You are on page 1of 16

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XI

DIREITO PROCESSUAL CIVIL


Processo de Execuo

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

___________________________________________________________________________ MDULO XI

DIREITO PROCESSUAL CIVIL Processo de Execuo

1. INTRODUO

Na execuo, no h uma sentena de mrito, mas uma resposta de mrito, ou seja, o juiz toma providncia para a satisfao do pedido, que, no processo de execuo, a satisfao do direito (crdito). A execuo , portanto, uma ao, j que h uma resposta de mrito. Existe, portanto, necessidade de preencher as condies da ao, a saber : possibilidade jurdica do pedido, legitimidade de parte e interesse de agir. Quem tem legitimidade ativa o credor, o esplio ou herdeiros, e o cessionrio. Para o credor efetuar a cesso de crdito, no preciso o consentimento do devedor. necessrio, porm, notificar o devedor sobre essa cesso de crdito. Iniciada a execuo, o credor pode ceder seu crdito. O Supremo Tribunal Federal, porm, diz que, no processo de execuo, no se aplica o art. 42 do Cdigo de Processo Civil, porque, havendo execuo de um crdito, esse crdito pode ser cedido a terceiro; o art. 42 diz que a ao continua correndo entre as partes originrias, contudo, o Supremo afirma que, no processo de execuo, no continua entre as partes originrias, mas sim entre o cessionrio (adquirente) e o devedor. No processo de execuo muito comum haver litisconsrcio. Basta que, no ttulo executivo, haja mais de um credor ou mais de um devedor.
1/15

___________________________________________________________________________ MDULO XI

Quanto interveno de terceiros, impossvel ocorrer no processo de execuo. O que se admite a figura de assistncia nos embargos execuo, que tm natureza de processo de conhecimento. O art. 570 do Cdigo de Processo Civil trata de situaes em que h um ttulo executivo judicial e o credor no toma a iniciativa da execuo. O devedor assume a iniciativa para que o credor seja citado e venha receber. O artigo estabelece que o devedor assume, no processo, posio idntica do exeqente. Esse artigo permite que o devedor use o mesmo processo, os mesmos autos em que foi condenado, para promover contra seu credor uma ao de consignao em pagamento. Quem tem legitimidade passiva para figurar num processo de execuo o devedor que figurar como tal no ttulo executivo. A cesso de dbito, porm, possvel, desde que com a anuncia do credor. Isso porque quem responde pelas dvidas do devedor seu patrimnio. Haver interesse de agir quando houver necessidade e adequao. A execuo ser necessria quando houver um inadimplemento do devedor. Por isso, se no houver vencido a dvida, falta interesse para a execuo. A execuo adequada pela existncia de um ttulo executivo. O art. 592 do Cdigo de Processo Civil permite que a execuo atinja bens de terceiros, que no os do devedor, desde que os terceiros tenham responsabilidade patrimonial. Ex.: bens da esposa, desde que a dvida reverta em proveito do casal.

2/15

___________________________________________________________________________ MDULO XI

2. REQUISITOS DO PROCESSO DE EXECUO

Para uma execuo, necessrio o preenchimento de dois requisitos essenciais: o inadimplemento do devedor e a existncia de um ttulo executivo. No processo de execuo, parte-se do princpio de que j se sabe quem est com a razo, visto que o autor possui um ttulo executivo judicial (que se caracteriza por uma sentena), ou um ttulo executivo extrajudicial. Esses ttulos executivos s podem ser criados por lei, ou seja, o rol enumerado nos arts. 584 e 585 do Cdigo de Processo Civil taxativo (numerus clausus). O ttulo executivo contm uma obrigao, que se reveste de atributos de liquidez, certeza e exigibilidade. Liquidez consiste na determinao ou determinabilidade do quantum debeatur (quantidade devida ao credor), a partir dos elementos contidos no ttulo. Um ttulo tem liquidez quando, a partir dele prprio, se chega ao valor devido ao credor. Exigibilidade decorre do alcance do termo da obrigao. A ttulo de exemplo, cite-se que o cheque sempre exigvel, por ser uma ordem de pagamento vista. Certeza consiste na determinao do objeto do direito a ser satisfeito. A execuo tem que ser feita no documento original, exceto no caso de o ttulo fazer parte da instruo de um outro processo, a exemplo de um processo criminal, quando a jurisprudncia admite cpia autenticada. Exemplo: ladro que rouba cheque e pego. O cheque deve ser juntado ao processo-crime.

3/15

___________________________________________________________________________ MDULO XI

Outra exceo o caso das aplices de seguro, que podem ser executadas por meio de cpias autenticadas.

2.1. Ttulos Executivos Judiciais (art. 584 do CPC) O primeiro ttulo a sentena civil condenatria. Vale lembrar que essa sentena no precisa transitar em julgado para que se possa iniciar a execuo, bastando apenas que no caibam mais recursos dotados de efeito suspensivo, ocasio em que ser possvel a utilizao da execuo provisria. O segundo ttulo a sentena penal condenatria transitada em julgado. Essa, sim, precisa transitar em julgado, como o prprio nome j diz, para que se possa iniciar a execuo. A razo para esse trnsito a obedincia ao Princpio da Presuno de Inocncia. A sentena penal condenatria transitada em julgado, porm, apesar de funcionar como ttulo executivo, necessita da liquidao, visto que essa espcie de sentena no trata do montante do prejuzo sofrido pela vtima e, mesmo que quisesse, no poderia faz-lo, em funo da falta de participao da prpria vtima no processo criminal. Exemplos: a) Atropelamento De um atropelamento resultam dois tipos de ao: penal e civil. Imaginemos que as duas foram propostas. Podem ocorrer, entre outras, duas situaes:

A ao penal foi julgada improcedente por falta de provas e, nesse caso, a ao civil pode perfeitamente prosseguir;
4/15

___________________________________________________________________________ MDULO XI

A segunda situao possvel a ao penal ser julgada procedente.

Nesse caso, a ao civil perde seu interesse jurdico, visto que a condenao penal transitada em julgado j um ttulo executivo. O juiz, dessa forma, teria que extinguir a ao civil por falta de interesse superveniente. Vale ressaltar que as custas ficariam a cargo do ru, visto j ter sido apurada sua responsabilidade penal. Encontramos exceo quando a ao estiver bem adiantada, j na fase de avaliao do quantum debeatur, perfazendo uma percia bastante onerosa, por exemplo. Nessa situao, o juiz no extinguiria a ao civil, mas tambm no mais falaria sobre a culpa do ru (visto j ter sido condenado penalmente), trataria apenas da liquidao do prejuzo.

b)

Duas aes: uma penal e uma civil A ao civil foi julgada improcedente e transitou em julgado por

incompetncia do advogado. A ao penal condena o ru. Nesse caso, pode a vtima, que perdeu a ao no mbito civil, usar a sentena penal como ttulo executivo? A opinio do STJ que a vtima no pode usar a sentena penal condenatria mesmo aps o trnsito em julgado como ttulo executivo, visto que na esfera cvel deve prevalecer a coisa julgada que, neste caso, especificamente, se formou em primeiro lugar. Uma nica sada talvez fosse possvel nessa situao: a ao rescisria com a finalidade de anular a ao civil. A sentena arbitral, regulamentada na nova Lei de Arbitragem, prevista como ttulo executivo judicial. O quarto ttulo a sentena homologatria de acordo. Quando o juiz homologa um acordo, isso implica extino do processo com julgamento de
5/15

___________________________________________________________________________ MDULO XI

mrito, nos termos do artigo 269 do diploma processual. Ressalte-se que no a homologao judicial que atribui eficcia ao acordo, pois o que vale a manifestao de vontade das partes, j que depende disso. Depois de feito o acordo e antes de homologado, portanto, a parte no pode desistir sem a anuncia da outra.

As reformas operadas em dezembro de 2001, regulamentam de forma a no deixar dvidas quanto natureza de ttulos executivos judiciais da sentena arbitral e homologatria de acordo. Assim, as alteraes da lei incluem como ttulos executivos judiciais, no artigo 584 do diploma adjetivo, a sentena homologatria de conciliao ou de transao, ainda que verse matria no posta em juzo (reforando a possibilidade legal de autocomposio), e tambm a sentena arbitral.

O quinto ttulo a sentena estrangeira. Sobre esse ttulo, vale dizer que necessria a homologao da sentena pelo Supremo Tribunal Federal.

O sexto ttulo o formal e a certido de partilha, expedido aps o inventrio ou arrolamento. Aquilo que consta do formal de partilha vale como ttulo executivo.

A deciso do juiz, que defere a tutela antecipada, vale como ttulo executivo judicial, pois j pode ser efetivada, de acordo com a atual expresso utilizada pela lei, mesmo que provisoriamente. O rol legal de ttulos executivos taxativo e, como a tutela antecipada foi criada por lei, no fere a taxatividade.
6/15

___________________________________________________________________________ MDULO XI

2.2. Ttulos Executivos Extrajudiciais Os ttulos executivos extrajudiciais encontram previso no art. 585 do Cdigo de Processo Civil, a exemplo do cheque, nota promissria, duplicata, letra de cmbio etc. Quanto ao cheque, s possvel promover a sua execuo enquanto no estiver prescrito, podendo ser cobrado, quando assim estiver, por ao de cobrana ou ao monitria. A duplicata um ttulo causal, ou seja, s pode ser emitido com base em uma determinada fatura (como a venda mercantil ou uma prestao de servios). Se ela for aceita (aceite do devedor), por si s j suficiente para a execuo. Se no aceita, poder ser executada, se vier acompanhada de dois documentos nota fiscal, com respectivo comprovante de entrega de mercadoria ou prestao do servio, e o instrumento de protesto. A escritura pblica e o instrumento particular feito pelo devedor e assinado por duas testemunhas, tambm so ttulos executivos extrajudiciais. A lei considera ttulo executivo o acordo firmado por duas pessoas e assinado por seus advogados. O contrato de locao tem validade de ttulo executivo extrajudicial. No preciso estar assinado por duas testemunhas. O boleto de cobrana de condomnio no ttulo executivo extrajudicial e, portanto, para ser cobrado, deve ser acionado em ao de cobrana, no em execuo direta.

7/15

___________________________________________________________________________ MDULO XI

2.3. Da Competncia para o Processamento das Execues As regras a respeito da competncia para o processamento das execues encontram-se previstas nos artigos 575 a 579 do Cdigo de Processo Civil, e diferenciam-se a depender da natureza do ttulo executivo.

a) Ttulo executivo Judicial A execuo fundada em ttulo executivo judicial tem como foro competente, em regra, o juzo em que se decidiu a causa, em primeiro grau ou nos casos de competncia originria. Exceo apontada pelas disposies do artigo 575, inseridas pela reforma de dezembro de 2001. Com efeito, a lei define a competncia para a execuo da sentena arbitral como sendo o juzo cvel competente, via de regra, o do local em que o laudo arbitral foi efetivado. A mesma previso de competncia vale para a execuo da sentena penal condenatria transitada em julgado. Ambas as sentenas so ttulos executivos judiciais.

b)

Ttulo executivo extrajudicial As regras de competncia utilizadas para a execuo dos ttulos

executivos extrajudiciais so as mesmas utilizadas para a propositura de aes de conhecimento, sendo, via de regra, o domiclio do ru, o local de cumprimento da obrigao, ou ainda, as previses especiais, a exemplo do foro do alimentando para a execuo de alimentos. Remete-se ao estudo da competncia.

8/15

___________________________________________________________________________ MDULO XI

3. LIQUIDAO DE SENTENA

A execuo pressupe ttulo executivo que seja lquido e, portanto, pode ser precedida de um processo de liquidao. A liquidao ser necessria quando houver condenao genrica ( aquela que no estabelece o quantum debeatur ou no individualiza a coisa objeto da obrigao). A liquidao, assim, objeto de um novo processo, que complementa o processo de conhecimento e prepara o processo de execuo. Pode ter duas formas, segundo o Cdigo de Processo Civil: por artigos e por arbitramento. Com a nova redao do art. 604 do Cdigo de Processo Civil, foi suprimida a liquidao por clculos do contador; se a apurao do crdito depender de uma operao aritmtica, o credor deve apresentar uma memria do clculo e desde logo promover a execuo. Para se opor a esse clculo, o devedor se utiliza dos embargos do devedor. Parte da doutrina entende que esse dispositivo (art. 604 do CPC) no se aplica Fazenda Pblica, porque ele faz meno execuo por penhora, e a execuo da Fazenda Pblica tem seu regime especial. Ressalta-se, tambm, a indisponibilidade do interesse pblico. O art. 604 inaplicvel, em se tratando de penso alimentcia, quer pela indisponibilidade, quer pelo fato de a priso poder ser decretada. Na execuo de penso alimentcia, a priso uma das formas, e, alm disso, quando o devedor citado para pagar sob pena de priso, a ele dado justificar as razes, quer j tenha pagado ou haja impossibilidade de faz-lo.
9/15

___________________________________________________________________________ MDULO XI

A supresso da liquidao por clculo do contador no impede que o juiz se valha do seu auxiliar da Justia, que a Contadoria. Alis, outras no so as disposies engendradas no texto do artigo 604 pela reforma operada no sistema, por meio da Lei n. 10.444/02 , in verbis: "Art. 604........................................................................... 1o Quando a elaborao da memria do clculo depender de dados existentes em poder do devedor ou de terceiro, o juiz, a requerimento do credor, poder requisit-los, fixando prazo de at 30 (trinta) dias para o cumprimento da diligncia; se os dados no forem, injustificadamente, apresentados pelo devedor, reputar-se-o corretos os clculos apresentados pelo credor e a resistncia do terceiro ser considerada desobedincia. 2o Poder o juiz, antes de determinar a citao, valer-se do contador do juzo quando a memria apresentada pelo credor aparentemente exceder os limites da deciso exeqenda e, ainda, nos casos de assistncia judiciria. Se o credor no concordar com esse demonstrativo, far-se- a execuo pelo valor originariamente pretendido, mas a penhora ter por base o valor encontrado pelo contador. (NR) Em relao s execues por quantia, o referido artigo j havia extirpado do sistema, quando da mini-reforma de 1994, a liquidao por clculo do contador, por considerar acertadamente que, quando necessrio somente clculo aritmtico para a apurao do quantum devido, com efeito, a sentena j lquida. Assim, exige-se do credor, em regra, a apresentao da memria de clculo discriminada, e, se a memria depender de dados em poder do
10/15

___________________________________________________________________________ MDULO XI

devedor ou de terceiros para ser apresentada, o juiz deve exigir a apresentao desses dados. O mecanismo utilizado o mesmo referente exibio de documento ou coisa, tratando-se de verdadeiro nus para a parte devedora, ou seja, a partir da omisso o credor tem o direito de demonstrar seu crdito. Porm, para o terceiro, dever a apresentao em juzo dos dados solicitados, sob pena de responder por crime de desobedincia. As modificaes operadas pelo pargrafo 2. referem-se possibilidade de o juiz controlar superficialmente, com o auxlio do contador do juzo, e sem homologao, o valor apresentado pelo credor. Discordando o credor da correo preliminar feita em juzo no valor do clculo, a execuo prosseguir pelo valor originalmente apresentado por este; todavia, a penhora ter como valor mximo o quantum apurado na correo feita em juzo, visando a evitar danos irreparveis decorrentes de excesso de execuo. Assim, reforado o entendimento que prev o amplo cabimento de excees de pr-executividade, reconhecvel de ofcio pelo juiz, e fora dos embargos, portanto, sem necessidade de garantir a execuo. 3.1. A liquidao por Artigos Essa modalidade de liquidao tem lugar quando preciso alegar e provar fato novo, para se chegar ao quantum debeatur. Sempre que houver insuficincia de provas na liquidao por artigos, a sentena ser de extino sem julgamento de mrito (diferente do processo de conhecimento, em que a sentena ser de improcedncia). 3.2. A Liquidao por Arbitramento Nesta modalidade de liquidao, no h necessidade de se alegar fato novo, mas apenas de quantificar o que j est expresso, em termos qualitativos,
11/15

___________________________________________________________________________ MDULO XI

pela sentena. Exemplo: algum danificou determinado bem da pessoa. preciso, apenas, determinar o valor da indenizao. Para isso a lei estabelece que o juiz se valha de um perito, pois, com efeito, arbitramento nada mais que modalidade de percia valorativa, geralmente atribuindo valor a bens que no sejam objeto de avaliao, a exemplo dos incorpreos, ou ainda nos casos de servios prestados. Tanto na liquidao por artigos quanto na liquidao por arbitramento, teoricamente, possvel chegar liquidao zero, ou seja, apesar de reconhecido o dever de pagar, em concreto a obrigao no ter valor. A sentena que a decretar uma sentena de mrito e, como tal, far coisa julgada material. Para outra parte da doutrina, se o autor no provar, na liquidao, o quantum debeatur, ele pode promover outra liquidao para prov-lo. O processo de liquidao finda por sentena, que apelvel, sendo recebida somente no efeito devolutivo. Excepcionalmente, quando houver liquidaes incidentais, a exemplo de obrigaes de entrega de coisa cujo objeto haja perecido, convolando-se em perdas e danos, a liquidao ser findada por meio de interlocutria, e ser atacvel pelo recurso de agravo. No se confunde sentena de liquidao, que apelvel, com decises sobre atualizaes de valores, que so agravveis. Na liquidao, vedado discutir novamente a lide. a regra da fidelidade da liquidao ao ttulo executivo (art. 610 do CPC). A liquidao precisa respeitar a coisa julgada e a eficcia preclusiva da coisa julgada.

12/15

___________________________________________________________________________ MDULO XI

4. RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL

Inicialmente, necessrio distinguirmos dbito de responsabilidade. No dbito, o sujeito deve, sendo ele o titular da obrigao de pagar. Na responsabilidade, a pessoa responde, com o seu patrimnio, pelo pagamento do dbito. Na maioria das vezes, quem possui o dbito possui tambm a responsabilidade (obrigaes civis). Todavia, h determinados casos em que a pessoa tem o dbito, mas no a responsabilidade (a exemplo das obrigaes naturais. Exemplo clssico o da obrigao natural de um devedor de jogo proibido tem o dbito, mas no existe uma forma de acion-lo judicialmente, visto que o objeto ilcito, causando a carncia da ao. Outro exemplo a dvida prescrita. Outra situao corrente se d quando a pessoa no tem o dbito, mas tem a responsabilidade, a exemplo da fiana contrato pelo qual algum sujeita seu patrimnio a uma dvida que no sua. Para a execuo, s pode ser sujeito passivo quem tem o dbito, porm, a execuo admite que a ao recaia sobre o patrimnio de quem tem a responsabilidade, mesmo que essa pessoa no seja o titular do dbito. Exemplo: empresa fantasma o scio abre uma empresa com amigos e faz emprstimos em um determinado banco em nome da empresa, no investindo o dinheiro, adquirido pelos emprstimos, na empresa, apesar de o emprstimo ter esta finalidade. Quando da execuo, o juiz percebe que a empresa no possui nada em seu nome e desconfia da fraude. O juiz pode decretar a desconsiderao da personalidade jurdica da empresa e penhorar os bens dos scios, mesmo que eles no integrem o plo passivo da relao jurdica
13/15

___________________________________________________________________________ MDULO XI

(banco x empresa). Caso os scios queiram contestar essa deciso do juiz, podem opor embargos de terceiros (seria esse o recurso, pelo fato de os scios no fazerem parte do plo passivo da relao), argumentando a inexistncia de fraude na relao, o que obrigaria o juiz a se estender um pouco mais no estudo da eventual fraude. Indaga-se: um dos cnjuges contrai uma dvida (emite uma promissria) sem a assinatura do ttulo pelo outro cnjuge. Nesse caso, o cnjuge que no assinou o ttulo responde pela dvida contrada pelo outro? Depende. Se a dvida beneficiar apenas o cnjuge que contraiu a dvida, o outro no responder. Por outro lado, se a dvida contrada pelo cnjuge for revertida em proveito da famlia, ento o outro responder por ela tambm, e aqui encontramos uma presuno relativa de que qualquer dvida, contrada por um dos cnjuges, beneficia aos dois. Nesse caso, o outro cnjuge tem que provar que no adquiriu nenhum benefcio proveniente da dvida, ou seja, o nus da prova do cnjuge que no contraiu dvida nenhuma. Existem duas excees a essa regra. Importante ressaltar que as regras dispostas a seguir valem para qualquer regime de bens:

Dvida de aval: se um dos cnjuges der o seu aval, apenas os bens dele respondem pela obrigao assumida. Diferentemente da fiana, que obriga a existncia da outorga uxria.

Dvida decorrente de ato ilcito.

Conforme jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia, no caso de um dos cnjuges ser acionado pelo banco, o outro cnjuge, apesar de no ser devedor, pode escolher qual embargo prefere opor: se embargos de devedor (caso queira discutir a dvida) ou embargos de terceiro (caso queira livrar os seus bens). No caso do cnjuge preferir opor embargos de devedor, surge uma
14/15

___________________________________________________________________________ MDULO XI

situao de legitimao extraordinria ou substituio processual oriunda da jurisprudncia, no da lei, que a regra. Existem duas formas para calcular a meao:

Soma de todos os bens em dinheiro e diviso pela metade. Clculo global: calcula-se bem a bem, dividindo-se o valor de

cada um pela metade. O clculo admitido pela doutrina e a jurisprudncia o global. No caso de dvida contrada por um cnjuge, que no reverteu para a famlia, o bem vai inteiro a hasta pblica e a metade devolvida ao outro cnjuge, sem prejuzo. Nesse caso, quando a penhora recair sobre bem imvel, o outro cnjuge tem que ser citado ato que abre o prazo para o outro cnjuge opor embargos de terceiro. Outra situao interessante sobre responsabilidade patrimonial a fraude na execuo, que ocorre quando a pessoa do devedor vende bens e fica insolvente. A fraude aqui mais grave, porque j existe a demanda contra ele. Para a caracterizao da fraude na execuo, necessrio o preenchimento de dois requisitos: alienao de bens e insolvncia na execuo. Para que haja esse tipo de fraude, preciso que o devedor efetue a alienao dos bens a partir da citao do processo de conhecimento; mas o juiz do conhecimento no pode decretar a citada fraude, visto que o devedor pode repor o bem que alienou. A fraude execuo s pode ser decretada na fase de execuo, quando finda a possibilidade de o devedor voltar a ser solvente.

15/15

You might also like