix-lo. 5. Observar sempre a polaridade do alto-falante. O terminal mais estreito o positivo. 6. Usar de preferncia fios polarizados e de bitolas corretamente dimensionadas pois a no observao disso pode comprometer sua instalao, provocando perda de potncia, curto e at incndio. A fiao em uma instalao o item de menor custo. 7. Quando se instalam diversos amplificadores, o consumo de corrente dever ser somado para o dimensionamento dos fios (+) e (-) e utilizar porta-fusveis extras. 8. Verificar se os terminais e ligaes no esto encostando-se lataria do carro. 9. Nunca ligue o fio (remote) de acionamento junto com o (+) positivo da bateria. 10. Nunca coloque fusveis de valor maior que o indicado pelo fabricante. 11. Leia e siga corretamente o Manual de Instalao.

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

37

ELETRICIDADE

DO

AUTOMVEL

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALMEIDA, Marcello Lacerda. Som Automotivo. Mtodos e Tcnicas de Projetos e Instalaes. Rio de Janeiro, Ao Livro Tcnico, 2000. SOM & CARRO. So Paulo. Som & Carro Editora Ltda, janeiro/1997. Mensal. . So Paulo. Som & Carro Editora Ltda, dezembro/2000. Mensal. . So Paulo. Som & Carro Editora Ltda, maro/2002. Mensal. . So Paulo. Som & Carro Editora Ltda, maio/2002. Mensal.

38

ESCOLA SENAI CONDE JOS VICENTE DE AZEVEDO

You might also like