You are on page 1of 5

Estrutura e Propriedades dos Materiais

Estruturas Amorfas

7
7.1

ESTRUTURAS AMORFAS
Introduo Tambm chamadas de estruturas vtreas, as estruturas amorfas so formadas por

arranjos atmicos aleatrios e sem simetria ou ordenao de longo alcance. Esse tipo de estrutura pode ser encontrado em gases, em lquidos e em certos slidos representados basicamente pelo vidro. Os dois primeiros so fluidos e da maior importncia em engenharia, j que incluem muitos dos nossos combustveis, o ar necessrio combusto, e tambm a gua. Por definio, um material apresenta estrutura amorfa se quando resfriado a partir do lquido exibir um aumento contnuo de sua viscosidade (Figura 7.1). Quando o material atinge uma determinada temperatura, definida como temperatura de transio vtrea, Tv, o valor da sua viscosidade da ordem de 1012 e 1013 P (poise, 1P = 1 gcm1s1), que semelhante ao valores da viscosidade de materiais no estado slido. Nesta situao, devido ao limitado movimento atmico, o rearranjo dos tomos no possvel e a cristalizao do material no ocorre. Por outro lado, se durante tal resfriamento a cristalizao do material ocorre, a viscosidade do mesmo abruptamente alterada, atingindo valores prximos de 1012 P.

Cristal Vidro

Vitrificao Cristalizao

Viscosidade

Lquido

Tv

Tf

Temperatura

Figura 7.1 - Variao da viscosidade com a temperatura para materiais vtreos e cristalinos (CARAM, 2000).

UFPA ITEC FEM

139

Prof. Jorge Tefilo de Barros Lopes

Estrutura e Propriedades dos Materiais

Estruturas Amorfas

Outra forma de diferenciar o processo de formao da estrutura cristalina (cristalizao) da estrutura amorfa (vitrificao) a medida de variao de volume durante o resfriamento do material lquido (Figura 7.2). Quando o material cristaliza-se, ocorre uma rpida variao de volume em uma determinada temperatura, definida como a temperatura de fuso (Tf). Este fenmeno resultante da reorganizao dos tomos para formar um cristal do material. Se o material apresenta o processo de vitrificao durante o resfriamento, a variao de volume contnua, j que a ordenao dos tomos no ocorre totalmente.

Figura 7.2 - Variao do volume especfico com a temperatura para materiais vtreos e cristalinos (CALLISTER, 2002). Portanto, possvel afirmar que o vidro tem estrutura de um lquido congelado. Este congelamento se d temperatura de vitrificao, que inferior temperatura de cristalizao. A estrutura amorfa geralmente observada em materiais que poderiam apresentar estrutura cristalina se solidificados sob condies especiais. Alguns compostos cermicos base de xidos, silicatos, boratos e aluminetos formam estruturas vtreas em condies normais de solidificao. A slica (SiO2) o exemplo clssico de material que em condies especiais pode exibir o processo de cristalizao e formar o quartzo; entretanto, se o resfriamento da

UFPA ITEC FEM

140

Prof. Jorge Tefilo de Barros Lopes

Estrutura e Propriedades dos Materiais

Estruturas Amorfas

slica, a partir do lquido, ocorre em condies normais, a estrutura resultante amorfa (Figura 7.3).

Figura 7.3 Desenho esquemtico das estruturas da slica (adaptada de CALLISTER, 2002).

7.2

Metais amorfos Alm dos vidros, uma classe de materiais slidos que apresenta estrutura amorfa e

destaca-se pelo interesse tecnolgico que desperta, so os metais amorfos, tambm conhecidos como vidros metlicos. Os vidros metlicos representam uma nova classe de materiais que comeou a ser desenvolvida com sucesso na dcada de 60. So obtidos a partir do estado lquido, por resfriamento ultra-rpido, ou seja, com taxas de resfriamento prximas de um milho de graus por segundo. Um material desse tipo foi obtido pela primeira vez no CALTEC (Califrnia Institute of Technology, EUA), em 1960, a partir da solidificao da liga Au-25%Si. Tal feito provocou interesse imediato da comunidade cientfica, pois at aquela data sempre se associava a estrutura atmica perfeitamente organizada (cristal) a um slido metlico. Embora os metais amorfos apresentem estruturas semelhantes a dos vidros tradicionais, eles exibem algumas caractersticas bastante diferenciadas destes, destacadas a seguir:

UFPA ITEC FEM

141

Prof. Jorge Tefilo de Barros Lopes

Estrutura e Propriedades dos Materiais

Estruturas Amorfas

Como so constitudos por elementos metlicos, os metais amorfos so ligados entre si por ligaes metlicas e, portanto, apresentam elevadas condutividades eltrica e trmica, bem como so dcteis; Os metais amorfos no so transparentes como os vidros base de xidos, nem so frgeis; Geralmente, mostram qualidades particulares como facilidade de magnetizao, elevada dureza, alta tenacidade, resistncia corroso muito boa e expanso trmica reduzida; Apresentam propriedades mecnicas bastante interessantes, como elevada resistncia mecnica (a qual pode chegar prxima do valor terico de monocristais sem discordncias), podendo ser empregados como elemento de reforo em concreto, plstico e borracha; A estrutura amorfa apresenta um arranjo estrutural que, a rigor, no exibe as mesmas imperfeies observadas em materiais cristalinos; assim, os mecanismos de deformao plstica em cristais no so observados nos vidros metlicos; Com relao s propriedades qumicas, vale destacar que a iseno de defeitos estruturais, como contornos de gro, discordncias, precipitados e segregaes, resultam em um material com comportamento qumico bastante diferenciado dos metais cristalinos. Quando constitudos por elementos adequados, como o cromo, os metais vtreos apresentam resistncia corroso ideal. Dentre as possveis aplicaes dos metais vtreos, com relao s caractersticas qumicas, pode-se destacar o uso em lminas de barbear, cutelaria, bioimplantes, eletrodo para clulas eletrolticas e vasos de reatores qumicos; Como a resistividade eltrica de um material est relacionada com a desordem de seus tomos, em metais vtreos este parmetro elevado quando comparado aos cristalinos, e pouco dependente da temperatura. Isto significa que os metais amorfos exibem baixo valor do coeficiente de variao de resistividade com a temperatura, podendo ser usados como resistncia eltrica de preciso, ou ainda como sensores de campos magnticos. Como possuem alta permeabilidade magntica e alta resistividade eltrica em relao aos cristalinos, podem ser utilizados na fabricao de transformadores eltricos, cabeotes de gravadores e transdutores magnticos.

UFPA ITEC FEM

142

Prof. Jorge Tefilo de Barros Lopes

Estrutura e Propriedades dos Materiais

Estruturas Amorfas

O Quadro 7.1 apresenta uma comparao de caractersticas e propriedades de metais tradicionais, vidros tradicionais e metais vtreos Quadro 7.1 Comparao das caractersticas e propriedades dos materiais amorfos. Caracterstica/ Metais tradicionais Vidros tradicionais Metais vtreos Propriedade Estrutura Cristalina Amorfa Amorfa Ligao Tenso de escoamento Trabalhabilidade Dureza Resistncia mecnica Caracterstica tica Condutividades eltrica e trmica Resistncia corroso Propriedades magnticas Metlica No ideal Boa, Dctil Baixa / Alta Baixa / Alta Opaca Muito boas Pobre / Boa Diversas Covalente Quase ideal Pobre, Frgil Muito alta Baixa Transparente Pobres Muito boa No existe Metlica Quase ideal Boa, Dctil Muito alta Alta / Muito alta Opaca Boas Muito boa Diversas

7.3 Referncias bibliogrficas ASKELAND, Donald R.; PHUL, Pradeep P. The science and engineering of materials. 4.ed. California: Brooks/Cole-Thomson Learning, 2003. CALLISTER JR., William D. Cincia e engenharia de materiais: uma introduo. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. CARAM JR., Rubens. Estrutura e propriedades dos materiais. Apostilha de aula. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2000. SMITH, William F. Princpios de cincia e engenharia de materiais. 3.d. New York: McGraw-Hill, 1998. VAN VLACK, L.H. Princpios de cincia dos materiais. 3.d. So Paulo: Edgard Blcher, 1977.

UFPA ITEC FEM

143

Prof. Jorge Tefilo de Barros Lopes

You might also like