You are on page 1of 8

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

5 Srie Elementos de Mquinas

Engenharia de Controle e Automao

A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir esses objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente desse desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite essa oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Paulo Luiz da Silva Barros


Faculdade Politcnica de Jundia

Engenharia de Controle e Automao 5 Srie Elementos de Mquinas

Pg. 2 de 8

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados. Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e servios de Engenharia. Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e tcnicas.

DESAFIO
O aluno ao final do desafio devera apresentar um Memorial de Clculo e um Desenho Esquemtico para um sistema de elevao conforme apresentado na figura 1 a seguir. No memorial devera conter todos os clculos dos momentos, definio da motorizao, clculos de correias, engrenagens, eixos e mancais de rolamento e um desenho esquemtico do sistema de elevao.

Figura 1 Desenho esquemtico de um elevador

Produo Acadmica
Descricao do que ser produzido. Exemplos: Memorial de clculos, com os resultados das pesquisas realizadas em cada etapa.

Paulo Luiz da Silva Barros

Engenharia de Controle e Automao 5 Srie Elementos de Mquinas

Pg. 3 de 8

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 3 a 5 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1
Aula-tema: Definio do cinematismo do equipamento. Esta atividade importante para que voc possa iniciar o procedimento de clculo para ento determinar o cinematismo da mquina, acompanhar as explicaes iniciais para no haver duvida na execuo da tarefa. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Assista a aula e acompanhe todas as explicaes de como dever ser feito os clculos de torque, rendimento e rotao em cada rvore, cada engrenagens e polia. Tambm devem ser estabelecidos todos os dados que comporo o projeto. Nesta etapa o aluno criar um esquema cinemtico padro para todos conforme apresentado na figura 2, onde sero solicitados os componentes que devero estar obrigatoriamente no projeto.

Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Paulo Luiz da Silva Barros

Engenharia de Controle e Automao 5 Srie Elementos de Mquinas

Pg. 4 de 8

Figura 2 Cinematismo proposto para o elevador

Passo 2 (Equipe) Utilize os dados a seguir para execuo do projeto. a) Definio da capacidade de carga do elevador: Para RA finais 0 e 1 _______ F = 7000 N; Para RA finais 2 e 3 _______ F = 10000 N; Para RA finais 4 e 5 _______ F = 13000 N; Para RA finais 6 e 7 _______ F = 17000 N; Para RA finais 8 e 9 _______ F = 20000 N; b) Peso da cabine do elevador e contrapeso = 5000 N; c) Velocidade de elevao: 1,5 m/segundo; d) Cabo de ao: 8x19 Seale + AF, toro regular, traction steel, polido; e) Rotao do motor: 1750 rpm; f) Material das engrenagens: SAE 4340 Gadm -170 N/mm2; g) Dureza das engrenagens: 58 HRC (6010 HB); h) Coeficiente de atrito entre correia e polia: 0,25;
Paulo Luiz da Silva Barros

Engenharia de Controle e Automao 5 Srie Elementos de Mquinas

Pg. 5 de 8

i) j) k) l)

Fator de servio das correias: Fs = 1,2 Funcionamento: 3 a 5 h/dia; Relao entre largura e dimetro primitivo: b1/do1 = 0,5; Durao das engrenagens e rolamentos: 17.500 horas; Material dos Eixos: SAE-1045 Tenso de flexo = 60N/mm2 - Tenso de toro = 50N/mm2; m) Engrenagens ECDR: Z1-21 dentes; Z2-84 dentes; Z3-24 dentes; Z4-96 dentes; n) Utilizar correia Hi-Power II; o) Dimetro do tambor do cabo: de 26 a 39 x dimetro do cabo escolhido; p) Quantidade de cabo: aprox. 100 metros lineares; q) Fator de servio para as engrenagens: = 1,25 (elevador de carga uso 10h/dia); r) Rendimentos: engrenagens = 0,97 / mancal rolamento = 0,99 / correia = 0,98; s) Para o clculo das molas, considerar a carga do elevador e uma deflexo de 50mm.

ETAPA 2
Clculo do cabo de ao. Esta atividade e importante para que voc aprenda a dimensionar cabo de ao para o sistema de elevao. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Escolha adequadamente o tipo de cabo de ao destinado ao sistema de elevao do elevador. Passo 2 (Equipe) Calcule detalhadamente todos os parmetros correspondentes a escolha do cabo de ao e defina o dimetro do tambor de bobinamento do cabo. Passo 3 (Equipe) Prepare um rascunho com todos os clculos do cabo de ao, que sero revisadas pelo professor. Este rascunho revisado, passado a limpo, ser utilizado para compor o trabalho, que ao final ir se somar a nota de prova.

ETAPA 3
Aula-tema: Clculo de correias. Esta atividade e importante para que voc aprenda a dimensionar correias de transmisso para o sistema proposto. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Paulo Luiz da Silva Barros

Engenharia de Controle e Automao 5 Srie Elementos de Mquinas

Pg. 6 de 8

PASSO
Passo 1 (Equipe) Escolha adequadamente o tipo de correia bem como a quantidade necessria para a transmisso. Limite-se a uma quantidade de 06 correias, caso o clculo solicite mais, escolha um perfil superior. Passo 2 (Equipe) Opte pelo modelo Hi-power II. Passo 3 (Equipe) Prepare um rascunho com todos os clculos das correias, que sero revisadas pelo professor. Este rascunho revisado, passado a limpo ser utilizado para compor o trabalho, que ao final ir se somar a nota de prova.

ETAPA 4
Aula-tema: Clculo de engrenagens. Esta atividade e importante para que voc possa calcular os eixos da transmisso. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Acompanhe a aula para desenvolver os mtodos de clculo das engrenagens ou utilizar a bibliografia indicada. Prepare tambm um rascunho com todos os clculos que sero revisados pelo professor. Este rascunho passado a limpo, ser utilizado para compor o trabalho que ao final ira se somar a nota de prova.

ETAPA 5
Aula tema: Clculo dos eixos. Esta atividade e importante para que voc possa calcular os eixos da transmisso. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSO
Passo 1 (Equipe) Acompanhe a aula para desenvolver os mtodos de clculo dos eixos. Prepare tambm um rascunho com todos os clculos que sero revisados pelo professor. Este rascunho revisado ser utilizado para compor o trabalho, que ao final ira se somar a nota de prova 2.
Paulo Luiz da Silva Barros

Engenharia de Controle e Automao 5 Srie Elementos de Mquinas

Pg. 7 de 8

ETAPA 6
Aula tema: Clculo de mancais de rolamentos e molas. Esta atividade e importante para que voc possa calcular os mancais de rolamento e molas. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Acompanhe a aula para desenvolver os mtodos de calculo dos rolamentos, bem como aprender a selecionar rolamentos nos catlogos dos principais fabricantes. Nesse projeto considere a aplicao de mancais com rolamentos autocompensadores de esferas ou de rolos. Tambm aprendera a dimensionar os diversos tipos de molas. Passo 2 (Equipe) Prepare um rascunho com todos os clculos que sero revisados pelo professor.

ETAPA 7
Aula tema: Finalizao do memorial de clculo do sistema de elevao. Esta atividade e importante para que voc possa finalizar o desafio proposto no inicio dos trabalhos. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Prepare os clculos para a concluso do desafio proposto inicialmente. Execute o detalhamento do cinematismo. Passo 2 (Equipe) Prepare o desenho esquemtico do elevador, conforme exemplo mostrado no inicio do desafio. No esquea dos demais detalhes que fazem parte do sistema. Passo 3 (Equipe) Finalize o projeto a mo livre, com exceo dos desenhos que podero ser feitos em um sistema CAD (Computer Aided Design) e entregue junto com o memorial de clculo revisado e passado a limpo, em caligrafia tcnica e ordenado da seguinte forma: 1 Cinematismo com os clculos de torque e rotaes; 2 Clculo da correia com um exemplo de tabela de um fabricante; 3 Memorial de clculo das engrenagens e todos os dados necessrios para sua construo; 4 Memorial de clculo dos eixos;
Paulo Luiz da Silva Barros

Engenharia de Controle e Automao 5 Srie Elementos de Mquinas

Pg. 8 de 8

5 6

Memorial de clculo dos rolamentos e molas; Desenho esquemtico do sistema.

Passo 4 (Equipe) Entregue o trabalho fixado em uma pasta com fixador interno (pasta Romeu e Julieta), sendo que devero conter do lado externo o nome do aluno, RA e nome da faculdade em uma etiqueta auto-adesiva. Em seguida, elabore o trabalho seguindo as regras de formatao descritas no item padronizao e entregue ao professor responsvel em uma data previamente definida.

BIBLIOGRAFIA:
1 2 3 4 5 6 7 8 MELCONIAN, S.. Elementos de Maquinas. 4a ed. So Paulo: Erica, 2003. NORTON, Robert L.. Projeto de Maquinas: uma abordagem integrada. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. NIEMANN, G.. Elementos de Maquinas . 1a ed. Sao Paulo: Edgard Blucher, 1971. PROVENZA, Francesco. Desenhista de Maquinas. Sao Paulo: Pro-Tec. TELECURSO 2000, Desenho Tcnico Mecnico. Editora Globo. 2000. SILVA, Arlindo et al. Desenho Tcnico. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. Catalogos da SKF, INA, NGK, etc. Catlogos de correias da Goodyear, Dayco, etc.

Paulo Luiz da Silva Barros

You might also like