You are on page 1of 20

1

Obrigado por escolher a Electrolux


Neste manual, voc encontra todas as informaes necessrias para sua segurana e uso adequado do seu refrigerador. Leia-o por inteiro antes da instalao e uso do eletrodomstico e guarde esse guia para futuras consultas. Em caso dvidas, ligue gratuitamente para o servio de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 728 8778. Guarde a nota fiscal de compra. A garantia s vlida mediante sua apresentao no Servio Autorizado Electrolux. A etiqueta de identificao onde constam informaes importantes como cdigo, modelo e fabricante, entre outras, ser utilizada pelo Servio Autorizado Electrolux caso seu refrigerador necessite de reparos. Por isso, no a retire do local onde est adesivada. Consulte o site www.electrolux.com.br e encontre informaes sobre acessrios originais, manuais e catlogos de toda a linha de produtos Electrolux. Dicas ambientais O material da embalagem reciclvel e, para o descarte, separe plstico, papel e papelo. Isso ajudar na coleta seletiva de lixo. Como contribuio preservao do meio ambiente, este produto utiliza gases tanto para espuma quanto para o sistema de refrigerao, em acordo com o protocolo de Montreal. Este produto no deve ser tratado como lixo domstico. Ao invs disso, ele deve ser enviado a um ponto de coleta aplicvel para reciclagem de equipamentos eltricos e eletrnicos.

ndice:
Dicas ambientais Segurana Apresentao dos produtos Principais orientaes Principais componentes Instalao Instalao eltrica Como usar
2

2 3 4 5 6 7 8 9

Caractersticas de operao do produto Descongelamento Limpeza e manuteno Dicas e conselhos Falhas e solues Especificaes tcnicas Certificado de Garantia

10 11 12 13 15 17 18

Segurana
Para crianas Mantenha o material da embalagem do refrigerador fora do alcance de crianas. No permita que seu eletrodomstico seja manuseado por crianas, mesmo quando ele estiver desligado. Caso seu refrigerador contenha algum pacote de slica gel ou argila Desipak em seu interior, jogue-o fora e no permita que crianas brinquem com ele. Para usurios e instaladores Desligue o refrigerador da tomada sempre que fizer limpeza ou manuteno. Para deslig-lo, no puxe o cabo eltrico; utilize o plugue. No prenda, tora ou amarre o cabo eltrico. No tente consert-lo, caso ocorram danos chame o Servio Autorizado Electrolux, a fim de evitar riscos. No armazene medicamentos, produtos txicos ou qumicos no interior do refrigerador, pois eles podem contaminar os alimentos. No se apie sobre as portas, pois as dobradias podem se desregular e desalinhar a porta, prejudicando a vedao do refrigerador e comprometendo seu desempenho.

Pacote de slica gel ou argila Desi Pak

Ateno!
Jamais deixe velas ou incensos acesos sobre o refrigerador, sob risco de provocar incndios. Produtos em aerosol sob alta presso, identificados pela palavra inflamvel ou com o smbolo de uma pequena chama, no podem ser armazenados em nenhum refrigerador ou freezer, sob o risco de exploso. Evite tocar na placa fria e nas paredes do compartimento freezer com as mos midas ou molhadas, pois a baixa temperatura pode causar leses na pele. No coloque recipientes com temperaturas acima de 80C sobre seu refrigerador para no danificar o topo.
3

Apresentao do produto
01. Freezer 02. Forma de gelo 03. Seletor de temperatura do refrigerador (boto termostato) 04. Placa fria 05. Lmpada 06. Dreno de degelo 07. Prateleiras internas ajustveis e removveis 08. Bandeja de frutas 09. Gaveta de legumes 10. Prateleira porta ovos removvel 11. Porta-ovos (2 unidades para 6 ovos cada) 12. Prateleira removvel inclinvel para 5 latas 13. Prateleira removvel para garrafas 14. Trava garrafas 15. Condensador (parte traseira) 16. Compressor (motor - parte traseira) 17. Coletor de vaporizao (parte traseira) 18. Ps niveladores Modelo DC34A

NOTA
O freezer projetado para receber uma Prateleira Interna. Este acessrio est disponvel para venda no Servio Autorizado Electrolux.
4

Principais orientaes Termostato


Responsvel pela regulagem da temperatura de operao do refrigerador. Mant-lo na temperatura mnima no economiza energia eltrica e pode danificar seu refrigerador. Regule a temperatura corretamente conforme a tabela orientativa localizada ao lado do termostato. Saiba mais sobre regulagem de temperatura no captulo Como usar. Tabela Orientativa da Regulagem de Temperatura

Placa Fria
A placa fria o componente responsvel pelo funcionamento do refrigerador. Pode haver formao de gotculas de gua ou de uma camada fina de gelo sobre a placa. Essa formao normal e no interfere no funcionamento do refrigerador. Evite tocar a placa fria com as mos midas ou molhadas. Evite encostar alimentos diretamente na placa fria. Nunca utilize objetos pontiagudos para realizar a limpeza da placa.

Ateno
Diferenas de temperatura entre o refrigerador e o ambiente externo podem causar rudos durante o funcionamento. Eles so normais e no interferem no desempenho do refrigerador. Saiba mais sobre rudos no captulo Caractersticas de operao.
5

Principais componentes Prateleiras


Prateleiras internas As prateleiras internas podem ser reguladas ou removidas conforme sua necessidade. Para retirar a prateleira, segure a parte da frente e levante a parte do fundo para destrav-la. Para coloc-la novamente, encaixe primeiro a parte de trs e depois abaixe a parte da frente, at que a prateleira fique apoiada no suporte. Prateleiras da porta Todas as prateleiras que esto posicionadas na porta do refrigerador so removveis e podem ser realocadas de acordo com o seu uso. Puxe as prateleiras para cima para retir-las e empurre-as para baixo se quiser encaixlas novamente. A prateleira removvel para garrafas mais larga, para comportar garrafas de at 2,5 litros, mas voc tambm pode utiliz-la para armazenagem de outros itens. Ela possui trava garrafas reposicionvel para evitar quedas durante a abertura e fechamento da porta. Para retirar necessrio puxar para cima e para encaixar basta empurrar para baixo. Gaveta de Legumes A gaveta de legumes na parte inferior do compartimento refrigerador deslizante, permitindo o acesso aos alimentos sem a necessidade da retirada da gaveta.
6

Prateleira Removvel Inclinvel para 5 Latas de Bebidas: Esta prateleira possui funo multiuso: Voc pode utiliz-la como prateleira comum, para armazenagem de diversos itens ou como dispenser para latas, com capacidade mxima de 5 latas. Para inclin-la, levante a parte frontal e empurre a parte de baixo para trs, encaixandoa. Para voltar a posio prateleira, levante a parte fontal e puxe a parte de baixo para frente, encaixando-a. Para obter temperaturas ainda mais baixas nas suas bebidas em lata, voc pode mudar a posio da prateleira do topo da porta para o meio, trocando de posio com a Prateleira Removvel (figuras abaixo).

Instalao
1 Retire a base da embalagem So necessrias duas pessoas para a retirada da base da embalagem. Incline cuidadosamente o refrigerador para um dos lados e quebre esse lado da base para remov-la. Incline novamente o refrigerador para o outro lado e retire o restante da base. Retire o calo do compressor que est na parte traseira do refrigerador e todas as espumas e fitas adesivas das prateleiras e/ou gavetas. 2 Escolha o local de instalao Respeite as distncias mnimas entre o refrigerador e as paredes: em cima: 15 cm / dos lados: 10 cm / atrs: 15 cm. No instale o refrigerador ao ar livre ou sob a incidncia direta de raios solares. Evite a proximidade do refrigerador com produtos qumicos ou fontes de calor (foges, fornos, etc.) e locais com frequente manuseio de gua (tanque, pia).

3 Nivele o refrigerador Feche as portas do refrigerador. Gire os ps niveladores at que todos estejam firmemente apoiados no cho. Se necessrio, incline o refrigerador cuidadosamente durante o nivelamento. Evite que o refrigerador fique inclinado para um dos lados ou para frente. A nica inclinao permitida para trs, para facilitar o fechamento das portas. Sempre que movimentar o refrigerador ser necessrio repetir o processo de nivelamento. O nivelamento importante, pois evita movimentos de balano, vibrao e problemas com seu refrigerador. No utilize ps diferentes dos originais.
7

Instalao Eltrica
Antes de ligar o seu Refrigerador, verifique se a tenso (voltagem) da tomada onde ser ligado igual indicada na etiqueta localizada prxima ao plugue (no cabo de alimentao eltrico), ou na etiqueta de identificao do Refrigerador. Ligue seu Refrigerador a uma tomada exclusiva, no utilize extenses ou conectores tipo T (benjamim). Esse tipo de ligao pode provocar sobrecarga na rede eltrica, prejudicando o funcionamento do seu Refrigerador resultando em acidentes. Tenha cuidado para que o Refrigerador no fique apoiado sobre o cabo eltrico. Os fios da tomada onde ser ligado o seu Refrigerador devem ser de cobre e ter seo mnima de 2,5 mm, conforme NBR5410. Para sua segurana, solicite a um eletricista de sua confiana que verifique a condio da rede eltrica do local de instalao do Refrigerador, e para maiores informaes, consulte a norma NBR5410 (Instalaes Eltricas para Baixa Tenso) ou entre em contato com o Servio Autorizado Electrolux. Verifique se a variao mxima admissvel da tenso no local de instalao est conforme tabela abaixo. Caso a tenso no local de instalao esteja fora destes limites, adapte um regulador de tenso (estabilizador) no inferior a 2000 watts. Nosso Produto est em conformidade com os nveis de tenso estabelecidos na resoluo de nmero 505, de 26 de novembro de 2001 da ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica). Variao Admissvel de Tenso Tenso (V) Mnima (V) Mxima (V) Refrigerador 127 106 132 220 196 242 Informamos que o plugue do cabo de alimentao deste eletrodomstico respeita o novo padro estabelecido pela norma NBR 14136, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, e pela Portaria n 02/2007, do Conmetro. Assim, caso a tomada da sua residncia ainda
8

se encontre no padro antigo, recomendamos que providencie a substituio e adequao da mesma ao novo padro NBR14136, com um eletricista de sua confiana. Os benefcios do novo padro de tomada so: Maior segurana contra risco de choque eltrico no momento da conexo do plugue na tomada; Melhoria na conexo entre o plugue e tomada, reduzindo possibilidade de mau contato eltrico; Diminuio das perdas de energia. Lembramos, ainda, que para aproveitar o avano e a segurana da nova padronizao, necessrio o aterramento da tomada, conforme a norma de instalaes eltricas NBR5410 da ABNT. Em caso de dvidas, consulte um profissional da rea. Fio Terra Para sua segurana, o fio terra (fio verde ou amarelo e verde), localizado na parte traseira do Refrigerador, deve ser ligado a um terra eficiente, e no pode ser ligado diretamente rede eltrica ou tubulaes de gua, gs, eletricidade, telefone, pra-raios, etc, evitando possveis descargas eltricas. Solicite a um eletricista de sua confiana que instale o fio terra adequadamente de acordo com NBR5410. Se seu produto estiver equipado com plugue de 3 pinos, ele no vai possuir o fio terra (verde e amarelo). O pino de aterramento do cabo de alimentao no pode ser cortado.

Como Usar
1 Ligar e desligar LIGAR: conecte o plugue na tomada e regule a temperatura desejada conforme o item 3. DESLIGAR: ajuste o seletor de temperatura na posio Desliga at apagar a lmpada e desconecte o plugue da tomada. Sempre que desligar o refrigerador, aguarde 10 minutos antes de relig-lo. 2 Carregar e abastecer As instrues abaixo devem ser seguidas antes do primeiro abastecimento ou aps o degelo total do refrigerador. Regule o seletor de temperatura na posio Mximo e deixe o refrigerador funcionando por duas horas antes de armazenar qualquer alimento em seu interior. Inicie o carregamento pelas prateleiras do refrigerador, deixando as da porta por ltimo. Respeite os limites mximos de carga descritos no item 5. No carregue alimentos que estejam em temperaturas superiores temperatura ambiente. Aps o carregamento, regule o seletor de temperatura na posio mais indicada, conforme o item 3 e tabela orientativa para a regulagem de temperatura (pg.5). No encoste alimentos ou objetos na placa fria, pois o acmulo de gua entre a placa e estes objetos podem favorecer a formao irregular de gelo. 3 Regular a temperatura Utilize a tabela orientativa da pgina 5 para regular a temperatura do seu refrigerador. A temperatura interna do refrigerador depende da temperatura ambiente, da quantidade de alimentos armazenados (carga) e do nmero de vezes que a porta aberta. Se houver necessidade de ajustes, faa-o com pequenas mudanas na graduao at que atinja a temperatura mais adequada ao seu uso. Lembre-se de que o ajuste correto mantm a melhor conservao dos alimentos, evita o desgaste do compressor e no altera o consumo de energia. O no cumprimento dessas instrues poder acarretar frio excessivo (desperdcio de energia) ou altas temperaturas internas (suor interno e perda de alimentos). O produto no entra em funcionamento se o seletor de temperatura estiver posicionado na faixa entre desliga e mnimo. 4 Limites mximos de carga Ver figura ao lado.

Caractersticas de Operao do Produto


Excesso de umidade na placa fria (molhada) A baixa temperatura da placa fria pode condensar a umidade do ar na sua superfcie, tendo como efeito a formao de gotculas de gua ou de uma camada fina de gelo. Essa formao normal e no interfere no funcionamento do refrigerador. Aquecimento e excesso de umidade na superfcie externa (molhada) O refrigerador possui um sistema de aquecimento nas paredes laterais prximas as portas para evitar a formao de umidade externa. Porm, em dias quentes e midos (temperatura superior a 32 C e umidade superior a 80%) pode haver a formao de gotculas de gua na superfcie externa. Tanto o aquecimento como a formao de gotculas de gua so normais e no interferem no funcionamento do refrigerador. Se preferir, enxugue a superfcie externa com um pano macio e seco.

Rudos normais de operao O refrigerador pode gerar alguns rudos normais durante seu funcionamento. Veja abaixo quais rudos so esses e porque eles ocorrem: Chiado: acontece, principalmente, quando a porta est aberta. Deve-se expanso do fluido refrigerante dentro da placa fria (evaporador). Rudos no compressor: o compressor trabalha em alta rotao para obter maior desempenho e menor consumo de energia e pode gerar pequenos rudos. Estalos no termostato: ao ligar ou desligar o refrigerador, pode-se gerar um estalo devido ao funcionamento do termostato. Estalos no refrigerador: estalos podem ocorrer devido s dilataes normais do gabinete, principalmente aps o fechamento da porta, quando ocorre um sbito resfriamento do ar que est no interior do refrigerador. Aquecimento na parte traseira normal que a parte traseira do refrigerador apresente temperatura elevada, pois essa regio utilizada para eliminar o calor do gs refrigerante que passa pelos tubos. Evite contato com essa regio; no a utilize para secar roupas, panos de prato ou qualquer outra utilidade. Vedao da porta Ao fechar as portas do refrigerador ocorre a formao de vcuo interno, dificultando a abertura logo em seguida. Essa ocorrncia normal devido perfeita vedao. Portanto, no force a abertura da porta; aguarde alguns instantes antes de abr-la novamente.
10

Descongelamento
Degelo do refrigerador O degelo da placa fria, localizada no compartimento refrigerador, totalmente automtico e dispensa qualquer tipo de operao manual. A gua proveniente do degelo da placa fria deposita-se no coletor de vaporizao, localizado na parte traseira, sobre o compressor do refrigerador. No necessrio escoar esse compartimento, pois essa gua evapora-se naturalmente. Para o bom funcionamento desse sistema, evite a obstruo do dreno de degelo existente no meio da calha para degelo. Degelo do freezer O degelo do compartimento freezer no automtico e deve ser feito sempre que a espessura do gelo atingir 1cm, pois a camada de gelo age como isolante trmico e prejudica o desempenho do freezer e a conservao dos alimentos. Para realizar o degelo do freezer proceda da seguinte forma: Posicione o seletor de temperatura na posio desliga e em seguida retire o plugue da tomada (no puxando-o pelo cabo eltrico). Retire todos os alimentos que se encontram no freezer. Para coletar a gua do degelo, coloque um recipiente na prateleira superior do refrigerador posicionando-o abaixo do furo do dreno. Caso no encontre nenhum recipiente adequado voc poder usar a gaveta de legumes para coletar a gua. Retire a tampa do dreno do freezer e aguarde a realizao total do degelo. Terminado o degelo, retire o recipiente da prateleira aramada superior e jogue fora a gua de degelo ali armazenada. Recoloque a tampa do dreno de degelo do freezer. Ligue o plugue na tomada e regule o termostato para a temperatura desejada de utilizao. (veja captulo Como usar, item 3). Deixe funcionando por duas horas antes de armazenar qualquer alimento em seu interior. Carregue novamente o freezer e o refrigerador. (veja captulo Como Usar, item 2). Dicas de degelo Ao retirar o plugue da tomada, alm de realizar o degelo do freezer, ocorrer tambm o degelo do refrigerador. Aproveite esse momento para efetuar a limpeza dele tambm. Para manter os alimentos congelados, coloque-os em uma caixa trmica ou envolva-os em papel alumnio. Verifique se todos os alimentos esto em recipientes fechados para garantir que eles preservem o seu adequado teor de umidade. Para acelerar o degelo, mantenha a porta aberta, use um ventilador ou coloque recipientes com gua quente no freezer e no refrigerador. Limpe internamente o refrigerador e freezer usando um pano molhado em soluo de bicarbonato de sdio e gua (dissolva uma colher de sopa de bicarbonato em 1 litro de gua). Limpe o dreno de degelo do freezer e, tambm, o dreno de degelo do refrigerador situado logo abaixo da bandeja de frutas, usando meio copo de gua morna para desobstrulos (temperatura em torno de 40C).

11

Limpeza e manuteno
Retire o plugue da tomada antes de realizar esta operao. Jamais limpe seu refrigerador com agentes de limpeza como lcool, querosene, gasolina, gua sanitria, Tner, solventes, Varsol, cidos, vinagres, abrasivos ou outros produtos qumicos no recomendados neste manual. Desligue sempre o refrigerador antes de realizar essa operao, tomando cuidado para no tocar no condensador e no compressor, pois eles podem estar quentes. No jogue gua diretamente dentro ou fora do refrigerador. Limpeza da parte interna Antes de comear a limpar o refrigerador, lembre-se de que objetos midos podem aderir facilmente a superfcies extremamente frias, como, por exemplo, a superfcie interna do freezer. No toque as superfcies frias com as mos, panos ou esponjas midas. Para limpar as partes internas do refrigerador, use somente pano umedecido em uma soluo de gua e bicarbonato de sdio (dissolva 1 colher de sopa de bicarbonato para 1 litro de gua). Nunca use esptulas metlicas, objetos pontiagudos, escovas, produtos abrasivos ou alcalinos para limpeza das superfcies plsticas no interior do seu refrigerador. Para limpar o dreno de degelo, retire a bandeja de frutas e a cada 15 dias coloque meio copo de gua morna (em torno de 40C), caso necessrio utilize uma escova. As peas plsticas no podem ser lavadas com gua quente.
12

Limpeza da parte externa Para limpar facilmente a parte externa de seu refrigerador, utilize uma soluo de gua morna com sabo neutro e depois seque-o cuidadosamente com um pano limpo. A cada seis meses efetue a limpeza do condensador na parte traseira do Refrigerador, utilizando um aspirador de p ou um espanador. O p acumulado impede o correto funcionamento do condensador, afetando o bom desempenho do Refrigerador e acarretando um maior consumo de energia. Limpeza das borrachas de vedao das portas Limpe as borrachas de vedao cuidadosamente com um pano macio e mido. As borrachas no so removveis. Aps a limpeza, seque-as tomando cuidado para no danific-las. Coletor de gua O seu refrigerador possui um coletor de gua localizado na parte traseira. A funo dele eliminar a gua do degelo automtico pela evaporao. A limpeza do coletor no necessria para o funcionamento do refrigerador. Evite o contato com essa regio do refrigerador. Substituio da lmpada Proceda da seguinte maneira: 1- Ajuste o seletor de temperatura na posio Desliga. 2- Desligue o Refrigerador da tomada. 3- Abra a tampa da lmpada atravs da trava, puxando-a para frente (1), aps destravar abra o compartimento da lmpada puxando-o para o lado (2). 4- Desconectar (girando no sentido anti-horrio) a lmpada do suporte. 5- Troque a lmpada queimada por outra com as mesmas dimenses, tenso e potncia mxima de 15 W. 6- Feche a tampa da lmpada.

Dicas e conselhos
Para evitar odores: Armazene os alimentos sempre embalados ou em recipientes tampados. Utilize embalagens e recipientes secos. Remova os alimentos do freezer antes de realizar a operao de degelo. Em caso de ausncia prolongada (ex. frias) pretendendo desligar o refrigerador, remova todos os alimentos e limpe-o, deixando as portas entreabertas para evitar mofo e odores desagradveis (ver item limpeza e manuteno). No conserve alimentos com datas vencidas dentro do refrigerador. Os alimentos cozidos (ex. arroz, feijo, entre outros), com alto teor de gordura (ex. laticnios, salame, presunto, entre outros) e cidos (ex. vinagre, vinho, cebola, alho, entre outros) exalam odores que podem contaminar outros alimentos e gerar cheiros desagradveis ao longo do tempo de uso do seu refrigerador. Para conservar o produto: Evite o contato de qualquer tipo de leo ou gordura com as partes plsticas do produto para evitar o aparecimento de manchas e danos ao produto. No lubrifique a dobradia da porta em hiptese alguma para no causar danos nas partes plsticas. No coloque garrafas de vidro, plstico ou latas fechadas no freezer, pois os lquidos aumentam de volume quando congelados e esses recipientes podem quebrar. Em caso de falta de energia eltrica, procure no abrir as portas do produto. Isto garantir que a temperatura interna seja mantida por um tempo maior. Para economizar energia: Mantenha as portas abertas apenas o tempo necessrio. Se as portas no estiverem devidamente fechadas, haver aumento do consumo de energia e poder ocorrer a formao excessiva de gelo. No utilize toalhas ou plsticos para forrar as prateleiras e distribua bem os alimentos para facilitar a circulao de ar frio entre eles. Jamais pendure roupas, panos ou objetos no condensador (parte traseira do produto), pois prejudica o funcionamento e aumenta o consumo de energia. No coloque alimentos quentes no refrigerador ou no freezer. Para transportar o produto: Em caso de necessidade de transporte, no deite o produto para a direita (para quem olha o refrigerador de frente). Para pequenos deslocamentos, incline-o para trs ou para um dos lados com ngulo mximo de 30. Em longos deslocamentos (ex.: mudana), movimente-o em p. No arraste o produto puxando pelo condensador.
13

Para congelar e descongelar os alimentos: Os produtos a serem congelados devem ser frescos e limpos. Embale os alimentos em pores adequadas ao tamanho da sua famlia e que possam ser consumidos de uma s vez. Alimentos descongelados no devem ser congelados novamente. Pacotes pequenos permitem um congelamento rpido e uniforme. Nunca coloque os alimentos a serem congelados em contato com os alimentos j congelados, pois a temperatura do alimento congelado tende a aumentar. Para descongelar carnes, peixes e frutas, mantenha-os no compartimento refrigerador. Pedaos pequenos de carne podem ser cozidos ainda congelados. Vegetais podem ser descongelados em gua fervente. Fornos de micro-ondas so adequados para descongelar todos os tipos de alimentos, dependendo do tipo de embalagem. Siga as instrues do fabricante de seu forno. Evite congelar alimentos (peixes, frangos, carnes bovinas, etc.) que no estejam guardados em recipientes com tampas ou embalagens cuidadosamente lacradas. Assim se evita a transmisso de odores fortes para o gelo formado no congelador e para a gua degelada, que coletada externamente pelo coletor e com o passar do tempo se evapora.

Armazenamento de Alimentos: Para preservar as caractersticas dos alimentos ou lquidos mantenha-os em recipientes fechados. Evite colocar alimentos preparados a base de gua (sopas e caldos) em recipientes destampados, pois podem congelar. No coloque alimentos quentes no Freezer, espere esfriar naturalmente antes de congel-los. Para melhor conservao dos alimentos as frutas e verduras devem ser lavadas, secas e embaladas antes do seu armazenamento. Ao guardar ovos no seu compartimento de armazenamento (porta-ovos), certifique-se que sejam frescos e coloque-os sempre em posio vertical. Isto os manter frescos durante maior tempo. Para conservar vegetais folhosos, coloque em sacos plsticos e armazene na gaveta de legumes/verduras e frutas. Procure secar todo e qualquer alimento que for armazenar no Refrigerador. No encostar alimentos/objetos no fundo do Refrigerador para no ocorrer congelamento dos mesmos.

14

Falhas e solues
Assistncia ao Consumidor Caso o seu Refrigerador apresente algum problema de funcionamento, verifique as provveis causas e solues. Caso as correes sugeridas no sejam suficientes, chame o Servio Autorizado Electrolux, que est sua disposio. FALHAS Se o Refrigerador no Funciona (no Liga) SOLUES Ligar o plugue na tomada. Corrigir o defeito na tomada eltrica. Verifique, utilizando outro aparelho eltrico porttil, se existe energia na tomada. Fusvel queimado, falta de energia Trocar fusvel, aguardar retorno da eltrica ou disjuntor desligado. energia ou ligar o disjuntor. Seletor de temperatura (termostato) Girar boto para posio de uso na faixa entre desligado e mnimo. normal (ver captulo Como Usar). Tenso na tomada muito alta ou mui- Instalar estabilizador de tenso (no to baixa (neste caso, o compressor inferior a 2000W). dar vrios arranques sucessivos sem funcionar). CAUSAS Plugue desligado da tomada. Tomada com mau contato ou sem energia eltrica. Desencostar da parede, deixando 15 cm de folga (ver captulo Instalao). Ajustar os ps niveladores conforme instrues, deixando o Refrigerador perfeitamente assentado no cho (ver captulo Instalao).

Se o Refrigerador Refrigerador encostado na parede. Apresenta Rudos Anormais Refrigerador desnivelado.

Formao Exces- Prateleira interna encostada na placa siva de Gelo na fria. Placa Fria Alimentos ou vasilhas encostadas na placa fria.

Instalar as prateleiras internas corretamente. Realizar o procedimento de degelo (ver captulo Descongelamento) e reposicionar as vasilhas de forma que no encostem na placa fria e no bloqueiem a circulao do ar. Seletor de temperatura (termostato) Idem ao item Excesso de gelo na placa fria na falha Se o Refrigeraem graduao muito alta. dor no gela. Verificar se a porta est bem fechada. Feche a porta. Porta fechada recentemente. Aguardar alguns instantes para abrir novamente. Isto indica uma perfeita vedao, o que no defeito e sim qualidade do Refrigerador.
15

Se a Porta no Abre

FALHAS Se o Refrigerador no Gela (Refrigerao insatisfatria)

SOLUES Ajustar o controle do termostato para a posio mnimo e em seguida para a graduao adequada (ver captulo Como Usar). Excesso de gelo no freezer. Realizar degelo conforme instrues do captulo Descongelamento. Retirar as toalhas ou distribuir Prateleiras internas cobertas com toalhas ou excesso de vasilhas que melhor as vasilhas para evitar a m circulao do ar. impeam a livre circulao do ar. Panos/objetos sobre o condensador. Retirar os objetos. Condensador sujo (parte de trs do Efetuar limpeza conforme manual (ver captulo Limpeza e Manutenrefrigerador. o). Seletor de temperatura (termostato) Ajustar para graduao mais alta em graduao muito baixa. conforme tabela orientativa (ver captulo Principais Orientaes). CAUSAS Excesso de gelo na placa fria. Alimentos encostados no fundo. Afastar alimentos ou objetos do fundo do Refrigerador. Ajustar o seletor de temperatura temperatura adequada (ver captilo Principais Orientaes). Desobstruir e efetuar a limpeza do duto do dreno do refrigerador. Pode-se usar uma bucha ou escova de limpeza (ver captulo Limpeza e Manuteno).

Se o Refrigerador Congelar Alimentos

Acmulo e Transbordamento de gua na Calha de Degelo (dentro do Refrigerador)

Calha para degelo entupida.

16

Especificaes tcnicas (**)


Modelo Capacidades (litros) (norma ISO8187) Armazenamento Refrigerador Armazenamento Freezer Armazenamento Total Bruta Refrigerador Bruta Freezer Bruto Total Capacidade de congelamento a cada 24 horas (kg) Degelo do compartimento refrigerador Degelo do compartimento freezer Altura mnima com p nivelador (mm) Largura (mm) Profundidade com porta fechada (mm) Profundidade com porta aberta (mm) Peso lquido (kg) Potncia da lmpada (W) Freqncia (Hz) Tenso (V) Consumo de energia (ISO8187)(kWh/ms) Gs refrigerante 207 53 260 211 53 264 3,5 automtico manual 1597 548 669 1130 (*) 41 15 60 127 / 220 38,4 R134a DC34A

(*) inclui distncia mnima at a parede. (**) Todas as informaes da tabela so vlidas para 127V e 220V. Ateno: Este produto no bivolt, verifique a tenso (V) correta da rede eltrica antes de ligar o produto. possvel colocar at 20 kg sobre o produto. Caso seja necessrio, utilize um transformador com potncia no inferior a 2.000 watts.

Esse refrigerador destina-se, somente, para uso domstico.

17

Certificado de Garantia
A fabricante Electrolux do Brasil S.A. concede garantia contra qualquer vcio de fabricao aplicvel nas seguintes condies: 1. O incio da vigncia da garantia ocorre na data de emisso da competente nota fiscal de venda ao consumidor correspondente ao produto a ser garantido com identificao, obrigatoriamente, de modelo e caractersticas de produto; 2. O prazo de vigncia da garantia de 12 (doze) meses contados a partir da data da emisso da nota fiscal preenchida conforme disposio do item 1deste certificado e divididos da seguinte maneira: a) 3 (trs) meses de garantia legal; e, b) 9 (nove) meses de garantia contratual. 3. A fabricante no concede qualquer forma e/ou tipo de garantia para produtos desacompanhados de nota fiscal de venda ao consumidor, ou produtos cuja nota fiscal esteja preenchida incorretamente (observar orientao do item 1 deste certificado); Condies desta Garantia: 4. Qualquer defeito que for constatado neste produto deve ser imediatamente comunicado ao Servio Autorizado Electrolux mais prximo de sua residncia, cujo contato e endereo pode ser encontrado na relao que acompanha o produto, no site da fabricante (www.electrolux.com.br), ou, informado pelo Servio de Atendimento ao Consumidor Electrolux. 5. Esta garantia abrange a substituio de peas que apresentem vcios constatados como de fabricao, alm da mo de obra utilizada no respectivo reparo. 6. Vidros, peas plsticas (botes, gavetas, capa dos puxadores, tampas, prateleiras, porta laticnios, frisos, acabamentos, emblemas, etc.) e lmpadas so garantidos contra vcios de fabricao apenas pelo prazo legal de 90 (noventa) dias, contados a partir da emisso da nota fiscal de compra do produto. A Garantia perder a Validade quando: 7. Houver remoo e/ou alterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. 8. O produto for instalado ou utilizado em desacordo com o Manual de Instrues e utilizado para fins diferentes do uso domstico (uso comercial, laboratorial, industrial, etc.). Tambm no tero nenhum tipo de cobertura pelas garantias (legal e contratual), indenizao e/ou ressarcimento, materiais ou alimentos armazenados no interior do produto utilizado para os fins citados. 9. O produto for ligado em tenso diferente a qual foi destinado. 10. O produto tiver recebido maus tratos, descuidos ou ainda sofrer alteraes, 19 modificaes ou consertos feitos por pessoas ou entidades no
18

credenciadas pela Electrolux do Brasil S.A. 11. O defeito for causado por acidente ou m utilizao do produto pelo Consumidor. A Garantia concedida pelo Fabricante no cobrir: 12. Despesas com Instalao do produto. 13. Produtos ou peas danificadas por acidente de transporte ou manuseio, riscos, amassamentos ou atos e efeitos da natureza. 14. O no funcionamento ou falhas decorrentes de problemas de fornecimento de energia eltrica e/ou falta de gua no local onde o produto est instalado. 15. Despesas com transporte, peas, materiais e mo de obra para preparao do local onde ser instalado o produto (ex. rede eltrica, conexes eltricas e hidrulicas, tomadas, esgoto, alvenaria, aterramento, etc.). 16. Chamadas relacionadas unicamente a orientao de uso constantes no Manual de Instrues ou no prprio produto sero passveis de cobranas. Outras disposies: 17. As despesas de deslocamento do Servio Autorizado, para atendimento de produtos instalados fora do municpio de sua sede, obedecero os seguintes critrios: a) para situaes existentes nos primeiros 90 (noventa) dias seguintes data de emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas pela fabricante; b) para situaes existentes aps o 91 (nonagsimo primeiro) dia seguinte data da emisso da nota fiscal de venda ao Consumidor, as despesas sero suportadas nica e exclusivamente pelo Consumidor. 18. As despesas decorrentes e conseqentes de instalao de peas que no pertenam ao produto so de responsabilidade nica e exclusiva do Consumidor. 19. A Electrolux declara que no h nenhuma outra pessoa fsica e/ou jurdica habilitada a fazer excees ou assumir compromissos, em seu nome, referente ao presente certificado de garantia. 20. Este CERTIFICADO DE GARANTIA vlido apenas para produtos vendidos e utilizados no territrio brasileiro, sendo que qualquer dvida sobre as disposies do mesmo devem ser esclarecidas pelo manual de instrues, pelo site da fabricante ou pelo Servio de Atendimento ao Consumidor Electrolux. 21. Para sua comodidade, preserve o MANUAL DE INSTRUES, CERTIFICADO DE GARANTIA E A NOTA FISCAL DO PRODUTO. Quando necessrio, consulte a nossa Rede Nacional de Servios Autorizados e/ou o Servio de Atendimento ao Consumidor.

19

20

Cd.68000249 Out/10 Rev.01

You might also like