You are on page 1of 64

parque tingui

O Parque Tingui localiza-se na regio noroeste da cidade de Curitiba, no Bairro So Joo. A delimitao do parque feita pelas ruas Fredolin Wolf, Jos Valle e o rio Barigui. Foi implantado em 1994 s margens do rio Barigui, como forma de conciliar o saneamento urbano da regio e a preservao ambiental das margens do rio. Como conseqncia, o parque evita a ocupao irregular e controla a cheia natural das margens do rio. Possui uma rea de 38 km e conta com diversos equipamentos de lazer, reas de contemplao e de preservao permanente. O parque alterna pista de caminhada de 7 km de extenso, alguns pequenos lagos, pontes e a mata nativa que percorre o rio Barigui.

O nome do parque uma homenagem ao povo indgena que primeiro habitou a regio de Curitiba: os ndios tinguis. Eram ndios combativos, hbeis na execuo de armas e utenslios de pedra. O nome tingui significa nariz afinado. O parque Tingui faz parte de um projeto mais abrangente da Prefeitura de Curitiba, que prev a implantao de um parque linear em toda a extenso do Rio Barigui, unindo-o aos parques Tangu e Barigui. Mapa de localizao do parque Tingui.

Vista area do Vista area do Parque Tingi Parque Tingui. A Mapa de contextualizao do parque que entrada principal edificao Tingui.

(foto C. Ruggi

aparece na foto o Memorial

Ucraniano (foto Renato Brgel)

mapa de localizao

Legenda: 1. Portal 2. Cancha esportiva 3. Guarda municipal 4. Playground 5. Estacionamento 6. Ponte 7. Pista de caminhada / ciclovia 8. Lago 9. Pergolado 10. Ponte coberta 11. Memorial ucraniano 12. Portal ucraniano 13. Rplica de igreja ucraniana 14. Loja de produtos tpicos 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. Palco Campanrio / sanitrios Pssanka Praa Brasil 500 anos Sede de manuteno Caminho Churrasqueiras Rio Barigui

23. Equipamentos de ginstica

visitas feita pela equipe


As visitas feitas pela equipe, ocorreram nos dias 07 de outubro(sexta-feira) e 12 de outubro(quarta-feira feriado). Nas visitas, podemos notar a diferena do uso em dias de semana e feriados. Enquanto no dia de semana regular, grande parte dos usurios eram moradores do prprio bairro, com finalidade especfica, praticar caminhada. No feriado houve uma maior diversificao. Grande parte das pessoas utilizavam outras estruturas que durante o dia de semana regular no era utilizada, como os quiosques e quadra de esportes. A pista de caminhada no feriado ficaram mais concentradas de pessoas, ciclistas e grupos de pessoas que faziam caminhadas.

rea recreativa no final de semana

rea recreativa no dia se semana comum

Pista de Caminhada no Final de Semana

Pista de caminhada no dis de semana comum

aspectos fsicos
A entrada principal do parque feita pela rua Fredolin Wolf e demarcada por um portal feito de madeira encaixada e pela esttua de um ndio da tribo Tingui. Ambas so pontos de referncia e demarcao da entrada para os usurios. Cada uma faz referncias distintas ao parque, enquanto a esttua lembra o nome do paque, o portal em madeira sugere a tcnica construtiva ucraniana. No h muros ou delimitaes fsicas dentro do parque, ou seja, o pedestre pode entrar no parque por qualquer interseco do sistema virio. Nesse sentido conecta-se ao traado urbano da cidade de uma forma permevel e racional, flexibilizando e tornando-o realmente um espao pblico.

Numa das entradas do parque h a esttua do cacique Tindiquera, feita pelo artista plstico Elvo Benito Damo. Segundo a lenda, o lder da tribo Tingui foi quem indicou aos colonizadores o local onde deveria ser instalada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A esttua, esculpida em bronze e em tamanho natural, apresenta o ndio carregando em uma das mos um varapau e na outra uma pinha. O varapau, segundo a lenda, simboliza a lana que o cacique lanou para demarcar o local, onde hoje a praa Tiradentes, e a pinha simboliza as araucrias.

Portal de entrada feito de madeira encaixada com relao ao sistema virio, rua Melchiades Silveira do Vale, que delimita todo o parque Tingui. O Portal possui dimenses 10mx1,5m com 8m de altura. Possivelmente o portal faz referncia tcnica construtiva tradicional utilizada na Ucrnia. Percebe-se um cuidado tambm com a delimitao com a vegetao(em processo de crescimento e reforma).

Como no h delimitao fsica do parque com o restante Placa com o nome do parque no portal de entrada do da cidade, h, na rua Jose Vale (nica rua que corta o parque), parque. Percebe-se que h a preocupao em criar um pra-carros para evitar a entrada de veculos. Os materiais so elemento vertical para demarcar o acesso principal ao parque. tanto de madeira como metlicos. Ainda, quando o acesso passa pelo rio Barigui, so feitas por pontes de madeira que ligam um lado da margem do rio ao outro. H vrias pontes que conectam os pedestres ao parque.

O parque conta com diversos equipamentos, lagos, pontes de madeira cobertas, parque infantil, ciclovia, pista de caminhada, posto policial com sanitrios, estacionamentos, academia, praas, mirantes, local para alongamento, reas de quiosques e muita rea verde. Para dar a legibilidade necessria, o parque conta com grande rea de lagos, o que permite uma distancia usurio e reas construdas, possibilitando ao usurio uma viso prvia geral do parque. Identificamos a ausncia de banheiros ao longo de todo parque, existente apenas no inicio do parque no Posto de Guarda Municipal, assim como quiosques de vendas de alimentos.

Quiosques da rea de recreao. Feitos com concreto e Grande parte da rea rea livre e de pouco acesso ao usurio, como a rea de lagos e rios. Essas reas so madeira na cobertura do telhado. As edificaes no geral importantes para criar uma maior legibilidade ao usurio, uma possuem uma certa padronizao quanto aos materiais

vez que possibilita ao usurio ter uma viso geral do parque, deixando mais destacadas reas de circulao. A ponte que se v ao fundo feita de madeira, e possui 4mx50m cada uma. O material construtivo basicamente madeira(estrutura, guarda corpo e piso) e cobertura de telha de barro. Possui lixeiras na entrada, entre as pontes e aps as pontes.

utilizados na cobertura, estrutura e acabamentos. Ao fundo, ponte de madeira que caracteriza de certo modo o lugar, uma vez que as pontes no so padronizadas, apenas o material mantm a unidade entre as estruturas.

A rea de infra-estrutura pequena. As edificaes construdas so apenas o posto policial com os sanitrios, os quiosques e as pontes cobertas e no cobertas. H apenas uma rea de sanitrios espalhados pelo parque(apenas no posto policial). As edificaes possuem um certo padro na utilizao dos materiais: estrutura de madeira, fechamento em tijolo aparente, acabamentos em madeira, esquadrias metlicas e cobertura em telha de barro. De certa forma, o restante das construes seguem este mesmo padro. A nica exceo o memorial ucraniano, no qual todas as estruturas, acabamentos e fechamentos so feitos de madeira encaixada, tpico da construo ucraniana(as fotos do memorial ucraniano sero mostradas posteriormente).

Pontes de madeira ligam o restante das reas e caminhos j existentes antes da construo do parque. Alm de fazer a ligao, principalmente para os pedestres, com o sistema virio. Todos so diferenciados e possuem caractersticas prprias, ou seja, no h padronizao, mas sim, uma identificao. Isso necessrio para a legibilidade e condicionar uma melhor localizao da rea em que a pessoa se localiza, diferenciando de certo modo, os espaos.

Edificao de infra-estrutura do parque tingui. Funcionam um posto policial, sanitrios pblicos e um pequeno estacionamento para os funcionrios e agentes oficiais(2 vagas). Como equipamento h telefones pblicos, 2 lixeiras e sanitrios pblicos feminino e masculino.

A rea de lazer ativo caracteriza-se por playground, academias, pista de caminhada e ciclovia e reas de quiosques. De forma geral, h um agrupamento destas atividades. Na entrada principal do parque h o posto policial, sanitrios, playground, academia, local para alongamento, quadra de esportes e estacionamento. Uma outra rea, surge no meio do parque, com

quiosques, playground, rea de descanso e estacionamento. Na parte final do parque identificamos outra rea com quadra de esportes, playground, reas de quiosques e estacionamento.

A rea de playground da entrada do parque feita de rea de academia possui uma rea de 25m x 30m. Possui troncos de madeira, com guarda-corpos e detalhes dos brinquedos em ao galvanizado pintado, com uma pequena diversos aparelhos, feitos com material metlico. Assim como cobertura utilizando-se do mesmo padro de infra-estrutura no playground, o piso de areia e no h rvores para delimitar que o restante do parque possui. Em planta, a rea do ou criar certo espao de sombra para o usurio. playground possui uma circunferncia de 25m de dimetro, com piso em areia. Adjacente ao playground localiza-se o estacionamento, rea de academia e, nos finais de semana, barracas de comida. Prximo est a pista de caminhada e rea de alongamento. Para delimitar o estacionamento e dar

uma maior sensao de segurana, rvores delimitam visualmente o estacionamento e o playground.

Pistas de caminhada e ciclovia dentro do parque, onde ocorrem em alguns casos conflitos de trfego. Prximo a pista de caminhada, h um espao para alongamento. A iluminao na entrada do parque e nas reas mais abertas possuem uma certa regularidade, e distanciam-se a cada 35m.

possvel perceber a proximidade das pistas de caminhada e dos quiosques, permitindo um contato visual constante entre os freqentadores, garantindo segurana tanto aos que passam quanto aos que ficam na rea de lazer. Na rea dos quiosques, h cerca de 4 quiosques com dimenses de 5mx5m, com uma pequena churrasqueira, uma rea de playground, uma rea de descanso(com rvores devidamente escolhidas e espaadas) e um pequeno estacionamento(15 vagas). Notamos que nesta rea no h infra-estrutura adequada para a sua utilizao, como gua direta e banheiros

prximos a essas reas.

As reas de lazer passivo correspondem a reas de mirantes e reas de curta permanncia. Foram identificados 4 reas principais, reas com inseres de pedras(tanto para evitar a monotonia do espao livre, como reas de descanso provisrias), reas com vegetaes ritmadas e espcies devidamente selecionadas e mirantes(um prximo praa Brasil 500 anos e outro no Memorial Ucraniano).

Mirante com vista panormica do parque ao nvel do solo. A vegetao permite uma certa delimitao do espao, assim Mirante elevado do Memorial Ucraniano, permite uma como fornece elemento sensorial necessrio para o pedestre visualizao do parque de forma geral. permanecer, por um curto perodo de tempo, no mirante.

Espaos criados a partir de pequenos aglomerados de rea de lazer passivo, contemplao e permanencia de pedras, quebram a monotonia e fornecem outro tipo de lazer curta durao uma vez que no h atrativos em seu entorno. A passivo, uma vez que ao passarem pelas pedras, as pessoas vegetao foi devidamente escolhida para permitir diferentes permanecem um certo perodo de tempo para contemplar o tonalidades de folhagem nas diferentes pocas do ano. restante do parque.

O parque possui 3 estacionamentos, 1 na entrada principal, outro na nica rua que corta o parque e outro na rea prxima aos quiosques. O piso asfltico, para dar uma certa continuidade a rua que delimita a praa. Possuem delimitao e marcaes com vegetaes especficas.

Delimitao com vegetao para separar o sistema virio O estacionamento da entrada principal(o da foto) possui com os espaos livres parque. Percebe-se que h um capacidade para 85 vagas de veculos leves. No dia de semana, houve cerca de 24 veculos estacionados, enquanto tratamento diferenciado em diferentes reas, como por no feriado, a capacidade do estacionamento quase lotou(70 exemplos nos estacionamentos e nas reas livres. veculos). No estacionamento da rua Jos Vale(que corta o parque longitudinalmente), h 25 vagas e na rea de lazer dos quiosques 15 vagas. Percebe-se que houve cuidado para uma

macar e delimitar com vegetaes(rvores tipo-ana) tanto o estacionamento da rua como o estacionamento com o restante do espao livre que compe o parque. H, no entanto, dentro do estacionamento principal um espao reservado para o comrcio ambulante que funciona aos fins de semanas e aos feriados. Notamos a presena de comrcio na entrada do Parque(no entorno do parque), como uma lanchonete, uma sorveteria e uma pizzaria, porm estavam todos fechados no meio da semana.

O parque possui 2 reas temticas, o Memorial Ucraniano e a Praa Brasil 500 anos: Memorial Ucraniano

O Memorial Ucraniano faz uma homenagem influncia do povo ucraniano na histria de Curitiba. Como infra-estrutura possvel encontrar lojas, palco, portal, mirante, monumento em forma de pssankas(ovos pintados a mo em filigranas para saudar a Pscoa) e campanrio, baseadas nas construes que caracterizam a Ucrnia: madeira encaixada, geralmente em grande toras e telhado com grande inclinao. Foi implantada uma rplica da igreja ucraniana So Miguel construda no final do sculo 19 pela comunidade de imigrantes ucranianos da Serra do Tigre, no municpio de Mallet, Paran. Segue o estilo arquitetnico bizantino, tradicionalmente usado nas igrejas ortodoxas eslavas. Possui cpula oitavada de bronze e um campanrio externo. A rplica da igreja no possui funo religiosa, seu uso destinado a um museu. No seu interior so expostos cones religiosos, uma coleo de pessankas e artesanato ucraniano. Praa Brasil 500 anos Inaugurada em 19 de abril de 2000, em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil, a praa destaca a importncia dos antigos descobridores, cujas caractersticas fundamentais para a descoberta foram o conhecimento, ousadia, coragem e esprito empreendedor. A praa possui um formato de 15 metros de dimetro e sugere no piso(petit pavet) o desenho da rosa dos ventos.

O Memorial Ucraniano possui 5 edificaes(Museu ucraniano, Casa tpica ucraniana com Sanitrios e Lojas, Mirante, Pequeno palco para apresentaes e um portal) e um totem. O totem possui o formato de uma pessanka (artesanato tpico ucraniano), como se v na foto, e conecta as edificaes por meio de uma calada de paraleleppedos de granito. H, na rea vegetao arbustiva e rasteiras(buxinhos e flores no portal principal de entrada).

O acesso a praa Brasil 500 anos por meio de uma calada de petit pavet que interrompe a ciclovia e a pista de caminhada. A praa possui formato circular, com 20m de dimetro, com um porta bandeira de 35m de altura para comemoraes cvicas. A circunferncia dividida em 4 pontos, para fazer referncia aos 4 pontos cardeais.

Dentro da Praa Brasil 500 anos h uma rea livre com A relao do Portal do Memorial Ucraniano e vegetao se piso de petit pavet. Possui bancos de madeira ao redor da d por meio de coloraes e espcies arbreas. Percebe-se que no h elementos verticais impactantes, apenas as edificaes circunferncia, com vegetao arbustiva(buxinho) ao redor de toda a praa. A circunferncia da praa dividida em 4 e a vegetao nativa. pontos, simbolizando a rosa dos ventos e fazendo referncia aos pontos cardeais por meio de um bloco de Concreto escrito com as iniciais Norte, Sul, Leste e Oeste.

No memorial ucraniano h pequenos espaos delimitados Na foto a praa Brasil 500 anos, com detalhe para o bloco pelo piso com bancos e altura mais elevada. Nestes espaos, os de concreto com a inicial do ponto cardeal Leste. bancos so de madeira e as lixeiras tambm. Ao fundo, um pequeno palco para apresentaes artsticas e culturais. O desnvel do terreno forma um palco ao ar livre nessa rea.

Com relao aos aspectos construtivos, a maior parte das construes possui um padro: estrutura de madeira, fechamento de tijolo a vista ou madeira, acabamentos de madeira ou material metlico, com exceo ao memorial ucraniano. Em geral, os elementos que constituem o parque como portais, pontes, playground infantil, espao para churrasqueiras so feitos com madeira tratada (ver tcnica nas fotos). Notamos tambm a presena de guarda corpos metlicos e em concreto armado, mostrando que foram intervenes posteriores a concepo original do parque. Apesar da durabilidade da madeira, percebemos inadequaes em diversos aspectos construtivos. Os corrimos das pontes no apresentam segurana suficiente, alm das junes das tbuas da madeira utilizada como piso apresentar uma superfcie irregular que somados a ausncia de manuteno podem vir a causar acidentes.

Detalhe construtivo da ponte coberta: Estrutura, piso e Detalhe construtivo do Memorial Ucraniano: madeira corrimo de madeira, cobertura de barro. encaixada. Aproveitamento da parte inferior para construo de bancos

Detalhe construtivo do portal de entrada: toras de madeira encaixadas

Detalhe do acesso a rea de lazer recreativo: quiosques e playground: escada de 1,5m de largura com piso de placas de concreto. Acessos secundrios (playground e quiosques menores) se ligam ao acesso principal que conecta o estacionamento rea dos quiosques.

Corrimo de uma das pontes de madeira, piso e estrutura em madeira.

Detalhe da tcnica construtiva em madeira nas pontes(corrimo)

Os mobilirios urbanos encontrados no parque so: postes de iluminao, lixeiras, bancos e pontos de nibus e de taxi. Postes de Iluminao: Locados ao longo de toda lateral esquerda da pista de caminhada, com distanciamento de aproximadamente 35m. Locao prxima s reas de atividades (academia, playground, alongamento, churrasqueiras) e aos estacionamentos. Lixeiras: Locadas ao longo do parque, com distncia aproximada de 150m entre elas. Bancos: Em relao demanda, principalmente nos dias em que o parque ocupado de maneira mais intensa, existem poucos espaos para se sentar. Essa deficincia notada, sobretudo, ao longo dos trajetos de caminhada, estando os bancos presentes apenas em espaos de permanncia. Alm dos bancos em madeira, foram locadas ao longo do parque elementos naturais, como conjuntos de pedras, de modo a criar espaos de estar menores e mais ntimos. Durante verificao em campo, a equipe pode notar inadequaes em diversos aspectos construtivos, principalmente nas intervenes mais recentes.

Postes de iluminao na pista de caminhada e reas livres. H um espaamento entre eles de que varia de 120m a 35m. Esse valor depende de onde o poste est localizado e a necessidade da iluminao. Por exemplo, nas pistas de caminhadas internas do parque, o espaamento de 35m, j na pista de caminhada onde prximo as ruas o espaamento aumenta para 120m

Os postes de iluminao nas reas de caminhadas onde h vegetaes mais densas direcionam para o usurio e o espaamento diminui para 35m entre cada poste de iluminao. Na foto, percebe-se a utilizao exclusiva da ciclovia para bicicletas e a pista de caminhada para os pedestres.

As lixeiras de madeiras foram encontradas nas reas do As lixeiras foram colocadas em locais de maior acesso para pedestres. Foram encontradas lixeiras nos acessos memorial ucraniano e nas reas posteriores ao memorial. As

os

principais e secundrios: perto de pontes, escadas de entrada, no posto policial, locais de permanncia, entre pontes que so cobertas, nos encontros de pistas de caminhada, na rea de quiosques e prximo aos estacionamentos.

lixeiras verdes, com separao de lixo orgnico e reciclvel (ao lado), foram encontradas na entrada do parque at a rea prxima ao memorial ucraniano. Posterior a este trecho, as lixeiras de madeira foram encontradas.

Nos caminhos mais extensos, h um elemento de distrao Placas de sinalizao para alertar a circulao compartilhada que quebra a monotonia a nvel de pedestre. de pedestres e ciclistas. A estrutura destas placas so feitas de concreto com revestimento de lmina metlica. Ao lado, escoamento das guas pluviais por boca de lobo.

Ponto de nibus na rua Meades Silveira do Vale

Guarda-corpo metlico do mirante. Os corrimos das pontes no apresentam segurana suficiente alm das junes das tbuas da madeira no piso apresentarem superfcie irregular que podem causar acidentes quando somadas ausncia de manuteno, presente em maioria das estruturas, principalmente as de madeira (salvo as que compe o Memorial Ucraniano, que vm sendo recuperadas).

Com relao ao tipo de pisos, foram encontrados diversos tipos, como: Asfalto nos estacionamentos, pistas de caminhadas e ciclovias, Areia nos playgrounds, Pedras de granito nas academias e reas de alongamento Blocos de concreto em algumas reas de circulao Petit pavet em reas consideradas nobres, como a praa Brasil 500 anos Madeira em reas de pontes e cobertas

Esta imagem mostra o piso de petit pavet utilizado na Este trecho conduz aos quiosques de alimentao, com praa Brasil 500 anos, dentro do prprio parque. Ele existe nas churrasqueiras. O piso de bloco de concreto, com grama do cores branca, preta e vermelha restante do parque, nas laterais.

Nas reas sobre o rio Barigui, existem pontes de madeira, Grande parte do parque se apresenta com duas pistas com com vos largos entre as peas de madeira, por onde pavimento asfaltado e uma faixa de grama entre elas, com possvel enxergar o rio. vegetao nas laterais. Uma pista destinada a ciclistas (esquerda) e a outra para corredores (direita).

Possui grande diversidade de fauna e flora local. Segundo a Prefeitura Municipal de Curitiba, as espcies relevantes so: Fauna: Pato silvestre, morcego, gamb, tatu, cisqueiro, pav, quero-quero, frango-dgua, jaan, marreca anana, socdorminhoco, joo-de-barro, sabi-laranjeira, bem-te-vi, parelheira, cobra-dgua, boipeva, jararaca, tei, cgado-cabeade-cobra.

Flora: Branquilho, veludo, maria-mole, cambu-do-brejo, embira-branca, baga-de-pombo, tarum, aroeira, congonha, corticeira-do-brejo, bromlia, cambu-manchado, miguel-pintado, mamica-de-porca, araucria, canela, pessegueiro-bravo, bugreiro, carvalho, cafezeiro-bravo, erva-mate, imbuia, sassafrs, camboat, pinheiro-bravo, cana, guaatunga, bracatinga.

Com relao s caractersticas de reas de plantio, podemos dividir o parque em trs etapas. A primeira etapa, da entrada pela Fredolin Wolf at os primeiros quiosques, caracteriza-se por duas frentes de massas verdes sendo dividida pelo canal que corta o parque, ao longo da margem esquerda notam-se grandes massas isoladas de vegetao nativa enquanto a margem direta persiste extensas reas de gramado com pouqussimas espcies arbreas implantadas isoladamente. J fora do limite do parque surge a densa mata nativa.

Entrada do parque pela Fredolin Wolf. Vastas reas de gramado com implantaes isoladas de espcies vegetais de mdio porte, maior nmero ao longo da margem do canal e da via de carros. Ao fundo a densa mata nativa fazendo limite com o parque.

Bifurcao do caminho principal, focando o caminho da esquerda. Espcies arbreas de porte maior.

Seguindo a rota da direita nota-se a extensa rea de gramado com algumas implantaes vegetais. No h pontos de permanncia com proteo solar vegetal.

Caminho da esquerda. Aglomerados de espcies arbreas de porte maior intercalados por reas abertas de grama.

Fim da etapa um. Quiosques sombreados com espcies devidamente podadas.

Passando pelos quiosques, impossvel deixar de notar o conjunto de espcies conferas implantadas ao fundo do

playground. A etapa dois, possui caractersticas de mata mais densa e um caminho principal por onde passam os ciclistas e pedestres. No h, nesta etapa, nenhum tipo de equipamento de lazer ou contemplao, somente alguns de distrao. importante destacar que o caminho principal, antes bifurcado, agora volta a ser nico e ladeado pela mata nativa.

No percurso encontramos um conjunto de conferas implantadas com espaamentos rgidos. O conjunto destoa completamente do entorno, porm a implantao e a maneira como foi podada convida para uma agradvel e sugestiva pausa.

Pode-se dizer que aps a quebra da continuidade da mata nativa pelo conjunto de conferas. Continuamos com o caminho, em meio mata nativa.

Se olharmos para trs poderemos perceber a densa massa Aps cruzarmos pelo interior da mata nativa, o caminho se vegetal que preservada na etapa dois. A foto mostra um abre para reas de gramado com vegetao ao longo do conjunto intacto de mata nativa com destaque s araucrias canal. de grande porte. A ltima etapa assemelha-se com a primeira, porm no h um tratamento regular na borda esquerda. H grandes reas de gramado com aglomerados densos de espcies arbreas cercado pela meta nativa, margem direita, e por espcies de portes alto Pinus e Eucaliptos na margem esquerda e ao fundo. Esta ultima no teve tratamento esttico na implantao, culminando numa paisagem de aspecto abandonado.

Vegetao de mdio porte e com demasiado espaamento, faz

o sombreamento, pouco eficaz, da rea de estacionamento.

reas de gramado destinadas para o convvio social e prtica de esportes. direita a barreira natural gerada pela mata nativa.

rea de banhado com vegetao caracterstica circundando-a.

Quiosques com massa verde ao fundo e confera implantada isoladamente. Como pano de fundo a barreira de Pinus.

aspectos fsicos

Na extremidade com a rua Fredolin Wolf, devido as obras No playground o piso de areia, assim como em todos os na mesma rua, o piso est deteriorado, com pedras e sem pontos destinados recreao no parque (sob os quiosques gramado. O acesso se torna difcil, pois necessrio passar e demais playgrounds). A maior parte do parque possui piso por amontoados de pedra e terra. Este trecho no atende de grama. Ao fundo est a ciclovia, em pavimento de

aos requisitos de acessibilidade.

asfalto.

Esta imagem mostra o piso de petit pavet utilizado na praa Este trecho conduz aos quiosques de alimentao, com dos 500 anos, dentro do prprio parque. Ele existe nas cores churrasqueiras. O piso de bloco de concreto, com grama do branca, preta e vermelha restante do parque, nas laterais.

Nas reas sobre o rio Barigui, existem ponte de madeira, Grande parte do parque se apresenta com duas pistas com com vos largos entre as peas de madeira, por onde pavimento asfltico e uma faixa de grama entre elas, com possvel enxergar o rio. vegetao nas laterais. Uma pista destinada a ciclistas (esquerda) e a outra para corredores (direita).

A Av. Fredolin Wolf proporciona poluio sonora com o O som do rio constante por todo parque. Ele exala odor pesado fluxo de caminhes e carros. O cheiro de fumaa desagradvel em alguns trechos, que amenizado por constante neste trecho. Pode-se dizer que esta extremidade determinados tipos de vegetaes com flores. do parque no convidativa.

Pela manh, o sol causa desconforto na execuo dos Alm das reas de permanncia importante considerar as exerccios na academia ao ar livre. Quase todo o trecho oeste reas de passagem, onde as pessoas caminham, correm ou do parque ensolarado sendo interrompido nos pontos onde andam de bicicleta. Parte dos caminhos recebe incidncia passa o rio, pois existem pontes de madeira cobertas. direta do sol e em certos trechos o calor amenizado pela por pontes de madeira cobertas. O rio, por sua vez, traz seu rudo caracterstico, atraindo pessoas que tomam como pausa o guarda corpo das pontes.

A escolha do tipo vegetal tambm interfere na caracterizao do espao. rvores baixas com copas densas, ou rvores muito prximas, resultam em reas fechadas. Ao passo que, aumentando a sua altura e o espaamento entre elas, incentiva-se a permanncia das pessoas, pois os facilita o acesso e permite um ngulo visual maior. Propiciando maior relao entre os ambientes e o parque como um todo.

Os espaos formados pelo o agrupamento de rvores com micro-clima diferenciado devido regio sombreada proporcionam sensao de frescor em dias ensolarados. Essas reas de estar so encontradas ao longo do parque e so ainda mais utilizadas se houver bancos, pedras, mesas, equipamentos onde as pessoas possam se apropriar e descansar. Quando feita a unio entre equipamentos, mobilirios e massa vegetal pode-se obter grande concentrao de pessoas que acabam definindo novas caractersticas para o lugar atravs do modo que se apropriam

dele, podendo ser um espao de contemplao, lazer ou estar.

No trecho onde o rio fica exposto no decorrer do parque, Outras vezes, a massa vegetal que ladeia o parque o silncio do parque interrompido pelo som de gua sombreia as vias de caminhada. s vezes em apenas um batendo nas pedras, junto ao barulho de pssaros. lado da via, outras vezes de ambos os lados, tornando os trechos mais fechados e midos pela presena da vegetao. A umidade elevada ainda mais quando h cruzamentos do rio com o parque.

Agrupamentos de rvores com espaamentos iguais resultam aparentemente em reas fechadas e no utilizadas. Porm estas reas formam pequenos espaos diferenciados dos demais, sendo em dias ensolarados e quentes utilizados como segunda rea de estar.

A escolha do elemento vegetal e a posio desta rea no parque influenciam muito, pois em reas que possuem playgrounds e reas de lazer prximas, estas reas vegetadas fechadas so realmente aproveitadas, enquanto reas com nenhum atrativo de lazer recreativo so apenas destinadas a contemplao e atividades de curta durao.

Durante caminhos muito longos, h uma alternncia de reas Portais de madeira delimitam os caminhos para dar sombreadas e reas ensolaradas, criando um ritmo especifico orientao dentro do parque, pois a vegetao muito para o pedestre. densa nessas reas ou at relembrar que ainda se est dentro do mesmo.

A diferena de escala entre a torre de transmisso de Aps a travessia da Rua Jos Valle, h uma quadra energia e o restante do parque, causa a impresso de que se poliesportiva contornada por um caminho tortuoso que passa para outro setor do parque, pois cerca de 100m mais margeado por densa vegetao. O contraste entre rea adiante o parque cortado pela rua Jos Valle. aberta e rea fechada d a sensao de amplitude do espao aberto onde se caminha lentamente, pois o caminho tortuoso. .

aspectos sociais
A maior parte das atividades desenvolvidas no parque so de cunho esportivo, sendo as mais freqentes a prtica do Cooper e ciclismo. Tambm so desenvolvidas atividades de lazer, como a utilizao dos quiosques com churrasqueiras e dos gramados para piqueniques e empinar pipa, por exemplo. Nas pistas de corrida e ciclismo, que compe definitivamente os equipamentos mais utilizados no parque, podem-se distinguir dois principais tipos de usurios: os esportistas, que usam as pistas para a prtica de atividade fsica ou como lazer, e os transitrios, moradores que apenas atravessam o parque como parte de seus caminhos dirios.

Sobretudo em dias de semana, os usurios transitam o parque acompanhados normalmente em duplas. Isso pode sugerir a preocupao com segurana, j que o parque extenso e no tem muito movimento durante esse perodo, alm de ter trechos muito fechados, com cobertura vegetal densa, o que pode contribuir para essa sensao.

Ciclistas treinam no parque.

Em visita realizada em um dia til, a movimentao do parque mostrou-se pequena, com muitos usurios transitrios. Uma contagem com durao de cinco minutos totalizou cerca de 10 pessoas, a partir da observao de um ponto fixo da entrada do parque (Av. Fredolin Wolf), prximo esttua do ndio, estatstica esta que se manteve nas contagens ao longo do trajeto do parque.

Utilizao nos dias de semana.

Utilizao nos finais de semana.

O parque ganha mais que o dobro de usurios nos finais de No inicio do parque contamos 29 pessoas nas pistas de semanas e feriados. caminhada (5 ciclistas, 18 andando em um dos sentidos / 5 ciclistas e 1 andando no outro, e 6 pessoas com ces). No final do parque contamos 16 pessoas (4 com bicicletas, 7 andando em um dos sentidos / 1 ciclistas e 4 andando no outro sentido. 2 pessoas com ces). A mdia de 23 pessoas transitando a cada 5 minutos. Os espaos destinados ao lazer e as atividades em grupo, como quadras de areia, quadras poliesportivas, playground infantil, quiosques de churrasqueira, espaos de contemplao e espaos de estar, mostram-se pouco utilizados no meio da

semana, mesmo tratando-se de um dia ensolarado. Equipamentos criados para o auxilio da prtica de exerccios fsicos ao ar livre, como a academia da melhor idade e barras de alongamento, no entanto, eram utilizados freqentemente pelas pessoas que estavam utilizando as pistas de caminhada, Cooper e ciclismo. interessante destacar a freqncia e a assiduidade com que a academia ao ar livre utilizada, sendo compartilhada, sobretudo aos fins de semana, por jovens e crianas, assim como integrantes da melhor idade. Foi observado tambm o transporte de uma bicicleta eltrica para o parque, o que mostra que muitos que no moram prximos ao parque vm de carro, trazendo seus equipamentos de prtica de exerccio, e utilizam o espao para realizar as atividades.

Quisques utilizados para refeies e estar, nos finais de Parquinho utilizado no final de semana, como extenso da semana uso mais intensivo em comparao aos dias da rea destinada aos quiosques e churrasqueiras. semana. Mais no final do parque h quiosques de churrasqueiras, uma quadra de esportes e playground, que esto, contudo, mais afastados das reas de permanncia. Em detrimento disso, talvez sejam menos utilizados. Nos outros subespaos h uma proximidade fsica e visual mais direta com as reas de passagem e permanncia, e estas reas, como percebemos no feriado, foram as reas mais utilizadas.

A Academia ao ar livre utilizada todos os dias e por vrios perfis e faixas etrias de usurios.

Este uso, porm, ocorre de maneira mais intensa nos finais de semana.

As quadras poliesportivas, localizadas no acesso ao parque Nos finais de semana e feriados, disputa-se um lugar nas Tingui pela Av. Fredolin Wolf, permanecem vazias durante os quadras e chegam a ser organizados revezamentos de equipes dias de semana. para utiliz-las.

A entrada principal do parque se ocorre pela Av. Fredolin Wolf, pelo bairro Vista Alegre, porm pode-se acess-lo pelas ruas Jos Valle e Jos Casagrande, pelo lado do bairro So Joo. Essa ligao entre bairros feita por uma pista de carros interna ladeando o lado oeste do parque (R. Melchiades Silveira do Valle). Em dia til a pista mostrou-se com movimento de carros considervel, o que nos permite concluir que muitos usam esse caminho alternativo como uma via urbana normal, trazendo maior movimentao ao parque, alm de maior segurana. As entradas pelo lado do bairro So Joo so transversais ao parque, cortando-o em duas partes e criando uma via urbana ligando essas duas entradas. Essa nova via de considervel movimento, por isso foi instalada barras de sinalizao aos pedestres indicando esse cruzamento de fluxos, de modo a evitar acidentes.

Acima, imagem do primeiro estacionamento, ao lado do qual As entradas oficiais ao parque so marcadas pela locao dos se localiza o principal acesso de veculos ao parque. principais estacionamentos. Acima, o segundo estacionamento, prximo ao Memorial Ucraniano.

Atravs da anlise de fluxos nas entradas do parque e da quantidade de vagas disponveis nos trs dos estacionamentos existentes que, apesar do intenso fluxo interno de carros, em dias teis poucos veculos permanecem no parque. Assim como as pessoas que transitam, grande parte dos veculos que entram no parque o utiliza como rota de passagem. Pode-se observar tambm, comparando o nmero de pessoas utilizando o parque (que no estava de passagem) e os veculos estacionados, que a maioria das pessoas que utilizam o parque para lazer nos dias de semana vai de carro. Nos finais de semana, possvel observar que o parque Tingu se tornou uma espcie de segunda opo para o parque Barigui, muito prximo dali. Para fugir do movimento, os usurios procuram o parque como opo, principalmente para a prtica de esportes e utilizao dos gramados e quiosques com as famlias. Apesar de conter um grande fluxo de carros nos finais de semana, o parque tambm facilmente acessvel por bicicleta h uma ciclovia que o interliga com o parque Tangu e So Loureno. O acesso por nibus um pouco limitado, tendo conexo somente com o terminal de Santa Felicidade ou a zona Central.

Apesar dos dois principais acessos para veculos serem bem

Nos rios, h pontes que ligam um lado ao outro destinadas

demarcados, h vrias rotas e possibilidades de acesso ao aos pedestres. Cada ponte concebida de maneira distinta, parque, que permeiam e se fundem s ruas dos bairros sem que haja uma padronizao. Isso auxilia na localizao do tangentes ao parque. No h delimitao fsica do parque com usurio no parque. a cidade.

Trecho da pista compartilhada, no incio do parque.

Pedestres no respeitam a separao e desviam dos ciclistas, para depois retornar pista equivocada.

Alm da pista de carros existem as pistas de caminhada e outras para o uso de bicicletas, skates e patins em todo o A sinalizao dos tipos de pistas feito por placas e por comprimento do parque, sendo a pista compartilhada apenas desenhos no cho, alm de postes informativos. Em mdia, as no trecho que liga a entrada principal do parque ao inicio da pistas possuem cerca de 4m de largura e so dividas por uma primeira pista de caminhada. pequena elevao de gramado ao centro, ficando a pista de ciclismo para o lado de fora do parque e a de pedestres para o lado de dentro. Esta diviso tem como objetivo a preveno de

acidentes. Contudo, foi constatado que a maioria dos usurios no respeita essa separao. Isso se deve falta de sinalizao, indicando qual pista pertence qual modalidade.

Outro problema percebido foi o cruzamento de fluxos trechos onde seis pistas se cruzavam em trs direes diferentes provocando um sentimento de confuso para quem caminha ou anda de bicicleta pelo parque.

Ao longo do parque, e principalmente nesses espaos de permanncia, foi notada a necessidade de bebedouros e de quiosques de alimentao/restaurantes. Estes ltimos esto inseridos em dois espaos para comrcio ambulante, que s funcionam aos finais de semana e feriados e esto concentrados em 2 pontos do parque, muito distantes um do outro, sendo as vendas limitadas ao caldo de cana e sorvetes. Identificamos tambm a ausncia de banheiros pblicos ao longo de todo parque - existente apenas no inicio do parque no posto de Guarda Municipal.

Uma lanchonete mais completa, com pizzaria e sorveteria, O comrcio ambulante localiza-se prximo aos principais est localizada fora do parque, no lado oposto da Av. Fredolin estacionamentos. Wolf, e atende somente a quem o acessa por esta rua.

Alm da anlise da utilizao do parque, interessante destacar as divergncias encontradas nas habitaes em ambos os lados do parque Tingu. Do lado direito (tendo como referncia a entrada principal), os terrenos so ocupados por imensos condomnios horizontais, que se fecham para o parque, separados pela R. Melchiades Silveira do Valle, que o margeia. Do lado oposto, pode-se notar a ocupao por habitaes mais simples, margeando o rio e se inserindo praticamente no interior dos limites do parque. Apesar desse contrate, notamos que os dois tipos de morados utilizam o parque, sendo os de menos renda os usurios que transitam o parque como rota diria e os de renda maior os que utilizam o parque para seu lazer/bem estar.

Tipologia de ocupao do lado esquerdo do parque Tingui.

Tipologia de ocupao do lado direito do parque.

Esta regio compreende um conjunto de trs a quatro Os condomnios horizontais fecham seus muros para o parque, habitaes em rea j desapropriada pela prefeitura mas desfrutando somente das visuais. que pertence famlias que no querem sair de l, apesar dos problemas e tragdias com inundaes provocadas pelo rio. Apropriao do parque. Contemplao do parque.

bibliografia

Prefeitura Municipal de Curitiba. Disponvel em: < http://www.curitiba.pr.gov.br>Acesso em: 11 de outubro de 2011. Guia Geogrfico. Disponvel em: <http://www.curitiba-parana.net/parques/tingui.htm> Acesso em: 11 de outubro de 2011.

You might also like